Вы находитесь на странице: 1из 3

C pia no autoriz ada

JUL 1983

NBR 8094

ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas


Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 - 27 andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210 -3122 FAX: (021) 240-8249 Endereo Telegrfico: NORMATCNICA

Material metlico revestido e no revestido - Corroso por exposio nvoa salina

Mtodo de ensaio Origem: ABNT - 1:09.01-003/1983 CB-01 - Comit Brasileiro de Minerao e Metalurgia CE-1:91.01 - Comisso de Estudo de Corroso Atmosfrica Palavras-chave: Corroso. Nvoa salina. Ensaio acelerado 3 pginas

Copyright 1983, ABNTAssociao Brasileira de Normas Tcnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

1 Objetivo
1.1 Esta Norma prescreve o mtodo para execuo de ensaios de exposio nvoa salina, em materiais metlicos revestidos e no revestidos. 1.2 Esta Norma no especifica o tipo de corpo-de-prova a ser utilizado e o critrio de avaliao dos resultados obtidos.

e) suportes de corpos-de-prova; f) dispositivo para aquecimento da cmara; g) meios para o controle das condies de operao durante o perodo do ensaio.
Nota: Os detalhes na construo da aparelhagem so opcionais, devendo, no entanto, satisfazer s condies estabelecidas por esta Norma; as caractersticas de construo podem ser obtidas na ASTM B 117.

2 Documentos complementares
Na aplicao desta Norma necessrio consultar: ASTM B 117 - Salt spray (fog) testing

3.2 Todas as partes da aparelhagem que entram em contato com a nvoa ou com a soluo de ensaio devem ser fabricadas de um material que resista ao corrosiva da soluo ou da nvoa, e que no interfira no processo de corroso. 3.3 Na cmara utilizada para este ensaio no deve ser usada outra soluo corrosiva, a no ser a especificada nesta Norma. 3.4 A parte superior da cmara deve ter formato ade-

ASTM D 1654 - Evaluation of painted of coated specimens subjected to corrosive enviroments

3 Aparelhagem
3.1 A aparelhagem constituda por: a) cmara de ensaio com capacidade mnima de 0,4 m
3

quado, de modo a no permitir que gotas de soluo nela porventura acumuladas caiam sobre os corpos-de-prova em ensaio.

4 Execuo do ensaio
b) reservatrio de soluo; c) fonte de ar comprimido; d) bico(s) pulverizador(es); 4.1 Soluo para ensaio
4.1.1

Soluo aquosa de aproximadamente 5% de cloreto

de sdio (NaCl), preparada pela dissoluo de (50 5) g de cloreto de sdio num volume de gua que permita a

Cpia no autorizada

NBR 8094/1983

obteno de 1 L de soluo, temperatura ambiente. O cloreto de sdio utilizado deve possuir teores de nquel e cobre individualmente inferiores a 0,001% e no conter mais do que 0,3% de impurezas totais.
4.1.1.1

4.3 Corpos-de-prov a
4.3.1 Forma, tamanho e nmero

Especial cuidado deve ser dado composio qu-

Os corpos-de-prova a serem utilizados, bem como os critrios para avaliao dos resultados, devem ser definidos por normas especficas para o material em estudo.
4.3.2 Preparao dos corpos-de-prova 4.3.2.1

mica do sal, pois este, eventualmente, pode conter substncias que atuem como inibidores de corroso.
4.1.1.2

A gua utilizada para a preparao da soluo

Corpos-de-prova metlicos ou com revestimentos

deve ser destilada ou desmineralizada. A soluo de ensaio deve ser filtrada, a fim de prevenir a obstruo dos bicos de pulverizao, e deve ser pulverizada somente uma vez, no podendo ser reaproveitada.
4.1.2

metlicos devem ser limpos adequadamente. O mtodo de limpeza opcional, dependendo da natureza da superfcie e dos contaminantes presentes. Qualquer que seja o mtodo utilizado, no deve comprometer a avaliao dos resultados.

O pH da soluo de cloreto de sdio deve ser

4.3.2.2

A preparao dos corpos-de-prova, para avaliao

ajustado, de modo que a soluo coletada aps a pulverizao a 35C apresente um pH na faixa de 6,5 a 7,2, determinado a (25 2)C (ver nota). Para o ajuste do pH, empregar soluo diluda de cido clordrico (HCl) ou hidrxido de sdio (NaOH), de pureza analtica. O pH deve ser determinado eletrometricamente com eletrodo de vidro, colorimetricamente, utilizando como indicador azulde-bromotimol, ou por meio de papel de pH de faixa estreita que permita leitura de 0,2 ou 0,3 unidade de pH.
Nota: Como a temperatura afeta o pH de solues salinas preparadas com gua saturada com dixido de carbono temperatura ambiente, deve-se fazer o ajuste do pH, utilizando-se um dos mtodos seguintes:

de revestimentos orgnicos, inorgnicos e de converso qumica, deve obedecer a normas especficas para o material em ensaio ou ser definida entre fabricante e usurio.
4.3.2.3

Dependendo de acordo entre fabricante e usurio,

pode ser efetuado preparo especfico de corpos-de-prova.


4.3.2.4

A fim de se avaliar o desenvolvimento da corroso

dos corpos-de-prova pintados ou com revestimentos no metlicos, deve ser feito um entalhe que exponha o metalbase. A dimenso, a localizao e as caractersticas do entalhe devem estar de acordo com a ASTM D 1654.
4.3.2.5 a) quando o pH de uma soluo salina ajustado temperatura ambiente e pulverizado a 35C, o pH da soluo coletada maior que o da soluo original, devido perda de dixido de carbono temperatura mais elevada. da soluo preparaPara evitar isto, tomar cerca de 50 mL da temperatura ambiente, ferver moderadamente por 30 s, resfriar e determinar o pH. Quando o pH da soluo ajustado por este processo, de 6,5 a 7,2, o pH da soluo pulverizada, coletada a 35C, fica dentro desta faixa;

As bordas expostas aps o corte dos materiais

revestidos, bem como as reas contendo marcas de identificao, orifcios ou em contato com suportes, devem ser protegidas com um revestimento que resista s condies do ensaio, como, por exemplo, cera de abelha ou parafina.
4.3.2.6

Corpos-de-prova de controle devem ser armazena-

dos durante todo o perodo de ensaio em dessecadores ou sacos de polietileno, contendo slica-gel para manter a umidade relativa inferior a 50%, a fim de evitar o incio de corroso ou seu posterior desenvolvimento.
4.3.2.7

b) aquecer a soluo salina ebulio e em seguida resfrila at 35C ou aquecer mantendo-a a 35C por aproximadamente 48 h antes do ajuste do pH;

O nmero de corpos-de-prova, em cada avaliao,

no deve ser inferior a trs. O nmero de corpos-de-prova de controle deve ser no mnimo um.
c) aquecer a gua a ser utilizada no preparo da soluo a 35C ou acima desta temperatura, a fim de eliminar o dixido de carbono e em seguida ajustar o pH. 4.3.3.1 4.3.3 Disposio dos corpos-de-prova

Os corpos-de-prova devem ser colocados somente

4.2 Requisitos do ar comprimido

na zona da cmara de ensaio, onde o meio corrosivo satisfaa a todos os parmetros especificados para as condies da cmara, obedecendo aos seguintes requisitos: a) os corpos-de-prova planos devem ser colocados em ngulo de 15 a 30 com a vertical, desde que no haja especificaes em contrrio; - no caso de peas com formas complexas, esse posicionamento depende da regio a ser avaliada. A superfcie predominante do corpo-de-prova deve ficar preferencialmente paralela ao fluxo horizontal da nvoa, para evitar o impacto direto desta sobre a superfcie;

4.2.1

O ar comprimido utilizado para a formao da nvoa

salina deve estar isento de leo e impurezas e deve ser mantido a um valor constante de presso entre 70 kPa 2 2 ) e 170 kPa (1,7 kgf/cm ), com uma flutuao (0,7 kgf/cm mxima de 0,7 kPa (0,007 kgf/cm
2

). Esta flutuao pode

ser controlada atravs de vlvula reguladora de presso.

4.2.2

A limpeza do ar comprimido pode ser realizada, fa-

zendo-o passar por separadores convencionais de leo e de lquidos ou por materiais de limpeza adequados asbestos, alumina ativada ou carvo ativado.

Cpia no autorizada

NBR 8094/1983

b) os corpos-de-prova no devem entrar em contato entre si, nem com qualquer outro material, metlico ou no, capaz de modificar as condies de corroso do corpo-de-prova; c) cada corpo-de-prova deve ser colocado na cmara, de forma a permitir o livre acesso da nvoa a todos os outros em ensaio; d) a soluo de ensaio escorrida de um corpo-deprova no deve gotejar sobre os outros; e) a rea de contato entre o corpo-de-prova e seu suporte deve ser a menor possvel. 4.4 Condies de ensaio
4.4.1 Temperatura

4.5 Durao do ensaio


4.5.1 A durao do ensaio estabelecida por especificao

ou acordo entre as partes interessadas.


4.5.2

O incio de ensaio deve ser contado a partir do mo-

mento em que sejam obtidas todas as condies de operao.


4.5.3 Perodos curtos de interrupo do ensaio, neces-

srios para a inspeo, rearranjo ou remoo de corposde-prova, bem como para suprimento da soluo e outros ajustes, devem ser computados na durao do ensaio. As operaes devem ser programadas de forma que essas interrupes sejam reduzidas ao mnimo.

4.6 Limpeza dos corpos-de-prov a No havendo norma especfica para o material ensaiado, os corpos-de-prova devem ser limpos aps o ensaio, removendo-os da cmara de ensaio cuidadosamente, lavando-os em seguida em gua corrente temperatura inferior a 40C, a fim de eliminar os depsitos de sal da superfcie. Por ltimo secar imediatamente.

A zona de exposio da cmara de ensaio deve ser mantida a uma temperatura de (35 2)C. A temperatura deve ser observada com freqncia para que todas as suas oscilaes sejam notadas.
4.4.2 Quantidade e distribuio da nvoa 4.4.2.1

Para comprovao da distribuio uniforme da 4.7 Relatrio No relatrio de ensaio devem constar: a) objetivo do ensaio; b) mtodo de ensaio; c) descrio do corpo-de-prova, indicando a composio qumica, a forma e suas dimenses, o tipo de revestimento e sua espessura, etc.; d) mtodo de limpeza utilizado antes e aps o ensaio; e) perodo de exposio; f) interrupes do ensaio, motivos e durao; g) resultados de todas as avaliaes; h) outros dados julgados relevantes.

nvoa na parte utilizvel da cmara de ensaio, dois recipientes de coleta devem ser dispostos de forma que gotas da soluo de ensaio, provenientes dos corpos-deprova ou de outras partes da cmara no sejam por eles coletadas. Os coletores devem ser colocados na proximidade dos corpos-de-prova, de modo que um se encontre o mais perto possvel de um dos bicos pulverizadores e o outro o mais afastado possvel de todos os bicos.
4.4.2.2

A quantidade de soluo a pulverizar na cmara

de ensaio deve ser ajustada de modo que para uma rea 2 de coleta de aproximadamente 80 cm sejam recolhidos em cada coletor 1,0 mL a 2,0 mL de soluo por hora, num perodo de no mnimo 16 h. Recipientes de coleta conve-nientes so, por exemplo, cristalizadores ou funis de vidro com dimetro de 10 cm e rea aproximadamente 2 , adaptveis por meio de rolhas e cilindros igual a 80 cm gradua-dos.
4.4.2.3

A concentrao de cloreto de sdio na soluo

recolhida deve ser de (5 1)%, com pH entre 6,5 a 7,2. A concentrao de cloreto de sdio pode ser determinada por mtodos analticos ou por meio de um densmetro. Neste caso, uma soluo de 1,0255 a 1,0400 (a 25C) satisfaz as condies exigidas.

5 Resultados
Imediatamente aps a secagem dos corpos-de-prova,

4.4.2.4

Os bicos pulverizadores devem ser posicionados

deve ser efetuada uma cuidadosa avaliao quanto extenso da corroso e de outras falhas, conforme estabelecido pelas especificaes apropriadas.

de forma que nenhum dos fluxos de nvoa atinja diretamente os corpos-de-prova.

Вам также может понравиться