Вы находитесь на странице: 1из 14

HIPOTTICA CONSTRUTORA

1.

APRESENTAO
A HIPOTTICA CONSTRUTORA uma empresa de construo civil que atua no mercado imobilirio e na construo de obras para clientes pblicos e privados. Tendo em vista as exigncias crescentes do mercado e dos clientes em relao qualidade dos servios e produtos por ns fornecidos e o grande interesse da empresa em atend-los adequadamente, desenvolveu-se um sistema de gesto da qualidade com o objetivo de garantir a satisfao total dos clientes externos e internos e conseqentemente a competitividade e longevidade da HIPOTTICA no mercado. Desta forma, o presente Manual descreve o sistema de gesto da qualidade da HIPOTTICA e tem por objetivo implementar a Poltica da Qualidade da empresa. Sua circulao e alteraes so controladas e somente sua ltima edio vlida. A responsabilidade pelo controle de revises, edies e circulao cabe ao Comit da Qualidade da empresa.

_____________________________________ Presidente

_____________________________________ Diretor Comercial

_____________________________________ Diretor Tcnico

PAGINA

1/13

HIPOTTICA CONSTRUTORA
2. RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAO
A responsabilidade da administrao da empresa est detalhada no procedimento de sistema PS.COQ.01 - Responsabilidade da Administrao.

2.1 Poltica Poltica da qualidade


A diretoria da HIPOTTICA est comprometida com a qualidade dos seus produtos e a total satisfao dos seus clientes externos e internos. Desta forma foi desenvolvido o seu Sistema de Gesto da Qualidade, adequado realidade especfica da empresa e orientado pela norma NBR ISO 9002 - Sistemas da Qualidade - Modelo para garantia da qualidade em produo, instalao e servios associados. Alm do desenvolvimento do Sistema de Gesto, so previstos recursos para treinamento de pessoal e para operacionalizao efetiva do Sistema. O compromisso da diretoria da HIPOTTICA est expresso em sua Poltica da Qualidade.

Poltica da Qualidade
A qualidade de nossos produtos e servios de vital importncia para a sobrevivncia e crescimento de nossa empresa no mercado imobilirio. A qualidade responsabilidade de todos. Deve estar presente em todas as nossas atividades e atitudes. Reconhecemos em nossos clientes o direito de exigir a qualidade, pois eles so a razo de nossa existncia. nosso compromisso: a padronizao dos vrios processos da empresa; a garantia da qualidade dos insumos e servios de terceiros, obtida atravs da qualificao de nossos fornecedores; a garantia da qualidade dos produtos finais entregues aos clientes; o treinamento e aperfeioamento de nossos colaboradores internos. o investimento em inovao tecnolgica, promovendo a melhoria contnua da empresa So Paulo, 05 de maro de 1997

Alberto Hipottico Diretor Presidente Os objetivos da qualidade fazem parte do planejamento estratgico da empresa, que passa por uma reviso anual.

PAGINA

2/13

HIPOTTICA CONSTRUTORA
2.2 Organizao
O Sistema de Gesto da Qualidade da SUCESSO estruturado de forma que os gerentes, coordenadores e operadores dos processos de cada departamento e das obras da empresa, sejam responsveis pela garantia da qualidade. Cabe a todos os colaboradores verificar a implementao da Poltica da Qualidade da Empresa, assim como a conformidade dos processos e produtos com esta poltica. Para desenvolver e implementar o Programa da Qualidade da SUCESSO, foram criados o Comit da Qualidade e os Times da Qualidade com as seguintes funes: Comit da Qualidade Equipe da empresa designada pela Diretoria e formada pelos seguintes membros:

Diretor Comercial Diretor Tcnico Gerente Tcnico

Gerente Financeiro Gerente de Marketing Gerente Administrativo/RH

As funes bsicas do Comit da Qualidade so:


Elaborar o diagnstico da empresa e definir as prioridades de ao do Programa da Qualidade. Definir o sistema de gesto da qualidade a ser implantado com base nas normas ISO 9000. Criar Times da Qualidade para a padronizao e melhoria dos processos gerenciais, administrativos, tcnicos e operacionais. Coordenar o processo de implantao do sistema de gesto da qualidade. Criar mecanismos de conscientizao e difuso do Programa aos colaboradores. Acompanhar o processo de implantao do sistema de gesto da qualidade e avaliar os resultados obtidos.

O coordenador do Comit da Qualidade considerado o representante da Hipottica Construtora e tem autoridade definida para: 1. assegurar o estabelecimento, a implementao e a manuteno do Sistema da Qualidade de acordo com a Norma NBR ISO 9002; 2. relatar o desempenho do sistema da qualidade diretoria da empresa para a realizao da anlise crtica, visando a implementao de melhorias. Times da Qualidade Equipes multidiciplinares designadas pelo Comit da Qualidade cuja funo a seguinte:

Analisar os processos da empresa e identificar seus fornecedores e clientes internos e externos.


PAGINA

3/13

HIPOTTICA CONSTRUTORA

Analisar os principais gargalos dos processos e estudar as formas de resolv-los. Propor a melhoria e a racionalizao dos processos elevando sua produtividade e garantindo sua qualidade. Elaborar procedimentos padronizados dos processos de acordo com modelos adotados na empresa como um todo. Promover o treinamento e o acompanhamento da implantao dos procedimentos padronizados.

Alm do trabalho do Comit e dos Times da Qualidade, ressaltam-se ainda as seguintes responsabilidades na implementao do Programa da Qualidade. Diretoria Diretoria da empresa cabe realizar a avaliao e reviso do Sistema de Gesto da Qualidade pelo menos uma vez por ano, bem como prover os recursos adequados e necessrios para a implementao e manuteno do Sistema. As revises devem incluir os resultados das auditorias, relatrios de no-conformidades, dados de assistncia tcnica e avaliao ps-ocupao feita junto aos clientes.

Departamentos e Obras A todos os gerentes, coordenadores e pessoal dos departamentos e obras cabe zelar pela garantia da qualidade dos processos sob sua responsabilidade, promovendo a padronizao dos mesmos, conduzindo os processos de acordo com os padres, controlando a qualidade dos mesmos e tomando aes corretivas em caso de noconformidades. Cabe tambm aos departamentos e obras a melhoria contnua dos processos. Dentro de cada obra, a estrutura organizacional para a garantia da qualidade definida caso a caso, em funo do porte e particularidades da obra, sendo explicitada no Plano da Qualidade especfico. Organograma No organograma a seguir explicitada a organizao da empresa para a qualidade:

PAGINA

4/13

HIPOTTICA CONSTRUTORA
PRESIDENTE COMIT DA QUALIDADE

TIMES DA QUALIDADE

DIRETOR COMERCIAL

DIRETOR FINANCEIRO E ADMINISTRATIVO

DIRETOR TCNICO

GERENTE COMERCIAL

GERENTE FINANCEIRO

GERENTE ADM. / RH

GERENTE TCNICO

GERENTE DE SUPRIMENTOS

GERENTE DE PROJETOS

COORDENADOR DE OBRAS

GERENTE DE PLANEJAMENTO E CUSTOS

Gerente Obra 1 Gerente Obra 2 Gerente Obra n

A responsabilidade, autoridade e a inter-relao do pessoal que administra, desempenha e verifica atividades que influem na qualidade so definidas na matriz de responsabilidades apresentada o procedimento de sistema PS.COQ.01 Responsabilidade da Administrao.

2.3 Anlise crtica pela administrao


Anualmente, o sistema da qualidade da empresa analisado criticamente pela diretoria. Os resultados desta anlise so consolidados em um relatrio que divulgado aos membros do Comit da Qualidade. A partir desta anlise, cabe a diretoria delegar aos respectivos responsveis a tomada das aes corretivas e/ou preventivas necessrias para um melhor andamento do sistema da qualidade. Todo este processo est detalhado no procedimento de sistema PS.COQ.01 Responsabilidade da Administrao.

3.

SISTEMA DA QUALIDADE

3.1 Elementos do Sistema da Qualidade


O Sistema da Qualidade da HIPOTTICA contempla os seguintes elementos: Responsabilidade da administrao Sistema da qualidade Anlise crtica de contrato Controle de documentos e dados
PAGINA

5/13

HIPOTTICA CONSTRUTORA
Aquisio Controle do produto fornecido pelo cliente Identificao e rastreabilidade do produto Controle de processo Inspeo e ensaios Controle de equipamentos de inspeo, medio e ensaios Situao de inspeo e ensaios Controle de produto no conforme Aes corretivas e preventivas Manuseio, armazenamento, embalagem, preservao e entrega Controle de registros da qualidade Auditorias internas da qualidade Treinamento Servios associados Tcnicas estatsticas Plano da qualidade de obras Qualidade em Marketing e Incorporao Qualidade nos processos administrativos e financeiros O Sistema apoia-se em especificaes e procedimentos padronizados e documentados e sua operao se faz atravs do treinamento de pessoal, aplicao dos procedimentos e especificaes, controle da qualidade dos servios e produtos gerados e implementao de aes corretivas e preventivas em casos de noconformidade. Todas as obras da empresa so objeto de um Plano da Qualidade que define a estrutura organizacional para a qualidade no mbito interno da obra e descreve a aplicao deste Manual, no caso especfico da obra em questo. A elaborao do Plano da Qualidade est padronizada em procedimento operacional especfico. O Sistema da Qualidade orientado para o contnuo aperfeioamento dos processos e produtos por meio da reviso constante dos procedimentos, incorporando melhorias e inovaes tecnolgicas. Existem ainda alguns processos da empresa que esto padronizados e fazem parte do seu sistema da qualidade, porm no sero objeto do escopo de certificao ISO 9002: Financeiro Administrativo

3.2 Tipos de documentos que apoiam o Sistema de Gesto da Qualidade


O sistema de gesto da qualidade apoia-se em procedimentos padronizados e documentados, envolvendo os seguintes nveis:

Manual da Qualidade; Procedimentos de Sistema (PS) Procedimentos Gerenciais (PG); Procedimentos Operacionais (PO);
PAGINA

6/13

HIPOTTICA CONSTRUTORA

4.
Especificao e Inspeo de Materiais (EIM); Procedimentos de Execuo de Servios (PES); Procedimentos de Inspeo de Servios (PIS); Plano da Qualidade de Obras (PQO).

ANLISE CRTICA DE CONTRATO CONTRATO


Todo contrato, antes de ser firmado entre a HIPOTTICA e seus clientes pblicos e privados, analisado criticamente pela diretoria da empresa, visando assegurar s partes envolvidas que os requisitos de contrato esto adequadamente definidos e documentados e que a empresa tem capacidade de atender tais requisitos. A anlise feita de acordo com o estabelecido no procedimento de sistema PS.COQ.03 Anlise Crtica de Contrato e em procedimentos operacionais especficos.

5.

CONTROLE DE PROJETO
A empresa no desenvolve projetos. Sendo assim, este item da norma no se aplica ao sistema da qualidade da HIPOTTICA.

6.

CONTROLE DE DOCUMENTOS DOCUMENTOS E DADOS


O controle de documentos e de dados da empresa realizado conforme o especificado no procedimento de sistema PS.COQ.05 Controle de documentos e de dados. O Comit da Qualidade responsvel pelo controle da documentao geral do Sistema da Qualidade visando garantir que os mesmos sejam emitidos e revisados por pessoal autorizado e distribudos de forma a que todos utilizem a mesma reviso. O Comit da Qualidade responsvel tambm pelo controle de envio de documentos e mantm uma lista de usurios dos departamentos e obras, identificando os documentos a eles entregues. As verses obsoletas so destrudas. Caso algum documento necessite ser distribudo a ttulo de divulgao externa ou para setores da empresa no relacionados na lista de usurios, os mesmos so identificados como "CPIA NO CONTROLADA. NO SER SUBSTITUDA EM CASO DE REVISO" e no tm validade para o Sistema da Qualidade. As obras mantm sob controle os seguintes documentos: Plano da Qualidade da Obra, contendo PES, PIS, EIM, PS e PO aplicveis obra em questo; Projetos executivos, detalhamento especificaes, oramento, etc.; O Comit da Qualidade mantm disponvel em arquivo as cpias mestras de todos os documentos da qualidade, mantendo-os em ambiente adequado de forma a permitir sua consulta e eventual reviso.

PAGINA

7/13

HIPOTTICA CONSTRUTORA
7. AQUISIO
O processo de aquisio na empresa est estabelecido no procedimento de sistema PS.COQ.06 - Aquisio e inclui as seguintes atividades: Cadastro e avaliao de fornecedores de materiais e servios Cotao e Compra de materiais e servios A HIPOTTICA garante os dados para aquisio, atravs do cadastramento minucioso dos insumos utilizados nas obras. Esta descrio do insumo cadastrado utilizado em todas as etapas da obra, sendo permitida a sua complementao, quando necessria, no documento de compra. Os materiais requisitados que influenciam na qualidade do produto final so controlados por meio de documentos denominados EIMs - Especificao e Inspeo de Materiais. As especificaes tm como base as normas tcnicas da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas alm de especificaes exigidas pela HIPOTTICA. Finalmente ressalta-se que os materiais so adquiridos de fornecedores selecionados, preferencialmente j constantes no cadastro da empresa.. procedimento da empresa, a avaliao peridica de fornecedores de materiais e servios, exercida por cada obra e enviada ao Departamento de Suprimentos, para fins de seleo e qualificao dos fornecedores. As equipes de produo de obras da HIPOTTICA so parcialmente terceirizadas. Para garantir a qualidade desses fornecedores promove-se a seleo e contratao de empreiteiros de servios a partir de fornecedores constantes no cadastro da empresa. Tais fornecedores somente permanecem cadastrados se apresentarem um bom desempenho ao longo do perodo de prestao de servios que verificado pelas obras por uma avaliao sistemtica dos fornecedores de servios, que posteriormente enviada ao setor de suprimentos.

8.

CONTROLE DO PRODUTO FORNECIDO PELO CLIENTE CLIENTE


Quando aplicvel, os produtos fornecidos pelos clientes so inspecionados, armazenados, manuseados e mantidos de acordo com o procedimento de sistema PS.COQ.07 - Controle de produto fornecido pelo cliente.

9.

IDENTIFICAO E RASTREABILIDADE RASTREABILIDADE DO PRODUTO PRODUTO


Na HIPOTTICA, os produtos so identificados por meio de etiquetas, plaquetas e mapeamento, conforme definido no PS.COQ.08 - Identificao e rastreabilidade do produto. Este procedimento tambm apresenta as condies de rastreabilidade garantida para o concreto.

10. CONTROLE DE PROCESSO


No procedimento de sistema PS.COQ.09 - Controle de processo esto descritas as atividades para identificao e planejamento dos processos. Os servios que influem na qualidade das obras so executados sob condies controladas, asseguradas da seguinte forma:
PAGINA

8/13

HIPOTTICA CONSTRUTORA
a) execuo dos servios de produo de acordo com procedimentos padronizados denominados PES Procedimento de Execuo de Servios; b) uso de equipamentos adequados produo conforme determinado nos PES; c) conformidade com os procedimentos documentados da qualidade evidenciada apelas inspees realizadas durante a produo; d) monitorizao dos processos mencionada nos PES; e) manuteno dos equipamentos realizada conforme procedimento operacional especfico. O gerenciamento das obras da empresa realizado conforme o procedimento operacional especfico, que aborda os aspectos tcnicos e administrativos a cargo do gerente de obras e que interferem na qualidade, visando, assim, garantir a satisfao dos clientes externos e internos de cada empreendimento. Caso seja detectada alguma falha ou no-conformidade que no possa ser solucionada imediatamente, emitido um Relatrio de No-Conformidade (RNC), cuja metodologia de tratamento encontra-se detalhada em item especfico deste Manual. Alm dos controles explicitados anteriormente, realizado pela HIPOTTICA o controle dos equipamentos de produo, visando assegurar sua disponibilidade em obra e sua qualidade em uso. Tal controle feito atravs de verificaes nos equipamentos, conforme o procedimento especfico.

11. INSPEO E ENSAIOS


O processo de inspeo e ensaios na empresa realizado conforme definido no procedimento de sistema PS.COQ.10 - Inspeo e Ensaios.

11.1 Inspeo e ensaios no recebimento recebimento


As inspees e ensaios de recebimento de materiais so controladas por meio de documentos denominados EIM - Especificao e Inspeo de Materiais, alm dos dados especificados nos documentos de compra. Os resultados desta inspeo so registrados na FVM - Ficha de Verificao de Materiais. As inspees e critrios de aceitao dos produtos tm como base as normas tcnicas da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas alm de especificaes exigidas pela HIPOTTICA. No decorrer da obra, os materiais julgados especiais so tratados parte, podendo incluir, eventualmente, inspees a serem realizadas nos prprios fabricantes.

11.2 Inspeo e ensaios no processo de produo


As inspees e ensaios no processo de produo so realizadas nas obras da empresa por meio de documentos denominados PIS Procedimento de Inspeo de Servios , aplicados em fases consideradas crticas para o prosseguimento das etapas de produo. Os pontos de inspeo so determinados nos PQO - Plano da Qualidade da Obra.
PAGINA

9/13

HIPOTTICA CONSTRUTORA
Aps a inspeo preenchida uma FVS - Ficha de Verificao de Servios, que tem a funo de controlar a liberao dos servios.

11.3 Inspeo e ensaios finais


Para todas as obras da empresa feito um recebimento interno com a funo de analisar a obra com os olhos do cliente externo, utilizando para tal um check-list especfico para cada empreendimento, verificando-se a conformidade dos servios. Aps a aprovao da obra pelo cliente interno, a entrega feita para o cliente externo.

12. CONTROLE DE EQUIPAMENTOS EQUIPAMENTOS DE INSPEO, INSPEO, MEDIO E ENSAIOS ENSAIOS


Aparelhos e instrumentos de medio, inspeo e ensaios alocados s obras so aferidos e calibrados periodicamente, sendo mantidos em bom estado e em local apropriado de forma a garantir que o manuseio, preservao e armazenamento desses aparelhos mantenham a preciso, exatido e estado de conservao adequados ao uso. No caso de laboratrios de controle tecnolgico serem contratados para a realizao de ensaios especficos, so mantidos contatos com as empresas para fornecimento de dados que assegurem a confiabilidade metrolgica dos equipamentos utilizados. Este processo est estabelecido no PS.COQ.11 - Controle de equipamentos de inspeo, medio e ensaios. A situao de inspeo e ensaios definida no PS.COQ.12 - Situao de inspeo e ensaios e abrange a identificao da situao de inspeo no recebimento de materiais em obra, durante o processo e de produtos acabados.

13. SITUAO DE INSPEO E ENSAIOS


A situao de inspeo e ensaios definida no PS.COQ.12 - Situao de inspeo e ensaios e abrange a identificao da situao de inspeo no recebimento de materiais em obra, durante o processo e de produtos acabados.

14. CONTROLE DE PRODUTO NONO-CONFORME


Embora esteja estabelecido o sistema de padres da empresa possvel a ocorrncia de eventuais no-conformidades de materiais, atividades ou servios em relao aos padres estabelecidos. Neste caso, so previstas duas aes a serem tomadas no mbito do Sistema da Qualidade: a) adoo de uma soluo de identificao e disposio do item no-conforme, evitando a sua utilizao em desacordo com o estabelecido nos padres; b) adoo de uma soluo de correo do item no-conforme, que torne aceitvel a qualidade do produto ou servio. Esta soluo de correo pode envolver reparos no produto, retrabalho ou outra providncia pertinente; O procedimento de sistema PS.COQ.13 - Controle de produto no-conforme estabelece as diretrizes para a identificao e disposio de tais produtos.
PAGINA

10/13

HIPOTTICA CONSTRUTORA
15. AES CORRETIVAS E AES AES PREVENTIVAS
Detectando-se no-conformidades de carter sistmico ligadas a produtos ou processos, a empresa providencia e implementa aes corretivas para eliminar tais no-conformidades. Esse processo descrito no procedimento de sistema PS.COQ.14 - Aes Corretivas e Aes Preventivas. Basicamente o tratamento de no-conformidades realizado por meio de RAC Relatrio de Ao Corretiva ou Preventiva que abordam os seguintes aspectos: a) descrio detalhada da no conformidade real ou potencial; b) identificao das causas da no-conformidade; c) soluo adotada para a correo; d) plano de implementao de aes corretivas ou preventivas; e) controle de acompanhamento.

16. MANUSEIO, ARMAZENAMENTO, ARMAZENAMENTO, PRESERVAO E ENTREGA ENTREGA


O processo de manuseio, armazenamento, preservao e entrega encontra-se detalhado no procedimento de sistema PS.COQ.15 - Manuseio, armazenamento, preservao e entrega. O detalhamento dessas atividades encontram-se nas EIM Especificao e Inspeo de Materiais, para o caso dos insumos e em procedimentos operacionais especficos para o caso de produtos acabados ou em processamento.

17. CONTROLE DE REGISTROS REGISTROS DA QUALIDADE


Os registros da qualidade dos processos gerenciados e operacionalizados nos departamentos e obras da empresa so feitos em planilhas especficas adequadas a cada processo e relacionados a uma lista mestra de registros da qualidade. O controle de registros realizado conforme o procedimento de sistema PS.COQ.16 Controle de Registos da Qualidade que estabelece as condies de identificao, coleta, indexao, acesso, arquivo, armazenamento, manuteno e disposio de registros.

18. AUDITORIAS INTERNAS DA QUALIDADE


Periodicamente, so realizadas auditorias do Sistema da Qualidade, visando verificar se as atividades esto sendo conduzidas e controladas em conformidade com o planejado e para determinar a eficcia do Sistema. Tal prtica permite a retroalimentao e o contnuo aperfeioamento do Sistema de forma a atender plenamente s expectativas dos clientes. As auditorias em obra e nos departamentos so realizadas por pessoal da prpria empresa ou por empresa externa, especializada em gesto da qualidade. Os resultados das auditorias so consolidados em relatrios e encaminhados para anlise aos responsveis pelos setores auditados, os quais, em caso de irregularidades, tomam as aes corretivas necessrias. As auditorias so realizadas conforme PS.COQ.17 - Auditorias Internas da Qualidade.
PAGINA

11/13

HIPOTTICA CONSTRUTORA
19. TREINAMENTO
O processo de treinamento est detalhado no procedimento de sistema PS.COQ.18 Treinamento. O Sistema da Qualidade da HIPOTTICA tem um forte componente de conscientizao e motivao para a qualidade, destacando seus benefcios para o cliente externo, para a empresa e seus colaboradores. Todo novo colaborador contratado pela empresa para trabalhar na rea administrativa, alm de passar por um processo de integrao, recebe um treinamento sobre o Sistema de Gesto da Qualidade e tambm, um treinamento especfico sobre os processos que o colaborador ir gerenciar ou operacionalizar. Com relao s obras, considerando que novos empreiteiros e colaboradores podem ser contratados, assim como as especificidade dos novos empreendimentos e dos clientes, faz parte da poltica da empresa conduzir um programa de treinamento junto aos empreiteiros e colaboradores envolvidos na produo da obra, visando a sensibilizao de todos em relao qualidade. Ao longo da execuo da obra pode ser tambm identificada a necessidade de treinamentos especficos para a aplicao de procedimentos, gerando-se as respectivas aes que satisfaam tal necessidade. Quanto ao treinamento inerente padronizao e melhoria dos processos, este feito continuamente pelos Times da Qualidade junto aos gerentes, operadores, fornecedores internos e clientes internos dos processos que j foram padronizados. A empresa ainda garante a capacitao do pessoal que executa as atividades que influem na qualidade atravs dos processos de recrutamento e seleo de pessoal que incluem testes prticos e psicotcnicos dependendo do cargo.

20. SERVIOS ASSOCIADOS


A empresa considera como servios associados a entrega do Manual do Usurio ao cliente e a prestao de servios de assistncia tcnica aps a entrega do imvel. Tais processos esto descritos no procedimento de sistema PS.COQ.19 - Servios associados.

21. TCNICAS ESTATISTICAS ESTATISTICAS


Na empresa utilizam-se tcnicas estatsticas nos processos de inspeo de recebimento de materiais em obra, nos quais foram adotados critrios para formao de lotes, retirada de amostras e aceitao. Tais critrios esto em conformidade com as especificaes das normas tcnicas brasileiras referentes a planos de amostragem ou mesmo normas especficas para os materiais de construo civil. Alteraes nos procedimentos existentes ou mesmo elaborao de novos procedimentos so realizadas estudando-se as tcnicas estatsticas a serem aplicadas em cada caso, conforme a especificidade do material. Alm disso, so utilizadas tcnicas estatsticas bsicas em procedimentos da empresa que visam a retroalimentao de informaes.

PAGINA

12/13

HIPOTTICA CONSTRUTORA
A identificao da necessidade de aplicao de tcnicas estatsticas realizada pelos times da qualidade na fase de anlise ou reviso dos procedimentos do sistema da qualidade. A forma de aplicao e o acompanhamento do uso das tcnicas definidas em cada procedimento de responsabilidade dos engenheiros de obra e gerentes de cada departamento.

22. PLANO DA QUALIDADE DE DE OBRAS ESPECFICAS


Todas as obras da empresa so objeto de um Plano da qualidade que define a estrutura organizacional para a qualidade, no mbito interno da obra e descreve a aplicao deste Manual, no caso especfico da obra em questo.

23. OUTROS ELEMENTOS DO SISTEMA DA QUALIDADE DA EMPRESA QUE NO SO OBJETO DE CERTIFICAO CERTIFICAO NBR ISO 9002. 9002.
Ressalta-se que este item no faz parte do escopo de certificao NBR ISO 9002 e no objeto de auditorias de 3 parte. Alm de garantir a qualidade nos processos que influenciam diretamente na qualidade do produto final, como estabelecido na norma NBR ISO 9002, a empresa garante ainda a qualidade nos processos administrativos e financeiros, visando a implementao de um Sistema de Gesto da Qualidade na empresa como um todo. Os processos administrativos financeiros da empresa so padronizados visando assegurar a qualidade do contas a pagar, tesouraria, contas a receber, departamento pessoal, departamento fiscal e contabilidade, visando apoiar as obras e demais reas da empresa e permitir a gesto financeira da HIPOTTICA e dos empreendimentos por ela administrados. A padronizao de tais processos permite a emisso de relatrios gerenciais peridicos aos clientes e parceiros investidores da HIPOTTICA, assim como a rastreabilidade de informaes administrativas e financeiras.

PAGINA

13/13

HIPOTTICA CONSTRUTORA

1. APRESENTAO ......................................................................................................................................... 1 2. RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAO ............................................................................................ 2 2.1 POLTICA DA QUALIDADE ............................................................................................................................ 2 2.2 ORGANIZAO .......................................................................................................................................... 3 2.3 ANLISE CRTICA PELA ADMINISTRAO ..................................................................................................... 5 3. SISTEMA DA QUALIDADE .......................................................................................................................... 5 3.1 ELEMENTOS DO SISTEMA DA QUALIDADE ................................................................................................... 5 3.2 TIPOS DE DOCUMENTOS QUE APOIAM O SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE .............................................. 6 4. ANLISE CRTICA DE CONTRATO ............................................................................................................ 7 5. CONTROLE DE PROJETO .......................................................................................................................... 7 6. CONTROLE DE DOCUMENTOS E DADOS ................................................................................................ 7 7. AQUISIO .................................................................................................................................................. 8 8. CONTROLE DO PRODUTO FORNECIDO PELO CLIENTE ....................................................................... 8 9. IDENTIFICAO E RASTREABILIDADE DO PRODUTO .......................................................................... 8 10. CONTROLE DE PROCESSO ..................................................................................................................... 8 11. INSPEO E ENSAIOS ............................................................................................................................. 9 11.1 INSPEO E ENSAIOS NO RECEBIMENTO ................................................................................................... 9 11.2 INSPEO E ENSAIOS NO PROCESSO DE PRODUO ................................................................................. 9 11.3 INSPEO E ENSAIOS FINAIS .................................................................................................................. 10 12. CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE INSPEO, MEDIO E ENSAIOS ......................................... 10 13. SITUAO DE INSPEO E ENSAIOS .................................................................................................. 10 14. CONTROLE DE PRODUTO NO-CONFORME ...................................................................................... 10 15. AES CORRETIVAS E AES PREVENTIVAS .................................................................................. 11 16. MANUSEIO, ARMAZENAMENTO, PRESERVAO E ENTREGA ........................................................ 11 17. CONTROLE DE REGISTROS DA QUALIDADE ...................................................................................... 11 18. AUDITORIAS INTERNAS DA QUALIDADE ............................................................................................. 11 19. TREINAMENTO ........................................................................................................................................ 12 20. SERVIOS ASSOCIADOS ....................................................................................................................... 12 21. TCNICAS ESTATISTICAS ..................................................................................................................... 12 22. PLANO DA QUALIDADE DE OBRAS ESPECFICAS ............................................................................. 13 23. OUTROS ELEMENTOS DO SISTEMA DA QUALIDADE DA EMPRESA QUE NO SO OBJETO DE CERTIFICAO NBR ISO 9002..................................................................................................................... 13

Вам также может понравиться