Вы находитесь на странице: 1из 11

1 Q12944 Prova(s): FCC - 2008 - MPE-CE Promotor de Justia FCC - 2009 - MPE-CE Promotor de Justia Relativamente carreira do Ministrio

rio Pblico, segundo decorre da Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico, compete

3 Q31986 Prova(s): De acordo com a Constituio Federal, em relao ao direito de propriedade e a desapropriao, correto afirmar que a desapropriao

a) ao Conselho Superior do Ministrio Pblico indicar ao Procurador-Geral de Justia, em lista trplice, membros da instituio enquanto candidatos a remoo ou promoo por merecimento.

a) somente poder se dar no caso de propriedade rural que desatenda sua funo social.


b) ao Colgio de Procuradores indicar o nome do mais antigo membro do Ministrio Pblico para remoo ou promoo por antigidade.

b) decorrente do descumprimento da funo social dispensa o pagamento de indenizao justa e prvia.

c) por utilidade pblica somente pode ser implementada mediante justa e prvia indenizao em dinheiro.

c) ao Conselho Superior do Ministrio Pblico julgar recurso contra deciso de vitaliciamento, ou no, de membro do Ministrio Pblico.

d) por interesse social dispensa o requisito da prvia indenizao, porque se presta a fazer cumprir a funo social da propriedade.

d) ao Colgio de Procuradores de Justia decidir sobre o vitaliciamento de membros do Ministrio Pblico.

e) de imvel urbano onde resida o proprietrio inconstitucional, em razo da inviolabilidade do domiclio.

e) Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico propor ao Colgio de Procuradores o no vitaliciamento de membro do Ministrio Pblico.

2 Q31721 Prova(s): FCC - 2004 - TRF - 4 REGIO - Analista Judicirio - rea Judiciria Execuo de Mandados Dentro de suas reas de competncia e jurisdio, tero precedncia sobre os demais setores administrativos, na forma da lei, a administrao

4 Q33348 Prova(s): FCC - 2010 - DPE-SP Agente de Defensoria - Psiclogo Determinado servidor pblico estadual, quando conduzia veculo oficial, provocou acidente com outro veculo ao desrespeitar a sinalizao do semforo (farol vermelho). O Estado, responsabilizado civilmente, demandou o servidor para ressarcimento do prejuzo consubstanciado nos danos que indenizou. Essa medida, de acordo com o que dispe a Constituio Federal,

a) fazendria e seus servidores fiscais.

a) inconstitucional, pois somente o Estado responde objetivamente pelos danos causados.

b) sanitria e seus mdicos sanitaristas.

c) penitenciria e seus agentes penitencirios.

b) constitucional, pois ao Estado assegurado direito de regresso em face do responsvel nos casos de dolo ou culpa.


d) oramentria e respectivos oramentistas financeiros.

c) inconstitucional, pois somente seria cabvel o ressar- cimento no caso de dolo do servidor.

e) registrria e seus servios notariais.

d) constitucional, desde que tenha ficado comprovado dolo do servidor.

e) inconstitucional, pois o servidor teria que ter sido demandado pessoalmente pela vtima, j que provocou o acidente.

direito motivao apenas das decises sobre questes complexas.

5 Q45504 Prova(s): FCC - 2009 - MPE-SE Analista do Ministrio Pblico - Especialidade Direito Compete ao Supremo Tribunal Federal, conforme expressa previso constitucional,

c) determina, no mbito do Poder Judicirio, que o acusado seja processado perante juzo pr-constitudo na forma da lei.

d) legitima, no mbito do processo administrativo disciplinar, a responsabilizao de servidor pblico por ter permanecido calado.

a) processar e julgar, originariamente, a homologao de sentenas estrangeiras e a concesso de exequatur s cartas rogatrias.

e) assegura ao investigado, em inqurito policial, o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

b) processar e julgar, originariamente, os conflitos de competncia entre o Superior Tribunal de Justia e quaisquer tribunais, entre Tribunais Superiores ou entre estes e qualquer outro tribunal.

7 Q57499 Prova(s): FCC - 2007 - MPU - Analista - Controle Interno No que toca Administrao Pblica, analise:

c) processar e julgar, originariamente, os mandados de segurana e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica ou do prprio Tribunal.

correto o que consta APENAS em

d) julgar, em recurso ordinrio, as causas em que forem parte Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Municpio ou pessoa residente ou domiciliada no pas.

a) II e IV.

b) I, III e IV.

c) I e IV.

e) julgar, mediante recurso especial, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida julgar vlida lei local contestada em face de lei federal.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.

6 Q56454 Prova(s): FCC - 2002 - PGE-SP Procurador de Estado O devido processo legal

8 Q61177 Prova(s): FCC - 2010 - TRE-RS Analista Judicirio - rea Administrativa No que se refere aos direitos polticos analise:

a) garante aos administrados, no mbito da Administrao Pblica, o direito de interpor recurso em processo administrativo, mediante o pagamento de taxa.

Nesse casos, est correto SOMENTE o que se afirma em

b) assegura aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, o

a) I e II.

b) III e IV.

c) I e IV.

pelo Brasil na ocasio do conflito. Como resposta, recebeu ofcio assinado pelo Ministro da Defesa, recusando o acesso a tais informaes, sob alegao de que se trata de tema sigiloso, em razo da preservao da segurana nacional. Inconformado diante de tal resposta, o historiador

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

a) nada poder fazer, visto que o direito informao no absoluto, sendo que a Constituio determina a proteo das informaes cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado.

9 Q263428 Prova(s): FCC - 2012 - TST - Analista Judicirio - rea Judiciria Considere as seguintes hipteses:

I. Tcio Desembargador de um determinado Tribunal Regional do Trabalho e comete um crime de peculato neste ano de 2012. Neste caso, a competncia para processar e julgar Tcio ser do Superior Tribunal de Justia.

b) poder ajuizar habeas data perante o Superior Tribunal Militar, apontando como autoridade coatora o Ministro da Defesa.

c) poder ajuizar mandado de segurana perante o Superior Tribunal de Justia, apontando como autoridade coatora o Ministro da Defesa.

II. Se o Procurador-Geral da Repblica cometer crime de responsabilidade, ser processado e julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

III. O Ministro de Estado que cometer crime de responsabilidade conexo com outro crime de responsabilidade cometido pelo Vice-Presidente da Repblica ser processado e julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

d) poder ajuizar arguio de descumprimento de preceito fundamental perante o Supremo Tribunal Federal, em face da Unio Federal, diante da violao direta de direito fundamental de acesso informao.

Est correto o que se afirma APENAS em

e) poder ajuizar mandado de injuno junto ao Supremo Tribunal Federal, por se tratar de direito fundamental dependente da edio de norma regulamentadora.

a) I.

b) II.

1 Q418 Prova(s): FCC - 2007 - TJ-PE - Analista Judicirio - rea Administrativa FCC - 2007 - TJPE - Analista Judicirio Com relao aos princpios constitucionais da Administrao Pblica, considere: I. A Constituio Federal probe expressamente que conste nome, smbolo ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridade ou servidores pblicos em publicidade de atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos. II. Todo agente pblico deve realizar suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento funcional. As afirmaes citadas correspondem, respectivamente, aos princpios da

c) I e III.

d) I e II.

e) II e III.

10 Q270061 Prova(s): FCC - 2012 - PGM-Joao Pessoa-PB - Procurador Municipal Recentemente, um historiador que investiga a participao do Brasil na 2a Guerra Mundial (19421945) solicitou ao Gabinete do Ministrio da Defesa informaes referentes ao material blico adquirido

a) impessoalidade e eficincia.

b) publicidade e moralidade.

c) controle da concorrncia e fixao de tarifas em setores regulados.

c) legalidade e impessoalidade.

d) priso de depositrio infiel.

d) moralidade e legalidade.

e) interdio de estabelecimentos comerciais.

e) eficincia e publicidade. 4 Q33281 Prova(s): FCC - 2006 - SEFAZ-PB Auditor Fiscal de Tributos Estaduais - Prova 1 Determinada prefeitura municipal realiza obra pblica, tendo por objetivo o fechamento de rua ao trfego de veculos e a criao de passeio de pedestres. Essa obra, porm, est em desacordo com a legislao urbanstica, que no permite restries circulao de veculos naquela regio especfica da cidade. Tampouco h regulamentos ou normas do poder executivo que amparem essa providncia. A realizao da obra pblica, nessas condies, equivale a ato administrativo

2 Q22985 Prova(s): FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Analista Judicirio - rea Administrativa A prestao de servios pblicos, na forma prevista pela Constituio Federal,

a) incumbe sempre ao Poder Pblico, no podendo ser realizado por particulares.

b) pode ser atribuda ao particular, dispensada a licitao quando se tratar de permisso.

a) material, passvel de impugnao por meio de ao popular.

c) incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob o regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao.

b) material, no passvel de impugnao por meio de ao popular.

d) facultada aos particulares, independentemente de licitao, com base no princpio da livre iniciativa.

c) normativo, passvel de impugnao por meio de ao popular.


e) cabe exclusivamente ao Poder Pblico, quando tiver carter essencial, e quando passvel de remunerao, por tarifa cobrada diretamente do usurio.

d) normativo, no passvel de impugnao por meio de ao popular.

e) complexo, passvel de impugnao por meio de ao popular.

3 Q22989 Prova(s): FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Analista Judicirio - rea Administrativa So exemplos de atuao concreta da Administrao Pblica fundada no poder de polcia em sentido estrito:

5 Q33283 Prova(s): FCC - 2006 - SEFAZ-PB Auditor Fiscal de Tributos Estaduais - Prova 1 A interveno na concesso de servio pblico mecanismo pelo qual

a) desapropriao de terras improdutivas.

b) penhora de bens em execuo fiscal.

a) o poder concedente assume a administrao da empresa concessionria, afastando seus administradores com o objetivo de assegurar a regularidade da prestao do servio pblico.

b) o poder concedente, verificando irregularidades na execuo contratual,

rescinde o contrato de concesso e retoma a titularidade da prestao do servio.

O poder normativo conferido Administrao Pblica compreende a

c) a Unio Federal assume a titularidade de servio pblico prestado pelos Estados ou pelos Municpios, por motivos de interesse pblico ou segurana nacional.

a) edio de decretos autnomos para criao e extino de rgos pblicos, na medida em que so traduo de seu poder de auto-organizao.

d) o concessionrio solicita ao poder concedente a reviso de clusulas contratuais, com o objetivo de manter o equilbrio econmico-financeiro da concesso.

b) edio de atos normativos de competncia exclusiva do Chefe do Executivo, tais como, decretos regulamentares, resolues, portarias, deliberaes e instrues.

e) o poder concedente assume a administrao do servio pblico, com o objetivo de assegurar a regularidade e a adequao da prestao do servio pblico.

c) promulgao de atos normativos originrios e derivados, sendo os primeiros os regulamentos executivos e os segundos, os regulamentos autnomos.

6 Q60662 Prova(s): FCC - 2010 - PGE-AM Procurador O regime jurdico das empresas pblicas e sociedades de economia mista que desempenham atividade econmica em sentido estrito estabelece que

d) promulgao de atos legislativos de efeitos concretos, desde que se refiram a objeto passvel de ser disposto por meio de decreto regulamentar.

a) a nomeao de seus dirigentes deve se dar na forma de seu estatuto social, podendo a lei condicionar tal nomeao ratificao pelo Poder Legislativo.

e) edio de decretos autnomos, restringindo-se estes s hipteses decorrentes de exerccio de competncia prpria, outorgada diretamente pela Constituio.

b) seus bens so considerados de natureza pblica, motivo pelo qual no esto sujeitos constrio judicial.

c) a remunerao de seus agentes no est sujeita ao teto constitucional, a menos que a entidade receba recursos oramentrios para pagamento de despesa de pessoal ou de custeio em geral.

8 Q99961 Prova(s): FCC - 2011 - TRT - 14 Regio (RO e AC) - Analista Judicirio - rea Judiciria De acordo com a Lei n 8.429/92, que dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional, a medida de indisponibilidade de bens

a) consiste em forma de tutela precedida de cognio plena e exauriente.

d) essas entidades devem assumir necessariamente a forma de sociedade annima.

b) destina-se a todas as modalidades de ato mprobo.

e) a licitao e a contratao de obras, servios, compras e alienaes no precisam observar os princpios da Administrao Pblica.

c) decretada pelo Ministrio Pblico.

7 Q77288 Prova(s): FCC - 2010 - TCE-RO Procurador

d) recair somente sobre o acrscimo patrimonial, na hiptese de ato mprobo que importe enriquecimento ilcito.

e) exige, para seu deferimento, apenas a prova do risco de dilapidao patrimonial.

d) perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza.

9 Q123620 Prova(s): Em relao invalidao dos atos administrativos correto afirmar que

e) receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofcio, providncia ou declarao a que esteja obrigado.

a) apenas os atos discricionrios podem ser objeto de revogao.

1 Q3833 Prova(s): Sobre a imputabilidade penal, considere: I. A emoo e a paixo excluem a imputabilidade penal. II. A embriaguez, voluntria ou culposa, pelo lcool ou substncia de efeitos anlogos, no exclui a imputabilidade penal. III. Se o agente, por embriaguez proveniente de caso fortuito ou fora maior, no possua, ao tempo da ao ou da omisso, a plena capacidade de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, a pena pode ser reduzida de um a dois teros. IV. Os menores de dezoito anos no so penalmente inimputveis porque podem ser internados pela prtica de fato definido como crime. V. O agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, pode ter a sua pena reduzida de um a dois teros. Est correto o que se afirma APENAS em

b) apenas os atos vinculados podem ser objeto de anulao.

c) a revogao por convenincia e oportunidade desobriga a Administrao de indenizar o particular lesado.

d) a anulao sempre se d em carter ex nunc e respeita os efeitos produzidos durante a vigncia do ato.

e) a revogao sempre se d em carter ex tunc e desfaz os efeitos produzidos durante a vigncia do ato, com ou sem indenizao.

10 Q263437 Prova(s): FCC - 2012 - TST Analista Judicirio - rea Judiciria NO descreve de modo completo uma conduta caracterizadora de improbidade administrativa, nos termos da Lei n 8.429/92,

a) I, II e V.

a) receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a explorao ou a prtica de jogos de azar, de lenocnio, de narcotrfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilcita, ou aceitar promessa de tal vantagem.

b) I, III e IV.

c) I e IV.

d) II e III.

b) perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a alienao, permuta ou locao de bem pblico ou o fornecimento de servio por ente estatal por preo inferior ao valor de mercado.

e) III e V.

c) adquirir bens imveis, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica.

2 Q38731 Prova(s): FCC - 2002 - MPE-PE Promotor de Justia certo que no crime progressivo h

a) pluralidade de condutas delitivas encadeadas por uma seqncia causal e certa unidade de contexto, sendo a posterior mais grave que a anterior, com desdobramento do elemento subjetivo em momentos distintos.

4 Q49549 Prova(s): FCC - 2007 - MPU - Analista - Processual Dentre os elementos do fato tpico, NO se inclui


b) um tipo penal, abstratamente considerado, que contm implicitamente outro, o qual deve necessariamente ser realizado para se alcanar o resultado.

a) o resultado.

b) a ao ou a omisso.

c) o dolo ou a culpa.

c) o cometimento de duas infraes penais, sendo a primeira menos grave que a segunda, a qual, por isso, considera-se psfato no punvel.

d) a relao de causalidade.

e) a tipicidade.

d) o cometimento de duas ou mais infraes penais, num mesmo contexto e contra a mesma vtima, com unidade de desgnios.

5 Q53094 Prova(s): FCC - 2006 - TRE-SP Analista Judicirio - rea Judiciria Com relao ao concurso de crimes, correto que,

e) um tipo penal cuja descrio encerra dois ou mais outros tipos ou que abrange outro tipo penal acrescido de fatos e circunstncias atpicas.

a) reconhecido o crime continuado, as penas de multa sero aplicadas distinta e integralmente, no se obedecendo ao sistema de exasperao, destinado somente s penas privativas de liberdade.

3 Q40143 Prova(s): FCC - 2010 - SEFIN-RO Auditor Fiscal de Tributos Estaduais Aplica-se a lei brasileira aos crimes cometidos a bordo de I. embarcaes brasileiras de propriedade privada que estejam em mar territorial estrangeiro. II. aeronaves brasileiras a servio do governo brasileiro que estejam em espao areo estrangeiro. III. embarcaes estrangeiras de propriedade privada que estejam em mar territorial brasileiro. Est correto o que se afirma APENAS em

b) no concurso formal heterogneo, o agente com duas ou mais aes provoca dois ou mais resultados, hiptese em que ser aplicada a pena do crime mais grave, aumentada de um tero at dois teros.

c) concorrendo no concurso material e no formal, uma contraveno e um crime punido com deteno ou recluso, a pena de priso simples imposta ser primeiramente cumprida, e sucessivamente as demais.

a) II e III.

b) III.

d) havendo continuao em crimes praticados com violncia, no bastando a grave ameaa, ainda que contra uma nica pessoa, o juiz dever aumentar a pena do crime-base at o triplo, observado o limite mximo de trinta anos.

c) I e II.

d) I e III.

e) II.

e) quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execuo, o agente, em vez de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responder por culpa, se o fato for previsto como crime culposo.

6 Q56649 Prova(s): FCC - 2009 - DPE-MT Defensor Pblico A respeito do concurso de pessoas, correto afirmar que

Em um crime de roubo, o ru, reincidente, teve aplicada uma pena de quatro anos de recluso em regime semiaberto levando-se em considerao as circunstncias judiciais. A deciso do juiz


a) necessria a presena no local do comparsa para a configurao do concurso de agentes.

a) afronta dispositivo legal penal sobre a fixao do regime de pena que determina a imposio de seu cumprimento em regime semiaberto e aberto a no reincidentes.

b) necessrio o ajuste prvio no concurso de pessoas.

b) afronta dispositivo legal penal sobre a fixao do regime de pena que determina a imposio de seu cumprimento apenas no regime aberto a no reincidentes.

c) o Direito Penal brasileiro adotou a teoria unitria.

d) o concurso de agentes pode verificar-se aps a consumao do delito.

c) no afronta dispositivo legal penal a teor da smula 269 do Superior Tribunal de Justia.


e) pode ocorrer coautoria sem vnculo subjetivo entre os coautores.

d) no afronta dispositivo legal desde que fundamente as circunstncias legais.

7 Q57801 Prova(s): FCC - 2009 - DPE-MA Defensor Pblico Sobre a aplicao da lei penal e da lei processual penal no tempo, desde que no sejam de natureza mista,

e) no afronta dispositivo legal penal desde que o apenado apresente, de imediato, o exame criminolgico.

9 Q59952 Prova(s): FCC - 2009 - TJ-GO - Juiz Em relao ao crime continuado,

a) vigora apenas o mesmo princpio da irretroatividade.

b) vigora apenas o mesmo princpio da ultratividade da lei mais benfica.

a) inaplicvel a lei penal mais grave, ainda que a sua vigncia seja anterior cessao da continuidade, consoante posio do Superior Tribunal de Justia.


c) vigoram princpios diferentes em relao a cada uma das leis.

d) vigoram princpios diferentes em relao a cada uma das leis, salvo ultratividade da lei mais benfica.

b) cabvel a suspenso condicional do processo, ainda que a soma da pena mnima da infrao mais grave com o aumento mnimo de um sexto seja superior a um ano, de acordo com entendimento sumulado do Superior Tribunal de Justia.

e) vigoram os mesmos princpios da irretroatividade e da ultratividade da lei mais benfica.

c) possvel a identificao de sua modalidade especfica, prevista no art. 71, pargrafo nico, do Cdigo Penal, com o aumento da pena de uma das infraes at o triplo, se cometidas contra a mesma vtima.

8 Q57806 Prova(s): FCC - 2009 - DPE-MA Defensor Pblico

d) o aumento da pena, no caso do art. 71, caput, do Cdigo Penal, deve levar em conta o nmero de infraes cometidas, segundo majoritrio entendimento jurisprudencial.

e) inadmissvel o seu reconhecimento nos crimes dolosos contra a vida.

e) expedir ofcio ao juzo deprecante comunicando a circunstncia e aguardar resposta com as providncias que deva tomar.

10 Q77959 Prova(s): FCC - 2010 - TCE-AP Procurador O erro em matria penal

a) afasta a culpabilidade, se o engano recai sobre elemento do tipo penal.

2 Q5208 Prova(s): FCC - 2007 - TRF-2R Analista Judicirio - rea Judiciria Recebendo noticia criminis de crime em que a ao penal depende de representao, a Autoridade Policial, depois de lavrar boletim de ocorrncia, deve


b) exclui sempre o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei.

a) instaurar o inqurito policial e aguardar a representao da vtima ou seu representante legal.


c) reflete na culpabilidade, de modo apenas a atenula, se o engano incide sobre elemento do tipo penal.

b) instaurar o inqurito policial e intimar a vtima ou seu representante legal para oferecer a representao.


d) afasta a tipicidade, se o engano incide sobre a ilicitude do fato.

c) aguardar a representao para instaurar o inqurito policial.


e) reflete na culpabilidade, podendo inclusive exclu-la, se o engano recai sobre a ilicitude do fato.

d) remeter o boletim de ocorrncia ao Ministrio Pblico para ser colhida a representao da vtima ou seu representante legal.

1 Q5170 Prova(s): FCC - 2007 - TRF-2R Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados Expedida carta precatria para citao do ru, se ele estiver em territrio sujeito a outro juiz que no o deprecado, este

e) remeter o boletim de ocorrncia ao Juiz de Direito para ser colhida a representao da vtima ou seu representante legal.

a) devolver os autos da precatria ao juzo deprecante com a informao sobre o paradeiro do ru, mesmo que haja tempo para fazer a citao.

3 Q12065 Prova(s): FCC - 2008 - TRF-5R Analista Judicirio - rea Judiciria A respeito do processo referente a infraes de menor potencial ofensivo perante o Juizado Especial Criminal, INCORRETO afirmar que

b) remeter os autos para o juiz da comarca onde se encontra o ru, para que seja efetivada a diligncia, desde que haja tempo para fazer a citao.

a) os embargos de declarao, quando opostos contra sentena, suspendero o prazo para o recurso.

c) mandar o oficial de justia cumprir a precatria na comarca onde o ru se encontra.

b) a competncia do Juizado ser determinada pelo lugar em que foi praticada a infrao penal.

d) expedir ofcio ao juzo deprecante solicitando aditamento da precatria com o novo endereo do ru.

c) o procedimento sumarssimo pode ser instaurado por denncia oral oferecida pelo Ministrio Pblico.

d) a sentena dever mencionar os elementos de convico do juiz, dispensado, porm, o relatrio.

Pblico e ter, em caso de crimes hediondos e equiparados, prazo de trinta dias, no se admitindo prorrogao.

e) o no oferecimento da representao na audincia preliminar implica na decadncia desse direito.

e) de representao da autoridade policial ou de requerimento do Ministrio Pblico, e ter, na hiptese de crimes hediondos e equiparados, prazo de trinta dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade.

4 Q59715 Prova(s): FCC - 2009 - TJ-MS - Juiz Devem ser intimados pessoalmente o 6 Q59968 Prova(s): FCC - 2009 - TJ-GO - Juiz A priso preventiva

a) Ministrio Pblico e o advogado do assistente.

a) pode ser decretada como garantia da ordem pblica, mas no da econmica.

b) defensor nomeado e o advogado do querelante.

c) advogado do assistente e o defensor pblico.

b) obrigatria no caso de ru citado por edital e que no constituiu defensor, nos termos do art. 366 do Cdigo de Processo Penal.

d) defensor nomeado e o Ministrio Pblico.

c) no admite revogao por excesso de prazo para o trmino da instruo, medida cabvel apenas para o relaxamento de flagrante.

e) advogado do querelante e o defensor pblico.

d) no cabvel se houver apresentao espontnea do acusado autoridade.

5 Q59720 Prova(s): FCC - 2009 - TJ-MS - Juiz A priso temporria ser decretada pelo Juiz, em face

e) pode recair sobre acusado primrio e de bons antecedentes.

a) apenas de representao da autoridade policial, e ter prazo de cinco dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade.

b) apenas de requerimento do Ministrio Pblico, e ter prazo de cinco dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade.

7 Q61012 Prova(s): FCC - 2010 - DPE-SP Defensor Pblico assinale a alternativa correta em relao ao assunto indicado. Decretao da priso preventiva.


c) de representao da autoridade policial ou de requerimento do Ministrio Pblico, e ter, em qualquer caso, prazo de trinta dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade.

a) A primariedade e os bons antecedentes do acusado so elementos que impedem a decretao da priso preventiva porque demonstram a baixa periculosidade do ru e afastam o risco ordem pblica.

d) de representao da autoridade policial ou de requerimento do Ministrio

b) A credibilidade da justia afetada pela demora na soluo das causas penais no pode ser elemento de fundamentao para a priso preventiva decretada para a garantia da ordem pblica.

c) No procedimento do jri, tendo o acusado respondido preso ao sumrio da culpa, a manuteno de sua priso provisria, quando o magistrado decide levar o ru a julgamento popular, medida que no exige nova fundamentao.

c) s pode ser decretada no curso da ao penal, se houver prova da materialidade do delito e indcios veementes da autoria.


d) A gravidade em abstrato do delito capitulado na denncia, quando significativa, fundamento que pode ser suficiente para fundamentar a priso preventiva.

d) uma modalidade de priso cautelar, cuja finalidade assegurar uma eficaz investigao policial, quando se tratar da apurao de infrao penal de natureza grave.


e) No acrdo confirmatrio da condenao, desnecessria a fundamentao acerca dos requisitos de cautelaridade da priso preventiva porque os recursos especial e extraordinrio no possuem efeito suspensivo por fora de lei.

e) pode ser prorrogada tantas vezes quantas forem necessrias, desde que seja imprescindvel para a investigao do delito.

8 Q61204 Prova(s): FCC - 2010 - TRE-RS Analista Judicirio - rea Administrativa A priso preventiva poder ser decretada se o Juiz verificar, alm de outros requisitos, ter o agente cometido

10 Q164798 Prova(s): FCC - 2008 - MPE-RS Assessor - Direito A vtima ou quem tiver qualidade para represent-la poder ajuizar a ao penal privada subsidiria da pblica se o representante do Ministrio Pblico

a) requerer a devoluo dos autos polcia para diligncias complementares imprescindveis ao oferecimento da denncia.

a) crime sob estado de necessidade.

b) crime culposo.

b) requerer o arquivamento, contrariando a prova indiciria colhida no inqurito.

c) crime, mesmo antes do oferecimento da denncia.

c) deixar se escoar sem manifestao o prazo legal para oferecimento de denncia.

d) crime, mesmo depois de prolatada a sentena.

e) contraveno.

d) suscitar conflito de atribuies a ser dirimido pela Procuradoria-Geral de Justia.

9 Q86899 Prova(s): A priso temporria

e) argir, dentro do prazo legal para oferecimento de denncia, exceo de litispendncia.

a) no possibilita a liberao do agente pela autoridade policial sem alvar de soltura expedido pelo juiz que a decretou, ainda que tenha terminado o prazo de sua durao.

b) pode ser decretada pelo juiz de ofcio, independentemente de representao da autoridade policial.

Вам также может понравиться