Вы находитесь на странице: 1из 6

PEF605 ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO SEGUNDO SEMESTRE 2005 TRABALHO SEMESTRAL Enunciado do trabalho: Os alunos j devem a esta altura

a ter constituido as equipes com entre 8 e 12 participantes, que podem ser de turmas distintas. O objetivo do trabalho projetar uma viga de concreto armado, constru-la e ensaila, tal que alguns parmetros de resistncia possam ser determinados de maneira experimental. Todas as vigas tero a mesma geometria, aproximadamente a mesma armadura e tipo de concreto, e sero moldadas e curadas sob condies semelhantes. Aos 28 dias aps o da concretagem, cada viga ser submetida a um ensaio de ruptura, que permitir o levantamento de um grfico foradeslocamento. O deslocamento medido ser a flecha vertical do ponto mdio do eixo da viga em relao ao eixo no-deformado, isto , com a viga sem carregamento algum. O ensaio ser feito at que este deslocamento atinja 20,0 mm ou que a viga atinja um estado limite de ruptura (surgimento de trincas de trao com mais de 1 mm de abertura). O carregamento a que a viga ser submetido consiste em duas foras verticais de intensidade igual a 15 kN, aplicadas sobre o eixo da viga de forma eqidistante aos seus apoios. A viga ser apoiada em apoios de 9 cm de comprimento na direo longitudinal da viga e largura igual ou maior ao da viga.

Fk 30 Fk

Medidas em cm

212 230

Dimenses da viga comprimento total 230 cm; altura 20 cm; largura 15 cm. Concreto fck= 30 MPa, brita 1. Ao CA50, com as seguintes bitolas j pr-escolhidas: Estribos 5, entregues cortados e dobrados equipe, que dever disp-los a cada 10 cm ao longo de todo o eixo da viga. Armadura construtiva 5. Armadura longitudinal de trao 10. Cobrimento da armadura c= 2 cm. Regras gerais: - todos os participantes devero estar presentes em pelo menos cinco momentos importantes: 1. entre os dias 7 e 11 de novembro: durante a inspeo da forma pronta, montada com a armadura no seu interior, em condies para ser concretada; 2. entre os dias 7 e 11 de novembro, durante a preparao do concreto e a concretagem em si; neste instante sero coletados 4 corpos de prova cilndricos de 10 por 20, que sero ensaiados aos 7, 14 e 28 dias; 3. entre os dias 5 e 7 de dezembro, durante a execuo do ensaio com carregamento vertical at a situao limite definida; 4. ensaio de um corpo de prova, mesmo que de outra equipe; 5. no dia 12 de dezembro, durante a apresentao dos resultados, na ABCP. A apresentao de cada grupo dever ser na ordem pr-sorteada pelos professores e demorar no mximo 10 minutos. A apresentao consistir de 5 slides em Powerpoint, com fotos: 1. Apresentao do grupo 2. montagem da armadura e locao na forma 3. concretagem da viga 4. ensaios da viga e dos corpos de prova 5. ficha de qualidade do trabalho, cujo modelo ser publicado em breve. A apresentao ser feita por apenas dois elementos da equipe, escolhidos pelos demais membros, apesar de todos deverem estar presentes. Sugere-se que se comentem os problemas enfrentados em cada etapa da construo da viga. Os resultados numricos devero constar em um trabalho escrito, da equipe, com todas as fotos, problemas e sugestes.

importante lembrar que o principal objetivo do trabalho permitir a visualizao e a percepo fsica dos alunos, para completar toda a teoria que foi apresentada em sala de aula. REGRAS ADICIONAIS - no sero aceitas novas equipes a partir do dia 4 de novembro. - as equipes que tiverem nmero de participantes maior do que 12 ou menor do que 8 sero penalizadas na avaliao. - a ausncia ou no-envolvimento do participante num dos eventos prejudicar sua avaliao individual, a critrio dos professores da disciplina. - todos os participantes devero utilizar materiais de segurana individual e obedecer s instrues do engenheiro Ivan Tessarollo, gerente do LEM. Atitudes que provoquem situao de risco aos alunos sero motivo suficiente para que o seu autor seja convidado a sair do laboratrio, arcando com as conseqncias na avaliao. - os horrios em que as atividades sero realizadas devero ser agendadas com o Eng. Ivan, pelo telefone 3091-5233. - os alunos que no estiverem presentes no momento em que deveriam fazer a apresentao sero penalizados na sua nota. - a alterao das equipes j inscritas, se necessria, dever ser solicitada por escrito aos professores, com justificativas.

PEF605 ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO SEGUNDO SEMESTRE 2005 TRABALHO SEMESTRAL Enunciado do trabalho: Os alunos j devem a esta altura ter constituido as equipes com entre 8 e 12 participantes, que podem ser de turmas distintas. No sero aceitas novas equipes a partir do dia 4 de novembro. A alterao das

equipes j inscritas, se necessria, dever ser solicitada por escrito aos professores, com justificativas. O objetivo do trabalho projetar uma viga de concreto armado, constru-la e ensai-la, tal que alguns parmetros de resistncia possam ser determinados de maneira experimental. Todas as vigas tero a mesma geometria, aproximadamente a mesma armadura e tipo de concreto, e sero moldadas e curadas sob condies semelhantes. Aos 28 dias aps o da concretagem, cada viga ser submetida a um ensaio de ruptura, que permitir o levantamento de um grfico foradeslocamento. O deslocamento medido ser a flecha vertical do ponto mdio do eixo da viga em relao ao eixo no-deformado, isto , com a viga sem carregamento algum. O ensaio ser feito at que este deslocamento atinja 20,0 mm ou que a viga atinja um estado limite de ruptura (surgimento de trincas de trao com mais de 1 mm de abertura). O carregamento a que a viga ser submetido consiste em duas foras verticais de intensidade igual a 15 kN, aplicadas sobre o eixo da viga de forma eqidistante aos seus apoios. A viga ser apoiada em apoios de 9 cm de comprimento na direo longitudinal da viga e largura igual ou maior ao da viga.

Fk 30 Fk

Medidas em cm

212 230

Dimenses da viga comprimento total 230 cm; altura 20 cm; largura 15 cm. Concreto fck= 30 MPa, brita 1. Ao CA50, com as seguintes bitolas j pr-escolhidas: Estribos 5, j produzidos pela Gerdau, j definidos como dispostos a cada 10 cm ao longo de todo o eixo da viga. Armadura construtiva 5. Armadura longitudinal de trao 10. Cobrimento da armadura c= 2 cm. Regras gerais: - todos os participantes devero estar presentes em pelo menos quatro momentos importantes: 6. entre os dias 7 e 11 de novembro: durante a inspeo da forma pronta, montada com a armadura no seu interior, em condies para ser concretada; 7. entre os dias 7 e 11 de novembro, durante a preparao do concreto e a concretagem em si; neste instante sero coletados 4 corpos de prova cilndricos de 10 por 20. 8. entre os dias 5 e 7 de dezembro, durante a execuo do ensaio com carregamento vertical at a situao limite definida; 9. no dia 12 de dezembro, durante a apresentao dos resultados, na ABCP. A apresentao de cada grupo dever ser na ordem pr-sorteada pelos professores e demorar no mximo 10 minutos. Os alunos que no estiverem presentes no momento em que deveriam fazer a apresentao sero penalizados na sua nota. A apresentao consistir de 5 slides em Powerpoint, com fotos: 1. Apresentao do grupo 2. montagem da armadura e locao na forma 3. concretagem da viga 4. ensaios da viga e dos corpos de prova. A apresentao ser feita por apenas dois elementos da equipe, escolhidos pelos demais membros, apesar de todos deverem estar presentes. Sugere-se que se comentem os problemas enfrentados em cada etapa da construo da viga. Os resultados numricos devero constar em um trabalho escrito, da equipe, com todas as fotos, problemas e sugestes.

importante lembrar que o principal objetivo do trabalho permitir a visualizao e a percepo fsica dos alunos, para completar toda a teoria que foi apresentada em sala de aula. - as equipes que tiverem nmero de participantes maior do que 12 ou menor do que 8 sero penalizadas na avaliao. - a ausncia ou no-envolvimento do participante num dos eventos prejudicar sua avaliao individual, a critrio dos professores da disciplina. - todos os participantes devero utilizar materiais de segurana individual e obedecer s instrues do engenheiro Ivan Tessarollo, gerente do LEM. Atitudes que provoquem situao de risco aos alunos sero motivo suficiente para que o seu autor seja convidado a sair do laboratrio, arcando com as conseqncias na avaliao. - os horrios em que as atividades sero realizadas devero ser agendadas com o Eng. Ivan, pelo telefone 3091-5233.

Вам также может понравиться