Вы находитесь на странице: 1из 8

Sistemas de Superviso e Aquisio de Dados

Introduo
Sistemas de aquisio de dados e controle de dispositivos vm sendo desenvolvidos para diferentes reas de atuao, tanto industriais como cientficas. O seu objetivo apresentar ao observador os valores das variveis ou parmetros que esto sendo medidos. Nos ltimos anos tem-se visto um crescente desenvolvimento de sistemas de aquisio e tratamento digital de sinais, sendo que vrios fatores tm contribudo para a evoluo nesta rea:

O avano da microeletrnica que tem possibilitado o aumento das capacidades e velocidades dos DSPs, elemento central duma aplicao de tratamento digital de sinal; A crescente performance dos computadores pessoais, tal como a sua relao qualidade/preo e a sua confiabilidade; A existncia de cada vez mais e melhores ferramentas de desenvolvimento de software que permitem criar aplicaes de alto nvel com avanadas interfaces grficas; O desenvolvimento de novas tecnologias de comunicao que permitem o controle remoto de instrumentos usando a internet e o wireless como veculos de transmisso de dados.

Por que uma empresa precisa de um sistema de aquisio e superviso?


Simplespara proporcionar nveis maiores de qualidade, reduo dos custos operacionais, maior desempenho de produo e fundamentalmente, para facilitar a excelncia operacional. Vale citar um pouco da histria dos avanos tecnolgicos e que culminaram com vrios benefcios em desenvolvimento de sistemas de aquisio, controle e automao.

Um pouco de histria
Os primeiros sistemas de automao foram desenvolvidos no final do sculo XIX durante a revoluo industrial. O trabalho que era manual passou a ser realizado por mquinas dedicadas e customizadas a uma determinada tarefa visando cada vez mais o aumento da produtividade e eficincia. As funes de controle eram implementadas atravs de dispositivos mecnicos que automatizavam algumas tarefas crticas e repetitivas. Estes dispositivos eram desenvolvidos para cada tarefa e devido natureza mecnica dos mesmos, tinham vida til reduzida e alta manuteno. Posteriormente, com o advento dos rels e contatores, estes dispositivos foram substitudos e apareceram dispositivos automticos em linhas de montagens, dando um grande passo na poca. A lgica a rels viabilizou o desenvolvimento de funes de controle mais complexas e sofisticadas. Aps a segunda guerra mundial, houve um avano tecnolgico e apareceram as mquinas por comando numrico e os sistemas de controle na indstria de processo, assim como o conceito de referncia de tenso para instrumentao analgica. Aparecem os primeiros circuitos integrados, os CIs, que proporcionaram o desenvolvimento de uma nova gerao de sistemas de automao. Vale lembrar que em 1947, Willian Shockley, John Barden e Walter Brattain descobriram o transistor, que um componente eletrnico amplamente utilizado nos processadores modernos, de forma integrada. No incio dos anos 70, os primeiros computadores comerciais comearam a ser utilizados como controladores em sistemas de automao de grande porte, porm estes computadores eram grandes, ocupando muito

Automao e Computadores

Pgina 1

Sistemas de Superviso e Aquisio de Dados


espao, de alto custo, difceis de programar e muito sensveis ao ambiente industrial. Mas tinham a vantagem de manipular a aquisio e controle de vrias variveis. Ainda na dcada de 70 tivemos um grande avano em termos de automao. A partir de uma demanda existente na indstria automobilstica norte-americana, foi desenvolvido o Programmable Logic Controller (PLC), ou Controlador Lgico Programvel (CLP). O CLP um computador dedicado e projetado para trabalhar no ambiente industrial, onde sensores e atuadores so conectados a cartes de entradas e sadas. Os primeiros CLPs tinham um conjunto de instrues reduzido; normalmente somente condies lgicas e no possuam entradas analgicas, podendo manipular apenas aplicaes de controle discreto.Os CLPs substituram os painis de controle com rels, diminuindo assim, o alto consumo de energia, a difcil manuteno e modificao de comandos e tambm as onerosas alteraes de fiao. Atualmente, devido demanda das plantas industriais, os CLPs manipulam tanto controle discreto quanto malhas analgicas. Estes sistemas so usualmente chamados de Controladores Programveis, por no serem limitados a operaes com condies lgicas. As atuais funes de controle existentes em uma planta industrial so em geral distribudas entre um nmero de controladores programveis, os quais so montados prximos aos equipamentos a serem controlados. Os diferentes controladores so usualmente conectados via rede local a um computador supervisrio central, o qual gerencia os alarmes, receitas e relatrios.

Entramos em uma fase onde a tecnologia e conectividade industrial eram propriet rias e um casamento entre cliente e fornecedor acontecia. No mercado apareceram os SDCSs (Sistemas Digitais de Controle Distribudos). Na dcada de 90, o mundo comeou a presenciar enormes avanosna rea tecnolgica, em que os circuitos eletrnicos passaram a proporcionar maior eficincia, maiores velocidades, mais funcionalidades, maiores MTBFs (Mean Time Between Failures, maior confiabilidade), consumos menores, espaos fsicos menores e ainda, com redues de custos. Ao mesmo tempo em que impulsionou o desenvolvimento de computadores, interfaces e perifricos mais poderosos, com alta capacidade de processamento e memria e o mais interessante, dando vazo a alta escala de produo com custos reduzidos e o que foi uma vantagem de forma geral, pois aumentou a oferta de microcontroladores, Cis e ASCIs para toda a indstria. E se no bastasse esta revoluo eletrnica, os sistemas mecnicos tambm passaram e vm passando por inovaes e modificaes conceituais com a incorporao da capacidade de processamento, tornando-os mais rpidos, eficientes e confiveis, com custos de implementao cada vez menores. Ao longo dos ltimos anos cada vez mais freqente a utilizao de componentes eletrnicos para acionamento e controle de sistemas mecnicos. Um grande desenvolvimento verificou-se na interface grfica com o advento de ferramentas baseadas no Windows. A simplicidade da operao juntou-se crescente capacidade de processamento estabelecendo a unio entre os computadores e a instrumentao. Tornou-se habitual os instrumentos serem embutidos em computadores de aplicao geral, permitindo medidas diversas e manipulaes complexas, e ainda grandes capacidades de armazenamento em memria ou disco, monitorizao inteligente, apresentao grfica de fcil compreenso e controle dos processos avanados. No resta dvida que hoje no somente a condio de controle que importa. A gesto da informao, a inteligncia da instrumentao, a tecnologia verdadeiramente aberta e no proprietria, os benefcios da tecnologia digital so o que agregam valores ao usurio.

Objetivo de um sistema de aquisio de dados


Os sistemas de aquisio tm por finalidade obter dados digitais atravs de medies de grandezas fsicas (analgicas), tais como temperatura, presso, densidade, pH, umidade, posio, etc, e vm sendo incorporados por diversas vertentes, tanto industriais quanto cientficas. Estas grandezas so sentidas por sensores ou transdutores e so convertidas em quantidades eltricas por acondicionadores de sinais que levam os sinais at hardwares dedicados e os transformam em valores digitais. Estes valores so processados por controladores e segundo lgicas de controles devolvem a resposta processada aos atuadores (elementos finais de controle), como na figura 1.

Automao e Computadores

Pgina 2

Sistemas de Superviso e Aquisio de Dados


Em sua grande parte, os valores medidos no so iguais ao da varivel real, ou seja, o sistema de aquisio tem como entrada o valor real da varivel e sua sada o valor medido.

Figura 1 Componentes de um sistema de aquisio de dados

Os sensores transformam um fenmeno fsico em sinais eltricos que uma vez detectados/produzidos variam de acordo com os parmetros fsicos que esto sendo monitorados, e devem ser acondicionados para fornecer sinais apropriados ao hardware de aquisio de dados. Os circuitos e ou elementos de acondicionamento de sinais amplificam, isolam, filtram e excitam sinais para que estes sejam apropriados aos hardwares de aquisio. Uma vez acondicionados e trabalhados na forma desejada, os sinais podem ser lidos em controladores ou mesmo computadores, com placas especficas instaladas, e armazenados em diferentes formas, como arquivos de texto, excel, banco de dados, etc.

Automao e Computadores

Pgina 3

Sistemas de Superviso e Aquisio de Dados

Figura 2 - Componentes de um sistema de aquisio de dados e fenmeno fsico

Automao e Computadores

Pgina 4

Sistemas de Superviso e Aquisio de Dados


Figura 3- Exemplo de um Trend - ProcessView

Tipo de endereamento em Sistemas de Aquisio de Dados


Os dispositivos responsveis por manipular os dados utilizam endereos que podem ser de memria ou de registradores, dependendo do tipo de dispositivo usado. Assim, tem-se entrada e sada mapeada em memria (Memory-Mapped IO) e entrada e sada mapeada em espao de entrada e sada (IO Mapped IO).

Sistemas de Superviso e Aquisio de Dados


Abreviadamente SCADA (proveniente do seu nome em ingls Supervisory Control and Data Aquisition) so sistemas que utilizam software para monitorar e supervisionar as variveis e os dispositivos de sistemas de controle. So conectados atravs de drivers especficos. Estes sistemas podem assumir topologia simples, cliente-servidor ou mltiplos servidores-clientes. Atualmente, com o advento de sistemas de automao e controle baseados em redes digitais abertas permitem arquiteturas cliente-servidor OPC (OLE for Process Control). De forma genrica, um sistema de superviso uma ferramenta de software que permite monitorar e controlar partes ou todo um processo industrial. Tm 2 mdulos bsicos: o desenvolvedor e o executvel ("run-time"). A maioria dos passos de programao automatizada, suprindo a maior parte das necessidades de um projeto sem a real necessidade de conhecimento de linguagem de programao. Em casos mais complexos e especficos, onde os passos no esto automatizados, algumas ferramentas incorporam mdulos de programao em VBA (Visual Basic For Applications) ou VBS (Visual Basic Script).

Data Mining
Prospeco de dados ou minerao de dados(tambm conhecida data mining) o processo de explorar grandes quantidades de dados procura de padres consistentes, com regras de associao ou sequncias temporais, para detectar relacionamentos sistemticos entre variveis, detectando assim novos subconjuntos de dados. Esse um tpico recente em cincia da computao mas que utiliza vrias tcnicas da estatstica, recuperao de informao, inteligncia artificial, sistemas de aquisio de dados e reconhecimento de padres. A minerao de dados formada por um conjunto de ferramentas e tcnicas que atravs do uso de algoritmos de aprendizagem ou classificao baseados em redes neurais e estatstica, so capazes de explorar um conjunto de dados, extraindo ou ajudando a evidenciar padres nestes dados e auxiliando na descoberta de conhecimento. Esse conhecimento pode ser apresentado por essas ferramentas de diversas formas: agrupamentos, hipteses, regras, rvores de deciso, grafos, ou dendrogramas. Um passo fundamental para um processo de data mining bem sucedido ter um sistema de aquisio de dados que possa gerar um banco de dados, relatrios, logs, etc. Disto nascem os repositrios organizados ( Data Marts e Data Warehouses).

Automao e Computadores

Pgina 5

Sistemas de Superviso e Aquisio de Dados

A ferramenta de aquisio de dados


Este tipo de ferramenta exige a transferncia rpida de dados entre dispositivos, software de processamento e de aplicao com interface grfica avanada, sensores e controladores de elevada preciso. Com a velocidade dos avanos tecnolgicos, cada vez mais equipamentos e instrumentao vm com hardware poderosos. Na vertente do software, as tecnologias vo-se tornando cada vez mais normalizadas, permitindo um desenvolvimento mais rpido e eficaz dos produtos. O campo de estudos da instrumentao virtual ainda est a dar os primeiros passos. Nos prximos anos sero desenvolvidos vrios equipamentos avanados em recursividades, os chamados instrumentos virtuais. Sero os blocos para a construo da nova gerao de instrumentao e medida. As ferramentas devem ser simples e de fcil uso pelo usurio.Deve permitir o acesso a toda a funcionalidade proporcionada pela aplicao, maximizando a funcionalidade e mantendo a simplicidade da interface.

Figura 2 - Tpica tela de representao de processos

Automao e Computadores

Pgina 6

Sistemas de Superviso e Aquisio de Dados

Figura 3 - Alarmes e Eventos

Automao e Computadores

Pgina 7

Sistemas de Superviso e Aquisio de Dados

Figura 4 Anncios Avanados Multimdia

Concluso
A aplicao da computao para automatizao de diversos processos industriais tem crescido de forma significativa, e mais certo so os benefcios advindos da introduo da computao no processo produtivo que tem incrementado a produtividade e reduzido as possibilidades de falhas durante o processo. Vimos neste artigo, de forma breve que uma das aplicaes que se destaca a utilizao sistemas de aquisio de dados e superviso para monitorar os mais diversos sensores que integram uma determinado processo e a partir das informaes obtidas enviar sinais de controle para outros dispositivos, ou gerar relatrios tcnicos para posterior anlise. Usurios vem colhendo benefcios com sistemas avanados de aquisio de dados e superviso. Essa mudana encarada como um processo natural demandado pelos novos requisitos de qualidade, confiabilidade e segurana do mercado. A sua utilizao traz uma vantagem competitiva, no sentido que essa nova tecnologia traz aumentos de produtividade pela reduo das variabilidades dos processos e reduo dos tempos de indisponibilidade das malhas de controle.

Automao e Computadores

Pgina 8

Вам также может понравиться