Вы находитесь на странице: 1из 7

Debugando TAXBRA

Quando um consultor de MM executa uma transao de pedido de compras ou um consultor de SD executa uma transao de ordem de vendas, o SAP executa duas pricings, sendo elas: TAXBRA / TAXBRJ, para integrao dos mdulos de MM/SD com FI. Na execuo da RVXBRA em SD executado tambm a TAXBRJ. Na execuo da RVABRA em SD executado tambm a TAXBRA.

Neste caso, podemos entender que a RVXBRA ou RVABRA, quase nunca utilizada, por se tratar de pricings standard e como as pricings standard no contemplam os aspectos comerciais de cada empresa, as mesmas so copiadas para uma verso iniciando com Z ou Y e alteradas para atender as necessidades comerciais de cada empresa. Em MM tambm executamos duas pricings, porm, com algumas grandes diferenas. As pricings RM0000/1/2/3....e outras, acessadas no customizing em SAP Customizing guia de implementao/Administrao de materiais/Compras/Condies apenas transferem o valor calculado para a pricing de FI sendo a TAXBRA ou a TAXBRJ. Neste caso, todos as necessidades comerciais de MM devem ser tratadas nestas pricings as RM....e no na TAXBRA ou TAXBRJ. Para MM e SD a TAXBRA ou TAXBRJ apenas para a contabilizao de impostos. Para os consultores de MM que querem trabalhar com o preo do fornecedor com impostos, a partir de 2011 a SAP disponibilizou a nota 1551566 que faz a decomposio e subtrao dos impostos e passa para a TAXBRA o valor liquido, j sem os impostos. Voltando ao nosso Tips. Para visualizar a formula 320, basta entrar na transao VOFM:

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Debugando TAXBRA
Entrar na opo Frmulas / Valor da condio, depois, dar um clique duplo na formula 320 ou marcar a linha e clicar em Texto Fonte, F5 tambm vai at o cdigo.

Neste ponto, chamada a funo J_1B_CBT, se o esquema de calculo que esta chamando a Frmula 320 relevante para CBT.

Na funo J_1B_CBT chamada a funo J_1B_GET_CALCULATOR e algumas outras depois desta.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Debugando TAXBRA

Dentro da J_1B_GET_CALCULATOR comea a brincadeira que separa SD e MM, apenas tecnicamente. Pela SE24, verificamos que temos algumas classes a serem executadas em forma de mtodos ( orientao a objeto do ABAP ).

Cada Classe com seus diversos mtodos.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Debugando TAXBRA

Podemos Observar que o mtodo Calculate_icms utilizado pela Classe de SD e MM. Neste Caso o Mtodo Calculate_ICMS chama outros dois mtodos , industrializao e Consumo. Resumindo, a formula 320 no to difcil assim de ser entendida. Alm disso, temos algumas parametrizaes simples a serem feitas para esta frmula funcionar corretamente. Visando a obteno dos valores das condies utilizadas para o calculo das condies BX.... Pela Transao J1BTAX,

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Debugando TAXBRA

Cada cdigo interno de Condio de imposto determinado nesta tabela.

A atribuio de cdigos internos de condies de imposto a Tipos de condio, ocorrem nesta parametrizao. Podemos observar que o calculo do valor com ICMS j incluso em SD a ICMI e em MM a BX01 j esta devidamente parametrizada.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Debugando TAXBRA

Infelizmente, muita coisa hardcode, como o mtodo GET_result....poderiam ter feito algo, de forma a aproveitar a parametrizaes j feitas.

Logo Na primeira funo mostrado as principais tabelas internas que so tratadas.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Debugando TAXBRA

Aps visualizar o cdigo, entrar na opo : Processar / Operaes de Ampliao / Visualizar pontos de Ampliao Implcitos. Cada mtodo tem um ponto de enhancement a ser criado... no inicio e no final de cada um. Com este tipo de ajuste, enhancement voc continua com formula 320 e no perde o suporte da SAP. Resumo: Em diversas situaes, bom sabermos o caminho das pedras, para fazermos um debug da 320, e entendermos a lgica dela e chegarmos a concluso que de repente, apenas um pequeno enhancement pode resolver o GAP.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Вам также может понравиться