Вы находитесь на странице: 1из 3

Abuso em atrasos Quando o funcionrio abusa nos horrios de entrada, sendo que todo dia chega atrasado e j foi

advertido verbalmente. Quais as advertncias que a empresas pode dar? Informamos que para ser configurada a justa causa os trs elementos citados adiante so indispensveis: a) gravidade; b) atualidade; e c) imediatidade entre a falta e a resciso (relao causa/efeito). O empregador dever aplicar as penalidades legalmente previstas no caso de o empregado apresentar comportamento ilcito. Deve haver uma proporcionalidade na penalidade aplicada ao empregado. Deste modo, as faltas leves, mdias e graves devem ser punidas com penalidades tambm leves, mdias e graves, respectivamente. Caso isso no ocorra o empregador poder ser responsabilizado pelo abuso do poder de comando, causador de injustias. O empregador poder aplicar as seguintes penalidades para exercer o seu poder de punio em relao ao empregado: a) advertncia verbal; b) advertncia escrita; c) suspenso; e d) demisso. Advertncia De Plcido e Silva conceitua advertncia como correspondente palavra formada de advertir (do latim advertere), avisar, repreender, admoestar, tem, na linguagem jurdica, sentido de aviso ou admoestao. Assim, tratando-se de aviso, significa a declarao de algum a outrem, no intuito de chamar a ateno para a ocorrncia de certo fato, a fim de que se cumpra uma exigncia, como, por exemplo, que o empregado cumpra as clusulas previstas no contrato de trabalho, normas administrativas ou regulamento interno da empresa. A advertncia pode ter tambm sentido de admoestao, hiptese em que ser aplicada como sano penal, por infrao a regulamentos ou normas administrativas. Tratando-se de falta de pouca gravidade, o empregador poder repreender ou admoestar o empregado que a cometeu, verbalmente ou por escrito, recomendando-se, entretanto, que seja feita por escrito. Em qualquer das formas, ser transcrita no livro ou ficha de registro de empregados, pois considerada penalidade. Inexiste na legislao trabalhista vigente previso legal que discipline a concesso de advertncias, inclusive quantidade que deve ser dada, consistindo no exerccio do poder de direo do empregador. Por meio de advertncia, o empregado tomar cincia de que a reiterao do seu comportamento faltoso poder acarretar resciso, por justa causa, de seu contrato de trabalho.

Suspenso disciplinar Suspenso do Emprego. a medida de ord em disciplinar imposta ao empregado, como sano infrao regulamentar ou pelo no cumprimento de dever que lhe imposto. A suspenso importa em perda do salrio e de quaisquer outros benefcios durante o perodo da suspenso.(De Plcido e Silva, in Vocabulrio Jurdico, 15a edio). Nos termos do art. 474 da CLT, a suspenso do empregado por mais de 30 (trinta) dias consecutivos importa na resciso injusta do contrato de trabalho. Desse modo, o empregador no poder suspender ou privar o empregado do exerccio de suas funes por mais de 30 dias, sob pena de sofrer uma resciso indireta, ou seja, tal procedimento implica falta grave do empregador, possibilitando ao empregado o ingresso de ao trabalhista, pleiteando a resciso indireta de seu contrato de trabalho, como preceitua o 483 caput da CLT, alm de sujeitar-se ao recolhimento de multa administrativa por infringncia ao art. 474 CLT que estabelece a punio de 30 (trinta) dias como limite mximo para a suspenso de empregado. Assim, o empregado poder ser suspenso por 1, 2, 5, 10 ou 30 dias, conforme o ato faltoso que tiver cometido, porm tal penalidade no dever ultrapassar trinta dias. A suspenso do empregado acarreta perda da remunerao dos dias no trabalhados, bem como na contagem do tempo de servio, j que esses dias no sero computados. Despedimento A justa causa dar-se- pelos motivos dispostos no art. 482 da CLT. Ela a penalidade mxima que se pode impor ao trabalhador, porque alm de perder seu emprego, seus direitos na resciso contratual sero limitados. Atualidade O empregador dever aplicar a punio ao empregado logo que o fato chegar ao seu conhecimento sob pena de se caracterizar o perdo tcito. Uma falta do empregado no momento em que conhecida, mesmo que antiga, dever ser punida, pois impossvel puni-la sem que se tenha tomado conhecimento dela. por este motivo que a referida falta torna-se atual. Inexiste na legislao trabalhista um prazo para que seja aplicada a punio, ficando a deciso final confiada Justia do Trabalho. Imediatidade Toda punio disciplinar seja ela advertncia, suspenso ou dispensa por justa causa, deve ser imediata, logo aps a cincia da falta pelo empregador, sob pena de ficar configurado o perdo tcito, que dissolve a j usta causa. Se houver sindicncia ou inqurito judicial para apurar a autoria do fato, a sano disciplinar deve ser aplicada logo aps a soluo daqueles procedimentos. Quando o empregado, sem justo motivo, recusar-se a receber a comunicao da penalidade que est sendo imposta (advertncia ou suspenso), o empregador ou seu representante dever ler ao empregado o teor da comunicao, na presena de duas testemunhas. Aps a leitura, dever inserir no rodap da comunicao a seguinte observao:

Em virtude da recusa do empregado em dar cincia do recebimento desta comunicao, seu contedo foi lido por mim, na sua presena e na das testemunhas abaixo, em (data). Logo aps, o leitor e as testemunhas assinam. Se na ocasio aqui descrita o empregado agredir fsica ou verbalmente a pessoa encarregada de fazer a entrega da penalidade, ele ficar sujeito dispensa por justa causa de imediato. Salientamos que o empregador no poder punir o empregado mais de uma vez por uma s falta cometida, pois fere os princpios bsicos relativos manuteno da ordem interna da empresa. Se o empregado j foi suspenso por faltar sem justificativa, por exemplo, no pode ser dispensado por justa causa pela mesma falta j punida anteriormente. Lembramos que a empresa no poder inibir que o empregado exera suas atividades, proibindo-o de entrar na empresa. FONTE: Consultoria CENOFISCO

Вам также может понравиться