Вы находитесь на странице: 1из 7

INSTRUMENTAO BSICA (Medio de Nvel)

Medio de Nvel
Resumo Este artigo d uma viso geral sobre as principais tcnicas utilizadas industrialmente na medio de nvel, suas principais caractersticas e aplicaes. INTRODUO: Nvel a altura do contedo de um reservatrio que pode ser slido ou lquido. Trata-se de uma das principais variveis utilizadas em controle de processos contnuos, pois atravs de sua medio torna-se possvel: a) Avaliar o volume estocado de materiais em tanques de armazenamento. b) Balano de materiais de processos contnuos onde existam volumes lquidos ou slidos de acumulao temporria, reaes, mistura, etc. c) Segurana e controle de alguns processos onde o nvel do produto no pode ultrapassar determinados limites. Mtodos de medio de nvel de lquido Os trs tipos bsicos de medio de nvel so: a) direto b) indireto d) descontnuo MEDIO DIRETA a medio que tomamos como referncia a posio do plano superior da substncia medida. Neste tipo de medio podemos utilizar rguas ou gabaritos, visores de nvel, bia ou flutuador. Rgua ou Gabarito

Consiste em uma rgua graduada a qual tem um comprimento conveniente para ser introduzida dentro do reservatrio a ser medido.

A determinao do nvel se efetuar atravs da leitura direta do comprimento molhado na rgua pelo lquido.

INSTRUMENTAO BSICA (Medio de Nvel) Visores de Nvel

Este medidor usa o princpio dos vasos comunicantes, o nvel observado por um visor de vidro especial, podendo haver uma escala graduada acompanhando o visor.

Esta medio feita em tanques abertos e tanques fechados. Bia ou Flutuador Consiste numa bia presa a um cabo que tem sua extremidade ligada a um contrapeso. No contrapeso est fixo um ponteiro que indicar diretamente o nvel em uma escala. Esta medio normalmente encontrada em tanques abertos.

Medio de nvel indireta Neste tipo de medio o nvel medido indiretamente em funo de grandezas fsicas como : presso, empuxo , radiao e propriedades eltricas.

INSTRUMENTAO BSICA (Medio de Nvel) Medio de Nvel por Presso Hidrosttica (presso diferencial) Neste tipo de medio usamos a presso exercida pela altura da coluna lquida, para medirmos indiretamente o nvel, como mostrado na prxima pgina o Teorema de Stevin: P=H. Onde: P = Presso em mm H2O ou polegada H2O h = nvel em mm ou em polegadas = densidade relativa do lquido na temperatura ambiente.

Essa tcnica permite que a medio seja feita independente do formato do tanque seja ele aberto ou pressurizado. Medio por Presso Diferencial em Tanques Pressurizados.

Neste tipo de medio, a tubulao de impulso da parte de baixo do tanque conectada cmara de alta presso do transmissor de nvel. A presso atuante na cmara de alta a soma da presso exercida sob a superfcie do lquido e a presso exercida pela coluna de lquido no fundo do reservatrio. A cmara de baixa presso do transmissor de nvel, conectada na tubulao de impulso da parte de cima do tanque onde mede somente a presso exercida sob a superfcie do liquido.

INSTRUMENTAO BSICA (Medio de Nvel)

Supresso de Zero

Para maior facilidade de manuteno e acesso ao instrumento, muitas vezes o transmissor instalado abaixo do tanque. Outras vezes a falta de plataforma fixadora em torno de um tanque elevado resulta na instalao de um instrumento em um plano situado em nvel inferior tomada de alta presso. Em ambos os casos, uma coluna lquida se formar com a altura do lquido dentro da tomada de impulso, se o problema no for contornado, o transmissor indicaria um nvel superior ao real.

Elevao de Zero

Quando o fludo do processo possuir alta viscosidade, ou quando o fludo se condensa nas tubulaes de impulso, ou ainda no caso do fludo ser corrosivo, devemos utilizar um sistema de selagem nas tubulaes de impulso, das cmaras de baixa e alta presso do transmissor de nvel. Selam-se ento ambas as tubulaes de impulso, bem como as cmaras do instrumento.

INSTRUMENTAO BSICA (Medio de Nvel) Na figura da prxima pgina, apresenta-se um sistema de medio de nvel com selagem, no qual deve ser feita a elevao, que consiste em anular-se a presso da coluna lquida na tubulao de impulso da cmara de baixa presso do transmissor de nvel.

Medio de Nvel com Borbulhador

Com o sistema de borbulhador podemos detectar o nvel de lquidos viscosos, corrosivos, bem como de quaisquer lquidos distncia. Neste sistema necessitamos de um suprimento de ar ou gs e uma presso ligeiramente superior mxima presso hidrosttica exercida pelo lquido. Este valor normalmente ajustado para aproximadamente 20% a mais que a mxima presso hidrosttica exercida pelo lquido. O sistema borbulhador engloba uma vlvula agulha, um recipiente com lquido na qual o ar ou gs passar pelo mesmo e um indicador de presso. Ajustamos a vazo de ar ou gs at que se observe a formao de bolhas em pequenas quantidades. Um tubo levar esta vazo de ar ou gs at o fundo do vaso a qual queremos medir seu nvel, teremos ento um borbulhamento bem sensvel de ar ou gs no lquido o qual queremos medir o nvel. Na tubulao pela qual fluir o ar ou gs, instalamos um indicador de presso que indicar um valor equivalente a presso devido ao peso da coluna lquida. Nota-se que teremos condies de instalar o medidor a distncia.

INSTRUMENTAO BSICA (Medio de Nvel)

Medio de Nvel por Empuxo

Baseia-se no princpio de Arquimedes: Todo o corpo mergulhado em um fluido sofre a ao de uma fora vertical dirigida de baixo para cima igual ao peso do volume do fludo deslocado. A esta fora exercida pelo fludo do corpo nele submerso ou flutuante chamamos de empuxo. E=V. onde: E = empuxo V = volume deslocado = densidade ou peso especfico do lquido Baseado no princpio de Arquimedes usa-se um deslocador (displacer) que sofre o empuxo do nvel de um lquido, transmitindo para um indicador este movimento, por meio de um tubo de torque. O medidor deve ter um dispositivo de ajuste para densidade do lquido cujo nvel estamos medindo, pois o empuxo varia com a densidade.

Atravs dessa tcnica podemos medir nvel de interface entre dois lquidos no miscveis. Na indstria muitas vezes temos que medir o nvel da interface em um tanque contendo 2 lquidos diferentes. Este fato ocorre em torres de destilao, torres de lavagem, decantadores etc. Medio de Nvel por Radiao Os medidores que utilizam radiaes nucleares se distinguem pelo fato de serem completamente isentos do contato com os produtos que esto sendo medidos. Alm disso, dispensando sondas ou outras tcnicas que mantm contato com slidos ou lquidos tornando-se possvel, em qualquer momento, realizar a manuteno desses medidores, sem a interferncia ou mesmo a paralisao do processo.

INSTRUMENTAO BSICA (Medio de Nvel) Dessa forma os medidores que utilizam radiaes podem ser usados para indicao e controle de materiais de manuseio extremamente difcil e corrosivo, abrasivo, muito quente, sob presses elevadas ou de alta viscosidade. O sistema de medio por raios gamas consiste em uma emisso de raios gamas montados verticalmente na lateral do tanque do outro lado do tanque tero um cmara de ionizao que transforma a radiao Gama recebida em um sinal eltrico de corrente contnua. Como a transmisso dos raios inversamente proporcional a altura do lquido do tanque, a radiao captada pelo receptor inversamente proporcional ao nvel do lquido do tanque, j que o material bloquearia parte da energia emitida.

Вам также может понравиться