Вы находитесь на странице: 1из 39

Metodologia g do Trabalho Cientfico

Aula 8 - Citaes

Fonte: Prof Clara Brum

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (ABNT)

Para realizao de um trabalho acadmico, o estudante deve observar as normas tcnicas da ABNT, alm dos conhecimentos h i t metodolgicos. t d l i

AULA 5

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (ABNT)

F d d em 1940, Fundada 1940 a Associao A i Brasileira B il i d Normas de N Tcnicas (ABNT) ( ) tcnica o no rgo g pas, responsvel p fornecendo a pela p base

normalizao

necessria ao desenvolvimento tecnolgico brasileiro.

htt // http://www.abnt.org.br b t b

AULA 5

CITAES
So trechos transcritos ou informaes extradas de publicaes consultadas; So introduzidas no texto com o propsito de esclarecer ou complementar as ideias; Em q qualquer q hiptese p a fonte deve ser citada.

AULA 5

CITAES:TIPOS

Citao direta; Citao indireta; Citao de citao.

AULA 5

CITAO DIRETA
Segundo a ABNT, ABNT entendese por citao a meno meno a uma informao extrada de outra fonte. (NBR 10520:2002) Citao direta: so transcritas no texto tal como se apresentam na fonte consultada. consultada Como esclarece Joo Bosco Medeiros (2003, (2003 p.187), p 187) a referncia a uma obra colhida de outra fonte para esclarecer, comentar ou dar como prova uma autoridade no assunto. comentar, assunto

AULA 5

CITAO DIRETA
A citao direta s se justifica quando o pensamento expresso significativo, claro e necessrio exposio. exposio Excesso de citaes, citaes tabelas, tabelas grficos, grficos podem acarretar prejuzo estratgia de comunicao.

AULA 5

CITAO DIRETA
A citao direta exige alguns cuidados:

As transcries com at trs (03) linhas permanecem no corpo do pargrafo; As transcries com mais de trs linhas so destacadas com um recuo em relao margem da esquerda;

AULA 5

CITAO DIRETA: EXEMPLOS


Citao com at trs linhas:

Joo Medeiros (2003, p. 189) observa que a citao direta exige alguns cuidados elementares com o texto, salientando-se entre outros: pontuao, maiscula, d t destaques. Vera Pataco (2008, p. 61) esclarece que as citaes diretas, no texto, de at trs linhas devem ser incorporadas ao pargrafo, transcritas no texto, entre aspas duplas.

AULA 5

CITAO DIRETA
Trecho para citao:

Quemsabeafelicidadesejaumamedidaqueresume,emgeral,o significadopessoaldavidaeolugarqueoindivduoocupanela.(GIELE, 1999,p.235)

Segundo Giele (1999, p. 235), Quem sabe a felicidade seja uma medida que resume, em geral, o significado pessoal da vida e o lugar que o indivduo ocupa nela.
AULA 5

CITAO DIRETA OU LONGA


Citao com mais de trs linhas

Como Co od diz Joo Medeiros ede os ( (2003, 003, p p. 189), 89),

os trechos transcritos acima de trs linhas geralmente so apresentados em pargrafo separado, com caracteres diferentes (itlico, bold) dos utilizados no corpo do texto. Embora no seja obrigatrio b i t i o uso de d tipologia ti l i diferente, dif t deve d h haver pelo menos um recuo que identifica a citao.
AULA 5

CITAO COM MAIS DE TRS LINHAS


Recuode 4cm

Espao simples

A Filosofia uma atividade resultante da inquietao cognitiva do ser humano. E por, esta razo a Filosofia inerente ao Ser Humano como razo, ser racional, mesmo quando o filosofar ocorre inconscientemente Nisto consiste a razo e no se inconscientemente. pode ensinar a Filosofia. S possvel se ensinar o mtodo todo filosfico os co de pe pensar, sa , ou seja, s poss possvel e se ensinar a filosofar. (SANTOS, 2000, p.13).
Nousaraspas duplas AULA 5

NAS DUAS HIPTESES COMO FICAR A LISTA DE REFERNCIAS?

Autor

Ttulo/subttulo

Edio

Local Editora

Data

SOBRENOME P. SOBRENOME, P Ttulo:subttulo. subttulo Edio. Edio Local: Editora, Editora data. data

Osubttulonotemdestaquegrfico

AULA 5

NAS DUAS HIPTESES COMO FICAR A LISTA DE REFERNCIAS?

Artigo de peridico: SOBRENOME, Prenome. Ttulo do artigo. Nome da Revista, local da p publicao, dados ( (volume/ano, nmero), ) pginas (inicial e final do artigo), ms (abreviado) e ano.

AULA 5

CITAO INDIRETA

Trata-se de um texto baseado na obra de um autor consultado Nesta hiptese no necessrio o emprego consultado. das aspas duplas; A citao indireta denominada de parfrase de um texto e mantm o contedo do texto original, original mas escrita com outras palavras; ABNT: transcrio livre do texto do autor consultado (NBR 10520 2001) 10520:2001).
AULA 5

CITAO INDIRETA
Joo Bosco Medeiros (2003) esclarece que a citao indireta pode configurar um resumo, comentrio de uma ideia, ou expressar o mesmo contedo, mas utilizando outras palavras. RecomendaRecomenda nos que parafrasear prefervel citao direta. Nesta hiptese no podemos usar aspas. aspas Ex:
Lancaster (1993, p. 6) aponta como um aspecto importante na recuperao das informaes a extenso dos contedos a serem indexados. Um aspecto importante na recuperao das informaes a extenso dos contedos a serem indexados (LANCASTER, (LANCASTER 1993). 1993) Tanto Weaver (2002, p.18) como Semonche (1993, p. 21) apontam questionamentos que devem preceder o planejamento da indexao de artigos de jornais, jornais como: Qual a finalidade do artigo? Quem o pblico-alvo que ter acesso ao artigo? Que tipo de informao o usurio procura? OBS: Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/tutorial/834-aprenda-a-usar-asnormas-da-abnt-citacao-2-de-4-.htm#ixzz2ZLKYu0DM

AULA 5

CITAO DA CITAO
Segundo Vera Pataco (2008, p. 63), ocorre quando h a referncia a uma citao direta ou indireta de um texto do qual no se teve acesso ao original. Usa-se a sigla apud. Exemplo: Segundo Warde (1990 apud ALVESMAZZOTTI, 2003, p. 35), o conceito de pesquisa se ampliou tanto que hoje tudo cabe: os os folclores, os sensos comuns, os relatos de experincia, para no computar os desabafos emocionais e os cabotinismos. cabotinismos

AULA 5

EXEMPLO: APUD Citao de Citao


Fulano de Tal, citado por Beltrano (1999, p. 20), afirma [citao [ direta ou indireta]. ] Fulano de Tal apud Beltrano (1999, (1999 p. p 20) afirma [citao direta ou indireta]. Fulano de Tal, em Ttulo da obra ( apud Beltrano, 1989 p. 1989, p 34) apresenta uma srie de questes sobre x, x como: [citao com mais de trs linhas] R f i Referncias: BELTRANO, Tal de. Ttulo da obra. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora, 1983. AULA 5

REGRAS PARA COMPOR CITAES DIRETAS E NOTAS


1. Acrscimos ou interpolaes: a insero de expresses que no constam no texto original entre Colchetes. 2. Use o recurso da supresso, p , evitando a transcrio de textos longos demais. Exemplo: A pesquisa () necessita de um cuidadoso planejamento.

AULA 5

REGRAS PARA COMPOR CITAES DIRETAS E NOTAS


Incorrees: quando h grafia antiga ou erros no texto original inserir ao lado da palavra a sigla sic entre colchetes [sic] Suprimir pargrafos: linha pontilhada ..................................................................... Exemplo:

AULA 5

GRIFO
Grifo G if do d prprio i autor t da d citao: it

Perdeu-se Perdeu se ontem algum momento entre o nascer e o por do sol, duas horas douradas, cada uma adornada com sessenta minutos diamantinos. No se oferece nenhuma recompensa, p , porque se foram para sempre. (MANN, 1992, p. 12, grifo do autor). )

AULA 5

GRIFO
Grifo do autor do trabalho:

Com o trabalho, a pessoa pode mostrar suas potencialidades e firmar-se como indivduo independente para criar novas situaes de vida. (JOURARD, 2000, p. 21, grifos nossos).

AULA 5

Citaes: Observaes Gerais

Exemplos de citao direta:

1) Afirma Jos Beltrano (1998, (1998 p. p 81): bl bl blbl bl blbl bl bl bl bl.

2) Quando se trata de blbl bl bl (BELTRANO, 1998, p.81).


UsaseCAIXAALTA

AULA 5

Citaes: Observaes Gerais


Citao direta (autor-data): Vieira (1990, p. 3) Citao indireta (autor-data): Vieira (1990) Para citar um autor: Diretas: Souza ( (1998, , p. p 59) ) ou (SOUZA, ( , 1998, , p. p 59) ) Indiretas: Souza (1998) ou (SOUZA, 1998)
AULA 5
Ai indicao di d da pginaopcional

Citaes: Observaes Gerais


Para citar dois autores:

Di t : Diretas Souza e Silva ( (1998, , p. p 59) ) ou (SOUZA ; SILVA, 1998, p. 59)

Indiretas: Souza e Silva (1998) ou (SOUZA ; SILVA 1998) SILVA,


AULA 5

Citaes: Observaes Gerais


Documentos de mesma autoria com anos diferentes: diferencia-se p pelo ano de p publicao.

Barroso Barroso (1999) Barroso (2000) Barroso(1999, 2000)


Documentos de mesma autoria com mesmo ano:

Barroso (2000a) Barroso (2000b) ( )


AULA 5

SISTEMA DE CHAMADA
1) Sistema Numrico: a fonte utilizada aparece em nota de rodap;

A numerao das notas de rodap deve restringirse s referncias bibliogrficas; Uso de asterisco (*): para explicar ou comentar uma ideia. ideia Podemos usar: (1), [1], 1 (sobrescrito)

AULA 5

NOTAS DE RODAP
So aquelas que aparecem ao p das pginas em que so mencionadas.; Servem para abordar pontos que no devem ser includos no texto;

AULA 5

NOTAS DE RODAP
As notas podem ser:

a) explicativas, que evitam explicaes longas dentro do texto, prejudiciais j di i i linha li h de d argumentao; t b) de referncia, referncia que indicam as fontes consultadas ou remetem a outras obras.

AULA 5

EXEMPLO DE NOTA DE RODAP

Blblbl Blblbl Blblbl Blblbl Blblbl Blblbl Blblbl.8

_____
SANTOS, Milton. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p.25
8

AULA 5

SISTEMA DE CHAMADA - Continuao

2) Sistema Autor-data (utilizado nas citaes vistas anteriormente): consiste em indicar o sobrenome do autor ou instituio responsvel, seguido pelo ano da publicao da obra e pginas referenciadas, referenciadas separados por vrgula e entre parnteses.

AULA 5

ALGUMAS EXPRESSES LATINAS


As expresses latinas so usadas no sistema numrico; A expresso apud poder ser usada nos dois sistemas; No se deve abusar do apud.

AULA 5

EXEMPLOS
Idem id. (o mesmo autor): Quando duas obras de um mesmo autor forem sequenciais. ________ SILVA, Tomaz Tadeu da. Que produz e o que reproduz em educao: d ensaios i de d sociologia i l i da d educao. d Porto P t Alegre: Al Artes Mdicas, 1992. p.121.

Id. Documentos de identidade: uma introduo s teorias do currculo. 2. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2000. p. 305.

AULA 5

EXEMPLOS
Ibidem ou ibid. (na mesma obra): quando ocorre a citao da mesma obra do mesmo autor sequencialmente no texto.

________________ SILVA, Tomaz Tadeu da. Que produz e o que reproduz em educao: ensaios de sociologia da educao. educao Porto Alegre: Artes Mdicas, 1992. p.121.

Ibid., , p.139. p
AULA 5

EXEMPLOS
Opus citatum, opere citato ou op.cit. (obra citada): usar quando uma mesma obra aparecer mais de uma vez no texto, independente da sequncia das citaes.

_______
1

SILVA, Tomaz Tadeu da. Que produz e o que reproduz em educao: ensaios de sociologia da educao. Porto Alegre: g Artes Mdicas, , 1992. p p.121. NEY, Joo Luiz. Pronturio de Redao Oficial. 15. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p 24. p. 24 SILVA, op.cit., p. 151.

AULA 5

EXEMPLOS
Passim (aqui e ali, em diversas passagens): usar apenas quando h referncias a passagens, passagens sem identificao.

_______________________
1

SILVA, Tomaz Tadeu da. Que produz e o que reproduz em educao: ensaios de sociologia da educao. Porto Al Alegre: A t Mdicas, Artes Mdi 1992 passim 1992, i .

AULA 5

Exemplos
Cf. (confira, conforme): usa-se para recomendar a consulta a notas do mesmo trabalho ou obra de outros autores.

__________________
1

Cf. SILVA, Cf SILVA Tomaz Tadeu da. da Que produz e o que reproduz em educao: ensaios de sociologia da educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, Mdicas 1992. 1992

AULA 5

REFERNCIAS
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. So Paulo: Perspectiva, 1994. HUHNE, L.M. HUHNE L M Metodologia cientfica. cientfica 7. 7 ed. ed Rio de Janeiro: Agir, 2000. FOLSCHEID, D. Metodologia filosfica. So Paulo: Martins Fontes 2006. Fontes, 2006 KOYR, A. KOYR A Estudos E t d d histria de hi t i do d pensamento t cientfico i tfi . Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1982. LAKATOS, E. M. MARCONI, M. Metodologia do trabalho AULA 5

REFERNCIAS
PATACO, Vera Lucia P. Metodologia para trabalhos acadmicos e normas de apresentao grfica. Rio de Janeiro: LTC, 2008. KOYR, A. Estudos de histria do pensamento cientfico. Rio de Janeiro: Forense Universitria, Universitria 1982. 1982

AULA 5

Вам также может понравиться