Вы находитесь на странице: 1из 10

Exemplos de anlise de fotografias areas

3202

3202

Exemplos de anlise de fotografias areas

Avaliao da metodologia de fotointerpretao

De acordo com os estudos desenvolvidos em trs reas-teste escolhidas (equivalentes a 33 km2), foi permitido avaliar e comprovar a eficcia da metodologia da anlise multitemporal de fotografias areas para a localizao de locais de disposio inadequada de resduos. As reas suspeitas de contaminao (AS) em geral apresentam mudanas tanto no solo como na vegetao, cujo diagnstico e anlise pode ser feito atravs de fotografias areas multitemporais. As principais formas de disposio de resduos e suas caractersticas fotogrficas e de campo so a seguir descritas: a) Resduos depositados no solo ou em meia-encosta, ao longo de estradas Esse tipo de depsito constitudo de resduos domiciliares e industriais o encontrado na Estrada de Sapopemba (So Paulo) e tambm prximo de reas industriais, com seus limites restritos s margens da estrada e meia-encosta. Apresentam tonalidades brancas em fotografias ereas devido destruio da vegetao nos locais onde so lanados os resduos. Como exemplo, na Fotoimagem 1, de 1973, no so percebidos a existncia de resduos, que iro aparecer apenas no sobrevo de 1977 (na Fotoimagem 2), onde se pode detectar pelos tons brancos - (A); Na Fotoimagem 3, de 1986, parte dos resduos de 1977 j esto encobertos pela vegetao (A) e tambm so observadas novas deposies em tons claros (B).

b) Depsitos de resduos em propriedades Esse tipo ocorre na Estrada de Sapopemba, onde existem locais de reaproveitamento de resduos domiciliares e industriais dentro das propriedades (Fotoimagem 4).

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

3202 Exemplos de anlise de fotografias areas


Em geral, so difceis de ser detectados, devido ao tamanho dos depsitos e das caractersticas fotogrficas que se podem confundir com outras feies tpicas de ocupao antrpica. Apresentam-se nas fotos como reas com tonalidades claras (D), adquirindo a forma de grandes quintais, podendo ser observados em alguns casos (dependendo da escala das fotos) os resduos no solo. c) Resduos dispostos em reas antigas de extrao mineral e material de emprstimo Esse tipo constitui uma grande parte dos chamados "lixes", ocupando as reas onde havia extrao mineral ou de material de emprstimo; s vezes, podem ser grandes reas abandonadas, de origem desconhecida. A deteco desses "lixes" feita pelo acompanhamento da evoluo temporal dessas reas, verificando se as atividades pr-existentes foram encerradas e como foram ocupadas essas reas nos anos subseqentes. O reconhecimento da presena de resduos nas fotografias areas nesses casos torna-se mais difcil, pois pode haver pouco contraste com outras reas de solo exposto, sugerindo-se assim procurar outros tipos de resduos com tonalidades mais escuras em outras fotos (Fotoimagem 5). d) Aterros industriais Esse tipo de disposio de resduos industriais ocorre nas reas internas ou externas das indstrias, sendo caracterizado como escavaes regulares (quadrticas ou retangulares), pouco profundas. Nos estudos foram observados dois tipos de disposio de resduos: no primeiro, foram enterrados tambores e, no segundo, foram depositados resduos lquidos em tanques, que se encontram em parte expostos ao ar livre e parte enterrados, sendo denominados de "borreiros". O primeiro pode ser visto na Fotoimagem 6, onde pode ser observada o incio da escavao na foto de 1977 e o recobrimento por vegetao em 1986 (Fotoimagem 7), sendo portanto difcil de ser detectado sem o auxlio de fotografias areas. O segundo pode ser caracterizado na Fotoimagem 8, pelas formas regulares dos tanques e pela cor escura dos resduos lquidos (L). Em outro local, pode ser observada uma cava, de forma retangular onde foram dispostos resduos slidos (K).

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

Exemplos de anlise de fotografias areas e) Aterros domiciliares/industriais

3202

Esse tipo de aterro caracterizado por reas abertas dentro dos distritos industriais para a disposio de resduos diversos, inclusive industriais, caracterizando-se na realidade como verdadeiros "lixes" (Fotoimagem 9). Em fotografias areas, so detectados inicialmente na cor branca, decorrente da remoo da vegetao e exposio de solo; no decorrer do tempo podem ser vistos os resduos dispostos e tambm aplainados, caractersticas de aterros. Aps a desativao, so recobertos por vegetao. f) Resduos Industriais dispostos em terrenos abandonados e estradas nas proximidades de reas industriais Esse tipo de depsito proveniente de despejos de resduos transportados em caambas. Os despejos mostram no solo uma disposio regular e de mesmo tamanho dos montes de resduos, mostrando em fotografias areas uma colorao clara e uma textura crenulada (Fotoimagens 10 e 11).

Concluses

Os resultados obtidos com a utilizao de fotografias areas na deteco de reas contaminadas foram positivos, pelas seguintes razes: a) Todas as ASs (reas suspeitas de contaminao) conhecidas em atividade ou inativas podem ser detectadas, monitoradas e analisadas por fotografias areas. Vrias ASs desconhecidas foram detectadas nas reas-testes estudadas. Algumas reas com resduos enterrados e encobertos por vegetao, que foram somente descobertos atravs de denncias, poderiam ter sido detectados por essa tcnica. b) Todas as aes que levam formao de ASs, tais como remoo de vegetao e solo superficial, abertura de cavas e a disposio de resduos a granel ou em tambores, podem ser detectadas em fotografias areas atravs de seus elementos de reconhecimento, tais como cor, tonalidade, textura, forma, tamanho, padro e associao. c) A anlise multitemporal, com o uso de fotografias areas histricas, permite a deteco de ASs atravs da anlise cronolgica das mudanas havidas na vegetao e no solo desde o surgimento das reas. Esse tipo de trabalho vivel na Grande So Paulo, onde h grande disponibilidade de fotografias areas em perodos e em escalas apropriados ou em outra localidade que apresente condies semelhantes. d) Todas essas reas contaminadas podero ser inventariadas, caracterizadas e analisadas atravs de fotografias areas.

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

3202 Exemplos de anlise de fotografias areas


Os dados obtidos permitem uma avaliao prvia da rea contaminada e auxiliam os trabalhos de campo no planejamento das amostragens e monitoramento, pois possvel definir a extenso da rea contaminada e dos locais de disposio de resduos. e) O emprego de fotografias areas permite a localizao de ASs no passado, verificando como as mesmas foram ocupadas posteriormente. Com isso, pode-se estabelecer uma prioridade de pesquisa e de aes remediadoras para as reas contaminadas que foram ocupadas por moradias, plantaes ou situadas em mananciais. Alm disso, pode auxiliar com aes preventivas em reas contaminadas que ainda no sofreram nenhum processo de ocupao, como por exemplo, o isolamento dessas reas. f) A aplicabilidade demonstrada da metodologia de fotografias areas para a deteco de ASs no elimina a necessidade de trabalhos de campo.

Fotoimagens
Exemplos de reas suspeitas de contaminao (AS) em fotografias areas:

Fotoimagem 1:

Em 1973, Estrada de Sapopemba com ausncia de resduos.

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

Exemplos de anlise de fotografias areas

3202

Fotoimagem 2:

Em 1977, mesmo local com pequenos depsitos de lixo em meia-encosta e nas margens da estrada, caracterizados pelos tons brancos.

Fotoimagem 3:

Em 1986, resduos de 1977 (A) encobertos pela vegetao (cor escura) e novas deposies (B), na cor branca.

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

3202 Exemplos de anlise de fotografias areas

0____________50m

Fotoimagem 4: Em 1986, lixos domiciliares e industriais "reciclveis" localizados dentro de propriedades (D).

____________50m

Fotoimagem 5:

Em 1986, Estrada de Sapopemba, rea de extrao de material de emprstimo ou aterro abandonado transformado em "lixo", com resduos industriais e domiciliares (E).

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

Exemplos de anlise de fotografias areas

3202

0__________20m

Fotoimagem 6:

Em 1977, aterro industrial com a cava quadrtica, aberta com disposio de tambores, na cor cinza-escuro dentro da cava (E).

0_________20m

Fotoimagem 7:

Em 1986, rea do aterro anterior encoberta (F) na cor cinza-clarro, observando-se outra rea (G) com as mesmas feies fotogrficas, considerada tambm como provvel cava aberta no passado.

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

3202 Exemplos de anlise de fotografias areas

L L

0____25m

Fotoimagem 8: Em 1986, rea de disposio de resduos industriais lquidos (L), em tanques abertos nos solos ("borreiros") e resduos industriais slidos enterrados (K).

Fotoimagem 9:

Em 1973, rea de disposio em distrito industrial, caracterizada na cor branca (J), com resduos diversos na cor cinza (R).

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

Exemplos de anlise de fotografias areas

3202

________ __ 0_________40m

Fotoimagem 10:

Em 1973, rea de disposio de resduos industriais (M) descarregados por caambas e caracterizados pelos tamanhos iguais dos despejos.

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

3202 Exemplos de anlise de fotografias areas

0__________40m

Fotoimagem 11:

Em 1977, rea anterior, com os resduos antigos recobertos por vegetao, na cor cinza-escuro, e observando-se novas deposies de resduos (N).

10

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

Вам также может понравиться