Вы находитесь на странице: 1из 29

TEORIA DO DIREITO NO SCULO XXI: DA SEMITICA AUTOPOIESE

Leonel Severo Rocha1

SUMRIO: 1. Introduo; 2. Sentido e Semitica do Direito; 2.1. Semitica e Semiologia: Saussure e Peirce; 2.2. Wittgenstein e Nova Retrica; 3. Sentido e Autopoiese; 3.1. Autopoiese em Maturana; 3.2. Autopoiese em Luhmann; 3.3. Autopoiese em Gunther Teubner; 3.4. Autopoiese em Jean Clam; 4. Consideraes Finais; 5. Referncias Resumo: A teoria do Direito aps passada a primeira dcada do sculo XXI precisa se aproximar das novas feies assimiladas pela dogmtica jurdica se pretende continuar a ser um espao de observao e reflexo construtiva. A dogmtica ainda continua ligada ao paradigma da linguagem, isto fora os juristas a reverem a sua semntica. Para tanto, observa-se a realizao das projees epistemolgicas de Humberto Maturana, e de Niklas Luhmann no Direito, para a construo de redes sociais voltada a sociedade como autopoiese. Nesta linha de idias, este ensaio pretende abordar as diferentes perspectivas existentes sobre a Teoria dos Sistemas Sociais Autopoiticos e sua relao com a produo do sentido e o paradoxo, a procura de um conceito que possa ser operacionalizado pelo Direito. Palavras-Chave: Semitica. Autopoiese. Teoria do Direito. Linguagem Jurdica. Luhmann. Maturana. Teubner.

Abstract: After the first decade of this century the theory of law needs to approach the new features assimilated by legal dogmatics whether to remain a space of observation and constructive thinking. The dogmatic is still linked to the language paradigm, that forces the lawyers to review their semantics. For both, there is the realization of Humberto Maturana and Niklas Luhmanns epistemological projections in law to build social networks focused on society as autopoietic. This paper attempts to show the different perspectives on the theory of autopoietic social systems and their relationship with the production of meaning and paradox, the search for a concept that can be operationalized by law. Keywords: Semiotics. Autopoiesis. Theory of Law. Legal Language. Luhmann. Maturana. Teubner

O texto d continuidade s pesquisas que estamos desenvolvendo no mbito do PPG em Direito da UNISINOS, no Projeto de Pesquisa intitulado "Direito Reflexivo e Policontexturalidade", que conta com o apoio do CNPq. 1 Dr. EHESS-Paris-Frana e Ps-Dr. UNILECCE-Itlia. Professor Titular da UNISINOS-RS e da UCS.

1. INTRODUO

A teoria do Direito passada a primeira dcada do sculo XXI precisa se aproximar das novas feies assimiladas pela dogmtica jurdica para se tornar um espao de observao e reflexo construtiva. A dogmtica ainda se organiza a partir da nfase analtica da resposta, ao invs, de acentuar a pergunta. Para a realizao desta transio prope-se observar as projees epistemolgicas de Humberto Maturana, e de Niklas Luhmann para o Direito, perante o advento de uma sociedade prenha de redes sociais autopoiticas. Nesta linha de idias, este ensaio pretende abordar inicialmente o paradigma da linguagem adotado na teoria do Direito, manifesto, notadamente, pela Semitica. Para a seguir, introduzir as diferentes perspectivas existentes sobre a Teoria dos Sistemas Sociais Autopoiticos e sua relao com a produo do sentido e o paradoxo, a procura de um conceito que possa ser operacionalizado pelo Direito. Para tanto, abordaremos inicialmente o sentido e a semitica do Direito (2). Neste item, em um primeiro momento (2.1), relataremos os primeiros passos produzidos pelos lingistas para a elaborao de uma cincia dos signos (Semitica ou Semiologia), em especial as contribuies de Saussure e Peirce. Por conseguinte, ainda nesse mesmo ponto, comentaremos brevemente as suas principais manifestaes e reflexos no mbito da teoria jurdica. Finalmente, em um derradeiro momento (2.2), situaremos as principais correntes tericas contemporneas e nossa proposta de trabalho desde a Semitica. Aps isso, analisaremos a ideia de autopoiese e a concepo de sentido em diferentes perspectivas (3), quais sejam, os pontos de observao de Humberto Maturana (3.1), de Niklas Luhmann (3.2). Em seguida, abordaremos as suas releituras feitas na rea do Direito por Gunther Teubner (3.3) e Jean Clam2 (3.4). Partindo destas perspectivas, poderemos apontar para uma retomada das questes tradicionais da Teoria do Direito, abrindo-as para uma observao policontextural, ainda no alcanada pela dogmtica jurdica.
2

Na Amrica Latina existem perspectivas autopoiticas prprias desenvolvidas por Marcelo Neves (NEVES, Marcelo. Transconstitucionalismo. So Paulo: Martins Fontes, 2009), de um lado, e de outro, por Dario Rodriguez (MANSILLA, Daro Rodriguez e BRETN, Maria P. Opazo. Comunicaciones de la Organizacin. Con colaboracin de Ren Rios F. Chile: Ediciones Universidad Catlica de Chile, 2007) e Javier Torres Nafarrate (NAFARRATE, Javier T. La Sociologa de Luhmann como "sociologa primera". In: Ibero Forum. Notas para debate. Primavera, nmero I, ano I, 2006.). Estas posturas sero analisadas por ns em outro texto.

2. SENTIDO E SEMITICA DO DIREITO

No sculo passado, com a institucionalizao da linguagem como paradigma dominante, a Semitica foi adotada como uma das matrizes tericas privilegiadas para a investigao jurdica e, consequentemente, para a anlise da produo do sentido jurdico. Este projeto, para gerar resultados positivos, encarregou-se da tarefa de elaborao de um novo espao terico denominado Semitica Jurdica. claro que as tentativas de construo de uma Semitica Jurdica dependeram, evidentemente, da constituio da prpria Semitica3.

2.1. SEMITICA E SEMIOLOGIA: SAUSSURE E PEIRCE

Primeiramente: a Semitica se diferencia da Semiologia. A Semiologia o estudo emprico dos signos e dos sistemas de signos verbais e no verbais na comunicao humana. A Semiologia teve, historicamente, dois momentos principais: o primeiro, ultrapassa a instncia pr-cientfica das reflexes sobre a linguagem; o segundo, caracterizado pela tentativa de adotar-se o padro estrutural da cincia dos signos como padro ideal para a produo da unidade epistemolgica para as cincias humanas: a semiologia estruturalista deveria tornar-se a metodologia que permitiria a unidade dos saberes. No entanto, o movimento inicial, que pretendeu construir uma cincia dos signos em sentido estrito, teve suas origens nos estudos dos linguistas sobre a linguagem natural, e tambm nos estudos dos lgico-matemticos a respeito das linguagens artificiais formalizadas. Ao mesmo tempo, mas independentemente, na Europa e nos Estados Unidos, o linguista Ferdinand Saussure4 e o lgico Charles Sanders Peirce5 sugeriram a construo de uma teoria geral dos signos. O primeiro nomeou-a

O projeto de elaborao de uma cincia dos signos e suas influncias sobre a teoria jurdica foi por ns analisado juntamente com Lus Alberto Warat. In: WARAT, Luis Alberto e ROCHA, Leonel Severo. O Direito e sua Linguagem. 2 verso. Porto Alegre: SAFE, 1995. 4 SAUSSURE, Ferdinand. Cours de Linguistique Gnrale. dition prpare par Tullio de Mauro. Paris: Payot, 1985. 5 PEIERCE, Charles Sanders. Semitica e Filosofia. So Paulo: Cultrix/Ed. da USP, 1979.

Semiologia, e o segundo, Semitica. Esta cincia, conforme Warat6, deveria dedicar-se ao estudo das leis e conceitos metodolgicos gerais que pudessem ser considerados vlidos para todos os sistemas sgnicos. Para Saussure "le signe linguistique unit non use chose et un nom, mais un concept et une image acoustique"7. Assim, seria um estudo dirigido para a determinao das categorias e das regras metodolgicas necessrias para a formao de tal sistema, sendo o signo a sua unidade mnima de anlise. importante destacar, desde j, que Saussure parte de uma lgica didica, contrapondo, deste modo, lngua/fala, sincronia/diacronia, significante/significado. Para Saussure, o signo lingustico constitudo pela combinao de significante e significado. O significante possui contedo material perceptvel como, por exemplo, a informao sonora ou visual. O significado, por sua vez, o contedo conceitual e abstrato. Simbolicamente, podemos demonstrar o modelo didico de Saussure a partir da seguinte imagem:

J para Peirce, "um signo, ou representamen, algo que, sob certo aspecto, ou de algum modo, representa alguma coisa para algum. Dirige-se a algum, isto , cria na mente dessa pessoa um signo equivalente, ou talvez um signo melhor desenvolvido. Ao signo assim criado, denomino interpretante do primeiro signo. O signo representa alguma coisa, seu objeto"8. Para Peirce, o representamen est ligado, portanto, a trs

WARAT, Luis Alberto e ROCHA, Leonel Severo. O Direito e sua Linguagem. 2 verso. Porto Alegre: SAFE, 1995. Ver tambm o livro: WARAT, Luis Alberto. A Definio Jurdica. Porto Alegre: Atrium, 1977. Alis, neste livro, para Warat, importante considerar dentro da teoria definitria os aspectos das relaes dos termos com a realidade. Nessa perspectiva, "quando algum solicita a definio de um termo de classe, o que est pedindo que se lhe proporcione o significado do mesmo", conforme WARAT, Luis Alberto. A Definio Jurdica. Op. cit., p. 3. 7 SAUSSURE, Ferdinand. Cours de Linguistique Gnrale. dition prpare par Tullio de Mauro. Paris: Payot, 1985, p. 98. 8 PEIERCE, Charles Sanders. Semitica e Filosofia. So Paulo: Cultrix/Ed. da USP, 1979, p. 94.

coisas: o fundamento, o objeto e o interpretante9. Conforme Peirce, a relao sgnica enquanto tal, tridica. Isto , dito de outro modo, se compe de signo, no sentido restrito da palavra, o objeto designado e o interpretante10. O modelo tridico, acima referido, pode ser simbolicamente esquematizado a partir da seguinte figura:

J falamos anteriormente que com Pierce comea a se delinear um projeto semitico muito mais preocupado com a correo lgica e sucessivas retificaes das sistematizaes dos diferentes discursos da cincia, do que com a prpria cincia dos signos11. No obstante, na atualidade, usamos indistintamente no estudo do Direito, os signos Semiologia e Semitica quase como sinnimos. Ns optamos por utilizar, na atualidade, o signo Semitica. A Semitica divide-se tradicionalmente, segundo Carnap12, em trs partes: sintaxe, semntica e pragmtica. O segundo momento, chamado de estruturalismo, tambm se inspiraria em Saussure. No entanto, o estruturalismo, a partir da idia de que o conhecimento
9

Em virtude disso, Peirce acredita que a cincia da semitica tem trs ramos: "o primeiro a gramtica pura, sendo sua tarefa determinar o que deve ser verdadeiro quanto ao representamen utilizado por toda inteligncia cientfica a fim de que possam incorporar um significado qualquer. O segundo ramo o da lgica propriamente dita. a cincia do que quase necessariamente verdadeiro em relao aos representamens de toda inteligncia cientfica a fim de que possam aplicar-se a qualquer objeto, isto , a fim de que possam ser verdadeiros. O terceiro ramo a retrica pura. (...) Seu objetivo o de determinar as leis pelas quais, em toda inteligncia cientfica, um signo d origem a outro signo e, especialmente, um pensamento acarreta outro". PEIRCE, Charles Sanders. Semitica. 3 Edio. So Paulo: Perspectiva, 2003, p. 46. 10 APEL, Karl-Otto. El Camino del Pensamiento de Charles S. Peirce . Madrid: Visor (Coleccin La Balsa de la Medusa), 1997, p. 184. 11 WARAT, Luis Alberto e ROCHA, Leonel Severo. O Direito e sua Linguagem. 2 verso. Porto Alegre: SAFE, 1995, p. 14. 12 CARNAP, Rudolf. The Logical Syntax of Language. Chicago: Open Court, 1934 (1 ed.).

formado por estruturas interdependentes, enfatizaria muito mais o discurso do que os signos, como seu eixo metodolgico para a anlise das cincias sociais. Neste sentido, a Semiologia seria quase como uma cincia das cincias, uma epistemologia dos diferentes discursos sobre o mundo. A anlise dos signos permitiria para Saussure estudos multidisciplinares, provocando a sua preocupao fundamental em determinar critrios que permitissem a autonomia e pureza de uma cincia dos signos. Neste sentido, Saussure procura reconstruir no plano do conhecimento um sistema terico que explicasse o funcionamento dos diferentes tipos de signos. Este projeto semiolgico, ao orientar-se para as diversas linguagens naturais, colocou em evidncia a funo social do signo. Assim, a Semiologia nos daria as leis que regem os signos e a sua natureza. A condio mnima de anlise se fundamenta na possibilidade da constituio de unidades significantes diferenciveis. Em outra oportunidade falamos que "o maior mrito de Saussure encontra-se, indiscutivelmente, em sua revolucionria postura epistemolgica, que determinou a possibilidade de refletir, a partir de um novo lugar terico, sobre os diferentes sistemas sgnicos"13. Na construo dos diferentes sistemas de signos das linguagens naturais, Saussure escolheu, como modelo analtico, a lingustica - teoria dos signos verbais. A lingustica tem em Saussure duas funes: por um lado, ela vista como uma parte da Semiologia, ligada a um domnio mais vasto e definido do conjunto dos signos da comunicao humana; por outro lado, ela o eixo em torno do qual se formam as categorias translingusticas, que constituem o princpio ordenador para a compreenso dos outros sistemas de signos. A lingustica em Saussure ocupa, ento, uma funo primordial, pois graas a suas categorias analticas que a Constituio da Semiologia torna-se possvel: a Semiologia como estudo dos signos na comunicao humana. Para tanto, Saussure parte das linguagens verbais para a descrio dos distintos sistemas sgnicos. O privilgio dado a lingustica provm do fato que todo o conjunto de signos no-lingusticos deve buscar as suas possibilidades de sistematizao desde a linguagem natural logicamente ordenada14. Em nossa opinio, indo um pouco alm de Saussure, juntamente com Warat, poder-se-ia afirmar que, em realidade, existe somente uma lingustica dos signos verbais
13 14

WARAT, Luis Alberto e ROCHA, Leonel Severo. O Direito e sua Linguagem. Op. cit., p. 19. Ainda conforme WARAT, Luis Alberto e ROCHA, Leonel Severo. O Direito e sua Linguagem. Op. cit.

e outra dos signos no-verbais, sendo a Semiologia uma lingustica geral. A semiologia, j falamos, possui seu "campo temtico delimitado a partir dos lugares no teorizados pela lingustica, isto , preocupa-se com os processos de produo e mutao das significaes conotativas (ideolgicas) da comunicao social"15. Pode-se dizer que, como Barthes o assinala, a Semiologia de Saussure se apresenta como uma linguagem das linguagens, como uma metalinguagem que toma as diferentes linguagens como a sua linguagem-objeto. Assim, Saussure v a Semiologia como um nvel lingustico diferente daquele das linguagens analisadas e, nesse sentido, ele se afasta da materialidade social que forma a significao. Isto , desde uma perspectiva que reivindica tambm uma anlise das condies poltico-sociais que influem na significao, Saussure deixou incompleto o seu projeto no tocante as relaes dos signos com a ideologia e a histria16. Peirce, por sua parte, sublinha a funo lgica do signo para a constituio da Semitica. Para ele, a lgica, num sentido lato, seria quase sinnimo de Semitica. A Semitica seria, por esta razo, uma teoria geral dos signos, reconhecida como disciplina na medida em que o processo de abstrao produziria os julgamentos necessrios para a caracterizao lgica dos signos empregados na prtica cientfica. A Semitica deveria conter num clculo lgico o conjunto dos sistemas significantes. Assim, ao contrrio de Saussure, preocupado com o tratamento cientfico das linguagens naturais, Peirce se voltaria para as prxis lingusticas das cincias. De qualquer maneira, mesmo que Peirce no nos tenha deixado uma obra sistematizada, parece-nos razovel a opinio de Nagel, que encontra coincidncias entre as suas idias e aquelas do Crculo de Viena, contrrio a qualquer transcendentalismo. Nesta perspectiva, existe uma idia fundamental do Crculo com a qual Peirce estaria plenamente de acordo: as condies semnticas de verificao (cuja abrangncia Carnap reduziria com o passar do tempo). Para Peirce, uma idia sempre a apresentao de certos efeitos sensveis. Com ele se inicia um projeto semitico mais preocupado com a correo lgica e com as retificaes sucessivas da sistematizao dos diferentes discursos da cincia do que com a prpria cincia dos signos. Ns temos ento uma outra coincidncia entre Peirce e o neopositivismo lgico no tocante funo de dependncia atribuda Semitica em relao s linguagens da cincia. Uma diferena
ROCHA, Leonel Severo. A Problemtica Jurdica: uma introduo transdisciplinar. Porto Alegre: SAFE, 1985, p. 35. 16 Conforme j mencionamos em ROCHA, Leonel Severo. Epistemologia Jurdica e Democracia. 2 ed. So Leopoldo: Unisinos, 2003.
15

marcante entre Peirce e o neopositivismo o fato de que para o americano o signo ocupa um lugar de destaque, enquanto que para os austracos o mais importante so os discursos. Para os membros do Crculo Viena cincia e lingustica so dois termos correlatos: a problemtica cientfica depende da construo de uma linguagem rigorosa apta a explicar os dados do mundo. Nesta perspectiva, o positivismo lgico assume o rigor discursivo como o paradigma da pesquisa cientfica. Ele afirma ainda que nenhuma proposio isolada fornece um conhecimento efetivo sobre o mundo. Toda proposio significativa na medida em que possa ser integrada num sistema. Em consequncia, no se pode desconhecer as regras de funcionamento da linguagem da cincia, sob pena de termos nosso conhecimento obscurecido por certas perplexidades de natureza estritamente lingustica. Eis porque o Crculo de Viena erigiu a linguagem como objeto de sua investigao e como instncia fundamental da problemtica cientfica. Neste sentido, a Semitica o nvel de axiomatizao dos sistemas de significao, vistos como modelos matemticos das diferentes linguagens da cincia. As linguagens no se esgotam nas informaes transmitidas, pois elas engendram uma srie de ressonncias significativas que tm a sua origem tambm nas contradies da materialidade social. Deste ponto de vista, estas concepes epistemolgicas, como o caso do positivismo lgico, ao identificarem, como vimos supra, a cincia com a linguagem, a partir de uma atitude reducionista que pensa a linguagem como uma estrutura textual autosuficiente (autopoitica, na linguagem de hoje), descobrindo a significao no interior do prprio sistema por ela criado, esquecem as outras cenas de produo da significao. Isto , a influncia da sociedade na produo dos sentidos ignorada. Esta concepo axiomatizante da Semitica ligada assim a uma filosofia cientificista que obedece a uma concepo ontolgica da verdade. E nessa lgica todo o enunciado que no possa passar pelo critrio semntico de verificao no teria sentido. Nesta ontologia as funes persuasivas das linguagens no teriam nenhum espao. O simblico, os nveis de mediao dos discursos, e a especificidade poltica dos discursos no seriam abordados.

2.2. WITTGENSTEIN E NOVA RETRICA

Estas concepes baseadas na construo de proposies axiomatizantes das linguagens foram contestadas por vrias correntes tericas contemporneas. Duas das posturas que as criticaram, procurando acentuar a importncia da anlise contextual para a explicitao do sentido dos signos, foram a Filosofia da Linguagem Ordinria (inspirada no segundo Wittgenstein17 - Investigaes Filosficas) e a Nova Retrica. A Filosofia da Linguagem Ordinria procurou demonstrar, contrariamente ao Crculo de Viena, que o objeto da Semitica deveria ser a anlise das imprecises significativas originadas nas distintas significaes expressas pelas intenes dos emissores e receptores na comunicao. Tal postura deveria ento investigar as ambiguidades e vaguezas dos discursos a partir de suas funes pragmticas (diretivas, emotivas e informativas). Entretanto, pode-se dizer, resumindo-se esta atitude, que ela no chegou a ultrapassar no seu estudo das incertezas significativas, um certo psicologismo, no sentido de que se reduziu exageradamente relao emissor-receptor. Os Novos Retricos, por seu lado, como Perelman18 e Viehweg19, tambm criticam a reduo da Semitica aos nveis da sintaxe e da semntica, a partir de um retorno a Aristteles para recuperar-se a noo de "Tpica". Na tpica, Aristteles explica que existem raciocnios demonstrativos, baseados na idia de verdade, e raciocnios persuasivos, baseados na verossimilhana. Os raciocnios persuasivos se articulariam desde uma cadeia de argumentao tpica, constituda por pontos de vista geralmente aceitos, os "topoi". Os topoi seriam uma espcie de elementos calibradores dos processos argumentativos. No entanto, assim como a Filosofia da Linguagem Ordinria, os Novos Retricos tambm no ultrapassaram um certo sentido psicologista na anlise dos discursos20. Outra vertente contempornea que igualmente est revisando as contribuies da Semitica do incio do sculo a lgica dentica, que tem procurado elaborar, no sem muitas dificuldades, anlises lgicas dos discursos do Direito e da moral.

17

O primeiro Wittgenstein, que influenciou o neopositivismo, escreveu o clssico Tractatus LogicoPhilosophicus. Paris: Gallimard, 1961. 18 PERELMAN, Cham. Le Champ de L'argumentation. Bruxelles: Presses Universitaires de Bruxelles, 1970. Hoje em dia a obra de Perelman foi retomada e ampliada por Franois Ost. Para tanto, ver o livro: OST, Franois. Raconter la Loi. Aux Sources de L'imaginaire jurdique. Paris: Odile Jacob, 2004. 19 VIEHWEG, Theodor. Topica y jurisprudencia. 1. ed. Madrid: Taurus, 1986. 20 Em outra perspectiva, que no nos interessa analisar no momento, a Teoria do Direito americana elaborou uma viso do Direito interpretado a partir da Literatura. Como exemplo, o livro de POSNER, Richard. Law and Literature. Cambridge: Harvard University Press, 1998. No Brasil, surgiram correntes hermenuticas que, a partir de Hans-Georg Gadamer, enfatizam a hermenutica jurdica. Ver, nesse sentido, STRECK, Lenio Luis. Verdade e Consenso. Constituio, Hermenutica e Teorias Discursivas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.

Muito importante tambm a anlise dos "Atos de Fala", proposta por Austin e Searle, que valoriza os "Atos Revolucionrios" da comunicao. Austin, como se sabe, distingue entre Ato Locucionrio, Ato Ilocucionrio e Perlocucionrio21. Por outro lado, uma tendncia relevante (entre tantas outras), que existe hoje nos Estados Unidos, a de Richard Posner, que recoloca a discusso da interpretao do sentido do Direito como sendo um "judicial cosmopolitanism"22, que, evidentemente, no trabalharemos aqui. Tambm no nos interessa, nesse momento, analisar a Teoria da Ao Comunicativa de Habermas. Se quisssemos discutir questes polticas relacionadas com a democracia na atualidade, levaramos em considerao a obra sobre a excluso social e a dignidade de Martha Nussbaum, "The Frontiers of Justice"23. Passaremos, agora, ao prximo ponto, onde pretendemos observar como a autopoiese pode apresentar-se como uma perspectiva diferenciada e atual para se observar a produo de sentido no Direito.

3. SENTIDO E AUTOPOIESE

A Autopoiese caracteriza-se pela redefinio da perspectiva de produo do sentido originria da linguagem-signo, para uma nfase na Comunicao e Autoreproduo com autonomia perante o ambiente a partir da idia de sistema. Iremos abordar, a seguir, as posturas tericas exemplares de Maturana, Luhmann, Teubner e Clam.

3.1 AUTOPOIESE EM MATURANA

21

Muitos destes temas foram por ns melhor desenvolvidos no texto elaborado para Universidade de Coimbra, durante nossa estada como professor visitante em 2006, intitulado: Da Epistemologia Jurdica Normativista ao Construtivismo Sistmico. Coimbra: Boletim da Faculdade de Direito , Stvdia Ivridica, 90, Ad Honorem 3, 2007. 22 POSNER, Richard A. How Judges Think. Cambridge: Harvard University Press, 2008. 23 NUSSBAUM, Martha C. The Frontiers of Justice. Cambridge: Harvard University Press, 2006.

Humberto Maturana, juntamente com Francisco Varela, foi o primeiro a utilizar contemporaneamente, com sucesso, a ideia de autopoiese. Por isso toda a discusso deve necessariamente levar em considerao este marco inicial. Maturana surpreende os observadores mais tradicionais pela afirmao e confirmao dos obstculos necessrios para o conhecimento do conhecimento. As relaes entre a biologia e cognio nunca mais sero as mesmas depois da autopoiese. Maturana inicia suas reflexes sobre a autopoiese a partir das ideias de organizao e estrutura, entendendo por organizao as relaes que devem dar-se entre os componentes de algo para que os reconhea como membros de uma classe especfica, e por estrutura de algo os componentes e relaes que concretamente constituem uma unidade particular realizando sua organizao24. O reconhecer que caracteriza os seres vivos , portanto, sua organizao, que permite relacionar uma grande quantidade de dados empricos sobre o funcionamento celular e sua bioqumica. A noo de autopoiese, deste modo, no est em contradio com este corpo de dados, ao contrrio: apia-se neles, e prope, explicitamente, interpretar tais dados desde um ponto de vista especfico que enfatiza o fato de que os seres vivos so entidades autnomas. Estamos utilizando a palavra autonomia em seu sentido corrente, isto , um sistema autnomo se capaz de especificar sua prpria legalidade, o que prprio dele. Nesse sentido, Maturana ainda entende que, "para comprender la autonomia del ser vivo, debemos comprender la organizacin que lo define como unidad"25. Para Maturana o sentido produzido por distines. O ato de assinalar qualquer ente, coisa ou unidade, est ligado realizao de um ato de distino que separa o assinalado como distinto de um fundo. Cada vez que nos referimos a algo, explcita ou implicitamente, estamos especificando um critrio de distino que assinala aquilo do que falamos, e especifica suas propriedades como ente, unidade ou objeto26. Conforme Maturana, "el modo particular como se realiza la organizacin de un sistema particular (clase de componentes y las relaciones concretas que se dan entre ellos) es su estructura"27. Assim, a organizao de um sistema necessariamente

24

MATURANA ROMESN, Humberto; VARELA, Francisco. El rbol del Conocimiento. Las bases biolgicas del entendimiento humano. Buenos Aires: Lumen, 2003, p. 28. 25 Idem, ibidem, p. 28. 26 Idem, ibidem, p. 24. 27 MATURANA ROMESN, Humberto. Biologa del Fenmeno Social. Disponvel em: <http://www.ecovisiones.cl.>. Acesso em: 25 de jul. de 2009.

invariante, sua estrutura pode mudar. Nessa tica, a organizao que define um sistema como ser vivo uma organizao autopoitica. Sobre a organizao autopoitica na obra de Maturana, Daro Rodriguez afirma que "los seres vivos comparten la misma organizacin autopoitica, aunque cada uno es distinto a los dems porque su estructura es nica. La organizacin autopoitica se caracteriza porque su nico producto es ella misma"28. A ntima relao existente entre organizao e estrutura fica clara quando Maturana afirma que um ser vivo permanece vivo enquanto sua estrutura, "cualesquiera sean sus cambios, realiza su organizacin autopoitica, y muere si en sus cambios estructurales no se conserva esta organizacin29. Outra ideia igualmente importante na teoria de Maturana, que est intimamente ligada s noes de organizao e de estrutura a de cognio. Como vimos, os sistemas vivos so sistemas determinados pela estrutura. Estes sistemas, quando interagem entre si, no permitem, portanto, interaes instrutivas, o que significa afirmar que tudo o que acontece em seu interior ocorre como mudana estrutural 30. Nesse sentido a importncia, para Maturana, de que ns, observadores, entendamos por cognio, aquilo que revele "lo que hacemos o cmo operamos en esas coordinaciones de acciones y relaciones cuando generamos nuestras declaraciones cognitivas"31. Para chegar definio do conceito biolgico de autopoiese, Maturana precisa erigir como trs pilares bsicos os conceitos de observador, organizao e estrutura. Quanto organizao e estrutura j se falou acima. O observador, por sua vez, na obra de Maturana, pode ser considerado

"un ser humano, una persona; alguien que puede hacer distinciones y especificar lo que distingue como una entidad (un algo) diferente de s mismo, y puede hacerlo con sus propias acciones y pensamientos recursivamente, siendo capaz siempre de operar como alguien externo (distinto) de las circunstancias en las que se encuentra l mismo"32.

28

MANSILLA, Daro Rodriguez e BRETN, Maria P. Opazo. Comunicaciones de la Organizacin. Con colaboracin de Ren Rios F. Chile: Ediciones Universidad Catlica de Chile, 2007, 104. 29 Idem, ibidem. 30 MATURANA ROMESN, Humberto. La Realidad: Objetiva o construida? Vol. I - Fundamentos biolgicos de la realidad. Mxico: Universidad Iberoamericana/Iteso, 1997, p. 65-66. 31 Idem, ibdem, p. 66. 32 MATURANA ROMESN, Humberto. La Realidad: Objetiva o construida? Vol. II - Fundamentos biolgicos del conocimiento. Mxico: Universidad Iberoamericana/Iteso, 1997, p. 228-229.

Os observadores so, em ltima anlise, sistemas vivos. Sistemas vivos so sistemas autopoiticos, uma vez que "la organizacin de un sistema autopoitico es la organizacin autopoitica. Un sistema autopoitico que existe en el espacio fsico es un sistema vivo"33. De qualquer maneira, Maturana estabelece claramente a importncia do construtivismo34 para a metalinguagem da cognio da sociedade moderna. Isto lhe permite, como se sabe, propor uma anlise pragmtica radical da comunicao e da linguagem, vendo a cognio como um acoplamento estrutural adequado dos sistemas vivos a seu aspecto ecolgico. Para Maturana, viver conhecer. Da que ns, seres humanos, nos descubrimos como observadores de la observacin cuando comenzamos a observar nuestra observacin en nuestro intento de describir y explicar lo que hacemos35. Maturana ainda aponta para um paradoxo, retomado por Luhmann de uma forma crtica, denominado ontologia do observador.

3.2 AUTOPOIESE EM LUHMANN

A metodologia de Niklas Luhmann parte do pressuposto de que possvel comparar em uma teoria da sociedade diversos sistemas voltados para uma determinada funo. Esta estratgia foi iniciada por Talcott Parsons36. Para Luhmann, no prefcio do livro "Sociedade da Sociedade"37, a importncia da ideia de comparao aumenta na medida "em que se admite que no possvel deduzir a sociedade de um princpio ou de uma norma transcendente seja na maneira antiga de justia, da solidariedade ou do consenso racional". Por isso, Luhmann afirma que possvel analisar-se campos heterogneos como a Cincia, o Direito, a Economia e a Poltica colocando-se de manifesto estruturas que podem ser comparadas. No recorrendo ao conceito de ao e

33 34

Idem, ibidem, p. 232. Interessantes reflexes acerca do construtivismo por parte de autores como Maturana, Varela, Luhmann, Dupuy, entre outros, podem ser vistas em: WATZLAWICK, Paul e KRIEG, Peter (Comps.). El Ojo del Observador: contribuciones al constructivismo. Barcelona: Gedisa, 1996. 35 MATURANA ROMESN, Humberto. La Ciencia y la Vida Cotidiana: la ontologa de las explicaciones cientficas. In: WATZLAWICK, Paul e KRIEG, Peter (Comps.). El Ojo del Observador: contribuciones al constructivismo. Op. cit., p. 158. 36 PARSONS, Talcott and SHILS, Edward A. Toward a General Theory of Action. Theoretical Foundations for the Social Sciences. New Brunswick: Transaction Publishers, 2007. 37 LUHMANN, Niklas. La Sociedad de la Sociedad. Traduo de Javier Torres Nafarrate. Mxico: Ed. Herder/Universidad Iberoamericana, 2007.

de sua decomposio analtica, como fez Parsons, mas exatamente a observao da diversidade desses campos onde podem ser aplicados o mesmo aparato conceitual. Niklas Luhmann assume, portanto, a proposta de um construtivismo voltado produo do sentido desde critrios de auto-referncia e auto-organizao introduzidos pela autopoiese. Porm, a formao luhmanniana inspira-se na metodologia sistmica. A autopoiese aparece, assim, como uma diferena importante entre Luhmann e Parsons. Para Luhmann, a grande questo que relaciona o Direito e a Sociedade caracterizada pela oposio entre auto-referncia e hetero-referncia, ou entre sistemas fechados e sistemas abertos. Luhmann aponta para a questo colocada por Tarski de que a identidade sempre o desdobramento de uma tautologia. No caso do Direito, o Direito enfrenta o problema da ruptura de sua identidade do Direito com o prprio Direito, ou seja, a unidade da prpria distino. Luhmann, no livro Direito da Sociedade, afirma que "o sistema jurdico deve ento observar aquilo que tem que ser manejado no sistema como comunicao especificamente jurdica"38. Niklas Luhmann indica, nesse momento, o tema que objeto de toda nossa reflexo, dizendo que com a ajuda da Teoria dos Sistemas operativamente fechados se pode superar o debate entre "a semitica e a anlise lingustica que por certo tambm se aplica no Direito. No que se refere aos signos ou a linguagem, a tradio francesa surgida a partir de Saussure tem salientado, sobretudo, os aspectos estruturais; a tradio americana est baseada em Peirce, onde ao contrrio, tem se acentuado os aspectos pragmticos"39. De todo modo, para Luhmann, tanto em um caso como em outro, acentua-se a inteno do falante nos 'speech acts' no sentido de Austin e Searle. Luhmann salienta, nesse sentido, que nem a anlise estruturalista, nem a dos atos de fala, aplicados ao Direito, tiveram resultados interessantes. Por isso a iniciativa deste autor de avanar alm de Saussure e Pierce em direo de uma teoria da comunicao, que permitiria Teoria do Direito acesso a novos problemas. Para Luhmann na comunicao no se pode prescindir nem de operaes comunicativas nem das estruturas. No obstante, a prpria comunicao no possvel de ser reduzida ao comunicativa, pois ela abarca tambm a informao e o ato de comunicar.
38

LUHMANN, Niklas, El Derecho de la Sociedad. Trad. Javier Torres Nafarrate. Mxico: Universidad Iberoamericana/Coleccin Teora Social, 2002, p. 90. 39 Idem, ibidem, p. 90.

Entre estrutura e operao existe uma relao circular, de tal sorte que as estruturas s podem ser criadas e mudadas por meio destas operaes que, a sua vez, se especificam mediante as estruturas. Nestes dois aspectos a Teoria da Sociedade considerada como sistema operativamente fechado a mais omni-compreensiva e, se entendermos o sistema do Direito como um sistema parcial da sociedade, ento ficam excludas tanto as pretenses pragmticas de domnio como as estruturalistas40.

Em meio a essas reflexes, j podemos situar o conceito de autopoiese em Luhmann. Conforme este autor:

el concepto de produccin (o ms bien de poiesis) siempre designa slo una parte de las causas que un observador puede identificar como necesarias; a saber, aquella parte que puede obtenerse mediante el entrelazamiento interno de operaciones del sistema, aquella parte con la cual el sistema determina su proprio estado. Luego, reproduccin significa en el antiguo sentido de este concepto produccin a partir de productos, determinacin de estados del sistema como punto de partida de toda determinacin posterior de estados del sistema. Y dado que esta produccin/reproduccin exige distinguir entre condiciones internas y externas, con ello el sistema tambin efecta la permanente reproduccin de sus lmites, es decir, la reproduccin de su unidad. En este sentido, autopoiesis significa: produccin del sistema por s mismo 41.

Assim sendo, quando Luhmann fala em produo do sistema por si mesmo, significa que o sistema opera recursivamente mediante um fechamento operativo. Nafarrate e Rodrigues afirmam que "la clausura operativa de la autopoiesis hace relacin directa al nivel de estabilidad que alcanza una operacin, bajo condiciones determinadas, y en la que necesariamente esta operacin tiende a formar un clculo recursivo que siempre debe volver sobre s mismo (autorreferente)"42. Como a proposta deste ensaio observar a produo do sentido e a autopoiese do Direito, importante situar que, em Luhmann, "el sentido se produce exclusivamente como sentido de las operaciones que lo utilizan; se produce por tanto slo en el momento en que las operaciones lo determinan, ni antes, ni despus 43. Diferentemente do que se poderia pensar, a problemtica do sentido no cai em uma ontologia, uma vez
40

LUHMANN, Niklas, El Derecho de la Sociedad. Op. cit., p. 91. LUHMANN, Niklas. La Sociedad de la Sociedad. Traduo de Javier Torres Nafarrate. Mxico: Ed. Herder/Universidad Iberoamericana, 2007, p. 69-70. 42 MANSILLA, Dario R. e NAFARRATE, Javier T. Autopoiesis, la unidad de una diferencia: Luhmann y Maturana. In: Sociologias (Dssie). Porto Alegre, ano 5, nmero 9, jan/jun 2003, p. 114. 43 Idem, ibidem, p. 27.
41

que "el sentido es entonces un producto de las operaciones que lo usan y no una cualidad del mundo debida a una creacin, fundacin u origen, o que nos leva a afirmar que com a tese do sentido se restringe tudo o que possvel resolver atravs da sociedade, pois a sociedade um sistema que estabelece sentido44. Por isso insistimos, na teoria da sociedade vista desta forma, pois "a autopoiese tem a proposta de pensar essas questes de uma forma completamente diferente, de um ponto de vista que, perante os critrios de verdade da dogmtica jurdica, so paradoxais. Toda produo de sentido depende da observao"45. Finalmente, importante destacar, conjuntamente com Stamford, que, "ainda que a teoria dos sistemas tenha sido objeto de fortes crticas e rejeies, para servir como leitura da vida em sociedade, Luhmann insiste que partir dela uma forte candidata para se construir uma teoria social da sociedade, uma teoria dos sistemas de sentido socialmente produzido, reproduzido, produzido novamente"46.

3.3. AUTOPOIESE EM GUNTHER TEUBNER

Gunther Teubner embora se insira em seus primeiros trabalhos na vertente luhmanniana, tem elaborado recentemente pesquisas bastante originais, onde tem apontado para a importncia de uma reflexo autopoitica na globalizao. Nesse sentido, ele retoma uma questo apontada rapidamente por Luhmann no final do livro Direito da Sociedade, que a policontexturalidade. Esta se torna, em um mundo onde o Direito fragmentado em um pluralismo em que o Estado apenas mais uma de suas organizaes, um referente decisivo para a configurao do sentido. Para Neves, policontexturalidade implica, em um primeiro momento, "que a diferena entre sistema e ambiente desenvolve-se em diversos mbitos de comunicao, de tal maneira que se afirmam distintas pretenses contrapostas de autonomia sistmica. Em segundo lugar, na medida em que toda diferena se torna 'centro do mundo', a policontexturalidade

44
45

Idem, ibidem, p. 27-32. ROCHA, Leonel Severo. Observaes sobre a observao luhmanniana. In: ROCHA, Leonel Severo; KING, Michael; SCHWARTZ, Germano. A Verdade sobre a Autopoiese no Direito . Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009, p 34-35. 46 SILVA, Artur Stamford da. Gdelizao da racionalidade jurdica. Semntica social como teoria confortvel para um programa de pesquisa em direito. Uma leitura de Niklas Luhmann. Indito, p. 9.

implica uma pluralidade de auto-descries da sociedade, levanto formao de diversas racionalidades parciais conflitantes"47. Teubner, por conta dessa (re)visita sistmica Teoria do Direito, pode ser considerado o autor do "Direito Hbrido". De um Direito da periferia mundial que s vezes poderia at possuir, segundo nosso autor, uma espcie de Constituio Civil, como por exemplo, a Lex Esportiva e a Constituio Digital48. Teubner, no que nos interessa enfocar neste ensaio, possui um conceito de sentido ligado pluralidade. Isto pode ser observado em sua relao entre a noo de paradoxo e produo de sentido, em seu texto "As Mltiplas Alienaes do Direito"49, onde afirma: "Osis no deserto ou miragem? L onde na luz ofuscante do sol do deserto Jacques Derrida discerne o poder mtico da auto-(justificao)-fundao do direito, l onde Hans Kelsen viu a norma fundamental e Herbert Hart 'a ultimate rule of recognition', Niklas Luhmann v o camelo do cadi que pasta em plena natureza. Todo o tratamento da questo da justificao ltima do Direito parte do fato de que, para Luhmann, esta significa descobrir os paradoxos internos do Direito, a relao problemtica de um Direito que encara a si mesmo"50. Nesse sentido, importante destacar que Watzlawick, Beavin e Jackson, da Escola de Palo Alto, Califrnia, entendem que h trs tipos de paradoxos: 1) os paradoxos lgico-matemticos (antinomias), 2) definies paradoxais (antinomias semnticas) e 3) paradoxos pragmticos (injunes paradoxais e predies paradoxais) 51. Podemos afirmar que teoria sistmica do Direito, tanto em Teubner como em Luhmann, interessa esta ltima categoria de paradoxos, qual seja, os paradoxos pragmticos. A parbola dos camelos em Luhmann bastante conhecida. Nela trs irmos receberam de herana do pai onze camelos e no conseguem realizar a operao matemtica da diviso devido ao fato de que o primeiro irmo tem direito a metade, o
NEVES, Marcelo. Transconstitucionalismo. So Paulo: Martins Fontes, 2009, p. 23-24. Sobre isso, ver ROCHA, Leonel Severo e LUZ, Ccero K. Lex Mercatoria and Governance. The polycontexturality between Law and State. In: Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas . Ano XXV. N. 28. jan./jun. 2009, Pouso Alegre/MG: FDSM, 2009, como tambm, ROCHA, Leonel; ATZ, Ana Paula; MENNA BARRETO, Ricardo. Publicidade no Ciberespao: Aspectos Jurdico-Sistmicos da Contratao Eletrnica. In: Novos Estudos Jurdicos. Vol. 13, n. 2. jul.-dez., 2008 (2009). 49 TEUBNER, Gunther. As Mltiplas Alienaes do Direito: sobre a mais-valia social do dcimo segundo camelo. In: ARNAUD, Andr-Jean; LOPES JR. Dalmir (Org.). Niklas Luhmann: Do Sistema Social Sociologia Jurdica. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2004, p. 109. 50 TEUBNER, Gunther. As Mltiplas Alienaes do Direito: sobre a mais-valia social do dcimo segundo camelo. Op. cit., p. 109. 51 WATZLAWICK, Paul; BEAVIN, Janet H.; JACKSON, Don D. Pragmtica da Comunicao Humana: um estudo dos padres, patologias e paradoxos da interao. So Paulo: Cultrix, 2000, p. 168171.
48 47

segundo a um quarto, e o terceiro a um sexto. Um terceiro observador prope a soluo do paradoxo a partir do emprstimo de um dcimo segundo camelo. Para Luhmann este dcimo segundo camelo resultante da produo de sentido e abertura para a autopoiese dos paradoxos do Direito. Teubner aproveita para ampliar a perspectiva ao introduzir uma noo prpria de autopoiese. Para Teubner, j em seus primeiros textos, o Direito "determina-se a ele mesmo por auto-referncia, baseando-se na sua prpria positividade52. Isto implica na aceitao da ideia de circularidade: "a realidade social do Direito feita de um grande nmero de relaes circulares. Os elementos componentes do sistema jurdico aces, normas, processos, identidade, realidade jurdica constituem-se a si mesmos de forma circular (...)53. Tudo isso leva Teubner a propor uma ideia de autopoiese em evoluo permanente, onde o Direito teria vrios estgios, gerando um hiperciclo: "se aplicarmos tentativamente a idia de hiperciclo ao Direito, vemos que autonomia jurdica se desenvolve em trs fases. Numa fase inicial dita de Direito socialmente difuso -, elementos, estruturas, processos e limites do discurso jurdico so idnticos aos da comunicao social geral ou, pelo menos, determinados de forma heternoma por esta ltima. Uma segunda fase de um Direito parcialmente autnomo tem lugar quando um discurso jurdico comea a definir os seus prprios componentes e a us-los operativamente. O Direito apenas entra numa terceira e ltima fase, tornando-se autopoitico, quando os componentes do sistema so articulados entre si num hiperciclo54. O conceito de autopoiese desde a ideia de hiperciclo representado por Teubner a partir do seguinte grfico:

52 53

TEUBNER, Gunther. O Direito como Sistema Autopoitico. Lisboa: Calouste Gulbekian, 1993, p. 2. Idem, ibidem, p. 19. 54 TEUBNER, Gunther. O Direito como Sistema Autopoitico. Op. cit., p. 77.

Fig. I Graus da Autonomia Jurdica. In: TEUBNER, G. O Direito como Sistema Autopoitico. Lisboa: Calouste Gulbekian, 1993, p. 78.

Nessa perspectiva, para Teubner os subsistemas sociais "constituem unidades que vivem em clausura operacional, mas tambm em abertura informacional-cognitiva em relao ao respectivo meio envolvente55. O sentido, em Teubner, termina se configurando como uma construo evolutiva da comunicao social que,

gradativamente, transforma-se em comunicao jurdica. Assim: "se reconstruirmos as operaes do sistema jurdico na base do modelo construtivista, teremos ento a seguinte imagem. As comunicaes jurdicas constroem a realidade jurdica no
55

Idem, ibidem, p. 140.

chamado tipo ou hiptese legal de uma norma jurdica56. Em suma, para Teubner, o sentido possvel graas policontexturalidade do Direito.

3.4. AUTOPOIESE EM JEAN CLAM

Jean Clam, por sua vez, tematiza a autopoiese de Niklas Luhmann como sendo preponderantemente epistemolgica, possuindo uma grande contribuio para a elaborao de novos sentidos tericos para o Sistema do Direito. Nesse sentido, Jean Clam aponta para a reflexo luhmanniana como sendo muito alm de uma mera anlise refinada da dogmtica jurdica, indicando uma perspectiva terica profundamente inovadora. Jean Clam assinala, com toda a razo, que Niklas Luhmann um dos maiores pensadores do sculo XX. Para demonstrar isso, Clam, num primeiro momento de sua obra, no livro "Droit et Socit chez Niklas Luhmann"57, coloca que "a idia de autopoiese dos sistemas sociais renova fundamentalmente a figura, elaborada at ento, de uma autonomia sistmica fundada sobre a diferenciao de sistemas de ao e crescimento simultneo de dependncia e de independncia de sistemas inversos s suas sociedades. Ele (Luhmann) tratar de nos explicitar, a princpio, seu exame da transformao da teoria, para preparar o acesso 'segunda' sociologia jurdica luhmanniana tal como ela exposta nos artigos da sociologia jurdica desde a metade dos anos oitenta e no Direito da sociedade (Das Recht der Gesellschaft)"58. Entendemos que essa perspectiva de Jean Clam pode ser comparada com a tentativa do corte epistemolgico de Bachelard. A autopoiese permite a redefinio da ideia de diferenciao como forma de se enfrentar os paradoxos, que nesta linha passam a ser a condio para a construo, como diria Gaston Bachelard, de uma dialectique de la dure59. Ou seja, Bachelard indo alm de Paul Valry, que afirmou "Oh! qui me dira comment au travers de l'existence ma personnne tout entire s'est conserve, et quelle chose m'a port, inerte, plein de vie et charg d'esprit, d'un bord l'autre du nant?", afirma que existe uma forma entre la dtente et nant, que ser a intuio do instante. Jean Clam, no obstante, prefere relacionar o tema do paradoxo com outros autores. Ele retoma ento com outros temas, como a nossa parbola do dcimo segundo camelo60.
56 57

TEUBNER, Gunther. O Direito como Sistema Autopoitico. Op. cit., p. 157. CLAM, Jean. Droit et Socit chez Niklas Luhmann. La contingence des normes. Paris: PUF, 1997. 58 Idem, ibidem, p. 201. 59 BACHELARD, Gaston. La dialectique de la dure. Paris: Quadrige/Puff, 2006. 60 LUHMANN, Niklas. A Restituio do Dcimo Segundo Camelo.

Nessa parbola, Clam relembra a fenomenologia da aritmtica de Husserl. Para Clam o paradoxo um processo de expanso medial61. Clam redefine a noo de sentido como um paradoxo, mas "contra a dialtica hegeliana de uma assimilao circular formal da contradio, gerando um mecanismo conceitual" e tambm "contra a lgica de Russel, que tenta 'desparadoxalizar' a teoria pela introduo de uma hierarquia de anncios e de suas referncias". Pois para ele ambas "inscrevem-se em falso as teorias que aceitam a inconsistncia no ultrapassvel da lgica e colocam precisamente em evidncia as circularidades 'paradoxais' e as estratgias de invisibilidade pelas quais a teorizao cientfica pensa se precaver. Elas mostram a necessidade, mas tambm a fertilidade desse fechamento circular, da reinjeo do paradoxo, ou da distino arbitrria da partida (a qual ele mesmo abriu espao lgico), na teoria em si. Elas fazem, em suma, aparecer a estrutura essencialmente auto-referencialista e fundamentalmente no-desparadoxalizvel (da lgica) de toda teorizao"62. Nesse sentido, para Jean Clam, a paradoxalidade passa a ser a gnese do sistema. Isto ser retomado pelo autor no livro "Sciences du sens. Perspectives Thoriques", de 200663, quando ele explica que normalmente existe um contraste entre objetos ou estruturas que determinam uma oposio entre explicao e causalidade, de um lado, e compreenso de outro. Isto poderia ser observado sob outra perspectiva relendo-se Simmel e Saussure, que permitiriam a insero de uma terceira figura miditica, que seria a de Freud. Com isso se poderia analisar a pluralizao da observao e se rever a perspectiva semiolgica de Saussure e seus esquematismos de articulao onde se poderia compreender a produo de sentido como um processo de dois lados. "De um lado, como relaes diferenciais que tornam impossvel uma identificao unvoca do sentido, e o descrevem como sendo j disseminados; de outro lado, como a realizao de um mundo atual que se articula nas complementaes dele mesmo"64. Ou seja, a abertura dos horizontes de compreenso do sentido. A partir desta perspectiva, podemos

61

CLAM, Jean. Questes fundamentais de uma teoria da sociedade: contingncia, paradoxo, sefetuao. So Leopoldo: UNISINOS, 2006, p. 106. 62 CLAM, Jean. A Autopoiese do Direito. In: ROCHA, Leonel; SCHWARTZ, Germano e CLAM, Jeam. Introduo Teoria do Sistema Autopoitico do Direito . Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005, p. 89-155. 63 CLAM, Jean. Sciences du sens. Perspectives thoriques. Strasbourg: Presses Universitaires de Strasbourg, 2006. 64 CLAM, Jean. Sciences du sens. Perspectives thoriques. Strasbourg: Presses Universitaires de Strasbourg, 2006, p. 12.

apontar para uma retomada das questes tradicionais da Teoria do Direito como abertas para pontos de vista jamais antes alcanados na dogmtica jurdica.

4. CONSIDERAES FINAIS

A policontexturalidade, como salientamos em nosso texto "Observaes sobre a observao luhmanniana"65, a forma contempornea de se encaminhar a problemtica do sentido do Direito. Por isso a importncia do recurso ao conceito de autopoiese e seu elemento principal, a comunicao, como maneira de aprofundar os estudos sobre o sentido historicamente elaborados por Saussure e Peirce. De todo modo, vimos que a Semiologia teve, historicamente, dois momentos principais: o primeiro, ultrapassa a instncia pr-cientfica das reflexes sobre a linguagem; o segundo, caracterizado pela tentativa de adotar-se o padro estrutural da cincia dos signos como padro ideal para a produo da unidade epistemolgica para as cincias humanas. Ferdinand Saussure e Charles Sanders Peirce foram os responsveis pela estruturao da teoria geral dos signos. Saussure nomeou-a Semiologia, e Peirce, Semitica. No obstante, estas concepes foram contestadas por vrias correntes tericas contemporneas, entre elas a Filosofia da Linguagem Ordinria (Wittgenstein) e a Nova Retrica (Perelman e Viehweg). Maturana, como analisamos, cristalizou o ponto de partida de toda observao desde a autopoiese dos seres vivos, centrada na organizao e na estrutura. Ora, para Maturana o sentido produzido por distines. O ato de assinalar qualquer ente, coisa ou unidade, est ligado realizao de um ato de distino que separa o assinalado como distinto de um fundo. Cada vez que nos referimos a algo, explcita ou implicitamente, estamos especificando um critrio de distino que assinala aquilo do que falamos, e especifica suas propriedades como ente, unidade ou objeto66. Esse o caminho necessrio para chegar definio do conceito de autopoiese. Para tanto, Maturana erigiu trs pilares bsicos, quais sejam: os conceitos de observador, organizao e estrutura.
65

ROCHA, Leonel Severo. Observaes sobre a observao luhmanniana. In: ROCHA, Leonel Severo; KING, Michael; SCHWARTZ, Germano. A Verdade sobre a Autopoiese no Direito . Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009, pp. 11-40. 66 MATURANA ROMESN, Humberto; VARELA, Francisco. El rbol del Conocimiento. Las bases biolgicas del entendimiento humano. Buenos Aires: Lumen, 2003, p. 24.

Estas reflexes de Maturana contribuem significativamente para a observao do Direito, pois nos levam diretamente a refletir sobre como as operaes produzem a diferena entre sistema e ambiente (Luhmann), demonstrando como esta diferena requer necessariamente de recursividade para que as operaes reconheam os tipos de operaes que lhes pertencem, excluindo as que no. Alis, recursividade em Maturana um conceito igualmente importante, que inspirou no s Luhmann, mas igualmente Gregory Bateson em sua epistemologia. Este ltimo autor, inclusive afirmou que h duas classes de recursividade que o guiaram em suas reflexes, a primeira de Norbert Wiener67, e a segunda de Maturana e Varela. Para Bateson, "estos tericos consideraran el caso en que alguna propiedad de un todo es retroalimentada al sistema, con lo cual se produce un tipo de recursividad algn tanto diferente, cuyos formalismos ha elaborado Varela. Vivimos en un universo en el que las cadenas causales perduran, sobreviven a travs del tiempo, slo si son recursivas. 'Sobreviven' literalmente, viven sobre s mismas y algunas sobreviven ms tiempo que otras"68. Conforme Nafarrate, chegamos a uma "orden de civilizacin de mucho ms complejidad que el que conceptualmente tenan nuestros antecesores. Para poder aprehender este orden complejo se necesitan herramientas tericas de constitucin radicalmente distinta a las que solemos utilizar"69. isso que Niklas Luhmann procurou estruturar com sua teoria. Luhmann dotou seu instrumental terico com o conceito de autopoiese elaborado por Maturana para biologia, na anlise da sociedade, a partir do conceito de equivalncia sistmica. Luhmann, para realizar tal passagem, substitui a unidade auto-referencial principal do sistema de Maturana, que a vida, para a noo de comunicao. Deste modo, Luhmann permite que se aplique a autopoiese problemtica da produo de sentido no Direito e na sociedade. Assim sendo, em relao ao tema que objeto de toda nossa reflexo, Luhmann entende que com a ajuda da Teoria dos Sistemas operativamente fechados, pode-se superar o debate entre "a semitica e a anlise lingustica que por certo tambm se aplica no Direito. No que se refere aos signos ou a linguagem, a tradio francesa surgida a partir de Saussure tem salientado, sobretudo, os aspectos estruturais; a tradio americana est baseada em

67

WIENER, Norbert. Ciberntica e Sociedade. O Uso Humano de Seres Humanos. So Paulo: Cultrix, 1978. 68 BATESON, Gregory. Una Unidad Sagrada. Pasos ulteriores hacia una Ecologa de la Mente. Edicin de Rodney E. Donaldson. Barcelona: Gedisa, 1993, p. 290. 69 NAFARRATE, Javier T. La Sociologa de Luhmann como "sociologa primera". In: Ibero Forum. Notas para debate. Primavera, nm. I, ao I, 2006, p. 5.

Peirce, onde ao contrrio, tem se acentuado os aspectos pragmticos"70. De todo modo, Luhmann, com a autopoiese, pretende, alm de Saussure e Pierce, dirigir-se a uma teoria da comunicao, que permitiria Teoria do Direito acesso a novas questes de sentido. claro que esta perspectiva luhmanniana, que prefere a autopoiese filosofia, no se aproxima, de modo algum, das tendncias denominadas de Contre-histoire de la philosophie, de Michel Onfray71. Em ltima anlise, para Luhmann, o sentido produzido pela autopoiese, e a comunicao passa a ser o elemento principal do Direito da sociedade, sendo esta uma sntese de trs momentos: informao, ato de comunicao e compreenso 72. A propsito, as palavras de Michael King, buscando explicar o sentido e a autopoiese so bem pertinentes: "sistemas sociais, como redes de comunicao, produzem seu prprio sentido". Da o fato de que "sistemas sociais diferentes se distinguem um dos outros pelo sentido que cada um d s relaes e eventos no mundo social"73. Nessa linha de raciocnio, Teubner adiciona reflexo luhmanniana o conceito de policontexturalidade e de Direito Hipercclico como possibilidade de se examinar a evoluo da autonomia do sistema do Direito. Percebe-se, dessa maneira, que de fato existe uma crise dos poderes, como bem salienta Mireille Delmas-Marty74. J Jean Clam, radicaliza a autopoiese, insistindo que a produo do sentido possui margens, como salienta Derrida75, que sero sempre relacionadas s noes de tempo e espao contingentes e paradoxais. O sentido do Direito, atualmente, tem como possvel ponto de partida os pressupostos acima expostos, ainda que fosse possvel, para se elucidar o sentido metafrico mais profundo do Direito nas sociedades complexas, a elaborao de um "Tratado da Magia", como fez Giordano Bruno76. De todo modo, temos insistido na existncia de trs matrizes tericas principais na Teoria do Direito77. Denominamos de
LUHMANN, Niklas, El Derecho de la Sociedad. Trad. Javier Torres Nafarrate. Mxico: Universidad Iberoamericana/Coleccin Teora Social, 2002, p. 90. 71 ONFRAY, Michel. L'eudmonisme social. Contre-histoire de la philosophie. Vol. 5. Paris: Grasset, 2008. 72 LUHMANN, Niklas. A Improbabilidade da Comunicao. Trad.: Anabela Carvalho. Lisboa: Vega, limitada, 3. ed., 2001, p. 50-54. 73 KING, Michael. A Verdade sobre a Autopoiese no Direito. In: ROCHA, Leonel Severo; KING, Michael; SCHWARTZ, Germano. A Verdade sobre a Autopoiese no Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009, p. 79. 74 DELMAS-MARTY, Mireille. Les Forces Imaginantes du Droit (III). La Refondation des Pouvoirs. Paris: Seuil, 2007. 75 DERRIDA, Jacques. Marges de la Philosophie. Paris: Les Editions de Minuit, 1972. 76 BRUNO, Giordano. Tratado da Magia. So Paulo: Martins Fontes, 2008. 77 ROCHA, Leonel Severo. Trs Matrizes da Teoria Jurdica. In: Epistemologia Jurdica e Democracia. So Leopoldo: Ed. Unisinos, 2004.
70

pragmtico-sistmica aquela matriz que, contemporaneamente, fornece (em nossa opinio) o mais sofisticado instrumental terico para a superao dos obstculos epistemolgicos presentes nas reflexes scio-jurdicas do sculo XXI.

5. REFERNCIAS

APEL, Karl-Otto. El Camino del Pensamiento de Charles S. Peirce. Madrid: Visor (Coleccin La Balsa de la Medusa), 1997. ARNAUD, Andr-Jean; LOPES JR. Dalmir (Org.). Niklas Luhmann: do Sistema Social Sociologia Jurdica. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2004. BACHELARD, Gaston. La dialectique de la dure. Paris: Quadrige/Puff, 2006. BATESON, Gregory. Una Unidad Sagrada. Pasos ulteriores hacia una Ecologa de la Mente. Edicin de Rodney E. Donaldson. Barcelona: Gedisa, 1993. BRUNO, Giordano. Tratado da Magia. So Paulo: Martins Fontes, 2008. CARNAP, Rudolf. The Logical Syntax of Language. Chicago: Open Court, 1934 (1 ed.). CLAM, Jean. A Autopoiese do Direito. In: ROCHA, Leonel; SCHWARTZ, Germano e CLAM, Jean. Introduo Teoria do Sistema Autopoitico do Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. CLAM, Jean. Droit et Socit chez Niklas Luhmann. La contingence des normes. Paris: PUF, 1997. CLAM, Jean. Questes fundamentais de uma teoria da sociedade: contingncia, paradoxo, s-efetuao. So Leopoldo: UNISINOS, 2006. CLAM, Jean. Sciences du sens. Perspectives thoriques. Strasbourg: Presses Universitaires de Strasbourg, 2006. DELMAS-MARTY, Mireille. Les Forces Imaginantes du Droit (III). La Refondation des Pouvoirs. Paris: Seuil, 2007.

DERRIDA, Jacques. Marges de la Philosophie. Paris: Les Editions de Minuit, 1972. JUNG, C. G. Interpretao Psicolgica do Dogma da Trindade. 5 edio. Petrpolis: Vozes, 1999. LUHMANN, Niklas. A Improbabilidade da Comunicao. Trad.: Anabela Carvalho. Lisboa: Vega, limitada, 3. ed., 2001. LUHMANN, Niklas. El Derecho de la Sociedad. Trad. Javier Torres Nafarrate. Mxico: Universidad Iberoamericana/Coleccin Teora Social, 2002. LUHMANN, Niklas. La Sociedad de la Sociedad. Traduo de Javier Torres Nafarrate. Mxico: Ed. Herder/Universidad Iberoamericana, 2007. MANSILLA, Dario R. e NAFARRATE, Javier T. Autopoiesis, la unidad de una diferencia: Luhmann y Maturana. In: Sociologias (Dssie). Porto Alegre, ano 5, nmero 9, jan/jun 2003. MANSILLA, Daro Rodriguez e BRETN, Maria P. Opazo. Comunicaciones de la Organizacin. Con colaboracin de Ren Rios F. Chile: Ediciones Universidad Catlica de Chile, 2007. MATURANA ROMESN, Humberto. Biologa del Fenmeno Social. Disponvel em: <http://www.ecovisiones.cl.>. Acesso em: 25 de jul. de 2009. MATURANA ROMESN, Humberto. La Ciencia y la Vida Cotidiana: la ontologa de las explicaciones cientficas. In: WATZLAWICK, Paul e KRIEG, Peter (Comps.). El Ojo del Observador: contribuciones al constructivismo. Barcelona: Gedisa, 1996. MATURANA ROMESN, Humberto. La Realidad: Objetiva o construida? Vol. I Fundamentos biolgicos de la realidad. Mxico: Universidad Iberoamericana/Iteso, 1997. MATURANA ROMESN, Humberto. La Realidad: Objetiva o construida? Vol. II Fundamentos biolgicos del conocimiento. Mxico: Universidad Iberoamericana/Iteso, 1997.

MATURANA

ROMESN,

Humberto;

VARELA,

Francisco.

El

rbol

del

Conocimiento. Las bases biolgicas del entendimiento humano. Buenos Aires: Lumen, 2003. NAFARRATE, Javier T. La Sociologa de Luhmann como "sociologa primera". In: Ibero Forum. Notas para debate. Primavera, nm. I, ao I, 2006. NEVES, Marcelo. Transconstitucionalismo. So Paulo: Martins Fontes, 2009. NUSSBAUM, Martha C. The Frontiers of Justice. Cambridge: Harvard University Press, 2006. ONFRAY, Michel. L'eudmonisme social. Contre-histoire de la philosophie. Vol. 5. Paris: Grasset, 2008. OST, Franois. Raconter la Loi. Aux Sources de L'imaginaire jurdique. Paris: Odile Jacob, 2004. PARSONS, Talcott and SHILS, Edward A. Toward a General Theory of Action. Theoretical Foundations for the Social Sciences. New Brunswick: Transaction Publishers, 2007. PEIERCE, Charles Sanders. Semitica e Filosofia. So Paulo: Cultrix/Ed. da USP, 1979. PEIRCE, Charles Sanders. Semitica. 3 Edio. So Paulo: Perspectiva, 2003. PERELMAN, Cham. Le Champ de L'argumentation. Bruxelles: Presses Universitaires de Bruxelles, 1970. POSNER, Richard A. How Judges Think. Cambridge: Harvard University Press, 2008. POSNER, Richard A. Law and Literature. Cambridge: Harvard University Press, 1998. ROCHA, Leonel Severo e LUZ, Ccero K. Lex Mercatoria and Governance. The polycontexturality between Law and State. In: Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Ano XXV. N. 28. jan./jun. 2009, Pouso Alegre/MG: FDSM, 2009. ROCHA, Leonel Severo. A Problemtica Jurdica: uma introduo transdisciplinar. Porto Alegre: SAFE, 1985.

ROCHA, Leonel Severo. Da Epistemologia Jurdica Normativista ao Construtivismo Sistmico. Coimbra: Boletim da Faculdade de Direito, Stvdia Ivridica, 90, Ad Honorem 3, 2007. ROCHA, Leonel Severo. Epistemologia Jurdica e Democracia. 2 ed. So Leopoldo: Unisinos, 2003. ROCHA, Leonel Severo. Observaes sobre a observao luhmanniana. In: ROCHA, Leonel Severo; KING, Michael; SCHWARTZ, Germano. A Verdade sobre a Autopoiese no Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009, pp. 11-40. ROCHA, Leonel Severo; ATZ, Ana Paula; MENNA BARRETO, Ricardo. Publicidade no Ciberespao: Aspectos Jurdico-Sistmicos da Contratao Eletrnica. In: Novos Estudos Jurdicos. Vol. 13, n. 2. Jul. - Dez., 2008 (2009). SAUSSURE, Ferdinand. Cours de Linguistique Gnrale. dition prpare par Tullio de Mauro. Paris: Payot, 1985. SILVA, Artur Stamford da. Gdelizao da racionalidade jurdica. Semntica social como teoria confortvel para um programa de pesquisa em direito. Uma leitura de Niklas Luhmann. Indito. STRECK, Lenio L. Verdade e Consenso. Constituio, Hermutica e Teorias Discursivas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006. TEUBNER, Gunther. As Mltiplas Alienaes do Direito: sobre a mais-valia social do dcimo segundo camelo. In: ARNAUD, Andr-Jean; LOPES JR. Dalmir (Org.). Niklas Luhmann: Do Sistema Social Sociologia Jurdica. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2004, p. 109. TEUBNER, Gunther. O Direito como Sistema Autopoitico. Lisboa: Calouste Gulbekian, 1993. VIEHWEG, Theodor. Topica y jurisprudencia. 1. ed. Madrid: Taurus, 1986. WARAT, Luis Alberto e ROCHA, Leonel Severo. O Direito e sua Linguagem. 2 verso. Porto Alegre: SAFE, 1995. WARAT, Luis Alberto. A Definio Jurdica. Porto Alegre: Sntese, 1977.

WATZLAWICK, Paul e KRIEG, Peter (Comps.). El Ojo del Observador: contribuciones al constructivismo. Barcelona: Gedisa, 1996. WATZLAWICK, Paul; BEAVIN, Janet H.; JACKSON, Don D. Pragmtica da Comunicao Humana: um estudo dos padres, patologias e paradoxos da interao. So Paulo: Cultrix, 2000. WIENER, Norbert. Ciberntica e Sociedade. O Uso Humano de Seres Humanos. So Paulo: Cultrix, 1978. WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. Paris: Gallimard, 1961.

Вам также может понравиться