Вы находитесь на странице: 1из 2

COLGIO PEDRO II

U.E. CENTRO
DIRETOR: FLVIO NORTE

DEPARTAMENTO DE QUMICA
CHEFE DE DEPARTAMENTO: A.C. BARBOSA COORD. PED. CLEISE PADRO

PROVA DE 1 CERTIFICAO

QUMICA ORGNICA
DATA: ____/ _____/ 2012
TURMA:

PROF CLEISE PADRO


ALUNO:

3 SRIE

ENS. MDIO
N:

ANTES DE FAZER A SUA PROVA, LEIA ATENTAMENTE S INSTRUES ABAIXO:


Esta prova dever ser TODA feita a CANETA azul ou preta e SEM CONSULTA. Questes que necessitem de JUSTIFICATIVAS E/OU CLCULOS, s sero consideradas acompanhadas dos mesmos CORRETOS.

ORGANIZE seus clculos e desenvolvimentos e no se esquea de INFORMAR AS FRMULAS, caso sejam utilizadas.
NO permitido o uso de CALCULADORAS E/OU CORRETIVOS. A interpretao das questes faz parte da avaliao, portanto, os PROFESSORES NO IRO S SALAS para tirarem possveis dvidas.

O aluno que optar por fazer sua prova total ou parcialmente A LPIS, perder o direito de obter REVISO DE CORREO, quando esta for solicitada.

1) Com a frmula molecular C5H10O possvel escrever frmulas estruturais de aldedos, cetonas, enis, lcoois e teres. Indique, a partir dessa frmula molecular, a frmula estrutural, em bastes, de: a) Dois desses compostos que so ismeros por tautomeria. (0,5) b) Duas cetonas que so ismeros de cadeia. (0,5) c) Dois desses compostos que so ismeros de funo. (0,5) d) Dois lcoois que so ismeros de posio. (0,5) e) Dois desses compostos que so ismeros de compensao. (0,5) QUADRO DE RESPOSTAS a) c) e)

b)

d)

Pgina 1 de 2

2) Estima-se que, no Brasil, a quantidade de alimentos desperdiados seria suficiente para alimentar 35 milhes de pessoas. Uma das maneiras de diminuir esse desperdcio melhorar a conservao dos alimentos. Um dos mtodos disponveis para tal fim submeter os alimentos a radiaes ionizantes, reduzindo, assim, a populao de micro-organismos responsveis por sua degradao. Uma das tecnologias existentes emprega o istopo de nmero de massa 60 do cobalto como fonte radioativa. Esse istopo decai pela emisso de raios gama e de uma partcula beta e produzido pelo bombardeamento de tomos de cobalto de nmero de massa 59 com nutrons. Dados: Co (Z=27); Ni (Z=28) a) Escreva a reao de produo de cobalto-60 a partir do cobalto-59 e a reao de decaimento radioativo do cobalto-60. (0,5)

b) Um aparelho utilizado na radiao de alimentos emprega uma fonte que contm, inicialmente, 100 gramas de cobalto-60. Admitindo que o tempo de meia-vida do cobalto-60 seja de cinco anos, calcule a massa desse istopo presente aps quinze anos de utilizao do aparelho. (0,5)

3) A produo de energia nas usinas de Angra 1 e Angra 2 baseada na fisso nuclear de tomos de urnio radioativo 238U. O urnio obtido a partir de jazidas minerais, no municpio de Caetit, na Bahia, onde beneficiado at obteno de um concentrado bruto de U 3O8 tambm chamado de yellowcake. O concentrado bruto de urnio processado em uma srie de etapas at chegar ao hexafluoreto de urnio, composto que ser submetido ao processo final de enriquecimento no istopo radioativo 238U, conforme o esquema a seguir.

O rejeito produzido na etapa de refino contm 206Pb oriundo do decaimento radioativo do Calcule o nmero de partculas e emitidas pelo 238U para produzir o 206Pb. (1,0)

238

U.

Pgina 2 de 2

Вам также может понравиться