Вы находитесь на странице: 1из 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA ELTRICA

RETIFICADORES MONOFSICOS DE MEIA ONDA E ONDA COMPLETA SEM E COM FILTRO CAPACITIVO

Nome: Camila Sousa Oliveira Mat.:201176238 Turma: 02

Teresina

ii

Julho de 2013
Captulo 1

RETIICADORES MONOFSICOS DE MEIA ONDA E ONDA COMPLETA, SEM E COM FILTRO CAPACITIVO

1.1 Objetivos
O objetivo principal desta prtica a analise do funcionamento dos circuitos retificadores monofsicos de meia onda mediante simulao e experimentao.

1.2 Lista de material


Voltmetro (1); Ampermetro (1); Transformador com derivao central (+12V/+12V) Osciloscpio (1). Diodos 1N4007 (4) Resistor_1K(1)

1.3 Introduo Terica


Todos os aparelhos eletrnicos necessitam de corrente contnua para funcionar. Todavia, a rede eltrica que chega s nossas casas, nos fornece energia eltrica em forma de corrente alternada. Assim, para que seja possvel alimentar os aparelhos eletrnicos, necessrio um circuito que transforme corrente alternada em corrente contnua. Esse circuito chamado de retificador. Os circuitos retificadores, so circuitos utilizados em sua maioria para a converso de tenses alternadas em contnuas, utilizando para isto no processo da converso elementos semicondutores, tais como os diodos. Um circuito retificador bsico composto por um transformador, retificador, filtro e carga. Alguns circuitos podem ainda ter entre o filtro e a carga um regulador de tenso. O transformador, tem a funo de reduzir ou elevar a tenso

disponvel que ser enviada ao retificador. Este por sua vez converte a CA, que uma corrente bidirecional em uma corrente unidirecional, ou seja, em uma CC. Esta CC no possui um valor contnuo constante, tendo assim a necessidade de um filtro que deixe a tenso de sada constante. E por fim a carga, que representa o sistema que ser alimentado. Sero mostrados a seguir os circuitos retificadores estudados em laboratrio e simulaoes: Retificador de meia onda (com e sem filtro capacitivo) O retificador de meia onda permite que apenas um semiciclo da onda circule pela carga. Neste retificador utiliza-se apenas um diodo que conduz em um semiciclo da corrente quando estiver polarizado diretamente.

Figura 1: Circuito retificador de meia onda sem filtro Os elementos reativos, no caso capacitores, possuem a propriedade de armazenar energia em seu interior. Esta propriedade bem utilizada nos circuitos retificadores, pois esta energia armazenada no capacitor pode ser utilizada para amenizar as ondulaes na sada do retificador, deixando assim a tenso de sada mais plana e proporcionando um maior valor mdio na tenso de sada. Podemos observar pelos grficos (1) o efeito da capacitncia reduz as ondulaes mantendo a tenso de sada mais constante. Para uma tenso praticamente plana devemos aumentar o valor da capacitncia do filtro, pois quanto maior a capacitncia em um circuito, maior seu tempo de descarga e consequentemente teremos uma sada com uma tenso contnua constante.

Figura 2: Circuito retificador de meia onda com filtro capacitivo

iv

Grfico 1: Retificador de meia onda com ao de filtro capacitivo A filtragem consiste na eliminao de variaes bruscas na tenso sobre a carga resistiva R, graas presena do capacitor C que age como amortecedor. As equaes que descrevem as caractersticas para o retificador de meia onda so: Vcc = 0,318 (Vm - Vo) Vef = (Vm - Vo) PIV = - Vm Vm : valor mximo da entrada senoidal Vo : tenso de barreira do diodo Vef : valor RMS ou valor eficaz de um sinal peridico PIV : tenso de pico inversa

Retificador de onda completa em ponte (com e sem filtro capacitivo)

A retificao de onda completa o processo de converso de corrente alternada em corrente contnua que aproveita os dois semiciclos da tenso de entrada, tendo um desempenho maior que os de meia onda. A retificao de onda completa em ponte utiliza quatro diodos e entrega carga uma onda completa sem que seja necessrio utilizar um transformador de derivao central.

Figura 3: Circuito retificador onda completa em ponte sem filtro

Considerando a tenso positiva (primeiro semiciclo) no terminal de entrada superior, teremos as seguintes condies de polarizao dos diodos e o funcionamento desse circuito ser da seguinte forma: D1-anodo positivo em relao ao catodo (polarizao direta) - em conduo; D2-catodo positivo em relao ao anodo (polarizao inversa) - em bloqueio; D3-catodo negativo em relao ao anodo (polarizao direta) - em conduo; D4-anodo negativo em relao ao catodo (polarizao inversa) - em bloqueio.

Eliminando-se os diodos em bloqueio, que no interferem no funcionamento, verifica-se que D1e D3(em conduo) fecham o circuito eltrico, aplicando a tenso do primeiro semiciclo sobre a carga. No segundo semiciclo, ocorre uma inverso da polaridade nos terminais de entrada do circuito. E os diodos D2 e D4 estaro em conduo e fecham o circuito eltrico, assim fazem a corrente circular na carga no mesmo sentido que no primeiro semiciclo. A filtragem para o retificador de onda completa mais eficiente do que para o retificador de meia onda. Em onda completa o capacitor ser recarregado 120 vezes por segundo. O capacitor descarrega durante um tempo menor e com isto a sua tenso permanece prxima de Vpico at que seja novamente recarregado.

Figura 4: Retificador de onda completa com filtro capacitivo e forma de onda para filtragem em onda completa As equaes que descrevem as caractersticas para o retificador de onda completa em ponte so: Vcc = 0,636 (Vm 2Vo) Vef = (Vm 2Vo)/(2) PIV = - 2Vi Vm : valor mximo da entrada senoidal Vo : tenso de barreira do diodo Vef : valor RMS ou valor eficaz de um sinal peridico PIV : tenso de pico inversa Vi : tenso de entrada senoidal

vi

Retificador de onda completa com tap central (com e sem filtro capacitivo)

Este circuito retificador de onda completa apresenta a tomada central entre as duas fontes.Tem apenas dois diodos, onde um dos diodos conduz um semiciclo da corrente e o outro conduz o outro semiciclo da corrente. Isto s possvel porque o transformador possui uma derivao central ou Center tape, Por causa dessa tomada, o circuito equivalente a dois retificadores de meia onda. O retificador superior retifica o semiciclo positivo da tenso da fonte superior, enquanto o retificador inferior retifica o semiciclo positivo da fonte inferior. Na realidade como se fosse um transformador com um primrio e dois secundrios ligados em srie, sendo o ponto de ligao destes o tap central. Desta forma, cada enrolamento ir fornecer corrente para um semi ciclo da onda.

Figura 5: Retificador de onda completa com tap central com e forma de onda

Figura 6: Retificador de onda completa com tap central e forma de onda com filtro capacitivo As equaes que descrevem as caractersticas para o retificador em tap central so: Vcc = 0,636 (Vm Vo) Vef = (Vm Vo)/(2) PIV = - 2Vm

Vm : valor mximo da entrada senoidal Vo : tenso de barreira do diodo Vef : valor RMS ou valor eficaz de um sinal peridico PIV : tenso de pico inversa

1.4 Resultados
1.4.1 Primeira Parte Retificador de meia onda: Para o retificador de meia onda sem filtro a simulao foi feita em laboratrio com coleta do grfico a partir do osciloscpio e para meia onda com filtro capacitivo a simulao foi feita com o software Multisim.

Figura 7: Circuito simulado meia onda

Grfico 2: retificador de meia onda

viii

No laboratrio montou-se o circuito da figura 7 e obteve o grfico do retificador de meia onda sem filtro capacitivo, a partir dele pode-se confirmar o que foi dito anteriormente na introduo terica que o retificador de meia onda permite que apenas um semiciclo da onda circule pela carga. No semiciclo positivo o diodo encontra polarizado diretamente, sendo equivalente a uma chave fechada, transferindo todo esse semiciclo para a carga, ligada ao catodo. No outro semiciclo o diodo fica polarizado reversamente, passando a comporta-se como uma chave aberta, impedindo que esse semiciclo chegue a carga, zerando a tenso. Expreimentalmente na forma de onda obtemos cerca de 0,7 V como queda de tenso sobre o diodo na polarizao direta e todo semiciclo negativo na polarizao reversa. Devemos observar que o circuito retificador de meia onda converteu a tenso AC em tenso DC, tenso sobre a carga sempre positiva ou zero, dependendo de qual metade do ciclo est sendo entregue ao retificador. Em outras palavras, a corrente na carga sempre no mesmo sentido. E essa converso de AC para DC conhecido como retificao. Fazendo os clculos a partir das equaes para meia onda de corrente mdia (Id), corrente eficaz (Ief), tenso mdia (Vd) e tenso eficaz (Vef), temos:

Tabela 1: Valores para meia onda sem filtro Para o retificador de meia onda com filtro, o circuito foi simulado no Multisim, onde pode observar a atuao do capacitor e a sua funcionalidade Nos intervalos de tempo em que o diodo conduz, circula corrente atravs da carga e tambm no capacitor. Neste perodo, o capacitor armazena energia. Nos intervalos de bloqueio do diodo, o capacitor tende a descarregar a energia armazenada. Durante o primeiro quarto de ciclo, o capacitor se carrega at o valor mximo da tenso de entrada, quando a tenso de entrada comea a diminuir, o capacitor deveria se descarregar, porm, o diodo no permite a passagem da corrente em sentido contrrio. Assim, a carga no capacitor mantida.

Figura 8: Circuito simulado retificador meia onda com filtro capacitivo

Grfico 3: retificador de meia onda com filtro capacitivo Os pontos destacados vermelho e azul marca o tempo de conduo (Tc) do capacitor, ou seja, a descarga do capacitor.

Tabela 2: Valores para meia com filtro 1.4.2 Segunda Parte Retificador de onda completa com Tap central: O retificador de onda completa com Tap central foi observado apenas na simulaes feita em multisim.

Figura 10: Circuito retificador onda completa com tap central

Grfico 4: Retificador de onda completa com tap central sem filtro As formas de ondas encontradas mostram que enquanto em uma das derivaes o semiciclo positivo, na outra ele negativo. A frequncia de spida o dobro da frequncia de entrada, ou seja, ocorrem dois ciclos na spida para cada ciclo completo na entrada. Isto acontece porque o retificador de onda completa tambm tem um diodo conduzindo mesmo durante o semiciclo negativo da tenso de entrada, mas sempre mantendo a corrente da carga no mesmo sentido.

Tabela 3: Valores retificado onda completa com tap central

Figura 9: Circuito retificador onda completa com tap central com filtro capacitivo

xii

Grfico 5: retificador de onda completa com tap central com filtro capacitivo O tempo de carga do capacitor influencia na ondulao, pois, quanto mais tempo o capacitor levar para descarregar, menor ser a tenso. Por isso, para uma mesma carga e mesmo capacitor de filtro, os circuitos de onda completa tem menor ondulao.

Tabela 4: Valores retificador de onda completa com tap central e filtro capacitivo 1.4.3 Terceira Parte Retificador de onda completa em ponte: Nesta terceira parte o retificador em ponte sem filtro foi simulado em laboratrio e com filtro capacitivo a partir do software Multisim.

Figura 10: Circuito retificador em ponte sem filtro

Grfico 6: Retificador em ponte sem filtro capacitivo

Tabela 5: Valores retificador em ponte sem filtro

xiv

A partir dos grficos podemos perceber que a forma de onda sobre a carga a mesma obtida no retificador de onda completa com Center tap.Uma das vantagens da retificao em ponte em relao ao Center tap devido tenso reversa sobre os diodos retificadores em ponte, que metade da que verificamos no retificador de onda completa com derivao central.

Figura 11: Circuito retificador em ponte com filtro capacitivo

Grfico 7: Retificado em ponte com filtro capacitivo

Tabela 6: Valores retificador em ponte com filtro capacitivo

1.5 Questionrio
a) Comente a respeito do tempo de conduo (Tc) verificado em cada circuito retificador e faa um comparativo dos resultados obtidos entre as demais grandezas utilizando a Tabela 1.0. O tempo de conduo influencia na ondulao, pois quando mais tempo o capacitor levar para descarregar, menor ser a tenso.Vimos que a forma de onda de circuitos retificadores com filtro capacitivo quase uma tenso constante, apresentando apenas as pequenas ondulaes causadas pelas cargas e descargas do capacitor de filtragem. Uma forma de melhorar essa forma de onda, reduzindo as ondulaes, aumentar a constante de tempo de descarga que depende do capacitor, ou seja, quanto maior a capacitncia em um circuito, maior seu tempo de descarga e assim teremos uma sada com uma tenso contnua constante. Outra forma utilizando o retificador de onda completa ou em ponte, pois nesse retificador a frequncia da ondualo 120 Hz, assim a carga do capacitor reposta com uma frequencia duas vezes maior. Isso pode ser observado comparando os valores Tc das tabelas. b) Comente a partir dos resultados obtidos em cada um dos circuitos retificadores montados e compare com seu equivalente simulado atentando as grandezas presentes na Tabela 1.0. Se baseando pelos valores tericos e pelos resultados que deveriam ser alcanados, foi satisfatrio as anlises e simulaes, pois para cada circuito retificador (meia onda, em ponte e tap central) encontrou-se a funcionalidade e as caractersticas de cada um, o que contribuiu para o entedimento de circuitos retificadores. c) Analisando o circuito da Figura 2(f), suponha que o diodo D3 se danifique quando operando em regime permanente. Na primeira situao, o componente comporta-se como um elemento de impedncia infinita; e na segunda situao, o elemento comportase como um elemento de baixa impedncia. Analise o comportamento do circuito para ambas situaes impostas. Apresente as formas de onda de tenso na carga.

xvi

d) Pesquise a respeito da Ponte de Graetz e sobre os diodos utilizados em circuitos retificadoes: Standard Recovery, Fast Recovery e Ultra Fast Recovery. Ponte de Graetz: So pontes usadas na retificao de onda completa associando 4 diodos na configurao mostrada abaixo:

Figura 1 - Ponte de Graetz

Diodo Standard Recovery Diode and Rectifier: Apresenta unidades que normalmente incluem um ou dois diodos em configuraes diferentes, estas caractersticas pode incluir baixa tenso e baixa impendncia trmica. Diodo Fast Recovery: Apresenta alta qualidade e alto custo-benefcio, retificadores de recuperao rpida, que fornece retificao de onda completa a partir de uma fonte de alientao AC para equipamentos eletrnicos. Ultra Fast Recovery: Equipamentos eletrnicos de ltima gerao utilizam fonte de alimentao chaveada, para isso requer um diodo especial, ou seja, com recuperao ultrarpida para converter o pulso de alta tenso de corrente alternada para corrente contnua. Se utilizar um diodo de uso geral, este queimaria em menos de poucos segundos, pois so bastante lentos. Os ultra diodos de recuperao rpida tem especificaes semelhantes ao diodo geral, exceto a velocidade que os diodos especiais so mais rpidos.

1.6 Concluso

Baseado nos resultados obtidos e nos grficos gerados pelo multsim e pelo osciloscpio, pode-se observar que a retificao de meia onda apresenta baixo rendimento em relao tenso eficaz de entrada e mau aproveitamento da capacidade de transformaes nas retificaes com transformador porque a corrente circula em apenas um ciclo. Constatou a vantagem do retificador de onda completa, pois ele conduz os semiciclos positivos e os negativos, de um modo que haja uma tenso contnua positiva durante os dois semi-ciclos e durante cada semi-ciclo, sempre dois diodos esto em conduo e dois em corte. Observou-se que para os circuitos com filtro capacitivo o retificador de onda completa ir atuar da mesma forma que atuou no de meia onda, o tempo de carga do capacitor influencia na ondulao, pois, quanto mais tempo o capacitor levar para descarregar, menor ser a tenso. Por isso, para uma mesma carga e mesmo capacitor de filtro, os circuitos de onda completa tem menor ondulao e todas as previses tericas foram provadas pelos valores exisperimentais.

1.7 Bibliografia
1] Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith, Microeletrnica, 4 Edio, Makron Books,1999. [2] Behzad Razavi, Fundamentos de Microeletrnica, 1 Edio, LTC, 2010. [3] Robert L. Boylestad, Louis Nashelsky, Dispositivos Eletrnicos e Teoria de Circuitos, 8 Edio, Prentice Hall, 2004.

18

Вам также может понравиться