Вы находитесь на странице: 1из 12

GUIA BSICO - KARATE-DO

TIAGO OVIEDO FROSI

Karate-Do
Karate-Do uma arte marcial criada e desenvolvida pelos aldees e guerreiros de Okinawa, uma ilha ao sul do Japo. Na poca era um reino independente que tinha muitas relaes comerciais e culturais com a China. Okinawa passou a fazer parte do Imprio Japons depois de 1600, quando os samurais conseguiram controlar a ilha depois de inmeras tentativas mal sucedidas nos confrontos com os guerreiros locais.

A palavra Karate-Do significa Caminho das Mos vazias, e formada pelos ideogramas (Kara = vazio), (Te = Mo), (Do = Caminho). O significado do nome est relacionado ao conceito dos 5 elementos da cosmologia budista, onde o Vazio, o quinto elemento, representa a unidade e o equilbrio. Karate-Do , portanto a via espiritual de integrao da mente, corpo e esprito, atravs das tcnicas desenvolvidas pelos guerreiros oquinauenses.

O Karate surgiu provavelmente no sculo XIII, atravs de uma prtica de defesa pessoal de Okinawa chamada unicamente de Te ( = Mo). Com o passar dos sculos e a

intensificao das relaes com a China, as tcnicas das artes marciais chinesas foram incorporadas ao Karate, e a arte primitiva passou a ser chamada de To-de ( = Mos Chinesas). Aps um longo perodo, quando os mestres oquinauenses passam a ensinar no Japo, h uma nova transformao nos objetivos, caractersticas, mtodos de treinamento e etiquetas, quando o nome Karate-Do () adotado, principalmente para ser aceito pela sociedade japonesa.

O mestre que levou o Karate de Okinawa para o Japo foi o sensei Gichin Funakoshi. Funakoshi defendia um Karate-Do nico, unificado, onde no existiam estilos nem competies, onde o desenvolvimento integral do ser humano fosse o objetivo, por isso nunca chegou a criar um nome para seu estilo. Muitos anos depois que estava no Japo seus alunos comearam a chamar o estilo de Shotokan ( = Escola de Shoto). Shoto era o apelido de sensei Funakoshi.

O Shotokan rapidamente se tornou o estilo mais praticado no pas e estava presente em clubes em quase todas as universidades. Anos mais tarde, na dcada de 1960, aps a morte de sensei Funakoshi, o sensei Masatoshi Nakayama,um dos seus principais alunos, promove as primeiras competies e envia alunos para a Europa e outros pases a fim de disseminar o Karate pelo mundo. O Karate chegou ao Brasil junto com os imigrantes japoneses que fugiam da 2 Guerra Mundial e se instalaram principalmente em So Paulo e Santos. Entre eles estavam Mitsuke

Harada, Seiichi Akamine, Juichi Sagara, Sadamu Uriu, Yasutaka Tanaka, Tetsuma Higashino e Yoshihide Shinzato.

No Rio Grande do Sul, os introdutores dos principais estilos foram Luis Tazuke Watanabe (Shotokan), Takeo Suzuki (Wado-ryu) e Akira Taniguchi (Goju-ryu). A Federao Gacha de Karate foi fundada em 1988 por um grupo de professores, entre os quais estavam: Eudes de Arajo, Ademar Pires Brandolff, Cilon Trindade Goulart, Nelson D'Avila Guimares, Fernando Antonio Freitas Malheiros Filho, Jos Eduardo Fauque De Mattei e Arthur Xavier de Oliveira Filho.

As Faixas do Karate-Do Shotokan


Para marcar os diferentes estgios atingidos pelo praticante de Karate-Do so realizados exames de faixa, onde o candidato apresenta as tcnicas e conhecimentos especficos de cada graduao. O Exame consiste da execuo do Kihon (fundamentos), do Kumite (luta, que evolui das formas combinadas at a livre) e o Kata (exerccio formal). A superao de cada etapa representada por uma faixa correspondente que com sua cor representa os diferentes estgios. Todo praticante inicia com a faixa branca, que representa o vazio de conhecimento, a inocncia e inexperincia. Logo, com o treinamento, o praticante passa por um estgio extremamente vibrante, de energia e vigor, onde as cores das faixas so quentes (amarelo, vermelho e laranja), caracterizando esta etapa psicolgica. Depois deste estgio inicial, o praticante vai sedimentar o conhecimento e buscar a interiorizao, vai iniciar o processo de abandono da forma artificial (ji), para atingir a forma na sua essncia (ri). Nesta etapa h um amadurecimento do indivduo, tanto tcnico quanto comportamental, caracterizado pelas faixas de cores frias (verde, roxo e marrom). Por fim, o praticante vai demonstrar que consegue integrar as diferentes possibilidades de ser, dominando as caractersticas do guerreiro (atravs do seu foco, da concentrao e da habilidade de lutar), do mestre (mostrando-se sbio, auxiliando os praticantes menos experientes e cultivando a no violncia), do curador (sabendo cuidar de si, do seu corpo e da

sua integridade, e sabendo reconhecer a existncia do outro, respeitando a integridade do outro, atravs do auto controle, criando a conscincia de proteger a todas as coisas), e do visionrio (aprendendo a confiar na sua intuio, a ser sensvel, a respeitar as diferentes vises de mundo e pontos de vista). Quando atinge este estgio de amadurecimento, o praticante est apto a candidatar-se ao exame de graduao para faixas-pretas (Dan).

As faixas, portanto, no representam apenas o crescimento tcnico, mas tambm o crescimento psicolgico e moral de todo praticante de Karate-Do. O Karate-Do uma prtica que visa o desenvolvimento integral do ser humano.

A Competio de Karate Nas competies so realizados eventos de Kata (exerccios formais) e Kumite, individualmente ou por equipes. Na disputa de Kata os atletas realizam, um de cada vez, um dos exerccios que escolhem previamente, e vo se classificando pelos votos dos juzes. Os atletas utilizam a faixa azul ou vermelha e os rbitros votam erguendo bandeiras da cor correspondente.

No Kumite, a luta, os dois atletas disputam atravs de um combate com contato corporal mnimo, onde a disputa valoriza a velocidade e preciso das tcnicas controladas e na uma disputa irracional de extrema violncia entre dois homens. Cada golpe bem executado no Karate apontado pelo rbitro e o atleta vai somando pontos, que ao final do tempo de combate so computados e o vencedor aquele que tiver maior nmero de pontos (ou abrir uma vantagem de oito pontos antes do trmino do tempo).

No Karate os diferentes golpes em regies diferentes do corpo valem diferentes pontuaes. A seguir as tcnicas mais utilizadas e suas pontuaes de acordo com regio do corpo atingida:
Tcnica Tsuki (Soco) Uchi (Golpe) Keri (Chute) Henzoku Waza (projeo seguida de finalizao) Regio do corpo Jodan (Alto) Chudan (Mdio) Jodan (Alto) Chudan (Mdio) Jodan (Alto) Chudan (Mdio) Pontuao 1 1 1 1 3 2 3

Na disputa de Kata em equipe, trs atletas realizam o Kata em sincronia e nas finais apresentam o bunkai. O bunkai uma luta simulada, coreografada, onde o significado do Kata posto em prtica e apresentado. Na disputa de Kumite em equipe os membros das equipes

participam de combates individuais e seus resultados somam pontos para a equipe correspondente.

No Kumite obrigatrio o uso de protetores para evitar ao Maximo o nmero de leses. Os protetores obrigatrios so: protetor bucal, luvas, caneleiras com protetor de p, protetor de seios (para mulheres) e protetor de trax e mscara para as categorias infantil e cadete (at 14 anos). Os protetores opcionais so as coquilhas.

Kata de Karate-Do Os Kata so lutas simuladas contra vrios adversrios. A origem destes exerccios remete s origens da arte, quando os guerreiros de Okinawa usavam o Karate nas guerras. Como as armas eram proibidas em Okinawa (devido a um decreto do rei Sho ningum podia portar espadas, lanas, etc), o Karate foi usado para os diferentes combates que aconteceram ao longo da histria, inclusive no Sanzan (a guerra onde os trs reinos de Okinawa foram unificados sob o comando da dinastia Sho). Sendo assim, a execuo de um Kata representa a situao do campo de batalha, onde vrios adversrios atacavam o guerreiro de vrias direes. Cada trecho do Kata representa uma luta mortal que era decidida com uma pequena sequencia de defesas e contra-ataques. Os Kata que so estudados nas respectivas faixas esto indicados no quadro a seguir:
Kata Heian Shodan Heian Nidan Heian Sandan Heian Yondan Heian Godan Tekki Shodan Bassai Dai Kanku Dai Jion Empi Jitte Hangetsu Gankaku Significado Paz e Tranquilidade nvel 1 Paz e Tranquilidade nvel 2 Paz e Tranquilidade nvel 3 Paz e Tranquilidade nvel 4 Paz e Tranquilidade nvel 5 Cavaleiro de Ferro nvel 1 Destruir a Fortaleza Longo Olhar para o Cu Longo Amor e Gratido Voo da Andorinha Dez Mos Meia Lua Grou sobre a Rocha Faixa Branca Amarela Vermelha Laranja Verde Roxa Roxa e Marrom Marrom Marrom Preta Preta Preta Preta

Kumite de Karate-Do H diversas formas de luta combinada no Karate-Do, onde o praticante vai adquirindo as habilidades bsicas de movimentao, esquiva, defesa, ataque e contra-ataque. Aps o estgio da luta combinada se realiza uma luta semi-livre e por fim, a luta livre. A luta combinada mais bsica o Gohon Kumite, onde um praticante ataca o outro cinco vezes, que realiza cinco defesas e contra ataca ao final dos deslocamentos da dupla. Outro exerccio semelhante, porm mais dinmico e complexo o Sanbon Kumite, uma luta combinada de trs movimentos. Aps o estgio mais bsico, realizado o treinamento de Ippon Kumite, uma luta combinada de um movimento. Neste exerccio um praticante ataca e o outro defende e contra ataca imediatamente, da forma mais natural possvel. Aps as lutas combinadas mais bsicas (Gohon Kumite, Sanbon Kumite e Ippon Kumite) realizado o Jiyu Ippon Kumite (Luta livre de um movimento). Neste exerccio o praticante avisa o nvel onde ir atacar e realiza o movimento que desejar. O outro praticante por sua vez, deve estar atento para executar a defesa correta e contra atacar com naturalidade. Aps o domnio das formas combinadas e semi-livre os praticantes passam a praticar o combate livre, Jiyu Kumite, onde todas as tcnicas so permitidas, desde que executadas com controle, sem afetar a integridade fsica do colega. Na antiguidade, na poca das guerras em Okinawa, havia o conceito de Ikken Issatsu no Karate, que significava matar com um nico golpe. Era um conceito de eficincia da tcnica. Hoje, mesmo que continuemos praticando o Ikken Issatsu, este um conceito combinado com a ideia de Sun Dome (deter o golpe a um Sun, que uma medida equivalente a 3 centmetros). Isso significa que devemos executar nossas tcnicas com mxima velocidade e fora, exigindo reflexos e presena do nosso oponente, porm executamos esta tcnica com controle total, parando o golpe a trs centmetros do corpo (Sun), preservando o outro. o que torna belssima a disputa entre dois lutadores habilidosos.

Preparao Fsica Os guerreiros de Okinawa, e posteriormente os Karate-kas propriamente ditos, desenvolveram mtodos de exercitao e enrigecimento corporal para potencializar a performance e as capacidades do praticante. Esse mtodo chamado Tanren-ho, e inclui exerccios calistnicos, de fora e de resistncia dor.

A prtica do tanren-ho essencial para que nosso corpo esteja preparado para realizar todas as tcnicas no menor espao de tempo possvel. A mobilidade, flexibilidade, velocidade, fora e resistncia so to importantes para a realizao de boas tcnicas, bons Kata e boas lutas do que a habilidade de executar bons gestos motores.

Meditao O grande mestre Masutatsu Oyama, um dos alunos de sensei Funakoshi, realizou um teste com seus alunos: treinou dois de seus melhores discpulos atravs de mtodos diferentes. O primeiro discpulo praticou as tcnicas, participou de combates e realizou prticas meditativas. O segundo treinou apenas atravs de combates com seus inmeros colegas. Como resultado, o discpulo que preparou sua mente e seu corpo, ou seja, que tambm se dedicou meditao, venceu o combate contra o outro discpulo.

No Karate-Do atual h exerccios meditativos breves no incio e final dos treinamentos chamados Mokuso (meditar em silncio). Alguns professores conservam a prtica de meditaes mais complexas, como o zazen (uma prtica budista para o esvaziamento da mente) ou meditaes que envolvem inclusive elementos dinmicos como a Camisa de Ferro (uma prtica taosta que une a mente e a energia vital, fortalecendo o corpo).

Os Vinte Ensinamentos do Mestre Gichin Funakoshi O sensei Funakoshi deixou vinte regras para serem seguidas e pensadas pelos pratiantes do Karate-Do. A maioria delas tem a ver com nossa evoluo das formas artificiais para a essncia, seja na tcnica, seja no pensamento ou no nosso comportamento. Suas mximas so:
HITOTSU KARATEDO WA REI NI HAJIMARI REI NI OWARU KOTO WO WASURUNA

(1) No se esquea que o Karate deve iniciar com saudao e terminar com saudao.
HITOTSU - KARATE NI SENTE NASHI

(2) No Karate no existe atitude ofensiva.


HITOTSU - KARATE WA GI NO TASUKE

(3) O Karate um assistente da justia.


HITOTSU - MAZU JIKO WO SHIRE SHIKOSHITE TAO WO SHIRE

(4) Conhea a si prprio antes de julgar os outros.


HITOTSU - GIJUTSU YORI SHINJUTSU

(5) O esprito mais importante do que a tcnica.


HITOTSU - KOKORO WA HANATAN WO YOSU

(6) Evitar o descontrole do equilbrio mental.


HITOTSU - WAZAWAI WA GETAI NI SHOZU

(7) Os infortnios so causados pela negligncia.


HITOTSU - DOJO NO MI NO KARATE TO OMOUNA

(8) O Karate no se limita apenas academia.


HITOTSU - KARATE NO SHUGYO WA ISSHO DE ARU

(9) O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida.


HITOTSU - ARAI YURU MONO WO KARATEKA SEYO SOKO NI MYOMI ARI

(10) O Karate dar frutos quando associado vida cotidiana.


HITOTSU - KARATE WA YU NO GOTOSHI TAEZU NETSUDO WO ATAEZAREBA MOTO NO MIZU NI KAERU

(11) O Karate como gua quente. Se no receber calor constantemente torna-se gua fria.
HITOTSU - KATSU KANGAE WA MOTSUNA MAKENU KANGAE WA HITSUYO

(12) No pense em vencer, pense em no ser vencido.


HITOTSU - TEKI NI YOTTE TENKA SEYO

(13) Mude de atitude conforme o adversrio.


HITOTSU - TATAKAI WA KYOJITSU NO SOJU IKAN NI ARI

(14) A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU).
HITOTSU - HITO NO TEASHI WO KEN TO OMOU

(15) Imagine que os membros de seus adversrios so como espadas.


HITOTSU - DANSHIMON WO IZUREBA HYAKUMAN NO TEKI ARI

(16) Para cada homem que sai do seu porto, existem milhes de adversrios.
HITOTSU - KAMAE WA SHOSHINSHA NI ATO WA SHIZENTAI

(17) No incio seus movimentos so artificiais, mas com a evoluo tornam-se naturais.
HITOTSU - KATA WA TADASHIKU JISSEN WA BETSUMONO

(18) A prtica de fundamentos deve ser correta, porm na aplicao torna-se diferente.
HITOTSU - CHIKARA NO KYOJAKU KARADA NO KANKYU WAZA NO SHINSHUKU WO WASURUNA

(19) No se esquea de aplicar corretamente: (1) alta e baixa intensidade de fora; (2) expanso e contrao corporal; (3) tcnicas lentas e rpidas.
HITOTSU - TSUNE NI SHINEN KUFU SEYO

(20) Estudar, praticar e aperfeioar-se sempre.

As Regras do Dojo O Dojo Kun, as cinco regras do Dojo, o salo de desenvolvimento do Caminho, foram desenvolvidas por Masatoshi Nakayama, baseadas nas escolas tradicionais dos guerreiros japoneses (samurais). Nakayama era de uma famlia de grandes Kendo-kas (praticantes de esgrima japonesa, a arte mais praticada pelos samurais). Suas mximas so:
(Hitotsu, Jinkaku kansei ni tsutomuru koto).

Importante, esforar-se para aperfeioar o carter.


(Hitotsu, Makoto no michi o mamoru koto).

Importante, defender o caminho da verdade.


(Hitotsu, doryoku no seishin o yashinau koto).

Importante, alimentar o esprito de esforo.


(Hitotsu, reigi o omonzuru koto).

Importante, considerar a etiqueta (as boas maneiras) relevante(s).


(Hitotsu, kekki no y o imashimuru koto)

Importante, evitar o mpeto violento

Sites recomendados: Karate Science: http://karatescience.esporteblog.com.br/ World Karate Federation: www.wkf.net Wonder Okinawa - Okinawa Karate and Kobujutsu: http://www.wonder-okinawa.jp/023/eng/ Manabu no Karatedo: http://manabunokaratedo.esporteblog.com.br/

SENSEI TIAGO OVIEDO FROSI


Professor de Karate-Do 1 Dan estilo Shotokan CBK/WKF Professor de Taichi Chi Kung e Chi Kung da Camisa de Ferro Mestrando em Cincias do Movimento Humano UFRGS Bacharel em Educao Fsica UFRGS

CONTATO: (51) 9677-2801 / sensei_frosi@hotmail.com

Вам также может понравиться