Вы находитесь на странице: 1из 11

Criminologia

Conceito

Conceito de criminologia: Etimologicamente, criminologia vem do latim Criminio (crime) e do grego go logos (estudo,tratado), significando o estudo do crime. A criminologia portanto a cincia que estuda os crimes e os criminosos, isto , a criminalidade.(1953 Afrnio Peixoto. Estretanto, a criminologia no estuda apenas o crime, mas tambm as circunstncias sociais, a vitima, o criminoso, o prognostico delitivo etc.

A palavra criminologia foi pela primeira vez usada em 1983 por Paul Topnard, e aplicada internacionalmente por Rafaelle Garfalo, em seu livro criminologia, no ano de 1885.
Pode-se conceituar criminologia como a cincia empirica (baseada na observao e na experincia) e interdisciplinar que tem por objetivo de anlise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vtima e o controle social das condutas criminosas.

A criminologia uma cincia do serempirica, na medida em que seu objetivo (crime, criminoso, vitima e controle social) e visivel no mundo real e no no mundo dos valores, como ocorre no mundo do direito, que uma cincia do dever-se, portanto, normativa e valorativa.
A interdisciplinaridade da criminologia decorre de sua prpria consolidao histrica como cincia dotada de autonomia, a vista da influncia profunda de diversas outras cincias, tais como a sociologia, a psicologia, o direito e medicina legal e etc. Embora exista um consenso entre os criminologos de que a criminologia ocupe uma instancia superior, esta no de d de forma piramidal, pois no existe preferncia por nenhum saber parcial, conforme se v e.

LFG, sustenta que as caractersticas da criminologia moderna so:


O crime deve ser analisado como um problema com sua face humana e dolorosa.

Aumenta o espectro de ao da criminologia, para alcanar tambm a vitima e a instncia de controle social.
Acentua a necessidade de preveno, em contraposio idia de represso dos modelos tradicionais. Substitui o conceito de tratamento(conotao clinica individual), por interveno(noo mais dinmica complexa, pluridimensional e prxima da realidade social).

Empresta destaque aos modelos de reao social ao delito como um dos objetos da criminologia.
No afasta a anlise etiolgica do delito (desvio primrio).

Objeto da criminologia: Embora tanto o direito penal quanto a criminologia se ocupem de estudar o crime, ambos dedicam enfoques diferentes para o fenmeno criminal. O direito penal cincia normativa, visualizando o crime como conduta anormal para qual fixa uma punio. O direito penal conceitua crime como conduta (ao ou omisso) tpica +anti-jurdica+ culpvel (Corrente causalista). J criminologia v o crime como problema social, um verdadeiro fenmeno comunitrio, abrangendo 04 elementos constitutivos:

Incidncia massiva na populao (no se pode tipificar como crime um fato isolado);
Incidncia aflitiva do fato praticado ( o crime deve causar dor vtima e comunidade);

Persistncia espao-temporal do fato delituoso ( e preciso que o delito ocorra reiteradamente por um perodo significativo de tempo no mesmo territrio);
Consenso inequvoco acerca de sua etiologia e tcnicas de interveno eficazes (a criminalizao de condutas depende de uma anlise minuciosa desses elementos e sua repercusso na sociedade)

A criminologia sofreu uma evoluo histrica em seu objeto de estudo, que no incio era apenas o estudo do crime (Beccaria), passando a verificar tambm o delinquente (escola positiva). Aps a dcada de 1950, alcanou tambm o estudo das vitimas e tambm o mecanismo de controle social. Atualmente o objetivo da criminologia est dividido em quatro vertentes: Delito, delinquente, vtima controle social.

Delito: a criminologia tem toda uma atividade verificativa, que analisa a conduta anti-social, suas causas geradoras, o efetivo tratamento dado ao delinquente visando sua no reincidncia, bem como as falhas no processo preventivo.

Para o criminologia o crime um fenmeno social, comunitrio e que se mostra como um problema maior. A criminologia tambm se preocupa com o estudo do delinquente:

Para a Escola Clssica, o criminoso era um ser que pecou, que optou pelo mal, embora pudesse e devesse escolher o bem. O apogeu do valor do estudo do criminoso ocorreu durante o perodo do positivismo penal, com destaque para a antropologia criminal, a sociologia criminal, a biologia criminal etc. A Escola Positiva entendia que o criminoso era um ser atvico, preso a sua deformao patolgica (as vezes nascia criminoso). Outra dimenso do delinquente foi confeccionada pela Escola Correcionalista ( de grande influncia na Amrica espanhola), para a qual o criminoso era um ser inferior e incapaz de se governar por si prprio, merecendo do Estado uma atitude pedaggica e de piedade. O estudo atual da criminologia no confere mais a extrema importncia dada ao delinquente pela criminologia tradicional, deixando-o em plano secundrio de interesse.

Salienta Srgio Salomo Shecaira que o criminoso um ser histrico, real, complexo e enigmtico, um ser absolutamente normal, pode estar sujeito s influencias do meio (no aos determinismos). E arremata: as diferentes perspectivas no se excluem ; antes,completam-se e permitem um grande mosaico sobre o qual se assenta o direito penal atual. Vitima: nos ltimos 02 sculos o direito penal desprezou a vitima, trs grandes momentos no estudo das vtimas.
-

Idade de Ouro: a neutralizao do poder da vtima e a revalorizao (vai dos primrdios da civilizao at o fim da idade mdia. Vitimizao primria Vitimizao secundria

Vitimizao terciria

Controle social: Sanes Penais.

Вам также может понравиться