Вы находитесь на странице: 1из 5

PROVA MPU / CESPE 2013

professorlucianovieira@gmail.com / www.professorlucianovieira.webnode.pt

Nos termos da Lei n. 8.666/1993, dispensvel a realizao de nova licitao quando no aparecerem interessados em licitao anterior e esta no puder ser repetida sem prejuzo para a administrao. Considerando apenas os aspectos desse mandamento atinentes lgica e que ele seja cumprido se, e somente se, a proposio nele contida, proposio P for verdadeira, julgue os itens seguintes. 43 O gestor que dispensar a realizao de nova licitao pelo simples fato de no ter aparecido interessado em licitao anterior descumprir a referida lei. A nica proposio da questo P = dispensvel a realizao de nova licitao quando no aparecerem interessados em licitao anterior e esta no puder ser repetida sem prejuzo para a administrao. Para resolver bem est questo preciso enxergar que ela est invertida, pois a condio necessria veio primeiro e a condio suficiente veio depois. Assim, podemos reescrever a proposio P, sem alterar o seu sentido da seguinte forma: Se no aparecerem interessados em licitao anterior e esta no puder ser repetida sem prejuzo para a administrao, ento dispensvel a realizao de nova licitao. Assim, dando nome a cada proposio individualmente, temos o seguinte: A: Aparecer interessados em licitao anterior. B: Esta poder ser repetida sem prejuzo para a administrao. C: Ser dispensvel a realizao de nova licitao. Assim, atualizando, P:

A B C

Agora, vamos a afirmao da questo: Se ele afirma no ter aparecido interessado em licitao anterior, tomemos esta informao como verdade, logo A verdadeira. V

A B C

Percebam porque que a afirmao no verdadeira: O mandamento contido na proposio P somente ser descumprido se

A B C for falsa.

Como nada se falou da proposio B , possvel que esta seja falsa, assim tornado toda a primeira parte da condicional falsa. Levando-nos a concluso de que existe uma possibilidade de A ser verdadeira e mesmo assim a composta A B C tambm ser verdadeira, ou seja, de o mandamento ser cumprido: V F ? =V A B C . Foi colocada uma interrogao em C, pois, nestas circunstncias, independentemente de seu valor a composta continuar sendo verdadeira. ITEM ERRADO 44 A negao da proposio A licitao anterior no pode ser repetida sem prejuzo para a administrao est corretamente expressa por A licitao anterior somente poder ser repetida com prejuzo para a administrao. Temos que tomar bastante cuidado com este tipo de questo, pois, aparentemente, a impresso que temos que a negao apresentada pelo item foi correta. Basta voc imagina que algum falar lhe disse A licitao anterior no pode ser repetida sem prejuzo para a administrao e voc no concorda com ela, logo voc responder: A licitao anterior pode ser repetida sem prejuzo para a administrao Logo ITEM ERRADO.

PROVA MPU / CESPE 2013


professorlucianovieira@gmail.com / www.professorlucianovieira.webnode.pt
45 A negao da proposio No apareceram interessados na licitao anterior e ela no pode ser repetida sem prejuzo para a administrao est corretamente expressa por Apareceram interessados na licitao anterior ou ela pode ser repetida sem prejuzo para a administrao. Esta questo simples. Basta que utilizemos a Lei de Morgan para negar: A lei de Morgan prever que para negar uma proposio composta pelo conectivo E ou OU basta inverter as duas proposies e tambm o conectivo. Exemplo: Se a proposio A, fica A , se for A , fica A. Se o conectivo E ele fica OU na negao. Dando nomes s proposies temos: A: Aparecem interessados na licitao anterior B: A licitao anterior pode ser repetida sem prejuzo para a administrao Assim: No apareceram interessados na licitao anterior e ela no pode ser repetida sem prejuzo para a administrao = A B Desta forma, para negar com a Lei de Morgan temos: (A B) A B . Passando para forma literal temos: Apareceram interessados na licitao anterior ou ela pode ser repetida sem prejuzo para a administrao. Logo, ITEM CORRETO. 46 A proposio P equivalente a Se no apareceram interessados em licitao anterior e esta no puder ser repetida sem prejuzo para a administrao, ento dispensvel a realizao de nova licitao. Vimos deste o primeiro item 43 que P = A B C . Traduzindo para forma literal, percebam que ficar exatamente Se no apareceram interessados em licitao anterior e esta no puder ser repetida sem prejuzo para a administrao, ento dispensvel a realizao de nova licitao. ITEM CORRETO. 47 Supondo-se que a proposio P e as proposies A licitao anterior no pode ser repetida sem prejuzo para a administrao e dispensvel a realizao de nova licitao sejam verdadeiras, correto concluir que tambm ser verdadeira a proposio No apareceram interessados em licitao anterior. Voltando aos nomes dados nas proposies no item 41, temos: A: Aparecer interessados em licitao anterior. B: Esta poder ser repetida sem prejuzo para a administrao. C: Ser dispensvel a realizao de nova licitao. P = A B C . P foi dada como verdade pelo item. Assim como A licitao anterior no pode ser repetida sem prejuzo para a administrao = dispensvel a realizao de nova licitao = C Assim, atualizando os valores lgicos temos: V V = V P = A B C . Percebam que pelo fato da segunda parte da condicional ser verdadeira, independentemente de verdadeira ou falsa, a composta continuar verdadeira. Assim, no podemos afirmar que verdadeira ou no.

B .

A ser A

PROVA MPU / CESPE 2013


professorlucianovieira@gmail.com / www.professorlucianovieira.webnode.pt
ITEM ERRADO. Em razo da limitao de recursos humanos, a direo de determinada unidade do MPU determinou ser prioridade analisar os processos em que se investiguem crimes contra a administrao pblica que envolvam autoridades influentes ou desvio de altos valores. A partir dessas informaes, considerando P = conjunto dos processos em anlise na unidade, A = processos de P que envolvem autoridades influentes, B = processos de P que envolvem desvio de altos valores, CP ( X ) = processos de P que no esto no conjunto X, e supondo que, dos processos de P, seguir. 48 Selecionando-se ao acaso um processo em trmite na unidade em questo, a probabilidade de que ele no envolva autoridade influente ser superior a 30%. O conjunto formado pelos processos que envolvem autoridades influentes foi chamado pelo item de A. e A representa

2 3 so de A e so de B, julgue os itens a 3 5

3 5

do total de processos. Como o total de processo vale 100%, ento

3 300 100 60% . Se 60% dos processos envolvem autoridades influentes, ento o que resta para 5 5 100% no envolve autoridades influentes. Ou seja, 40%, que foi chamado pelo item de CP ( A) , conjunto
dos processos que no pertencem ao conjunto A.

40 0, 4 40% . 100

Logo, ITEM CORRETO. 49 O conjunto para anlise.

CP ( A) CP ( B) corresponde aos processos da unidade que no so prioritrios

CP ( A) = Processos que no envolvem autoridades influentes. CP ( B) = Processos que no envolvem desvios de altos valores.
Percebam que da mesma forma em

CP ( A) poder conter processos que envolvam desvios de altos valores,

CP ( A) tambm poder conter processos que envolvem autoridades influentes. E estes processos so

prioritrios para anlise. Desta forma, ITEM ERRADO. 50 A quantidade de processos com prioridade de anlise por envolverem, simultaneamente, autoridades influentes e desvios de altos valores inferior de processos que no so prioritrios para anlise.

Este ltimo item diz respeito a conjuntos numricos, precisamos imaginar um diagrama de Venn para resolver a questo:

PROVA MPU / CESPE 2013


professorlucianovieira@gmail.com / www.professorlucianovieira.webnode.pt

A W
Y= Processos somente de B.

X=Processos Sem prioridade

O conjunto A, representado na figura pelo circulo azul, a quantidade de processos que envolvem autoridades influentes. Esta quantidade, conforme vimos no item anterior, representa 60% do total. Chamamos de Y a quantidade de processos somente de B, ou seja, processos que envolvem apenas desvio de altos valores. Demos o nome de X para os processos que no pertencem nem ao conjunto A nem ao B. Percebam que como o conjunto A tem 60% do total, restou para Y e X juntos 40%. Entretanto, apenas com essas informaes no possvel concluir que se a quantidade W daqueles que pertencem ao conjunto A e ao conjunto B maior ou menor que a quantidade X dos que no pertencem a nenhum dos conjuntos. Percebam por que:

AA 39% 21% 25%

BB

15%

A 39% 21% W 15%

25%

PROVA MPU / CESPE 2013


professorlucianovieira@gmail.com / www.professorlucianovieira.webnode.pt

Percebam que nas duas distribuies acima respeitamos os 60% do conjunto A e os 40% referente s quantidades X e Y. Porm, na primeira situao, a quantidade W que pertencia aos conjuntos A e B ao mesmo tempo era maior que a quantidade X dos elementos que no pertencia a nenhum dos dois, o que se inverteu na segunda situao. O que nos leva a entender que com as informaes dadas pelo problema no possvel chegar a uma concluso a respeito do que foi afirmado no item. Portanto, ITEM ERRADO.

Вам также может понравиться