Вы находитесь на странице: 1из 3

Deixa de ser bobo, todo mundo faz. Esta a frase mais usada para justificar o comportamento ilcito.

. Dentro dela esto embutidas prticas como a do mdico que solicita um por fora argumentando que a remunerao do plano de sade no satisfatria; do empresrio que molha a mo do pessoal que libera carga na alfndega; do pai de famlia que trabalha sem carteira assinada e do empregador que contrata o pai de famlia; do vendedor que d uma comisso ao comprador para fechar negcio; do comerciante que compra e vende com nota fria para tributar menos ou sonegar; do consumidor que compra produto pirata; da sacoleira que trabalha no mercado informal para sustentar quatro filhos; e assim por diante, numa lista interminvel de comportamentos assimilados como naturais neste mercado selvagem.

O cenrio comporta mltiplas abordagens, e qualquer um que acredite estar diante de um problema de fcil soluo certamente est fazendo uma anlise simplista. Por exemplo, basta lembrar que o comportamento ilcito tem suas variveis. Pelo menos duas, para ser simples sem ser superficial. A primeira diz respeito aos agentes. A segunda, aos eventos. Quanto aos agentes, os no ticos podem ser divididos entre os que fazem por estilo de vida, como os criminosos que montam uma estrutura de mercado e governo paralelos; e os que fazem por necessidade, como os que se colocam beira da calada e esto mais para sobreviventes do que para imorais. J em relao aos eventos, devemos admitir que h distino entre a transgresso como recurso emergencial, como a do camarada que aceita ser achacado pela autoridade que criou a dificuldade para vender a facilidade, e a transgresso como meio de vida, como a da autoridade que vive criando dificuldade. De minha parte, embora coloque tudo no pacote do fracasso moral, aceito dialogar com quem acredita que uma coisa coisa e outra coisa outra coisa.

tica, moral e lei

Na busca de caminhos para o comportamento tico, podemos entrar pela porta das definies elementares. Devemos, por exemplo, fazer distino entre tica e moral. O Frei Leonardo Boff ilumina nossa caminhada dizendo que Ethos, tica, na lngua grega designa a morada humana. O ser humano separa uma parte do mundo para, moldando-a ao seu jeito, construir um abrigo protetor e permanente. A tica, como morada humana, no algo pronto e construdo de uma s vez. O ser humano est sempre tornando

habitvel a casa que construiu para si. tico significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudvel: materialmente sustentvel, psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda. A tica no se confunde com a moral. A moral a regulao dos valores e comportamentos considerados legtimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religio, uma certa tradio cultural etc. H morais especficas, tambm, em grupos sociais mais restritos: uma instituio, um partido poltico H, portanto, muitas e diversas morais. Isto significa dizer que uma moral um fenmeno social particular, que no tem compromisso com a universalidade, isto , com o que vlido e de direito para todos os homens. Mas, ento, todas e quaisquer normas morais so legtimas? No deveria existir alguma forma de julgamento da validade das morais? Existe, e essa forma o que chamamos de tica.

Moral identifica um modo de agir humano, regido por normas e valores, por hbitos e costumes. A moral se relaciona com o comportamento prtico do homem. tica uma reflexo terica que analisa, critica ou legitima os fundamentos e princpios que regem um determinado sistema moral.

tica princpio; moral conduta especfica; tica permanente; moral temporal; tica universal; moral cultural; tica teoria; moral prtica. As leis esto no campo da moral, e devem ser avaliadas a partir de seus pressupostos ticos. Para que voc entenda melhor, a afirmao de que todos os seres humanos so iguais perante Deus uma afirmao tica, um princpio universal, e a lei que considera crime a segregao racial uma aplicao moral, bem como a lei que condena a escravido.

A tica deve ser, portanto, aplicada moralmente atravs dos cdigos legais. As leis so instrumentos de regulamentao social. De acordo com Clive Staples Lewis, telogo ingls, as leis so necessrias, pelo menos por trs razes. Em primeiro lugar, para promover uma arrumao e harmonizao no interior de cada ser humano em particular. Depois, para promover a justia e a harmonia entre os seres humanos. Finalmente, com o objetivo geral da vida humana como um todo, com o fim para o qual o homem foi criado, que se consolida na possibilidade de um mundo justo e fraterno habitado por seres humanos plenamente realizados, o que muitos de ns chamaramos cu ou paraso.

Em termos prticos, Lewis est dizendo que a lei protege a pessoa, e por isso o Ministrio da Sade obriga advertncias nos produtos txicos como fumo e lcool. Alm disso, a lei promove a justia, o que justifica a tributao como instrumento de distribuio de renda. Por fim, a lei viabiliza a utopia, que se expressa, por exemplo, na Declarao Universal dos Direitos Humanos. Consideraes finais

Geralmente se ouve que as pessoas se perguntam se vale pena ser honesto. A profecia de Rui Barbosa se cumpriu: De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustia, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. Mas receio que a questo seja um pouco pior: as pessoas j no se perguntam se a honestidade vale a pena, mas sim se a honestidade possvel.

Ainda no perdi a f. No perdi a esperana. No deixei de acreditar na dignidade do ser humano. Aprendi que o mundo est dividido em trs grupos de pessoas. Os otimistas ingnuos. Os pessimistas frustrados. E os realistas engajados. Espero somar entre os que esto de mangas arregaadas.

Вам также может понравиться