Вы находитесь на странице: 1из 130

Caderno de Atividades

Administrao Financeira e Oramentria

Semestre 6

Administrao

Cliqueaquipara virarapgina

Caderno de Atividades Administrao Disciplina Administrao Financeira e Oramentria Coordenao do Curso Professora Msc. Grasiele Aparecida Loureno Autor Prof. Silvio Soares da Rosa

FICHA TCNICA Equipe de Gesto Editorial Regina Cludia Fiorin Ana Cristina Ferreira Joo Henrique Canella Firio Priscilla Ramos Capello Anlise de Processos Juliana Cristina e Silva Flvia Lopes

Reviso Textual Alexia Galvo Alves Giovana Valente Ferreira Ingrid Favoretto Julio Camillo Luana Mercrio Diagramao Clula de Inovao e Produo de Contedos

Chanceler Ana Maria Costa de Sousa Reitora Leocdia Agla Petry Leme Pr-Reitor Administrativo Antonio Fonseca de Carvalho

Pr-Reitor de Graduao Eduardo de Oliveira Elias Pr-Reitor de Extenso Ivo Arcanglo Vedrsculo Busato Pr-Reitora de Pesquisa e PsGraduao Luciana Paes de Andrade

Realizao: Diretoria de Planejamento de EAD Jos Manuel Moran Barbara Campos Diretoria de Desenvolvimento de EAD Thais Costa de Sousa Gerncia de Design Educacional Rodolfo Pinelli Gabriel Arajo Como citar esse documento: ROSA, Silvio Soares da, Administrao Financeira e Oramentria. Valinhos, p.1 a 107. Disponvel em: <www.anhanguera.com> Acesso em: 01 fev. 2012

2013 Anhanguera Educacional Proibida a reproduo final ou parcial por qualquer meio de impresso, em forma idntica, resumida ou modificada em lngua portuguesa ou qualquer outro idioma.

sees

s e e S
contedosehabilidades leituraobrigatria agoraAsuavez linksimportantes glossrio

referncias finalizando

Tema 01

O que Administrao Financeira

nicio

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Administrao de Cargos e Salrios Carreira e Remunerao 15. Edio, do autor Benedito Rodrigues Pontes, editora LTr, 2011, PLT 358.

Roteiro de Estudo:

Administrao Financeira e Oramentria

Prof. Silvio Soares da Rosa

contedosehabilidades
Contedos
Nesta aula, voc estudar: Conceito de administrao financeira e suas funes bsicas. A funo do administrador financeiro nas empresas. A importncia da administrao financeira para atingir os objetivos das organizaes.

contedosehabilidades
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: O que a administrao financeira e sua importncia? Quais so as habilidades que um profissional financista deve desenvolver?

nicio

Como a administrao financeira contribui para o crescimento das organizaes?

leituraobrigatria
Dentre as diversas subdivises que compe a cincia da Administrao, a Administrao Financeira possui papel de destaque, pois, sendo a Administrao a cincia que estuda a obteno e aplicao de recursos da melhor forma possvel para alcanar os objetivos de uma organizao, cabe a Administrao Financeira traduzir e analisar tais atividades em valores financeiros, possveis de serem medidos, comparados, planejados e redistribudos. O objetivo primordial da Administrao Financeira maximizar os lucros das empresas com fins lucrativos, no entanto, at mesmo organizaes que no visam gerao de lucro necessitam de uma boa Administrao Financeira, como exemplo tem-se as associaes e entidades sociais, que para prover a sua finalidade, devem dispor de mecanismos para obteno e correta aplicao de recursos financeiros em suas atividades. As atribuies da Administrao Financeira compreendem controlar as atividades de operaes, investimentos e financiamento das organizaes. Nas atividades relativas s operaes das empresas, cabe a Administrao Financeira a distribuio de recursos para as diversas reas da organizao: compras, produo, marketing, desenvolvimento, recursos humanos, dentre outros. Ainda dentro das atividades operacionais, a Administrao Financeira responsvel pela anlise e concesso de crdito a clientes, anlise do impacto

leituraobrigatria
da estrutura de custos e despesas no resultado da organizao e o estudo do encaixe do fluxo de caixa sua poltica de prazos de compras, estoques e vendas. O fluxo de caixa uma das ferramentas da Administrao Financeira tambm aplicada s atividades de financiamento das organizaes, pois atravs dela que so visualizadas as necessidades de emprstimos de curto-prazo para suprir os seus desencaixes, ou seja, quando as obrigaes de pagamentos da empresa esto vencendo e os recebimentos esto programados para datas futuras. As atividades de financiamento compreendem a aquisio de crdito para aplicao no ativo imobilizado (instalaes, mquinas, equipamentos), para as atividades operacionais (compras, folha de pagamento, por exemplo) e para pesquisa e desenvolvimento, tanto de produtos, quanto de processos e at mesmo de pessoas, como treinamentos para a sua equipe de profissionais. As operaes de financiamento podem ser realizadas com a captao de emprstimos bancrios, emisso de aes e/ou debntures, integralizao de capital. Nas atividades de investimentos, a Administrao Financeira detm a responsabilidade de analisar o risco e o retorno dos recursos disponibilizados a projetos de expanso, readequao e desenvolvimento de novos produtos. A atividade de investimento deve ser cuidadosamente embasada por projees financeiras que evidenciem a capacidade de gerao de lucro futuro em comparao aos riscos dos fatos planejados ocorrerem de forma diferente da desejada. Para a execuo de suas atividades, a Administrao Financeira mantm ntima relao com as atividades contbeis das organizaes e com as tendncias econmicas do ambiente onde est inserida. A Cincia Contbil provm para a Administrao Financeira informaes relativas aos resultados econmicos e de variao patrimonial da organizao, ou seja, se economicamente a empresa obteve lucro ou prejuzo e se o seu patrimnio tangvel e intangvel obteve acrscimo ou decrscimo. Da Cincia Econmica a Administrao Financeira faz uso das suas informaes referentes aos fatores macroeconmicos e microeconmicos, tais como oferta e demanda do mercado em que est inserida a organizao, a politicas de expanso e a retrao da economia da regio onde atua e as tendncias da economia global, pois a Administrao Financeira pode adequar as organizaes para sobreviver em momentos de crise. Com a responsabilidade de executar as atividades da Administrao Financeira, os profissionais que atuam nesta rea devem desenvolver habilidades de anlise de demonstrativos financeiros e contbeis, compreenso do ambiente econmico, domnio de tcnicas matemticas, estatsticas e software para elaborao de planos financeiros,

leituraobrigatria

nicio

comportamento de fcil adaptao a mudanas e tempestividade nas tomadas de decises quanto s atividades operacionais, de financiamento e de investimento da organizao ao qual trabalha. Na consecuo das metas e objetivos da empresa, a Administrao Financeira busca a prosperidade do negcio, manter a organizao competitiva no seu mercado, prover segurana em suas operaes, aumentar o seu patrimnio e maximizar os seus lucros. Sendo tal maximizao de lucros, refletida no acrscimo do valor das suas aes, quando se tratar de empresa de capital aberto.

linksimportantes
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

SITES:
Acesse o link: Portal dos Administradores. Apresenta de forma detalhada a administrao financeira, suas subdivises e as demais cincias que a complementam.
Disponvel em: <http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/article.php? storyid=756>. Acesso em: 20 jun. 2012.

Leia o artigo: PLANTULLO, Vicente Lentini. O Papel do Administrador Financeiro. Neste Incio de Sculo XXI, THESIS, ano I, v. 2, p. 45-65, 2 Semestre, So Paulo, 2004. Este artigo trata dos papis do administrador financeiro e suas habilidades contemporneas.
Disponvel em: <http://www.cantareira.br/thesis2/v2n2/vicente.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2012.

10

linksimportantes
VDEOS:
Assista ao vdeo no site: ECR Consultoria. Este vdeo, mostra por meio de citaes de personalidade e grandes pensadores o que elas pensavam sobre o dinheiro e sobre o que administrao.
Disponvel em: <http://www.ecrconsultoria.com.br/biblioteca/videos/administracao-financeira>. Acesso em: 20 jun. 2012.

AGORAaSUAVEZ
Instrues:
Tenha em mos todo o material disponibilizado pelo curso para consulta, faa uso da bibliografia complementar e dos links sugeridos ao final deste tema. O seu aprendizado ser maior quanto maior for o seu contato com o assunto.
Ponto de Partida
resposta dissertativa

Imagine uma situao em que voc contratado por um empresrio para assumir a administrao financeira de sua empresa que passa por dificuldades. Ele apresenta a voc informaes quanto ao mercado que sua empresa atende e tambm apresenta dados contbeis e dos valores de suas obrigaes vencidas.

Diante desse diagnstico, responda o questionrio abaixo e busque compreender como poder ajudar o empresrio a recuperar a sade financeira de sua empresa. Inicialmente, reflita e responda a seguinte questo: a empresa possui diversos pagamentos em atraso, quais sero suas aes iniciais para aliviar a presso dos credores?

11

AGORAaSUAVEZ
Questo 1
indique a alternativa correta

nicio

Questo 4

resposta dissertativa

As informaes das atividades operacionais da empresa so referentes : a) Atividades com os bancos e instituies de crdito. b) Atividades com fornecedores e clientes. c) Atividades com scios e investidores. d) Atividades com a sociedade. e) Atividades com a instituio de ensino.

Com qual propsito voc, administrador financeiro, deve analisar as demonstraes contbeis?

Questo 5

indique a alternativa correta

Das influncias externas que afetam as empresas, as que causam grandes impactos diretos sobre a Administrao Financeira so de origem: a) Social. b) Poltica. c) Governamental. d) Empresarial. e) Econmica.

Questo 2

resposta dissertativa

Quando uma empresa apresenta problemas de pagamento e em contrapartida possui crditos a receber no futuro, quais aes voc pode tomar para solucionar essa situao?

Questo 3

indique a alternativa correta

Questo 6

resposta dissertativa

Os demonstrativos contbeis que apresentam a lucratividade da empresa e a sua evoluo patrimonial so respectivamente: a) Fluxo de Caixa e Balano Patrimonial. b) Balano Patrimonial e Demonstrativo do Valor Adicional. c) Demonstrativo de Resultados e Notas Explicativas. d) Demonstrativo de Resultados e Balano Patrimonial. e) Notas Explicativas e Fluxo de Caixa.

Quais aspectos econmicos voc julga importante analisar para compor um conjunto de aes para uma empresa que apresenta dificuldades financeiras?

Questo 7

indique a alternativa correta

Quais comportamentos so necessrios para conduzir a Administrao Financeira de uma empresa com problemas financeiros? a) Passividade, aguardar as coisas acontecerem.

12

AGORAaSUAVEZ
b) Precipitao, tomar decises rpidas sem anlise de todas as informaes. c) Tempestividade, tomar decises rpidas com anlise de todas as informaes. d) Morosidade, tomar decises sem pressa, com anlise das informaes. e) Indiferena, tomar decises rpidas ou lentas, sem anlise das informaes.

Questo 10

resposta dissertativa

Quais aes voc deve tomar na empresa em dificuldades para atingir os objetivos da Administrao Financeira?

Questo 8

resposta dissertativa

Quais habilidades voc ter que utilizar para conduzir a Administrao Financeira da empresa em dificuldade?

Questo 9

indique a alternativa correta

Quais so as etapas que voc considera que devem ser seguidas na elaborao de um Planejamento Financeiro? Considere a sequencia em que deve acontecer cada Etapa. a) Anlise das Informaes, Planejamento, Execuo e Anlise dos Resultados. b) Planejamento, Execuo, Anlise das Informaes e Anlise dos Resultados. c) Anlise dos Resultados, Execuo, Planejamento e Anlise das Informaes. d) Anlise dos Resultados, Anlise das Informaes, Execuo e Planejamento. e) Execuo, Anlise das Informaes, Anlise dos Resultados e Planejamento.

13

finalizando

nicio

No estudo deste tema, voc teve contato com os conceitos bsicos da Administrao Financeira, compreendeu suas principais funes e importncia. Com o desenvolvimento das atividades propostas, voc aplicou as habilidades necessrias do Administrador Financeiro e realizou atividades relacionadas aos objetivos da Administrao Financeira. A importncia da Administrao Financeira em todas as atividades das organizaes, sendo elas com fins lucrativos ou sem fins lucrativos, se faz fundamental consecuo dos objetivos traados pelos seus dirigentes.

referncias
GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administrao Financeira. 5. Ed. So Paulo: Saraiva, 2012. HOJI, Masakazu. Administrao Financeira: uma abordagem prtica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004. LEMES JR, Antonio Barbosa; CHEROBIM, Ana Paula; RIGO, Claudio Miessa. Administrao financeira: princpios, fundamentos e prticas trabalhistas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. BRIGHAM, Eugene F.; EHRHARDT, Michael C. Administrao Financeira: Teoria e Prtica. 10 ed. So Paulo: Thomson, 2006. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: Teoria, processo e prtica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. PORTAL DO ADMINISTRADOR. Administrao Financeira: O que ? Disponvel em: <http:// www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/article.php?storyid=756>. Acesso em: 20 jun. 2012.

14

referncias
ANTONIK, Luis Roberto. A Administrao Financeira das Pequenas e Mdias Empresas. Revista Fae Business. Numero 8, maio 2004. Disponvel em < http://www.unifae.br/ publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v8_n1/rev_fae_v8_n1_09_antonik.pdf> Acesso em: 20 jun. 2012. PLANTULLO, Vicente Lentini. O Papel do Administrador Financeiro neste incio de Sculo XXI. So Paulo, 2004. Disponvel em <http://www.cantareira.br/thesis2/v2n2/vicente.pdf> Acesso em: 20 jun. 2012. ECR CONSULTORIA. Administrao Financeira. So Paulo, 2011. Disponvel em <http:// www.ecrconsultoria.com.br/biblioteca/videos/administracao-financeira>. Acesso em: 20 jun. 2012.

glossrio
Fluxo de Caixa: ferramenta utilizada para demonstrar de forma organizada as informaes de entradas (recebimentos) e sadas (pagamentos) de valores no caixa da empresa. Geralmente, apresenta informaes de operaes consumadas, em que a transferncia de tais valores ocorrer em data futura acordada pelos agentes da negociao. Aes: so documentos que conferem direitos de propriedade (das sociedades por aes) aos seus portadores. Debntures: so documentos que representam emprstimos realizados pelo seu portador para a organizao emissora do documento. Integralizao de Capital: o ato em que os scios de uma empresa injetam capital, em forma de dinheiro ou bens, nas atividades do negcio. Tangvel: bens fsicos, prdio, instalaes, mquinas, veculos. Intangvel: bens abstratos, marcas, direitos de explorao, fundo de comrcio.

15

glossrio

nicio

Macroeconmicos: fatores macroeconmicos referem-se produo, gerao de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preos e ao comrcio exterior. Microeconmicos: fatores microeconmicos referem-se ao estudo do comportamento econmico individual de consumidores e empresas, bem como a distribuio da produo e rendimento entre eles.

gabarito
Tema 1

O que Administrao Financeira


Ponto de Partida
Resposta: Voc deve propor uma negociao individual com cada credor (fornecedores, bancos, governo), para que novos parcelamentos e prazos sejam definidos, com taxas de juros menores, dentro das possibilidades da empresa com dificuldade.

Questo 1 Questo 2

Resposta: Alternativa B

Resposta: Propor a utilizao de um fluxo de caixa, negociar junto aos fornecedores maior prazo para pagamento, buscar crdito para suprir a empresa enquanto aguarda o recebimento de suas vendas, diminuir o prazo de recebimento junto aos seus clientes.

Questo 3

Resposta: Alternativa D

16

gabarito
Questo 4
Resposta: Com o propsito de averiguar se as atividades da empresa so lucrativas ou no, e identificar quais aes a tomar para tornar a empresa mais lucrativa e prover o aumento do seu patrimnio.

Questo 5 Questo 6

Resposta: Alternativa E

Resposta: Analisar informaes macroeconmicas e microeconmicas, verificar as projees de crescimento do pas para os prximos anos, verificar as projees de demanda e oferta do mercado onde a empresa est inserida.

Questo 7 Questo 8

Resposta: Alternativa C

Resposta: Habilidades de anlise de demonstrativos financeiros e contbeis, compreenso do ambiente econmico, domnio de tcnicas matemticas, estatsticas e de software para elaborao de planos financeiros, alm de comportamentos como facilidade de adaptao a mudanas e de tomada de deciso.

Questo 9

Resposta: Alternativa A

Questo 10

Resposta: Propor a implantao de controles e mtodos de anlise das atividades operacionais, de financiamento e de investimento da empresa. Realizar aes que aumentem a lucratividade e diminuam os riscos do negcio.

17

sees

s e e S
contedosehabilidades leituraobrigatria agoraAsuavez linksimportantes glossrio

referncias finalizando

20

Tema 02

Tipos de Negcios e Mtodos de Tributos

nicio

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Administrao de Cargos e Salrios Carreira e Remunerao 15. Edio, do autor Benedito Rodrigues Pontes, editora LTr, 2011, PLT 358.

Roteiro de Estudo:

Administrao Financeira e Oramentria

Prof. Silvio Soares da Rosa

contedosehabilidades
Contedos
Nesta aula, voc estudar:

As principais modalidades de constituio de empresas. Os objetivos da arrecadao de impostos. Os regimes de tributao e suas bases de clculo.

21

contedosehabilidades
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Quais so as principais formas legais de constituio de empresas? Por que existe um sistema tributrio organizado no Pas?

nicio

Quais so os regimes de tributao aplicados s empresas no Pas e como funcionam suas metodologias de clculos?

leituraobrigatria
No Brasil, existem trs formas principais de constituio de empresas, a empresa individual, a sociedade por cotas limitadas e a sociedade por aes. A Empresa Individual caracterizada por ser composta por um nico indivduo, que tem o seu cadastro de pessoa fsica vinculado ao cadastro da sua pessoa jurdica e responde integralmente pelos atos da empresa. Recentemente, no ano de 2011 foi criada a legislao que legitima a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, que passou a limitar a responsabilidades dos empresrios individuais, desde que, estes integralizem em suas empresas um montante superior a cem vezes o valor do salrio mnimo vigente, caso contrrio, permanecero respondendo integralmente pelos compromissos assumidos junto pessoa jurdica. As sociedades por cotas de participao limitada, obrigatoriamente tm que possuir mais de um scio em seu quadro social, no havendo limites para estes, e a responsabilidade de cada um se restringe ao percentual e ao valor de sua participao na sociedade, no incorrendo riscos junto aos seus bens pessoais.

22

leituraobrigatria
O outro tipo jurdico de empresas muito comum no Brasil e no mundo o de sociedade por aes, em que os indivduos que detm este tipo de empresa possuem aes (correspondente a fraes) de propriedade da mesma. A sociedade por aes, ou sociedade annima, pode ter suas aes negociadas em Bolsa de Valores livremente, o que proporciona um mecanismo eficiente quanto ao valor atribudo a cada ao e assim a empresa como um todo. A tributao e todo o seu sistema so de fundamental importncia para que os governos cumpram o seu papel de oferecer aos indivduos o mnimo que fazem jus como cidados, como segurana pblica, sade e educao. Na construo do sistema tributrio, os governos focam na disponibilidade econmica dos seus cidados, que sob esta tica so denominados contribuintes, aqueles que de forma compulsria devem contribuir para arrecadao de recursos aos cofres pblicos. Os fatos geradores da obrigao compulsria concentram-se sobre o patrimnio, a renda e o consumo, pois estes aspectos podem sinalizar acrscimo de riqueza. Tanto pessoas fsicas quanto pessoas jurdicas so considerados contribuintes perante o fisco. Pessoas fsicas so tributadas diretamente quando auferem renda (salrios, benefcios, ganhos de capital, etc.) e quando possuem algum patrimnio (imveis, veculos). J as pessoas jurdicas so tributadas diretamente sobre a sua renda, sobre o volume de suas vendas e sobre o seu patrimnio, cabe ressaltar que, diversos impostos recolhidos pelas pessoas jurdicas so repassados aos seus clientes (consumidores) pessoas fsicas, e estes ltimos passam a ser tributados indiretamente sobre os seus hbitos de consumo. A responsabilidade pela cobrana dos impostos no sistema tributrio nacional est dividida entre as trs esferas de governo, sendo, por exemplo, de responsabilidade da Unio impostos sobre a renda (IR), sobre produtos industrializados (IPI), sobre movimentao financeira (IOF). Enquanto os Estados so responsveis por legislar sobre os impostos de circulao de mercadorias (ICMS) e de propriedade de veiculo automotores (IPVA). J os Municpios responsabilizam-se pelos impostos sobre servios (ISS) e impostos sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU). As contribuies sociais, como o fundo de garantia do tempo de servio (FGTS), contribuio para o financiamento da seguridade social (COFINS) e a contribuio social sobre o lucro lquido (CSLL) so de competncia da Unio. Para as Pessoas Jurdicas existem trs mtodos de tributao vigentes no pas, so eles: Lucro Real, Lucro Presumido e SIMPLES Nacional. No sistema de Lucro Real, os impostos que incidem sobre o lucro das empresas, so calculados conforme suas demonstraes de

23

leituraobrigatria

nicio

resultado do exerccio e livros de apurao de lucro real (DRE e LALUR). A metodologia do Lucro Presumido, por sua vez, baseia-se na presuno do lucro da empresa com base em sua Receita Bruta e conforme a atividade que desempenha, independentemente de auferir lucro abaixo ou acima da presuno, ou ento, obter prejuzo, as empresas tributadas pelo Lucro Presumido esto obrigadas a recolher os impostos calculados sobre suas receitas. As microempresas e empresas de pequeno porte, ou seja, que possuem um faturamento que lhes conferem essa classificao, e que atuam em alguns seguimentos especificados pela legislao vigente, podem ser enquadradas no sistema tributrio do SIMPLES Nacional, que possui uma sistemtica similar presuno do lucro presumido, porm com diversas vantagens quanto a suas alquotas e a possibilidade de recolher em uma nica guia, impostos federais, estaduais e municipais.

linksimportantes
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

SITES:
BRASIL. Manual de Orientaes Procedimentos de Registro de Atos de Empresas Mercantis. Apresenta informaes detalhadas quanto aos trmites de registro de empresas dentro do Estado de So Paulo.
Disponvel em: <http://www.jucesp.fazenda.sp.gov.br/downloads/Manual_JUCESP_v20100520. pdf>. Acesso em: 22 jun. 2012.

VDEOS:
Parte 1 - Comparando Lucro Real e Lucro Presumido Sevilha Contabilidade Ltda.
Disponveis em: <http://www.youtube.com/watch?v=4B8qai6d9Ek>. Acesso em: 22 jun. 2012

24

linksimportantes
Parte 2 - Comparando Lucro Real e Lucro Presumido Sevilha Contabilidade Ltda. Esses vdeos apresentam a comparao de apurao de impostos entre os regimes de Lucro Presumido e Lucro Real.
Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=q8nkwLNsP34&feature=fvwrel>. Acesso em: 22 jun. 2012.

AGORAaSUAVEZ
Instrues:
Tenha em mos todo o material disponibilizado pelo curso para consulta, faa uso da bibliografia complementar. imprescindvel a consulta aos links indicados ao final deste tema para a resoluo das atividades propostas. A profundidade que voc compreende o assunto diretamente proporcional seriedade que voc desenvolve os exerccios propostos. Ponto de Partida
resposta dissertativa

Questo 1

indique a alternativa correta

Voc estuda a possibilidade de abrir uma empresa para comercializar perifricos de computadores (teclados, cmeras para web, cartuchos de impressoras). Para tanto, necessrio o estudo de qual a melhor forma jurdica para iniciar o negcio e qual enquadramento tributrio que voc ir optar inicialmente. Reflita sobre a seguinte possibilidade: Quais seriam as suas limitaes, caso queira iniciar o seu negcio na informalidade?

Voc ir montar a empresa com um parente prximo (irmo, tio ou primo, por exemplo) ambos iro investir o mesmo montante financeiro e iro ter responsabilidades legais perante o negcio, qual o melhor tipo jurdico para a constituio legal do negcio nesse contexto? a) Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. b) Sociedade Annima.

25

AGORAaSUAVEZ
c) Cooperativa. d) Empresa Individual. e) Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada.

nicio

presuno da base de clculo do Imponto de Renda, considerando o seguimento em que ir operar? a) 1,6%. b) 8,0%. c) 16,0%. d) 32,0%. e) 15,0%.

Questo 2

resposta dissertativa

Qual o propsito de limitar a responsabilidade dos scios em um empreendimento?

Questo 3

indique a alternativa correta

Questo 6

resposta dissertativa

Qual o tributo que pode ser calculado sobre a o resultado contbil ou sobre a sua receita? a) Imposto Predial e Territorial Urbano. b) Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios. c) Imposto sobre Servio de qualquer natureza. d) Imposto de Renda. e) Imposto sobre Operaes Financeiras.

Considere que no primeiro ano de operaes da sua empresa, a soma do faturamento ser de R$ 1.200.000,00, qual dever ser o valor pago de IR referente a esse perodo?

Questo 7

indique a alternativa correta

Quais dos itens abaixo obrigariam a sua empresa a ser tributada pelo regime de Lucro Real? a) Faturamento igual a R$ 1.200.000,00 ao ano. b) Ambos os scios residentes no Brasil. c) Que tiveram lucros e rendimentos oriundos do exterior. d) Cujas atividades sejam de operaes de comrcio. e) Que no usufruam de benefcios de reduo de impostos.

Questo 4

resposta dissertativa

Por que voc, que inicialmente assumir as responsabilidades de dirigente e administrador financeiro do negcio, deve saber mensurar o impacto dos impostos sobre a sua empresa?

Questo 5

indique a alternativa correta

Caso voc opte pelo Regime Tributrio de Lucro Presumido, qual ser o percentual da

26

AGORAaSUAVEZ
Questo 8
resposta dissertativa

Considere que a sua empresa optou pelo Regime de Lucro Real e obteve um resultado lquido antes do IR de R$ 150.000,00 e ter adies no valor de R$ 35.000,00 e excluses no valor de R$ 18.000,00, no havendo compensaes fiscais. Qual dever ser o valor pago de IR referente a esse perodo?

de R$ 1.200.000,00. Utilize as informaes da Lei Complementar indicada na questo anterior.

Questo 9

indique a alternativa correta

Pesquise no site do SIMPLES Nacional. Disponvel em: <http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/default.asp>, na aba Legislao e no subitem Lei Complementar, qual alquota para recolhimento do SIMPLES Nacional ser aplicada para a sua empresa que tem receita anual de R$ 1.200.000,00? Utilize as informaes da Lei Complementar n 139, de 10 de novembro de 2011. a) 8,36%. b) 8,86%. c) 12,54%. d) 10,26%. e) 18,55%.

Questo 10

resposta dissertativa

Quais so os impostos que sero recolhidos no Documento de Arrecadao do SIMPLES Nacional (DAS) e suas respectivas alquotas, para uma receita anual

27

finalizando

nicio

No estudo deste tema, foram apresentados a voc quais so as principais formas de constituio de empresas utilizadas no Brasil, quais so as suas caractersticas principais e as responsabilidades a que esto sujeitos os seus participantes. A compreenso dos mecanismos que legitimam a tributao para as pessoas fsicas e jurdicas, e como esto divididas as responsabilidades pela arrecadao nas esferas de governo, possibilitou para voc o embasamento para compreenso dos regimes de tributao que podem ser adotados pelas pessoas jurdicas que operam no Pas. Nas atividades propostas, voc desenvolveu simulados referentes s modalidades de constituio de empresas e executou clculos de apurao de impostos nos diferentes regimes estudados.

referncias
GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administrao Financeira. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 2012. HOJI, Masakazu. Administrao Financeira: uma abordagem prtica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004. LEMES JR, Antonio Barbosa; CHEROBIM, Ana Paula; RIGO, Claudio Miessa. Administrao financeira: princpios, fundamentos e prticas trabalhistas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. BRIGHAM, Eugene F.; EHRHARDT, Michael C. Administrao Financeira: Teoria e Prtica. 10. ed. So Paulo: Thomson, 2006. CASTRO, Flavia de Almeida Viveiros de; et al. Gesto e Planejamento de Tributos. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

28

referncias
JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SO PAULO. Manual de Orientaes, Procedimentos e Registros de Atos de Empresas Mercantis. Disponvel em: <http://www.jucesp.fazenda. sp.gov.br/downloads/Manual_JUCESP_v20100520.pdf> Acesso em: 22 jun. 2012 SITIO DO SIMPLES NACIONAL. SIMPLES Nacional: Perguntas e Respostas. Disponvel em: <http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional /sobre/perguntas.asp>. Acesso em: 22 jun. 2012. SEVILHA CONTABILIDADE. IRPJ Comparando Lucro Real e Lucro Presumido: Parte I. So Paulo, 2010. Disponvel em <http://www.youtube.com/watch?v=4B8qai6d9Ek>. Acesso em: 22 jun. 2012. SEVILHA CONTABILIDADE. IRPJ Comparando Lucro Real e Lucro Presumido: Parte II. So Paulo, 2010. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=q8nkwLNsP34&featur e=fvwrel>. Acesso em: 22 jun. 2012.

glossrio
Montante: soma de valor em dinheiro. Cotas: parte, poro ou percentual de um todo que foi dividido entre os indivduos que detm a sua propriedade. Bolsa de Valores: o local onde so comercializadas as aes das companhias abertas. Tambm chamada de Mercado, pois podem ser comprados ou vendidos papis que representam as aes, seus derivativos e outros ativos financeiros, como opes e contratos futuros. Presuno: previso ou suposio de um fato. Alquotas: so os percentuais aplicados sobre as bases de clculo a fim de se apurar os valores referentes aos impostos a recolher.

29

gabarito
Tema 2

nicio

Tipos de Negcios e Mtodos de Tributos


Ponto de Partida
Resposta: Embora parea uma boa sada para ter menores custos no comeo, aps uma breve reflexo fica evidente que teria inmeras limitaes, desde dificuldades para comprar mercadorias ou matria-prima, at dificuldades para recebimentos, pois no poderia operar com cartes de crdito, por exemplo. Alm disso, estaria exercendo uma atividade sem nenhum aparato legal.

Questo 1 Questo 2

Resposta: Alternativa E

Resposta: Refletir sobre os limites das responsabilidades de processos administrativos e civis, referentes a relaes comerciais, trabalhistas, contratos bancrios, licitaes ou qualquer outra atividade que a empresa possa ser responsabilizada judicialmente.

Questo 3 Questo 4

Resposta: Alternativa D

Resposta: Para desenvolver a capacidade de anlise das polticas e projetos a investir, decidir sobre as margens de lucro e formao de preo conjuntamente com as decises de concesso de crdito e vendas a prazo.

Questo 5

Resposta: Alternativa B

30

gabarito
Questo 6
Resposta: 1.200.000,00 x 8% = 96.000,00 96.000,00 x 15% = 14.400,00 Dever ser de R$ 14.400,00.

Questo 7 Questo 8

Resposta: Alternativa C

Resposta: 150.000,00 + 35.000,00 18.000,00 = 167.000,00 167.000,00 x 15% = 25.050,00 Dever ser de R$ 25.050,00

Questo 9

Resposta: Alternativa A

Questo 10
Resposta: IRPJ = 0,3 CSLL = 0,39% Cofins = 1,16% PIS/Pasep = 0,28% CPP = 3,30% ICMS = 2,84% Total = 8,36%

31

sees

s e e S
contedosehabilidades leituraobrigatria agoraAsuavez linksimportantes glossrio

referncias finalizando

34

Tema 03

O Valor do Dinheiro no Tempo

nicio

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Administrao de Cargos e Salrios Carreira e Remunerao 15. Edio, do autor Benedito Rodrigues Pontes, editora LTr, 2011, PLT 358.

Roteiro de Estudo:

Administrao Financeira e Oramentria

Prof. Silvio Soares da Rosa

contedosehabilidades
Contedos
Nesta aula, voc estudar: As mutaes do valor do dinheiro no tempo. Os fatores que interferem no valor do dinheiro no tempo. Conceituao de Juros. A importncia da Matemtica Financeira na Administrao Financeira.

35

contedosehabilidades
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Por que o dinheiro de hoje no tem o mesmo valor do dinheiro de amanh? Quais so as variveis que interferem na mutao do dinheiro no tempo? O que so Juros e a qual mecanismo este pode ser comparado?

nicio

Quais as tcnicas de Matemtica Financeira voc deve utilizar na anlise e execuo do planejamento financeiro?

leituraobrigatria
As razes pelas quais os indivduos preferem ter no presente seus desejos atendidos, ao deix-los para o futuro so evidentes. muito melhor poder comprar um carro novo hoje, do que esperar para realizar essa compra aps um ano, muito melhor poder realizar a viagem dos sonhos hoje, do que esperar para executar esse projeto aps 24 meses, assim, tambm prefervel auferir e ter a posse de um montante financeiro hoje em vez de aguardar que isso ocorra no futuro. Portanto, para concordar em ter a posse de um montante financeiro no futuro, em detrimento de t-la na data presente, os indivduos necessitam obter algum tipo de recompensa, ou seja, receber um montante maior no futuro do que o valor que possuem no presente. Independentemente das razes intrnsecas ao comportamento dos indivduos, o valor dos montantes financeiros sofre alteraes ao longo do tempo, e sem a segurana de alguns mecanismos de correo monetria, o dinheiro simplesmente perde o seu valor. O fenmeno socioeconmico da inflao o principal agente da desvalorizao das unidades monetrias no tempo. Conceitualmente, a inflao o aumento generalizado e contnuo do nvel geral de preos dos bens e servios, e a taxa de inflao a variao percentual do nvel geral

36

leituraobrigatria
de preos de um determinado perodo. O fator risco, quando considerado em uma operao de investimento junto a instituies financeiras, por exemplo, outro indicativo de que o valor do dinheiro de hoje distinto do seu valor de amanh. A incerteza quanto ao recebimento dos investimentos gerenciados por terceiros remetem a remunerao sobre o capital investido, acrescendo ao valor inicial, os juros da operao no momento do seu resgate. Em conjunto com a inflao e o risco, a preferncia pela liquidez outro fator que modifica o valor do dinheiro no tempo. Entende-se por liquidez a velocidade que um bem pode ser negociado ou trocado. Para melhor compreenso, imagine uma escala em que se tem em uma extremidade dinheiro em espcie, e na outra um imvel, entre as extremidades esto ttulos a receber, mercadorias em estoque e veculos, pois bem, dinheiro em espcie pode ser revertido no ato da negociao em qualquer outro bem, enquanto um imvel necessita, na maioria das vezes, de meses para ser negociado e transformado em dinheiro, do mesmo modo, ttulos a receber podem ser negociados e transformados em dinheiro mais rapidamente do que mercadorias em estoque, e estas so mais geis nesta converso quando comparadas frota de veculos da empresa. Portanto, a troca da liquidez imediata por ttulos com liquidez de longo prazo, provoca tambm a aplicao dos juros para compensar o perodo em que a empresa ou o investidor ir abster-se da disponibilidade imediata. Para concluir, a compreenso sobre as mutaes do dinheiro no tempo, importante uma reflexo sobre o significado dos Juros. Visto que, uma soma em dinheiro um bem, assim como um imvel tambm um bem, quando ambos so cedidos a terceiros para uso de interesse prprio destes, deve ento haver um pagamento em contrapartida por conta dessa utilizao, que em se tratando de um imvel tal contrapartida recebe o nome de aluguel e, em se tratando de dinheiro recebe o nome de Juros, dessa forma, Juros so o equivalente ao aluguel do dinheiro. Portanto, toda soma financeira sofre alterao ao longo do tempo principalmente por conta da ao da inflao, do risco e da preferncia pela liquidez imediata, e a forma de compensao para esses fatores a aplicao dos Juros sobre os valores que so negociados a prazo. A matemtica financeira a subdiviso da matemtica que estuda as frmulas que exprimem os clculos de juros em suas diversas metodologias. A metodologia dos juros simples caracterizada pela taxa dos juros, geralmente expressa em porcentagem, incidir sempre sobre a base inicial do valor negociado, enquanto na metodologia dos juros compostos, os valores gerados pelo aluguel do valor principal, so acrescidos a este e resultam em base de clculo maiores para os perodos de capitalizao subsequentes. A lgica existente

37

leituraobrigatria

nicio

nessa metodologia est no fato de que o individuo que cedeu o crdito, aps um perodo de capitalizao, no est apenas concedendo a utilizao do principal ao tomador do crdito, mas tambm est concedendo a utilizao dos juros gerados no perodo, ao qual j lhe seu por direito. As metodologias fornecidas pela matemtica financeira para o clculo de Juros e Montantes aps perodos de capitalizao formam a base tcnica da Administrao Financeira. Clculos de Valor Presente e Valor Futuro, Anuidades, Taxas e Descontos so fundamentais para a anlise e execuo dos planos financeiros traados pelo Administrador Financeiro em consonncia com os objetivos gerais da organizao.

linksimportantes
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

SITES:
HC Investimentos. Compara a evoluo da Inflao no Brasil antes e aps o ano de 1994, ano em que o Plano Real sanou o problema da hiperinflao no pas. Importante observar as diferenas dos percentuais apurados pelos diversos ndices que medem a inflao.
Disponvel em: <http://hcinvestimentos.com/2011/02/21/ipca-igpm-inflacao-historica/>. Acesso em: 24 jun. 2012.

Brasil Escola. Mostra um exemplo da aplicao da Matemtica Financeira em um ttulo de capitalizao. Observe que a metodologia utilizada o clculo do Valor Futuro de Anuidades.
Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/matematica/aplicacoes-financeiras.htm>. Acesso em: 24 jun. 2012.

38

linksimportantes
VDEOS:
Assista ao vdeo: Reduo de Juros e Crescimento Econmico. Assista a esse vdeo com o intuito de estender a sua compreenso sobre o fenmeno dos juros. Observe que o governo utiliza as taxas de juros como instrumento de controle econmico.
Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v= sF27bV_QFgw>. Acesso em: 24 jun. 2012.

AGORAaSUAVEZ
Instrues:
Tenha em mos todo o material disponibilizado pelo curso para consulta, faa uso da bibliografia complementar. imprescindvel a consulta aos links e vdeos indicados para a assimilao prtica dos conceitos tratados neste tema. Ponto de Partida
resposta dissertativa

Os exerccios propostos so importantes para voc praticar a utilizao das ferramentas da Matemtica Financeira e fortalecer a sua base tcnica-terica, que se far necessria na execuo e compreenso das suas atividades na funo de Administrador Financeiro. Primeiro, imagine e reflita sobre a seguinte situao: Voc identifica um produto do seu interesse em uma loja, e o vendedor diz que

o preo a vista pode ser parcelado em dez vezes sem juros, mas voc quer pagar a vista e com desconto. Qual argumentao voc ir usar com o vendedor para obter um desconto no pagamento do produto vista?

Questo 1

indique a alternativa correta

O conceito que se refere incerteza acerca do futuro, diz respeito a(o): a) Risco. Parabns! alternativa correta. b) Juros.

39

AGORAaSUAVEZ
c) Liquidez. d) Inflao. e) Anuidade.

nicio

R$ 3.000,00. Qual ser o Valor Final pago nesta operao?

Questo 5
resposta dissertativa

indique a alternativa correta

Questo 2

Ao realizar um emprstimo para aplicar no Capital de Giro da empresa no valor de R$ 25.000,00 a uma taxa de 6% ao ano para ser pago ao final de trs anos. Calcule o Valor que dever ser pago ao final da operao.

Por que mercadorias em estoque podem ter menos liquidez que ttulos a receber e mais liquidez do que a frota de veculos da empresa? a) Porque as mercadorias podem ficar obsoletas, e assim perder a sua possibilidade de negociao. b) Porque os veculos possuem liquidez imediata, isto , podem ser convertidos em outros bens a qualquer momento. c) Porque os ttulos no tm garantia de recebimento, e assim sendo no possuem liquidez alguma. d) Porque os ttulos so referentes a mercadorias j negociadas e as mercadorias em estoque podem ser negociadas mais rapidamente do que a frota de veculos da empresa. e) Porque os imveis possuem liquidez maior do que os ttulos a receber e mercadorias em estoque.

Questo 3

indique a alternativa correta

Por que a inflao causa a perda de valor do dinheiro no tempo? a) Por conta dos fatores intrnsecos a natureza humana. b) Por causa da incerteza em relao ao futuro. c) Pela preferncia da Liquidez Imediata. d) Pelo efeito dos Juros. e) Por causa do aumento contnuo dos preos.

Questo 4

resposta dissertativa

Questo 6

resposta dissertativa

Com o intuito de financiar a compra de um caminho para a empresa onde voc o administrador financeiro, a melhor proposta apresentada por uma Instituio Financeira o financiamento em 50 meses, a uma taxa de 2% ao ms, com parcelas mensais de

Considere que o projeto de investimento que voc pretende fazer na empresa ir gerar um lucro de R$ 250.000,00 ao final de sete anos, calcule o valor presente desse lucro, considerando uma taxa de desconto de 8% ao ano.

40

AGORAaSUAVEZ
Questo 7
indique a alternativa correta

Questo 10

resposta dissertativa

A melhor forma de compreender o mecanismo dos Juros compar-lo a uma operao de: a) Compra. b) Venda. c) Aluguel. d) Consignao. e) Doao.

Questo 8

resposta dissertativa

Considere a venda de um veculo a vista pelo valor de R$ 30.000,00, ou a venda do mesmo veculo parcelado em 24 vezes de R$ 1.500,00, considerando uma taxa de mercado de 2% ao ms, qual ser o melhor negcio a se fazer, vender a vista ou a prazo?

Questo 9

A matriz, na Europa, da organizao onde trabalha solicita a voc, Administrador Financeiro, anlise do investimento em duas novas linhas de produtos, das quais, apenas uma ser escolhida para ser fabricada no Brasil. A primeira linha de produtos a ser analisada apresenta uma perspectiva de retorno de R$ 63.000,00 ao ms durante um prazo de 24 meses, depois deste perodo previsto o encerramento da comercializao deste produto, pois o mesmo se tornar obsoleto. A segunda linha de produtos apresenta uma projeo de retorno perptuo de R$ 18.500,00 ao ms, pois no existem perspectivas desse produto vir a se tornar obsoleto. Considerando uma taxa de desconto atribuda ao mercado brasileiro de 3% ao ms, qual projeto voc indicaria a matriz da organizao como sendo o mais rentvel pela metodologia do valor presente?

indique a alternativa correta

Qual a metodologia de capitalizao que conhecida pela expresso coloquial de juros sobre juros? a) Juros Simples. b) Juros Compostos. c) Desconto Simples. d) Taxa de Juros. e) Taxa Equivalente.

41

finalizando

nicio

No estudo deste tema, voc foi levado reflexo sobre o valor do dinheiro no tempo e apresentado aos fatores que interferem nessa variao. Na dissertao sobre o fenmeno dos juros, pode compreender a sua lgica e aplicao no cotidiano das decises financeiras. Conjuntamente, voc foi apresentado aplicao prtica da Matemtica Financeira na anlise de situaes recorrentes ao trabalho do Administrador Financeiro. Desenvolvendo as atividades complementares e tateando os links e vdeos sugeridos voc pde compreender, de forma ampla, o conceito do valor do dinheiro no tempo, fator de suma importncia para o planejamento e execuo da Administrao Financeira em prol dos objetivos organizacionais.

referncias
GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administrao Financeira. 5. Ed. So Paulo: Saraiva, 2012. HOJI, Masakazu. Administrao Financeira: uma abordagem prtica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004. LEMES JR, Antonio Barbosa; CHEROBIM, Ana Paula; RIGO, Claudio Miessa. Administrao financeira: princpios, fundamentos e prticas trabalhistas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. BRIGHAM, Eugene F.; EHRHARDT, Michael C. Administrao Financeira: Teoria e Prtica. 10. ed. So Paulo: Thomson, 2006. WESSELS, Walter. Economia: Um modo fcil de dominar os conceitos bsicos. 1. ed. So Paulo: Saraiva, 1998.

42

referncias
CRESPO, Antnio Arnot. Matemtica Financeira Fcil. 14. ed. So Paulo: Saraiva, 2009. HC INVESTIMENTOS. IPCA e IGP-M: Inflao Histrica no Brasil. Disponvel em: <http:// hcinvestimentos.com/2011/02/21/ipca-igpm-inflacao-historica/>. Acesso em: 24 jun. 2012. BRASIL ESCOLA. IPCA e IGP-M: Aplicaes Financeiras. Disponvel em: <http://www. brasilescola.com/matematica/aplicacoes-financeiras.htm>. Acesso em: 24 jun. 2012. INSTITUTO MILLENIUM. Reduo de juros e crescimento econmico. So Paulo, 2012. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v= q8nkwLNsP34&feature=fvwrel>. Acesso em: 22 jun. 2012.

glossrio
Correo Monetria: ajuste realizado para suprir as perdas causadas pelo fenmeno da inflao. Unidades Monetrias: referem-se s moedas vigentes em um determinado pas, por exemplo, a unidade monetria em vigor no Brasil o Real, enquanto que nos Estados Unidos da Amrica a unidade monetria em vigor o Dlar. Resgate: momento em que o investimento financeiro finalizado, ou em que os seus valores so sacados (retirados) pelo investidor. Escala: parmetro de medida, anloga a uma rgua. Capitalizao: processo que so submetidos valores financeiros investidos a juros.

43

gabarito
Tema 3

nicio

O Valor do Dinheiro no Tempo


Ponto de Partida
Resposta: Voc pode usar de argumentos como: os juros que esto previstos para o pagamento a prazo, no podem ser cobrados vista; o pagamento vista tem um valor maior que a prazo; no haver risco de inadimplncia no pagamento vista.

Questo 1 Questo 2

Resposta: Alternativa A

Resposta: Utilizando a tabela 3.1 do Livro-Texto 204 25.000,00 x 1,1910 = 29.775,00 O valor dever ser de R$ 29.775,00.

Questo 3 Questo 4

Resposta: Alternativa E

Resposta: Utilizando a tabela 3.2 do Livro-Texto 204 3.000 x 84,577 = 253.731,00 O valor dever a ser de R$ 253.731,00.

Questo 5

Resposta: Alternativa D

44

gabarito
Questo 6
Resposta: Utilizando a tabela 3.4 do Livro-Texto 204 250.000 x 0,58349 = 145.872,50 O valor presente ser de R$ 145.872,50

Questo 7 Questo 8

Resposta: Alternativa C

Resposta: Utilizando a tabela 3.5 do Livro-Texto 204 1500 x 18,9139 = 28.370,85 O melhor negcio a se fazer vender vista por R$ 30.000,00, pois o valor presente da venda a prazo de R$ 28.370,85.

Questo 9

Resposta: Alternativa B

Questo 10

Resposta: Projeto 1 Utilizando a tabela 3.5 do Livro-Texto 204 63.000,00 x 16,9355 = 1.066.936,50 Projeto 2 Utilizando a equao compacta para calculo do valor presente de uma anuidade pgina 65 do Livro-Texto 204. 18.500,00 = 616.666,67 0,03 O Projeto 1, mesmo apresentando uma previso de no perpetuidade, o mais rentvel pela anlise do valor presente.

45

sees

s e e S
contedosehabilidades leituraobrigatria agoraAsuavez linksimportantes glossrio

referncias finalizando

48

Tema 04

Risco e Retorno

nicio

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Administrao de Cargos e Salrios Carreira e Remunerao 15. Edio, do autor Benedito Rodrigues Pontes, editora LTr, 2011, PLT 358.

Roteiro de Estudo:

Administrao Financeira e Oramentria

Prof. Silvio Soares da Rosa

contedosehabilidades
Contedos
Nesta aula, voc estudar: Os conceitos de Risco e Retorno. A utilizao da Probabilidade para mensurao de Risco. Conceituao de Taxa Livre de Risco. A Teoria das Carteiras. A utilizao do CAPM para medio do Risco e Retorno de um Ativo.

49

contedosehabilidades
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Por que h relao entre o risco e o retorno de um investimento?

nicio

Quais so as ferramentas probabilsticas que do subsdios s decises financeiras? Como selecionada uma taxa livre de risco? O que so Juros e a qual mecanismo este pode ser comparado? Quais as tcnicas de Matemtica Financeira voc deve utilizar na anlise e execuo do planejamento financeiro?

leituraobrigatria
Na Administrao Financeira, o risco est presente em quase todas as suas atividades. Por definio, risco o grau de incerteza a respeito de um evento. Em contrapartida ao risco, est o retorno, que o objetivo que se pretende alcanar ao por em prtica as suas escolhas, e este retorno medido pelo grau de xito financeiro que a organizao obtm na execuo das suas atividades com risco. A relao mantida entre o risco e o retorno diretamente proporcional, ou seja, quanto maior o risco, maior tambm ser o retorno, assim, cabe ao Administrador Financeiro dispor de todas as suas habilidades e experincias para minimizar tal relao, auferindo o maior retorno possvel e incorrendo no menor risco. Para uma melhor compreenso sobre o retorno, tomando como base uma sociedade por aes, pode-se dizer que o retorno de uma deciso de investimento, como a ampliao da sua capacidade produtiva, resulta em maiores vendas e maiores lucros. Tais lucros so distribudos na forma de dividendos para os seus proprietrios e, a partir do momento em que todos os agentes do mercado souberem que a companhia est pagando maiores

50

leituraobrigatria
dividendos, o valor unitrio de uma ao ir aumentar, pois a demanda por esse ttulo ser maior. importante compreender que nos clculos dos retornos esperados so considerados diversos cenrios, embasados principalmente nas tendncias macroeconmicas. O termo risco tem de forma intrnseca em sua concepo, a ideia de probabilidade, pois mede o quanto algo pode resultar de forma diferente ao esperado, ou ento, quais so as chances de sucesso ou de fracasso de qualquer nova empreitada que se proponha a fazer. A soma de sucesso e fracasso resulta em 100% das possibilidades de resultado de um evento, e a subtrao do percentual de sucesso de um determinado evento, resulta na probabilidade de fracasso, e este percentual representa o risco do evento. Usualmente, o percentual de risco dividido em taxa livre de risco e prmio pelo risco, a soma dos dois fatores resulta em seu risco total. A definio de taxa livre de risco a remunerao de um investimento em um ttulo que se tenha a certeza de que ser liquidado, geralmente so utilizados ttulos de governos fortes e com economias estveis para parametrizar uma taxa livre de risco, ou seja, ao investir em um ttulo referencial, tem-se a certeza de receber um retorno a uma taxa X, sem risco desse evento no ocorrer. O prmio pelo risco representado pelos percentuais de remunerao acima da taxa referencial livre de risco, que por conta de diversos fatores no garantem a liquidez da operao, e para contrabalanar, oferecem uma remunerao maior aos seus investidores. A probabilidade e a estatstica passam a ocupar papel fundamental ao se aprofundar no estudo do risco e retorno de investimentos. Conceitos como varincia e desvio-padro ganham novas interpretaes ao aferir as disperses dos retornos esperados de um determinado investimento, pois ao submeter um evento a anlise dos seus retornos em cenrios diferentes, quanto maior for a sua volatilidade (a disperso da mdia), maior ser o seu risco. Dessa forma, o desvio-padro, indicador estatstico que mede a disperso de uma distribuio de probabilidades, passa a representar o risco de um investimento quando calculado sobre essa base de dados. A deciso de investimento em um nico projeto pode representar um risco maior, quando comparada a deciso de investimento em mais de um projeto ou ttulo simultaneamente. Dessa premissa, nasce a teoria das carteiras, quando os riscos so diversificados entre mais de um investimento, e que atravs de interpolaes matemticas e probabilsticas, verifica-se a provvel diminuio dos riscos, frente aos riscos dos ttulos analisados separadamente. No estudo da teoria das carteiras, os conceitos estatsticos que fornecem subsdios tcnicos para sua elaborao so a covarincia e o coeficiente de correlao. Uma explicao

51

leituraobrigatria

nicio

prtica quanto ao fenmeno medido pela covarincia o comportamento dos retornos de uma determinada ao, mediante ao comportamento dos retornos de outra ao, quando a primeira apresenta um retorno positivo, e a segunda tambm apresenta um retorno positivo, e a mesma relao se mantm no momento em que os retornos so negativos, demonstra que os mesmos fatores que influenciam a primeira ao, igualmente influenciam a segunda ao. Neste exemplo, o coeficiente de correlao igual a +1,0. Sustentadas pelos conceitos apresentados, tcnicas mais apuradas para a medio de risco e retorno de investimentos complementam esse estudo. O Modelo de Precificao de Ativos Financeiros (CAPM), a Linha de Mercado de Ttulos (SML) e a Teoria da Arbitragem de Preo (APT) so de grande relevncia para a Administrao Financeira.

linksimportantes
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

SITES:
SOBREIRO, Vinicius Amorim; et al. A utilizao do CAPM e APT na anlise de investimento: Um estudo de caso, III SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia. Apresenta a utilizao do CAPM em um estudo de caso nacional. A Selic utilizada como a taxa referencial Livre de Risco e o ndice Ibovespa como referncia do retorno do mercado.
Disponvel em: <http://www.aedb.br/seget/artigos06/967_O%20Uso%20do%20CAPM%20e%20 APT.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2012.

Avaliao de empresas. Um pequeno texto esclarecedor sobre a taxa livre de risco. Justifica as alteraes da taxa referencial no mercado internacional, devido aos movimentos e tendncias da economia mundial.
Disponvel em: <http://avaliacaodeempresas.blogspot.com.br/2009/07/taxa-livre-de-risco.html>. Acesso em 27 jun. 2012.

52

linksimportantes
VDEOS:
Assista ao vdeo: Porque investir seu dinheiro. De forma clara, com um vocabulrio jovem e utilizao de animaes grficas, este vdeo fala sobre os investimentos em ativos financeiros e a importncia da sua diversificao.
Disponvel em: <http://www.bmfbovespa.com.br/como-investir-na-bolsa.aspx?idioma=pt-br>. Acesso em: 27 jun. 2012.

AGORAaSUAVEZ
Instrues:
imprescindvel que durante a leitura do Captulo 4 do Livro-Texto, a cada exemplo apresentado, voc refaa os clculos com o auxlio de uma calculadora, para que os conceitos e frmulas sejam assimilados por voc. Busque a bibliografia complementar, consulte os links e vdeos sugeridos e faa todos os exerccios propostos neste caderno. Esse Tema de fundamental importncia para que voc curse a disciplina assimilando seus conceitos de forma slida. Ponto de Partida
resposta dissertativa

Assuma a posio de um Analista Financeiro de uma grande corporao, suas funes so a de utilizar tcnicas, habilidades e comportamentos para realizar estudos sobre o risco e o retorno dos investimentos propostos pela diretoria. Voc ter que compreender

as situaes propostas, realizar clculos e fundamentar suas anlises diretoria. Inicialmente, analise a seguinte afirmativa: O fator risco est presente em todas as atividades humanas. Voc concorda ou discorda? Comente.

53

AGORAaSUAVEZ
Questo 1
indique a alternativa correta

nicio

Das sries apresentadas abaixo, qual possui maior volatilidade: a) 13, 15, 17. b) 1, 2 e 3. c) 14, 15 e 16. d) 2, 3 e 4. e) 10, 15 e 20.

c) Para fornecer o coeficiente beta do CAPM. d) Para estabelecer uma referncia de comparao entre outros ativos. e) Para calcular o retorno de uma determinada ao, auferido no perodo.

Questo 4

resposta dissertativa

Questo 2

resposta dissertativa

Em um ano, uma ao de uma companhia valorizou de R$ 22,50 para R$ 28,50, e pagou dividendos unitrios no valor de R$ 3,00. Com base nessas informaes, qual a taxa de retorno esperado dessa ao, para os prximos perodos?

A diretoria da corporao solicita que voc analise trs cenrios para a construo de uma nova unidade de negcios no interior paulista. Os requisitos da solicitao que voc entregue o relatrio com os clculos do retorno esperado, da varincia, do desvio padro e do coeficiente de variao. Com os principais dados dos Cenrios j fornecidos, complete os clculos at apurar as informaes solicitadas:
(veja a tabela)

Questo 5

indique a alternativa correta

O que um risco diversificvel de um Ativo? a) a parcela de variao devida aos fatores conjunturais. b) a parcela de variao devida a outros ttulos. c) a parcela da variao devido aos fatores especficos ao Ativo. d) a parcela da variao dos fatores no especficos ao Ativo. e) a parcela de variao independente de qualquer fator.

Questo 3

indique a alternativa correta

Qual a inteno de se considerar o retorno de ttulos de um governo confivel para como taxa livre de risco? a) Para montar uma carteira de investimentos. b) Para determinar o coeficiente de correlao.

54

AGORAaSUAVEZ
Questo 6
resposta dissertativa

Questo 9

indique a alternativa correta

A Diretoria solicitou a voc o estudo que explica qual seria o comportamento do ativo B, que possui coeficiente de correlao igual a -1,0 em relao ao ativo A. Resp. O ativo B possui variao inversamente proporcional ao Ativo A, ou seja, quando o Ativo A se move para cima (valoriza) o Ativo B se move para baixo (desvaloriza) em perfeita sincronia.

Qual a taxa de retorno requerida para a ao X, apresentada no problema anterior? Utilize a tcnica SML e considere uma taxa de retorno do mercado de 0,14. a) 37%. b) 10%. c) 25%. d) 42%. e) 36%.

Questo 7

indique a alternativa correta

O coeficiente Beta mede: a) O risco do investido para todo o mercado. b) A sensibilidade de uma ao ao movimento do mercado. c) O movimento de todo um mercado eficiente. d) A volatilidade de uma ao ao movimento de outra ao. e) O retorno de um investimento especfico.

Questo 10

resposta dissertativa

Questo 8

resposta dissertativa

Um peridico, especializado em informaes do mercado de aes, informa que o desvio padro da ao X igual a 0,25 e o desvio padro do mercado de 0,05. Supondo-se que o coeficiente de correlao igual a +0,7, calcule o coeficiente Beta da ao X.

A Diretoria convocou voc para a reunio junto ao conselho, e lhe deu a tarefa de apresentar suas anlises sobre os retornos das divises Y e Z da corporao. Para tanto, voc observa os betas de empresas com atividades semelhantes s divises Y e Z. A diviso Y tem um beta de 1,5 e a diviso Z tem um beta de 2,0. A taxa livre de risco de 4% e o retorno de mercado calculado em 12%. Voc calcula o valor presente da diviso Y e o da diviso Z como sendo R$ 10.000,00. Para a apresentao junto ao conselho, falta apenas o clculo da taxa de retorno requerida das duas divises, Y e Z.

55

finalizando

nicio

Aqui, foram apresentados a voc os conceitos de risco e retorno e as principais metodologias para sua previso em relao a um determinado investimento. Conceitos que subsidiam este estudo, como taxa livre de risco, retorno de mercado e ferramentas estatsticas, foram apresentados e exercitados, para fornecer a voc a base das tcnicas de avaliao de investimentos. As metodologias especficas para avaliao de risco e retorno foram praticadas e a sua aplicao em condies reais ficou evidenciada com os links e vdeos propostos.

referncias
GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administrao Financeira. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 2012. HOJI, Masakazu. Administrao Financeira: uma abordagem prtica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004. LEMES JR, Antonio Barbosa; CHEROBIM, Ana Paula; RIGO, Claudio Miessa. Administrao financeira: princpios, fundamentos e prticas trabalhistas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. BRIGHAM, Eugene F.; EHRHARDT, Michael C. Administrao Financeira: Teoria e Prtica. 10. ed. So Paulo: Thomson, 2006. CRESPO, Antnio Arnot. Matemtica Financeira Fcil. 14. ed. So Paulo: Saraiva, 2009. SECURATO, Jos Roberto. Decises Financeiras em Condies de Risco. 1. ed. So Paulo: Atlas, 1996.

56

referncias
ELTON, J. Elton, et al. Moderna Teoria de Carteiras e Anlise de Investimentos. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2004. Larson, Ron; Farber, Betsy. Estatstica Aplicada. 2. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2007. SOBREIRO, Vinicius Amorim; et al. A utilizao do CAPM e APT na anlise de investimento: Um estudo de caso. In: III SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia. Disponvel em <http://www.aedb.br/seget/artigos06/ 967_O%20Uso%20do%20CAPM%20 e%20APT.pdf> Acesso em: 27 jun. 2012. TIBRCIO, Csar. Taxa Livre de Risco. Disponvel em <http://avaliacaodeempresas. blogspot.com.br/2009/07/taxa-livre-de-risco.html>. Acesso em: 27 jun. 2012. BMF & BOVESPA. Porque investir seu dinheiro. Disponvel em <http://www.bmfbovespa. com.br/como-investir-na-bolsa.aspx?idioma=pt-br>. Acesso em: 27 jun. 2012.

glossrio
Incerteza: situao em que se tem pouca informao da ocorrncia de um determinado evento. Cenrios: conjuntos de hipteses em relao ao futuro. Contempla principalmente aspectos de natureza poltica, econmica e social. Probabilidade: indcio ou razo que faz supor a ocorrncia de um evento Volatilidade: intensidade e frequncia de variaes abruptas no valor de um ativo. Diversificados: variados, diludos.

57

gabarito
Tema 4

nicio

Risco e Retorno
Ponto de Partida
Resposta: Sim, o fator risco est presente em todas as atividades humanas. fcil observar que, para qualquer atividade que se prope a fazer, h riscos do resultado no ser conforme o esperado. Atividades cotidianas, como cozinhar, at atividades espordicas, como viajar, possuem os seus riscos de divergir do resultado planejado inicialmente.

Questo 1

Resposta: Alternativa E. Embora a mdia seja 15, igual aos itens A e C, a diferena dos dados apresentados so maiores quanto mdia no item E.

Questo 2 Questo 3 Questo 4


Resposta:
Cenrios Abreviaes Pessimista Realista Otimista

Resposta: A taxa de retorno esperada de 40%

Resposta: Alternativa D

Retorno Retorno Retorno projetado Probabilidade Provvel Projetado (Retorno Mdio) (Retorno Mdio) (%) K 20 40 65 P 0,10 0,50 0,40
Retorno Mdio =

(K x P) = K 2 20 26 48

(K K) -46 -8 17

(K K)2 2.116 64 289


Varincia =

(K K)2 x P 211,60 32 115,60 359,20

58

gabarito
Calculo do Desvio Padro = 359,20 Desvio Padro = 18,95 Clculo do Coeficiente de Variao = 18,95 / 48 Coeficiente de Variao = 0,39

Questo 5 Questo 6

Resposta: Alternativa C

Resposta: O ativo B possui variao inversamente proporcional ao Ativo A, ou seja, quando o Ativo A se move para cima (valoriza) o Ativo B se move para baixo (desvaloriza) em perfeita sincronia.

Questo 7 Questo 8
Resposta:

Resposta: Alternativa B

O Beta da ao X igual a 3,50

Questo 9

Resposta: Alternativa A

Questo 10

Resposta: Diviso Y RRRx = Rf + (Rm Rf) x RRRx = 0,04 + (0,12 0,04) x 1,5 RRRx = 0,16 ou 16% Diviso Z RRRx = Rf + (Rm Rf) x RRRx = 0,04 + (0,12 0,04) x 2,0 RRRx = 0,20 ou 20%

59

sees

s e e S
contedosehabilidades leituraobrigatria agoraAsuavez linksimportantes glossrio

referncias finalizando

62

Tema 05

Mtodos de Avaliao

nicio

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Administrao de Cargos e Salrios Carreira e Remunerao 15. Edio, do autor Benedito Rodrigues Pontes, editora LTr, 2011, PLT 358.

Roteiro de Estudo:

Administrao Financeira e Oramentria

Prof. Silvio Soares da Rosa

contedosehabilidades
Contedos
Nesta aula, voc estudar: Ttulos financeiros e os fatores que influenciam no seu valor Mtodos e clculos de avaliao de ativos financeiros A utilizao do CAPM para subsidiar o clculo do preo de uma ao

63

contedosehabilidades
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

nicio

Quais so os principais ttulos financeiros do mercado, quais so os mecanismos de sua operao e quais fatores influenciam no seu valor? Qual o mtodo que voc dever selecionar para avaliar aes e ttulos? Como o CAPM aprimora o clculo do valor presente de uma ao?

leituraobrigatria
Para melhor entendimento das metodologias de avaliao de Ativos Financeiros, essencial conhecer as caractersticas dos principais Ativos comercializados no Mercado Financeiro. As Aes Ordinrias so ativos que representam um direito de propriedade sobre os resultados e os bens de uma Sociedade Annima, e, so os proprietrios do maior volume de aes ordinrias que participam das decises do conselho administrativo da organizao. J as Aes Preferenciais fornecem aos seus titulares a prioridade de receber os dividendos da organizao em relao aos proprietrios das aes ordinrias, contudo, no conferem o direito de participar da gesto do negcio, como ocorre com as aes ordinrias. As Letras do Tesouro Nacional so Ativos Financeiros que representam uma promessa de dvida do Governo Federal com data de vencimento para a sua liquidao, de forma escritural, trazem o chamado valor de face, que o quanto ser pago ao seu portador no ato da liquidao, e so vendidas ao mercado com desgio (com valor menor do que o valor de face), a diferena entre o valor pago pelo ttulo no momento presente, do valor que ser pago na sua liquidao, caracteriza a taxa de retorno do investimento. Quando um ttulo financeiro emitido por uma empresa privada, recebe o nome de Debnture, que, alm de pagar uma remunerao na liquidao da operao, em alguns casos, pode pagar

64

leituraobrigatria
remuneraes peridicas, iguais aos dividendos, todavia com valores pr-determinados no incio da operao. As debntures apresentam risco de inadimplncia consideravelmente elevado, quando comparadas aos ttulos emitidos pelos governos, motivo pelo qual pagam maiores juros aos seus investidores. Os Derivativos so instrumentos cujo valor decorre do valor de um Ttulo ou de um conjunto de Ttulos Financeiros. Os Derivativos mais comuns so as Opes e os Contratos Futuros. Para explicar o funcionamento de um derivativo, que tem o seu valor condicionado aos ativos subjacentes, as Opes de Compra podem ser tomadas como exemplo. As Opes de Compra fornecem ao seu titular o direito de exercer uma compra sobre um ativo financeiro em condies previamente acordadas, como valor do ativo, quantidade da negociao e data da execuo. O titular da Opo de Compra pode no exercer o seu direito, caso as condies normais do mercado, na data da execuo, forem mais vantajosas que as condies determinadas pela opo. Cabe ressaltar que esse direito de compra pode ser negociado no mercado financeiro at a sua data de liquidao, e conforme o movimento do mercado, tal opo de compra pode valorizar ou desvalorizar. O valor de um ativo financeiro (por exemplo, uma ao ordinria, um ttulo do governo ou um derivativo) sofre influncias de trs principais fatores: do fluxo de caixa, da sua taxa de crescimento e do seu risco. Entende-se por fluxo de caixa, neste caso, todos os recebimentos proporcionados aos proprietrios do ativo financeiro, sejam estes recebimentos peridicos, como so os dividendos pagos s Aes; sejam recebimentos na liquidao do ttulo, como acontece no vencimento de uma Letra do Tesouro; ou recebimentos na negociao do ativo junto a terceiros, como a venda de uma Opo de Compra. O preo do ativo financeiro determinado pelo valor presente do seu fluxo de caixa projetado para o futuro. A avaliao de ttulos, emitidos por governos ou empresas, realizada com base no seu valor de face e no valor dos seus cupons, que so os valores pagos periodicamente ao seu portador, tambm considerados como juros para este tipo de operao. Para apurar o valor de um ttulo so calculados os valores presentes do fluxo de caixa gerado com os recebimentos dos cupons e o valor presente da liquidao no prazo estipulado, em seguida somam-se os dois valores e o resultado ser o valor atual do ttulo. No clculo das aes preferenciais, utilizada a frmula do valor presente de perpetuidades com base no fluxo de caixa projetado dos os seus dividendos. A mesma frmula de perpetuidades vlida para as aes ordinrias, quando estas no apresentam projeo de crescimento no pagamento de dividendos. Todavia, as aes ordinrias que apresentam projeo de crescimento de seus dividendos tm o seu valor presente encontrado com a

65

leituraobrigatria

nicio

interpolao da taxa de crescimento na sua sistemtica de clculo, a frmula matemtica simplificada dessa sistemtica conhecida como frmula de Gordon, devido ao seu inventor. A taxa requerida de retorno, coeficiente utilizado na frmula de Gordon, pode ser encontrada com a utilizao do CAPM, o que proporciona maior preciso quanto realidade do comportamento da ao ordinria em anlise. Com os dados do coeficiente beta da ao, da taxa livre de risco e do retorno do mercado, a taxa requerida de retorno da ao pode ser apurada.

linksimportantes
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

SITES:
Como investir. Este site foi desenvolvido pela ANBIMA (Associao Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e apresenta de forma didtica e honesta informaes sobre os ativos financeiros. Acesse todas as pginas e subpginas e adquira bons conhecimentos para discutir esse tema com os seus colegas.
Disponvel em: <http://www.comoinvestir.com.br/Paginas/default.aspx>. Acesso em: 30 jun. 2012.

Tesouro Nacional. Site oficial do Tesouro Nacional que fornece informaes detalhadas sobre os ttulos emitidos pelo governo e como pessoas fsicas podem investir. Navegue por todo o site e aproveite o curso online gratuito, ao final, voc perceber que j pode fazer investimentos de uma forma mais consciente.
Disponvel em:<http://tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto>. Acesso em: 30 jun. 2012.

66

linksimportantes
VDEOS:
Assista ao vdeo: Bolsa. O vdeo sintetiza de forma muito inteligente os conceitos relativos s aes e fortalece todo o contedo estudado neste Tema.
Disponvel em: <http://www.bmfbovespa.com.br/como-investir-na-bolsa.aspx?idioma=pt-br#TB_inli ne?height=500&width=488&inlineId=CaixaVideo1>. Acesso em: 30 jun. 2012.

AGORAaSUAVEZ
Instrues:
imprescindvel que durante a leitura do Captulo 5 do Livro-Texto, a cada exemplo apresentado, voc refaa os clculos com o auxlio de uma calculadora, para que os conceitos e frmulas sejam devidamente assimilados. Busque a bibliografia complementar, consulte os links e vdeos sugeridos e faa todos os exerccios propostos neste caderno e no Livro-Texto. Neste momento do curso, so praticados os conceitos estudados desde o incio da disciplina, a hora de voc sedimentar os fundamentos da Administrao Financeira. Ponto de Partida
resposta dissertativa

Imagine-se como um ganhador de uma grande fortuna em dinheiro, e neste momento, voc busca compreender como funcionam os investimentos financeiros e quais so os retornos que voc espera para

aumentar ainda mais a fortuna que est em suas mos. Com o desenvolvimento de habilidades apuradas de mtodos de avaliao de ativos, voc busca alcanar o maior retorno com o menor risco que est disposto a correr.

67

AGORAaSUAVEZ
Inicialmente, voc recebe um conselho para aplicar em aes Blue Chips, mas antes de efetuar a compra desses ativos financeiros, responda o que so Aes Blue Chips? (consulte os links e vdeos importantes indicados neste tema).

nicio

mercado, a partir dessa premissa, qual o comportamento do valor de um ttulo que paga taxas fixas de cupom em relao ao movimento do mercado? a) Quando a taxa de mercado aumenta, o valor do ttulo diminui. b) Quando a taxa de mercado sobe, o valor do ttulo tambm sobe. c) Quando o valor do ttulo diminui, o valor da taxa de mercado no se altera. d) Quando o valor da taxa de mercado diminui, nada acontece com o ttulo. e) Quando a taxa de mercado permanece a mesma, o valor do ttulo diminui.

Questo 1

indique a alternativa correta

O fluxo de caixa projetado de um ativo financeiro representa: a) O valor presente do ativo. b) O recebimento liquidao do ttulo. do investidor na

c) O risco do ttulo financeiro. d) A sua remunerao peridica. e) A taxa de retorno do investimento.

Questo 4

resposta dissertativa

Questo 2

resposta dissertativa

Voc estuda a possibilidade de investir no tesouro direto, que compra de ttulo do tesouro nacional. O valor de face do ttulo que pretende adquirir de R$ 50.000,00, a taxa de desconto do mercado de 12% ao ano, no haver remunerao de cupom e a liquidao do ttulo ser em trs anos a partir da data de compra. No mtodo do valor presente, qual o valor do ttulo?

Voc se interessou na compra de um ttulo de uma autarquia do setor de energia. Os ttulos oferecem uma taxa de cupom de 8% anual, com valor de face de R$ 10.000,00 e prazo de oito anos para liquidao. Considerando uma taxa de mercado para ttulos de renda fixa de 6%, voc aceitaria comprar este ttulo hoje por R$ 11.000,00? Faa todos os clculos para chegar concluso.

Questo 5

indique a alternativa correta

Questo 3

indique a alternativa correta

Para ser considerado atraente no mercado financeiro, o valor da taxa cupom de um ttulo tem que ser maior que a taxa geral do

Das caractersticas de uma ao preferencial, est a no participao dos seus titulares no conselho da organizao, e est tambm:

68

AGORAaSUAVEZ
a) O direito de receber os dividendos aps a distribuio s aes ordinrias. b) O direito de receber dividendos quando a organizao tem prejuzo. c) O direito de receber dividendos antes das aes ordinrias. d) O direito de contestar as decises dos acionistas ordinrios. e) O direito de vender a ao pelo mesmo valor que comprou. a) Somente receber dividendos. b) Receber dividendos constantes. c) Somente ter direito a voto no conselho. d) No espera ganhar nada com isso. e) Obter constante crescimento de dividendos.

Questo 8

resposta dissertativa

Questo 6

resposta dissertativa

Voc est querendo investir em aes de empresas tradicionais no mercado, como siderrgicas, busca avaliar os retornos sobre as aes preferenciais dessas empresas. Voc encontra uma ao sendo negociada a R$ 55,90, que paga dividendos constantes no valor de R$ 5,00. Qual a proposta que voc far ao vendedor desta ao, aps analisar o seu valor presente? Considere uma taxa de mercado de 9% ao ano.

No ltimo exerccio, voc recebeu como acionista da empresa RST um dividendo por ao no valor de R$ 3,30, sua expectativa que anualmente o dividendo seja acrescido em 7,5%. A taxa mdia de retorno do mercado est em 13%, por qual valor mnimo voc colocaria venda as suas aes ordinrias dessa empresa?

Questo 9

indique a alternativa correta

Qual a vantagem em se usar o CAPM para obter a taxa de retorno requerida e, assim, efetuar o clculo do valor de uma ao? a) Para determinar a taxa de retorno com base no maior retorno do mercado. b) Para determinar a taxa de retorno com base na sensibilidade do ativo junto ao mercado. c) Para determinar a taxa de retorno com base no ativo mais arriscado do mercado. d) Para determinar uma taxa de retorno com risco igual zero. e) Para determinar a taxa de retorno sem nenhuma correlao com o mercado.

Questo 7

indique a alternativa correta

A participao ativa no conselho, dos detentores das aes ordinrias de uma organizao, pode resultar em melhores prticas de gesto, incluindo uma execuo precisa do planejamento estratgico. Com base nessa informao, voc na posio de um acionista, o que espera de retorno sobre sua dedicao ativa junto ao conselho administrativo?

69

AGORAaSUAVEZ
Questo 10
resposta dissertativa

nicio

Voc j multiplicou a fortuna que recebeu em um determinado momento da sua vida, como um investidor experiente assume riscos com clculos mais precisos. Ao saber da Oferta Pblica Inicial de uma empresa da Internet, voc busca informaes de outras organizaes que j atuam nesse mercado e descobre que o coeficiente Beta aproximado dessa empresa de 1,8; o retorno do mercado est em 14% e a taxa livre de risco utilizada nacionalmente de 8,5%. A propaganda da oferta pblica anuncia que a empresa projeta pagar dividendos no primeiro ano de R$ 4,00 e manter o crescimento destes em 3% ao ano. O valor de cada ao na oferta pblica de R$ 20,00. Voc vai aproveitar a oferta pblica e comprar essas aes neste momento?

70

finalizando
Neste tema, voc estudou o que so ttulos financeiros, suas caractersticas e quais so as formas de ttulos mais comuns no mercado. Voc entendeu como os preos dos ttulos so calculados tomando como base as projees dos recebimentos futuros em comparao aos valores de remunerao de todo o mercado. Com a contextualizao dos exemplos do Livro-Texto e dos exerccios propostos, voc pode compreendeu as razes dos conceitos estudados at o momento. No contato com os links e vdeos sugeridos neste tema, voc pde ter conscincia da aplicao prtica e imediata dos estudos desenvolvidos nesta disciplina.

referncias
GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administrao Financeira. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 2012. HOJI, Masakazu. Administrao Financeira: uma abordagem prtica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004. LEMES JR, Antonio Barbosa; CHEROBIM, Ana Paula; RIGO, Claudio Miessa. Administrao financeira: princpios, fundamentos e prticas trabalhistas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. BRIGHAM, Eugene F.; EHRHARDT, Michael C. Administrao Financeira: Teoria e Prtica. 10. ed. So Paulo: Thomson, 2006. CRESPO, Antnio Arnot. Matemtica Financeira Fcil. 14. ed. So Paulo: Saraiva, 2009.

71

referncias

nicio

SECURATO, Jos Roberto. Decises Financeiras em Condies de Risco. 1. ed. So Paulo: Atlas, 1996. ELTON, J. Elton, et al. Moderna Teoria de Carteiras e Anlise de Investimentos. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2004. Larson, Ron; Farber, Betsy. Estatstica Aplicada. 2. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2007. FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro: Produtos e Servios. 15. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DAS ENTIDADES DO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS. Como Investir?. Disponvel em <http://www.comoinvestir.com.br/Paginas/default. aspx>. Acesso em: 30 jun. 2012. TESOURO NACIONAL. Invista j. Disponvel em <http://tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_ direto>. Acesso em: 30 jun. 2012. BMF & BOVESPA. Bolsa. Disponvel em <http://www.bmfbovespa.com.br/como-investir-nabolsa.aspx?idioma=pt-br>. Acesso em: 30 jun. 2012.

72

glossrio
Debnture: ttulos emitidos por organizaes privadas com o objetivo de financiar suas iniciativas em mdio e em longo prazos, por exemplo, ampliar sua fbrica, comprar uma nova linha de maquinrio ou trocar a frota de veculos. Inadimplncia: descumprimento de obrigaes financeiras no tempo, lugar e forma previamente contratados. Contrato Futuro: acordo entre duas partes, que obriga uma a vender e outra, a comprar a quantidade e o tipo estipulados de determinada mercadoria, pelo preo acordado, com liquidao do compromisso em data futura. Cupom: representa uma frao destacvel de um ttulo, que traz o valor a pagar periodicamente, utilizado por alguns tipos de ttulos de investimento, para pagamento de rendimentos. Interpolao: ao de inserir novos fatores e dados para ajustar frmulas matemticas a novos conceitos dados.

73

gabarito
Tema 5

nicio

Mtodos de Avaliao
Ponto de Partida
Resposta: As aes conhecidas como blue chips so aquelas que apresentam maior liquidez, ou seja, as mais negociadas no mercado. Esses papis, geralmente de grandes empresas, tm a maior tradio de segurana no mercado acionrio.

Questo 1 Questo 2

Resposta: Alternativa D

Resposta: Utilizando tabela de valor presente do Capitulo 3 do Livro-Texto 204, pgina 62. VP = 50.000 x a Taxa de desconto de 12% para trs anos VP = 50.000 x 0,71178 VP = 35.589,00 O valor do ttulo no momento presente de R$ 35.589,00

Questo 3 Questo 4

Resposta: Alternativa A. Pois o preo do ttulo move-se inversamente taxa de mercado.

Resposta: Utilizando as tabelas das pginas 62 e 66 do captulo 3 do Livro-Texto desta disciplina VP da face = valor de face x taxa de mercado para oito perodos VP da face = 10.000 x 0,62741 VP da face = 6.274,10

74

gabarito
VP do Fluxo de Caixa = valor dos recebimentos dos cupons x taxa de desconto do mercado para oito perodos (tabela do VP de anuidades) VP do Fluxo de Caixa = (10.000 x 8%) x 6,2098 VP do Fluxo de Caixa = 800 x 6,2098 VP do Fluxo de Caixa = 4.967,84 Somando-se os dois VPs = 6.274,10 + 4.967,84 = 11.241,94 Sim aceitaria fazer a compra, pois o valo o ttulo em questo tem valor presente maior ao valor negociado.

Questo 5 Questo 6
Resposta:

Resposta: Alternativa C

Faria uma proposta de compra inferior a R$ 55,56 que o valor presente desta ao preferencial.

Questo 7 Questo 8
Resposta:

Resposta: Alternativa E

75

gabarito
Questo 9
Resposta: Alternativa B

nicio

Questo 10

Resposta: Utilizando a metodologia do CAPM para calcular a taxa requerida de retorno: Ks = Rf + (Rm Rf) x Ks = 0,085 + (0,14 - 0,085) x 1,8 Ks = 0,085 + 0,099 Ks = 0,184 ou 18,4% Agora utilizando a frmula de Gordon:

Sim, posso aproveitar e realizar essa compra, pois o valor da oferta inicial est muito abaixo do valor calculado com as projees da ao.

76

77

sees

s e e S
contedosehabilidades leituraobrigatria agoraAsuavez linksimportantes glossrio

referncias finalizando

80

Tema 06

Mtodos de Avaliao

nicio

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Administrao de Cargos e Salrios Carreira e Remunerao 15. Edio, do autor Benedito Rodrigues Pontes, editora LTr, 2011, PLT 358.

Roteiro de Estudo:

Administrao Financeira e Oramentria

Prof. Silvio Soares da Rosa

contedosehabilidades
Contedos
Nesta aula, voc estudar: Oramento de Capital e sua importncia no processo de planejamento. O impacto dos impostos e da depreciao na determinao do custo inicial de um projeto. Fluxo de caixa incremental e suas aplicaes.

81

contedosehabilidades
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: O oramento de capital est ligado a quais etapas do planejamento?

nicio

Quais so as influncias que o fenmeno da depreciao e a incidncia dos impostos exercem sobre o custo inicial de um projeto? Qual a importncia do fluxo de caixa incremental no estudo do oramento de capital?

leituraobrigatria
Para compreender a importncia do Oramento de Capital, inevitvel visualizar o contexto ao qual est inserido. O Planejamento Empresarial se inicia com o Planejamento Estratgico da empresa, que confere a organizao a sua misso, viso, valores e objetivos. Na sequncia, tem-se o Planejamento Ttico, que estabelece a sua gesto funcional. E por fim, segue o Planejamento Operacional, em que so desenvolvidas as atividades de execuo dos produtos e servios da empresa. Pois bem, o Oramento Empresarial uma ferramenta de gesto utilizada nos trs nveis do Planejamento, e o Oramento de Capital o seu componente que trata dos assuntos que esto entre os nveis Estratgico e Ttico do Planejamento. Dentro da hierarquia do Planejamento Empresarial, o Oramento a sua traduo em valores financeiros, e serve para estabelecer as origens e aplicaes de recursos para todos os departamentos, ao passo que, o Oramento de Capital projeta e analisa as origens e aplicaes de recursos voltados para os investimentos da organizao, como a compra de outras unidades, desenvolvimentos de novos produtos ou a substituio de mquinas na planta fabril. A elaborao do Oramento de Capital considerada por muitos autores como a principal atividade da Administrao Financeira. No oramento de capital, so projetados os investimentos em ativos reais, que iro permanecer com a organizao por um perodo de

82

leituraobrigatria
tempo. Para tanto, o Oramento de Capital testa em suas anlises o potencial de retorno de cada investimento e, com isso, proporciona organizao decises conscientes, e cercadas de aparatos que conferem maior segurana na consecuo dos seus objetivos estratgicos. Uma previso errada das necessidades de investimento, em ativos reais, pode comprometer boa parte dos resultados do negcio por vrios exerccios. O recurso capital escasso, enquanto a sua necessidade ilimitada, tal paradoxo verdico. Considerando que o objetivo de toda organizao empresarial maximizar o seu valor e que o processo de maximizao do capital caracteriza-se pela aplicao contingenciada dos seus recursos financeiros, tanto nas atividades operacionais quanto nas atividades de investimentos, ento, caso isso no acontea, pode-se dizer que todo o processo de maximizao do capital ser inviabilizado. A noo da necessidade ilimitada de capital origina-se na ideia de que, quanto mais recursos a organizao dispor, mais investimentos poder fazer para atingir seus objetivos antecipadamente, todavia, ao distribuir os recursos em um maior numero de projetos, novamente a organizao ir praticar o contingenciamento, pois somente assim conseguir maximizar o capital em todos os projetos que investir. importante entender, para avanar no estudo de oramento de capital, a diferena entre despesas correntes e despesas de capital. Despesas correntes so relativas s atividades operacionais da organizao, tais como compras de matrias-primas, salrios, material de escritrio. As despesas de capital so relativas s atividades estratgicas e tticas da organizao, como a substituio de equipamentos, aquisio de novas unidades de negcio, desenvolvimento de novas tecnologias. Ressalta-se que, as despesas operacionais so de curto prazo, ou seja, so geradas e quitadas em sua maioria dentro de um mesmo exerccio, enquanto as despesas de capital so depreciadas em longo prazo ao decorrer de vrios exerccios. A conceituao mais comumente usada para a depreciao a perda de valor que um bem sofre ao longo do tempo, porm a ideia mais completa do conceito diz que a depreciao a confrontao das despesas de aquisio de um bem, frente aos exerccios em que o bem utilizado ao longo de sua vida til, gerando receita para a organizao. No se pode confrontar as despesas de aquisio de um bem somente com o exerccio em que este foi comprado, pois o resultado desse nico exerccio pode ser completamente comprometido, e, incorreto tambm seria desconsiderar as despesas de depreciao para todos os outros exerccios, em que o bem estiver operando e em plena vida til. Os custos do investimento na compra de um novo equipamento, no se limitam ao custo intrnseco do bem adquirido, tambm so considerados gastos adicionais, que podem incluir despesas de instalao, de impostos, de treinamento dos colaboradores, entre outros. A soma de todos estes gastos, na implantao de um projeto, recebe o nome de Custo Inicial.

83

leituraobrigatria

nicio

Para terminar a base, onde se firmar o estudo de oramento de capital, de grande importncia o entendimento do Fluxo de Caixa Incremental, que o valor adicionado ao fluxo de caixa j existente, gerado aps a realizao de um investimento e somado a sua economia de impostos.

linksimportantes
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

SITES:
MATOS, Antonio Carlos de; VALLIM, Claudio, Roberto; MELCHOR, Paulo. Indstria de confeco. Braslia: Sebrae, 2004. Material desenvolvido pelo Sebrae, da srie Comece Certo, apresenta nesse volume informaes relevantes quanto a montagem de uma Confeco, traz informaes importantes quanto ao plano de negcios e informaes financeiras simuladas. Observe o quanto as informaes financeiras so originadas em todos os setores da organizao, tenha especial ateno ao tpico que trata do custo inicial do negcio e observe a disposio do modelo apresentado.
Disponvel em: <http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/EF80015DF5D6FA1003256EC4 006C1D80/$File/NT00020266.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2012.

Empresa S.A. Esse link apresenta um modelo de visualizao de custo inicial e acrescenta informaes rpidas sobre a sua relevncia.
Disponvel em: <http://www.empresassa.com.br/2010/05/negocio-proprio-custos-iniciais.html>. Acesso em: 3 jul. 2012.

84

linksimportantes
VDEOS:
Assista ao vdeo: O que fluxo de caixa. O vdeo apresenta diversas atribuies e utilidades do Fluxo de Caixa para a Administrao Financeira.
Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=nA8vguZclMA&feature=g-vrec>. Acesso em: 3 jul. 2012.

Diagrama de Fluxo de Caixa. Demonstra uma forma distinta e muito usual da representao do fluxo de caixa, e apresenta conceitos que sero discutidos no prximo tema da disciplina.
Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=sdZILPbBNjA&feature=related>. Acesso em: 3 jul. 2012.

AGORAaSUAVEZ
Instrues:
A leitura do Captulo 6 do Livro-Texto 204 de extrema importncia para fornecer os principais conceitos sobre o assunto tratado. Analise criteriosamente os exemplos apresentados e faa os exerccios propostos ao final do captulo no Livro-Texto. Consulte os links e vdeos sugeridos e faa todos os exerccios propostos deste caderno de atividades, utilize uma calculadora para executar os exerccios com clculos. O oramento de capital o ltimo macro tema que ser estudado nesta disciplina, que rene todos os conceitos estudados at o momento e que dar a voc as competncias para poder desenvolver atividades na rea da Administrao Financeira.

85

AGORAaSUAVEZ
Ponto de Partida
resposta dissertativa

nicio

Questo 2

resposta dissertativa

Supondo que voc o diretor de mercado e novos negcios de uma Multinacional com sede no Brasil, cabe a voc buscar novas possibilidades de investimentos, alm de analisar as informaes formatadas pela Administrao Financeira para fundamentar os projetos selecionados por voc. Assim, responda: Qual a ordem cronolgica que voc ir estabelecer, desde o instante da identificao da oportunidade, at a apresentao ao conselho administrativo de um projeto de investimento?

Em virtude da limitao de recursos disponveis, quando se tratar de uma sociedade por aes, a emisso de novas aes a melhor alternativa de levantar capital para novos investimentos?

Questo 3

indique a alternativa correta

Por que no pode haver maximizao do capital com a utilizao de recursos financeiros ilimitados? a) Porque o capital precisa ser contingenciado para ser maximizado. b) Porque no h como inviabilizar a maximizao. c) Porque somente no planejamento ttico no h recursos ilimitados. d) Porque a maximizao pode ser feita sem o controle do investimento. e) Porque os recursos de capital s podem maximizar quando forem ilimitados.

Questo 1

indique a alternativa correta

O oramento de capital composto por: a) Um conjunto de tcnicas para elaborao da misso, viso, valores e objetivos da organizao. b) Um conjunto de ferramentas para avaliar a capacidade produtiva e de estoque de produto acabado. c) Um conjunto de procedimentos para avaliar, comparar e selecionar projetos. d) Um conjunto de processos administrativos para mensurar a demanda do mercado. e) Um conjunto de procedimentos para avaliar, comparar e selecionar o melhor planejamento operacional.

Questo 4

resposta dissertativa

Para melhorar a logstica de atendimento dos seus clientes e, assim, aumentar o volume de prestao de servios para os mesmos, uma transportadora ir realocar o seu ptio para prximo a uma importante rodovia estadual. O preo pago na rea do novo ptio de R$ 1.500.000,00, a adequao da rea para atender as necessidades da empresa ter um custo de R$ 250.000,00. O local onde est o ptio atual da empresa foi comprado por R$

86

AGORAaSUAVEZ
600.000,00 e foi vendido por R$ 1.000.000,00 em menos de 12 meses (Por isso, desconsidere a ao da depreciao), a alquota aplicada para venda do ativo atual de 15%. Calcule o custo inicial da compra da nova rea para ptio da transportadora (utilize a tabela abaixo para ordenar os dados).
(veja a tabela)

Questo 5

indique a alternativa correta

tao de R$ 5.000,00. Os computadores que sero substitudos sero vendidos a um escritrio de contabilidade no valor total de R$ 35.000,00. Calcule o custo inicial do investimento em novos computadores considerando uma alquota de 15% para Imposto de Renda. (Voc pode utilizar a tabela de depreciao da pgina 44 do Livro-Texto 204 e utilize a tabela abaixo para ordenar os dados).
(veja a tabela)

A depreciao caracterizada pelo(a): a) Perda de valor do dinheiro no tempo. b) Confrontao das despesas de aquisio de um bem nos exerccios de sua utilizao. c) Valor do dinheiro no tempo trazido ao valor presente lquido. d) Confrontao das despesas de aquisio de um bem em um nico exerccio. e) No confrontao das despesas de um bem utilizado para gerar receita.

Questo 7

indique a alternativa correta

O fluxo de caixa incremental do investimento em uma nova unidade para a fabricao de novos produtos deve ser comparado com: a) O fluxo de caixa de uma unidade em funcionamento. b) O fluxo de caixa de uma mquina j depreciada. c) O fluxo de caixa de mquinas novas das linhas de produtos atuais. d) O fluxo de caixa atual de toda a organizao. e) O fluxo de caixa de nenhuma mquina ou unidade.

Questo 6

resposta dissertativa

Uma empresa de tecnologia, desenvolvedora de software, pretende substituir todos os seus computadores comprados h 12 meses no valor total de R$ 40.000,00. Os novos computadores custaro tambm R$ 40.000,00, todavia so equipados com processadores duas vezes mais velozes e sero importados diretamente do fabricante na China, o custo do processo de impor-

Questo 8

resposta dissertativa

Os lucros previstos para uma empresa de cosmticos femininos nos prximos trs anos so estimados em R$ 125.000,00, R$ 165.000,00 e R$ 190.000,00. As quantias

87

AGORAaSUAVEZ
anuais de depreciao para esses anos so estimadas em R$ R$ 12.500,00, R$ 16.500,00 e R$ 19.000,00, respectivamente. Em consequncia dos investimentos para a fabricao de uma nova linha de produtos para atender o pblico infantil, as novas projees estimam lucros de R$ 150.000,00, R$ 225.000,00 e de R$ 300.000,00 para os prximos trs anos, com depreciaes respectivas de R$ 15.000,00, R$ 22.500,00 e R$ 30.000,00. Considerando uma taxa de Imposto de Renda Hipottica de 25%, calcule o fluxo de caixa incremental da nova linha de produtos.

nicio

Questo 9

indique a alternativa correta

Por que h economias de imposto de renda (IR) quando a depreciao aumenta? a) Porque o lucro tambm aumenta. b) Porque o IR pago na compra do equipamento. c) Porque as despesas de manuteno diminuem. d) Porque a depreciao maior para mquinas antigas. e) Porque a depreciao diminui a base de clculo do IR.

Questo 10

resposta dissertativa

Uma empresa que injeta peas de Polipropileno estuda a substituio de uma de suas mquinas. A mquina nova mais produtiva devido ao novo software de comando de injeo. A mquina atual alem, e foi comprada h cinco anos por R$ 600.000,00 e ser revendida por R$ 420.000,00. O novo equipamento ser adquirido por R$ 700.000,00, fabricado na China e com tecnologia japonesa. Todo o processo de importao da nova mquina custar R$ 45.000,00. Abaixo, segue a comparao do Lucro Antes do Imposto de Renda (LAIR) previsto para a mquina atual e para a nova mquina.
Ano 01 02 03 Fluxo Mquina Atual 120.000 160.000 200.000 Fluxo Mquina Nova 250.000 330.000 410.000

Com base nessas informaes, calcule o custo inicial do novo projeto e o seu fluxo de caixa incremental. (Utilize as tabelas abaixo para ordenar as informaes e considere uma depreciao anual fixa de 10% ao ano e uma alquota de IR de 15%). Clculo do custo inicial
Despesas iniciais Mquina nova Despesas de importao Valor (R$) 700.000 45.000 Receita inicial Receita da venda da mquina atual Valor (R$) 420.000

88

AGORAaSUAVEZ
Imposto da venda Mquina atual Despesas totais 745.000 Receita total Despesa total Custo inicial 420.000 745.000 325.000

Clculo do LAJIR adicional


Ano 1 2 3 LAJIR mquina nova 250.000 330.000 410.000 LAJIR mquina atual 120.000 160.000 200.000 LAJIR adicional 130.000 170.000 210.000

Clculo das economias adicionais de impostos


Ano 1 2 3 Nova depreciao 70.000 70.000 70.000 Depreciao atual 60.000 60.000 60.000 Depreciao adicional 10.000 10.000 10.000 Economia adicional de IR 1.500 1.500 1.500

Clculo do fluxo de caixa incremental


Ano 1 2 3 LAJIR adicional 130.000 170.000 210.000 Economia de IR 1.500 1.500 1.500 TOTAL Fluxo de caixa incremental 131.500 171.500 211.500 514.500

89

finalizando

nicio

Neste tema, voc conheceu os conceitos iniciais que sero estudados na avaliao de investimentos com as tcnicas do oramento de capital. A importncia da Administrao Financeira na execuo de todo o planejamento empresarial ficou ainda mais evidente e falta pouco para que os conhecimentos tratados nesta disciplina se tornem slido para voc.

referncias
GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administrao Financeira. 5. Ed. So Paulo: Saraiva, 2012. HOJI, Masakazu. Administrao Financeira: uma abordagem prtica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004. LEMES JR, Antonio Barbosa; CHEROBIM, Ana Paula; RIGO, Claudio Miessa. Administrao financeira: princpios, fundamentos e prticas trabalhistas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. BRIGHAM, Eugene F.; EHRHARDT, Michael C. Administrao Financeira: Teoria e Prtica. 10. ed. So Paulo: Thomson, 2006. ELTON, J. Elton, et al. Moderna Teoria de Carteiras e Anlise de Investimentos. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2004. WOILER, Sanso; MATHIAS, Washington Franco. Projetos: planejamento, elaborao, anlise. 1. ed. So Paulo: Atlas, 1996.

90

referncias
SERVIO BRASILEIRO DE APOIO S MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE. Comece Certo: indstria de confeco. Disponvel em: <http://www.biblioteca.sebrae. com.br/bds/BDS.nsf/EF80015DF5D6FA1003256EC4006C1D80/$File/NT00020266.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2012. EMPRESA S/A. Negcio prprio: custos iniciais. Disponvel em: <http://www.empresassa. com.br/2010/05/negocio-proprio-custos-iniciais.html> Acesso em: 3 jul. 2012. CENTRO DE PRODUES TCNICAS. Administrao Financeira: Fluxo de Caixa. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=nA8vguZclMA& feature=g-vrec>. Acesso em: 3 jul. 2012. APRENDA MATEMTICA. Diagrama de Fluxo de Caixa. Parte 1. Disponvel em: <http:// www.youtube.com/watch?v=sdZILPbBNjA&feature=related>. Acesso em: 3 jul. 2012

glossrio
Gesto Funcional: corresponde gesto e diviso das reas funcionais de uma organizao. No planejamento quem define, por exemplo, em quais unidades haver atendimento comercial ou somente produtivo. Fontes: origens, em Administrao Financeira, referem-se s origens dos recursos financeiros, que podem ser dos acionistas, de emprstimos bancrios de financiamento de clientes, por exemplo. Aplicaes: destino dado aos recursos financeiros dentro da organizao. Ativos Reais: referem-se basicamente aos ativos no financeiros da organizao, ativos no correntes, permanentes ou imobilizados. Contingenciado: que se contingenciou, que foi objeto de controle oramentrio. Incremental: aumentativo, que confere aumento a algo.

91

gabarito
Tema 6

nicio

Oramento de Capital: Passos Preliminares


Ponto de Partida
Resposta: Voc deve propor uma cronologia que passe pelo planejamento estratgico, o projeto deve estar em sintonia com a misso, viso, valores e objetivos da organizao. Em seguida, necessria uma anlise mercadolgica que traga previses claras de vendas e da capacidade de fornecimento de insumos pelo mercado. Com base nas informaes operacionais do negcio, deve ser elaborado com o auxlio da analista financeiro o oramento de capital do projeto, que ir demonstrar se h fluxo de caixa incremental.

Questo 1
Resposta: Alternativa C

Questo 2
Resposta: Refletir e explanar que a emisso de novas aes uma alternativa para levantar recursos, porm tambm limitada, pois quanto mais aes forem emitidas pela organizao, a parcela de participao de cada acionista no capital da empresa reduzida proporcionalmente.

Questo 3
Resposta: Alternativa A

Questo 4
Resposta: Ganho de Capital = 1.000.000 600.000 = 400.000 Clculo do IR = 400.000 x 15% = 60.000

92

gabarito
Despesas Iniciais Preo Novo Ptio Despesas de Adequao Imposto da venda do bem atual Despesas Totais Valor (R$) 1.500.000 250.000 60.000 1.810.000 Receita Inicial Receita da venda do bem atual Receita Total Despesa Total Custo Inicial Valor (R$) 1.000.000 1.000.000 1.810.000 810.000

O custo inicial ser de R$ 810.000,00

Questo 5 Questo 6
= 8.000,00

Resposta: Alternativa B

Resposta: Depreciao dos computadores em 1 ano = 40.000,00 x 20% = 40.000,00 8.000,00 = 32.000,00 Diferena entre o valor de venda e do bem depreciado = 35.000,00 32.000,00 = 3.000,00 Imposto de renda sobre o ganho de capital = 3.000,00 x 15% = 450,00
Despesas Iniciais Computadores novos Despesas de importao Imposto da venda computadores atuais Despesas totais Valor (R$) 40.000 5.000 450 Receita total Despesa total 45.450 Custo inicial 35.000 45.450 10.450 Receita Inicial Receita da venda dos computadores atuais Valor (R$) 35.000

Questo 7

Resposta: Alternativa D

93

gabarito
Questo 8
Resposta: Clculo do lucro lquido adicional Ano 01 = 150.000,00 125.000,00 = 25.000,00 Ano 02 = 225.000,00 165.000,00 = 60.000,00 Ano 03 = 300.000,00 190.000,00 = 110.000,00 Clculo das economias de imposto de renda Ano 01 = 15.000,00 12.500,00 = 2.500,00 x 25% = 625,00 Ano 02 = 22.500,00 16.500,00 = 6.000,00 x 25% = 1.500,00 Ano 03 = 30.000,00 19.000,00 = 11.000,00 x 25% = 2.750,00 Clculo do fluxo de caixa incremental Ano 01 = 25.000 + 625 = 25.625 Ano 02 = 60.000 + 1.500 = 61.500 Ano 03 = 110.000 + 2.750 = 112.750,00

nicio

O fluxo de caixa incremental do Ano 01 ser de R$ 25.625,00, do Ano 02 ser de R$ 61.500,00 e do Ano 03 ser de R$ 112.750,00.

Questo 9
Resposta: Alternativa E

Questo 10
Resposta: Clculo do custo inicial
Despesas iniciais Mquina nova Despesas de importao Imposto da venda Mquina atual Despesas totais Valor (R$) 700.000 45.000 18.000 763.000 Receita inicial Receita da venda da mquina atual Receita total Despesa total Custo inicial Valor (R$) 420.000 420.000 763.000 343.000

94

gabarito
Depreciao Mquina Atual = 600.000 x (10% x 5 anos) Depreciao Mquina Atual = 600.000 x 50% = 300.000 Valor da Mquina Atual Depreciada = 600.000 300.000 = 300.000 Ganho de Capital = 420.000 300.000 = 120.000 IR Ganho de Capital = 120.000 x15% = 18.000,00 Clculo do LAJIR adicional
Ano 1 2 3 LAJIR mquina nova 250.000 330.000 410.000 LAJIR mquina atual 120.000 160.000 200.000 LAJIR adicional 130.000 170.000 210.000

Clculo das economias adicionais de impostos


Ano 1 2 3 Nova depreciao Depreciao atual 70.000 70.000 70.000 60.000 60.000 60.000 Depreciao adicional 10.000 10.000 10.000 Economia adicional de IR 1.500 1.500 1.500

Clculo do fluxo de caixa incremental


Ano 1 2 3 LAJIR adicional 130.000 170.000 210.000 Economia de IR 1.500 1.500 1.500 TOTAL Fluxo de caixa incremental 131.500 171.500 211.500 514.500

O custo inicial ser de R$ 343.000,00 e o total do fluxo incremental em trs anos ser de R$ 514.500,00.

95

sees

s e e S
contedosehabilidades leituraobrigatria agoraAsuavez linksimportantes glossrio

referncias finalizando

98

Tema 07

Mtodos de Oramento de Capital: Sem Risco

nicio

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Administrao de Cargos e Salrios Carreira e Remunerao 15. Edio, do autor Benedito Rodrigues Pontes, editora LTr, 2011, PLT 358.

Roteiro de Estudo:

Administrao Financeira e Oramentria

Prof. Silvio Soares da Rosa

contedosehabilidades
Contedos
Nesta aula, voc estudar: A avaliao de ativos reais com tcnicas de avaliao de ativos financeiros. O perodo de retorno do investimento. Tcnicas do oramento de capital para anlise de investimentos, sem a mensurao do fator risco.

99

contedosehabilidades
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

nicio

Quais as tcnicas de avaliao de ativos financeiros podem ser aplicadas aos ativos reais? Por que o perodo de retorno de investimento importante para o oramento de capital? Como utilizar as tcnicas de avaliao de investimentos?

leituraobrigatria
De forma geral, os mesmos conceitos utilizados na avaliao de ativos financeiros so vlidos para a avaliao de ativos reais no processo de oramento de capital. Entretanto, no mercado financeiro, existem diversos ativos, (aes, debntures, derivativos) o que proporciona aos investidores selecionar em quais iro investir. J os projetos de investimento em ativos reais no esto disponveis no mercado, so originados dentro da prpria empresa em consonncia com o seu planejamento e objetivos. Quando um projeto de investimento em ativos reais selecionado para estudo, sua avaliao envolve as mesmas etapas que so utilizadas para anlise dos ativos negociados no mercado financeiro. Em primeiro lugar, o custo inicial do projeto deve ser determinado, isso semelhante ao processo de encontrar o valor de um ttulo ou ao. Em seguida, os administradores financeiros projetam os fluxos de caixa para o investimento, isso equivale a projeo de recebimento de cupons e dividendos de um ttulo financeiro ou uma ao. Os riscos dos fluxos de caixa devem ser estimados, isso requer a utilizao de tcnicas probabilsticas tanto para o mercado financeiro, quanto para o oramento de capital. Do mesmo modo, dado o risco do projeto, os administradores financeiros determinam o custo de capital, que ser adotado como taxa de desconto dos fluxos de caixa para determinar o

100

leituraobrigatria
seu valor presente, igualmente como acontece com os ativos financeiros. E por fim, o valor presente dos fluxos de caixa comparado com o custo inicial, se o valor exceder ao custo, o projeto deve ser aprovado, caso contrrio deve ser rejeitado, o mesmo critrio vale na seleo de aes e ttulos. No estudo deste tema, as tcnicas de oramento de capital no consideram o fator risco para a tomada de deciso em relao aos investimentos analisados. Importante tambm destacar que a mensurao do retorno de um projeto dada pelo seu lucro, enquanto a mensurao do aumento da riqueza da organizao, proporcionada pelo projeto, dada pelo valor de suas aes. Dentre os mtodos de avaliao de investimento utilizados pelo oramento de capital est a Taxa Mdia de Retorno (TMR), essa metodologia difundida e utilizada por conta da sua fcil compreenso, mas apresenta limitaes conceituais, como no considerar o valor do dinheiro no tempo, e por isso no deve ser utilizada em anlises que requerem grande preciso. A TMR compara os lucros contbeis lquidos projetados, de um determinado perodo, com os custos iniciais do projeto. extrada da mdia dos lucros projetados dividida pelo investimento mdio. Perodo de Recuperao de Investimento (Payback), metodologia que definida como sendo o perodo de tempo para a recuperao do capital inicial investido. A aprovao ou rejeio do projeto decidida pelos diretores, que fixam o perodo mximo aceitvel de recuperao para cada tipo de investimento. Seu clculo realizado com a diviso do investimento inicial pelas entradas de caixa de perodos futuros. Embora o Payback no considere o valor do dinheiro no tempo, apresenta relevante importncia no oramento de capital, devido a sua interpretao prtica. O VPL, Valor Presente Lquido, a metodologia mais difundida do oramento de capital para anlise de investimento. Compara o valor presente do fluxo de caixa de um determinado perodo com o custo inicial do projeto. A metodologia do valor presente considera as variaes do dinheiro no tempo, pois desconta as entradas de caixa futuras a uma determinada taxa para encontrar o valor atual do investimento, ao subtrair o custo inicial do projeto, o valor presente demonstra se os fluxos futuros so superiores, iguais ou inferiores ao investimento inicial. Por conta de subtrair o custo inicial do valor presente dos fluxos de caixa, o resultado o valor real do projeto e recebe o nome de Valor Presente Lquido. O ndice de Lucratividade (IL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) so mtodos de avaliao derivados do conceito do VPL. O IL classifica o investimento em uma escala em que qualquer valor resultante da diviso entre o valor presente dos fluxos de caixa pelo custo inicial,

101

leituraobrigatria

nicio

seja abaixo de 1,00, o projeto rejeitado, acima de 1,00, o mesmo pode ser aprovado. Em comparao com demais projetos, o que obter a melhor relao superior a 1,00 selecionado. A TIR a taxa de desconto utilizada para encontrar o valor presente de um fluxo de caixa futuro, que resulte em um valor igual ao custo inicial do projeto, ou seja, que resulte em um VPL igual a zero ao subtrair o custo inicial do valor presente. A TIR utilizada para comparar a taxa de retorno do projeto com outras taxas referenciais definidas pela empresa, como a taxa de corte ou a taxa de retorno do mercado, caso queira comparar o projeto a um investimento financeiro.

linksimportantes
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

SITES:
BERTOLO, Luiz. Payback. Prof. Bertolo. Desenvolve uma observao detalhada sobre a metodologia do Payback. Apresenta o conceito do Payback Descontado, clculo do tempo de retorno do investimento ao valor presente.
Disponvel em: <http://www.bertolo.pro.br/Adminfin/AnalInvest/PAY%20BACK.pdf>. Acesso em: 5 jul. 2012.

MOREIRA, Tiago dos Santos. Decises de Investimento a Longo Prazo. Monografias Brasil Escola. Esse link apresenta de forma sinttica os principais conceitos do oramento de capital.
Disponvel em: <http://monografias.brasilescola.com/administracao-financas/decisoes-investimento-longo-prazo.htm> Acesso em: 5 jul. 2012.

102

linksimportantes
VDEOS:
Assista ao vdeo: Aula VPL e TIR na HP 12C. O vdeo apresenta a execuo dos clculos de VPL e TIR na calculadora HP 12C. Observe que o exemplo apresentado no vdeo de um fluxo de caixa irregular, o que torna o clculo mais complexo.
Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=8R-fO2lEdCE&feature=related>. Acesso em: 5 jul. 2012.

AGORAaSUAVEZ
Instrues:
O oramento de capital possui um conjunto de tcnicas para analisar a viabilidade dos investimentos em ativos reais. Tais tcnicas so semelhantes s utilizadas para anlise dos ativos financeiros. de grande importncia, o estudo das tcnicas de avaliao e o entendimento dos conceitos que norteiam a seleo ou rejeio de projetos. Leia o captulo 7 do Livro-Texto 204 com especial ateno as metodologias apresentadas nos exemplos, faa os exerccios propostos ao final do captulo e tambm realize as atividades propostas neste caderno para solidificar os conceitos da Administrao Financeira tratados neste tema. Consulte os links e vdeos sugeridos para aumentar os horizontes do seu conhecimento sobre a disciplina em estudo.

103

AGORAaSUAVEZ
Ponto de Partida
resposta dissertativa

nicio

Voc o presidente de uma grande companhia nacional, que atua em um setor altamente competitivo. Voc sabe que crucial, para a manuteno da organizao no mercado, que novos projetos sejam implantados continuamente para proporcionar uma inovao constante junto ao mercado. De quais formas a criao e identificao de projetos de investimento devem ser incentivadas pela organizao?

R$ 32.000,00, R$ 39.000,00 e R$ 46.000,00, respectivamente. O custo inicial para a implantao da cafeteria de R$ 60.000,00. Calcule a Taxa Mdia de Retorno (TMR) do investimento na implantao da cafeteria e comente o seu resultado.

Questo 3

indique a alternativa correta

Questo 1

indique a alternativa correta

No clculo do Payback, o resultado da anlise dos retornos de um investimento em um posto de gasolina resultou em 4,85 anos, de forma mais precisa, isso representa um retorno em: a) 4 anos e 1 ms. b) 4 anos e 11 meses. c) 4 anos e nenhum ms. d) 4 anos e 10 meses. e) 5 anos e 1 ms.

Em quais condies a Taxa Mdia de Retorno pode ser utilizada? a) Em projetos de investimentos complexos nacionais que sero apresentados aos especialistas internacionais. b) Em projetos de investimento que envolve a anlise de um bloco de pases. c) Em projetos de investimentos simples que sero estudados por especialistas. d) Em projetos de investimentos complexos, mas que sero apresentados aos leigos em Administrao Financeira. e) Em projetos simples que sero apresentados aso leigos em Administrao Financeira.

Questo 4

resposta dissertativa

Questo 2

resposta dissertativa

Os lucros lquidos projetados para uma cafeteria para os prximos trs anos so de

Uma concessionria de veculos est analisando a inaugurao de mais uma loja no interior do estado de Mato Grosso do Sul, o custo inicial calculado de R$ 1.600.000,00, os fluxos de caixas projetados para os prximos cinco anos so de R$ 400.000,00 anuais. Os diretores aceitaro investir nessa nova unidade somente com o retorno do investimento em menos de trs anos. Calcule o Payback desse projeto e responda se o mesmo ser aprovado ou rejeitado?

104

AGORAaSUAVEZ
Questo 5
indique a alternativa correta

Por que o VPL (Valor Presente Lquido) a tcnica mais difundida na avaliao de investimentos? a) Porque ela imprecisa, considera o valor do dinheiro no tempo e de fcil compreenso. b) Porque uma tcnica incompreensvel, imprecisa e considera o valor do dinheiro no tempo. c) Porque precisa, de fcil entendimento e considera o valor do dinheiro no tempo. d) Porque no considera o valor do dinheiro no tempo, precisa e de fcil compreenso. e) Porque de difcil entendimento, precisa e considera o valor do dinheiro no tempo.

as informaes e a tabela da pgina 62 do Livro-Texto).


(veja a tabela)

Questo 7

indique a alternativa correta

Nos lanamentos contbeis, a depreciao reduz o lucro lquido, enquanto, para a Administrao Financeira, os fluxos de caixa somam o valor da depreciao ao lucro lquido, por qu? a) Porque nenhum bem depreciado contabilmente deve ser

b) Porque a depreciao no representa um desembolso financeiro c) Para efeitos financeiros a depreciao deve diminuir o lucro d) Porque lucro lquido e depreciao so independentes e) Porque o imposto de renda no se altera com a depreciao

Questo 6

resposta dissertativa

A substituio de um centro de usinagem, de uma empresa fabricante de partes e peas para a indstria automobilstica, apresenta um custo inicial de projeto no valor de R$ 125.000,00. Os fluxos de caixa dos projetados so de R$ 35.000,00, R$ 48.000,00, R$ 56.000,00, R$ 62.000,00 e de R$ 66.000,00 para os prximos cinco anos. Considerando uma taxa de desconto de 12% ao ano, qual o VPL do projeto de substituio do centro de usinagem? (Voc pode utilizar a tabela abaixo para organizar

Questo 8

resposta dissertativa

O projeto de construo, de uma galeria para locao ao comrcio, apresenta um valor presente para os fluxos de caixa de um perodo de dez anos de R$ 1.355.400,00. O custo inicial do projeto de R$ 1.100.000,00, utilizando a metodologia do ndice de Lucratividade (IL), defina se o projeto deve ser aprovado ou rejeitado?

105

AGORAaSUAVEZ
Questo 9
indique a alternativa correta

nicio

Questo 10

resposta dissertativa

A TIR a taxa de desconto dos fluxos de caixa que iguala o valor presente: a) Ao custo inicial do projeto. b) Ao lucro de um perodo. c) Ao fluxo de caixa do primeiro perodo. d) A taxa mdia de mercado. e) Ao retorno esperado do projeto.

O projeto de implantao de uma distribuidora de produtos de limpeza na regio nordeste do pas apresenta fluxos anuais de R$ 20.000,00 para seis anos. O investimento inicial de R$ 82.220,00. Determine a TIR do projeto de implantao dessa distribuidora. (Voc pode utilizar a tabela da pgina 66 do Livro-Texto 204).

finalizando
Neste tema, voc estudou as tcnicas do oramento de capital para anlise e seleo de projetos de investimentos. Conceitos e metodologias foram apresentados e a sua prtica foi exercitada nos exerccios do Livro-Texto e deste caderno. Voc j pode eleger quais metodologias quer aprender mais e, a partir deste ponto, pode selecionar em qual rea da Administrao Financeira ser especialista.

106

referncias
GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administrao Financeira. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 2012. HOJI, Masakazu. Administrao Financeira: uma abordagem prtica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004. LEMES JR, Antonio Barbosa; CHEROBIM, Ana Paula; RIGO, Claudio Miessa. Administrao financeira: princpios, fundamentos e prticas trabalhistas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. BRIGHAM, Eugene F.; EHRHARDT, Michael C. Administrao Financeira: Teoria e Prtica. 10. ed. So Paulo: Thomson, 2006. SECURATO, Jos Roberto. Decises Financeiras em Condies de Risco. 1. ed. So Paulo: Atlas, 1996. ELTON, J. Elton, et al. Moderna Teoria de Carteiras e Anlise de Investimentos. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2004. LAPPONI, Juan Carlos. Avaliao de Projetos de Investimentos: modelos em Excel. 1. ed. So Paulo: Lapponi Treinamento e Editora Ltda, 1996. WOILER, Sanso; MATHIAS, Washington Franco. Projetos: planejamento, elaborao, anlise. 1. ed. So Paulo: Atlas, 1996. BERTOLO, Luiz. Payback. Prof. Bertolo. Disponvel em: <http://www.bertolo.pro.br/Adminfin/ AnalInvest/PAY%20BACK.pdf>. Acesso em: 5 jul. 2012. MOREIRA, Tiago dos Santos. Decises de Investimento a Longo Prazo. Monografias Brasil Escola. Disponvel em: <http://monografias.brasilescola.com/administracao-financas/ decisoes-investimento-longo-prazo.htm> Acesso em: 5 jul. 2012. APRENDA MATEMTICA. Aula TIR VPL. Disponvel em: <http://www.youtube.com/ watch?v=8R-fO2lEdCE&feature=related>. Acesso em: 5 jul. 2012

107

glossrio

nicio

Ativos Financeiros: so ativos negociados no mercado financeiro, como ttulos governamentais, debntures e aes. Ativos Reais: so ativos representados pelos bens tangveis, como mquinas, equipamentos, prdio. Bens intangveis que no so negociados no mercado financeiro tambm so considerados Ativos Reais, como exemplo esto as marcas e patentes. Projeto de Investimento: o documento que contm a descrio de uma possibilidade de aplicao de recursos financeiros. Recebimento de Cupons: so os valores recebidos periodicamente pelos proprietrios de ttulos financeiros. Custo inicial: custo de implantao do projeto de investimento. composto pelos custos intrnsecos do projeto e pelos custos adicionais sua implantao. Risco do Projeto: risco inerente ao projeto de investimento, isolado do risco da organizao e o risco do mercado.

108

gabarito
Tema 7

Mtodos de Oramento de Capital: Sem Risco


Ponto de Partida
Resposta: Por meio de programas de incentivo a todos os setores para que ideias e sugestes de melhorias cheguem aos responsveis de cada rea e estes apresentem de forma estruturada diretoria, quais so as oportunidades identificadas em seus respectivos setores.

Questo 1

Resposta: Alternativa E. Por se tratar de uma metodologia de fcil compreenso e por conta de estudar um projeto simples, sua apresentao fica facilitada aos leigos.

Questo 2
Resposta:

A Taxa mdia de retorno em trs anos superior a 1 (100%), ou seja, o investidor recuperou todo o seu investimento

Questo 3

Resposta: Alternativa D. 4,85 anos igual 4 anos e 0,85 meses, observe que o decimal representa um perodo de ano incompleto, que ser mais facilmente compreendido quando convertido em meses. Para isso calcula-se 0,85 meses x 12 (nmero de meses de um ano)

109

gabarito

nicio

que resulta em 10,20, ou seja, 10 meses e 0,20 dias. Caso queira ter uma previso em dias, pode tambm multiplicar 0,20 x 30 (nmero de dias no ms) que resultar em seis dias. Assim o retorno do investimento est previsto para 4 anos, 10 meses e 6 dias.

Questo 4
Resposta:

O projeto deve ser rejeitado porque o perodo de retorno superior ao esperado pelos diretores da empresa.

Questo 5
Resposta: Alternativa C

Questo 6
Resposta:
Ano 01 02 03 04 05 Fluxo de Caixa 35.000 48.000 56.000 62.000 66.000 FVPA 0,89286 0,79719 0,71178 0,63552 0,56743 VP para cada ano 31.250,10 38.265,12 39.859,68 39.402,24 37.450,38 186.227,52

VP do fluxo de caixa total do projeto =

VPL = VP CI VPL = 186.227,52 125.000,00 VPL = 61.227,52 O VPL de R$ 61.227,52

110

gabarito
Questo 7 Questo 8
Resposta: Resposta: Alternativa B

Questo 9

Resposta: Alternativa A

Questo 10
Resposta:

Conforme a informao encontrada na tabela, a TIR equivale a 12%.

111

sees

s e e S
contedosehabilidades leituraobrigatria agoraAsuavez linksimportantes glossrio

referncias finalizando

114

Tema 08

Mtodos de Oramento de Capital: Com Risco

nicio

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Administrao de Cargos e Salrios Carreira e Remunerao 15. Edio, do autor Benedito Rodrigues Pontes, editora LTr, 2011, PLT 358.

Roteiro de Estudo:

Administrao Financeira e Oramentria

Prof. Silvio Soares da Rosa

contedosehabilidades
Contedos
Nesta aula, voc estudar: Cenrios e hipteses. As semelhanas entre a avaliao de ativos financeiros e reais. Tcnicas de mensurao do risco na avaliao de projetos. A utilizao do CAPM no oramento de capital.

115

contedosehabilidades
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

nicio

Qual a relevncia da elaborao de cenrios e hipteses para o oramento de capital? As etapas para a avaliao de ativos reais so iguais as etapas de avaliao de ativos financeiros? Como mensurar os riscos na anlise de projetos? Qual a relevncia do CAPM no oramento de capital?

leituraobrigatria
A metodologia do oramento de capital, ao abordar os riscos dos projetos, prev a aplicao de testes para validar a seleo de um projeto especfico em detrimento de outro. Os testes, efetuados nas projees de fluxos de caixa, so elaborados a partir de um conjunto de hipteses quantitativas e qualitativas sobre as condies dos ambientes interno e externo, que podem afetar as estratgias da organizao e condicionar seus planos de ao, operaes e resultados. Esse conjunto de hipteses conhecido como cenrio e, para cada cenrio em estudo, so avaliados os retornos dos projetos com as principais tcnicas do oramento de capital, VPL e TIR, por exemplo. O administrador financeiro, em conjunto com os responsveis dos demais setores da organizao, elaboram os possveis cenrios que a organizao encontrar nos prximos anos, e para cada cenrio definem as condies mercadolgicas, operacionais e financeiras do negcio. Podem ser elaborados quantos cenrios forem desejados pelos diretores para uma deciso mais consciente sobre qual projeto escolher, contudo, a simples definio dos cenrios: realista, pessimista e otimista, oferece aos tomadores de deciso um conjunto de

116

leituraobrigatria
informaes no mnimo trs vezes maior do que as provenientes da anlise de um nico fluxo de caixa futuro. Para amparar o Administrador Financeiro em suas selees de projetos em condies de risco, a metodologia do oramento de capital desenvolveu tcnicas especficas, que consideram as condies de cenrios ou hipteses futuras para subsidiar as anlises realizadas. A Abordagem Equivalente Certeza (AEC) considera a hiptese de separao dos fluxos de caixa do seu risco, obtendo um fluxo de caixa hipottico livre de risco. Importante ressaltar que o cenrio aqui desenhado parte da estimativa dos fatores equivalentes certeza, que o percentual dos fluxos de caixa projetados ao qual se julga ter a certeza de que iro ocorrer. O VPL que ser calculado para os fluxos de caixa considerados certos descontado pela taxa livre de risco, que embasada na taxa referencial de um governo forte, a partir da, a seleo ou a rejeio do projeto segue as premissas da metodologia do VPL. A metodologia da Anlise de Sensibilidade parte igualmente do estabelecimento de hipteses para avaliar o risco de um projeto. Sabe-se que muitas variveis so determinantes para os fluxos de caixa de um investimento, assim, uma simples alterao em uma nica varivel pode alterar consideravelmente a projeo dos fluxos de caixa. A Anlise de Sensibilidade pode utilizar, por exemplo, a variao da taxa de desconto no clculo do VPL, e os resultados decorrentes dessa variao demonstram a sensibilidade do projeto frente taxa de desconto. Outra possibilidade mensurar a sensibilidade do projeto frente a um percentual de uma queda nas vendas, quanto essa diminuio das receitas ir afetar as entradas de caixa, que ao serem submetidas anlise do VPL ou TIR apresentaro relevantes alteraes em comparao condio inicial. O CAPM no oramento de capital pode ser utilizado para conferir maior preciso taxa de retorno requerida que, posteriormente, ser utilizada como taxa referencial para o VPL e demais sistemas analticos que utilizar a taxa referencial, como o ndice de Lucratividade, por exemplo. Com um ajuste na frmula, a incgnita a ser identificada a Taxa Requerida de Retorno do Projeto em avaliao, e com a utilizao de dados do mercado financeiro, pode-se montar a equao do CAPM completa. O princpio da utilizao de informaes do mercado financeiro, nesta equao do CAPM, parte da ideia de que o risco do projeto est altamente correlacionado ao risco do mercado e da organizao, na hiptese da macroeconomia apresentar bons indicadores e a empresa estar bem posicionada no mercado, provavelmente, os seus projetos iro se comportar da mesma forma. Seguindo as tcnicas de elaborao de cenrios, outras Tcnicas de Simulao podem ser

117

leituraobrigatria

nicio

utilizadas com o intuito de construir um conjunto de resultados conforme as alteraes nas variveis selecionadas, que resultaram em fluxos de caixa distintos para serem analisados. Aps o clculo dos diferentes VPLs e TIRs de um nico projeto, h uma disperso de probabilidades, que pode ser estudada com a utilizao de tcnicas probabilsticas, como a mdia, o desvio-padro e coeficiente de variao. Outra forma de selecionar projetos em condies de risco o ajuste dos fluxos de caixa a inflao. De forma geral, o mesmo que considerar hipteses diferentes quanto ao comportamento da inflao no perodo dos fluxos de caixa, e, na sequncia, ajustar os fluxos ou a taxa de desconto conforme a inflao estimada. O resultado uma anlise mais segura quanto ao efeito da inflao.

linksimportantes
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

SITES:
LIMA, Jernimo. Elaborao e Anlise de Cenrios Estratgicos. Mettodo. Este link apresenta uma reflexo e uma forma prtica e livre de como elaborar cenrios.
Disponvel em: <http://www.mettodo.com.br/pdf/Elabora%E7%E3o%20e%20An%E1lise%20 de%20Cen%E1rios%20Estrat%E9gicos.pdf>. Acesso em: 7 jul. 2012.

BEZERRA, Eduardo. Os nmeros falam. Como ouvi-los. Instituto Endeavor. Apresenta questes prticas quanto elaborao de cenrios e discorre sobre a sua aplicao com a participao de todos os setores da organizao. Fique atento experincia apresentada pelo autor.
Disponvel em: <http://www.endeavor.org.br/endeavor_mag/financas/mensuracao-de-performance-orcamento-e-desempenho/os-numeros-falam-como-ouvi-los>. Acesso em: 7 jul. 2012.

118

linksimportantes
VDEOS:
Assista ao vdeo: Pesquisa Cenrios 2020 Sebrae-SP Apresentao. O vdeo sintetiza alguns dados relevantes ao cenrio desenhado para o ano de 2012 pelo Sebrae.
Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=FsWtqhe2p-U>. Acesso em: 7 jul. 2012.

AGORAaSUAVEZ
Instrues:
Este o ltimo tema estudado nesta disciplina, conceitos de fluxo de caixa, valor do dinheiro no tempo, matemtica financeira, estatstica, anlise de investimentos e elaborao de cenrios so utilizados para compor as tcnicas de oramento de capital para seleo de projetos. Voc j rene conhecimentos suficientes para compreender toda a sistemtica do oramento de capital e aplicar na anlise de investimentos em ativos reais. A leitura do Captulo 8 do Livro-Texto 204 relevante para fornecer os conceitos sobre a aplicao das tcnicas de oramento de capital em condies de rico. importante que voc acompanhe o clculo dos exemplos com uma calculadora parte para compreender as sistemticas de mensurao do risco na avaliao de investimentos. Faa os exerccios sugeridos neste caderno e no Livro-Texto da disciplina, acesse os links sugeridos para aprofundar os seus conhecimentos e descobrir que a partir desde momento voc capaz de caminhar sozinho na seara do aprendizado da Administrao Financeira.

119

AGORAaSUAVEZ
Ponto de Partida
resposta dissertativa

nicio

Voc o Administrador Financeiro de uma multinacional brasileira com sede no estado de So Paulo. O departamento mercadolgico avaliou que h grandes oportunidades de participao no mercado dos pases da Amrica Central para os produtos desenvolvidos pela organizao. A organizao pretende construir uma fbrica no Panam para atender as demandas dos seus produtos para a Amrica Central.

Questo 1

indique a alternativa correta

Por que na Abordagem Equivalente Certeza (AEC), os fatores equivalentes certeza diminuem medida que os perodos dos fluxos de caixa ficam mais longos? a) Porque a previso de perodos longos possui um grau de incerteza maior. b) Porque a previso de perodos curtos possui um grau de incerteza maior. c) Porque a taxa de desconto mais impactante em perodos maiores. d) Porque a taxa de desconto mais impactante em perodos menores. e) Porque a previso de incerteza determinada pela taxa de desconto.

de Santa Catarina. Os fluxos de caixa projetados para os prximos cinco anos so de R$ 25.000,00, R$ 37.000,00, R$ 53.000,00, R$ 65.000,00 e R$ 70.000,00, os respectivos fatores equivalentes certeza so de 99%, 85%, 78%, 71% e 64%. O investimento inicial projetado de R$ 180.000,00. A taxa livre de risco utilizada para o mercado brasileiro de 8%. Utilizando as tcnicas da AEC e do VPL, analise a viabilidade do projeto de implantao da micro cervejaria e responda: o projeto vivel? (Voc pode utilizar a tabela abaixo para organizar as informaes e tambm a tabela da pgina 62 do Livro-Texto 204).
(veja atabela)

Questo 3

indique a alternativa correta

A Anlise de Sensibilidade em muito se parece com a elaborao de cenrios, a sua principal diferena est: a) Na medio da sensibilidade de todos os fatores. b) Na medio da sensibilidade de apenas um fator. c) Na medio da sensibilidade somente dos fatores mercadolgicos. d) Na medio da sensibilidade somente da taxa de desconto. e) Na medio da sensibilidade somente do CAPM.

Questo 2

resposta dissertativa

Um grupo de empresrios dos estados da regio sul do Brasil estudam a implantao de uma micro cervejaria no interior do Estado

120

AGORAaSUAVEZ
Questo 4
resposta dissertativa

Questo 6

resposta dissertativa

Os fluxos de caixa de um projeto para implantao de uma lanchonete para os trs primeiros anos de operao so de R$ 7.000,00, R$ 12.000,00 e R$ 30.000,00, respectivamente. O investimento inicial de R$ 40.000,00. Para subsidiar a aprovao do investimento, os investidores solicitam a anlise da sensibilidade do VPL frente s taxas de desconto de 8% e 12%. Ao final, opine se voc aprova ou rejeita o projeto. (Voc pode utilizar a tabela abaixo para organizar as informaes e a da pgina 62 do Livro-Texto 204).
(veja a tabela)

Uma companhia do setor de construo quer participar de uma concorrncia para a construo de uma usina hidreltrica na regio norte do pas, para tanto, necessita determinar qual a taxa de retorno requerida do projeto para submeter os fluxos projetados anlise do VPL. Defina qual a taxa requerida do projeto utilizando a metodologia CAPM, com os seguintes dados: taxa livre de risco igual a 8%, retorno do mercado igual a 18%, beta da empresa igual a 1,3.

Questo 7

indique a alternativa correta

Questo 5

indique a alternativa correta

Por que, para a definio do Beta de um projeto da organizao X, se pode utilizar o Beta da mesma organizao, calculado no mercado financeiro? a) Porque o Beta financeiro reflete as condies exclusivas do projeto. b) Porque o Beta financeiro reflete somente as condies do mercado e nenhuma condio da empresa. c) Porque o Beta financeiro reflete todas as condies da empresa, do mercado e do projeto. d) Porque o Beta financeiro reflete todas as condies da empresa e nenhuma condio do mercado e do projeto. e) Porque o Beta financeiro reflete as condies exclusivas do mercado.

As tcnicas de simulao dos fluxos de caixa, do VPL e da TIR, resultam em uma distribuio de probabilidades que fornecem dados para medio dos riscos de cada projeto. Quais so as principais tcnicas probabilsticas utilizadas nesse processo so: a) CAPM e desvio padro. b) Disperso de informaes. c) Coeficiente beta e coeficiente de variao. d) Coeficiente de variao, mdia e desvio padro. e) Distribuio normal e mdia.

Questo 8

resposta dissertativa

Uma indstria de refrigerantes analisa a construo de uma nova fbrica em trs estados diferentes, Rio de Janeiro, Paran e Gois, aps simular diversos fluxos de caixa

121

AGORAaSUAVEZ
o VPL mdio do investimento em cada estado de R$ 120.000,00, R$ 134.000,00 e R$ 114.000,00 com os respectivos desvios-padro mdios de 10.320, 8.240 e 9.750. Calcule o coeficiente de variao de cada projeto e aponte qual mais atrativo.
(veja a tabela)

nicio

Questo 9

indique a alternativa correta

A taxa requerida de retorno foi calculada, para um determinado projeto, em 21%. Devido ao histrico da inflao mdia no pas ser de 4,5%, qual a taxa de desconto que deve ser utilizada para ajustar a inflao anlise do VPL do projeto? a) 21%. b) 4,5%. c) 23,5%. d) 27,5%. e) 25,5%.

Questo 10

resposta dissertativa

Com base em todo o contedo estudado, reflita e responda: Qual a responsabilidade do oramento de capital para uma organizao, e como aumentar possibilidade de sucesso em uma deciso de investimento com risco?

122

finalizando
Com o estudo deste Tema, voc concluiu o contedo da disciplina Administrao Financeira. Voc foi apresentado aos principais assuntos, conceitos, funes, tcnicas e anlises que compem a Administrao Financeira. No Tema 8, foram apresentadas as tcnicas de avaliao de investimentos em condies de risco, todos os conceitos relativos ao valor do dinheiro no tempo, risco, custo inicial, inflao e, principalmente, elaborao de cenrios foram utilizados para subsidiar os conceitos abordados. Voc conheceu a aplicao da Administrao Financeira nas organizaes e pde perceber a sua validade para decises pessoais quanto ao investimento no mercado financeiro. Com o conhecimento da disciplina Administrao Financeira voc pode escolher, de forma consciente, se ir enveredar por essa carreira, ou ento, ter cincia da interao das funes do seu cargo com a Administrao Financeira, mesmo que voc venha a ser um profissional liberal.

referncias
GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administrao Financeira. 5. Ed. So Paulo: Saraiva, 2012. HOJI, Masakazu. Administrao Financeira: uma abordagem prtica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004. LEMES JR, Antonio Barbosa; CHEROBIM, Ana Paula; RIGO, Claudio Miessa. Administrao financeira: princpios, fundamentos e prticas trabalhistas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. BRIGHAM, Eugene F.; EHRHARDT, Michael C. Administrao Financeira: Teoria e Prtica. 10. ed. So Paulo: Thomson, 2006.

123

referncias

nicio

SECURATO, Jos Roberto. Decises Financeiras em Condies de Risco. 1. ed. So Paulo: Atlas, 1996. LAPPONI, Juan Carlos. Avaliao de Projetos de Investimentos: modelos em Excel. 1. ed. So Paulo: Lapponi Treinamento e Editora Ltda, 1996. WOILER, Sanso; MATHIAS, Washington Franco. Projetos: planejamento, elaborao, anlise. 1. ed. So Paulo: Atlas, 1996. LIMA, Jernimo. Elaborao e Anlise de Cenrios Estratgicos. Mettodo. Disponvel em: <http://www.mettodo.com.br/pdf/Elabora%E7%E3o%20e%20An%E1lise%20de%20 Cen%E1rios%20Estrat%E9gicos.pdf>. Acesso em: 7 jul. 2012. BEZERRA, Eduardo. Os nmeros falam. Como ouvi-los. Instituto Endeavor. Disponvel em: <http://www.endeavor.org.br/endeavor_mag/financas/mensuracao-de-performanceorcamento-e-desempenho/os-numeros-falam-como-ouvi-los>. Acesso em: 7 jul. 2012. SEBRAE-SP. Pesquisa cenrios para 2020. Disponvel em: <http://www.youtube.com/ watch?v=FsWtqhe2p-U>. Acesso em: 7 jul. 2012.

124

glossrio
Taxa livre de risco: a taxa de juros paga ao investidor por um governo de economia expressiva e estvel. A taxa livre de risco assim chamada porque representa um titulo de grande confiana pelo mercado, onde o risco de inadimplncia muito pequeno, prximo zero. Taxa de retorno requerida: a taxa de retorno aceitvel pelos investidores, para realizar investimentos em ativos com riscos maiores a taxa livre de risco. Inflao: o aumento generalizado e contnuo do nvel geral de preos dos bens e servios, tambm pode ser entendida como a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Validar: confirmar, legitimar, aprovar. Sensibilidade: grau de variao de um evento em decorrncia de alterao de outro evento.

125

gabarito
Tema 8

nicio

Mtodos de Oramento de Capital: Com Risco


Ponto de Partida
Resposta: Buscar informaes macroeconmicas da regio e tambm polticas, dados demogrficos e de distribuio de renda so importantes. Informaes de consumo e mercadolgicas em conjunto com dados logsticos da regio fornecem subsdios, que em conjunto com as informaes de concorrentes diretos e indiretos, que j operam na regio, podem definir a participao no mercado e projeo das vendas para os pases alvo. O estudo de dados como mo de obra qualificada, fornecimento de insumos para a produo e poltica tributria e de depreciao so relevantes para a projeo dos fluxos de caixa.

Questo 1 Questo 2
Resposta:
Ano 1 2 3 4 5 Totais

Resposta: Alternativa A

Fluxo de Caixa Projetado 25.000 37.000 53.000 65.000 70.000 250.000

Fatores Equivalentes Certeza 0,99 0,85 0,78 0,71 0,64 --------------

Fluxos de Caixa Certos 24.750 31.450 41.340 46.150 44.800 191.490

FVP a 8% 0,92593 0,85734 0,79383 0,73503 0,68058 ----------

VP - Fluxos de Caixa Certos 22.916,77 26.963,34 32.816,93 33.921,63 30.489,98 147.108,65

VPL = 147.108,65 180.000,00 VPL = -32.891,35 O projeto no vivel, pois apresenta VPL negativo.

126

gabarito
Questo 3 Questo 4
Resposta:
Ano 01 02 03 Totais Fluxos de caixa 7.000 12.000 30.000 49.000 FVP a 8% 0,92593 0,85734 0,79383 ----------VP a 8% 6.481,51 10.288,08 23.814,90 40.584,49 FVP a 12% 0,89286 0,79719 0,71178 ----------VP a 12% 6.250,02 9.566,28 21.353,40 37.169,70

Resposta: Alternativa B

VPL a 8% = 40.584,49 40.000 = 584,49 VPL a 12% = 37.169,70 40.000 = - 2.830,30 A tendncia da rejeio desse projeto pela maioria dos analistas, visto que o mesmo sensvel a alterao da taxa de desconto, o que indica que uma simples alterao na economia nacional pode tornar o projeto invivel.

Questo 5
Resposta: Alternativa C

Questo 6

Resposta: Kp = Rf + p (Km Rf) Kp = 0,08 + 1,3 x (0,18 0,08) Kp = 0,08 + 1,3 x 0,10 Kp = 0,08 + 0,13 Kp = 0,21 A taxa requerida de retorno de 21%.

Questo 7
Resposta: Alternativa D

127

gabarito
Questo 8
Resposta:
Projeto no Estado Rio de Janeiro Paran Gois VPL mdio 120.000 134.000 114.000 Desvio-Padro Mdio 10.320 8.240 9.750 Coeficiente de Variao 0,086 0,061 0,086

nicio

O projeto de implantao da indstria de refrigerante mais atrativo para o Estado do Paran, porque apresenta um coeficiente de variao menor conforme as simulaes realizadas.

Questo 9

Resposta: Alternativa E

Questo 10

Resposta: importante a sua compreenso de que toda organizao representa um investimento financeiro, e o oramento de capital o conjunto de tcnicas que estuda e analisa com antecedncia qual a aplicao do capital ir proporcionar o maior retorno com o menor risco para a organizao. Toda deciso envolve risco financeiro, no h como elimin-lo por completo, porm h como ser consciente quanto a ele e, assim, decidir pelas opes em que se pode correr risco, sem comprometer os investimentos j consolidados.

128

129

Вам также может понравиться