Вы находитесь на странице: 1из 5

RELAO e/m DO ELTRON)

Departamento de Fsica da UFPI

Tpicos relacionados

Montagem

Raios catdicos, fora de Lorentz, eltron A montagem mostrado na Fig 1. em um campo, massa e carga do eltron. Propsito Aprendemos que o eltron tem uma carga negativa cuja magnitude igual 1.6x10 -19 Coulomb e de massa igual a 9,1 x 10 -31 kg. Mtodo gota de leo de Millikan nos permite medir a carga do eltron, mas a massa do eltron no pode ser medido diretamente. calculada atravs da Fig. 1. Montagem para determinao da relao e/m medio do valor de e/m. O propsito deste experimento determinar o valor de e/m utilizando o canho de eltrons em um tubo O diagrama da Fig 2 mostra as conexes de gs submetido a um campo magntico das duas bobinas ligadas em srie. A polaridade escolhido de modo que os de intensidade varivel. campos se somem, interligando as marcaes 1 das duas bobinas e as Tarefa marcadas 2 fonte. Um ampermetro Determinar a relao entre corrente i e (3A) mede a corrente nas bobinas. raios de curvatura do feixe de eltron em um campo magntico de intensidade varivel. Princpios Os eltrons so acelerados por um campo eltrico e entram em um magntico perpendicularmente direo de Fig. 2. Ligaes em srie das bobinas de Helmholtz. movimento. A carga especfico do eltron NOTA 1: NO EXCEDER contnua mxima de 5 A. determinada a partir da tenso de acelerao, da intensidade do campo O Diagrama da Fig 3, mostra as conexes magntico e do raio do rbita do eltron no do tubo de feixe estreito de eltrons. campo magntico. Equipamentos a) Tubo de feixe estreito com soquetes. b) Par de Bobinas de Helmholtz c) Fornecimento de energia (0 ... 600 V) d) Fonte de alimentao, universal e) Multmetro Digital f) Cabos de conexo Estes so gerados no canho de eltrons pelo aquecimento do catodo por um potencial da ordem de 6,3 Volts.

Organizado e traduzido pelo professor Clio Borges

RELAO e/m DO ELTRON)


Departamento de Fsica da UFPI

O feixe de eltrons torna-se visvel no tubo, por causa da coliso dessas partculas com tomos de Argnio, os quais so excitados irradiando luz visvel de uma cor esverdeada (Fig4.).

Fig. 3. Circuito eltrico do tubo de feixe estrito. Nota 2: Para uma descrio detalhada do tubo de feixe estreito, consulte o manual do fabricante
(PHYWE 06959.00).

CONEXES:TUBO DE FEIXE ESTREITO 1. O circuito do tubo de feixe estreito descrito acima seleciona uma tenso de filamento fixo de 6,3 V, enquanto a tenso da grade (K) fornecida ao canho de eltrons e a voltagem do nodo (A) pode ser ajustada com o auxlio dos potencimetros montados nas alimentao (-50 ... 0 V) e (0 ... 250 V), respectivamente. 2. A velocidade e, portanto, a energia dos eltrons do estreito feixe dada pela voltagem de acelerao U atuando entre o ctodo (G) e o nodo (A). Mede-se com um instrumento de 300 V. 3. Se a polaridade do campo magntico estiver correta, uma trajetria curva luminosa torna-se visvel no tubo em uma sala escura. Atravs da variao do campo magntico (pela variao da corrente) e da velocidade dos eltrons (tenso de acelerao) o raio da rbita pode ser ajustada, de tal modo que coincide com o raio definido pelos traos do tubo. Quando o feixe de eltrons coincide com os traos luminosos, apenas metade do crculo observvel. Os raios dos crculos sero ento de 2, 3, 4 ou 5 cm.

Fig. 4. Rastro dos eltrons atravs do gs de argnio.

Se o rastro tem a forma de uma hlice, isto deve ser eliminado rotacionando o tubo de feixe estreito em torno do seu eixo longitudinal. Fundamentao Terica Eltrons de massa m0 e carga e se deslocam em um campo magntico, eles sofrem a ao de uma fora normal direo do campo e normal direo de movimento cuja magnitude a proporcional carga e velocidade v dos eltrons, bem como o densidade de fluxo magntico B. Esta forma, chamada de Fora de Lorentz, data por: L =e F v x B (01) Se o campo magntico uniforme, como no Helmholtz, os eltrons seguem um caminho em espiral ao longo as linhas de fora magntica. Torna-se um crculo de raio r se v perpendicular a B. Desde que v B, sen(0)=1, a magnitude da Fora de Lorentz pode ser escrita da forma:
F L =e v B

(02)

Organizado e traduzido pelo professor Clio Borges

RELAO e/m DO ELTRON)


Departamento de Fsica da UFPI

Sob a influncia desta fora (eq.02), o feixe defletido na forma de um arco de crculo, e dobrada em um crculo completo de raio r quando o campo magntico for forte suficientemente .

onde 0=1,257x10-6 Vs/Am a constante de permeabilidade magntica do vcuo, i a corrente que passa pelas espiras e R=0,2m raio das espiras.
Nota 2: Uma demonstrao desta equao pode ser encontrada na maioria dos textos introdutrios de eletricidade e magnetismo.

Desde que a fora de Lorentz (eq.3) produz um movimento de rotao, esta pode ser Para o arranjo de duas bobinas de m0 v / r igual a uma fora centrpeta, Helmholtz (a=R) obtm-se no centro entre assim, as bobinas um campo magntico de e v = B r (03) m0 4 ( 3/ 2) i B =( ) o n (07) 5 a CONSERVAO DA ENERGIA. Sendo os eltrons acelerados no canho de eltrons onde n=154 o nmero de voltas em cada por uma diferena de potencial U, adquirem espira. Substituindo-se (07) em (05), uma energia cintica, tal que da obtm-se conservao de energia tem-se e y =( ) x (08) 1 m e U = m0 v (04) 2 A 125 a Rearranjando (04) e usando (03) segue que onde x =r , y = i e A = 32 ( n ) U a carga especfica do eltron uma constante caracterstica do experimento. e 2U = (05) m0 ( Br ) Para o caso particular da bobina de Helmholtz deste experimento Uma vez que todas as quantidades do lado direito da eq.04 podem ser determinada por A =( 4,2 x10 ) U . medio, possvel avaliar a carga especfica ou a massa do eltron. A eq. (08) mostra que a razo e/m pode ser determinada experimentalmente medindoMAGNITUDE DE B: se o coeficiente angular de uma reta , so definida pelo grfico x y. Para calcular a magnitude de B usadas a primeira e a quarta equao de Maxwell. No caso em que no h ATENO: Leia com cuidade esta seo dependncia temporal dos campos antes de executar o experimento eltrico, obtm-se a intensidade do campo *Siga atentamente esta orientaes para campo magntico Bz ao longo do eixo z de no danificar o equipamento uma corrente circular i por um arranjo simtrico de duas bobinas a uma distncia ANTES DE LIGAR o tubo necessrio a uma da outra por: assegurar que os dois potencimetros de (50...0 V) e de (0...250 V) estejam a (3 /2 ) a ( 3 / 2) ajustados em zero. Isso evita que a tenso ( B z= o iR [( R +( z ) ) +( R +( z + ) ) ]) (06)
2 2

Organizado e traduzido pelo professor Clio Borges

RELAO e/m DO ELTRON)


Departamento de Fsica da UFPI

inicial presente no nodo queime a grade ou nodo do canho de eltrons, quando a tenso do filamentos estiver ligada. Faa isto com absoluta certeza pois o ctodo no pode ser danificado durante o aquecimento. S DEPOIS de um tempo de aquecimento de cerca de um minuto os dois potencimetros so ligados de modo que a presena do estreito feixe pode ser observada em uma sala bem escura. O nvel da tenso do nodo escolhido com o potencimetro (0...250 V), e com o auxlio do potencimetro (-50...0V) a tenso da rede e, consequentemente, a focagem e o brilho o feixe estreito pode ser ajustado adequadamente.

saida do canho de eltrons exatamente normal a direo do campo magntico e descreva uma caminho completamente circular quando a intensidade do campo magntico for suficiente. 4. A corrente da bobina definido de modo que o feixe estreito colida em cada uma das quatro escala de medio do interior do tubo. Um crculo com raios de 2, 3, 4 ou 5 cm pode ser configurado dessa maneira. 5. A corrente i da bobina necessria para produzir um caminho crculo completo de raio r na tenso de acelerao o U indicada pelo voltmetro agora lido fora do ampermetro e o especfico carga e / m do eltron. Procedimento 2

A intensidade total do feixe estreito geralmente no alcanado at 1. Lentamente, gire o boto de controle de aquecimento completo do filamento com corrente nas espiras de Helmholtz, tomar durao entre 2 a 3 minutos. cuidado para no exceder 5A no ampermetro. Espere ver perfeitamente o Quando a medio interrompida por feixe de eltrons descrevendo um algum motivo aconselhvel zerar os dois movimento circular dentro do tubo; potencimetros. Isto prolonga a vida til do 2. Verifique se o feixe de eltrons descreve tubo consideravelmente. um percurso circular paralelo s espiras. Caso no ocorra, gire lentamente ( com O procedimento experimental a seguir pode cuidado) a base do tubo de vidro at que o ser adotado para determinar a carga paralelismo seja alcanado; especfica do eltron. 3. Aps esta calibrao, ajuste a corrente nas espiras para um valor entre 0 e 2A e, Procedimento 1 mantendo-a fixa, varie a tenso no eletrodo (comece do valor mximo de 290 V para 1. Aps o perodo de aquecimento, o baixo). feixe estreito ajustado apropriadamente 4. Para cada valor de tenso, medir o raio uma tenso de acelerao U deve ser do feixe de eltrons alinhando sua cabea selecionada. com o feixe de eltrons e a reflexo do 2. A corrente atravs das bobinas de feixe que pode ser vista na escala Helmholtz ento ligado em e a trajetria espelhada (tanto na esquerda quanto na circular descrita pelo feixe estreito sob a direita do zero na escala). Tome no mnimo influncia do campo magntico homogneo 5 valores de tenso e seus respectivos observada (mx. corrente contnua raios; permissvel 5 A). 5. Repita o item 4 para outro valor de 3. O tubo de feixe estreito ligado em corrente entre 0 e 2A. Faa no mnimo 5 seus clipes para garantir que o feixe de valores diferentes de corrente. Para cada 4

Organizado e traduzido pelo professor Clio Borges

RELAO e/m DO ELTRON)


Departamento de Fsica da UFPI

valor de corrente, um aluno da equipe dever tomar suas medidas independentemente. Questes 1. Porque o feixe de eltrons deixa um feixe visvel no tubo? 2. Como os eltrons so acelerados? 3. Deduza a equao (xx). 4. Porque a voltagem no canho de eltrons nunca deve exceder xxx Volts 5. Qual a importncia da geometria das espiras de Helmholtz para o experimento 6. Calcule o campo magntico usado no seu experimento (procedimento 1). Valor de referncia: e/m=1,759x1011 AS/kg), calculados pela substituio estes valores medidos na equao (4) e (5) Referncias Bibliogrficas
1.Physics,M.Alonso and E.J.Finn, AddisonWiley, 1942.

Anotaes

Organizado e traduzido pelo professor Clio Borges

Вам также может понравиться