Вы находитесь на странице: 1из 6

UNESA - Universidade Estcio de S Design de Interiores Detalhamento de Mobilirio Prof.

Flavia Simonini Campos

Desenho e detalhamento de mveis


28 Setembro 2008, por LD&DA Paulo Oliveira Uma das maiores dificuldades e que tambm muito tempo na hora de projetar, alm de gerar muitos problemas na execuo de um projeto so os mveis serem confeccionados especificamente para o ambiente.

O principal problema ou falha para o projetista est no desenho e detalhamento. Muitos profissionais no levam em considerao ou no do a devida importncia parte de detalhamentos. E esta parte do projeto que ir concretizar e enfatizar a qualidade do mesmo. esta parte que far a diferena no resultado final. comum vermos profissionais entregando esboos, croquis ou at mesmo projetos bastante falhos, com falta de informaes aos marceneiros e montadores. Muitos entregam pranchas com elevaes, cortes e uma perspectiva bsica. Tudo devidamente cotado. E apenas isso.

Porm, para que o projeto seja confeccionado devidamente e com qualidade, outros detalhes devem ser mostrados no projeto: outras formas de expresso, detalhamentos minuciosos, para garantir que tudo saia exatamente como imaginado, criado e planejado. Detalhes ergonmicos devem ser tratados com o devido cuidado e ateno.

Primeiro temos de ter conscincia de que ser preciso fazer um desenho detalhado de todas as peas que comporo o produto final. Estes desenhos tem de ser cotados, com cortes e vistas. No basta apenas as elevaes e cortes gerais do produto final. Sem isso podem ocorrer erros crassos na execuo.

Devemos tambm mostrar detalhes pertinentes ao funcionamento e manuseio do produto. Isso fundamental para quem est confeccionando o seu produto. E tambm para o cliente conseguir visualizar o que ter em mos posteriormente.

Alm da perspectiva manual, faz-se necessrio hoje em dia o uso das perspectivas em 3D que facilitaro a visualizao do produto final por quem a estar confeccionando.

Devemos tambm no nos esquecer das perspectivas explodidas. Estas devem ser bastante claras para que o executor possa visualizar e entender perfeitamente como dever ser feita a montagem, onde entra e encaixa-se cada elemento. Na imagem acima cadeira de Mauricio Azeredo no h uso de ferragens. So apenas encaixes. Porm, quando existem parafusos e outros metais e materiais, estes devem fazer parte da perspectiva explodida.

Quando trabalhamos com juntas, as mesmas devem ser milimetricamente detalhadas para que no haja erro na execuo.

Outro detalhe importante, so as ferragens (parafusos, dobradias, soldas, etc.) que devem ser facilmente visualizados no desenho, a sua locao e, por vezes, forma de colocao/aplicao. Estes itens, alm de detalhados nos desenhos, devem fazer constar em um memorial descritivo.

Lembro que este tipo de detalhamento no se faz necessrio apenas em projetos de mveis, mas sim de qualquer outro produto ou equipamento desenvolvido especificamente e tambm em gesso, projeto luminotcnico, hidrulico e outros que se fizerem presentes no projeto.

Bom trabalho!!!

Fonte:
http://paulooliveira.wordpress.com/2008/09/28/desenho-e-detalhamento-de-moveis/, em 17/08/09.

Вам также может понравиться