Вы находитесь на странице: 1из 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMANAS UNIDADE ACADMICA DE ARTE E MDIA DISCIPLINA: Anlise do Filme Cinematogrfico PROFESSOR:

Helton Paulino ALUNA: Maria Raquel Alves da Silva


Anlise do filme O Encouraado Potenkim cena da escadaria de Odessa

Filme de 1925 dirigido pelo russo Sergei Eisenstein. dividido em cinco partes: O Homem e os Vermes, Drama no Porto, Um Homem Demanda Justia, As Escadarias de Odessa e O Encontro com a Esquadra. Na histria, um grupo de marinheiros so levados at seus limites quando so obrigados a comerem carne estragada, que de acordo com o oficial mdico da embarcao, Smirnov, estava em boas condies de consumo. Na segunda parte, o capito, decidido a abafar quaisquer tentativas de revolta decide que aqueles que no gostaram da sopa oferecida na refeio sero mortos; a isso ope-se o marujo Vakulintchuk e inicia-se o motim, que termina com sua morte e a vitria dos marujos (sendo representada como a vitria do proletariado contra o czarismo). Os vencedores e sobreviventes deslocam-se para Odessa, onde ocorrer a ao que ser analisada nesse texto. O filme j se inicia imprimindo um ritmo gil de takes de ondas que so cortadas de acordo com o andamento da msica. Muito desse ritmo se mantm durante o resto do filme, inclusive sobre a parte estudada por essa anlise, referente ao momento de conflito na escadaria de Odessa. Essa cena especfica deveras contrastante tanto imageticamente quando sonoramente com sua cena anterior: a chegada dos marujos ao porto, onde o repouso tanto do som quanto da planificao enfatizam a sensao de vitria e segurana, mas que inquieta-se com a chegada dos soldados do Czar. A alegria dos rostos (geralmente inseridos em planos conjuntos fechados) dos habitantes da cidade ao recepcionarem os marujos agora do espao a planos inicialmente mais abertos, que mostram o desespero generalizado que o ataque surpresa das tropas desencadearam.

Ainda sobre a sua cena que precede, ela marcada por um clima de repouso, como nos takes dos barcos agrupados deslocando-se para o porto, simbolizando a chegada dos revolucionrios russos, enquanto que paralelamente a populao da cidade os espera de forma alegre e esperanosa. Ideologicamente falando h um sistema hierrquico nessa situao: representando o Czar e todo o conservadorismo imperial, seus soldados esto l para destruir aqueles que se opem ao sistema que eles seguem. A populao de Odessa, ao apoiar pessoas advindas de um motim nos mostra a benevolncia que a populao menos abastada possui com a revoluo, querendo participar da mesma em busca de melhores condies de vida e condies mais justa de vida, longe da opresso czarista. Mesmo que Eiseinstein trabalhe mais na nfase do personagem coletivo, nota-se que algumas personagens se destacam entre os demais, trazendo momentos de individualidade trama (como Vakulintchuk faria na parte dois do filme): a criana pisoteada, sua me segurando-o morto e indo em direo aos soldados e a outra me com o seu beb que assassinada enquanto o carrinho de seu filho desliza sobre as escadarias. Em ambos os casos suas participaes encerram-se com suas mortes, abrindo espao novamente para que a coletividade da situao seja o foco principal. Uma pequena exceo nesse caso seria o caso do marujo Vakulintchuk: ainda que estivesse morto, possuiu destaque devido a placa que foi inserida em seu peito, uma denncia contra a crueldade e injustia que aqueles homens sofreram atravs da mensagem Assassinado por um prato de sopa. Em primeiro momento, a montagem intercala momentos de reao conjunta (planos abertos da correria desenfreada dos moradores) e reao individuais ou de um pequeno grupo (homem que cai morto no cho, pessoas escondidas nas escadarias, geralmente em planos conjuntos). Esse processo denota a condio irracional do momento, a brutalidade desmedida dos soldados e a loucura das massas, simbolizada pelo pisoteamento da criana nas escadarias. A desumanizao do ser humano em grupo, causado por sua situao de poder recebida representada pelo assassinato da me do beb, atravs do contraste de suas mos ainda limpas aps o tiro e logo depois ensangentadas. Toda essas aes desencadeiam o sentimento de injustia de um povo desarmado sendo perseguido e morto por soldados armados; Eisenstein trabalha com esse sentimento desde o princpio do longa metragem e nos leva aos extremos dessa sensibilidade, como na questo dos vermes na carne e a desigualdade das relaes hierrquicas dentro do encouraado.

Figura 1: Sequncia de takes da cena da morte da me do beb. Entre o primeiro e terceiro take, uma plano aberto do contnuo massacre; enquanto essa personagem morre, outras tantas continuam a perecer diante das tropas russas.

Eiseinstein no possua preocupaes com questes mais plsticas da fotografia, como se o take estava subexposto ou superexposto, ou melhor, ele no se preocupava dessa forma que ns nos preocupamos atualmente, no cinema contemporneo, em que consideramos questes como sub e superexposio, quebra de eixo e falhas de continuidade erros tcnicos graves; aqui o diretor os utilizou ao seu favor, atravs da relao de linhas imaginrias que contribuam na composio de cada take. O diretor (tambm montador de seus filmes) se preocupava com o ritmo da cena e representava o mesmo atravs da montagem. Em geral, seus planos costumam durar poucos segundos e sempre desencadeiam um avano daquilo que ele deseja contar, como exemplo temos a breve cena da correria inicial dos habitantes de Odessa para longe dos soldados russos. Nessa cena, tambm h uma grande quantidade de takes justapostos rapidamente com a cmera esttica que imprimem sensao de movimento a cena. No fim, por mais restrita que seja a mensagem do filme (encomendado pela Unio Sovitica para comemorar os 20 anos do levante Potemkin), a mensagem um por todos, todos por um que, alis, tambm o seu leitmotiv prevalece com sua significao universal.

Вам также может понравиться