Вы находитесь на странице: 1из 23

Mostrar a autenticidade do livro de Gnesis. Mostrar que o Gnesis o fundamento de nossa f e das demais escrituras.

O Gnesis o fundamento das Escrituras, de nossa existncia e f em Jesus.

Quando os fundamentos esto destrudos, que pode fazer o justo? (Salm. 11:3) A aceitao da inspirao e historicidade do livro de Gnesis fundamental para a nossa f e para a aceitao do restante da Bblia. Toda a lio responde a apenas uma pergunta: Por que o livro de Gnesis fundamental para nossa f?

O livro de Gnesis lana o fundamento para o Novo Testamento e o restante da Bblia:


O livro de Gnesis o mais citado em todo o restante do Antigo e Novo Testamentos.

O Novo Testamento cita Gnesis mais de sessenta vezes. O questionamento sobre a veracidade do Gnesis significa o questionamento da veracidade do Novo Testamento e da Bblia como um todo.

Jesus aceitou o livro de Gnesis como inspirado e historicamente correto:


Moiss, descrito no Gnesis, proveu a base lgica para a mensagem de Cristo (Jo 5:46). Ele confirmou o relato da criao (Mc 10:2-9). Jesus assumiu a historicidade do dilvio (Mat. 24:38).

5. Em seus argumentos de defesa Estevo usou o chamado de Abrao, a peregrinao de Jos, o incio da nao, a edificao do templo e a vinda do Messias (Atos 7:2-17). O ponto de partida foi o Gnesis.
Ele defendia o forte fundamento bblico para a crena no messiado de Jesus.

A teologia paulina se fundamentou na historicidade do pecado e de Abrao, conforme em Gnesis (Rom. 4:16-24; 5:1-11). Pedro referendou a historicidade do dilvio, de No e L e da destruio de Sodoma e Gomorra (II Ped. 2:5-7). 5. Em outras palavras, se no aceitarmos o relato inspirado de Gnesis, todo o edifcio desintegrar.

Toda a estrutura das verdades bblicas depende da credibilidade do livro de Gnesis. Todas as principais doutrinas bblicas se baseiam em Gnesis. A prpria historicidade e funo de Jesus como Messias perdem o sentido se no aceitarmos o livro de Gnesis.

B. Gnesis revela o Deus poderoso e misericordioso (Gn. 1:1; 7:11; 14:19 e 22 18:2333;48:15):

O livro de Gnesis primeiramente uma revelao de Deus. Deus retratado como Criador, Exemplo, Mantenedor, Altssimo, Todopoderoso e Deus Eterno.

3. Em todo o Gnesis podemos ver o poder de um Deus misericordioso e amante que, apesar de odiar o pecado e ao mal, ama Suas criaturas e busca redimi-las.

1. Durante o sculo dezoito surgiu o Mtodo Histrico-Crtico de interpretao da Bblia:


Ele no aceita a interveno sobrenatural de Deus na histria humana. No aceita a autenticidade ou a historicidade de acontecimentos descritos na Bblia que no se repetem no presente. Tem como princpio sempre criticar e manter uma atitude ctica em relao s afirmaes bblicas.

Ao rejeitar os eventos sobrenaturais da Bblia, principalmente a criao, o Mtodo Histrico-Crtico destri a base das Escrituras e abre as portas para a teoria da evoluo. A Igreja Catlica Romana aceitou oficialmente o mtodo Histrico Crtico em 1.943.

7. Hoje esse mtodo domina os estudos nas universidades secularizadas e nos seminrios liberais. 8. A Igreja Adventista do Stimo Dia rejeitou esse mtodo no conclio outonal da Associao Geral de 1.986.

9. Como Igreja, aceitamos o mtodo GramticoHistrico de interpretao da Bblia com suas bases seguras:
A Sola Scriptura: A Escritura a norma final quanto ao contedo e mtodo de interpretao. A Bblia a autoridade suprema e no est sujeita ao princpio da crtica. Admite a ao singular e sobrenatural de Deus na histria humana.

Cr na unidade das Escrituras, uma vez que um nico autor Divino guiou os diversos autores humanos. Aceita a natureza transtemporal das Escrituras, pois seu contedo uma verdade eterna para qualquer cultura. Os elementos divino e humano no podem ser separados. Bblia = Palavra de Deus (II Tim. 3:16,17).

C. O livro de Gnesis revela o trato ntimo entre Deus e a humanidade


(Gn. 2:7; 3:8; 18:17; 39:21):

O Deus revelado no Gnesis est bem prximo dos seres cados. Ele sofre com o pecado, mas no abandona o homem.

Ele interage com a raa humana com o objetivo de salv-la. Gnesis mostra o Deus amoroso, compassivo e misericordioso que temos. Deus no tirano e distante como satans e o desmo pintam.

No estamos sozinhos nesse mundo.

Deus Se preocupa conosco e quer ser nosso ntimo. Alis, essa compreenso fundamental para termos um relacionamento saudvel com Deus.

D. Gnesis retrata a f como a base da salvao:


1. Paulo diz que desde o princpio a justia somente pela f: Porque no evangelho revelada a justia de Deus, uma justia que do princpio ao fim pela f, como est escrito: O justo viver pela f (Rom. 1:17). 2. Hebreus retrata a experincia dos patriarcas, muitos deles descritos no Gnesis, como sendo uma histria de f (Heb. 11:1-22).

Assim, segundo o Gnesis e o Novo Testamento o povo de Deus vive pela f desde o princpio. inverdico afirmar que no Antigo Testamento a justificao era pelas obras e no Novo Testamento pela f. A salvao sempre foi pela f e as obras so o resultado da f. a f que nos faz vitoriosos nesse mundo e nos leva a olhar para cima!

O livro de Gnesis lana o fundamento para nossa crena no restante das Escrituras, na criao, no Deus criador, na justia pela f, na recriao e no prprio Cristo. A descrena na historicidade e inspirao do Gnesis uma estratgia do inimigo para demolir toda a nossa f. A maneira mais rpida de demolir um edifcio golpear sua fundao. Se uma pessoa for persuadida a arrancar a primeira pgina da Bblia, as demais cairo naturalmente.

Вам также может понравиться