Вы находитесь на странице: 1из 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE EDUCAO PPGE/SA Polticas Pblicas de Educao I Prof Dr Maria de Ftima Cssio Alessandra Amaral

da Silveira Este um pequeno exerccio de anlise e compreenso de textos da poltica, tendo claro que para uma anlise efetiva outros recursos seriam necessrios. Documento selecionado: PORTARIA NORMATIVA INTERMINISTERIAL N- 17, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institu o Programa Mais Educao. 1- A partir da proposta de Eneida Shiroma et al. de prtica discursiva, analise os termos mais freqentes que compem o discurso do documento. Participao; qualificao; assistncia; vulnerabilidade e risco; contraturno escolar; incluso; formao integral; esporte; cidadania; liberdade; aes socioeducativas; famlia; comunidade. 2- Considerando os pressupostos da abordagem do ciclo de polticas, procure analisar o texto em anexo utilizando as seguintes inferncias: - contexto de influncia: quem participou, a quem esta poltica beneficia, para atingir quais propsitos. Quem participou: Ministrio da Educao; Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome; Ministrio da Cultura e Ministrio do Esporte. Quem beneficia: Diretamente as crianas, adolescentes e jovens. Indiretamente a famlia, comunidade e a sociedade. Propsitos: Ocupar o tempo ocioso das crianas, adolescentes e jovens, ou seja, visa preencher o perodo em que esses sujeitos estariam nas ruas, e consequentemente em situao de vulnerabilidade e risco social. Tambm tem o objetivo de diminuir a excluso social, a evaso, reprovao e a distoro idade/serie. - contexto da produo do texto: qual racionalidade est presente, qual ideologia. O combate vulnerabilidade e riscos sociais, garantia a educao em tempo integral, aproximao entre escola e famlia. Permite ainda explorar, a socializao, a diversidade, os direitos humanos a cidadania, a democracia, etc., atravs da conscientizao dos sujeitos e seu papel na sociedade. - contexto da prtica: quais as possveis recontextualizaes nos sistemas ou instituies educativas.

Essa poltica busca investir em resultados que atinjam diferentes contextos escolares, como por exemplo, o aprofundamento de saberes, com apoio pedaggico, a socializao, atravs das atividades esportivas e de lazer. Para isso, precisa estruturar as instituies com espaos adequados para a realizao de atividades bem especificas, como salas de aulas disponveis, quadras de esportes e materiais para os jogos, e principalmente investir em professores e tcnicos para execuo de todas as propostas apontadas pelo Programa Mais Educao. - contexto dos resultados/efeitos: quais efeitos de primeira ordem e de segunda ordem esta poltica pode produzir. 1 ordem diminuir os ndices de excluso, evaso e repetncia escolar, pois estar diretamente vinculada as atividades extraclasse, que se concretizam por meio de apoio socioeducativas. Buscar ter resultados no espao escolar. 2 ordem pode diminuir a violncia e criminalidade social, pois estar proporcionando as crianas, adolescentes e jovens vivenciar outras prticas sociais e educativas que atuam diretamente na formao para cidadania. - contexto das estratgias polticas: que outras polticas podem ser produzidas no sentido de reduzir as desigualdades. Polticas de excluso social, de direitos, de autonomia e de formao para cidadania. 3. Que outros textos precisariam ser confrontados com este para aprofundar a anlise. A LDB (lei n 9.3.94/96); a Constituio Federal 1988; O Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA 1990); a Politica Nacional de Assistencial Social; e documento completo do Programa Mais Educao.

Вам также может понравиться