Вы находитесь на странице: 1из 84

REGIMENTO INTERNO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA QUINTA REGIO (atualizado pelas Resolues Administrativas TRT5 n 59/2007, 03/2008, 15/2008,

22/2008, 59/2008, 25/2009, 57/2009, 35/2010, 09/2011, 38/2011, 42/2012, 50/2012, 05/2013 e 31/2013)

TTULO I DO TRIBUNAL

CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 So rgos da Justia do Trabalho da Quinta Regio: I II o Tribunal Regional do Trabalho; os Juzes do Trabalho.

Art. 2 O Tribunal Regional tem sede na cidade de Salvador e jurisdio no territrio do Estado da Bahia. Art. 3 As Varas do Trabalho tm sede e jurisdio fixadas em lei e esto, administrativamente, subordinadas ao Tribunal. Art. 4 Nas localidades no compreendidas na jurisdio das Varas do Trabalho, os Juzes de Direito so os rgos de Administrao da Justia do Trabalho.

CAPTULO II DA ORGANIZAO DO TRIBUNAL Art. 5 O Tribunal composto por vinte e nove Desembargadores, nomeados pelo Presidente da Repblica, com atribuies e competncias definidas na Constituio Federal, nas leis da Repblica e neste Regimento. Art. 6 So rgos do Tribunal:

I - o Tribunal Pleno; II - o rgo Especial; III - a Seo Especializada em Dissdios Coletivos; IV - as Sees Especializadas em Dissdios Individuais (I e II); V - as Turmas; VI - a Presidncia; VII - a Vice-Presidncia; VIII - a Corregedoria; IX - a Vice-Corregedoria; X - o Juzo de Conciliao de Segunda Instncia. XI - a Escola Judicial. Art. 7 A Presidncia, a Vice-Presidncia, a Corregedoria Regional e a ViceCorregedoria Regional so cargos de direo do Tribunal. Art. 8 A Escola Judicial est vinculada Presidncia do Tribunal e objetiva, na forma do Regulamento, o aprimoramento tcnico-cultural de magistrados e a capacitao e desenvolvimento de servidores na rea jurdica. (alterado pela RA n 59/2008, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 3/12/2008) 1 O Diretor e o Vice-Diretor da Escola Judicial sero eleitos entre os Desembargadores do Trabalho, pelo Tribunal Pleno quando da escolha dos desembargadores integrantes da Mesa Diretora do Tribunal com mandato de 2 (dois) anos. (includo pela RA n 31/2013, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 22/8/2013) 2 Os membros da Comisso de Vitaliciamento sero eleitos entre os Desembargadores do Trabalho, pelo Tribunal Pleno quando da escolha dos desembargadores integrantes da Mesa Diretora do Tribunal com mandato de 2 (dois) anos. (includo pela RA n 31/2013, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 22/8/2013) 3 A posse dar-se- perante o Presidente do Tribunal, no primeiro dia til subseqente posse da Mesa Diretora. (includo pela RA n 31/2013, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 22/8/2013) Art. 9 O Tribunal tem o tratamento de egrgio Tribunal e seus membros, com a designao de Desembargadores do Trabalho, o de Excelncia. (alterado pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012).

Art. 10. Os Desembargadores usaro vestes talares nas sesses, na forma e modelo aprovados pelo Tribunal. Pargrafo nico. A toga de gala ser usada nas sesses solenes do Tribunal destinadas posse da Mesa Diretora, dos Desembargadores nomeados para compor o Tribunal e naquelas designadas para a entrega das Comendas da Ordem do Mrito Judicirio do Trabalho da Bahia. Art. 11. O Tribunal funcionar em composio plena, dividido em rgo Especial, Seo Especializada em Dissdios Coletivos, Sees Especializadas em Dissdios Individuais e em Turmas. Art. 12. Haver sempre Desembargador plantonista, nos expediente forense, que apreciar as medidas urgentes mento do direito ou assegurar a liberdade de locomoo, bem liminar em dissdio coletivo de greve. (alterado pela Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009). dias sem destinadas a evitar o pereci como para apreciar medida RA n 25/2009, publicada no

1 O Desembargador plantonista no ficar vinculado ao processo em que atuou, devendo ser os autos, no primeiro dia til subseqente ao planto, encaminhados ao Servio de Distribuio. 2 No perodo do recesso, as atividades do planto da segunda instncia sero exercidas pelos Desembargadores integrantes da Mesa Diretora e, nos finais d e semana e feriados, por aqueles no integrantes, em sistema de rodzio, observando-se a ordem decrescente de antiguidade. O planto no exceder de dois dias por Desembargador. (alterado pela RA n 59/2007, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 04/12/2007). 3 O acionamento do Desembargador plantonista dar-se- por meio de comunicao que ser publicada no Dirio Oficial e no site do Regional e afixada na sede do Tribunal, com as seguintes informaes: a) nome do Desembargador de planto; b) nome do servidor a ele vinculado; c) nmeros dos telefones de contato. 4 O Desembargador plantonista permanecer de sobreaviso, no havendo necessidade de sua permanncia no prdio sede do Tribunal. 5 Coincidindo a ordem de designao com o perodo de gozo de frias ou de afastamento do Desembargador, este ser substitudo pelo Desembargador convocado que o estiver substituindo; caso no haja substituto, ficar prorrogada a ordem de designao para o primeiro planto subseqente ao seu retorno. 6 Durante o Planto no sero apreciados pedidos de levantamento de importncia em dinheiro ou valores nem liberao de bens apreendidos. (inserido pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009).

7 Os Desembargadores e Juzes de planto permanecem nessa condio mesmo fora dos perodos previstos neste artigo podendo excepcionalmente atender em domicilio. (inserido pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009). 8 Durante todo o perodo de planto ficar disposio do Juiz ou Desembargador um Oficial de Justia indicado por escala pblica ou escolhidos de comum acordo pelo Plantonista. (inserido pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009). Art. 13. Para efeitos legais, regimentais e administrativos, a antigidade dos Desembargadores ser apurada mediante a seguinte ordem de preferncia: a) pela nomeao, quando promovido; b) pela posse, quando nomeado; c) pela antigidade na carreira, na forma do 2 do artigo 80 da Lei Complementar n 35, de 14 de maro de 1979; d) pelo tempo de servio prestado ao Poder Judicirio, ao Ministrio Pblico, ou exercido em cargo pblico privativo de Bacharel em Direito, exceto para fim de promoo, segundo o disposto no artigo 9 da Lei n 5.442, de 24 de maio de 1968; e) pela classificao em concurso para cargo de Juiz de Trabalho Substituto; f) pela classificao em concurso para cargo pblico privativo de bacharel em direito; g) pela idade. Pargrafo nico. Ocorrendo posse simultnea de dois ou mais Desembargadores, promovidos na mesma data, a antigidade ser apurada levando-se em considerao a ordem constante da ltima lista de antigidade publicada pelo Tribunal. Art. 14. O Presidente, o Vice-Presidente, o Corregedor Regional, o ViceCorregedor Regional e os demais Desembargadores tomaro posse perante o Tribunal Pleno e prestaro compromisso de cumprir os deveres do cargo, em conformidade com a Constituio e as leis da Repblica, lavrando-se o respectivo termo, que ser assinado pelo empossado, pelo Presidente da sesso e pelo Diretor da Secretaria. 1 A requerimento do interessado, a posse poder efetivar-se perante o Presidente do Tribunal, ad referendum do Tribunal Pleno. 2 A posse dever ocorrer dentro de 30 (trinta) dias, contados da publicao do ato da nomeao, prorrogveis por igual perodo, em decorrncia de motivo relevante, a critrio da Presidncia do Tribunal, excetuada a hiptese de promoo.

3 O exerccio poder ocorrer em at 30 (dias), contados da data da posse, quando ambos no forem concomitantes. Art. 15. No podero integrar o mesmo rgo fracionrio do Tribunal nem atuar, simultaneamente, inclusive no Tribunal Pleno, em julgamento, cnjuges, companheiros, parentes consangneos ou afins, em linha reta ou colateral, at o terce iro grau. 1 A incompatibilidade ser resolvida pelo critrio de antiguidade, exceto quando o Desembargador mais novo for Relator ou Revisor, hipteses em que o mais antigo no participar do julgamento. 2 A vedao a que se refere o caput deste artigo restringe-se ao julgamento de matria judiciria, recursos administrativos e infraes disciplinares.

CAPTULO III DA ADMINISTRAO DO TRIBUNAL Art. 16. O Presidente, o Vice-Presidente, o Corregedor Regional e o ViceCorregedor Regional sero eleitos, entre os Desembargadores mais antigos, em nmero correspondente ao dos cargos de direo, com mandato de dois anos, proibida a reeleio. 1 A eleio para a Mesa Diretora do Tribunal proceder-se- mediante escrutnio secreto, em sesso extraordinria do Tribunal Pleno, que ser realizada no mnimo 60 (sessenta) dias antes do trmino do mandato de seus antecessores. (alterad o pela RA n 38/2011, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 30/8/2011) 2 No havendo quorum, proceder-se- eleio em outra sesso, convocada para o primeiro dia til seguinte. 3 Considerar-se-, inclusive para formao do quorum, o voto do Desembargador que, no estando impedido de votar, remet-lo em sobrecarta fechada, que ser aberta, na sesso, pelo Presidente, depositada a cdula na urna, sem quebra d o sigilo. 4 Considerar-se- eleito o Desembargador que obtiver a maioria simples dos votos dos Desembargadores habilitados a votar. 5 Em caso de empate, proceder-se- a novo escrutnio, na mesma sesso. Persistindo o empate, proclamar-se- eleito o Desembargador mais antigo no Tribuna l ou, sendo igual a antigidade, o mais idoso. 6 obrigatria a aceitao do cargo, salvo recusa manifestada e acolhida antes da eleio.

7 A recusa do Desembargador a concorrer eleio para cargo de direo do Tribunal ser apresentada at o momento de sua realizao, devendo, em seguida, sobre ela manifestar-se o Tribunal Pleno. 8 A posse ocorrer no dia 5 (cinco) de novembro do binio a extinguir-se, salvo se coincidir a data com ausncia de expediente na Justia do Trabalho ou circunstncia de fora maior, casos em que se efetivar a posse no primeiro dia til seguinte ou possvel, prorrogando-se o mandato anterior. Art. 17. O Desembargador que houver exercido quaisquer cargos de direo por 4 (quatro) anos, excludas as frias, ou o de Presidente, no mais figurar entre os elegveis, at que se esgotem todos os nomes na ordem de antigidade. Art. 18. Os Presidentes das Sees Especializadas em Dissdios Individuais e das Turmas sero eleitos, dentre os membros titulares, na primeira sesso que se seguir posse da nova Mesa Diretora do Tribunal, tambm com mandato de 2 (dois) anos e posse imediata. Pargrafo nico. Os Presidentes das Sees Especializadas em Dissdios Individuais e Turmas tomaro posse, prestando, na ocasio, o respectivo compromisso. Art. 19. Na hiptese de vacncia dos cargos de Presidente do Tribunal, Vice-Presidente, Corregedor Regional, Vice-Corregedor Regional, Presidentes de Sees Especializadas em Dissdios Individuais e de Turmas, antes de completado o primeiro ano de mandato, a eleio para preenchimento da vaga correspondente ser realizada na primeira sesso que se seguir, em prazo no superior a 10 (dez) dias, c om posse imediata, concluindo o eleito o tempo de mandato do antecessor. Art. 20. Ocorrendo vacncia durante o segundo ano de mandato, procederse- do seguinte modo: I - com relao aos cargos de Presidente do Tribunal e Corregedor Regional, a vaga ser preenchida pelo Vice-Presidente ou pelo Vice-Corregedor Regional, respectivamente, no implicando esta substituio impedimento para concorrer aos mencionados cargos no perodo seguinte; II - com respeito s Presidncias de Sees Especializadas em Dissdios Individuais e de Turmas, o respectivo cargo ser ocupado pelo Desembargador mais antigo delas integrante; III - relativamente aos cargos de Vice-Presidente ou de Vice-Corregedor Regional, a vaga ser preenchida pelo Desembargador mais antigo, em exerccio, que no tenha sido eleito Presidente ou exercido cargo de direo por 4 (quatro) anos, excludas as frias, ficando desvinculado da respectiva Turma e, se for a hiptese, tambm da Seo Especializada em Dissdios Coletivos ou da respectiva Seo Especializada em Dissdios Individuais. Art. 21. O Presidente, o Vice-Presidente, o Corregedor Regional e o ViceCorregedor Regional, nesta ordem, tero preferncia para escolher a Turma e, se for o caso, a Seo Especializada em Dissdios Individuais que passaro a integrar, ao fim de

seus mandatos, de acordo com as vagas existentes, devendo manifestar a opo at o ltimo dia til do exerccio do cargo. Art. 22. Em caso de afastamento definitivo de membro do Tribunal, o Desembargador nomeado, ou promovido, integrar a Seo Especializada em Dissdios Individuais e a Turma em que houver vaga.

CAPTULO IV DO TRIBUNAL PLENO Art. 23. O Tribunal Pleno composto pela totalidade dos seus Desembargadores efetivos. Art. 24. Compete ao Tribunal Pleno, alm de outras atribuies previstas em lei e neste Regimento Interno: I processar e julgar, originariamente:

a) as argies de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder pblico opostas a processos de sua competncia originria, b) as excees de impedimento ou suspeio argidas contra seus membros, c) as excees de incompetncia que lhe forem opostas, d) o habeas corpus e o habeas data em processos de sua competncia, e) os mandados de segurana impetrados contra seus prprios atos, f) as aes rescisrias de seus acrdos, g) os agravos regimentais interpostos a despachos do Presidente do Tribunal, em matria judiciria de competncia do Tribunal Pleno, quando no atacveis por recursos previstos em lei processual; II julgar em fase recursal:

a) os embargos de declarao opostos a seus acrdos, b) os agravos regimentais opostos a decises de seus membros, c) as habilitaes incidentes, as argies de falsidade, as excees de impedimento e de suspeio vinculadas a processos pendentes de deciso, d) os incidentes de uniformizao da jurisprudncia,

e) as restauraes de autos em processos de sua competncia; III - determinar aos Juzes de primeira instncia a realizao dos atos processuais e das diligncias necessrias ao julgamento dos feitos de sua competncia; IV - fiscalizar o cumprimento de suas prprias decises; V - dar cincia Corregedoria de atos considerados atentatrios boa ordem processual; VI - homologar acordos celebrados em processos de sua competncia; VII - eleger o Presidente do Tribunal e demais cargos da Mesa Diretora, dando-lhes posse; VIII - dar posse aos membros do Tribunal; IX - delegar matrias de sua competncia ao rgo Especial; X - elaborar as listas trplices, no prazo de 30 (trinta) dias, a partir do recebimento das listas sxtuplas, enviadas pela Ordem dos Advogados do Brasil e pe lo Ministrio Pblico do Trabalho, para preenchimento das vagas do Quinto Constitucional, atravs de votao, em sesso pblica, devendo cada Desembargador proferir voto nominal, aberto e fundamentado; integraro a lista os trs candidatos mais votados; havendo empate, far-se- nova eleio, a qual concorrero somente os candidatos empatados; persistindo o empate incumbir ao Presidente do Tribunal o v oto de qualidade. (alterado pela RA n 22/2008, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 14/04/2008). a) para o cumprimento do acima estabelecido, quando do recebimento da lista sxtupla, o Presidente do Tribunal publicar edital concedendo prazo de dez (1 0) dias para que cada candidato, querendo, apresente currculo pessoal com as informaes que julgue pertinentes para aferio de sua qualificao. (alterado pela RA n 22/2008, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 14/04/2008). XI - votar as listas trplices de acesso, por merecimento, de Juzes do Trabalho Substitutos a Juiz Titular de Vara do Trabalho e de Juzes Titulares de V ara do Trabalho a Desembargador do Trabalho; (alterado pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012). XII - decidir sobre o nome do Juiz que deva ser promovido por antigidade; XIII - decidir sobre as ausncias de seus Desembargadores, quando superiores a 3 (trs) sesses consecutivas; XIV - resolver as questes de ordem que lhe forem submetidas; XV - exercer, em geral, no interesse da Justia do Trabalho, as demais atribuies que decorram de sua jurisdio;

XVI - autorizar, por proposta do Presidente do Pleno, a prtica pela Secretaria de atos de administrao e de mero expediente sem carter decisrio, na forma do artigo 93, XIV, da Constituio Federal; XVII - elaborar e alterar seu Regimento; XVIII Eleger os membros da Comisso de Vitaliciamento, o Diretor e o Vice-Diretor da Escola Judicial. (includo pela RA n 31/2013, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 22/8/2013) Pargrafo nico. Somente ser apreciada pelo Tribunal Pleno a matria administrativa que tiver sido levada a conhecimento dos Desembargadores com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas, ressalvados, a critrio do Pleno, o s casos excepcionais quando no se tratar de processo com relator sorteado. Art. 25. Os Desembargadores do Tribunal podero, mediante comunicao dirigida ao seu Presidente, subscrita por, pelo menos, metade mais um dos seus integrantes, convocar o Tribunal Pleno, para deliberar sobre matria da sua competn cia em dia e hora que designarem, desde que apresentada ao Presidente e este no a ten ha deferido. Art. 26. Compete ao Presidente do Tribunal Pleno: I - fixar dia e hora para a realizao das suas sesses ordinrias; II - aprovar as pautas de julgamento organizadas pelo Diretor da Secretaria; III - dirigir os trabalhos, submetendo discusso e votao as matrias que devam ser examinadas, inclusive os processos a serem julgados, apurando os votos emitidos e proclamando os resultados dos respectivos julgamentos, sendo substitud o nas ausncias e impedimentos, sucessivamente, pelo Vice-Presidente, pelo Corregedo r Regional, pelo Vice-Corregedor Regional ou pelo Desembargador mais antigo, observado o disposto no inciso III do artigo 20 deste Regimento; IV - convocar e organizar as sesses ordinrias e extraordinrias, a fim de assegurar o quorum para instalao bem como a regularidade das deliberaes, remetendo ofcio de convocao com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas; V - proferir voto, quando for o caso, inclusive para desempate; VI - designar o Desembargador que redigir o acrdo; VII - manter a ordem e o decoro nas sesses, ordenando a retirada dos que as perturbarem, determinando a priso dos desobedientes, com a lavratura do respec tivo auto; VIII - nomear, preferencialmente dentre os servidores do quadro de pessoal, o Diretor da respectiva Secretaria, com graduao em Direito, ressalvadas as situaes

consolidadas, observadas as restries relativas a parentesco, casamento, unio estvel e concubinato, decorrentes de lei; IX - requisitar s autoridades competentes a fora necessria, sempre que, na sesso, houver perturbao da ordem ou fundado temor de sua ocorrncia; X - elaborar, na poca prpria, o relatrio dos trabalhos realizados pelo rgo no decurso do ano anterior; XI - cumprir e fazer cumprir as disposies deste Regimento; XII - expedir portaria para a prtica dos atos a que se refere o artigo 24, inciso XVI, deste Regimento.

CAPTULO V DO RGO ESPECIAL Art. 27. O rgo Especial composto por 15 (quinze) Desembargadores, sendo 1 (uma) vaga privativa do Presidente do Tribunal, 7 (sete) vagas providas por antiguidade e 7 (sete) vagas providas mediante eleio pelo Tribunal Pleno. 1 Em sendo eleito para um dos cargos de direo do Tribunal, o Desembargador que no se encontrar includo dentre os sete mais antigos aptos a compor o rgo Especial ser considerado desde logo eleito para integr-lo, promovendo-se a eleio por escrutnio secreto prevista no caput deste artigo apenas para os cargos remanescentes. (includo pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012) 2 Findo o mandato, o Desembargador que se encontrar na situao exposta no pargrafo anterior automaticamente ficar afastado da composio do rgo Especial, salvo se no perodo de vinculao passou a constar dentre os sete mais antigos. (includo pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012) Art. 28. As vagas de antiguidade sero providas, no rgo Especial, mediante ato de efetivao do Presidente do Tribunal, entre os membros do Tribunal Pleno, conforme ordem decrescente de antiguidade nas classes a que pertencerem, observando-se os mesmos critrios nos casos de afastamento, impedimento ou suspeio. Art. 29. A eleio para preenchimento da metade das vagas do rgo Especial ser realizada em votao secreta, entre os membros do Tribunal Pleno, convocado especialmente para tal finalidade, inadmitida a recusa dos eleitos, sa lvo manifestao expressa antes do pleito.

1 As vagas destinadas representao dos advogados e do Ministrio Pblico, atendida, quando for o caso, a alternncia prevista no artigo 100, 2, da LOMAN, inclusive as ocorridas a partir de 1 de janeiro de 2005, tambm sero preenchidas por eleio, respeitadas as classes respectivas. (alterado pela RA n 09/2011, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 1/3/2011) 2 A eleio ser realizada no prazo de 15 (quinze) dias, a partir do ato do Presidente do Tribunal que declare a existncia da vaga. 3 Cada eleitor votar em 10 (dez) nomes, dentre os Desembargadores de carreira, excludos aqueles que, pelo critrio de antiguidade, integrem o rgo Especial . 4 Concorrero vaga, no rgo Especial, todos os representantes respectivos das classes de Advogado e do Ministrio Pblico. 5 Ser considerado eleito o candidato que obtiver maioria simples dos votos dos membros integrantes do Tribunal Pleno. 6 Sero considerados suplentes, na ordem decrescente, os membros no eleitos. Art. 30. A substituio, no rgo Especial, nos casos de afastamento, impedimento ou suspeio dos Desembargadores eleitos, ser realizada pelos suplentes, em ordem decrescente na votao obtida, sem recusa, e mediante convocao do Presidente do Tribunal, enquanto a referente aos que o integrarem por antiguidad e ser efetivada nos termos do artigo 99, 2, da LOMAN. Art. 31. At que seja editado o Estatuto da Magistratura, previsto no caput do artigo 93 da Constituio Federal, o mandato de cada membro de metade eleita do rgo Especial ter a durao de 2 (dois) anos, admitida uma reconduo. 1 Quem tiver exercido por 4 (quatro) anos a funo de membro da metade eleita do rgo Especial no figurar mais entre os elegveis, at que se esgotem todos os nomes. 2 O disposto neste artigo no se aplica ao membro do Tribunal que tenha exercido mandato na condio de convocado por perodo igual ou inferior a 6 (seis) meses. 3 Quando, no curso do mandato, um membro eleito do rgo Especial passar a integr-lo pelo critrio de antiguidade, ser declarada a vacncia do respectiv o cargo eletivo, convocando-se, no prazo de 15 (quinze) dias, nova eleio para o provimento do cargo. Art. 32. Compete ao rgo Especial, alm de outras atribuies previstas neste Regimento Interno: I processar e julgar, originariamente:

a) as aes rescisrias de seus prprios acrdos,

b) os agravos regimentais interpostos a decises da Presidncia, da VicePresidncia, da Corregedoria Regional, da Vice-Corregedoria Regional e de qualquer de seus membros, c) os habeas data e habeas corpus contra atos da Presidncia, VicePresidncia, da Corregedoria Regional e Vice-Corregedoria Regional, d) os mandados de segurana contra seus atos e os do Presidente do Tribunal, do Vice-Presidente, do Corregedor Regional, do Vice-Corregedor Regiona l, dos demais Desembargadores integrantes dos rgos do Tribunal, das Comisses de Concurso para provimento dos cargos de Juiz do Trabalho e servidores da Justia do Trabalho, e) os conflitos de competncia entre rgos de primeira instncia; f) as excees de suspeio e impedimento arguidas contra Juiz de primeiro grau. (inserido pela RA n 35/2010, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 11/11/2010) II - julgar em fase recursal: a) os embargos de declarao interpostos a seus acrdos, b) os agravos regimentais contra decises da Presidncia, da VicePresidncia, da Corregedoria Regional, da Vice-Corregedoria Regional e de qualquer de seus membros, salvo quando da competncia exclusiva do Tribunal Pleno, c) as argies de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder pblico, relativas a processos das Sees Especializadas ou de Turmas, ou quando opostas em processo de sua competncia originria, d) os conflitos de competncia entre Sees Especializadas em Dissdios Individuais, Turmas ou rgos de primeira instncia, e) as excees de incompetncia que lhe forem opostas, f) as excees de suspeio e de impedimento argidas contra os seus membros, g) as habilitaes incidentes, argies de falsidade e outras excees vinculadas a processos pendentes de sua apreciao, h) as medidas cautelares nos autos dos processos de sua competncia, i) a restaurao de autos, quando se tratar de processo de sua competncia; III - julgar os processos relativos aplicao de penalidade aos Magistrados; IV decidir sobre os casos de invalidez de Magistrados;

V - julgar as reclamaes e os recursos contra atos administrativos da Presidncia do Tribunal, da Vice-Presidncia, da Corregedoria Regional, da ViceCorregedoria Regional ou de qualquer dos seus membros, assim como dos Juzes do Trabalho; VI - organizar os servios auxiliares do Tribunal, propor a criao ou a extino de cargos; VII - indicar os integrantes das Comisses Permanentes e Temporrias; VIII - autorizar os Desembargadores e os Juzes do Trabalho a se afastarem do Pas, nas hipteses previstas em lei; IX - proceder a sorteio visando convocao de Juiz Titular de Vara do Trabalho para substituio no Tribunal, na forma estabelecida neste Regimento; X - conceder licenas, frias, e autorizar transferncias e permutas aos membros do Tribunal; XI - decidir sobre as ausncias de seus Desembargadores, quando superiores a 3 (trs) sesses consecutivas; XII - resolver as questes de ordem que lhe forem submetidas; XIII - aprovar, no decorrer do primeiro semestre de cada ano, o calendrio de atividades que vigorar no exerccio seguinte; XIV - desempenhar as demais atribuies do Tribunal no includas na competncia dos outros rgos; XV - fiscalizar o cumprimento de suas prprias decises; XVI - declarar a nulidade dos atos praticados com infrao de decises do rgo Especial; XVII - requisitar s autoridades competentes as diligncias necessrias ao esclarecimento dos feitos sob sua apreciao, representando contra aquelas que no atenderem a tanto; XVIII - determinar s Varas do Trabalho a realizao de atos processuais e diligncias necessrios ao julgamento dos feitos sob sua apreciao; XIX - exercer, em geral, no interesse da Justia do Trabalho, as demais atribuies que decorram de sua jurisdio; XX - autorizar, mediante proposta do Presidente do Tribunal, a destruio mecnica de autos de processo, na forma prevista na Lei 7.627/1997; XXI - elaborar e alterar o Regulamento Geral da Secretaria do Tribunal, o da Escola Judicial e o da Corregedoria Regional;

XXII - fixar os dias de suas sesses; XXIII - dar cincia Corregedoria de atos considerados atentatrios boa ordem processual; XXIV - homologar acordos celebrados em processos de sua competncia; XXV - aprovar os modelos das vestes talares; XXVI - aprovar, no ms de fevereiro, relatrio circunstanciado das atividades da Regio realizadas no ano anterior; XXVII aprovar, no ms de dezembro, a lista de antigidade das autoridades judicirias da Regio, conhecendo das reclamaes contra ela oferecidas, no prazo de 15 (quinze) dias aps a publicao; XXVIII - determinar a suspenso das atividades dos rgos da Justia do Trabalho da Quinta Regio, quando ocorrer motivo relevante; XXIX - autorizar, por proposta do Presidente do rgo Especial, a prtica pela Secretaria de atos de administrao e de mero expediente sem carter decisrio, na forma do artigo 93, XIV, da Constituio Federal. XXX - escolher os Desembargadores Ouvidor e Ouvidor Substituto para o exerccio das funes institudas pela Resoluo Administrativa n 18/2003. (includo pela RA n 09/2011, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 1/3/2011) Art. 33. Compete ao Presidente do rgo Especial: I - fixar dia e hora para a realizao das suas sesses ordinrias; II - aprovar as pautas de julgamento organizadas pelo Diretor da Secretaria; III - convocar sesses extraordinrias, com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas, fixando data e horrio de realizao, com remessa de ofcio de convocao; IV - presidir as sesses e dirigir os trabalhos, propondo e submetendo as questes a julgamento; V - convocar Desembargador para a formao do quorum; VI - proferir voto, quando for o caso, inclusive para desempate, apurar os emitidos e proclamar as decises; VII - designar o Desembargador que redigir o acrdo; VIII - manter a ordem e o decoro nas sesses, ordenando a retirada dos que as perturbarem, determinando a priso dos desobedientes, com a lavratura do respec tivo auto;

IX - requisitar s autoridades competentes a fora necessria, sempre que, nas sesses, houver perturbao da ordem ou fundado temor de sua ocorrncia; X - cumprir e fazer cumprir as disposies deste Regimento; XI - elaborar, na poca prpria, o relatrio dos trabalhos realizados pelo rgo, no decurso do ano anterior; XII - submeter considerao do rgo Especial os processos em que tenha sido admitida a relevncia de argio de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do Poder Pblico; XIII - submeter considerao do Tribunal Pleno os processos em que tenha sido admitido o incidente de uniformizao da jurisprudncia. XIV - expedir portaria para a prtica dos atos a que se refere o inciso XXIX do artigo 32 deste Regimento.

CAPTULO VI DA SEO ESPECIALIZADA EM DISSDIOS COLETIVOS Art. 34. A Seo Especializada em Dissdios Coletivos ser composta pelo Presidente do Tribunal, Vice-Presidente e 4 (quatro) Desembargadores, conforme ordem inversa de antiguidade dos integrantes do rgo Especial. Art. 35. Compete Seo Especializada em Dissdios Coletivos: I julgar, originariamente:

a) os dissdios coletivos, b) as revises de sentenas normativas, c) a extenso das decises proferidas em dissdios coletivos, d) as aes rescisrias de seus prprios acrdos, e) as excees de suspeio e de impedimento argidas contra os seus membros, f) as excees de incompetncia que lhe forem opostas, g) as habilitaes incidentes, argies de falsidade e outras excees vinculadas a processos pendentes de sua apreciao,

h) os embargos de declarao opostos a seus acrdos, i) a homologao dos acordos celebrados nos autos dos processos de sua competncia, j) as medidas cautelares nos autos dos processos de sua competncia, k) os agravos regimentais interpostos a decises de qualquer de seus membros, l) a restaurao de autos, quando se tratar de processo de sua competncia; II - fiscalizar o cumprimento de suas prprias decises; III - declarar a nulidade dos atos praticados com infrao de suas decises; IV - requisitar s autoridades competentes as diligncias necessrias ao esclarecimento dos feitos sob sua apreciao, representando contra aquelas que no atenderem a tanto; V - determinar s Varas do Trabalho a realizao de atos processuais e diligncias necessrios ao julgamento dos feitos que lhe estiverem afetos; VI - decidir sobre ausncias de seus Desembargadores, quando superiores a 3 (trs) sesses consecutivas; VII - resolver as questes de ordem que lhe forem submetidas; VIII - exercer, em geral, no interesse da Justia do Trabalho, as demais atribuies que decorram de sua jurisdio; IX - autorizar a prtica pela Secretaria de atos de administrao e de mero expediente sem carter decisrio, na forma do artigo 93, XIV, da Constituio Federal, mediante proposta do seu Presidente. Art. 36. Compete ao Presidente da Seo Especializada em Dissdios Coletivos: I - fixar dia e hora para a realizao das suas sesses ordinrias; II - aprovar as pautas de julgamento organizadas pelo Diretor da Secretaria; III - convocar sesses extraordinrias, com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas, fixando data e horrio de sua realizao, com remessa de ofcio de convocao; IV - presidir as sesses, dirigir os trabalhos, propondo e submetendo as questes a julgamento; V - proferir voto, apurar os emitidos e proclamar as decises;

VI - designar o Desembargador que redigir o acrdo; VII - manter a ordem e o decoro na sesso, ordenando a retirada dos que a perturbarem, determinando a priso dos desobedientes, com a lavratura do respectiv o auto; VIII - requisitar s autoridades competentes a fora necessria, sempre que, nas sesses, houver perturbao da ordem ou fundado temor de sua ocorrncia; IX - cumprir e fazer cumprir as disposies deste Regimento; X - elaborar, na poca prpria, o relatrio dos trabalhos realizados pela Seo, no decurso do ano anterior; XI - submeter considerao do rgo Especial os processos em que tenha sido admitida a relevncia de argio de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do Poder Pblico; XII - submeter considerao do Tribunal Pleno os processos em que tenha sido admitido o incidente de uniformizao da jurisprudncia; XIII - expedir portaria para a prtica dos atos a que se refere o artigo 35, IX, deste Regimento.

CAPTULO VII DAS SEES ESPECIALIZADAS EM DISSDIOS INDIVIDUAIS Art. 37. As Sees Especializadas em Dissdios Individuais so compostas por 7 (sete) Desembargadores, observada, para a composio de cada uma, a ordem decrescente e alternada de antigidade, excludos os que integram o rgo Especial e a Seo Especializada em Dissdios Coletivos. Art. 38. Compete Seo Especializada em Dissdios Individuais I processar e julgar, originariamente: I - as aes rescisrias de seus prprios acrdos e das Turmas, das sentenas das Varas do Trabalho; II - as excees de suspeio e de impedimento argidas contra seus membros; III - as excees de incompetncia argidas contra seus membros; IV - as habilitaes incidentes e argies de falsidade vinculadas a processos pendentes de sua deciso;

V - os embargos de declarao interpostos a seus acrdos; VI - as medidas cautelares nos autos dos processos de sua competncia; VII - os agravos regimentais interpostos a decises de qualquer dos seus membros; VIII - a restaurao de autos, quando se tratar de processo de sua competncia. Art. 39. Compete Seo Especializada em Dissdios Individuais II processar e julgar, originariamente: I - os mandados de segurana e habeas corpus no includos na competncia dos demais rgos; II - as aes rescisrias de seus prprios acrdos; III - as excees de suspeio e de impedimento argidas contra seus membros; IV - as excees de incompetncia argidas contra seus membros; V - as habilitaes incidentes e argies de falsidade vinculadas a processos pendentes de sua deciso; VI - os embargos de declarao interpostos a seus acrdos; VII - as medidas cautelares nos autos dos processos de sua competncia; VIII - os agravos regimentais interpostos a decises de qualquer dos seus membros; IX - a restaurao de autos, quando se tratar de processo de sua competncia. Art. 40. Compete ainda a cada Seo Especializada em Dissdios Individuais: I - fiscalizar o cumprimento de suas prprias decises; II - declarar a nulidade dos atos praticados com infrao de suas decises; III - requisitar s autoridades competentes as diligncias necessrias ao esclarecimento dos feitos sob sua apreciao, representando contra aquelas que no atenderem a tanto; IV - determinar s Varas do Trabalho a realizao de atos processuais e diligncias necessrias ao julgamento dos feitos que lhe estiverem afetos;

V - decidir sobre ausncias de seus Desembargadores, quando superiores a 3 (trs) sesses consecutivas; VI - resolver as questes de ordem que lhe forem submetidas; VII - exercer, em geral, no interesse da Justia do Trabalho, as demais atribuies que decorram de sua jurisdio; VIII - autorizar, por proposta do Presidente da Seo, a prtica pela Secretaria de atos de administrao e de mero expediente sem carter decisrio, na forma do artigo 93, XIV, da Constituio Federal. Art. 41. Compete ao Presidente de Seo Especializada em Dissdios Individuais: I - fixar dia e hora para a realizao das suas sesses ordinrias; II - aprovar as pautas de julgamento organizadas pelo Diretor da Secretaria; III - convocar sesso extraordinria, com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas, fixando data e horrio de sua realizao, com remessa de ofcio de convocao; IV - presidir as sesses, dirigir os trabalhos, propondo e submetendo as questes a julgamento; V - proferir voto, apurar os emitidos e proclamar as decises; VI - relatar e revisar os processos que lhe forem distribudos; VII - designar o Desembargador que redigir o acrdo; VIII - manter a ordem e o decoro nas sesses, ordenando a retirada dos que as perturbarem, determinando a priso dos desobedientes, com a lavratura do respec tivo auto; IX - requisitar s autoridades competentes a fora necessria, sempre que, nas sesses, houver perturbao da ordem ou fundado temor de sua ocorrncia; X - cumprir e fazer cumprir as disposies deste Regimento; XI - convocar Desembargador, mediante solicitao ao Presidente da outra Seo Especializada em Dissdios Individuais, para integrar o rgo que preside, a fim de proferir voto de desempate; XII - apresentar ao Presidente do Tribunal, na poca prpria, o relatrio dos trabalhos realizados pela Seo Especializada em Dissdios Individuais, no decurso do ano anterior;

XIII - submeter considerao do rgo Especial os processos em que tenha sido admitida a relevncia de argio de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do Poder Pblico; XIV - submeter considerao do Tribunal Pleno os processos em que tenha sido admitido o incidente de uniformizao da jurisprudncia; XV - expedir portaria para a prtica dos atos a que se refere o artigo 40, inciso VIII, deste Regimento.

CAPTULO VIII DAS TURMAS Art. 42. As Turmas compem-se de 5 (cinco) Desembargadores. (alterado pela RA n 22/2008, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 14/04/2008). 1 Caber ao Presidente da Turma adotar as medidas cabveis para escolha e definio dos Desembargadores que, em sistema de rodzio semanal, funcionaro na sesso de julgamento, observando-se que, havendo Revisor, este somente ser designado aps a remessa dos autos pelo Relator Secretaria da Turma, para incluso em pauta. 2 Nas hipteses de ocorrncia de suspeio ou impedimento, o julgamento dever prosseguir, preferivelmente com a participao dos Desembargadores remanescentes. 3 Os ocupantes de cargo da Mesa Diretora do Tribunal no integraro as turmas julgadoras. (alterado pela RA n 22/2008, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 14/04/2008). Art. 43. Compete s Turmas: I - processar e julgar, originariamente: a) os recursos ordinrios das decises das Varas do Trabalho ou de Juzes de Direito investidos de jurisdio trabalhista, b) os agravos de petio e de instrumento, c) os embargos de declarao interpostos a seus acrdos, d) as excees de incompetncia que lhe forem opostas e as de impedimento e suspeio de seus integrantes, bem assim as habilitaes incidentes e as argies de falsidade, nos processos pendentes de sua deciso,

e) os agravos regimentais interpostos a decises de qualquer de seus membros, f) as medidas cautelares nos autos dos processos de sua competncia, g) a restaurao de autos, quando se tratar de processo de sua competncia; II - fiscalizar o cumprimento de suas prprias decises; III - promover, por proposta de qualquer de seus membros ou do representante do Ministrio Pblico, a remessa ao Tribunal Pleno, ao rgo Especial, Seo Especializada em Dissdios Coletivos ou s Sees Especializadas em Dissdios Individuais dos autos de processos da competncia destes rgos; IV - resolver as questes de ordem que lhe forem submetidas; V - decidir sobre ausncias de seus Desembargadores, quando superiores a 3 (trs) sesses consecutivas; VI - exercer, em geral, no interesse da Justia do Trabalho, as demais atribuies que decorram de sua jurisdio; VII - autorizar, por proposta do seu Presidente, a prtica pela Secretaria de atos de administrao e de mero expediente sem carter decisrio, na forma do artigo 93, XIV, da Constituio Federal. Art. 44. Compete ao Presidente de Turma: I - fixar dia e hora para a realizao das sesses ordinrias da Turma; II - aprovar as pautas de julgamento organizadas pelo Diretor da Secretaria; III - presidir as sesses da Turma, dirigir os trabalhos, propondo e submetendo as questes a julgamento; IV - convocar as sesses extraordinrias, com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas, fixando data e horrio de sua realizao, com remessa de ofcio de convocao; V - proferir voto, apurar os emitidos e proclamar as decises; VI - relatar e revisar os processos que lhe forem distribudos; VII - designar o Desembargador que redigir o acrdo; VIII - indicar, para nomeao, ao Presidente do Tribunal, dentre os servidores do quadro de pessoal, com graduao em Direito, ressalvadas as situaes consolidadas, o Diretor da respectiva Secretaria, observadas as restries relativas a parentesco, casamento, unio estvel e concubinato, decorrentes de lei;

IX - manter a ordem e o decoro nas sesses, ordenando a retirada dos que as perturbarem, determinando a priso dos desobedientes, com a lavratura do respectiv o auto; X - requisitar s autoridades competentes a fora necessria, sempre que, nas sesses, houver perturbao da ordem ou fundado temor de sua ocorrncia; XI - cumprir e fazer cumprir as disposies deste Regimento; XII - convocar Desembargador, mediante solicitao ao Presidente de outra Turma, para integrar o rgo que preside, a fim de proferir voto de desempate; XIII - comunicar ao Presidente do Tribunal a necessidade de convocao de Juiz prevista no artigo 83, 1, deste Regimento; XIV - apresentar ao Presidente do Tribunal, na poca prpria, o relatrio dos trabalhos realizados pela Turma no decurso do ano anterior; XV - solicitar do Corregedor Regional do Tribunal as providncias recomendadas pela Turma e as que entender necessrias; XVI - submeter considerao do rgo Especial os processos em que tenha sido admitida a relevncia de argio de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do Poder Pblico; XVII - submeter considerao do Tribunal Pleno os processos em que tenha sido admitido o incidente de uniformizao da jurisprudncia; XVIII - expedir portaria para a prtica dos atos a que se refere do artigo 43, inciso VII, deste Regimento. Pargrafo nico. Em caso de afastamento temporrio do Presidente da Turma ou na hiptese de no integrar o quorum de julgamento, as atribuies previstas neste artigo sero exercidas pelo Desembargador que o suceder em antigidade, dentro do quorum aludido.

CAPTULO IX DA PRESIDNCIA DO TRIBUNAL Art. 45. Compete ao Presidente do Tribunal, alm de outras atribuies previstas em lei e neste Regimento: I - presidir as sesses do Tribunal Pleno, do rgo Especial e da Seo Especializada em Dissdios Coletivos;

II - representar ao Tribunal, sem prejuzo da competncia do Corregedor Regional, contra Juiz Titular de Vara do Trabalho e Juiz do Trabalho Substituto, nos casos previstos na legislao; III - presidir as audincias de dissdio coletivo, propor a conciliao aos dissidentes e determinar as diligncias que lhe paream necessrias instruo desses processos; IV - delegar atribuies aos Titulares de Vara do Trabalho e Juzes de Direito para presidirem audincias e promoverem a conciliao nos dissdios coletivos que ocorram fora da sede do Tribunal; V - distribuir os feitos pelos Desembargadores na forma deste Regimento; VI - convocar Desembargadores e Juzes do Trabalho, na forma regimentalmente prevista, para substituio de Desembargadores do Tribunal Pleno, do rgo Especial, da Seo Especializada em Dissdios Coletivos, das Sees Especializadas em Dissdios Individuais e das Turmas; VII - expedir ordens e promover diligncias necessrias ao cumprimento das deliberaes do Tribunal Pleno, do rgo Especial e da Seo Especializada em Dissdios Coletivos, quando no se tratar de matria que esteja a cargo do Relator; VIII - executar as suas prprias decises e as sentenas originrias do Tribunal; IX - requisitar fora s autoridades, sempre que houver ameaa de perturbao da ordem; X - expedir os atos relativos ao provimento dos cargos de Juiz do Trabalho Substituto e de promoo deste a Juiz Titular de Vara do Trabalho, escolhendo, na hiptese de merecimento, um dos integrantes da lista trplice aprovada pelo Tribunal Pleno; XI - nomear e aposentar os servidores do quadro; XII - designar ou destituir os ocupantes de funes comissionadas (FC), e indicar, nomear, dar posse e destituir servidores para os Cargos em Comisso (CJ), ressalvadas, em todos os casos, as situaes especficas previstas neste Regimento, e observando, quanto aos Diretores da Secretaria-Geral Judiciria, das Sees Especializadas e das Turmas, a indicao formulada pelo respectivo Desembargador Presidente, dentre os servidores do quadro de pessoal, com graduao em Direito, exceto quanto s situaes consolidadas e consideradas as restries relativas a parentesco, unio estvel e concubinato, decorrentes de lei; (alterado pela RA n 05/2013, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 4/3/2013) nomear, dentre os servidores do quadro de pessoal, com graduao XIII em Direito, ressalvadas as situaes consolidadas, o Diretor da Secretaria das Sees Especializadas, observadas as restries relativas a parentesco, unio estvel e concubinato, decorrentes de lei;

XIV - remover, no interesse do servio, servidores dentro do territrio da Regio, exceto aqueles imediatamente subordinados aos demais rgos do Tribunal ou aos Desembargadores que o compem; XV - conceder licena e frias ao Diretor Geral da Secretaria, aos Diretores de Secretarias dos rgos Judicantes sob sua presidncia e aos servidores do seu gabinete; XVI - relatar os processos e votar em primeiro lugar nas matrias administrativas, cabendo-lhe, ainda, o voto de qualidade; XVII - proferir voto de desempate nos julgamentos do Tribunal Pleno e do rgo Especial, observado o disposto no 2 do artigo 160 deste Regimento, excetuadas as hipteses de declarao de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do pode r pblico, de julgamento de recurso administrativo, e de julgamento de dissdio coleti vo, nas quais ter voto de qualidade. XVIII - impor sanes disciplinares aos servidores que excederem da alada das demais autoridades mencionadas em lei; XIX - corresponder-se, em nome do Tribunal, com quaisquer autoridades, observada a hierarquia de funes; XX - representar o Tribunal em solenidades e atos oficiais, podendo delegar essas atribuies a um ou mais Desembargadores; XXI - superintender os servios judicirios de segundo grau e administrativos da Regio, expedindo instrues e adotando as providncias necessrias ao funcionamento regular dos seus rgos; XXII - despachar os recursos interpostos; XXIII - decidir reclamaes ou requerimentos sobre matria administrativa ou de servio do Tribunal, vedada a reiterao do pedido, salvo se houver novo fundamento; XXIV - decidir sobre qualquer incidente processual, inclusive desistncia, quando os processos no tiverem ainda sido distribudos ao Relator; XXV - providenciar o pagamento dos vencimentos, gratificaes e demais vantagens aos Desembargadores, Juzes do Trabalho e servidores da Regio, bem assim promover os descontos legais; XXVI - determinar, para conhecimento das partes, a publicao mensal, no rgo Oficial, dos dados estatsticos relativos aos trabalhos do Tribunal no ms anterior; XXVII - autorizar e aprovar concorrncia, tomada de preos e convite, para aquisio do material ou bens necessrios ao processamento dos servios judicirios;

XXVIII - conceder e arbitrar dirias e ajuda de custo, dentro dos critrios estabelecidos pelo rgo Especial; XXIX - apresentar ao rgo Especial, at a ltima sesso do ms de fevereiro, relatrio circunstanciado das atividades da Regio, no ano anterior, remetendo cpia ao Presidente do Tribunal Superior do Trabalho; XXX - submeter aprovao do rgo Especial, no decorrer do primeiro semestre de cada ano, o calendrio de atividades que vigorar no exerccio seguinte; XXXI - cumprir, e fazer cumprir pelas autoridades e servidores, as decises do Tribunal Superior do Trabalho e as do prprio Tribunal Regional; XXXII - organizar a lista de antigidade das autoridades judicirias da Regio, no ms de dezembro de cada ano, submetendo-a ao rgo Especial; XXXIII - realizar correio nos servios administrativos, em conformidade com o disposto neste Regimento; XXXIV - determinar a suspenso das atividades dos rgos da Justia do Trabalho da Quinta Regio, quando ocorrer motivo relevante, ad referendum do rgo Especial; XXXV - julgar, em 48 (quarenta e oito) horas, contados a partir da data do recebimento, os pedidos de reviso da deciso do Juiz de Vara do Trabalho ou Juiz de Direito investido na jurisdio trabalhista que houver fixado o valor da reclamao para efeito de alada; XXXVI - determinar a expedio de precatrios, ordenando o pagamento em virtude de sentena proferida em reclamaes trabalhistas contra a Fazenda Pblica Estadual, Municipal, suas autarquias e, quando for o caso, suas fundaes, salvo qua nto a execues de pequeno valor, na forma da lei; XXXVII - designar comisses examinadoras nos concursos para provimento de cargos de Juiz do Trabalho Substituto e do quadro de pessoal, ad referendum d o rgo Especial; XXXVIII - designar os servidores que devero compor as Comisses Permanente e Especiais de Licitao; XXXIX - designar os servidores que devero compor a Comisso Permanente de Atualizao do Sistema de Acompanhamento de Processos SAMP;

XL - designar os servidores que devero compor a Comisso Permanente de Atualizao e Otimizao das Rotinas do Manual de Procedimentos da rea Judiciria; XLI - dispensar interstcio, a requerimento dos interessados ou na ocorrncia de greve, no caso de Dissdio Coletivo;

XLII - praticar os atos necessrios ao preenchimento das vagas destinadas progresso funcional; XLIII - adotar as providncias para destruio mecnica de autos findos e arquivados definitivamente, nos termos da lei; XLIV - expedir os atos de aposentadoria dos Juzes Titulares de Vara do Trabalho e dos Juzes do Trabalho Substitutos; (alterado pela RA n 09/2011, publica da no Dirio da Justia eletrnico, edio de 1/3/2011) XLV - decidir sobre os pedidos de averbao ou contagem de tempo de servio prestado pelos Desembargadores e Juzes do Trabalho; XLVI - expedir ordem de servio da sua competncia que no dependa de acrdo ou no for da competncia privativa do Tribunal, do Corregedor Regional, dos Presidentes das Sees Especializadas em Dissdios Individuais e das Turmas ou dos Desembargadores Relatores; XLVII - indicar, ao Tribunal Pleno, o Juiz do Trabalho Substituto e o Juiz Titular de Vara do Trabalho para promoo por antigidade e apreciar pedido de remoo destes quando preencham, quanto antiguidade, os requisitos previstos no artigo 654, 5, alnea a , da Consolidao das Leis do Trabalho. XLVIII - aplicar suspenso preventiva a servidores, nas hipteses previstas em lei; XLIX - sugerir ao rgo Especial a elaborao de projetos de lei, para posterior encaminhamento ao Poder ou rgo competente; L - homologar as desistncias, nos dissdios coletivos, apresentadas antes da distribuio e aps o julgamento do feito; LI - apresentar ao rgo Especial, para exame e aprovao, aps a devida auditagem, a Tomada de Contas do Ordenador da Despesa, a qual dever ficar, com a respectiva documentao, disposio dos seus Desembargadores pelo prazo de 8 (oito) dias antecedentes sesso marcada para a sua apreciao, submetendo-a, aps, ao Tribunal de Contas da Unio, na forma da Lei; LII - decidir os pedidos de liminar em mandados de segurana, habeas corpus e em processo cautelar, determinar liberdade provisria ou sustao de ordem de priso e demais medidas que reclamem urgncia, em horrio fora do expediente, quando no houver Desembargador Plantonista; LIII - convocar, no perodo do recesso e na ocorrncia de necessidade dos servios judicirios, com antecedncia de 24 (vinte e quatro) horas, os Desembargadores do Tribunal para realizao de sesses extraordinrias para julgamento de habeas corpus, mandado de segurana e dissdio coletivo envolvendo greve, recurso em ao civil pblica, ao cautelar e agravo regimental que requeiram apreciao urgente;

LIV - fixar o horrio de expediente da Justia do Trabalho da Quinta Regio, prorrog-lo ou antecip-lo; LV - delegar as atribuies de Presidente ao Vice-Presidente, ao Corregedor Regional e ao Vice-Corregedor Regional, quando necessrio; LVI - delegar ao Diretor Geral ou a outros Diretores de Secretaria ou de Servio, alm de outras atribuies no expressamente referidas, e nos limites fixados no ato de delegao, aquelas mencionadas nos incisos V, XIV, XXV e XXVII deste artigo; LVII - regular o Cerimonial do Tribunal, fixando no mximo de 5 (cinco) o nmero de oradores nas sesses solenes; LVIII - indicar ao rgo Especial os Desembargadores Ouvidor e Ouvidor Substituto; (alterado pela RA n 09/2011, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 1/3/2011) LIX - designar Juiz Substituto para exercer a funo de Juiz Auxiliar do Juzo de Conciliao de Segunda Instncia; LX verificar, aps indicao do diretor de Secretaria de Vara do Trabalho pelo respectivo Juiz Titular, se pelo menos 50% dos diretores de Secretaria de V ara do Trabalho so servidores efetivos integrantes do quadro de pessoal do prprio Tribuna l. (includo pela RA n 05/2013, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 4/3/2013) 1 O Presidente do Tribunal ser substitudo, nas suas ausncias, inclusive nas sesses, sucessivamente pelo Vice-Presidente, pelo Corregedor Regional, pelo Vice-Corregedor Regional, ou pelo Desembargador mais antigo, observado o dispost o no artigo 20, inciso III, deste Regimento. (alterado pela RA n 09/2011, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 1/3/2011) 2 Ao assumir a Presidncia do Tribunal, incumbir ao Desembargador eleito compor o Gabinete com auxiliares de sua confiana, que recebero as gratificaes de acordo com os padres legais, observadas as restries mencionadas no inciso VIII do artigo 26 deste Regimento. Art. 46. Das decises proferidas pelo Presidente do Tribunal nos casos de sua competncia caber, conforme o caso, recurso administrativo ou agravo regimental para o rgo Especial.

CAPTULO X DA VICE-PRESIDNCIA

Art. 47. O Vice-Presidente ter Gabinete composto de auxiliares de sua confiana, que percebero gratificaes de acordo com os padres legais. Art. 48. Cabe ao Vice-Presidente: I - indicar os servidores do seu gabinete, observadas as restries mencionadas no inciso VIII do artigo 26 deste Regimento; II - sugerir ao Presidente do Tribunal a aplicao de penalidades aos servidores do seu Gabinete. Art. 49. Compete ao Vice-Presidente: I - suceder ao Presidente em caso de vacncia, nos termos do artigo 19 deste Regimento, e substitu-lo em suas ausncias; II - exercer outras atribuies que lhe forem conferidas em lei, neste Regimento, regulamento ou delegadas pelo Presidente do Tribunal. Pargrafo nico. O Vice-Presidente ser substitudo, nas suas ausncias, pelo Desembargador mais antigo, observado o disposto no artigo 20, inciso III, d este Regimento. Art. 50. Das decises proferidas pelo Vice-Presidente do Tribunal nos casos de sua competncia caber, conforme o caso, recurso administrativo ou agravo regimental para rgo Especial.

CAPTULO XI DA CORREGEDORIA REGIONAL Art. 51. O Corregedor Regional tem Gabinete composto de auxiliares de sua confiana, que percebero gratificaes de acordo com os padres legais. Art. 52. Cabe ao Corregedor Regional: I - indicar os servidores do seu gabinete, observadas as restries mencionadas no inciso VIII do artigo 26 deste Regimento; II - sugerir ao Presidente do Tribunal a aplicao de penalidades aos servidores de seu Gabinete. Art. 53. Compete ao Corregedor Regional: I - zelar pela correo e celeridade do exerccio da prestao jurisdicional na primeira instncia em todo o territrio da Quinta Regio da Justia do Trabalho;

II - exercer funes de correio permanente nas Varas do Trabalho e nos servios auxiliares do primeiro grau, bem como decidir correies parciais contra atos atentatrios boa ordem processual, praticados pelos Juzes, quando no existir recurso especfico ou no for o caso de mandado de segurana; (alterado pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012). III - ao menos uma vez por ano, realizar inspeo correcional sobre as Varas do Trabalho da Regio e nos servios auxiliares da primeira instncia; IV - convocar Juzes para substituio nas Varas do Trabalho; V - verificar, ordenando a imediata correio ou adoo de providncias adequadas: a) a assiduidade dos Juzes e a diligncia na administrao da Justia, b) a prtica, por parte dos Juzes Titulares de Vara do Trabalho ou Juzes do Trabalho Substitutos em exerccio na Presidncia, de erros ou abusos que devam ser emendados, evitados ou punidos, c) a convenincia de iniciar processo ou procedimento contra Juiz Titular de Vara do Trabalho, Juiz do Trabalho Substituto e servidores, para os fins de dire ito; VI - conhecer das representaes e reclamaes relativas aos servios judicirios, determinando ou promovendo as diligncias necessrias; VII - baixar provimento sobre matria de sua competncia jurisdicional ou administrativa, ou da competncia do rgo Especial, com autorizao deste; VIII - decidir os recursos interpostos a atos decorrentes da inobservncia dos provimentos relativos organizao e ao funcionamento dos servios judicirios; IX - prestar informaes quanto situao dos Juzes, para fins de promoo, remoo, aplicao de penalidade ou declarao de vitaliciedade, observando, neste caso e no que couber, o disposto no artigo 20 da Lei n 8.112, d e 11 de dezembro de 1990; X - organizar, quando no previstos em lei ou regulamento, os modelos de livros obrigatrios ou facultativos dos servios da Justia do Trabalho da Quinta Regio; XI - examinar, em correio, livros, autos e papis, determinando as providncias cabveis; XII - transmitir instrues aos Juzes sobre matria de sua competncia; XIII - exercer vigilncia sobre o funcionamento dos rgos da primeira instncia da Justia do Trabalho da Regio quanto omisso de deveres ou prtica de abusos, especialmente no que se refere permanncia de Juzes nas respectivas sedes;

XIV - propor punies, na forma da lei, ao Juiz que no cumprir os deveres do seu cargo; XV - apresentar ao rgo Especial relatrio das correies; XVI - propor ao rgo Especial a indicao de Juiz para funcionar, em carter excepcional, na Corregedoria Regional, para informaes de expedientes reservados; XVII - cancelar ou retificar portarias, ordens de servio, instrues e outros atos baixados por Juzes do Trabalho que sejam contrrios lei, atentem contra o desenvolvimento regular do processo ou dos servios judicirios; XVIII - elaborar relatrios estatsticos sobre o movimento processual da primeira instncia, com base nos boletins oriundos das Varas do Trabalho e outros setores do Tribunal; XIX - publicar, mensalmente, mapa de rendimento e produtividade dos Juzes Titulares de Vara do Trabalho e dos Juzes do Trabalho Substitutos, em que se afiram os seguintes dados: a) os dias de audincia e o nmero de processos em pauta, b) feitos solucionados e conclusos, c) feitos convertidos em diligncia e adiados para razes finais, d) feitos adiados a pedido das partes ou por iniciativa justificada do rgo. Art. 54. O Corregedor Regional ser substitudo, nas suas ausncias, pelo Vice-Corregedor Regional ou pelo Desembargador mais antigo, observado o disposto no artigo 20, inciso III, deste Regimento. Pargrafo nico. O Desembargador que estiver substituindo o Corregedor ou Vice-Corregedor, caso inicie a inspeo correicional prevista no inciso III do ar tigo 53 deste Regimento, dever conclu-la, ainda que o Desembargador Corregedor ou outro mais antigo que o substituto retorne atividade antes do trmino da inspeo. Art. 55. As providncias que o Corregedor Regional determinar, ou as instrues que baixar, sero expedidas mediante provimento ou despacho, dando conhecimento, se for o caso, ao rgo Especial. Art. 56. Das decises proferidas pelo Corregedor Regional caber, conforme o caso, recurso administrativo ou agravo regimental para o rgo Especial.

CAPTULO XII

DA VICE-CORREGEDORIA REGIONAL Art. 57. O Vice-Corregedor Regional tem Gabinete composto de auxiliares de sua confiana, que percebero gratificaes de acordo com os padres legais. Art. 58. Cabe ao Vice-Corregedor Regional: I - indicar os servidores do seu gabinete, observadas as restries mencionadas no inciso VIII do artigo 26 deste Regimento; II - sugerir ao Presidente do Tribunal a aplicao de penalidades aos servidores do seu Gabinete. Art. 59. Compete ao Vice-Corregedor Regional: I - suceder ao Desembargador Corregedor Regional em caso de vacncia, nos termos do artigo 20 deste Regimento, e substitu-lo nas suas ausncias; II - efetuar correio nas Varas do Trabalho da Regio e nos servios auxiliares do primeiro grau, em situao igual a do Desembargador Corregedor Regional, metade por metade, como acordado entre eles ou definido pelo rgo Especial; III - apresentar ao Corregedor Regional ata de cada correio que realizar, e, anualmente, relatrio dos trabalhos desenvolvidos; IV - exercer outras atribuies que lhe forem conferidas em lei, regulamento, regimento ou pelo Corregedor Regional. Pargrafo nico. O Vice-Corregedor Regional, nas suas ausncias, ser substitudo pelo Desembargador mais antigo em exerccio, que, nestes perodos, no participar dos sorteios, tal como disposto no inciso III do artigo 20 deste Regim ento. Art. 60. Das decises proferidas pelo Vice-Corregedor Regional nos casos de sua competncia caber, conforme o caso, recurso administrativo ou agravo regimental para o rgo Especial.

CAPTULO XIII DO JUZO DE CONCILIAO DE SEGUNDA INSTNCIA Art. 61. Atuaro no Juzo de Conciliao de Segunda Instncia os Desembargadores Conciliador e Vice Conciliador, designados pelo Presidente do Tribunal, com mandatos de 02 (dois) anos, extintos na data do trmino daqueles da Mesa Diretora. (alterado pela RA n 22/2008, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 14/04/2008).

Pargrafo nico. Havendo recusa de todos os Desembargadores, a escolha recair no rgo Especial, por indicao da Presidncia. Art. 62. Compete ao Juzo de Conciliao de Segunda Instncia: I - exercer as atribuies que objetivem a conciliao nos Precatrios; II - tentar conciliar litgios e homologar acordos, se for o caso, a requerimento dos interessados, em processos que estejam na segunda instncia, seja aps interposio de recurso e antes de ser sorteado relator, seja depois de publicado o acrdo respectivo, antes da remessa dos autos ao seu destino. Art. 63. O rgo Especial baixar as normas gerais de funcionamento do Juzo de Conciliao de Segunda Instncia. Art. 64. Nos casos de suspeio ou impedimento do Desembargador que esteja atuando no Juzo de Conciliao de Segunda Instncia, os atos conciliatrios sero realizados pelo Desembargador Vice-Presidente. Art. 65. Poder o Presidente do Tribunal designar um juiz para auxiliar o Juzo de Conciliao de Segunda Instncia nos atos conciliatrios. Art. 66. A alegao de suspeio ou impedimento do Desembargador com atuao no Juzo de Conciliao de Segunda Instncia ser, quando por este recusada, submetida ao rgo Especial. Art. 67. O Presidente do Tribunal promover os meios necessrios ao bom funcionamento do Juzo de Conciliao de Segunda Instncia, inclusive adotando providncias destinadas divulgao de sua criao. Art. 68. O rgo Especial fica autorizado a alterar a competncia do Juzo de Conciliao de Segunda Instncia, bem assim instituir mecanismos que sirvam para estimular e acelerar solues conciliatrias dos litgios em andamento. Art. 69. No caso de conciliao homologada pelo Juzo de Conciliao de Segunda Instncia, o termo que for lavrado valer como deciso irrecorrvel. Art. 70. Os acordos homologados e as questes resolvidas pelo Juzo de Conciliao de Segunda Instncia somente sero impugnveis perante o rgo Especial, sendo vedada a recusa, reviso ou inobservncia pela instncia incumbida de seu cumprimento ou execuo.

CAPTULO XIV DA DIREO DO FORO

Art. 71. A direo geral do Foro Trabalhista exercida pelo Presidente do Tribunal, que a poder delegar, onde houver mais de uma Vara do Trabalho, a um dos seus Juzes Titulares. Pargrafo nico. Nas localidades onde houver apenas uma Vara do Trabalho, o Titular exercer, no que couber, as atribuies de Diretor do Foro. Art. 72. O Diretor do Foro, na hiptese de delegao, acumular o encargo com as atribuies de Titular de Vara do Trabalho e ser substitudo, nas suas ausncias, pelo Juiz mais antigo das Varas do Trabalho da localidade. Pargrafo nico. Compete ao Diretor do Foro: I - supervisionar, sem prejuzo das atribuies do Presidente do Tribunal e do Corregedor Regional, os servios administrativos e as sees judicirias que no estejam diretamente subordinadas aos demais Titulares de Vara do Trabalho da localidade; II - apresentar sugestes, a fim de melhorar os servios e sees referidos no inciso I deste artigo, propondo as medidas que julgar convenientes; III - exercer as funes de Juiz Distribuidor; IV - realizar diligncias, por delegao do Presidente e do Corregedor Regional; V - oficiar ao Presidente do Tribunal ou ao Corregedor Regional, informando a ocorrncia de fatos prejudiciais boa ordem dos servios judicirios e administrativos.

TTULO II DOS DESEMBARGADORES DO TRABALHO E DOS JUZES DO TRABALHO (alterado pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012)

CAPTULO I DAS CONVOCAES E SUBSTITUIES EM GERAL Seo I Da parte geral Art. 73. O Presidente do Tribunal, salvo disposio expressa em contrrio de lei ou deste Regimento, far as convocaes em caso de ausncias definitivas ou temporrias, e os Presidentes das Sees Especializadas e Turmas, nos casos de ausncias ocasionais. 1 Os Desembargadores declinaro, na Presidncia, endereo, para eventual convocao durante as frias, recesso ou feriados. 2 No podero ser convocados Juzes em nmero excedente a 10% (dez por cento) dos titulares de Varas do Trabalho, mantendo-se a presena e exerccio de Juiz Substituto ou em substituio, por todo o perodo de convocao do titular. 3 No podero ser convocados juzes de primeiro grau que acumulem qualquer outra atribuio jurisdicional ou administrativa, como administrao do foro, salvo se na jurisdio houver mais de uma Vara. (pargrafos acrescidos pela redao da RA n 57/2009 - divulgada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 19/01/2010). Art. 74. Se, por ausncia de um ou mais Desembargadores, no houver nmero legal para o julgamento de processo nos rgos do Tribunal, sero convocados, na forma prevista neste Regimento, tantos Desembargadores e Juzes do Trabalho quantos forem necessrios, sem prejuzo das suas funes. Pargrafo nico. Se, antes do julgamento, ocorrer o comparecimento do Desembargador, ficar sem efeito a convocao do substituto. Art. 75. Para efeito de substituio, as ausncias dos Desembargadores so consideradas: I - definitivas, em razo da vacncia de cargo; II - temporrias, as que decorram de impedimento e suspeio, de frias e da concesso de licenas,

III - ocasionais, em razo de: a) impossibilidade de comparecimento a, no mximo, 3 (trs) sesses consecutivas, b) no haver o Desembargador assistido ao relatrio. Pargrafo nico. Se ocorrer falta de quorum para o julgamento, na hiptese prevista na alnea b do inciso III deste artigo, o Desembargador ou Juiz do Trabalho convocado, ento presente, poder solicitar nova leitura do relatrio, reiniciando o julgamento. Art. 76. A convocao de Juiz Titular de Vara do Trabalho para substituir Desembargador, em caso de ausncia definitiva ou temporria por prazo superior a 30 (trinta) dias, ser feita pelo Presidente do Tribunal, na forma dos artigos 77, 78 e 81 deste Regimento. (alterado pela RA n 15/2008, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 24/03/2008). Pargrafo nico. O prazo previsto no caput deste artigo no se aplica substituio de Desembargador convocado para atuar na Mesa Diretora ou no Juzo de Conciliao de Segunda Instncia. Art. 77. A convocao de Juiz Titular de Vara do Trabalho para substituir Desembargador, em caso de ausncia definitiva ou temporria por mais de 30 (trinta) dias, ser feita por sorteio pblico, entre os Juzes integrantes do primeiro quinto d a lista de antiguidade, aprovada no exerccio anterior. (alterado pela RA n 25/2009, public ada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009). 1 O sorteio ser feito observando-se a ordem decrescente de antiguidade dos Desembargadores, e cada Juiz ficar vinculado, durante o semestre, ao respecti vo gabinete, facultada a permuta por iniciativa dos prprios Desembargadores, mediant e ato a ser homologado pelo rgo Especial. 2 Ficam excludos da convocao os Juzes: a) que tiverem acmulo injustificado de processos conclusos, fora do prazo, para prolao de sentena ou despacho, ou que, ao trmino da convocao para o Tribunal, tenham extrapolado os prazos de julgamento, apurados conforme ltima publicao do Relatrio de Produtividade dos Magistrados ou Boletim Estatstico; b) que tenham sofrido penalidade disciplinar nos 12 (doze) meses anteriores. 3 Havendo prorrogao, sem interrupo, do afastamento do Desembargador, tambm ser prorrogada a convocao do Juiz Titular de Vara do Trabalho que o estiver substituindo. Art. 78. Em havendo afastamento concomitante do juiz sorteado e do Desembargador ao qual est vinculado, ser convocado juiz subseqente disponvel na lista de antiguidade. Se se tratar do primeiro perodo de afastamento do Desembarg ador no semestre, a vinculao do novo juiz ser prorrogada para as convocaes

subseqentes, retornando o juiz sorteado a sua ordem de antiguidade dentre os magistrados remanescentes. Art. 79. A Corregedoria dever observar, quando do deferimento das frias de juzes sorteados, a existncia de convocao prvia. Art. 80. No ser permitida a convocao do juiz de primeira instncia para gabinetes diversos dentro de um mesmo semestre. Art. 81. Nas convocaes para o Tribunal, exceto no rgo Especial, o Juiz convocado ocupar o lugar do titular em qualquer dos seus rgos, ainda que este mude de Seo Especializada ou de Turma, e ficar vinculado, mesmo aps vencido o prazo de convocao, aos processos para os quais foi sorteado como relator ou revisor. 1 Tratando-se de substituio de Desembargador integrante do rgo Especial ou da Seo Especializada em Dissdios Coletivos, o Juiz convocado s ocupar o lugar do Titular na Turma, substituindo na Seo Especializada em Dissdios Individuais o Desembargador que houver se deslocado para o rgo Especial ou para a Seo Especializada em Dissdios Coletivos. 2 O Juiz do Trabalho, convocado em substituio, exercer jurisdio plena, atuando nos processos em que figure como Relator, Revisor, nos que esteja m em andamento no Gabinete, bem assim, naqueles em que esteja vinculado como integran te do quorum. 3 O Juiz Titular, enquanto convocado, ter o ttulo de Juiz Convocado.

Seo II Das convocaes para o rgo Especial e Seo Especializada em Dissdios Coletivos Art. 82. Para assegurar o quorum estabelecido no artigo 144, incisos II, III e IV, deste Regimento, sero convocados para as sesses do rgo Especial e da Seo Especializada em Dissdios Coletivos tantos Desembargadores quantos forem os afastados, nos termos previstos nos artigos 28 e 30 deste Regimento.

Seo III Das convocaes para as Sees Especializadas em Dissdios Individuais e Turmas Art. 83. A convocao para as Sees Especializadas em Dissdios Individuais e Turmas far-se- de acordo com o previsto nos artigos 76, 77, 78 e 81 do Regimento, para garantia do quorum estabelecido no artigo 144, incisos IV e V, tambm deste Regimento.

1 Sero convocados, pelo Presidente do Tribunal, para as sesses das Sees Especializadas em Dissdios Individuais e das Turmas, tantos Juzes Titulares de Vara do Trabalho quantos forem os Desembargadores afastados. 2 Nos casos de convocao para fins de substituio, por ausncia ou para completar quorum de julgamento, somente sero pagas dirias e ressarcimento de gasto s de transporte, se for o caso. 3 Os juzes de primeiro grau convocados para exercer funo de substituio ou auxlio no Tribunal recebero, exclusivamente, a diferena de remunerao para o cargo de Desembargador, observado o disposto no pargrafo anterior, no que couber. (inserido pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009). 4 As Turmas devero ser formadas com maioria de Desembargadores titulares e por um deles presidida, todos atuando como relator, revisor ou julga dor. (inserido pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009). Seo IV Das convocaes para desempate ou decorrentes de impedimento ou suspeio Art. 84. Se a convocao se fizer necessria em Seo Especializada ou Turma, ser chamado Desembargador integrante de outra Seo Especializada ou Turma, por antigidade, mediante rodzio. 1 Para os fins deste artigo, ser convocado Desembargador integrante da Turma de nmero de ordem imediatamente superior, recaindo na primeira quando a Turma que tiver de fazer a convocao for a ltima, excludas aquelas que realizam sesses no mesmo dia e hora da que necessita de Desembargador para proferir voto d e desempate. 2 O pedido de convocao ser encaminhado pelo Presidente de Seo Especializada ou Turma ao Presidente da que tiver de fazer a indicao. 3 O Desembargador ou Juiz do Trabalho convocado poder, na sesso a que comparecer, tambm ser convocado para, estando apto, proferir voto em outro ca so de desempate, impedimento ou suspeio.

Seo V Das vinculaes aos processos Art. 85. Com o sorteio, o Relator fica vinculado ao processo. Nos afastamentos do Desembargador sorteado Relator, os processos vinculados ao seu gabinete sero conclusos, com ou sem visto, ao substituto ou sucessor, ressalvados

aqueles em que haja lanado o relatrio, ou que tenham sido includos em pauta, ou que estejam com prazo de encaminhamento vencido. (alterado pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009). Pargrafo nico. Encerrado o perodo de substituio, os processos em poder do Juiz convocado sero conclusos ao Desembargador substitudo em nmero equivalente aos que lhe foram conclusos, ressalvados aqueles em que haja lanado o relatrio ou que tenham sido includos em pauta para julgamento, ou, ainda que estej am com o prazo vencido. (inserido pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009). 1 Encerrado o perodo de substituio e se houver processos pendentes de julgamento, ocorrer a desvinculao do juiz convocado em nmero equivalente aos que lhe foram conclusos, na forma do caput deste artigo. (revogado pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009). 2 O disposto no 1 no se aplica aos processos que, no incio da substituio, encontravam-se na Secretaria da Turma aguardando julgamento. (revogado pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009). Art. 86. O rgo Colegiado que, em exame de recurso, determinar o retorno dos autos do processo Vara de origem, por haver anulado a sentena ou afastado questo preliminar ou prejudicial, ficar prevento, com vinculao do primitivo relator, ao processo de conhecimento ou ao de execuo, inclusive para julgamento de recursos que venham a ser interpostos s novas decises. 1 Ficaro vinculados, tambm, relator e rgo originrio, quando a deciso de 2 grau for anulada ou reformada por julgado do Tribunal Superior, a fim de que avance no julgamento. 2 Estando o relator, por qualquer motivo, impedido de exercer suas funes judicantes, o processo ser redistribudo entre os atuais integrantes do rgo originrio, observada a compensao. 3 Se, no julgamento de recursos simultneos, prevalecer tese esposada pelo relator, no sentido de no conhecimento de um dos recursos, e se tal entendim ento, em razo de impugnao formulada pelo interessado, vier a ser revisto, o relator primitivo ficar vinculado, para, como tal, prosseguir no julgamento das demais matrias recursais. Art. 87. Ocorrer redistribuio de processos, mediante compensao, quando: I houver declarao de impedimento ou suspeio do Relator;

II em havendo tramitao preferencial, o afastamento do Desembargador no importar em substituio do Relator. Pargrafo nico. A redistribuio dar-se-, mediante sorteio, entre os integrantes do Tribunal, observando-se a compensao com identidade de classes dos

processos, se, pelo menos, dois integrantes da mesma Turma declararem-se impedid os ou suspeitos. Art. 88. Ficar desvinculado, como Relator ou Revisor, dos processos que lhe foram distribudos, o Desembargador que assumir o cargo de Presidente, VicePresidente, Corregedor Regional ou Vice-Corregedor Regional. Pargrafo nico. A desvinculao somente ocorrer em relao aos processos que estiverem dentro do prazo regimental para atuao especfica do Desembargador. Art. 89. Permanecer vinculado, como Relator ou Revisor dos processos que lhe foram distribudos, o Desembargador que substituir o Vice-Presidente. Art. 90. O Desembargador removido para outro rgo fracionrio, a pedido ou mediante permuta, ficar vinculado aos processos que lhe j houverem sido distribudos, na qualidade de Relator ou Revisor, estendendo-se a vinculao tambm ao Redator, at a assinatura do acrdo, bem assim para o julgamento dos embargos de declarao, sem prejuzo de distribuies futuras na nova unidade. (alterado pela RA n 05/2013, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 4/3/2013) Art. 91. O Juiz Titular de Vara do Trabalho que substituir Desembargador ficar vinculado aos processos que no perodo lhe foram distribudos, participando dos respectivos julgamentos, ainda que vencido o prazo da convocao, incumbindo-lhe relatar os embargos de declarao interpostos a acrdos da sua lavra.

CAPTULO II DOS JUZES TITULARES DE VARA DO TRABALHO Art. 92. Os Juzes de Vara do Trabalho que no puderem comparecer no horrio regulamentar ou que tiverem de se ausentar, por motivo relevante, devero comunicar o fato, com a mxima brevidade possvel, ao Corregedor Regional do Tribunal, para as providncias necessrias. Pargrafo nico. Na falta ou impossibilidade de comunicao por parte do Juiz de Vara do Trabalho, far a comunicao o Diretor da Secretaria, sob pena de responsabilidade funcional. Art. 93. facultado ao Juiz Titular de Vara do Trabalho expedir portarias, ordens de servio e instrues, objetivando a organizao e desenvolvimento dos trabalhos nas Secretarias das respectivas Varas do Trabalho, submetendo-as previamente aprovao do Corregedor Regional.

Art. 93-A. Compete ao Juiz Titular de Vara do Trabalho indicar, preferencialmente entre bacharis em Direito, para nomeao pelo Presidente do Tribunal, ressalvadas as situaes consolidadas, o Diretor da respectiva Secretaria, observadas as restries relativas a parentesco, casamento, unio estvel e concubinato, decorrentes de lei. (includo pela RA n 05/2013, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 4/3/2013) Pargrafo nico. O Diretor de Secretaria de Vara do Trabalho tomar posse perante o respectivo Juiz Titular. (includo pela RA n 05/2013, publicada no Dirio d a Justia eletrnico, edio de 4/3/2013)

CAPTULO III DOS JUZES DO TRABALHO SUBSTITUTOS Art. 94. Para efeito de localizao dos Juzes do Trabalho Substitutos, a rea de jurisdio do Tribunal poder ser dividida em tantas sub-regies quantas forem necessrias, a critrio do Desembargador Corregedor Regional do Tribunal.

CAPTULO IV DAS REMOES E TRANSFERNCIAS Art. 95. Faculta-se a remoo aos Juzes Titulares de uma Vara do Trabalho para outra, ou a permuta de magistrados, depois de consultados os juzes mais anti gos, a pedido dos interessados e por deciso do Desembargador Presidente do Tribunal, e a os Desembargadores, mediante requerimento e aprovao do rgo Especial, entre Sees Especializadas e Turmas, bem como a transferncia, tambm extensiva aos Juzes do Trabalho Substitutos, para outro Regional, observados, quanto a esta, os termos das Resolues do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Superior da Justia do Trabalho que regem a matria e os requisitos do inciso VIII-A do artigo 93 da Constituio Federal. (alterado pela RA n 35/2010, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 11/11/2010) Pargrafo nico. Fica vedada a remoo voluntria ou permuta de magistrado de 1 ou 2 grau que estiver com acmulo injustificado de processos sob sua jurisdio. (pargrafo acrescido pela redao da RA n 57/2009 - divulgada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 19/01/2010)

CAPTULO V

DAS FRIAS Art. 96. Os Desembargadores, Juzes Titulares de Varas do Trabalho e Juzes do Trabalho Substitutos gozaro frias individuais de 60 (sessenta) dias em qualquer poca do ano, que podero ser parceladas em 2 (dois) perodos iguais de 30 (trinta) dias. 1 Caber Presidncia do Tribunal e Corregedoria, no mbito de suas respectivas atribuies, elaborar a escala de frias dos Desembargadores e Juzes, que ser submetida ao rgo Especial. 2 Para efeito do disposto no 1 deste artigo, os requerimentos de frias devero ser encaminhados Presidncia do Tribunal at o final do ms de setembro de cada ano, com indicao dos perodos de preferncia para gozo no ano subseqente. 3 Em caso de ausncia de requerimento, caber ao Presidente do Tribunal, ad referendum do rgo Especial, definir as pocas de gozo de frias dos Juzes, e ao rgo Especial, a dos Desembargadores. 4 As alteraes na escala de frias, elaboradas na forma deste artigo, e suas prorrogaes, dependero de prvia aprovao da Presidncia do Tribunal, no caso dos juzes, e do rgo Especial, no caso dos Desembargadores, observada a antecedncia de, no mnimo, 20 (vinte) dias do incio do respectivo gozo. Ser obedecido o mesmo requisito na hiptese de prorrogao. Art. 97. vedado o afastamento em gozo de frias individuais, no mesmo perodo, de Desembargadores que possam comprometer o quorum dos rgos de que participem ou os servios judicirios. 1 Na hiptese de requerimentos simultneos, de Juiz de qualquer instncia, para gozo de frias em perodos concorrentes e quando no seja possvel deferi-las, a preferncia ser estabelecida pela antigidade do Magistrado. 2 Para efeito da regra prevista no caput deste artigo, o rgo Especial estabelecer o nmero mximo de Desembargadores que poder gozar frias em perodos concorrentes. Art. 98. Ao Desembargador em gozo de frias facultado atuar nos processos aos quais esteja vinculado.

CAPTULO VI DAS LICENAS Art. 99. Conceder-se- licena: I - para tratamento de sade;

II - por motivo de doena em pessoa da famlia; III - para repouso gestante; IV - paternidade, por 5 (cinco) dias. Pargrafo nico. Os perodos de licena concedidos aos magistrados no tero limites inferiores aos reconhecidos por lei ao funcionalismo da Unio. Art. 100. Ao Desembargador licenciado, at o prazo de 30 (trinta) dias, facultado atuar nos processos em que, antes da licena, haja lanado visto como rela tor ou revisor ou lhe tenham sido conclusos para julgamento, caso no haja contraindicao mdica. Art. 101. A licena para tratamento de sade por prazo superior a 30 (trinta) dias, bem como as prorrogaes que impliquem licena por perodo ininterrupto superior a este prazo, depende de inspeo por junta mdica. Art. 102. O Magistrado poder afastar-se de suas funes por at oito dias consecutivos, sem prejuzo de vencimento, remunerao ou qualquer direito, em razo de: I - casamento; II - falecimento do cnjuge, de parente em linha ascendente, descendente ou de irmo. Art. 103. Conceder-se- afastamento ao Magistrado, sem prejuzo de vencimento, remunerao ou outro direito, para: I - realizao de misso ou servios relevantes administrao da Justia; II exerccio da presidncia de associao de classe;

III freqncia a curso ou participao em estudos de extenso cultural, na forma do artigo 104 deste Regimento. Art. 104. Para a concesso de afastamento, na hiptese do inciso III do artigo 103, requerida por magistrado, sem prejuzo de vencimentos, com a finalidad e de freqentar cursos ou participar de estudos de extenso cultural, em outra unidade federativa ou no exterior, devem ser observados os seguintes requisitos: I ter o Juiz ou o Desembargador exercido a magistratura trabalhista por, no mnimo, 5 (cinco) anos; II haver compatibilidade do curso com as reas de atuao do Desembargador ou Juiz do Trabalho, que justificar o seu objetivo; III especificar cursos porventura realizados anteriormente;

IV declarar se, em outra oportunidade, j usufruiu licena, com o mesmo objetivo. 1 No se deferir afastamento para aperfeioamento profissional por perodo superior a 2 (dois) anos. (inserido pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009). 2 No ter direito a percepo de dirias o magistrado que se afastar para a realizao de curso de longa durao, salvo se a sua participao for obrigatria ou de iniciativa da administrao do Tribunal. (inserido pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009). 3 Nos demais casos, o Tribunal poder deferir o pagamento de dirias, na forma da lei. (inserido pela RA n 25/2009, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 25/8/2009).

Art. 105. O requerimento para concesso de afastamento de que trata o artigo 104 deste Regimento dever ser dirigido ao Presidente do Tribunal, que o encaminhar Corregedoria Regional, e esta, Comisso competente, para anlise da convenincia. Art. 106. A Corregedoria Regional certificar em qualquer das hipteses de afastamento: I a existncia, ou no, de sentenas pendentes, inclusive de embargos declaratrios; II III o aprazamento da pauta (unas, iniciais, instrues e julgamentos); eventuais procedimentos disciplinares em relao ao magistrado.

Art. 107. Sero considerados tambm para a concesso do afastamento: I a situao atual das vagas de juzes titulares de Varas do Trabalho e de juzes substitutos; II o nmero de titulares convocados para atuar neste sodalcio;

III a disponibilidade de Desembargador ou Juiz para cobrir a ausncia do requerente durante o respectivo afastamento; IV a porcentagem de Desembargadores e Juzes afastados para estudos (cursos, teses, mestrados), no pas ou fora dele, at no mximo de 3% (trs por cento) d a totalidade dos vitaliciados. Pargrafo nico. Nos casos de solicitaes simultneas que desatendam o disposto no inciso III deste artigo ou que ultrapassem o percentual previsto no inciso IV

deste artigo, ter preferncia, sucessivamente, aquele que no gozou licena semelhante em perodo pretrito, o mais antigo na carreira ou o mais idoso. Art. 108. A licena para curso no exterior ou em outra unidade federativa, com prazo igual ou superior a 3 (trs) meses, ter incio 10 (dez) dias antes do comeo das aulas e cessar 5 (cinco) dias aps o respectivo trmino, excludos os perodos de frias e recesso escolar. 1 Quando o curso abranger um perodo letivo e um apenas para preparao e apresentao de dissertao ou tese, no havendo exigncia por parte do rgo de ensino quanto permanncia do magistrado durante a segunda fase, a licena integral limitar-se- apenas ao primeiro perodo. 2 Para o perodo de preparao de dissertao ou tese, independentemente do local onde o curso realizado, apenas ser concedida uma licena de 60 (sessenta) dias, para a pesquisa e elaborao do texto, que antecedero a data final prevista par a a apresentao do trabalho. 3 Para a defesa oral da dissertao ou tese no Brasil sero concedidos 5 (cinco) dias teis de licena e, se realizada no exterior, 15 (quinze) dias. Art. 109. Aps o gozo de licena para estudo por prazo superior a 5 (cinco) meses, o magistrado que se retirar da carreira nos trs anos seguintes, contados d o trmino da licena, ter que devolver integralmente todos os vencimentos percebidos no respectivo perodo, e valor correspondente a 50% (cinqenta por cento) dos vencimentos, se a retirada se der entre 3 (trs) e 5 (cinco) anos. Decorridos 5 (c inco) anos, nada ser devido. Pargrafo nico. Este artigo no se aplica ao magistrado que vier a falecer, permutar para outra Regio, aposentar-se por invalidez ou que j tenha exercido efetivamente o cargo de magistrado por mais de 15 (quinze) anos. Art. 110. O Magistrado que houver freqentado curso, mediante licena, em outra unidade federativa ou no exterior, por ocasio de seu retorno, dever apresent ar atestado de freqncia, aproveitamento e diploma de concluso. Art. 111. O Magistrado, por ocasio de seu retorno, dever, de acordo com o interesse da Escola Judicial, apresentar-se para realizar conferncias sobre o tem a de sua especializao. Art. 112. No se conceder nova licena para estudos ao mesmo magistrado antes que tenha decorrido o prazo de 5 (cinco) anos do trmino da licena anterior.

CAPTULO VII DA APOSENTADORIA

Art. 113. O processo de aposentadoria ter incio: I - a requerimento do Magistrado; II - por ato do Presidente do Tribunal ou da Corregedoria, de ofcio; III - em cumprimento deliberao do Tribunal Pleno ou rgo Especial. Art. 114. O Magistrado que se afastar em licena para tratamento de sade por 6 (seis) meses ou mais, dentro do prazo de 2 (dois) anos consecutivos, ao re querer nova licena para igual fim, dever submeter-se a exame por junta mdica para verificao de sua invalidez. Art. 115. Se a maioria dos Juzes efetivos do rgo Especial admitir a instaurao do processo, o Magistrado ser afastado do exerccio do cargo at que seja, no prazo de 60 (sessenta) dias, proferida a deciso, depois de emitido o laudo mdic o. Pargrafo nico. O processo dever ser concludo no prazo de 60 (sessenta) dias, justificadas as faltas do Desembargador e do Juiz do Trabalho neste perodo. Art. 116. Os exames sero realizados por uma junta composta por trs mdicos, sendo 2 (dois), no mnimo, do Quadro de Pessoal da Justia do Trabalho da Quinta Regio, facultado ao Magistrado, desde logo, indicar assistente para oferec er os quesitos. Pargrafo nico. Se no dispuser o Tribunal, na ocasio, de 2 (dois) dos seus mdicos em exerccio, ou em caso de suspeio ou impedimento, o Presidente do Tribunal, ad referendum do rgo Especial, providenciar a indicao de mdicos do servio pblico federal para integrar a junta. Art. 117. O exame ser realizado, quando possvel, na sede do Tribunal. Caso contrrio, o Presidente do Tribunal poder: I - determinar que a junta desloque-se para onde se encontre o Desembargador ou o Juiz do Trabalho impossibilitado de comparecer ao local de realizao do exame; II - deprecar o exame mdico, no caso de achar-se o Magistrado em jurisdio estranha, sem condies de locomoo. 1 Se o Magistrado no comparecer ou recusar-se, o Presidente determinar outro dia ou outra diligncia. 2 Se houver negativa frontal de submeter-se ao exame, o Magistrado ser, de imediato, suspenso de suas funes, at o julgamento final. Art. 118. Em se tratando de incapacidade mental, o Presidente do Tribunal nomear curador, ad referendum do Pleno, sem prejuzo da defesa que o Magistrado possa oferecer, pessoalmente ou por procurador.

Art. 119. Cabe Junta Mdica, no prazo de quinze dias, oferecer laudo fundamentado, assinado por seus membros e, se houver, pelo assistente. Art. 120. Em no se submetendo percia mdica, por recusa, fica o Magistrado sujeito ao julgamento fundado em quaisquer outras provas. Art. 121. Instrudo o processo, o curador, se for o caso, o Magistrado ou seu procurador poder oferecer razes finais, no prazo comum de quinze dias. Art. 122. Distribudo o processo, o Relator lanar relatrio sucinto e solicitar a designao de dia para julgamento pelo Tribunal Pleno. 1 A deciso pela aposentadoria efetivar-se- pelo voto da maioria absoluta dos membros efetivos do Tribunal Pleno. 2 Em conselho, assegurar-se- a sustentao oral ao procurador do Magistrado por dez minutos e, aps, votaro o Relator e os Juzes do Tribunal. Art. 123. Declarada a invalidez, o Presidente do Tribunal expedir o ato de aposentadoria do Juiz de primeira instncia e, em se tratando de Desembargador do Tribunal, encaminhar o processo ao Poder Executivo Federal. Art. 124. As resolues do rgo Especial correro em segredo de Justia, e o julgamento que concluir pela incapacidade realizar-se- em sesso reservada, com a presena to-s das partes, seus advogados e membro do Ministrio Pblico do Trabalho, comunicando-se o resultado da deciso ao Poder Executivo, quando necessrio.

CAPTULO VIII DAS PENAS DISCIPLINARES Art. 125. O processo disciplinar dos magistrados passa a ser regido pela Resoluo n 30, de 7 de maro de 2007, editada pelo Conselho Nacional de Justia. Art. 126. Decretada a remoo compulsria do Juiz, a titularidade da Vara do Trabalho ser declarada vaga, ficando o Juiz Titular em disponibilidade, com to das as vantagens do cargo, at ser aproveitado em outra Vara do Trabalho, cabendo ao rgo Especial resolver, posteriormente, por indicao do seu Presidente, em qual delas o Juiz removido ter exerccio. Pargrafo nico. O Juiz removido assumir a Vara do Trabalho que lhe for designada dentro de 30 (trinta) dias.

CAPTULO IX DAS PROMOES DOS JUZES DO TRABALHO Art. 127. Os Juzes Titulares de Varas do Trabalho e Substitutos sero promovidos, alternadamente, por antigidade e merecimento, dentre os integrantes d a primeira quinta parte da lista de antigidade, entre os vitalcios. 1 Caso no haja Juiz vitalcio, a promoo dar-se-, pelos mesmos critrios, entre os Juzes no-vitalcios. 2 Para fixao da primeira quinta parte da lista de antigidade, considerarse-, para promoo do Juiz Titular, o nmero total de Varas do Trabalho da Regio, desde que j instaladas, enquanto para promoo dos Juzes Substitutos observar-se- o nmero total destes. 3 O merecimento ser aferido pelo desempenho do Juiz, pelos critrios objetivos de produtividade e presteza no exerccio da jurisdio e pela freqncia e aproveitamento em cursos oficiais ou reconhecidos de aperfeioamento (letra c do artigo 93 da Constituio Federal). Art. 128. Na promoo por antigidade, a indicao dever recair no Juiz mais antigo da respectiva lista, salvo recusa, por deciso fundamentada, tomada pe lo voto de dois teros dos membros do Tribunal Pleno, repetindo-se o processo at fixar -se a indicao. Art. 129. Ser promovido por merecimento o Juiz que figurar por 3 (trs) vezes consecutivas ou 5 (cinco) alternadas na lista trplice de merecimento.

TTULO III DA ORDEM DE SERVIO NO TRIBUNAL

CAPTULO I DA CLASSIFICAO DOS RECURSOS E PROCESSOS ORIGINRIOS Art. 130. Os recursos e processos originrios de competncia dos rgos do Tribunal sero classificados com as seguintes designaes e siglas: I. ao anulatria (AA); II. ao cautelar (AC); III. ao civil pblica (ACP); IV. ao de depsito (ADP); V. ao de impugnao (AIMP); VI. ao de prestao de contas (APC); VII. ao declaratria (AD); VIII. ao pauliana (APL); IX. ao rescisria (AR); X. agravo (A); XI. agravo de instrumento (AI); XII. agravo de instrumento sumarssimo (AIS); XIII. agravo de instrumento/TST (AIT); XIV. agravo de petio (AP); XV. agravo regimental (AG);

XVI. aplicao de penalidade (APP); XVII. argio de inconstitucionalidade (AIN); XVIII. atentado (AT); XIX. carta precatria (CP); XX. conflito de competncia (CC); XXI. contra protesto judicial (CPJ); XXII. declarao de bens (DB); XXIII. dissdio coletivo greve (DCG);

XXIV. dissdio coletivo (DC); XXV. embargos de declarao (ED); XXVI. exceo (EX2);

XXVII. exceo de impedimento (EXIP); XXVIII. exceo de incompetncia (EXIN); XXIX. exceo de suspeio (EXS); XXX. habeas corpus (HC); XXXI. habeas data (HDA); XXXII. impugnao de pedido de assistncia (IPA); XXXIII. incidente de falsidade (IF); XXXIV. incidente de uniformizao de jurisprudncia (IUJ); XXXV. interdito proibitrio (IP); XXXVI. interpelao judicial (IJ2); XXXVII. mandado de segurana (MS); XXXVIII. matria administrativa (MA); XXXIX. medida cautelar incidental (MCI); XL. medida cautelar preparatria (MCP); XLI. outros (OU); XLII. pedido de assistncia judiciria (PAJ); XLIII. pedido de providncia (PP); XLIV. pedido de suspenso de tutela antecipada (PST); XLV. precatrio (PR); XLVI. processo disciplinar (PD);

XLVII. protesto judicial (PJ1); XLVIII. reclamao 2 instncia; XLIX. reclamao correicional ou correio parcial (CorPar); (alterado pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012) L. recurso administrativo (RA); LI. recurso de multa (RM); LII. recurso de revista (RR); LIII. recurso ordinrio (RO); LIV. recurso ordinrio sumarssimo (ROS); LV. recurso ordinrio TST (ROT); LVI. remessa ex officio (RXOF); LVII. restaurao de autos (RA2); LVIII. reviso de dissdio coletivo (RDC); LIX. reviso do valor da causa (RVC).

Pargrafo nico. Na hiptese de interposio de recurso ou ajuizamento de ao no previstos neste artigo, os autos sero remetidos Secretaria-Geral da Presidncia, para classificao.

Art. 131. Os recursos e processos originrios, depois de classificados, sero remetidos ao Servio competente para registro, autuao e demais trmites pertinentes. Pargrafo nico. Constatado, em qualquer momento, equvoco quanto numerao de folhas, o funcionrio que o detectar proceder correo, certificando nos autos.

CAPTULO II DA DISTRIBUIO E REDISTRIBUIO DE RECURSOS E PROCESSOS ORIGINRIOS Seo I Das disposies gerais Art. 132. A distribuio dos recursos e processos originrios, realizada em audincias pblicas, ser feita obrigatoriamente de modo alternado, de acordo com as respectivas classes, com concorrncia dos Desembargadores de cada rgo do Tribunal pela ordem de antigidade, sendo imediato o sorteio. 1 O Presidente do Tribunal, o Vice-Presidente, o Corregedor Regional e o Vice-Corregedor Regional no participam de sorteio algum, ficando-lhes, entretanto , assegurado o direito de voto nas sesses dos rgos do Tribunal. 2 Ao Desembargador que se deva aposentar, por implemento de idade, no sero distribudos processos originrios e recursos durante, respectivamente, os sessenta (60) e trinta (30) dias anteriores ao afastamento. 3 No caso de aposentadoria voluntria, ser suspensa a distribuio de processos originrios e recursos a partir da protocolizao do respectivo requerimento ; ocorrendo desistncia do pedido, far-se- compensao. 4 O Desembargador designado para funcionar no Juzo de Conciliao de Segunda Instncia no participar do sorteio de processos da Turma, ficando, contudo, vinculado como Relator ou Revisor dos processos que j lhe tenham sido distribudos, bem assim queles aos quais esteja vinculado como integrante do quorum de julgamento j iniciado. (revogado pela RA n 22/2008, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 14/04/2008). 5 Far-se- a distribuio entre todos os Desembargadores ou Juzes convocados, inclusive os ausentes ou licenciados at trinta dias, salvo as excees constantes deste artigo. 6 A distribuio que deixar de ser feita a Desembargador ausente ou licenciado ser compensada quando terminar a licena ou ausncia.

7 Nas hipteses de frias, de licenas ou de ausncias legais de integrantes da Mesa Diretora, e desde que se torne necessria a convocao, segundo avaliao do Presidente, de Desembargador mais antigo, em exerccio e no impedido, o convocado ficar excludo dos sorteios. Sendo a ausncia superior a 30 (trinta) dias, ser tambm convocado, imediatamente, Juiz de Primeira Instncia, que participar dos sorteios d os Processos de Turma e das Sees Especializadas em Dissdios Individuais. (alterado pela RA n 15/2008, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 24/03/2008). 8 Tratando-se de frias, de licenas ou de ausncias legais do Desembargador com atuao no Juzo de Conciliao de Segunda Instncia, sua substituio ser feita pelo Desembargador designado Vice Conciliador pelo Presidente do Tribunal. (alterado pela RA n 22/2008, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 14/04/2008). 9 O afastamento de Desembargador para gozo de frias, de durao superior a 30 (trinta) dias, acarretar convocao de Juiz de Primeira Instncia, que receber processos j neste perodo, inclusive aqueles que se encontrem em tramitao no gabinete. (alterado pela RA n 15/2008, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 24/03/2008).

Seo II Da redistribuio Art. 133. Quando a ausncia do Desembargador for por perodo no superior a 30 (trinta) dias, sero redistribudos, mediante oportuna compensao, os habeas corpus, os mandados de segurana, os dissdios coletivos, os recursos ordinrio s e os agravos de instrumento contra a sua denegao em procedimentos sumarssimos e os feitos que, consoante fundada alegao do interessado, reclamem soluo urgente. Pargrafo nico. Para fins de cumprimento do disposto neste artigo, os rgos do Tribunal referidos no artigo 6, incisos I a V, deste Regimento informaro Secretaria do Tribunal Pleno as ausncias de Desembargadores, inclusive para efeit o da compensao referida no caput. Art. 134. No caso de impedimento ou suspeio do Relator sorteado, proceder-se- nova distribuio do feito, mediante compensao, observada a regra prevista no pargrafo nico do artigo 87 deste Regimento. Pargrafo nico. Caso o impedimento ou a suspeio seja do Revisor, os autos iro ao Desembargador que se lhe seguir na ordem do sorteio, dentro do respectivo Colegiado, permitida a compensao.

CAPTULO III DO RELATOR, DO REVISOR E DO REDATOR DESIGNADO

Seo I Das disposies gerais Art. 135. Somente haver revisor nas aes rescisrias (alterado pela redao da RA n 57/2009 - divulgada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 19/01/2010). 1 Em havendo Revisor, ser designado o Desembargador que se seguir ao Relator na ordem decrescente de antiguidade (alterado pela redao da RA n 57/200 divulgada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 19/01/2010). 2 Os processos distribudos ao Desembargador eleito Presidente do Tribunal, Vice-Presidente, Corregedor Regional ou Vice-Corregedor, como Relator ou Revisor, sero redistribudos, salvo se j iniciado o julgamento, ou se estiverem fora do prazo regimental. Art. 136. Nos casos de falecimento, aposentadoria ou qualquer outro impedimento absoluto do Desembargador Relator ou Redator, redigir o acrdo outro Desembargador prolator do voto vencedor, a ser designado pelo Presidente do rgo.

Seo II Do relator Art. 137. Compete ao Relator: I - ordenar e dirigir o processo; II - determinar s autoridades judicirias e administrativas providncias relativas ao andamento e instruo do processo, bem como execuo dos seus despachos, exceto nos casos de competncia do Presidente ou do Tribunal; III - submeter ao Presidente ou a qualquer dos rgos do Tribunal, conforme a competncia, questes de ordem para o bom andamento do processo; IV - submeter ao exame do rgo do Tribunal que integra as medidas preventivas necessrias proteo de qualquer direito suscetvel de grave dano, de incerta reparao, ou ainda destinadas a garantir a eficcia da ulterior deciso da caus a; V - determinar, em caso de urgncia, as medidas previstas no inciso IV deste artigo, ad referendum do rgo que integra; VI - requisitar, em agravo de instrumento, em agravo de petio e em agravo regimental os autos originais, quando necessrio; VII - homologar a desistncia e os acordos, ressalvada, quanto a estes, nos dissdios coletivos, a competncia reservada Seo Especializada em Dissdios

Coletivos, determinando, quando for o caso, a baixa dos autos Vara do Trabalho d e origem, ainda que o processo encontre-se em pauta; VIII - delegar atribuies a outras autoridades judicirias, objetivando o andamento e a instruo do feito; IX - praticar os demais atos que lhe incumbam ou sejam facultados na Lei e neste Regimento; X - solicitar audincia do Ministrio Pblico; XI - processar, quando suscitado pelos litigantes, incidente de falsidade ou exceo de suspeio e de impedimento; XII - encaminhar, decorridos 30 (trinta) dias teis, os processos que recebeu para relatar, reduzido este prazo para 20 (vinte) dias, nos casos de dissdio cole tivo, e 10 (dez) dias teis, nos de procedimento sumarssimo e nos feitos que tramitam com prioridade estabelecida na legislao processual; (alterado pela RA n 09/2011, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 1/3/2011) XIII - solicitar preferncia para processos que julgue de manifesta urgncia; XIV - negar seguimento a recurso manifestamente inadmissvel, improcedente, prejudicado ou em confronto com jurisprudncia dominante do respectivo Tribunal, do Supremo Tribunal Federal ou do Tribunal Superior do Trab alho (artigo 557 do CPC); XV - dar provimento a recurso quando a deciso recorrida estiver em manifesto confronto com smula ou jurisprudncia dominante do Supremo Tribunal Federal ou do Tribunal Superior do Trabalho (artigo 557 do CPC). Art. 138. Devolvido o processo com visto do Relator ou Revisor, dever a Secretaria inclu-lo em pauta, para julgamento, observadas a ordem de entrada e as preferncias legalmente previstas (alterado pela redao da RA n 57/2009 no Dirio da Justia eletrnico, edio de 19/01/2010). divulgada

Pargrafo nico. Includos em pauta, sero os autos conclusos ao Revisor, que os devolver, com seu visto, pelo menos vinte e quatro horas antes do julgamen to, ressalvados os casos excepcionais e resguardadas as exigncias legais. (revogado p ela RA n 35/2010, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 11/11/2010).

Seo III Do revisor Art. 139. Compete ao Revisor:

I - fazer a reviso dos processos, devolvendo-os no prazo de 15 (quinze) dias teis, contados do recebimento dos autos, reduzido este prazo para 10 (dez) d ias teis nos feitos que tramitam com a prioridade estabelecida na legislao processual. (alterado pela RA n 09/2011, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 1/3/2011) II - sugerir diligncia ao Juiz Relator, quando entender necessrio. Art. 140. O visto lanado pelo Revisor ficar sem efeito se, posteriormente, assumir a Presidncia do Tribunal por perodo superior a 30 (trinta) dias.

Seo IV Do Redator designado Art. 141. Ser designado Redator o autor do primeiro voto prevalecente, nos casos em que o Relator estiver vencido integralmente no mrito. (alterado pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012) 1 O acrdo ser redigido pelo Relator, ainda que vencido em preliminar, questo prejudicial ou pedidos acessrios. (alterado pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012) 2 Havendo recursos simultneos, o Relator continuar com o encargo de redigir o acrdo, mesmo na hiptese de ficar vencido no mrito de apenas um deles. (alterado pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012) 3 O acrdo ser redigido no prazo de 20 (vinte) dias teis. (includo pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012)

CAPTULO IV DAS SESSES DOS RGOS DO TRIBUNAL Seo I Da composio das mesas Art. 142. As mesas do Tribunal tm a seguinte composio: I - nas sesses do Tribunal Pleno e do rgo Especial, o Presidente do Tribunal tem assento na parte central da mesa de julgamento, ficando sua direita o

representante do Ministrio Pblico do Trabalho; o Vice-Presidente ocupar o primeiro assento lateral direita; o Corregedor Regional, o primeiro esquerda e o ViceCorregedor Regional, o segundo direita; II - nas sesses da Seo Especializada em Dissdios Coletivos, o Presidente do Tribunal tem assento na parte central da mesa de julgamento, ficando, sua dir eita, o representante do Ministrio Pblico do Trabalho e ocupando o Vice-Presidente o primeiro assento lateral direita; III - nas sesses das Sees Especializadas em Dissdios Individuais e das Turmas, os respectivos Presidentes tero assento na parte central da mesa de julgamento, ficando o representante do Ministrio Pblico do Trabalho sua direita. 1 Os demais Desembargadores, nas hipteses previstas nos incisos I e II, seguiro a ordem de antigidade, ocupando, alternadamente, os assentos laterais, a iniciar-se pela esquerda e, na hiptese do inciso III, a iniciar-se pela direita. 2 O Desembargador ou Juiz do Trabalho convocado ocupar o local destinado ao substitudo. Art. 143. Nas sesses solenes, a composio da mesa ficar a critrio dos respectivos Presidentes. Pargrafo nico. As sesses sero organizadas segundo normas de cerimonial institudas ou aprovadas pela Presidncia do Tribunal.

Seo II Do quorum para funcionamento e deliberao Art. 144. O quorum de funcionamento, salvo disposio em contrrio neste Regimento, computado o Presidente, ser: I - do Tribunal Pleno, de mais da metade dos seus membros efetivos; II - do rgo Especial, de 11(onze) Desembargadores; III - da Seo Especializada em Dissdios Coletivos, de 4 (quatro) Desembargadores; IV - das Sees Especializadas em Dissdios Individuais, de 4 (quatro) Desembargadores; V - das Turmas, de 3 (trs) Desembargadores. 1 O Desembargador que, em gozo de frias, comparecer espontaneamente sesso de julgamento, s atuar nos processos em que for relator, revisor ou naqueles a que esteja vinculado como integrante do quorum.

2 Se o Desembargador integrante do rgo Especial, que no esteja em gozo de frias, comparecer sesso, dela participar, mesmo que tenha sido convocado para seu lugar substituto. 3 Fica facultado ao Desembargador, mesmo estando em gozo de frias, participar das deliberaes sobre matrias exclusivamente administrativas, exceto as recursais e disciplinares, desde que anuncie seu comparecimento Secretaria em pr azo no inferior a dois dias teis antes do dia da referida sesso. Art. 145. O quorum de deliberao em todos os rgos deste Tribunal, salvo disposio em contrrio constante deste Regimento, ser constitudo pela maioria de seus membros presentes sesso. Art. 146. Os rgos do Tribunal reunir-se-o, ordinariamente, em dia e hora previamente fixados e, extraordinariamente, quando necessrio, mediante convocao do respectivo Presidente, neste caso, com antecedncia mnima de 2 (dois) dias, observada a regra do artigo 153 deste Regimento, sempre com publicao da matria judiciria no rgo Oficial, excludo da contagem deste prazo o da publicao. Pargrafo nico. Das sesses participar o representante do Ministrio Pblico. Art. 147. Nas sesses dos rgos do Tribunal, os trabalhos obedecero seguinte ordem: I II III IV verificao do nmero de Desembargadores presentes; discusso e aprovao da ata da sesso anterior; expedientes; indicaes e propostas;

V julgamento dos processos adiados ou independentes de pauta, quando presentes os interessados; VI julgamento dos processos includos em pauta, quando presentes os interessados; VII julgamento dos processos adiados ou independentes de pauta, quando ausentes os interessados. Art. 148. Resguardada a regra do artigo 38 da Lei Complementar n 35/79, os processos no excedentes a vinte e que no tiverem sido julgados na sesso permanecero em pauta, independentemente de nova publicao, com preferncia sobre os demais, para julgamento na sesso seguinte. Art. 149. O Desembargador no poder eximir-se de votar, salvo quando no tiver assistido ao relatrio, estiver impedido ou declarar-se suspeito.

Art. 150. O Desembargador no far uso da palavra sem prvia solicitao ao Presidente, nem interromper quem a estiver usando, sem que lhe seja concedido aparte. Art. 151. Apregoado o julgamento do feito, nenhum dos membros do Tribunal poder retirar-se do recinto sem permisso do Presidente. Art. 152. O julgamento, uma vez iniciado, ser ultimado na prpria sesso, salvo pedido de vista regimental ou motivo relevante.

Seo III Da organizao das pautas Art. 153. A Pauta de julgamento ser organizada com observncia da ordem de recebimento dos processos na Secretaria e antecedncia mnima de 02 (dois) dias, publicada no rgo Oficial, atendendo-se ao disposto no artigo 146 deste Regimento e afixando-se cpia no quadro de editais da secretaria respectiva. (alterado pela RA n 35/2010, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 11/11/2010). Pargrafo nico. Tero preferncia os processos: a) de habeas corpus; b) de dissdios coletivos; c) de mandados de segurana; d) de aes cautelares; e) de conflitos de competncia; f) submetidos ao rito sumarssimo; g) em que figure como parte pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos ou portadora de doena grave, estendendo-se esse benefcio em favor dos sucessores, cnjuge suprstite, companheiro ou companheira em unio estvel, em caso de morte do beneficiado; (alterado pela RA n 09/2011, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 1/3/2011) h) cujo Relator ou Revisor deva afastar-se, por qualquer motivo; i) de cujo quorum deva participar Desembargador ou Juiz de outro rgo, convocado, ou que, estando de frias, comparea espontaneamente para participar do julgamento; j) em que haja inscrio de advogado para sustentao oral;

k) em que a parte ou seu advogado, estando presente, manifeste interesse de preferncia. Art. 154. Publicada a pauta, os autos de qualquer processo nela includos somente podero ser retirados da secretaria por Desembargador integrante do rgo julgador. Art. 155. Independem de pauta o julgamento de habeas corpus e o de embargos de declarao.

Seo IV Das sesses de julgamento e deliberao Art. 156. Inexistindo quorum de funcionamento, aguardar-se-, por 15 (quinze) minutos, a sua formao. Persistindo a ausncia de quorum, poder o Presidente fazer as convocaes indispensveis realizao dos julgamentos, encerrando-se a sesso, se no alcanada a composio mnima, depois de decorridos 30 (trinta) minutos. Pargrafo nico. A vinculao do Desembargador para composio do quorum dar-se- com a leitura do relatrio, observadas as ressalvas regimentais. Art. 157. Retomado o julgamento adiado, sero computados os votos j proferidos pelos Desembargadores ausentes, ainda que Relator ou Revisor, mesmo q ue qualquer destes no mais integre o rgo. 1 Adiado o julgamento, ausente do servio por qualquer motivo o Desembargador que ainda no tenha proferido seu voto, salvo se Relator ou Revisor, a deciso ser tomada sem ele, caso no comparea, espontaneamente, no perodo de 15 (quinze) dias, contados a partir da data do adiamento. 2 Ausente o Desembargador Relator ou Revisor por mais de 30 (trinta) dias, o processo passar competncia do Desembargador ou Juiz do Trabalho convocado para substitu-lo, reiniciando-se, em qualquer caso, o julgamento. 3 Havendo deliberao sobre qualquer ponto da questo posta em julgamento, a substituio do Desembargador ausente no importar reincio do julgamento, mas apenas sua complementao. Art. 158. Anunciado o julgamento pelo Diretor da Secretaria, ser dada a palavra pelo Presidente ao Relator, para exposio da causa, com observncia ao disposto no 1 do artigo 166 deste Regimento. Pargrafo nico. Concluda a sustentao oral e aps o voto do Revisor, ser aberta a discusso, quando cada Desembargador ou Juiz convocado poder usar da palavra, sendo-lhe facultado pedir esclarecimento ao Relator.

Art. 159. Cada Desembargador ou Juiz convocado ter o tempo necessrio para proferir o seu voto, podendo ainda usar da palavra depois de haver votado o ltimo Desembargador ou Juiz convocado e antes de ser proclamado o resultado do julgamento. Art. 160. Encerrada a discusso, retomar-se- a votao, que prosseguir com o voto do Vice-Presidente, o do Corregedor Regional e o do Vice-Corregedor Regional, nos rgos que integram, seguindo-se os dos demais Desembargadores, na ordem decrescente de antigidade. 1 Na hiptese de disperso de votos, o voto mdio ser apurado somandose os das vrias correntes no que tiverem em comum. Permanecendo a divergncia, sem possibilidade de soma alguma, sero as solues em confronto submetidas ao pronunciamento de todos os Desembargadores votantes, duas a duas, eliminando-se, sucessivamente, as que obtiverem menor votao e prevalecendo a que reunir, por ltimo, a maioria dos votos dos Desembargadores presentes ao julgamento. 2 Em caso de empate no Tribunal Pleno e no rgo Especial, caber ao Presidente da sesso desempatar, sendo-lhe facultado adiar o julgamento, quando no se julgar habilitado a proferir o voto. Nas Sees Especializadas em Dissdios Individuai s e nas Turmas, o desempate, se no puder ser feito por Desembargador integrante de cada uma delas que no tenha participado da votao de que se originou o impasse, farse- por convocao, mediante solicitao ao Presidente de outra Seo Especializada em Dissdios Individuais ou Turma. Art. 161. Concludo o julgamento, o Presidente proclamar a deciso, a partir da qual os Desembargadores no podero modificar o voto nem se manifestar sobre o julgamento. Art. 162. Finda a sesso, dispor a Secretaria do prazo de 2 (dois) dias teis para certificar o resultado do julgamento e encaminhar os autos ao Relator ou Re dator, se outra no for a soluo. Pargrafo nico. Excedido o prazo, o Diretor da Secretaria certificar as razes do atraso.

Seo V Dos pedidos de vista Art. 163. A qualquer momento, aps o relatrio, poder o Desembargador, inclusive o Relator e o Revisor, requerer vista dos autos, o que acarretar o adia mento do julgamento, pelo prazo requerido, que ser, no mximo, de 10 (dez) dias corridos, findo o qual devolver os autos Secretaria. 1 Ocorrendo mais de um pedido de vista do mesmo processo, o julgamento ser adiado, de modo que a cada Desembargador seja facultado o exame do s

autos, por prazo igual ao fixado no caput deste artigo, findo o qual o ltimo a pe dir vista restituir os autos Secretaria. 2 No se admitir novo pedido de vista pelo mesmo Desembargador. 3 Independentemente do pedido de vista e antes de adiado o julgamento, podero antecipar seus votos os demais Desembargadores, se assim o desejarem. 4 Poder o Desembargador formular pedido de vista em mesa, hiptese em que o julgamento dar-se- na mesma sesso, to logo se declare habilitado a votar.

Seo VI Dos juzes convocados Art. 164. O Juiz convocado no ter voto quando se proceder a eleio ou se deliberar sobre questo de ordem administrativa, de qualquer natureza, representao contra autoridade da Justia do Trabalho, reforma regimental ou matria de economia interna do Tribunal.

Seo VII Da participao dos advogados Art. 165. Os advogados, quando tiverem que requerer ou proceder sustentao oral, pediro a palavra ao Presidente da sesso e, concedida, ocuparo a tribuna, usando, obrigatoriamente, a beca que lhes ser disponibilizada. Art. 166. A sustentao oral ser feita de uma s vez, ainda que argida matria preliminar ou prejudicial, e observar o disposto nos pargrafos deste artigo. 1 Ao relatar processos com pedidos de preferncia de advogados para sustentao oral, o julgador far um resumo da matria em discusso e antecipar sua concluso, hiptese em que poder ocorrer a desistncia da sustentao ante a antecipao do resultado. Havendo, porm, qualquer voto divergente daquele anunciado pelo Relator, o Presidente da sesso voltar a facultar a palavra ao advogado desist ente. No desistindo os advogados da sustentao, o Presidente conceder a palavra a cada um dos representantes das partes, por 10 (dez) minutos, sucessivamente. 2 O advogado do recorrente ter prioridade no uso da palavra. Em se tratando de recursos simultneos, usar da palavra, em primeiro lugar, o patrono do autor, salvo na hiptese de recurso adesivo. 3 Aos litisconsortes representados por mais de um advogado, o tempo serlhes- proporcionalmente distribudo, podendo haver prorrogao at o mximo de 20 (vinte) minutos, ante a relevncia da matria.

4 No haver sustentao oral em agravos de instrumento, embargos de declarao e conflitos de competncia, cabendo, no entanto, nos agravos regimentais interpostos a despacho do Relator que indefere liminarmente mandado de segurana, ao cautelar e ao rescisria e nos agravos a que se refere o 1 do artigo 557 do Cdigo de Processo Civil. 5 O Presidente do rgo julgador cassar a palavra do advogado que, em sustentao oral, conduzir-se de maneira desrespeitosa ou, por qualquer motivo, inadequada. 6 A inscrio, para fins de preferncia para a sustentao, poder ser feita por escrito, por fax, correio eletrnico, diretamente na Secretaria, pessoalmente ou por estagirio de Direito com respectivo registro na OAB, neste caso at 30 (trinta) min utos antes do incio da sesso. 7 As inscries por escrito, fax ou correio eletrnico s sero vlidas desde que haja clara identificao do processo, do rgo Julgador, da data e da Vara do Trabalho e se recebidas na Secretaria do rgo at s dezesseis horas do dia til antecedente respectiva sesso. Art. 167. O pedido de adiamento, quando ausente uma das partes, dever ser formulado no incio da sesso e ser decidido pelo Relator. Art. 168. O advogado poder pedir a palavra, pela ordem, ao Presidente da sesso, durante o julgamento, para, mediante interveno sumria, esclarecer equvoco ou dvida surgida em relao a fatos, documentos ou afirmaes que influam ou possam influir na deciso ou para replicar acusao ou censura que lhe tenha sido feit a. Pargrafo nico. O Presidente da sesso, ou o Relator, poder cassar a palavra do advogado que se afaste dos objetivos permitidos.

Seo VIII Das audincias de instruo Art. 169. As audincias para instruo dos feitos, quando necessrias, sero realizadas em dia e hora previamente designados pelo Desembargador Instrutor e s ero pblicas, ressalvadas as excees previstas em lei.

Seo IX Das atas Art. 170. As atas das sesses registraro, com clareza e conciso, tudo quanto nelas haja ocorrido e a relao dos processos julgados, dispensando-se a transcrio da certido de cada processo, a qual constar dos autos respectivos.

1 Submetida discusso, no comeo de cada sesso, a ata anterior ser encerrada com as observaes porventura feitas e aprovadas pelo rgo, assinada por seu Presidente juntamente com o Diretor da Secretaria. 2 Das atas somente sero extradas cpias ou lavradas certides aps aprovadas pelo respectivo rgo. Art. 171. A ata de sesso secreta ser lavrada pelo Desembargador designado para secretari-la e aprovada em sesso, dela constando a data da realizao, os nomes das pessoas presentes e as deliberaes, podendo o Tribunal restringir a matria a ser publicada. Pargrafo nico. O requerimento de certido desta ata, se devidamente fundamentado, ser apreciado pelo Presidente do rgo. Art. 172. A ata de audincia de instruo registrar os nomes das partes e dos advogados presentes, alm dos requerimentos apresentados, decises tomadas e demais ocorrncias. Art. 173. Contra erro contido em ata, poder o interessado reclamar dentro de 5 (cinco) dias aps sua aprovao, em petio dirigida ao Presidente do rgo. 1 No se admitir a petio quando usada com o fito de modificar a deliberao. 2 A reclamao no suspender o prazo para recurso. 3 A petio ser protocolizada e encaminhada ao Diretor da Secretaria, que, com sua informao, dever encaminh-la ao Presidente, submetendo-a este a julgamento na primeira sesso. 4 A deciso que julgar a reclamao ser irrecorrvel.

CAPTULO V DOS ACRDOS Art. 174. Cabe ao Relator, ou Redator, redigir o acrdo no prazo de 20 (vinte) dias teis. 1 Se todos os Desembargadores forem vencidos, redigir o acrdo o Relator. 2 O acrdo ser lavrado e assinado pelo Desembargador que o redigiu, publicando-se a concluso no rgo Oficial e encaminhando-se cpia, para cincia, ao

Ministrio Pblico do Trabalho (alterado pela redao da RA n 57/2009 - divulgada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 19/01/2010). 3 O acrdo poder ser acompanhado de justificao de voto, vencido ou no. Impressa e assinada pelo Desembargador respectivo, a justificativa de voto de ver ser entregue no Gabinete do Relator ou Redator, no prazo de 5 (cinco) dias, cont ados da data do julgamento (alterado pela redao da RA n 57/2009 - divulgada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 19/01/2010). 4 Se o por prazo m exerccio Dirio da Desembargador a quem couber assinar o acrdo estiver afastado igual ou superior a trinta dias, a deciso ser assinada pelo Presidente e do rgo julgador (alterado pela redao da RA n 57/2009 - divulgada no Justia eletrnico, edio de 19/01/2010)

5 Havendo impossibilidade de lavratura ou de assinatura do acrdo pelo Relator ou Redator, ser o acrdo lavrado ou assinado pelo Desembargador autor do primeiro voto prevalecente que se seguir, na ordem de votao, ao Relator ou Redator (alterado pela redao da RA n 57/2009 - divulgada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 19/01/2010). 6 Havendo impossibilidade de lavratura ou de assinatura do acrdo pelo Relator ou Redator, ser ele lavrado ou assinado pelo Desembargador autor do prime iro voto prevalecente que se seguir, na ordem de votao, ao Relator ou Redator (revogad o pela RA n 57/2009 - divulgada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 19/01/2010). Art. 175. Nas demandas submetidas ao procedimento sumarssimo, o acrdo consistir na certido de julgamento com a indicao do processo, da parte dispositiva e das razes de decidir do voto prevalecente ou na simples certido de julgamento quando confirmada a sentena pelos seus prprios fundamentos.

TTULO IV DO PROCESSO NO TRIBUNAL

CAPTULO I DA DECLARAO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI OU DE ATO NORMATIVO DO PODER PBLICO Art. 176. Argida a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder pblico, o Relator, aps manifestao do Ministrio Pblico, submeter a questo ao rgo julgador. Art. 177. Rejeitada a alegao, prosseguir o julgamento; se acolhida, ser lavrado o acrdo, a fim de ser submetida a questo ao rgo Especial. Pargrafo nico. No ser submetida ao rgo Especial a argio de inconstitucionalidade, quando j houver pronunciamento dele prprio ou do Supremo Tribunal Federal sobre a questo. Art. 178. Aps o julgamento pelo rgo Especial, ou deciso do Relator, se for o caso, baixaro os autos do processo para o rgo de origem.

CAPTULO II DA UNIFORMIZAO DA JURISPRUDNCIA Seo I Do processamento do incidente Art. 179. Compete ao Tribunal Pleno o julgamento do incidente de uniformizao da jurisprudncia, que se reger pelas disposies do Cdigo de Processo Civil e deste Regimento. Pargrafo nico. Em qualquer caso ser ouvido o Procurador Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da Quinta Regio. Art. 180. Compete aos Desembargadores, ao proferir voto nas Sees Especializadas ou na Turma, solicitar o pronunciamento prvio do Tribunal Pleno quando, no julgamento do feito, verificar-se que a matria objeto de apreciao j recebeu interpretao diversa em qualquer dos rgos do Tribunal.

1 O incidente pode ser suscitado pelas partes, pelo Ministrio Pblico do Trabalho, em parecer ou em arrazoado fundamentado durante a sesso de julgamento, ou por qualquer dos julgadores. 2 O Desembargador somente poder suscitar o incidente ao proferir seu voto. 3 Quando suscitado pela parte, a petio, devidamente fundamentada, poder ser apresentada at o momento da sustentao oral, competindo ao rgo julgador apreciar preliminarmente o requerimento. Art. 181. Reconhecida a divergncia, ser lavrado o acrdo pelo Relator do recurso ou, se vencido, pelo autor do primeiro voto vencedor, remetendo-se os au tos ao Presidente do Tribunal para designar a sesso de julgamento. Pargrafo nico. A determinao da remessa irrecorrvel, assegurada s partes a faculdade de sustentao oral por ocasio do julgamento. Art. 182. Ser relator no Tribunal Pleno o Desembargador Titular do Gabinete que haja lavrado o acrdo proferido no incidente. Art. 183. O Tribunal Pleno, reconhecendo a divergncia, dar a interpretao a ser observada, cabendo a cada Desembargador emitir o seu voto em exposio fundamentada. Art. 184. A deciso do Tribunal Pleno sobre o tema irrecorrvel, devendo o rgo julgador, no qual foi suscitado o incidente, aplicar espcie, quando da seqncia do julgamento, a interpretao fixada.

Seo II Da edio de smula Art. 185. O julgamento do Tribunal Pleno, tomado pelo voto da maioria absoluta dos membros efetivos que o integram, ser objeto de Smula, a ser redigida pelo Relator ou Redator e aprovada pelo Tribunal Pleno, na mesma sesso ou na primeira sesso ordinria subseqente, constituindo precedente da uniformizao da jurisprudncia predominante. Pargrafo nico. O projeto de edio de smula permanecer na pauta das sesses do Tribunal Pleno, computados os votos j proferidos, at que todos os membros efetivos do Tribunal venham a deliberar sobre a matria, ou at que se alcan ce o quorum para o caso de constituio de smula. Art. 186. Qualquer integrante do Tribunal poder propor Comisso de Jurisprudncia, fundamentadamente, a edio, a reviso ou o cancelamento de smula.

1 Definida ser autuada se os autos, dispensada a

a convenincia e a relevncia, a proposta de edio de smula e instruda, com a cpia dos acrdos divergentes, em dez dias, remetendoem seguida, ao Presidente do Tribunal para deliberao do Pleno, manifestao do Ministrio Pblico do Trabalho.

2 Admitido por relevante o pedido de reviso ou o cancelamento de smula, ser ele submetido ao Tribunal Pleno na primeira sesso que se seguir. Art. 187. Aprovado o verbete, ser numerado e registrado em livro prprio e publicado no rgo oficial por 3 (trs) vezes consecutivas, passando a integrar a Smula da jurisprudncia predominante do Tribunal.

CAPTULO III DAS EXCEES DE IMPEDIMENTO E DE SUSPEIO Art. 188. As excees de impedimento e de suspeio sero deduzidas em petio assinada por procurador regularmente constitudo. 1 Sero rejeitadas, liminarmente, pelo Relator, as excees de impedimento e de suspeio consideradas manifestamente improcedentes. 2 Se o excepto for o Relator ou o Revisor, haver redistribuio do processo incidental. 3 Considerada relevante a exceo, o Relator ordenar o processamento do feito em autos distintos. 4 Ouvido o Desembargador recusado em 5 (cinco) dias, o Relator ordenar o processo e colher as provas requeridas e deferidas, levando em seguida o processo a julgamento. 5 Acolhida a exceo, prosseguir o julgamento do processo principal, sem a participao do Desembargador impedido ou suspeito, repetindo-se, se necessrio, os atos por ele praticados, com redistribuio do feito, nos casos regimentalmente previstos.

CAPTULO IV DO INCIDENTE DE FALSIDADE Art. 189. O incidente de falsidade ser processado pelo Relator do processo principal, observando-se, no que couber, as disposies pertinentes do Cdigo de Processo Civil.

CAPTULO V DOS CONFLITOS DE COMPETNCIA Art. 190. O conflito de competncia o que pode ocorrer entre autoridades judicirias da Justia do Trabalho. Art. 191. Ocorrer conflito quando: I - ambas as autoridades declararem-se competentes; II - ambas declararem-se incompetentes; III - houver controvrsia entre as autoridades sobre a reunio ou separao de processos. Art. 192. O conflito pode ser suscitado pelos representantes das partes interessadas, pelo Ministrio Pblico do Trabalho, pelos Desembargadores e Juzes do Trabalho da Regio. Pargrafo nico. O Ministrio Pblico, quando suscitante do conflito, ser considerado parte. Art. 193. O Relator, de ofcio ou a requerimento da parte, quando o conflito for positivo, poder determinar que seja sobrestado o processo, mas neste caso ou sendo negativo o conflito, designar rgo ou Desembargador para resolver, em carter provisrio, as medidas urgentes. Art. 194. O Relator mandar ouvir os interessados no prazo de 5 (cinco) dias, quando necessrio. Art. 195. Por determinao do Relator, o processo ser includo em pauta para julgamento. Art. 196. A deciso proferida ser comunicada, imediatamente, s autoridades em conflito, prosseguindo o feito perante a autoridade competente. Art. 197. A deciso do conflito irrecorrvel e no admite renovao no processo principal.

CAPTULO VI DA AO RESCISRIA

Art. 198. A ao rescisria ser ajuizada por petio acompanhada de tantas cpias quantos sejam os rus, observadas as regras processuais pertinentes. (alterad o pela RA n 03/2008, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 18/01/2008). Art. 199. O Relator, constatando a existncia de irregularidades, determinar que a parte regularize o feito, em 10 (dez) dias, sob pena de indeferimento da i nicial. Pargrafo nico. distribuio da ao rescisria no concorrer o Desembargador Relator ou Redator do acrdo rescindendo. Art. 200. Estando em ordem a inicial, competir ao Relator: I - determinar a citao do ru, fixando, nos limites da lei, prazo para a resposta; II - decidir sobre as intimaes requeridas; III - designar, quando for o caso, audincia para produo de provas requeridas, podendo delegar a Juiz do Trabalho a oitiva de partes e testemunhas, no prazo que fixar; IV - submeter a julgamento as questes incidentes e as excees opostas e regularmente processadas. Art. 201. Concluda a instruo, sero intimados, sucessivamente, autor e ru para, no prazo de 10 (dez) dias, apresentar razes finais. Pargrafo nico. Decorrido o prazo, com ou sem razes finais, os autos sero encaminhados para manifestao do Ministrio Pblico. Art. 202. Retornando, os autos sero conclusos ao Relator.

CAPTULO VII DOS DISSDIOS COLETIVOS Art. 203. Suscitado o dissdio coletivo, o Presidente do Tribunal, verificando que esto satisfeitos os requisitos, ou depois de sanadas, se for o ca so, as irregularidades existentes, designar dia e hora para audincia de conciliao, mandando notificar as partes e cientificar a Procuradoria Regional do Trabalho. Art. 204. A audincia ocorrer no prazo mximo de 10 (dez) dias, salvo na hiptese de greve, em que se realizar no menor tempo possvel, notificadas as partes dissidentes por mandado, telefonema, telegrama ou fax, e o Ministrio Pblico, na forma da lei.

Pargrafo nico. Da notificao do suscitado constar, expressamente, que as suas razes escritas e a proposta de conciliao, tambm por escrito, devero ser apresentadas na audincia de conciliao. Art. 205. Havendo acordo, recusada a conciliao ou no comparecendo as partes ou uma delas, desde que regularmente notificadas, o Presidente do Tribuna l fixar a data da sesso de julgamento, determinar o sorteio do processo e o encaminhamento dos autos ao Relator. Art. 206. Se o processo no estiver, a critrio do Relator, suficientemente instrudo, este determinar as providncias necessrias para suprir a deficincia. Art. 207. Nos casos de suspenso coletiva do trabalho, suscitado o dissdio pelo Ministrio Pblico, o Presidente do Tribunal designar audincia e fixar prazo para oferecimento das razes escritas e propostas de conciliao pelas partes ou pela suscitada, se a instaurao houver sido requerida por uma delas. Art. 208. Quando o dissdio ocorrer fora da sede do Tribunal, poder o seu Presidente, se julgar conveniente, delegar ao Titular da Vara do Trabalho ou Jui z de Direito com jurisdio trabalhista as atribuies de que tratam os artigos 860 e 862 da CLT.

CAPTULO VIII DO MANDADO DE SEGURANA Art. 209. A petio de mandado de segurana ser apresentada em 2 (duas) vias, acompanhadas de cpias de todos os documentos, sendo aquelas que residam nos autos devidamente autenticadas. Pargrafo nico. Dever o impetrante, ainda, apresentar as cpias da inicial necessrias citao dos litisconsortes. Art. 210. O Relator sorteado poder indeferir, liminarmente, a inicial quando desatendidos quaisquer requisitos previstos em lei, no for caso de mandado de segurana ou decorrido o prazo legal para a impetrao. (alterado pela RA n 35/2010, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 11/11/2010) 1 O Desembargador apontado como autoridade coatora no concorrer distribuio do mandado de segurana 2 O Relator declarar a incompetncia do rgo, quando manifesta, remetendo os autos ao juzo competente. Art. 211. Estando em ordem a inicial, o Relator despach-la-, solicitando, por meio de ofcio, acompanhado da cpia da inicial e dos documentos, informaes autoridade impetrada, no prazo de 10 (dias).

1 Se entender cabvel, ordenar a suspenso liminar do ato impugnado, no todo ou em parte. 2 Havendo litisconsorte, ser determinada sua citao. Art. 212. Decorrido o prazo previsto no caput do artigo 211 deste Regimento, os autos sero encaminhados ao Ministrio Pblico do Trabalho. 1 Devolvidos os autos, com o parecer, o Relator determinar a incluso do processo em pauta para julgamento. 2 A deciso ser comunicada autoridade impetrada, com urgncia.

CAPTULO IX DO HABEAS CORPUS Art. 213. Distribudo o feito, ser solicitado autoridade indicada coatora, se necessrio, que preste ao Relator as informaes cabveis, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas. 1 Decorrido o prazo para informaes, o Relator remeter cpias das peas essenciais do processo, inclusive as informaes da autoridade, com antecedncia de 24 (vinte e quatro) horas, ao Ministrio Pblico do Trabalho, que poder oficiar po r escrito ou oralmente na sesso de julgamento. 2 O Relator submeter o processo a julgamento, pelo rgo competente, com a urgncia requerida. Art. 214. O Relator poder, a requerimento da parte ou de ofcio, conceder liminarmente ordem de habeas corpus, quando verificar que algum sofre ou est na iminncia de sofrer coao ilegal. Art. 215. Concedida a ordem de habeas corpus, ser expedido pelo Relator ou Presidente do rgo julgador, conforme o caso, o salvo conduto, sendo a autoridad e coatora imediatamente comunicada, na forma prevista no Cdigo de Processo Penal.

CAPTULO X DO HABEAS DATA

Art. 216. Enquanto no forem editadas as disposies legais relativas ao processo do habeas data, sero observadas, no que couber, as normas processuais compatveis.

CAPTULO XI DA RESTAURAO DOS AUTOS Art. 217. A restaurao dos autos ser feita de ofcio, a requerimento das partes ou do Ministrio Pblico do Trabalho, e ser distribuda, sempre que possvel, ao Relator do processo extraviado. Art. 218. Sendo a reconstituio requerida pelo Ministrio Pblico do Trabalho, ou determinada de ofcio, as partes sero notificadas para trazer aos auto s, em 10 (dez) dias, cpias dos documentos pertinentes em seu poder. Art. 219. Quando requerida por uma das partes, a petio dever ser acompanhada das cpias dos documentos que possuir. 1 O Relator determinar a citao da parte contrria, para, em 5 (cinco) dias, contestar o feito, intimando-a a trazer a juzo cpias de documentos que possu a necessrios instruo. 2 O Relator ordenar as diligncias cabveis, podendo solicitar cpias autenticadas de documentos a outros juzos. Art. 220. Se as partes concordarem com a restaurao, ser lavrado auto, por elas assinado, que, homologado pelo Relator, suprir o processo extraviado. Pargrafo nico. No havendo concordncia das partes, o processo da reconstituio ser levado ao rgo competente para julgamento. Art. 221. Julgada a reconstituio, ou homologada a restaurao, o processo seguir os trmites normais. Art. 222. Encontrados os autos do processo principal, neles prosseguir o feito, apensando-se os do reconstitudo. Art. 223. Na restaurao dos autos sero observadas as disposies contidas no artigo 1.068, e pargrafos, do CPC. Art. 224. As despesas com a restaurao correro conta de quem deu causa perda ou ao extravio.

CAPTULO XII DAS RECLAMAES CORRECIONAIS Art. 225. As correies parciais sero oferecidas em petio fundamentada, dirigida ao Desembargador Corregedor Regional, no prazo de 5 (cinco) dias, conta dos da cincia do ato ou despacho impugnado, mas apresentadas, diretamente, ao Juiz da causa. (alterado pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012) 1 Recebendo a correio parcial, o Juiz determinar, de imediato, a autuao e a notificao da parte contrria do processo principal para que, no mesmo prazo do caput, oferea contrariedade. (alterado pela RA n 42/2012, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 7/8/2012) 2 Decorrido o prazo, com ou sem contrariedade, o Juiz encaminhar a reclamao, com suas informaes, no prazo de 15 (quinze) dias, contados do ajuizamento, ao Corregedor Regional, em autos apartados, se mantiver o despacho. 3 Na hiptese de reconsiderao do despacho, os autos sero apensados aos do processo principal.

CAPTULO XIII DOS PRECATRIOS REQUISITRIOS Art. 226. Os precatrios de requisio de pagamentos devidos pela Fazenda Pblica Estadual, Municipal, suas autarquias e, quando for o caso, suas fundaes, em conseqncia de sentenas proferidas pela Justia do Trabalho, sero dirigidos pelo Juiz da execuo ao Presidente do Tribunal e processados nos autos principais, os quais sero remetidos a este ltimo. Pargrafo nico. O mandado de citao dever conter os valores correspondentes ao principal corrigido e s custas processuais. Art. 227. O Presidente, depois de ouvido o Ministrio Pblico do Trabalho, determinar as diligncias para promover a requisio do pagamento. Quando se tratar de condenao contra a Fazenda Federal (Unio Federal - Administrao Direta Autarquias e Fundaes), proceder de conformidade com as disposies estabelecidas pelo Tribunal Superior do Trabalho.

CAPTULO XIV

DOS RECURSOS Seo I Do Agravo Regimental Art. 228. Cabe agravo regimental, no prazo de 8 (oito) dias, a contar da cincia ou intimao: I - dos despachos ou decises do Presidente e do Vice-Presidente do Tribunal, dos Presidentes do rgo Especial, das Sees e das Turmas ou dos Relatores, contrrios s disposies regimentais; II - dos despachos ou decises do Corregedor Regional ou Vice-Corregedor Regional que violem expressa disposio legal ou regimental; III - das decises dos Relatores a que se referem os incisos XIV e XV do artigo 137 deste Regimento, bem como das que decretarem a extino dos processos que lhes tenham sido distribudos, concederem ou denegarem liminares em mandado de segurana ou ao cautelar e decidirem sobre pedido de antecipao de tutela; IV - do despacho do Presidente do Tribunal que indeferir recurso administrativo; V - do despacho do Corregedor Regional que cancele ou negue homologao a portaria, aviso, ordem de servio ou ato de Juiz Titular de Vara do Trabalho; VI - do despacho do Juzo de Conciliao de Segunda Instncia que negue homologao a acordo. Art. 229. O agravo regimental ser submetido ao prolator da deciso ou do despacho, que poder reconsider-lo ou submet-lo, depois de ouvido o Ministrio Pblico do Trabalho, quando for o caso, a julgamento, como seu Relator, computando se tambm o seu voto. 1 Interposto o agravo, o Desembargador prolator da deciso ou do despacho agravado, se o mantiver, notificar a parte interessada, quando necessrio, para que lhe oferea contrariedade, em 8 (oito) dias. 2 Caso o prolator da deciso ou do despacho agravado mantenha-o e no integre o rgo competente para apreciar o recurso, o agravo ser submetido a sorteio. Na hiptese de o prolator ter deixado de integrar o referido rgo, o agravo ser redistribudo. 3 No julgamento, havendo empate, prevalecer a deciso ou o despacho agravado. 4 O agravo regimental no ter efeito suspensivo, salvo em virtude de circunstncia relevante, a critrio do Relator.

5 O agravo regimental interposto contra deciso interlocutria ser autuado em apartado, cabendo ao recorrente instru-lo com as peas necessrias ao seu julgamento, sob pena de no-conhecimento. (includo pela RA n 09/2011, publicada no Dirio da Justia eletrnico, edio de 1/3/2011) Seo II Dos Embargos de Declarao Art. 230. Relatar os embargos de declarao o Relator ou o Redator da deciso embargada, observada a vinculao prevista nos artigos 89, 90 e 91 deste Regimento. Na hiptese de ausncia de qualquer deles, o encargo ficar com o Juiz que estiver, em exerccio, no respectivo Gabinete. Pargrafo nico. Ocorrendo ausncia do Desembargador, por perodo no superior a 30 (trinta) dias, o feito ser redistribudo se houver fundada alegao, pela parte interessada, de urgncia na soluo da matria. Art. 231. Quando os embargos de declarao objetivarem efeito modificativo, ser notificada a parte contrria, na forma da lei, para pronunciar-se no mesmo prazo assinado para o recurso.

Seo III Do Recurso em Matria Administrativa Art. 232. Caber recurso administrativo, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicao ou da cincia pelo interessado, da deciso ou despacho proferido pelo Presidente, Vice-Presidente, Corregedor Regional e Vice-Corregedo r Regional, em processo administrativo, nos casos previstos em lei e neste Regimen to.

CAPTULO XV DAS COMISSES Seo I Disposies gerais Art. 233. As Comisses podem ser permanentes ou temporrias e colaboram no desempenho dos encargos do Tribunal.

Pargrafo nico. O Presidente do Tribunal poder convidar os integrantes de qualquer comisso, com direito a voz, para comparecimento sesso em que ser examinada a matria por ela elaborada. Art. 234. So Comisses Permanentes: I - Comisso de Regimento Interno; II - Comisso de Jurisprudncia e de Precedentes Normativos; III - Comisso de Documentao. Art. 235. As Comisses Temporrias podero ser criadas pelo rgo Especial, pela Presidncia ou pela Corregedoria Regional, com finalidades especfica s, extinguindo-se logo que tenham cumprido os objetivos fixados. Art. 236. As Comisses Permanentes ou Temporrias podero: I - sugerir ao Presidente do Tribunal normas de servio relativas a matrias de sua competncia; II - manter entendimentos com outras autoridades ou instituies, nos assuntos de sua competncia, mediante delegao dos rgos que as criaram. Art. 237. Os integrantes das Comisses Permanentes sero indicados pelo Presidente, ad referendum do rgo Especial, aps a posse da Mesa Diretora, para atuarem durante o mesmo binio desta. Pargrafo nico. Nenhum Desembargador poder integrar simultaneamente mais de uma Comisso Permanente. Art. 238. O Presidente da Comisso ser eleito pelos seus integrantes.

Seo II Da Comisso de Regimento Interno Art. 239. A Comisso de Regimento Interno ser composta por 3 (trs) Desembargadores dentre os que no integram a Mesa Diretora. Art. 240. Cabe Comisso de Regimento Interno: I velar pela atualizao do Regimento;

II emitir parecer sobre matria regimental, em trinta dias, contados a partir do recebimento da proposta pela Comisso;

III estudar as sugestes e as proposies sobre a reforma ou alterao regimental, propondo a redao, se necessrio, em trinta dias; IV propor ao Tribunal Pleno alterao no Regimento quando necessrio;

V opinar em processo administrativo que envolva matria regimental, quando consultada pelo Presidente, por outra comisso ou por Desembargador. 1 Dos pareceres que indeferirem as proposta de alterao do Regimento, apresentadas por Desembargador, sero cientificados seus autores, que podero submet-las deliberao do Tribunal Pleno, se subscritas, pelo menos, por um tero de seus membros efetivos. 2 As alteraes propostas pela Comisso ou pelo tero previsto no 1 deste artigo sero submetidas ao Tribunal Pleno na primeira sesso subsequente. Art. 241. Em caso de urgncia, a critrio do Tribunal Pleno, a proposta poder ser apreciada pela Comisso em prazo menor do que o previsto no artigo 240, inciso II, deste Regimento. Art. 242. S tero fora de reforma regimental as propostas que obtiverem a aprovao da maioria absoluta dos membros efetivos do Tribunal.

Seo III Da Comisso de Jurisprudncia e de Precedentes Normativos Art. 243. A Comisso de Jurisprudncia e de Precedentes Normativos ser composta de 10 (dez) Desembargadores, sendo 2 (dois) integrantes do rgo Especial, um deles com atuao, tambm, na Seo Especializada em Dissdios Coletivos; 1 (um) integrante de cada Seo Especializada em Dissdios Individuais e 1 (um) de cada Turma. Art. 244. Cabe Comisso de Jurisprudncia e de Precedentes Normativos: I elaborar sugestes relativas redao de acrdos e ementas;

II registrar e processar, comunicando aos Desembargadores do Tribunal a instaurao do incidente de uniformizao, bem como o resultado do julgamento; III sugerir o teor dos verbetes para a hiptese de, na sesso de julgamento, a matria ser sumulada; IV propor a edio, a reviso ou o cancelamento de smula de jurisprudncia, encaminhando a proposta ao Tribunal Pleno;

V ordenar e sistematizar o servio de jurisprudncia do Tribunal, determinando medidas atinentes seleo e ao registro, para facilitar a pesquisa de julgados e processos; VI divulgar a jurisprudncia do Tribunal;

VII reunir-se, ordinria e extraordinariamente, para deliberar sobre as propostas de redao, reviso ou revogao de smulas da jurisprudncia e dos precedentes normativos; VIII editar verbetes de orientao jurisprudencial, indicando a jurisprudncia predominante do Tribunal; IX emitir pronunciamento sobre pedido de inscrio como repositrio autorizado; X selecionar os acrdos a serem encaminhados publicao pela Revista do Tribunal ou Boletim de Jurisprudncia; XI orientar iniciativas de coleta e divulgao de trabalhos de Desembargadores j afastados do Tribunal; XII divulgar para os Desembargadores e Juzes a orientao jurisprudencial do Tribunal Pleno, do rgo Especial, das Sees e das Turmas e os verbetes que integram a smula de jurisprudncia predominante no Tribunal; XIII publicar a Revista do Tribunal, pelo menos uma vez por ano, cujo objetivo divulgar trabalhos doutrinrios, jurisprudenciais e registrar atos pblicos de interesse da Justia do Trabalho da Quinta Regio. 1 Considera-se predominante a jurisprudncia que resultar de decises, no mesmo sentido, proferidas pelo Tribunal Pleno, rgo Especial, pelas Sees Especializadas e por, no mnimo, quatro turmas. 2 Desde que entenda conveniente, a Comisso poder propor ao Tribunal Pleno a transformao da orientao jurisprudencial em smula. 3 A Chefia do Departamento de Divulgao Jurdica prestar assessoria Comisso. Art. 245. A Comisso de Jurisprudncia e de Precedentes Normativos reunir-se- uma vez por ms, ordinariamente, e, sempre que necessrio, em carter extraordinrio.

Seo IV Da Comisso de Documentao

Art. 246. A Comisso de Documentao ser composta por 3 (trs) Desembargadores. Art. 247. Cabe Comisso de Documentao: I supervisionar os trabalhos do Departamento de Divulgao Jurdica, sugerindo ao Presidente as medidas atinentes ao seu aperfeioamento, bem assim pro por a aquisio de livros e revistas; II orientar os servios de guarda e conservao de processos, livros e documentos do Tribunal; III manter, no Departamento de Divulgao Jurdica, procedimento de documentao para recolher elementos que sirvam de subsdio histria do Tribunal e da Justia do Trabalho, com pastas individuais, contendo dados biogrficos e bibliogrficos dos Desembargadores; IV orientar o Departamento de Divulgao Jurdica na divulgao, para os Desembargadores e os Juzes da Regio, do acervo bibliogrfico e na atualizao legislativa e jurisprudencial de interesse da Justia do Trabalho. Pargrafo nico. A Chefia do Departamento de Divulgao Jurdica prestar assessoria Comisso.

TTULO V DO RECESSO

CAPTULO I DOS ATOS PROCESSUAIS PRATICADOS DURANTE O RECESSO Art. 248. Os rgos do Tribunal e as Varas do Trabalho suspendero suas atividades no perodo de 20 (vinte) de dezembro a 6 (seis) de janeiro, de acordo c om a legislao vigente, sem prejuzo do funcionamento dos servios necessrios, a critrio do Presidente do Tribunal. 1 Neste perodo, no se interromper a publicao de acrdos e despachos no rgo oficial. 2 A publicao a que se refere o 1 deste artigo no implicar incio do prazo, que ser contado do 1 dia til aps o trmino do recesso, salvo quanto aos processos que tm curso durante as frias forenses.

TTULO VI DAS DISPOSIES TRANSITRIAS E FINAIS

CAPTULO I DAS DISPOSIES TRANSITRIAS Art. 249. A eleio dos membros que compem o rgo Especial, prevista no artigo 29 deste Regimento ser realizada para preenchimento das vagas que ocorrerem a partir de 1 de janeiro de 2005, at que se complete a composio de sua metade eleita. Art. 250. Os atos praticados de acordo com as disposies regimentais anteriores, ainda que publicados aps a vigncia deste Regimento, so vlidos e produzem todos os seus efeitos.

CAPTULO II DAS DISPOSIES FINAIS Art. 251. Este Regimento entrar em vigor na data da sua publicao, revogadas as Resolues Administrativas n 23/2003, 31/2003, 003/2006 e 34/2006.

Aprovado em sesso do Tribunal Pleno, realizada em 26 de maro de 2007.

Вам также может понравиться