Вы находитесь на странице: 1из 13

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica e Industrial 03 a 05 de agosto de 2011, Porto Alegre - RS

ID-05

APLICAO DA MANUTENO CENTRADA EM CONFIABILIDADE EXTRUSORA POLIMRICA


Leila Kretli Coelho leila_kretli@hotmail.com Universidade Federal do Esprito Santo (CT/DEM) Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras. Vitria-ES. 29060-973. Gabriel Antnio Taquti Silva gtaqueti@hotmail.com Universidade Federal do Esprito Santo (CT/DEL) Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras. Vitria-ES. 29060-973. Oswaldo Paiva Almeida Filho opaf2911@yahoo.com.br Universidade Federal do Esprito Santo (Ct/Dem) Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras. Vitria-ES. 29060-973. Jos Luiz Borba - jose.borba@borba.eng.br Universidade Federal do Esprito Santo (CT/DEL) Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras. Vitria-ES. 29060-973. Resumo. Este trabalho trata sobre a aplicao da metodologia de Manuteno Centrada na Confiabilidade (MCC) no sistema responsvel pela cobertura polimrica de tubos flexveis utilizados pela indstria de petrleo e gs. O objetivo da aplicao da MCC na fabricao de tubos flexveis a busca do aumento da confiabilidade no sistema de extruso polimrica, devido a sua alta criticidade. Essa criticidade se deve ao fato de que as camadas termoplsticas dos tubos flexveis no devem possuir emendas, o que impossibilita a existncia de interrupes aps o processo de fabricao ter sido iniciado. O desenvolvimento da MCC implica na identificao de aes que quando executadas iro reduzir a probabilidade de falha de um equipamento, aumentando a confiabilidade e o controle dos custos de manuteno. O tubo flexvel composto por vrias camadas com diferentes funes. A variao dessas camadas permite que o tubo seja produzido especificamente para suportar diferentes solicitaes. Um tubo flexvel tpico formado por cinco camadas, sendo que as camadas polimricas termoplsticas protegem os tubos flexveis contra a corroso e contra o desgaste entre as camadas metlicas. A extrusora foi escolhida para ser o primeiro equipamento da fbrica de tubos flexveis para a aplicao da MCC. A metodologia prev a anlise de falhas no histrico do equipamento, a aplicao das demais tcnicas da MCC e a identificao dos itens crticos do sistema. Constatou-se que o sistema de trao da linha do sistema o puxador hidrulico era o equipamento que possua a maior incidncia de falhas no histrico. Sendo assim, foram estabelecidas alternativas para a soluo do problema, selecionada a melhor opo, e elaborado respectivo plano de ao, visando o aumento da disponibilidade e confiabilidade do equipamento. Palavras chave: Manuteno Centrada em Confiabilidade. Extrusora Polimrica. Petrleo e gs.

1. INTRODUO O uso de tcnicas avanadas na gesto da manuteno vem proporcionando, cada vez mais, controle e segurana nos processos produtivos, acarretando no aumento da produtividade visto que

Copyright 2011 FENEMI - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica e Industrial 03 a 05 de agosto de 2011, Porto Alegre - RS

garantem uma maior disponibilidade dos equipamentos a um menor custo de manuteno. Neste sentido, a Manuteno Centrada na Confiabilidade (MCC) vem ganhando cada vez mais espao nos diferentes setores produtivos tornando-se uma prtica cada vez mais necessria s empresas que, necessitam de um processo produtivo com alta taxa de disponibilidade e confiabilidade. Diante da sua grande importncia, esse trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia da Manuteno Centrada em Confiabilidade e aplic-la extrusora polimrica de uma fbrica de tubos flexveis utilizados pela indstria de petrleo e gs, a fim de aumentar sua confiabilidade e disponibilidade. A extrusora polimrica foi escolhida para o estudo de caso devido a sua grande importncia no processo produtivo de tubos flexveis e sua alta criticidade. Alm disso, tem-se como objetivo desenvolver um plano de manuteno eficiente para o equipamento mais crtico da extrusora baseado nas tcnicas de MCC. 2. MANUTENO CENTRADA EM CONFIBILIDADE A Manuteno Centrada em Confiabilidade (MCC), traduzida da expresso em ingls, Reliability Centered Maintenance (RCM), segundo Moubray (1997), um processo usado para determinar as necessidades de manuteno de qualquer ativo fsico no seu contexto operacional. 2.1. Princpios da MCC Manuteno centrada em confiabilidade consiste em entender as principais fontes de falhas e antecip-las na eminncia de sua ocorrncia. Na MCC analisa-se o contexto operacional e no somente o equipamento. (SIQUEIRA, 2005) Esta comea identificando a funcionalidade ou desempenho requerido pelo equipamento no seu contexto operacional identifica os modos de falha e as causas provveis e ento detalha os efeitos e conseqncias. Isto permite avaliar a criticidade das falhas identificando conseqncias significantes que afetam a segurana, disponibilidade e custo. A metodologia permite selecionar as tarefas adequadas de manuteno direcionadas para os modos de falha identificados. Segundo Pinto (2004), a MCC busca a melhor combinao entre aes baseadas em condies, aes baseadas em intervalos de tempo ou em ciclos, ou simplesmente aes corretivas. A aplicao de cada uma destas estratgias est detalhada na Figura 4. Estas estratgias de manuteno devem ser aplicadas de forma integrada, para permitir a otimizao da eficincia e dos custos de manuteno do sistema avaliado.

Copyright 2011 FENEMI - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica e Industrial 03 a 05 de agosto de 2011, Porto Alegre - RS

Figura 4 - Componentes de um programa RCM. Fonte: Pinto (2004).

2.2. Anlise MCC A Figura 5 apresenta um diagrama das etapas que compem o processo da MCC.

Figura 5 - O Processo para Desenvolvimento da RCM. Fonte: Adaptao de Pinto (2004).

2.3. Anlise de Modos e Efeitos de Falhas A Anlise de Modos e Efeitos de Falhas, traduzido do ingls FMEA (Failure Mode and Effects Analysis) um mtodo que analisa cada componente de um sistema identificando cada uma de suas funes e falhas associadas, detalhando ainda,as causas e os modos de falhas relacionados a cada uma destas falhas, examinando quais as consequncias sobre o sistema. A FMEA tornou-se o procedimento padro na indstria para definir e documentar todos os modos de falhas potenciais em um sistema. (SIQUEIRA, 2005)

Copyright 2011 FENEMI - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica e Industrial 03 a 05 de agosto de 2011, Porto Alegre - RS

Os principais objetivos da FMEA/FMECA so: Identificao dos modos de falha dos componentes de um sistema; Avaliao das causas, efeitos e riscos das falhas; Aumentar a segurana funcional, operacional e ambiental; Aumentar a confiabilidade; Melhorar a comunicao interna; Como detectar, como corrigir, etc. A FMEA utilizada na metodologia da MCC e seus resultados so usualmente agrupados em formas de tabelas. 3. PROCESSO DE FABRIO DE TUBOS FLEXVEIS Os tubos flexveis so utilizados para o transporte do petrleo ou gs dos poos offshore at as plataformas ou de um poo ao outro. Existem dois tipos de tubos flexveis para essa finalidade, os Risers, que conectam a plataforma ao poo, por isso devem apresentar maior resistncia, pois trabalham em condies dinmicas devido s correntes marinhas e variaes das mars e os Flowlines que fazem a conexo entre poos, trabalham em condies estticas, pois ficam sempre sobre o leito do mar. Devido severidade do ambiente em que estes flexveis so aplicados, chegando a profundidades de at 2.500m, foram desenvolvidas tecnologias na fabricao dos tubos que esto divididas em 4 (quatro) processos bem distintos, cada um desses formando camadas especficas nos tubos cada qual com sua finalidade: As etapas so alternadas dependendo das especificaes do projeto. Na Figura 6 ilustrado um tubo flexvel em corte, identificando cada uma das etapas.

Armagem

Espiralagem

Perfilagem

Extruso

Extruso Figura 6 - Etapas da construo do tubo flexvel

Copyright 2011 FENEMI - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica e Industrial 03 a 05 de agosto de 2011, Porto Alegre - RS

4. A EXTRUSORA POLIMRICA A Extrusora Polimrica estudada nesse trabalho responsvel pelo processo de extruso que forma as camadas polimricas dos tubos flexveis, como explicado no captulo anterior. O sistema de extruso foi adquirido no final de 2005 de um fabricante especializado de origem sua. Entretanto, a mquina s comeou a fazer parte da sequncia produtiva dos flexveis no ano de 2006, aps passar por uma srie de testes que comprovaram sua eficincia e capacidade. A Extrusora composta por uma cabea aquecida atravs de resistncias eltricas, esse calor gerado faz com que os grnulos de material polimrico, que so deslocados por um fuso, e passam pela cabea sejam deformados, permitindo a deposio do mesmo ao redor do tubo metlico. Aps formao dessa camada o tubo passa pelo Tanque Mijador que pulveriza gua gelada, com o intuito de diminuir a temperatura do Termoplstico, na Figura 717 pode-se visualizar a cabea da extrusora e o Tanque Mijador. Assim que deixa o Tanque Mijador o tubo passa pelo Tanque de Resfriamento Principal mostrado na Figura 71 8. Na sada do tanque de resfriamento, um equipamento denominado BetaLaserMike, mede a espessura de toda a camada polimrica em busca de

imperfeies atravs do ultrasom.

Cabea Extrusora

Tanque Mijador

Figura 71 - Extrusora Polimrica.

Durante todo o processo de extruso o tubo flexvel tracionado por dois puxadores, onde um utiliza sistema pneumtico para segurar o tubo, enquanto que o outro utiliza um sistema hidrulico. Esses so necessrios para permitir o tencionamento e estabilizao do tubo durante a realizao da extruso. O desenrolar do tubo da bobina na entrada da extrusora executado pelo virador de emisso que alm de gir-la, permite sua movimentao horizontal. Os viradores de recepo giram no sentido contrrio ao virador de emisso enrolando o tubo bobina de sada.

Copyright 2011 FENEMI - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica e Industrial 03 a 05 de agosto de 2011, Porto Alegre - RS

Tanques de Resfriamento.

Figura 82 - Tanques de resfriamento

5. METODOLOGIA Para realizao do estudo da confiabilidade e implementao das tcnicas de MCC na Extrusora Polimrica, foi necessrio fazer uma anlise do banco de dados de falhas do equipamento. Primeiramente, analisou-se o relatrio de falhas dos anos de 2009 e 2010, acumulando assim dois anos de histrico, o que suficiente para a aplicao das tcnicas de MCC. O primeiro passo na anlise do histrico foi fazer uma reviso das ocorrncias, corrigindo erros de descrio dos equipamentos e at mesmo das falhas. Isso ocorreu, pois, alguns campos do histrico no foram devidamente preenchidos na data da ocorrncia, o que muito comum na rea industrial, inclusive na manuteno. Aps a reviso do histrico, foi possvel analisar as falhas de cada sistema da Extrusora, o que permitiu visualizar os sistemas mais crticos do processo. A Figura 39 mostra o diagrama de blocos dos sistemas da Extrusora.

Figura 3 - Sistemas da Extrusora Polimrica

Copyright 2011 FENEMI - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica e Industrial 03 a 05 de agosto de 2011, Porto Alegre - RS

A partir da anlise das falhas de cada sistema foi desenvolvido um diagrama de Pareto, que um recurso grfico utilizado para estabelecer uma ordenao nas causas de perdas que devem ser sanadas. O diagrama de Pareto torna clara a relao ao/benefcio, ou seja, prioriza a ao que trar o melhor resultado. Ele consiste num grfico de barras que ordena as freqncias das ocorrncias da maior para a menor e permite a localizao de problemas vitais e a eliminao de perdas. Na Figura 1010 observa-se o diagrama de Pareto dos Sistemas da Extrusora, e verificamos que os Sistemas de Alimentao de Matria prima, de Extruso e de Trao da Linha so os sistemas mais crticos, pois, compe 80% das falhas.

Figura 10 - Diagrama de Pareto dos Sistemas da Extrusora

Aps identificao dos sistemas mais crticos, partimos para a anlise dos subsistemas. Porm analisamos apenas o sistema da Trao da Linha, devido a sua maior simplicidade e facilidade de compreenso, pois, para o nvel de trabalho acadmico a anlise de todos os subsistemas do processo seria algo muito extenso, o que inviabilizaria o estudo. Para os Subsistemas da Trao da Linha tambm foi desenvolvido, a partir do histrico de falhas, um diagrama de Pareto, mostrado na Figura 11. Observou-se ento, que o Puxador 2 possui a maior quantidade de falhas, sendo assim o Subsistema mais crtico, por isso o escolhemos para a anlise.

Copyright 2011 FENEMI - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica e Industrial 03 a 05 de agosto de 2011, Porto Alegre - RS

Figura 114 - Diagrama de Pareto dos Subsistemas da Trao da Linha.

O funcionamento do puxador 2 bem simples. Um motor eltrico aciona um conjunto de trs esteiras, denominadas Lagartas, que puxam e tracionam o tubo flexvel. O assentamento das lagartas feito por um sistema hidrulico que pressiona as esteiras contra o tubo. 5.1. Estudo da confibilidade do puxador 2 Atravs do Software Weibull++7 da ReliaSoft e dos dados de tempo mdio entre as falhas (MTBF) calculados a partir do histrico de falhas do Puxador 2, foram gerados os grficos da Funo Confiabilidade, da Taxa de Falha. A Figura 12 mostra o grfico da Funo Confiabilidade vs Tempo.
ReliaSoft Weibull++ 7 - www.ReliaSoft.com.br

Grfico da Confiabilidade vs Tempo


1,000 Confiabilidade Dados 1 Weibull-Mista NLRR SRM MED FM F=60/S=2 Pontos de Dados Linha da Confiabilidade 0,800

Confiabilidade, R(t)=1-F(t)

0,600

0,400

0,200

0,000

0,030

18,024

36,018

54,012

72,006

90,000

Tempo, (t)
[1]=1,8370, [1]=1,4342, [1]=0,5831; [2]=1,8371, [2]=30,7863, [2]=0,4169

Figura 12 - Grfico Confiabilidade vs Tempo (Puxador 2)

De acordo com a anlise do grfico pode-se perceber que a Confiabilidade reduzida muito rapidamente no incio da vida do equipamento, ou seja, a taxa de falha na sua juventude muito alta, como mostrado tambm no grfico de Taxa de Falha na Figura 13.

Copyright 2011 FENEMI - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica e Industrial 03 a 05 de agosto de 2011, Porto Alegre - RS

ReliaSoft Weibull++ 7 - www.ReliaSoft.com.br

Grfico da Taxa de Falha vs Tempo


0,030 Taxa de Falha Dados 1 Weibull-Mista NLRR SRM MED FM F=60/S=2 Linha da Taxa de Falha 0,024

Taxa de Falha, f(t)/R(t)

0,018

0,012

0,006

0,000

0,000

6,000

12,000

18,000

24,000

30,000

Tempo, (t)
[1]=1,8370, [1]=1,4342, [1]=0,5831; [2]=1,8371, [2]=30,7863, [2]=0,4169

Figura 13 - Grfico Taxa de Falha vs Tempo

No grfico de taxa de falha podemos observar a formao de uma Distribuio de Weibull Mista, que nos comprova a existncia de duas populaes com modos de falhas distintas. A primeira populao tem uma taxa de falha altssima no inicio da vida, caracterizando um quadro de mortalidade infantil. J a segunda populao possui taxa de falha crescente, o que caracteriza uma fase de envelhecimento. Analisando o grfico, observa-se que h muitas falhas que ocorreram dentro de um intervalo de menos de um dia. Essas falhas so, muitas vezes, ocasionadas por retrabalho, ou seja, quando uma mesma falha se repete em um curto intervalo de tempo. A repetio de uma falha pode acontecer por causa de uma manuteno mal feita, executada por uma equipe que no est devidamente treinada para exercer aquela atividade. Alm disso, a m qualidade de um componente utilizado na manuteno ou falhas no projeto da mquina tambm pode resultar em retrabalho No caso do puxador 2, houveram vrias ocorrncias de relubrificao no mesmo dia. Possivelmente, houve a necessidade de relubrificar o equipamento por causa de um vazamento observado durante um check-list. Como a mquina possui vrios pontos de lubrificao, cada um desses pontos foi registrado no sistema como uma ocorrncia diferente, por isso a grande quantidade das mesmas. Alm dessas ocorrncias, verificou-se outras falhas que se repetiam em um intervalo de menos de 1 dia. Estas, por sua vez, podem ter sido causadas por uma manuteno mal executada ou por uso de equipamentos e componentes inadequados para a atividade. Portanto, essas ocorrncias foram retiradas da anlise para verificarmos se a existncia de uma segunda populao estava sendo causada por elas. Logo, foram gerados novos grficos no software Weibull++7. A Figura 14 mostra o novo grfico da Taxa de Falha O novo grfico obtido uma Distribuio de Weibull comum com uma taxa de falha crescente, caracterizando um estado de envelhecimento. O grfico da Funo Confiabilidade, Erro! A

Copyright 2011 FENEMI - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica e Industrial 03 a 05 de agosto de 2011, Porto Alegre - RS

origem da referncia no foi encontrada.15, comprova o estado de envelhecimento observado no grfico da Taxa de Falha, Figura 14.

ReliaSoft Weibull++ 7 - www.ReliaSoft.com.br

Grfico da Taxa de Falha vs Tempo


0,090 Taxa de Falha Dados 2 Weibull-2P MLE SRM MED FM F=22/S=2 Linha da Taxa de Falha 0,072

Taxa de Falha, f(t)/R(t)

0,054

0,036

0,018

0,000

0,000

40,000

80,000

120,000

160,000

200,000

Tempo, (t)
=1,5258, =35,6799

Figura 14 - Grfico da Taxa de Falha (sem as Falhas com MTBF de 1 dia)


ReliaSoft Weibull++ 7 - www.ReliaSoft.com.br

Grfico da Confiabilidade vs Tempo


1,000 Confiabilidade Dados 2 Weibull-2P MLE SRM MED FM F=22/S=2 Pontos de Dados Linha da Confiabilidade 0,800

Confiabilidade, R(t)=1-F(t)

0,600

0,400

0,200

0,000 0,200

40,160

80,120

120,080

160,040

200,000

Tempo, (t)
=1,5258, =35,6799

Figura 15 Grfico Funo Confiabilidade (sem Falhas com MTBF igual a 1)

5.2. Aplicao da FMEA no puxador 2 O estado de envelhecimento encontrado no estudo anterior,quando a segunda populao foi isolada, um sinal de que o plano de manuteno utilizado no est sendo eficiente, pois o Subsistema ainda no deveria ter atingido o final da sua vida, devido ao seu pouco tempo de operao. Ao aplicarmos FMEA no Puxador 2 podemos obter a um plano de manuteno mais eficiente. A partir da anlise dos equipamentos do Puxador 2 geramos o diagrama de Pareto, mostrado na Figura , que nos possibilitou visualizar os equipamentos com mais ocorrncias.

Copyright 2011 FENEMI - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica e Industrial 03 a 05 de agosto de 2011, Porto Alegre - RS

Figura 16 - Diagrama de Pareto dos Equipamentos do Puxador 2

De acordo com o Diagrama de Pareto, as Lagartas, a Motorizao e o sistema hidrulico so as partes com maior nmero de ocorrncias e compem 80% do total das falhas. Segundo Pareto, poucas causas levam maioria das perdas, ou seja, poucas so vitais, a maioria trivial. Seguindo esse pensamento se aplicarmos o mtodo de Anlise de Modos e Efeitos de Falhas (FMEA) nos equipamentos mais crticos, iremos solucionar a maior parte das falhas. A Tabela 11 mostra o FMEA do equipamento mais crtico do Puxador 2 e as atividades de manuteno propostas para cada modo de falha. Tabela 1 - FMEA das Lagartas e Atividades Propostas
Equipamento Funo Falha Funcional Componente Modo de Falha Impacto no Sistema Possvel parada da planta Avaria de componente Avaria de componente Atividade Proposta

Quebra da corrente Tracionar o tubo. No tracionar o tubo. Patins Corrente Quebra dos pinos dos elos Quebra

Substituio Preventiva Inspeo Preditiva Reparo Funcional Restaurao Preventiva Reparo Funcional

Lagartas

5.3. Definio das atividades Propostas Para o estudo de caso foi desenvolvido um plano de manuteno apenas para o conjunto de lagartas, pois esse o equipamento mais crtico do puxador 2. O plano de manuteno foi baseado nas atividades propostas a partir das concluses tiradas da Anlise de Modos e Efeitos de Falhas e na experincia da equipe de manuteno da empresa em estudo. A Tabela 1 apresenta o plano de manuteno para o conjunto de lagartas. Tabela 1 - Plano de manuteno para o conjunto de Lagartas.

Copyright 2011 FENEMI - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica e Industrial 03 a 05 de agosto de 2011, Porto Alegre - RS

Tarefa Inspeo do conjunto das lagartas. Substituio preventiva das correntes das lagartas Lubrificao das correntes das lagartas Lubrificao dos mancais e guias das lagartas Anlise vibracional das lagartas Reparo Funcional 6. CONSIDERAES FINAIS

Tipo Preventiva Preventiva Preventiva Preventiva Preditiva Corretiva

Durao 16 horas 8 horas 2 horas 1 hora 1 hora -

Periodicidade Semestral 5 anos Trimestral Quinzenal Trimestral -

Na etapa de anlise do histrico de falhas da extrusora polimrica, constatou-se uma srie de erros de registro das ocorrncias. Isso ocorre quando tanto o executante da manuteno quanto o funcionrio que registra as ocorrncias no recebem o devido treinamento de como preencher corretamente os campos com os detalhes da atividade realizada, resultando em dados insuficientes para anlise. A partir da anlise dos grficos, concluiu-se que o puxador 2 se encontra em um estado de envelhecimento. Isso era esperado devido ao ritmo intenso de trabalho do equipamento, pois o mesmo trabalha praticamente 24 horas por dia, com intervalos apenas entre os turnos. Foi identificado que o puxador 2 um equipamento de baixa confiabilidade, pois h uma probabilidade de 90% de 1 falha ocorrer a cada 8 dias, caracterizando um plano de manuteno deficiente. Com o estudo de FMEA e do histrico de falhas foi possvel definir um plano de manuteno para aumentar a confiabilidade e disponibilidade do equipamento. Dentre as tarefas propostas, foi definido a necessidade de uma manuteno preventiva geral a cada 5 anos, substituindo os itens principais do puxador 2, com o intuito de renovar a vida til do equipamento. Como trabalho futuro, prope-se estender a metodologia de MCC a todo o sistema da extrusora polimrica, definindo todos os planos de manuteno, assim como as respectivas anlises de custos. Por fim, o plano seria ento apresentado empresa em estudo e proposto a sua execuo e acompanhamento, a fim de analisar os benefcios alcanados e se haveria a necessidade de qualquer reviso no plano de manuteno. Aps a anlise dos resultados da implantao, fica a cargo da empresa a extenso da metodologia para todo o seu processo industrial, criando uma cultura de Manuteno Centrada em Confiabilidade.

Copyright 2011 FENEMI - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica e Industrial 03 a 05 de agosto de 2011, Porto Alegre - RS

REFERNCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 5462: Confiabilidade e Mantenabilidade. Rio de Janeiro,1994. BORBA, J. L. Apostila de Engenharia de Manuteno do curso de Ps-Graduao em Engenharia Ferroviria oferecido pelo CEFETES UNED Cariacica, 2009 MOUBRAY, J. Reliability Centered Maintenance. 2nd ed. New York: Industrial Press Inc, 1997 NEPOMUCENO, L. X. Tcnicas de Manuteno Preditiva. Volume 1. Ed Edgard Blcler: So Paulo, 1989. PINTO, L. H. T. Anlise de falhas: Tpicos de engenharia de confiabilidade. [S.I: s.n.],2004. Disponvel em: <www.mantenimientomundial.com/sites/mmnew/bib>. Acesso em: 26 abr. 2011. RAPOSO, J. L. O. Manuteno Centrada em Confiabilidade aplicada a sistemas eltricos: Uma proposta para uso de anlise de risco no diagrama de deciso. 2004.149 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Eltrica) Programa de Ps-Graduao em Engenharia Eltrica, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004. RELIASOFT ReliaSoft Corporation. Characteristics of the Weibull Distribution. Abr. 2002. Online. Disponvel em: <http://www.weibull.com/hotwire/issue14/ relbasics14.htm>. Acesso em: 26 abr. 2011. SIMONETTI, M. J. et al. A Manuteno Centrada na Confiabilidade: Uma prtica contempornea. Revista Sapere: Revista Cientfica da Faculdade Tecnolgica de Tatu, So Paulo. Vol 2. Jul./Dez. 2010. Disponvel em:

<www.revistasapere.inf.br/download/segunda/SIMONETTI_SOUZA_LEANDRO_TRABACHINI_E LL.pdf>. Acesso em 12 abr 2011. SIQUEIRA, I. P. Manuteno Centrada na Confiabilidade: Manual de Implantao. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

Copyright 2011 FENEMI - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

Вам также может понравиться