Вы находитесь на странице: 1из 7

Beneficiamento de Feldspato a partir do Pegmatito de Currais Novos - RN

Diego Araujo Tonnesen Bolsista de Iniciao Cientfica, Eng. Metalrgica, UFRJ Ado Benvindo da Luz Orientador, Eng. Minas, D. Sc. Paulo Fernando Almeida Braga Co-orientador, Eng. Qumico, M. Sc.

Resumo
Pegmatitos so fontes comerciais de feldspato, muscovita e quartzo, alm de outros minerais de importncia econmica, tais como o caulim, as gemas de cor, o espodumnio, a tantalita/columbita, a cassiterita etc. O objetivo deste trabalho foi o estudo para aproveitamento do feldspato, a partir de pegmatito da regio de Salgadinho, Currais Novos RN, por meio de ensaios de flotao continua realizados na miniusina de flotao do CETEM. Esses ensaios visaram o aproveitamento do feldspato dentro das especificaes requeridas para os diferentes segmentos econmicos, destacando-se os setores: vidreiros, cermico e metalrgico. A rota de beneficiamento utilizada compreendeu a cominuio do minrio at granulometria 95% passante em 0,105 mm para que pudesse ser alimentado no circuito de flotao. 1. Introduo Os feldspatos formam um dos mais importantes grupos de minerais, estando presentes em cerca de 60% da crosta terrestre, podendo ser encontrados em quase todas as rochas eruptivas e metamrficas, assim como em algumas rochas sedimentares (Vidyadhar & Rao, 2006). Pertencem ao grupo dos aluminossilicatos de potssio, sdio, clcio e mais raramente brio, sendo que o primeiro tem grande aplicao na indstria cermica, particularmente na produo de pisos e revestimentos e de vidro. Atualmente, a produo mundial de feldspato dominada por Itlia, Turquia, Espanha e Estados Unidos e apesar de ter sido afetada pela reciclagem do vidro e pela competio com recipientes de metal, plstico e papel, a indstria de feldspato continua crescendo, principalmente devido a uma busca por minerais industriais com qualidade cada vez maior. O Brasil se encaixa nesse contexto como importador de matria prima e exportador significante de revestimentos cermicos. A importncia dos pegmatitos se d no fato de serem rochas de composio basicamente grantica (quartzofeldsptico-mica), de granulao geralmente grossa, muitas vezes exibindo cristais gigantes, permitindo fcil separao (Luz et al., 2003). Os pegmatitos da regio de Salgadinho, no municpio de Currais Novos, Rio Grande do Norte, so constitudos basicamente por minerais de quartzo, feldspato e muscovita e apresentam grande potencial para a produo de feldspato.

XVII Jornada de Iniciao Cientfica CETEM

2. Reviso Bibliogrfica O uso de coletores aninicos para a flotao de feldspatos no apresenta bons resultados, com ou sem a presena de ativadores (Manser, 1973). A flotao de feldspatos com coletores catinicos, notadamente as aminas, apresenta bons resultados para uma grande faixa de valores de pH, sendo necessrio levar em considerao na flotao de silicatos por tais coletores os seguintes fatores (Manser, 1973, Smith, 1976): i) h uma grande importncia na interao eletrosttica entre mineral e coletor; ii) os coletores devem ter pelo menos 10 carbonos na cadeia hidrocarbnica; iii) a concentrao do coletor deve ser moderada; iv) a ligao entre o coletor e o mineral no parece ser muito forte, mesmo quando o sistema exibe um grande ngulo de contato; v) o tempo de condicionamento geralmente pequeno; vi) a presena de lamas prejudicial ao processo; vii) os coletores tm a capacidade de formar espumas; viii) a seletividade dos coletores para minrios especficos usualmente baixa. O diagrama da flotao da albita (feldspato sdico) com coletor aninico e coletor catinico mostrado na Figura 1 tpico para a maioria dos feldspatos (King, 1982).

Concentrao de oleato de sdio mg/L

Concentrao de dodecilamina mg/L

Flota com e sem NaF

No flota com e sem NaF

Flota com NaF No flota

No flota com NaF

Figura 1. Diagrama da flotao de albita com coletor aninico (oleato de sdio) e coletor catinico (dodecilamina) O flor na forma de HF, on fluoreto ou H2SiF6 tem sido largamente utilizado, como ativador, na separao feldspatos/quartzo com coletores catinicos em pH cido (Braga, 1999, King, 1982). A Figura 2 mostra a influncia da presena do flor na, flotao de feldspatos, com coletores catinicos em meio cido (Smith, 1976).

XVII Jornada de Iniciao Cientfica CETEM

Concentrao do coletor = 4x10-5 M sal de Dodecilamina Microclnio, 10-2 N NaF Microclnio, nenhum fluoreto presente Quartzo, nenhum fluoreto presente(Smith) Quartzo, nenhum fluoreto presente (Gaudin e Morrow) Quartzo, 10-2 N NaF

ngulo de contato

pH

Figura 2. ngulo de contato do microclnio (feldspato potssico) e do quartzo com dodecilamina em funo do pH, na presena e na ausncia de flor. Muitas explicaes tm sido propostas para explicar este fenmeno, e podemos destacar (Manser, 1973): i) limpeza da superfcie mineral atravs da solubilizao das camadas amorfas; ii) formao de SiF62- na soluo, que adsorve nos tomos de alumnio da superfcie dos feldspatos; iii) formao de complexo SiF62-: amina na soluo, que adsorve nos tomos de alumnio da superfcie dos feldspatos; iv) formao de complexos aluminoflor negativamente carregados na superfcie dos minerais; v) complexao de ctions multivalentes determinantes de potencial; vi) formao de uma camada de flor-silicato de sdio ou potssio na superfcie do mineral, esta camada fica negativamente carregada, com o excesso de ons flor-silicatos, que so determinantes de potencial. 3. Materiais e Mtodos 3.1. Amostragem e Preparao Para realizao do presente estudo foram coletadas 526 kg de amostra da regio de Salgadinho, RN. A primeira etapa compreendeu a cominuio da amostra bruta at a granulometria menor que 6 mm. Essa cominuio foi realizada em 2 estgios, usando, inicialmente, um britador de mandbulas de dimenses 200x120 mm e, a seguir, um menor de 80x40 mm. No estgio posterior, realizou-se a homogeneizao da amostra global em duas pilhas, uma cnica e uma prismtica e retirou-se desta, 26 alquotas de 20 kg.

XVII Jornada de Iniciao Cientfica CETEM

10

3.2. Caracterizao da Amostra As etapas utilizadas para caracterizar a amostra foram: anlise granulomtrica, determinao da granulometria de liberao dos minerais de interesse e anlise qumica por absoro atmica. a) Anlise Granulomtrica Foi feita a disperso de 500 g da amostra em uma polpa com 60% de slidos, em seguida foi realizada a sua classificao usando a srie Tyler, desde a abertura de 1,2 mm at 0,037 mm. As fraes resultantes foram filtradas, secadas e pesadas. b) Anlise Qumica Os teores de Fe2O3, K2O, Na2O da amostra, alimentada na miniusina de flotao do CETEM, foram determinados pela anlise por meio de absoro atmica, aps abertura cida das mesmas. c) Granulometria de Liberao A granulometria de liberao das partculas de quartzo, muscovita e feldspato foi determinada pelo mtodo de Gaudin, utilizando-se uma lupa binocular. 4. Ensaios de Beneficiamento Os ensaios de beneficiamento foram realizados na miniusina de flotao do CETEM, constituda por: moinho de bolas, tanque de condicionamento, tanque de alimentao, clulas de flotao propriamente ditas e um sistema de adio de reagentes. 4.1. Moagem A moagem foi realizada em moinho de bolas com dimenses de 30 cm de dimetro e 45 cm de comprimento, acionado por uma unidade motora de rolos, fabricado pela Canadian Process Technology. Foram usadas bolas de ao forjado como meio moedor. 4.2. Classificao A classificao do pegmatito foi feita em peneira vibratria, o retido da peneira foi recirculado para a etapa de moagem, at que todo o minrio atingisse uma granulometria de 95% passante em 150 malhas (0,105 mm). 4.3. Deslamagem O produto modo foi deslamado em hidrociclone para retirada de finos prejudiciais a flotao. 4.4. Flotao A etapa de concentrao por flotao foi realizada na miniusina de flotao do CETEM, fabricada pela Canadian Process Technoloy (CPT), modelo CFM 12 (Figura 3).

XVII Jornada de Iniciao Cientfica CETEM

11

Figura 3. Miniusina de flotao do CETEM. A alimentao da miniusina foi feita sob a forma de uma polpa com 45% de slidos. A flotao foi realizada em trs etapas: nas duas primeiras etapas optou-se pela flotao reversa, sendo flotado a mica (muscovita) seguida dos minerais portadores de ferro; na terceira etapa, optou-se pela flotao direta, para separao do quartzo/feldspato. Para tal, foram utilizados os seguintes reagentes: Flotigam EDA (amina) e aero promoter 801 (sulfonato de petrleo) como coletores; leo combustvel como extensor de cadeia e os cidos sulfrico e fluordrico para o controle de pH. A Figura 4 mostra as condies e as vazes usadas nos ensaios de flotao.
Alimentao 45% slidos (0,167 kg/min) pH = 3,0 (H2SO4) Flotigam EDA (sol 10% 0,67 mL/min) leo diesel (0,14 mL/min) Condicionamento Aero Promoter 801 (0,67 mL/min) HF sol 10% pH = 2,5 Flotigam EDA (sol 10% 2,00 mL/min) leo diesel (0,14 mL/min)

Feldspato

Muscovita

Minerais de ferro

Quartzo

Figura 4. Condies e sistema de reagentes usados nos ensaios de flotao do pegmatito de Currais Novos-RN. Os produtos foram filtrados, secos em estufa e em seguida homogeneizados e quarteados para anlise qumica por absoro atmica, com chama de C2H2/ar.

XVII Jornada de Iniciao Cientfica CETEM

12

5. Resultados e Discusses 5.1. Caracterizao da Amostra Os resultados da anlise qumica da amostra que alimentou a miniusina de flotao so apresentados na tabela 1. Tabela 1. Composio qumica (% peso) da amostra que alimentou a miniusina de flotao.
Na2O 2,8 K2O 4,5 Fe2O3 0,56

A observao das fraes na lupa estereoscpica indicou que as partculas de quartzo, muscovita e feldspato encontram-se liberadas na granulometria inferior a 210 m (65 malhas). 5.2. Ensaios de Moagem A moagem da amostra foi realizada com o objetivo de se obter um produto com p95 na granulometria de 0,105 mm, pois apesar dos constituintes mineralgicos j estarem liberados em 0,210 mm, essa no era uma granulometria adequada para a flotao. A cominuio do minrio foi realizada em bateladas de 10 kg, por um perodo de 60 minutos, at obter-se 120 kg, que a seguir formaram uma polpa com 35% de slidos, para ser deslamada em hidrocilone, onde a frao abaixo de 0,037 mm foi descartada. 5.3. Ensaios de Flotao A Tabela 2 apresenta os resultados da anlise qumica dos produtos da flotao e pode-se verificar o aumento no teor de lcalis (Na2O + K2O) e a diminuio no teor de Fe2O3. Tabela 2. Resultados da anlise qumica dos produtos da flotao.
Teor (%) Produtos Alimentao Concentrado de feldspato Rejeito de mica Rejeito de xidos de ferro Rejeito de quartzo % Peso Na2O 100,00 74,22 5,64 2,73 17,4 2,8 5,1 2,6 2,7 2,4 K2O 4,5 6,5 5,6 4,2 4,0 Fe2O3 0,56 0,08 1,6 0,20 0,12

XVII Jornada de Iniciao Cientfica CETEM

13

6. Concluses O pegmatito de Currais Novos constitudo basicamente de feldspato sdico (albita) e potssico (microclnio), muscovita e quartzo. Esses minerais encontram-se 90% liberados na granulometria < 210 m (65 malhas). Os ensaios de flotao demonstraram que possvel concentrar o feldspato contido no pegmatito de Salgadinho; o teor de lcalis (Na2O + K2O) aumentou de 7,3% (alimentao) para 11,6% no concentrado de feldspato; o teor de ferro, principal impureza para a indstria de vidro, baixou de 0,56% para 0,08% no concentrado de feldspato. Neste contexto, conclui-se que o processo de concentrao de feldspato do pegmatito de Salgadinho, por meio de flotao continua, mostrou-se promissor: o concentrado de feldspato obtido atende as especificaes requeridas pela indstria de vidro e cermicas (teor de ferro < 0,1%) e teor de lcalis de 11,6% (K2O + Na2O). 7. Agradecimentos Os autores agradecem ao CNPq/MCT pelo apoio financeiro, aos tcnicos e auxiliares lotados na miniusina de flotao do CETEM. 8. Referncias Bibliogrficas BRAGA, P. F. A. Desenvolvimento de processo para o aproveitamento de feldspato contido em finos de pedreira nefelina sienito. 1999. 112p. Dissertao (Mestrado) Escola Politcnica, Universidade de So Paulo, So Paulo. KING, R. P. Principles of flotation. Johannesburg, South African Institute of Mining and Metallurgy, 1982. LUZ, A. B.; BRAZ, E.(2000) Quartzo. Srie Rochas e Minerais Industriais, CETEM. Rio de Janeiro - RJ, 2000. LUZ, A. B.; LINS, F. A. F.; PIQUET, B.; COSTA, M. J.; COELHO, J. M.(2003) Pegmatitos do Nordeste Diagnstico sobre o aproveitamento racional e integrado. Srie Rochas e Minerais Industriais, CETEM. Rio de Janeiro RJ, 2003. MANSER, R. M. Handbook of Silicate Flotation. Stevenage, Warren Spring Laboratory, 1973. OBA, C.A.I.; RIBEIRO, L.P.B. Flotao dos Feldspatos, In: CHAVES, A.P. Teoria e Prtica do Tratamento de Minrios Flotao. 1 ed. So Paulo, SP, Brasil: Signus Editora, v. 4, 2006, p331-349. SMITH, R. W.; ARKHTAR, S. Cationic flotation of oxides and silicates. In: Flotation: A. M. Gaudin Memorial Volume. Fuersternau, M. C. (Editor) Vol. 1 New York, American Institute of Mining. Metallurgical, and Petroleum Engineers, 1976. VIDYADHAR, A.; RAO, K. H. Adsorption mechanism of mixed cationic/anionic collectors in feldspar-quartz flotation system. Journal of Colloid and Interface Science, 2006.

XVII Jornada de Iniciao Cientfica CETEM

14

Вам также может понравиться