Вы находитесь на странице: 1из 5

ESCOLA DE ENGENHARIA DE SO CARLOS Edital de abertura do Processo Seletivo para ingresso na Ps-Graduao em Geotecnia

A Comisso Coordenadora do Programa de Ps-Graduao em Geotecnia da Escola de Engenharia de So Carlos torna pblica a abertura de inscries e estabelece normas para o processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2013 no curso de Mestrado em Geotecnia, oferecido pela Escola de Engenharia de So Carlos da Universidade de So Paulo.

DATAS IMPORTANTES: Dia 24/05/2013: ltimo dia para postagem dos documentos para inscrio no Processo de Seleo; Dia 31/05/2013: ltimo dia para inscrio no Processo de Seleo para o Mestrado; Dia 05/07/2013: Divulgao dos resultados.

1 - DISPOSIES GERAIS: 1.1. O Programa de Ps-Graduao em Geotecnia um programa de ensino de ps-graduao stricto sensu, em nveis de mestrado e doutorado. 1.2. Podero participar do processo de seleo os portadores de diploma de graduao obtido em curso reconhecido pelo MEC e os formandos que colarem grau no at o ltimo dia de matrcula. 1.3. Para ingresso no segundo semestre de 2013, o Programa de Ps-Graduao em Geotecnia dispe de 08 (oito) vagas no curso de mestrado, englobando as seguintes linhas de pesquisas credenciadas no Programa: I Desenvolvimento de Equipamentos para Ensaios Geotcnicos de Campo e Laboratrio II Engenharia de Fundaes III Estudo de Rochas Ornamentais e de Revestimento IV Geotecnia Ambiental V Mapeamento Geotcnico e de Riscos VI - Melhoria dos Solos VII - Modelagem Numrica de Problemas Geotcnicos VIII Propriedades Geotcnicas de Solos Naturais e Compactados Obs:O candidato dever indicar claramente na ficha de inscrio a linha de pesquisa para a qual est se inscrevendo no mestrado.

1.4. O processo de seleo ser conduzido por uma Comisso de Seleo composta por 3 docentes credenciados como orientadores do Programa de Ps-Graduao em Geotecnia indicados pela Comisso Coordenadora do Programa (CCP). 1.5. O processo de seleo ser composto por duas fases. Na primeira fase, de carter eliminatrio, sero avaliados: a) o currculo do candidato, com peso 7 (sete); b) o desempenho acadmico do

candidato, com peso 2 (dois); e c) as referncias do candidato, com peso 1 (um). Na segunda fase, de carter classificatrio e eliminatrio, os candidatos sero entrevistados pelos orientadores da linha de pesquisa escolhida. 1.6. Todos os interessados em ingressar no Programa de Ps-Graduao em Geotecnia devero participar deste Processo Seletivo. 1.7. A Taxa de Inscrio neste Processo Seletivo de R$ 50,00 (cinqenta reais). 2 - INSCRIES: 2.1. Estaro abertas durante o perodo de 15/04/2013 a 31/05/2013, de segunda a sexta-feira, das 8 h s 12 h e das 14 h s18 h, exceto feriados e pontos facultativos, as inscries para ingresso no Programa de Ps-Graduao em Geotecnia no segundo semestre de 2013.

2.2. As inscries sero recebidas pessoalmente ou atravs de correspondncia por via postal, na Coordenao do Programa de Ps-Graduao (Departamento de Geotecnia) em Geotecnia da Escola de Engenharia de So Carlos, sito Av. Trabalhador So-carlense, 400, Centro - 13566-590 So Carlos, SP, mediante requerimento devidamente preenchido (Ficha de Inscrio modelo disponvel na pgina do Servio de Ps-Graduao, no endereo: (clique aqui para acessar o modelo da ficha de inscrio) acompanhado dos demais documentos exigidos. 2.2.1. As inscries enviadas atravs dos Correios devero ser postadas na modalidade Carta Registrada com Aviso de Recebimento at o dia 24 de maio de 2013.

2.2.2. A ficha de inscrio dever ser entregue acompanhada dos seguintes documentos: a) Cpia simples dos seguintes documentos pessoais: a.1) documento de identidade (RG ou RNE, para candidatos estrangeiros); a.2) CPF; a.3) Ttulo de Eleitor, a.4)Certificado de Reservista; e a.5) Certido de Nascimento ou Certido de Casamento, conforme o caso; b) Cpia simples do Diploma da graduao, frente e verso, de curso oficialmente reconhecido; c) Cpia simples do Histrico escolar da graduao; d) Declarao informando a data da colao de grau, caso no conste no histrico escolar; e) Curriculum vitae do candidato (Plataforma Lattes - CNPq), acompanhado da documentao relativa s informaes inseridas no currculo; f) Duas cartas de referncia (clique aqui para acessar o modelo disponvel);

g) Carta do candidato Coordenao do Programa de Ps-Graduao em Geotecnia expondo as razes de seu interesse pelo curso; h) 01 (uma) foto 3/4 recente; i) Comprovante de recolhimento da Taxa de inscrio no valor de R$ 50,00 (cinqenta reais), mediante depsito em conta no Banco do Brasil (Agencia 3062-7, conta corrente 168148-6 USP/EESC/SGS) 2.3. As inscries com documentao incompleta sero indeferidas.

OBS.: Formulrios (Carta de Referncia e Formulrio de Inscrio) disponveis para download na home page do Programa: http://www.eesc.usp.br/geopos

3 - PRIMEIRA FASE AVALIAO DOS CANDIDATOS. 3.1. A primeira fase do processo seletivo, de carter eliminatrio, ser composta por trs avaliaes, a saber: 1) o currculo dos candidatos; 2) o desempenho acadmico dos candidatos; e 3) referncias profissionais, conforme os critrios e procedimentos descritos abaixo. Avaliao 1 - currculo (peso 7): 3.2. A Comisso de Seleo atribuir nota de 0 (zero) a 10,0 (dez) ao currculo de cada candidato, com base na avaliao dos seguintes itens: a) atividades de iniciao cientfica; b) trabalhos publicados; c) demais atividades acadmicas e profissionais

O currculo ser avaliado e pontuado pela Comisso de Seleo de acordo com os seguintes critrios: Iniciao cientfica com bolsa em rea a fim: 0,5 ponto/semestre, com mximo de 2,0 pontos Curso de graduao em rea a fim: 0,5 ponto, com mximo de 0,5 ponto. Cursos de extenso/especializao (min. 30h): 0,25 ponto/curso, com mximo de 1,0 ponto Participao em congressos/simpsios: 0,25 ponto/evento, com mximo de 1,0 ponto Publicao de artigos completos: - em congressos/simpsios: 0,25 ponto/artigo, com mximo de 1,0 ponto - em revistas nacionais: 0,5 ponto/artigo, com mximo de 1,0 ponto - em revistas intenacionais: 0,75 ponto/artigo, com mximo de 1,5 ponto Publicao de resumo de artigo em congresso/simpsio: 0,10 ponto/artigo, max. 0,50 ponto Estgio em rea a fim: 0,25 ponto/semestre, com mximo de 0,5 ponto Experincia profissional: 0,25 ponto/ano, com mximo de 0,5 ponto Conhecimento comprovado de ingls: 0,5 ponto, com mximo de 0,5 ponto

3.2.1. A nota atribuda ao currculo do candidato corresponder a 70% da Nota da 1 Fase.

Avaliao 2 - desempenho acadmico ( peso 2):

3.3. O desempenho acadmico de cada candidato ser avaliado com base no seu histrico escolar, considerando-se as notas das disciplinas e o tempo de durao do curso, atribuindo-se uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez) para cada candidato, que corresponder a 20% da Nota da 1 Fase. Avaliao 3 Cartas de Referncia emitidas por profissionais da rea de conhecimento (peso 1):

3.4. Os candidatos sero avaliados em funo das referncias dadas em cada um dos itens que compe a carta de referncia. 3.4.1. A partir dessa avaliao a Comisso de Seleo atribuir uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez) para cada candidato, que corresponder a 10% da Nota da 1 Fase Nota da 1 fase: 3.5. A nota da 1 fase ser a soma das notas obtidas em cada uma das trs avaliaes, considerando os respectivos pesos. Ser considerado habilitado o candidato que atingir no mnimo a nota igual a 6,0.

4 - SEGUNDA FASE ENTREVISTA:

4.1. A segunda fase do processo seletivo, de carter classificatrio e eliminatrio, consistir na entrevista dos candidatos habilitados na 1 fase pelos orientadores da linha de pesquisa indicada pelo candidato em sua ficha de inscrio. 4.2. Os candidatos sero argidos pelos orientadores da linha de pesquisa indicada pelo candidato em sua ficha de inscrio, considerando os seguintes aspectos: tempo de dedicao aos estudos e interesse e afinidade com os temas propostos.

4.3. A aceitao final do candidato depender da manifestao favorvel de um dos orientadores.

5 - DA DIVULGAO DOS RESULTADOS:

5.1. A classificao final dos candidatos selecionados ser divulgada at o dia 05/07/2013, mediante publicao no Dirio Oficial do Estado, na home page: www.eesc.usp.br/geopos e no quadro de avisos, localizado junto ao Servio de Ps-Graduao da EESC/USP.

5.2. Caso hajam desistncias dos candidatos selecionados, podero ser chamados outros candidatos, desde que tenham sido habilitados na primeira fase do processo de seleo.

5.3. Os resultados deste processo seletivo so vlidos apenas para matrcula no Programa de PsGraduao em Geotecnia no segundo semestre de 2013.

5.4. Os recursos devero ser encaminhados a CCP-Geotecnia no prazo de 02 dias teis aps a publicao dos resultados no site do programa de Ps-graduao em Geotecnia (www.eesc.usp.br/geopos). A CCP-Geotecnia dever analisar o recurso num prazo mximo de 03 dias teis.

6 - DAS MATRCULAS 6.1. No perodo de recebimento das matrculas, definido no calendrio da Ps-Graduao da Universidade de So Paulo, os candidatos selecionados devero comparecer Secretaria de PsGraduao do Programa de Ps-Graduao em Geotecnia, no horrio das 8h30min s 11h30min e das 14h30min s 17 horas, para efetuar a matrcula.

6.2. No ato da matrcula os candidatos selecionados devero entregar duas cpias dos seguintes documentos: a) documento de identidade (RG ou RNE, para candidatos estrangeiros); b) CPF; c) Ttulo de Eleitor, d) Certificado de Reservista; e e) Certido de Nascimento ou Certido de Casamento, conforme o caso; f) Diploma da graduao, frente e verso, de curso oficialmente reconhecido;

g) Histrico escolar da graduao; h) Certificado com a data de concluso do curso de Graduao, contendo a data de colao de grau (para os que ainda no possuem diploma); i) 01 foto 3x4

6.3. O candidato de nacionalidade estrangeira dever apresentar o documento de identidade de estrangeiro que comprove sua condio regular, temporria ou permanente no pas.

6.4. Os candidatos que ainda no tiverem colado grau por rgo competente do seu curso de graduao at a data da matrcula, estaro impedidos de efetivar matrcula. 6.5. No sero aceitas solicitaes de matrculas fora do prazo ou que no satisfaam os requisitos fixados neste Edital. 7 - INFORMAES: Outras informaes e maiores esclarecimentos podero ser obtidos no Secretaria de Ps-Graduao do Programa de Ps-Graduao em Geotecnia, sito Av. Trabalhador So-Carlense, 400 Centro 13566-590 So Carlos, SP, fone: (16) 3373-9501; no portal do EESC: www.eesc.usp.br/geopos ; atravs do e-mail ccpgeo@sc.usp.br.

Вам также может понравиться