Вы находитесь на странице: 1из 25

DIREITO CIVIL IV Contratos em espcie

Ementa: Locao de coisa;Emprstimo(Comodato e mtuo),Prestao de servio,Empreitada,Depsito,Transporte,Seguro,Jogo e Aposta,Fiana. Bibliografias: *Silvio Rodrigues, curso de direito civil, vol.4 *Silvio de Salvo Venosa-Direito civil, vol.4 *Caio Mario da Silva Pereira-Introduo de Direito Civil, vol.Vl *Maria Helena Diniz - Curso de direito Brasileiro, vol.lll

*Conceito geral de Contratos: uma espcie de negcio jurdico que depende da conjuno de vontade de ao menos duas partes,ou seja, o acordo de vontade para fim de adquirir,resguardar,modificar ou atingir direitos segundo a ordem legal. 1. Controle de Locao: um negcio jurdico pelo qual uma pessoa (denominada locador,arrendador ou senhorio)se obriga a ceder a outra (denominada a locatrio arrendatrio ou inquilino) a utilizar de um bem,seja ele mvel ou imvel,por um determinado tempo mediante pagamento de um preo.

2. Modalidades de locao: A)Para bens Imveis: Lei.8245/91- locao de imveis urbanos. (b) Para bens Rurais: Lei 4.504/69- estudo da terra + Dec.59.566/66. O termo arrendamento utilizado para indicar uma relao locativa de imveis rurais. O arrendamento abrange percepo de frutos alm de uso.

3. Caractersticas: (A) Tipicidade/Normativo: Os efeitos do contrato de lacao esto previstos em lei (CIC 02,estatuo da terra).Podemos dizer ento q trata-se de um contrato pr-estimado,vez que as obrigaes das partes contratantes so conhecidas. (b) Bilateral: Constituiu a unio de vontades de duas ou mais partes em que um lado quer ceder a utilizao do bem,e de outro,quer utilizar-se do bem. (c) Comutativo: Trata-se de obrigaes recprocas para ambas as partes. (d) Consensual: Trata-se de um acordo espontneo das partes contratantes. Como se trata de direito obrigacional o contrato de locao no transfere a propriedade.

(E)Oneroso: por que importa em vantagem e sacrifcios para as partes;o locador cabe a obrigao de ceder o uso do bem mvel ou imvel e ao locatrio cabe pagar o preo estipulado no contrato. OBS: Se a cesso de coisa mvel e imvel e gratuita, tipifica-se como sendo um contrato de comodato ou doao. (f) Relao Duradoura: O decurso de tempo lhe essencial, visto que o contrato de locao firmado em um momento e seus efeitos se prolongam no tempo. (g) No Solene: Pois no exige formalidades especficas para sua elaborao. OBS: Via de regra o contrato de locao deve se iniciar de forma escrita,podemos ser verbal aps o termino do mesmo ou com documento que comprove o vinculo entre as partes bem como a prova testemunhal. (h) Por tempo Determinado ou Indeterminado: Temos como via de regra que o contrato de locao obedecer ao prazo estipulado no mesmo. Se o tempo for indeterminado, este terminar de se extinguir a resciso dos contratos. (i) Contrato impessoal: As identidades das partes contratantes no so essenciais para o contrato. Discute-se na relao locativa a possibilidade de cesso ou sublocao, devendo est sempre quando ocorrer tinha a anuncia do locador. OBS: no contrato de locaes de imveis os herdeiros do locador e do locatrio continuam sendo partes da relao do contrato de locao.

18/02/13 4- Objeto da Locao: O objeto do contrato de locao pode ser coisa mvel ou imvel. O requisito indispensvel no contrato de locao que o bem seja infungvel (no pode ser substitudo por outro de mesma espcie, qualidade e quantidade art. 85 do CC), pois no possvel imaginar-se a locao de bens que possam ser trocados por outros de mesma espcie, por ser prprio da locao o retorno do bem ao locador, art. 565, CC. Mesmo porque se a coisa for substituvel, o contrato seria de emprstimo ou mtuo (coisa fungvel), e no locao. Incube ao locatrio restituir a coisa locada ao locador uma vez findo o contrato, cabe ressaltar que as deteriorizaes naturais de uso no preciso ser restitudas. Obs. Em alguns casos, mesmo que a coisa seja substituvel, por conveno das partes ela passa a ser infungvel, podendo ser dessa forma objeto de locao. EX: Locao de fitas, vdeo, livros, etc. Trata-se do que a doutrina chama infungibilidade jurdica. Ad pompan vel ostentationen (para ornamentao). Podem ocorrer certas hipteses em que o bem fungvel poder ser alugado quando o seu uso e gozo forem cedidos (para ornamentao), como por exemplo: enfeites de festas. Cabe ressaltar que esse bem fungvel para fins jurdicos torna-se infungvel. O objeto do contrato de locao deve ser apto a utilizao/ fruio pelo locador. Objeto inidneo (ilcito, que no pode acontecer), neste ou em qualquer outro contrato, torna nulo o negcio. No necessrio que o locador tenha o poder de dispor da coisa, pois pode ate no ser seu dono, como no caso do usufruturio. Basta que a pessoa tenha o poder de sede-la; d-la em locao. O que seria usufruto? A pessoa tenha posse, no tem o domnio, mais pode locar. Importa destacar que a locao um contrato translativo, pois no tem potencialidade de transferir o domnio. O locatrio tem apenas o direito de uso e gozo do bem. Uso: utilizao da coisa sem extrao de frutos. Gozo: a utilizao com a possibilidade de extrao de frutos.

A locao de bens imveis pode ser do todo ou de parte, podendo compreender a locao de uma casa, ou de apenas um muro ou fachada com intuito publicitrio.

5- Preos (Retribuio): O preo, por sua vez, a remunerao paga pela utilizao da coisa e se denomina aluguel ou renda. O pagamento do aluguel feito periodicamente, podendo ser por semana, ms, bimestre, etc, conforme o contrato firmado entre as partes. Se as partes nada estipularem sobre o assunto o pagamento ser mensal. O aluguel devido durante o tempo em que a coisa estiver disposio do locatrio ainda que dela no se utilize

Obs. O mais comum que o preo seja fixado em dinheiro, podendo ser convencionado e constitudo de outra espcie, mas sempre redutvel a um valor. Aluguel Pena: Art. 585 CC determina o chamado aluguel pena, cuja natureza sancionatria evidente, no h o que se fala em ampla liberdade de uma das partes para fixao do valor, estando matria submetida a controle judicial a posteriori (Pablo Stolzer) Vale destacar a possibilidade prevista na Lei: 8245/ 91 (sobre moveis urbanos), de qualquer das partes pedir a reviso judicial da importncia do aluguel, com a finalidade de reajust-lo ao justo valor praticado no mercado. Art. 19 da Lei: no havendo acordo, o locador ou o locatrio, aps 3 anos de vigncia do contrato ou do acordo anteriormente realizado, podero pedir reviso judicial do aluguel, afim de ajust-lo ao preo do mercado. 6- Prazos (Lapso Temporal) A locao poder ser convencionada por tempo determinado ou indeterminado, sendo incompatvel com a sua natureza a estipulao de sua perpetuidade por ser um contrato temporrio. No h limites de prazos no contrato de locao, EXCETO no que se refere aos bens das pessoas jurdicas de direito pblico interno. Logo, imveis da Unio no podero ser locados com prazos superiores a 20 anos. Obs. No caso de locao predial urbana poder ser estipulado por qualquer prazo, mas, se for igual ou superior a 10 anos, depender de vnia conjugal, se um dos consortes for locador (art. 3 da Lei do inquilinato), por fora do artigo 36 do CC; mas h quem ache que tal autorizao apenas se impe se no forem casados sob o regime de separao total de bens, art. 1647 do CC.

Se no houver prazo a locao ser por tempo indeterminado. Na locao de moveis regida pelo CC, morrendo o locador ou o locatrio, transfere-se aos seus herdeiros a locao por tempo determinado conforme o art. 577 do CC.

O que Prdio Rstico? Trata-se por tanto de imvel geograficamente situado com urbano, porm envolvido sob o ponto de vista econmico e laborativo com atividade nitidamente agropastoril. Esse prdio pode ser uma casa. Em se tratando de prdio rstico, a locao poder ser concedida tanto por prazo certo quanto a prazo indeterminado; neste caso, presumir-se- contratada pelo tempo indispensvel para a colheita. Obs. Na locao por tempo indeterminado, no querendo o locatrio continula, avisar o senhorio seis meses antes de deixar o imvel. regido pelo estatuto da terra, no decreto 59.566/66, regem essa modalidade de arrendamento, aplicando-se supletivamente o CC nos casos de omisso da referida Lei, est previsto no art. 92 9 no estatuto da terra.

25/02/13

7- Das Obrigaes do Locador e do Locatrio (Art. 22 a 26 da Lei. 8245/91) A cada direito de um contratante corresponde a obrigao do outro. 7.1- Entregar ao Locatrio a coisa julgada, Art. 22 da Lei. 8245/91 IEntregar ao locatrio a coisa alugada Art. 22 da lei 8245/91. O locador tem a obrigao de entregar a coisa locada com suas pertenas em estado de servi ao uso a que se destina art. 566 1 CC. Tal obrigao decorre do fato de que a locao uma fonte de obrigao, que passam a ser exigveis pela celebrao do negocio jurdico. Assim celebrado o contrato, e no cumprida tal obrigao bsica do locador,caber a resoluo da avena(pacto, conveno ) cominado ainda com perdas e danos. Exemplo: o locador entregar o imvel sem peas sanitrias, com grave vazamento no telhado , com infiltraes ou mofos , que tragam riscos a sade dos ocupantes.

II-

Respeitar a vigncia do contrato quando estipulado por tempo determinado art. 571,572 ,412 do CC e art. 4 da lei 8 245/91.

III-

Manter a coisa alugada no mesmo estado (locador) . dever locador manter o bem deste estado pelo tempo do contrato devidamente preservado, contudo se o mesmo quiser poder contemplar clausula expresso ao contrario, art. 566 inciso 1 da segunda parte art. 567e tambm art. 22 inciso III e X da lei 8245/91. O dever pode ser transferido ao locatrio por fora de previso contratual o que decorre do respeito da autonomia contratual entre as partes. Obs. 1: art. 23 inciso XII e art. 25 da lei 8245/91. Despesas do locatrio so ordinrios (manuteno, conservao, encargos e despesas ordinrias) ; mas as extraordinrias so por conta do locador. Obs. 2: Pagar impostos e taxas inclusive o IPTU que incidir sobre o imvel , eventualmente conforme o art. 22 inciso VIII e art. 25 da lei 8245/91 , tais encargos podero ser transferidos ao locatrio por fora de instrumento contratual.

IV-

Garantir o uso passivo da coisa=> requisito indispensvel para a celebrao de contrato de locao aps a posse mansa e pacfica, pois somente razovel admitir a transferncia da prerrogativa de uso se no h questionamento quanto a esta condio. Art. 568 do CC e 22 inciso 4 da Lei. 8245/91. Obs. Caso o imvel necessite de reparos urgentes e essa obrigao seja de responsabilidade do locador (obrigao extraordinria), ou o locatrio devera informar ao locador para que o mesmo tome as providencias cabvel. Se durar mais de 10 dias este reparo, o locatrio ter direito ao abatimento ao aluguel, proporcional ao perodo excedente; se mais de 30 dias poder resilir (rescindir unilateralmente) o contrato.

8- Obrigaes do Locatrio X Direito do Locador: IServir-se da coisa alugada para o uso contratado - Isso decorre da natureza causal do contrato de locao, sendo desvio da finalidade pactuada como um ilcito contratual, que autoriza no somente a resciso do contrato, mas tambm a demanda por perdas e danos. Art. 570 do CC. Tratar a coisa alugada como se sua fosse Maximo de cuidado, ou seja, vincula-se ao principio da boa-f. Pagamento pontual do aluguel No campo de locao imobiliria estabelece o art. 20 da Lei a vedao de pagamento antecipado, salvo para ausncia de garantias locatcias e de locao por temporada.

IIIII-

IV-

VVI-

Levar a conhecimento do Locador as Turbaes (incomodo) de terceiros informar ao locador as perturbaes causadas por terceiros. No modificar a forma interna ou externa do imvel sem o consentimento prvio e por escrito do locador. Entregar imediatamente ao locador os documentos de cobrana de tributos e encargos condominiais, bem como qualquer intimao, multa ou exigncia de autoridade publica, ainda que dirigida a ele locatrio.

9- Locao para temporada (Art. 48 a 50 da Lei. 8245/91) Aquela destinada a residncia provisria do locatrio para a pratica de lazer, realizao de cursos, tratamento de sade de obras em seu imvel e outras situaes em que a locao decorra, to somente de determinado tempo, art. 48. O contrato temporrio nestes casos no poder ser superior a 90 dias. Tratando-se de imvel pra temporada, o locador poder receber antecipadamente o valor do aluguel e encargos, bem como exigir uma das modalidades legais de garantia para atender as demais obrigaes do contrato. Obs. Modalidades legais de garantias so: cauo, fiana e seguro fiana. Obs. 2- a locao temporria quase sempre envolve mobilirio que guarnece (PERTENCE) o imvel. Assim, para que o contrato no resulte em risco para o locador ou o locatrio, importante que, em anexo ao contrato, conste um laudo de vistoria que descreva o imvel, o mobilirio e utenslios, registrando, com detalhes, o estado em que se encontravam. Obs. 3- A locao para temporada permanecer no imvel por mais de 30 dias depois de findo o prazo contratado, ser tida como prorrogao da locao por prazo indeterminado art. 50 da Lei. A conseqncia imediata que no poder mais o locador receber do locatrio os alugueis e encargos antecipadamente e ainda a retomada s poder ocorrer depois de 30 meses da locao ou, ento, nas situaes de uso prprio, para descendentes, ascendentes, cnjuge ou companheiro, que no possuem imvel residencial prprio ou, ainda para demolio e edificao de obras.

04/03/12 10- Locao Residencial desfazimento da locao: 10.1- Contratos Residenciais por tempo Indeterminado=> Por prazo igual ou superior a 30 meses cessar de pleno direito, findo o prazo estipulado, independentemente de notificao aviso (denuncia vazia).

Denuncia Vazia=> uma faculdade muito utilizada nos contratos de locao de imvel residencial; pois coloca fim ao contrato sem que o proprietrio do bem precise apresentar qualquer motivo ou justificativa. Obs. Vencido o prazo contratual, no promovido o locador retomada dos prdios locados, presumi-se prorrogado a locao ajustada, mais sem prazo determinado, no cessando o contrato de pleno direito, art. 46 1 e 2 da Lei. 10.2- Tempo Indeterminado=> O locatrio poder, mediante aviso ao locador com antecedncia mnima de 30 dias, darem por findo o contrato, art. 57 da lei. Obs. A ao de despejo deve ser ajuizado imediatamente aps o esgotamento deste prazo de notificao, caso contrario poder esta a sua eficcia. Importa destacar que esta ao deve ser proposta nos 30 dias subseqente ao prazo notificado. A locao residencial que far ajustada por prazo inferior a 30 meses, aps seu termino a locao prorroga-se automaticamente por tempo indeterminado, somente podendo ser retomado o imvel mediante denuncia cheia, nos casos previstos no art. 47, I a V. Ex: quando o locador necessita do imvel para uso prprio; uso de seus ascendentes, descendentes, cnjuge; quando o poder pblico necessita do imvel; em decorrncia de extino do contrato de trabalho, ou seja, se a ocupao de imvel pela locatria estiver relacionada com seu emprego. Denuncia cheia=> tambm conhecida como denuncia motivada no qual o locador apresenta a inteno de dar fim ao contrato de aluguel residencial apresentando justificativa. Obs.1- O locador que mente para um inquilino no que se refere ara o motivo da denuncia cheia incide em crime de pedido insincero com pena e multa. Obs.2- Importante destacar que o art. 47 V, refere-se ao decurso de prazo ininterrupto do contrato superior a 5 anos. Assim, h possibilidade de denuncia vazia nas locaes que passem o limite de 5anos. (EXCEO A REGRA). Importa destacar que possvel a realizao de aditivos contratuais que possuem o somatrio igual ou superior a 5anos.

11- Locaes no-residencial (art. 51 ao 57 lei 8.245/91) aquela destinada aos fins de instalao de comrcio, indstria, escritrio, depsitos, ou qualquer outra atividade que no seja residual. A locao no-residual traz como relao jurdica a ao denominada renovatria, que como prprio nome diz, visa renovar o contrato de locao em vigor protegendo o locatrio de ter que deixar o imvel no qual exerce suas atividades comerciais. Importa destacar que o direito de gozar e usar de tal proteo torna-se imprescindvel em alguns casos, pois muitos estabelecimentos comerciais so indissociveis de sua localizao, pelo tempo que o comercio exercido naquele mesmo lugar, ou seja, so pontos tradicionais. 11.1- Requisitos fundamentais para que o locatrio tenha direito a renovao de contrato: I- Contrato escrito=> com prazo determinado, por 5 anos ou mais, admitindo-se a soma de vrios contratos ininterrupto anteriores. II- Exerccio da mesma atividade comercial=> no mesmo ramo, por mnimo 3 anos, de forma ininterrupta, de acordo com a distino que foi dada ao imvel, conforme o contrato de locao. III- Prova de exato cumprimento do contrato. Ateno: Embora o prazo mnimo da lei seja 5 anos, as partes podem contratar a renovao com prazo inferior.Os interessados no podem furtar-se ao alcance da lei, mas podem a ela submeter-se voluntariamente se assim desejarem. Importa destacar que tal concesso admitida no prazo inferior a 1 e 3 anos no ramo da atividade. Obs. Quando no h possibilidade de renovao compulsria da locao, o contrato submete-se aos princpios gerais da lei do inquilinato, sujeitando-se assim depois de findo o prazo determinado. 11.2- O locador poder alegar o no cabimento da ao renovatria nos casos previstos no art. 52 na lei do inquilinato, quais sejam por determinao do poder pblico; e se o imvel vier a ser utilizado por ele prprio ou para transferncia de fundo de comercio existente a mais de 1 ano, sendo detentor da maioria do capital locador, seu cnjuge, ascendentes ou descendentes. 12- Direito de preferncia do locatrio na compra do bem locado: O locador que quiser vender o bem dever oferecer-lo antes ao locatrio, pois este guarda direito de preferncia sobre a mesma. A lei visa s diminuir os riscos da venda simulada, que pode fazer romper a locao como tambm

facilitar a permanncia do locatrio no imvel, quanto para a sua moradia como para seu comercio. 13- Alienao dos bens locados: - Bem imvel para fim residencial: Mediante denuncia cheia ou motivada, exceto se a locao for tempo determinado e o respectivo contrato contiver clausula de vigncia em caso de alienao e for registrado no registro de imvel de respectiva circunscrio. No havendo registro, o novo proprietrio pode denunciar imediatamente a locao, mediante denuncia vazia ou imotivada, art. 8 2 da lei inquilinato. Se no o fizer fica presumida a continuidade da relao de contrato de locao figurando este como locador.

11/03/2013

1- Contrato de emprstimo (art. 579 a 592 CC) Entende-se contrato de emprstimo o negocio jurdico pelo qual uma pessoa entrega uma coisa a outra, de forma gratuita, obrigando-se esta a resolver a coisa emprestada ou outra de mesma espcie e quantidade. Abrange duas espcie: a) Comodato=> emprstimo de bem infungvel e inconsumvel, em que a coisa emprestada deve ser restituda findo o contrato. Denomina-se emprstimo de uso. (art. 579 ao 585 CC) b) Mutuo=> emprstimo de bem fungvel e consumvel, em que a coisa consumida e desaparece, devendo ser devolvida outra de mesma espcie e quantidade. Denomina-se emprstimo de consumo. (art. 586 ao 592 CC). 1.1Comodato=> art. 579-> um contrato pelo qual uma pessoa entrega a outra gratuitamente, coisa no fungvel, para que a utilize com a finalidade de restituio ao termino do contrato.

Obs. A doutrina aponta a possibilidade de o contrato ter como bens fungveis para enfeites ou ornamentao, sendo denominado comodato ad pompam vel astentationen. Esta infungibilidade validada se pactuada entre as partes. Ex: garrafa de vinho rara para enfeites de uma vitrine. a) Caractersticas: IUnilateral=> apenas o comodatrio tem obrigao de entregar a casa.

Obs. Comodante- quem cede a coisa/ comodatrio- quem utiliza tanto a finalidade de restituio da coisa. IIGratuito=>Sendo oneroso seria denominado de locao. Importa destacar que se difere da doao, pois nela no h necessidade de restituio do bem, ou seja, a pessoa possuidora integral do bem. Real=> Se completa com a integra da coisa, assim existindo um negocio jurdico. intuito personae=> personalssimo, ou seja, preserva-se as qualidades pessoais do comodatrio, por isso via de regra no se transfere a herdeiros. No solene=> informal mais o ideal que seja escrito (ad probacimam).

IIIIV-

V-

b) Obrigaes de comodatrio: IVelar pela conservao da coisa. (art. 582) Obs. Se, caindo em risco a coisa emprestada, o comodatrio deixar de salva-la para salvar coisa prpria, responder pelo dano ocorrido, ainda que em decorrncia de um caso fortuito ou fora maior. Ex: Pablo empresta um cavalo puro sangue para Rodolfo, que o coloca em um obstculo junto com outro cavalo de sua propriedade, um pangar. Um raio atinge o obstculo que comea a pegar fogo, colocando os animais em risco. Como tem um apego muito grande pelo pangar, Rodolfo resolve salva-la, deixando a puro sangue morrer nas chamas. A conseqncia do caso em questo de responsabilidade integral do comodatrio (Rodolfo) em relao ao comodante (Pablo). IIServi-se da coisa emprestada de forma alugada; Despesas ordinrias correm por conta prpria. Ex: manuteno de maquinas troca de peas, despesas de gua, luz e telefone, etc. Restituir a coisa emprestada no momento devido, art. 397 nico: Caso a coisa emprestada no seja restituda no tempo devido incidir em mora bem como ocorrer a onerosidade nesta relao jurdica, devendo assim o comodatrio pagar o aluguel pena. EXCEO 581 DO CC- salvo necessidade imprevista e urgente. O descumprimento do comodatrio incidira em mora. Cabe ressaltar quanto ao comodato com prazo determinado, findo este ser devido a devoluo da coisa, sob pena de ingresso da ao de reintegrao de posse e sem prejuzo de outras conseqncias. Nesses casos, encerrando o prazo haver mora automaticamente do devedor, art. 397 caput. No havendo prazo fixado, a coisa ser utilizada conforme a sua natureza. Findo a utilizao, o comodante dever notificar o

III-

comodatrio para devolv-la, caso no seja restituda ser fixada Mara nos termos do art. 397 nico CC. c) Obrigaes do comodante: INo talhar (perturbar) o uso e gozo do bem durante o prazo convencionado, ou seja, respeitar o prazo do negocio, no turbando a utilizao nem pleiteando a devoluo da coisa nesse nterim (tempo). IIResponsabilidade por vcios ocultos se as conhecia e deixou de avisar ao comodatrio. IIIPagamento de despesas extraordinrias e urgentes, necessrias ao uso e gozo, excedentes a conservao normal. IVObrigao de receber a coisa restituio. Obs. No contrato do comodato no h ao de despejo; sendo esta ao pertinente ao contrato de locao quando fala-se em contrato de comodato a ao utilizada ser reintegrao de posse ou ao de restituio da coisa. d) Extino do comodato: ISem termo ajustado, o comodato termina aps haver o comodatrio usado a coisa, de acordo com o fim para que foi emprestada. IIO contratado pode ser rescindindo antes do termo, se o comodatrio descumprir as suas obrigaes. IIIPode resolver-se unilateralmente, atravs de vontade do comodante, desde que prove supervenincia de necessidade imprevista e urgente. IVMorte do comodatrio no extingue automaticamente o comodato, como regra geral, apesar de ser intuito personae a relao pode ser transmitida para herdeiros desde que haja clausula contratual que assim expresse.

18/03/13 1.2- Mtuo (emprstimo de consumo), art. 586 ao 592 CC 2002 IConceito: Contrato pelo qual uma das partes transfere uma coisa mvel fungvel a outra, obrigando-se esta a restitui-lhe coisa do mesmo gnero mesma qualidade e na mesma quantidade. O objetivo principal no transferido o domnio, mas sim a utilizao da coisa pelo muturio, ou seja, seu consumo, para que este devolva findo o prazo. Exige a transferncia da propriedade, devendo o mutuante ser dono da coisa mutuada.

Mutuante=> aquele que empresta para fim de consuma. Muturio=> aquele que recebe o bem, tornando-se o tomador proprietrio da coisa mutuada, assumindo seus riscos pode dar a coisa o destino que lhe aprouver, visto ser aquele que detm o domnio da coisa emprestada, deve devolver em coisas de mesmo gnero qualidade e quantidade. IICaractersticas: a) Real=> se perfaz com a entrega da coisa. A tradio o pressuposto da exigncia para validade do negocio jurdico. b) Unilateral=> depois de transferido o bem no tem o mutuante qualquer obrigao. c) Gratuito=> porque pode ser trocado por coisa da mesma quantidade, espcie e qualidade. Pode ser considerado um contrato oneroso quando o emprstimo for dinheiro. Com estipulao de juros (mtuo feneratcio), cobra-se a renda bem como o proveito auferido do capital emprestado. EX: contratos bancrio (art. 406 CC) quando os juros no forem convencionados, ou forem sem taxa estipulada, ou provierem de determinao da lei sero fixados segundo a taxa que estiver em vigor para a mora (atraso) do pagamento do imposto devido a fazenda nacional. O art. 3 CDC, bem como a smula 297 STJ e a ADIM 2591 do STF regulamentaram o clculo dos juros na ausncia de estipulao contratual. d) No solene=> admitido na forma verbal e no escrita sempre preferindo optar pela forma escrita. e) Translativo de Domnio=> transmite-se o domnio podendo o muturio utiliz-la como desej-la.

Mtuo feito a pessoa menor. Senatus Consultos Macedoniano. a) ART. 588 CC/02=> mutuante no pode ser mano. O mutuo feito a menor de 18 anos sem autorizao do seu representante ou daquele que sobre sua guarda estiver, no poderia ser reavido nem do muturio, nem de seus fiadores; trata-se portanto, de um caso de ineficcia do negocio, pois a obrigao ficar incompleta, ou seja, a divida existe mas no h a correspondente responsabilidade. b) ART. 589 CC/02=> quando o menor poder celebrar o contrato de mutuo. ISe a pessoa, de cuja autorizao necessitava para contrair o emprstimo a confirmar posteriormente. III-

II-

IIIIV-

V-

Nos casos em que o menor, estando ausente a pessoa responsvel pelo prprio, se viu obrigado a contrair emprstimo para os seus alimentos habituais. Se o menor tiver ganhado com seu trabalho, mas, em tal caso, a execuo do credor no lhe poder ultrapassar as foras. Se o emprstimo se reverteu em beneficio do menor. Afasta-se a possibilidade de enriquecimento sem causar, ou seja, enriquecimento ilcito. Se o menor obtiver emprstimo maliciosamente, mantm relao direta com a boa-f e a tutela da confiana. Este artigo em seu inciso V completado pelo art. 180 do CC que prev o seguinte comando: o menor, entre 16 e 18 anos, no pode para eximir-se de uma obrigao, no pode invocar a sua idade se dolosamente a ocultar quando inquirido pelo outra parte, ou se no ato obrigar-se se declarou maior. Obrigaes do Mutuante e do Muturio:

IV-

Obrigao do Mutuante=> abster-se da praticar atos que impeam ou dificultem a utilizao dos bens mutuados, exigindo a restituio apenas quando findo o contrato a prazo ou torna-se este contrato exigvel. Obrigao do Muturio=> restituir o que recebeu em coisa do mesmo gnero, quantidade e qualidade. VPrazo Contratual: a) Prazo determinado=> prazo acordado entre as partes (cabe ressaltar que este prazo tem fora de lei para as partes). b) Prazo indeterminado=> Art. 592 CC/02. 1- nos casos de mtuo de produtos agrcolas tanto para consumo quanto para semeadura, presume-se o prazo at a prxima colheita. 2- nos casos de emprstimo de dinheiro, o prazo ser de 30 dias, contados da sua celebrao. 3- para os demais casos envolvendo coisa fungvel, presume-se o caso como sendo o que declarou o mutuante (aquele que empresta de qualquer forma). Esse prazo ser fixado por aquele que emprestou a coisa por meio de interpelao judicial (aquele que recebe o bem), o que no obsta que o magistrado vinha aument-lo se as circunstancias fticas tornarem evidencias de que o prazo estabelecido pelo mutuante insuficiente. Obs. Ao monitoria decorre de uma ordem que ser expedida ao devedor para pagar quantia em dinheiro ou entregar coisa fungvel ou mvel.

Outra espcie de contrato: Prestao de Servio, art. 593 ao 609 do CC/02 Conceito: podemos conceituar como aquele contrato em que uma das partes se obriga para com a outra a fornecer-lhe a prestao de sua atividade mediante remunerao. Obs. Diferena entre contrato de Emprego e Prestao de Servio Contrato de Emprego H subordinao O trabalhador recebe ordens diretas e orientaes do empregador, sendo parte de uma hierarquia em posio inferior a do patro, ou seja, o empregador deve realizar as ordens de seu empregador desde que estas no sejam contrarias a relao de empregos. Freqncia diria ou semanal: existe uma relao de continuidade Prestao de Servio No h subordinao (no h dependncia direta em relao ao empregador) O prestador de servio pode oferecer sua opinio e possuir independncia tcnica para gerir o servio.

S pode ser realizado por pessoa fsica Pessoalidade o empregador no pode se fazer substituir

No regularidade, ou seja, a pessoa tem a obrigao de entregar ou realizar o servio de acordo com o prazo estipulado no contrato. Pessoa fsica ou pessoa jurdica Desde que no esteja pactuado no contrato no pode haver substituio da pessoa do servio. EX: quando se contrata uma empresa para fornecimento de segurana. A contratao Dar-se-a em a empresa e esta poder mandar qualquer pessoa habilitada para a realizao de tal obrigao.

01/04/13 Prestao de servio 2- Partes do contrato de prestao de servio: a) Tomador de servio: empregador/ contratante b) Prestador de servio: trabalhador/ contratado. 3- Caractersticas do contrato de prestao de servio:

a) Bilateral e sinalogmtico: gera deveres e obrigaes para ambos os contratantes, ou seja, a remunerao para o empregador e a prestao de atividade para o empregado. O empregado recebe a remunerao depois de receber o trabalho. b) Onerosidade: da origem a benefcios ou vantagens para um ou outro contratante. c) Consensualidade: de comum acordo entre as partes. d) No solene: pode ser realizado de forma escrita ou verbal. Cabe ressaltar que o contrato de prestao de servio um contrato tpico (possuem previso legal, art. 593 a 609 CC).

4- Elementos Essenciais: a) Prestao de Atividade: resultante da energia humana aproveitada por outrem, e tanto pode ser intelectual, como material ou fsica. O que tem neste contrato em vista com o objeto obrigacional a atividade que o prestador de servio realizar para o tomador de servio. Art. 594 CC. EX: bombeiro hidrulico, marceneiro, contratao de empresa para realizao de festas, contratao de seguranas, TV a cabo, contratao de profissionais liberais (advogado, administrador, mdico). b) Remunerao: Tem como retribuio o pagamento de sua prestao. OBS. Caso seja aceito a contratao de prestao de servio de forma gratuita deve-se contudo estar expressamente descritas nas clausula contratuais, jamais, sendo presumida tal gratuidade. Na falta, ento, de estipulao, ou no chegando s partes em um acordo, fixar-se- por arbitramento, por costume do lugar, o tempo despendido e a sua qualidade. Art. 596 do CC. 5- Obrigaes de prestador de servio: a) Obrigao de fazer: Dever executar na forma dede vida, em tempo conveniente, de acordo com as normas tcnicas que presidem a arte ou oficio, tambm pode ser executado segundo os costumes, devendo-se ser cumprido no lugar estabelecido no contrato. Em regra, a prestao de servio deve ser realizada pessoalmente por quem assumiu a obrigao, salvo se as partes tiverem ajustado de forma diversa, ou se aquele a quem os servios so prestados consentir com a sua substituio. Algumas categorias de trabalho, independente de sua natureza intelectual de sua natureza intelectual ou material, implicam a criao de deveres secundrio de fidelidade e sigilo que se convertem em outras obrigaes contratuais. Ex: descobertas e invenes (previstas na lei de propriedade industrial), prazo da patente.

b) Estar habilitado a realiz-lo: sendo as normas que regem a atividade a pessoa que prestar servio ao tomador dever ser devidamente qualificado e habilitado para realizao do servio ou atividade. EX: medico tem que possuir o CRM, advogado tem que possuir a OAB, dentre todas as atividades que exeram a atividade para realizar determinado servio. Obs. Admitindo a lei que a prestao do servio tenha trazido para a outra parte e o prestador de servio estiver agido de boa f, no sendo habilitado para a prestao de servio, poder o juiz atribuir a ele uma compensao razovel, art. 606.

Se a proibio de prestao de servio resultar, no entanto de lei de ordem publica, no se admite qualquer efeito ao contrato, nem mesmo de recebimento de compensao

6- Obrigaes do tomador de servio: a) Efetuar o pagamento da remunerao, na espcie, no tempo ou no lugar do ajuste, ou se no estiver pactuado no contrato ser como de acordo com os costumes locais. Obs. Alem da retribuio propriamente dita (R$), podem ser prestados os acessrios, tais como vesturio para o trabalho, transporte perodo de repouso e etc. b) Declarao de concluso de atividade, art. 604 CC,

7- Prazo da Prestao de Servio: A prestao de servio no se poder convencionar por mais de 4anos. (art. 508 do CC). No havendo prazo estipulado, nem se podendo inferir da natureza do contrato, ou do costume do lugar dar-se-a do aviso: IIICom antecedncia de 8 dias, se o salrio se houver fixado por tempo de 1 ms ou mais Com antecedncia de 4 dias, se o salrio estiver ajustado por semana, ou quinzena

III-

De vspera (antes), quando se tenha contratado por menos de 7 dias

8- Resciso contratual: Art. 607 CC Causa de resciso: *morte; *esgotamento do prazo; *pela resciso do contrato mediante aviso prvio, art. 599 inciso de 1 a 3; *por inadimplemento de qualquer das partes ou pela impossibilidade de continuao do contrato, motivada por fora maior

15/04/13 AV2 CONTRATO DE DEPSITO o contrato em que uma das partes, nomeado depositrio, recebe da outra, denominado depositante, uma coisa mvel para guard-la, com a obrigao de restitu-la na ocasio ajustada ou quando lhe for reclamada. Obs. Depositante=> quem entrega o bem Depositrio=> quem recebe o bem em depsito EXEMPLOS: cofres de hotis; guarda-volume de bibliotecas; hotis para cachorros, estacionamento de shopping. 2- Caractersticas: a) Guarda coisa alheia=> elemento fundamental e exclusivo, tratando se inclusive da prpria finalidade para o qual tal contrato foi criado. Porm, tal funo de guarda e especifica, no podendo o depositrio da coisa se servir sem a licena expressa do depositante, art. 640 CC. O depositrio responde por perdas e danos se usar o bem, salvo se autorizado pelo depositante. E essa autorizao dever ser expressa no sendo presumida. Caso o depositrio utilize responder por perdas e danos. b) Entrega da coisa=> a caracterstica que demonstra natureza real ao contrato, por tratar-se de efetividade e no de promessa. Obs. Direito real tem haver como coisa, ou seja, com objeto pactuado em contrato.

c) Natureza mvel do bem=> O CC expresso quando afirma bens mveis podendo este ser qualquer um. d) Obrigao de restituir=> caractersticas de temporalidade do bem objeto do contrato. Cabe ressaltar que o depositrio dever entregar o bem ao depositante caso no esteja previsto prazo expresso em contrato no momento que ele preferir, pois o depositrio apenas guarda o bem. e) Gratuidade e onerosidade=> a gratuidade contratual existe desde que no seja pactuada clausula expressa declarando assim sua onerosidade, art. 628 CC. Obs. Se o deposito for oneroso e a retribuio do deposito no constar por escrito no contrato, ser determinado pelo uso do lugar e no falta deste por arbitramento. f) Contrato tpico=> tem previso legal. 3- Espcie de depsito: a) Depsito voluntrio, art. 627 a 646 CC/02=> Resulta do acordo de vontades, ou seja, caracteriza-se pelo consenso espontneo do depositante e do depositrio. Obs. Todos podem depositar inclusive menores com capacidade administrativa, pois quem deposita conserva, ou seja, no aliena. Agora nem todos podem ser depositrio, pois necessria a capacidade para que se realize tal ao. Quanto a formalidade, a lei exige prova escrita do contrato de deposito, art. 646 do CC/02. Cabe ressaltar que tal contrato pode at comear por um acordo de vontade, mas para ser argido dever ter pelo menos prova escrita mnima, como um simples ticket de entrega ao outra. b) Depsito necessrio, art. 647 ao 649 CC/02=> aquele que o depositante, por impresso legal ou por situaes imprecisas, realiza com pessoas no escolhidas por sua livre e espontnea vontade. Importa destacar que embora premida por circunstancias irremovveis o depositante pratica um ato voluntrio. No se trata de ato praticado sob coao, pois a vontade externada livremente, havendo assim consentimento de ambas as partes. O depsito necessrio no se presume gratuito.

22/04/13

B.(1) Depsito Legal -> art. 647, I Ocorre no desempenho de obrigao imposta pela lei art. 641 do CC, onde torna-se incapaz o depositrio, o bem dever ser depositado a outro, art. 1233, quando dever ser depositada junto a autoridade competente.

b.2) Depsito Miservel -> 647, II o que se realiza em ocasio de calamidade pblica, incndio, inundao ou naufrgio. O depositrio se dispe a prestar um servio ao depositante, importa destacar que o deposito necessrio no se presume gratuito. b.3) Depsito do Hospedeiro -> art. 649 Tal contrato a bagagem dos hospedes ou viajantes. Os hospedeiros respondem pelas bagagens como depositrios, art. 649 CC. A responsabilidade decorre tanto de um ato de terceiros como dos prprios funcionrios, cessando, uma vez provado que tais fatos no poderiam ser evitados, art. 650 do CC. EX: o roubo a mo armada costuma ser considerado caso de fora maior, excludente da responsabilidade dos depositrios em geral, desde que tenha sido executado em circunstancias que excluam toda a culpa do depositrio. Diante da manifesta negligencia do depositrio, no se configura a fora maior. Obs. A justia no considera os avisos no nos responsabilizamos por objetos deixados no quarto, ou clausula contratual de no indenizar, como excluso de tal obrigao dos hospedeiros, hospitais, colgios em relao aos hospedeiros. 4- Das Obrigaes e Direito: a) Do depositante=> (quem deposita) IPagamento=> o depositante devera pagar ao depositrio na forma pactuada em contrato, sendo gratuito ter o depositante a obrigao de entrega do bem em depsito. IIReembolso de despesas feitas pelo depositrio da coisa, art. 643 e 644=> Despesas necessrias, responder independentemente de ter dado autorizao.

Despesas teis dependero de autorizao para que seja realizada podendo assim com previso contratual ser indenizveis. Obs. Reembolso de despesas advindas do prejuzo causado pelo bem depositado. EX: gado com doena dado em deposito, contaminando assim os bens do depositrio. Obs. 2- ART. 681 CC -> as despesas de restituio correm por conta do depositante, devendo ser restituda no lugar em que tiver sido guardada b) Do depositrio=> (recebe e guarda) IGuarda da coisa-> o depositrio deve cuidar da coisa como se sua fosse, no podendo se servir da coisa sem autorizao do depositante. Art. 640. IIConservar a coisa-> dever ser conservado para que poa for devolvida em mesmo estado em que foi depositada. Porem ser exonerado o depositrio, se a coisa perecer por motivos em casos fortuitos ou fora maior, mas, para que a escusa seja vlida dever ser provada, art. 642. IIIRestituir a coisa-> coisa dada em deposito dever ser restitudo juntamente com seus frutos e acessrios quando assim o depositante exigir, art. 529 CC. EX: os bezerrinhos nascidos das vacas. Obs. O art. 633 CC, afirma que a coisa devera ser devolvida imediatamente quando requerida pelo depositante, mesmo que este contrato no possua prazo certo. Porm, traz seguinte exceo a devoluo da coisa: a) Quando o objeto for juridicamente embargado, ex: no caso de arresto do bem (quando a pessoa tem um bem, e devido ter problema ou um debito, voc faz uma medida cautelar, voc fica impedido de vender esse bem, ex: o seqestro) b) Sob ele (a coisa/ bem) pender execuo, notificada ao depositrio. EX: seria a fase da penhora. c) Se houver motivos razoveis para suspeitar que a coisa foi dolosamente obtida, nestes casos o depositrio dever indicar que a coisa se recolha a um deposito pblico. Art. 634 CC. EX: contrabando. d) Ao depositrio, ser facultado requerer deposito judicial da coisa, quando, por motivo plausivo, no a possa guardar, e a depositante no queira receber. e) Ou ainda por motivo de reteno no caso do art. 644 do CC. O f) Depositrio poder exercer o direito de reteno quando:

III-

Ate que lhe seja paga a devida restituio; Ate que lhe seja pago o valor das despesas realizadas, e os eventuais prejuzos decorrentes do contrato

5- Do Depsito Irregular, art. 645: O deposito se diz irregular quando o depositrio pode utilizar e dispuser da coisa depositada e restituir outra da mesma quantidade, qualidade e espcie; o deposito de coisas fungveis em uma espcie de deposito voluntario. Importa destacar que nessas condies contratuais de coisas fungveis dever ser regulamentado pelo mtuo. 6- Da priso do depositrio infiel: Smula vinculante nmero 25 (s o STF que pode editar sumula vinculante), ilcita a priso civil do depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do deposito. O art. 652 no foi revogado, mas o nosso ordenamento jurdico entende que a sumula vinculante tem vinculao obrigatria e est acima das leis complementares e ordinrias; sendo assim no caso em tela no admissvel no Brasil a priso civil do depositrio infiel. Obs. Cabe ressaltar que no nosso ordenamento jurdico admite-se priso civil apenas no caso de no pagamento das penses alimentcias. Obs. 02- O Brasil signatrio do Pacto de San Jos da Costa Rica, tratado internacional do qual o Brasil signatrio e que probe a priso civil por descumprimento contratual, entendendo assim possuram uma fora supra legal. Obs. Art. 5 inciso 78 3 da CR. 7- Extino do contrato de deposito: a) b) c) d) e) f) Pelo vencimento do prazo; Pela manifestao do depositante que pede a restituio; Se a coisa perecer; Por desaparecimento do objeto; Pela morte ou incapacidade do depositrio; Por iniciativa do depositrio, se no quiser ou j no puder manter a coisa em seu poder, art. 635 CC.

Obs. Lei 2313/54 e decreto, 40395/ 65 estabelecem que o depsito quando pertencentes aos cofres pblicos sero extinto no prazo de 25 anos, quando no reclamada a coisa. Caso em que ser recolhida ao tesouro nacional e permanecer por 5 anos. No sendo reclamada durante esses 5 anos passara a integra o Patrimnio Nacional

CONTRATO DE MANDATO, ART. 653 ao 692 Conceito: Mandato o contrato pelo qual uma pessoa recebe poderes de outra para em seu nome pratique atos jurdico ou administrativo. Caio Mrio. A procurao o instrumento de contrato de mandato, ou seja, a procurao a prova que o mandatrio est investido de poderes de representao. Obs. A ideia de representao imprescindvel no instituto do mandato, vez que sem ela, se configuraria apenas uma prestao de servios na qual o contrato de trabalho em nome prprio e no representando algum. 1.2- Partes: I- Mandante=> tambm podendo ser outorgante ou comitente que aquele que concede, outorga poderes. Ele representado pelo contratado. II - Mandatrio=>tambm conhecido outorgante, comissionrio ou procurador, ou seja, aquele que recebe tais poderes. Ele representa o contratante. 1.3- Requisitos subjetivos: Todas as pessoas capazes so aptas a dar procurao, ou seja, aqueles que possuam suficiente discernimento para a prtica dos atos cveis e as maiores de 18 anos ou emancipadas, art. 654 CC. Importa destacar que a procurao particular de contrato de mandato valer desde que tenha a assinatura do outorgante, art. 654 CC. O maior de 16 e menor de 18 anos no emancipado pode ser mandatrio (procurador), mas o mandante (outorgante) no tem ao contra ele. Se no de conformidade com as regras gerais, aplicveis os obrigaes contradas por menores. A incapacidade instruda em beneficio de menor, e este deve estar devidamente protegido, art. 666 CC. As relaes entre o mandante e o terceiro no sofrem qualquer modificao, originando os mesmos direitos e obrigaes, como se o representante fosse maior; mas no responde ele por perdas e danos em conseqncia da m execuo do mandante, ressalvando evidentemente quando este menor acoberte de um enriquecimento ilcito. Obs. O cnjuge pode ser procurador um do outro. Os prdigos e falidos podem exercer mandato. 1.4- Requisitos objetivos:

Pode ser objeto do mandato quaisquer atos que possam ser praticados pela prpria pessoa do mandante, exceto aqueles que se fazem personalssimo, ou seja, no praticveis por outra pessoa (o mandatrio). So exemplos de atos pessoalssimos: o voto, depoimento pessoal, exerccio da ptria, poder dentre outros. 1.5- Requisitos formais: No se exige forma especial para execuo de um mandato, podendo ser tcito ou expresso. Por escrito ou verbalmente, art. 656 do C. Exemplo de um mandato tcito quando um patro delega ao empregado que este realize pequenas compras, ou seja, quando algum delega a outrem sua representao por palavra falada, e prova-se por qualquer meio inclusive testemunhal. De acordo com o art. 657 do CC deve-se obedecer a forma exigida por lei o ato ser praticado, ou seja, para aquele ato que demanda forma escrita, deve tambm o mandante a ele referente ser realizado de forma escrita. EX: as escrituras de compra e venda deve ser pblica, portanto, a procurao para realiz-lo tambm deve ser. 1.6- Procurao para instrumento pblico ou particular: A escritura pblica feita em um livro especial do cartrio, no qual ser escrito o mandato. J o mandato particular feito em papel, de modo manuscrito, datilografado ou impresso. Ex de mandato em que se determina forma pblica so aqueles nos quais o mandante for menor de 18 anos, analfabeto, ou seja, as partes antenupciais, adoo entre outros. A procurao particular dever realizada por pessoas capazes devendo conter a indicao do lugar em que foi passada, a qualificao do outorgante e do outorgado, a data e objetivo da outorga com a designao e extenso dos poderes conferidos. Importa destacar que o terceiro com quem o mandatrio tratar poder exigir que a procurao traga a firma reconhecida, ou seja, o reconhecimento de firma no obrigatrio. 1.7- Aceitao do mandato: Art. 659 CC A aceitao do mandato pode ser tcita e resulta do comeo de sua execuo. 1.8- Substabelecimento: O mandatrio pode transferir o exerccio do poderes a ele conferido a terceiro que venha executar, por ele o mandato que lhe havia outorgado.

Todos os mandatos podem ser substabelecidos, salvo declarao expressa em contrrio. Assim, o mandato pode permitir o substabelecimento, proibi-lo ou no se manifestar a este respeito. Se o mandato silente, ou seja, no permite ou probe o substabelecimento e o mandatrio o realiza, sobre ele recaem todas as responsabilidades pelas conseqncias do ato desde que haja culpa. Se o mandato probe o substabelecimento e ainda sim o mandatrio a realiza sob ele reca todos os prejuzos causados pelo substituto, mesmo que sem culpa deste. Art. 655 do CC, ainda quando se outorgue mandato por instrumento pblico, pode substabelecer-se mediante instrumento particular. Tipos de substabelecimento: ICom reserva de poderes=> o mandatrio se faz substituir pelo substabelecido, mas no renuncia ao mandato conservando seus poderes para exerc-la quando necessrio. Sem reserva de poderes=> a substituio do mandatrio pelo substabelecido e definitiva, cessando por completo os poderes conferidos ao primeiro.

II-

Вам также может понравиться