Вы находитесь на странице: 1из 16

ENEM EM FASCCULOS - 2013 CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Neste penltimo fascculo de Cincias da Natureza e suas Tecnologias, trataremos de trs objetos do conhecimento abordados signicativamente no Exame Nacional do Ensino Mdio Enem. Vamos estudar a Mecnica e o Movimento dos Corpos Celestes, sob a perspectiva de grandes cientistas da humanidade, como Aristteles, Ptolomeu, Coprnico, Galileu e Newton, e compreender, de forma objetiva, o Deslocamento do Equilbrio Qumico. Finalmente, abordaremos a Biotecnologia, explorando temas como a utilizao de clulas-tronco embrionrias, os organismos transgnicos e o Projeto Genoma Humano. Bom estudo para voc!

10
Fascculo

CARO ALUNO,

INTRODUO
Ol, querido estudante, Neste fascculo, vamos dar nfase ao estudo da mecnica e suas relaes com o funcionamento do universo. Em um primeiro momento, observando a lista de contedos propostos pelo Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem), pode-se pensar que abordaremos apenas o tocante gravitao; contudo, Isaac Newton props que as leis da mecnica que regem todo o universo so as mesmas observadas aqui na superfcie da Terra. Esperamos que, durante nosso passeio por esse mundo do conhecimento, voc seja capaz de compreender o signicado das leis de Newton e suas relaes com o funcionamento do universo. A Matriz do Enem sugere que preciso compreender as cincias naturais e as tecnologias a elas associadas como construes humanas, percebendo seus papis nos processos de produo e no desenvolvimento econmico e social da humanidade. Nesse sentido, vamos reetir acerca de como o conhecimento cientco foi construdo no contexto da mecnica e do funcionamento do universo.

Para ele cada um dos elementos era, por sua vez, constitudo de forma e matria. Como a matria capaz de assumir vrias formas, os elementos podem se transformar uns nos outros. As formas instrumentais para produzir os elementos eram aquelas associadas com as quatro quantidades primrias: quente, frio, mido e seco. Temos as combinaes: frio e seco = terra; frio e mido = gua; quente e mido = ar; quente e seco = fogo. O cu, por sua vez, era composto de um nico elemento: o ter, um elemento imutvel [...].
PIRES, Antonio S. T. Evoluo das ideias da fsica. So Paulo: Livraria da Fsica, 2008.

OBJETO DO CONHECIMENTO

A Mecnica e o Funcionamento do Universo


Aristteles e a mecnica
O auge da losoa grega ocorreu com Aristteles, nascido em 384 a.C. Estudou durante 20 anos com Plato, sendo o primeiro lsofo a apresentar um sistema compreensvel do mundo. Aristteles buscou, a partir de poucas suposies, explicar racionalmente todos os fenmenos fsicos conhecidos at ento. Para ele, toda a matria era constituda de combinaes dos quatro elementos propostos por Empdocles: terra, gua, ar e fogo.

Para ns, o mais importante notar como Aristteles explicava o movimento. Por outro lado, esse lsofo concebia dois mundos separados, regidos por diferentes leis. Ele considerava o cosmos dividido em duas regies qualitativamente diferentes, governadas por leis diferentes. Para ele o Universo era uma grande esfera, dividida em uma regio superior e uma regio inferior. A regio inferior, chamada de terrestre, ou sublunar, ia at a Lua. Essa regio era caracterizada por nascimento, morte e mudanas de todos os tipos. Alm da Lua estava a regio celeste. A fsica celeste e a fsica terrestre eram ambas parte da losoa natural, mas eram regidas por leis diferentes. A regio terrestre, por sua vez, era constituda de quatro esferas concntricas, cada uma associada a um dos elementos (terra, gua, ar e fogo). A terra, o mais pesado dos elementos, estava no centro, a gua sobre a terra, o ar em volta da gua e nalmente o fogo. O equilbrio nal no universo aristotlico, caso os elementos no se misturassem, seria uma Terra esfrica circundada por camadas esfricas concntricas de gua, ar e fogo. Este seria, no entanto, um universo esttico, onde no haveria movimento. As locomoes tpicas dos elementos (por exemplo, o fogo ou a terra) mostram no somente que lugar algo, mas que exerce tambm uma inuncia. Cada objeto se move para seu prprio lugar, se no impedido de assim o fazer. Como cada elemento tinha um lugar natural, Aristteles associou a cada um deles as noes de pesado e leve, relacionadas, por sua vez, com as direes de para cima e para baixo. A natureza de tais elementos exigia, assim, que eles se movessem em linhas retas: a terra para baixo, o fogo para cima. A terra pesada, o fogo, leve, os outros elementos so intermedirios. Um objeto composto pesado ou leve dependendo da proporo dos diferentes elementos que o constituem. O movimento natural desse corpo ser o movimento natural do elemento dominante.
PIRES, Antonio S. T. Evoluo das ideias da fsica. So Paulo: Livraria da Fsica, 2008.

Enem em fascculos 2013


Para Aristteles, todo elemento tinha um lugar natural, de forma que a terra deve car naturalmente abaixo da gua, que deve car abaixo do ar, que deve car abaixo do fogo. Assim, os objetos se movimentam naturalmente, buscando o seu devido lugar. Por exemplo, se tentar posicionar um objeto do elemento terra, uma pedra, sobre o elemento ar, ele tender a cair, buscando seu lugar natural. J a presena de uma bolha de ar no interior de um lquido, segundo Aristteles, teria sua ascenso explicada pelo fato de o ar buscar seu lugar natural acima do elemento gua. Assim, a gravidade de Aristteles era descrita a partir da busca pelo lugar natural dos elementos.
ESFERA ES SFERA S ERA DAS DA AS EST A ESTRELAS TRE ELA AS

SATURNO EPIC E EPICICLO DE JPITER DEFERENTE DE MARTE MARTE JPITER SOL

VNUS

MERCRIO

TERRA LUA

Por outro lado, o movimento era chamado violento quando ocorria no sentido contrrio ao natural. Por exemplo, quando arremessamos uma pedra para cima. Em relao ao movimento violento, para Aristteles, tudo que est em movimento deve ser movido por alguma outra coisa, porque, caso o prprio objeto no tenha em si a causa do movimento, deve ser movido por algo que no seja ele mesmo. Fazendo uma analogia com o que conhecemos hoje, um corpo s se moveria se sobre ele atuasse uma fora que superasse a resistncia do meio ao movimento. Sem a existncia de uma fora, para Aristteles, no haveria movimento, ou ele cessaria devido resistncia (que no era entendida como fora). Note-se, nalmente, que esse lsofo se preocupou mais com uma descrio qualitativa dos movimentos do que com relaes matemticas os envolvendo. Tal preocupao foi mostrada com maior nfase nos estudos de Galileu Galilei. importante deixar claro que o modelo aristotlico de explicao dos fenmenos naturais um modelo superado, uma vez que no explica corretamente tudo o que podemos observar hoje.

Disponvel em: http://www.oba.org.br

Coprnico e o movimento dos corpos celestes


Nicolau Coprnico nasceu em 1473, em Torum, na Prssia Oriental (Polnia). Segundo alguns historiadores da cincia, Coprnico apenas encontrou uma maneira superior de explicar os fenmenos j conhecidos, indicando que o sistema caria mais simples se o Sol estivesse no centro.

Ptolomeu e o movimento dos corpos celestes


Ptolomeu, em sua obra Almagesto (O Grande) foi reintroduzida na Europa no sculo XII. O objetivo principal nessa obra foi a descrio dos movimentos planetrios, tendo como referncia um observador na superfcie terrestre. Uma vez que a Terra foi utilizada como referencial, nosso planeta estaria em repouso nessas observaes. Por outro lado, armou que a Astronomia deveria renunciar todas as tentativas de explicar a realidade fsica, devido ao fato de os corpos celestes terem natureza divina, obedecendo a leis diferentes das encontradas na Terra. Por motivo de a Terra no estar em repouso e de possuir acelerao, as observaes de Ptolomeu traziam fatos curiosos, como um planeta executar um movimento em torno de um ponto imaginrio e este ponto executar um movimento em torno da Terra.
Disponvel em: http://1.bp.blogspot.com

Tycho Brahe, Kepler e o movimento dos corpos celestes


Tycho Brahe nasceu em 1546. Aos 13 anos, foi enviado Universidade de Copenhagen a m de se preparar para a carreira de estadista. Em 1563, decidiu devotar sua vida observao dos astros e correo das tabelas de Coprnico e de Ptolomeu. O rei Frederico II, da Dinamarca, ofereceu a Tycho a ilha de Huen e todo o suporte nanceiro que proporcionou a construo de um grande observatrio, com equipamentos sucientes, para que fossem feitas observaes astronmicas. Para Brahe, o universo era geocntrico:

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


JAN 1
SATURNO

JAN 31 SOL

JPITER

MARTE VNUS

RAIO VETOR
LUA

TERRA

MAIO 1 MAIO 31 Disponvel em: http://www.oba.org.br

Contudo, foi a partir das observaes de Tycho que Kepler pde elaborar suas leis, que levaram Newton Lei da Gravitao Universal. Houve, para isso, uma mudana de referencial, colocando o Sol no centro do sistema, em conformidade com o modelo de Coprnico. Kepler nasceu em 1571. Filho de pai mercenrio e de me acusada de bruxaria, foi beb prematuro e criana doente, com miopia, viso mltipla, problemas estomacais e furnculos. Porm, sua inteligncia superior foi reconhecida desde a infncia. A partir das observaes de Tycho, Kepler chegou a trs concluses: 1 Os planetas descrevem rbitas elpticas em torno do Sol, que ocupa um dos focos dessa elipse.

3 O quadrado do perodo de translao de cada planeta proporcional ao cubo do raio mdio da rbita descrita em torno do Sol.

Galileu e a mecnica
Galileu Galilei nasceu em 1564, foi para o mosteiro aos 12 anos e, aos 17, foi universidade estudar Medicina, tendo abandonado o curso antes de obter o grau de doutor, por falta de dinheiro. Contudo, ao contrrio do que esperava seu pai, Galileu dedicou-se aos estudos matemticos das observaes dos fenmenos fsicos. A busca fundamental de Galileu, em seus estudos, foi explicar como os fenmenos ocorrem, descrevendo-os quantitativamente, investigando relaes matemticas entre as medidas observadas. Um dos primeiros passos dados por ele foi afastar-se da ideia do lugar natural de Aristteles, uma vez que observou um barco, de elementos pesados, cujo lugar natural seria o centro da Terra, utuando sobre a gua, que um elemento mais leve. Galileu foi o responsvel pelo estudo matemtico das quedas dos corpos com acelerao constante, nas proximidades da superfcie terrestre, independentemente do peso deles. Alm disso, indicou que a constituio do mundo celeste no diferente do mundo terrestre, aps suas observaes atravs do telescpio. Por defender o sistema heliocntrico de Coprnico, foi condenado pela Inquisio, sendo obrigado a abjurar publicamente suas teorias, inclusive a de que a Terra se move. Portanto, hoje se sabe que todos os corpos caem com a mesma acelerao, independentemente do peso, em um

SOL PLANETA

2 O raio vetor que liga o Sol ao planeta varre reas iguais para intervalos de tempos iguais.

determinado lugar da superfcie terrestre, graas a Galileu.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


Newton e a mecnica
Isaac Newton nasceu em 1643, lho de fazendeiro, falecido antes do seu nascimento. Foi criado pela av, devido ao segundo casamento de sua me, cujo novo marido se recusou a cri-lo. Newton acreditava que o objetivo da cincia era entender como a Natureza funciona e no como ela . Segundo Alexandre Koyr, a grandeza singular da mente e do trabalho newtoniano consistiu na combinao de um supremo talento experimental com um supremo talento matemtico. Atravs dos estudos de Newton, embasados nas observaes de Galileu Galilei, foi possvel denir o que ainda hoje um modelo ecaz de cincia fsica: a Mecnica Clssica. Os princpios fundamentais da dinmica, ou as leis de Newton, ainda so o modelo bsico utilizado quando as velocidades envolvidas so bem inferiores da luz (300000 km/s). Os conceitos bsicos para compreender esses princpios so: fora, massa e acelerao. A mecnica de Newton define fora como sendo o agente fsico capaz de produzir acelerao em um sistema, a qual representa a rapidez com que o corpo modica sua velocidade (em mdulo, em direo e em sentido). Portanto, para acelerar um corpo, necessrio que sobre ele atue uma fora. O Princpio da Inrcia, ou a Primeira Lei de Newton, infere que todo corpo continua em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja compelido a mudar esse estado por foras aplicadas sobre ele. Sendo assim, um corpo livre da ao de foras no apresentaria acelerao (mudana de velocidade); se estiver com velocidade nula (em repouso), permanecer assim; se estiver com velocidade no nula (em movimento), permanecer com a mesma velocidade em mdulo, direo e sentido. Note-se aqui a principal diferena entre a Teoria de Aristteles e a Teoria de Newton. Para Aristteles, o movimento existe devido aplicao de uma fora; para Newton, a alterao no movimento (acelerao) a consequncia da aplicao da fora: ausncia de fora no signica ausncia de movimento. O Princpio Fundamental da Dinmica, ou a Segunda Lei de Newton, infere que a mudana do movimento proporcional fora motriz impressa e ocorre na direo da linha reta em que essa fora impressa. Matematicamente, escrevemos: FR = m a ou a = FR m Dessa forma, o valor da acelerao adquirida pelo corpo ser to maior quanto mais intensa a resultante das foras atuantes sobre ele e to menor quanto maior o valor da massa desse corpo. Por isso, difcil acelerar corpos com muita massa. Por exemplo, quanto maior a massa de um carro, mais difcil ser para o motor aceler-lo e para os freios par-lo. Ento, bom ser mais cauteloso ao dirigir o veculo muito carregado (de pessoas e de bagagem). O Princpio da Ao-Reao, ou a Terceira Lei de Newton, infere que para cada ao, existe sempre uma reao igual e contrria, ou seja, as aes recprocas de dois corpos, um sobre o outro, so sempre iguais e dirigidas para partes contrrias. Por conta dessa constatao, hoje, comum utilizar o termo interao para se referir fora, porque essa palavra traz o significado ao entre dois corpos. Nesse sentido, importante recordar que ao e reao sempre atuam em corpos diferentes.

Newton e o movimento dos corpos celestes


Ao observar os movimentos curvilneos dos planetas em torno do Sol, Newton concluiu que isso ocorria devido ao de alguma fora, uma vez que, livre da ao de foras, os corpos ou permanecem em repouso ou em movimento retilneo e uniforme. Com essa observao e os resultados matemticos das leis de Kepler, Newton pde encontrar uma explicao para a causa dessa curvatura dos movimentos: Massa atrai massa com uma fora de intensidade proporcional ao produto dessas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre elas. No sculo XVIII, Laplace escreveu a equao da forma como a conhecemos: F= GMm d2

onde FR representa a resultante das foras que atuam no corpo em estudo, m representa a massa desse corpo, e a , a acelerao adquirida por ele.

onde F representa o valor da intensidade da fora gravitacional, M e m representam as massas que se atraem, e d, a distncia entre os centros dessas massas. G representa a constante de proporcionalidade, cujo valor foi calculado em 1798 por Henry Cavendish, usando uma balana de toro. Portanto, hoje, graas aos estudos de Newton, dizemos que os corpos caem com movimento acelerado, porque h uma fora que os atrai: a fora gravitacional. Desprezando os efeitos dos referenciais no inerciais, podemos chamar essa fora de fora peso. Ento, quando se faz referncia palavra peso em fsica, trata-se de uma fora, tendo mdulo, direo e sentido, sendo medida, no sistema internacional, em newtons.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


QUESTO COMENTADA
Compreendendo a Habilidade
Confrontar interpretaes cientcas com interpretaes baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.
H-3

C-1

Galileu Galilei teve, como preocupao fundamental, estudar como o movimento dos corpos acontece. Ao nal de seu livro Discursos e demonstraes concernentes a duas novas cincias, que fora publicado em 1638, trata do movimento de um projtil conforme o texto a seguir: Suponhamos um corpo qualquer, lanado ao longo de um plano horizontal, sem atrito; sabemos que esse corpo se mover indenidamente ao longo desse mesmo plano, com um movimento uniforme e perptuo, se tal plano for ilimitado. Tal afirmao foi confirmada na publicao do livro Princpios Matemticos de Filosofia Natural de Isaac Newton. O princpio fsico newtoniano referente aos escritos de Galileu a) o princpio da Ao-reao, conhecido como terceira lei de Newton. b) o princpio fundamental da dinmica, conhecido como segunda lei de Newton. c) o princpio da inrcia, conhecido como primeira lei de Newton. d) o princpio da atrao dos corpos, conhecido como lei da gravitao universal de Newton. e) o princpio da conservao da energia cintica.

a) a frase encontra-se correta porque peso pode ser medido em gramas ou, no sistema internacional de unidades, em quilogramas. b) a frase encontrar-se-a correta caso indicasse 140 newtons. c) a frase encontra-se correta porque grama corresponde unidade de peso no sistema cgs. d) a frase encontra-se incorreta porque peso uma fora, podendo ser medida em N no sistema internacional de unidades ou em dina no cgs. e) a frase encontra-se correta porque possvel converter 140 g em newtons, apenas multiplicando o valor da massa 0,14 kg pelo valor da gravidade 9,8 m/s.
C-1

H-3

Compreendendo a Habilidade
Confrontar interpretaes cientcas com interpretaes baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.

Comentrio
De acordo com o princpio da inrcia, um corpo livre da ao de foras (ou cuja resultante nula) ou est em repouso, ou est em movimento retilneo uniforme. Dessa forma, o corpo lanado sobre o plano horizontal sem atrito, ter a fora peso equilibrada pela reao normal do plano de apoio, tendo resultante nula. Assim, permanecer em movimento retilneo uniforme a menos que uma outra fora o acelere, variando o vetor velocidade.
Resposta correta: c

02. (Enem/2009) Na linha de uma tradio antiga, o astrnomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) armou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em rbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razovel os problemas astronmicos da sua poca. Vrios sculos mais tarde, o clrigo e astrnomo polons Nicolau Coprnico (1473-1543), ao encontrar inexatides na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em torno dele. Por m, o astrnomo e matemtico alemo Johannes Kepler (1571-1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, vericou que a sua rbita elptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas. A respeito dos estudiosos citados no texto, correto armar que a) Ptolomeu apresentou as ideias mais valiosas, por serem mais antigas e tradicionais. b) Coprnico desenvolveu a teoria do heliocentrismo inspirado no contexto poltico do Rei Sol. c) Coprnico viveu em uma poca em que a pesquisa cientca era livre e amplamente incentivada pelas autoridades. d) Kepler estudou o planeta Marte para atender s necessidades de expanso econmica e cientca da Alemanha. e) Kepler apresentou uma teoria cientca que, graas aos mtodos aplicados, pde ser testada e generalizada.

EXERCCIOS DE FIXAO
C-1

DE OLHO NO ENEM
O Enem tem como um de seus objetivos avaliar se o estudante aprendeu sobre o processo de construo do conhecimento cientco, vendo a cincia no como a detentora de uma verdade permanente, mas como um processo social de contnua construo de conhecimentos que permitam ao homem interagir, em grau crescente de complexidade, com a natureza que o circunda. Um dos mais citados autores sobre o desenvolvimento do pensamento cientco Thomas Kuhn. Para esse pensador, a cincia busca um modelo paradigma que explique o funcionamento da natureza. Esse modelo submetido

H-3

Compreendendo a Habilidade
Confrontar interpretaes cientcas com interpretaes baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.

01. comum as embalagens de mercadorias apresentarem a expresso Peso lquido. O termo lquido sugere que o valor indicado na embalagem corresponde apenas ao seu contedo. Em um pacote de biscoitos pode-se ler a frase: Peso lquido 140 g. Nesse sentido, analise quanto coerncia com os sistemas de unidades adotados na Fsica:

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


a vrios testes, atravs da experimentao, da observao. Um bom modelo capaz de resistir, permanecendo como verdade cientca. Contudo, muitas vezes, novas observaes no so capazes de ser explicadas por um determinado paradigma. Quando isso ocorre, torna-se necessria uma revoluo cientca, para que se estabelea um novo paradigma, numa nova tentativa de representao do universo natural. Aps a mecnica newtoniana, j se estabeleceram novos paradigmas, tais como o da Teoria da Relatividade (de Einstein) e o da Teoria Quntica. Porm, esses novos modelos no invalidaram completamente a mecnica newtoniana, que continua apropriada para corpos grandes e lentos (se comparados ao tomo e luz, respectivamente).

INTRODUO
Nesse fascculo, selecionamos para a disciplina de Qumica, o contedo relacionado ao deslocamento do equilbrio qumico, seja por inuncia da presso, da concentrao ou da temperatura. O assunto, mais uma vez, ser colocado em forma de resumo terico e abordado em questes utilizando a metodologia encontrada nos exames do ENEM. Procurou-se um contedo que proporcionasse questes em que voc, caro vestibulando, pudesse vericar abordagens do cotidiano, explicaes de problemas que se observa em seu dia a dia, e situaes que sejam vivenciadas em nosso mundo repleto de informaes. Procurou-se abordar situaes que, evidentemente, pudessem aparecer na prova do ENEM, de forma que as questes esto bastante contextualizadas no universo da Qumica. Diante do que se coloca, esse contedo, alm de importante do ponto de vista prtico e til no que se refere ao ENEM, ainda aborda um delicioso uso do conceito de equilbrios qumicos, um dos temas mais fascinantes no nosso inicial estudo em Qumica.

ANOTAES

OBJETO DO CONHECIMENTO

Deslocamento do equilbrio e Princpio de Le Chatelier


Um equilbrio se desloca quando uma ao externa, como alterao na temperatura, nas concentraes dos componentes ou no volume do recipiente, ocorre e prova modicao nas velocidades das reaes direta e inversa, forando uma nova posio de equilbrio a ser alcanada. Os deslocamentos da posio de equilbrio seguem o Princpio de Le Chatelier. O Princpio de Le Chatelier estabelece que, quando se exerce uma ao externa sobre um sistema em equilbrio, este se desloca no sentido de anular esta ao externa e alcanar nova posio de equilbrio.

Inuncia da concentrao
Quando se altera a concentrao de um componente (reagente ou produto) de uma reao, o equilbrio se desloca de modo a desfazer a ao externa, ou seja, de modo a consumir a espcie adicionada ou a produzir a espcie removida do equilbrio. Veja como exemplo a reao N2O4(g) 2NO2(g) em que mais N2O4(g) adicionado aps o equilbrio ter sido alcanado.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


Inuncia da presso (volume)
N2O4 N2O4 NO2 Quando a presso de um sistema em equilbrio aumentada (ou o seu volume reduzido) o Princpio de Le Chatelier sugere que o equilbrio se desloque de modo a tentar reduzir novamente a presso, ou seja, que o equilbrio se desloque para o lado que exera menor presso. O lado (direito ou esquerdo) que exerce menor presso que possui menor nmero de moles gasosos (dados pelos coecientes). Assim, ca a regra: o aumento da presso por reduo do volume desloca o equilbrio para o lado de menor nmero de moles gasosos, ou ainda, de menor volume gasoso (basta contar os coecientes gasosos em ambos os lados da reao). Veja o exemplo: N2(g)+ 3 H2(g) 2 NH3(g) concentrao

NO2 tempo
Nesse instante o equilbrio foi alcanado pela 1a vez Nesse instante houve a adio instantnea de N2O4 Nesse instante outra posio de equilbrio foi alcanada

Com a adio de N2O4 (reagente) o equilbrio se desloca para a direita, no sentido de consumir o composto adicionado e de formar mais NO2. Observe no grco anterior que uma nova posio de equilbrio foi alcanada, diferente da anterior, o que nos mostra que o equilbrio se desloca de modo a tentar anular o efeito da ao externa exercida, mas no necessariamente dever conseguir. Assim, a nova posio de equilbrio, apesar de ter a mesma constante de equilbrio (kc e kp s variam com a temperatura), diferente daquela alcanada anteriormente.

Nessa situao o aumento de presso por reduo de volume desloca o equilbrio para a direita, favorecendo a formao de produtos, pois h 4 moles de gs nos reagentes e apenas 2 moles de gs nos produtos.

Inuncia da temperatura
Quando se varia a temperatura em um sistema em equilbrio, pode-se prever o deslocamento do equilbrio lembrando que o calor (liberado ou absorvido) de uma reao pode ser considerado como um componente do processo (um produto, se liberado, ou um reagente, se absorvido). Veja o exemplo anterior: 2NO2(g) (o processo endotrmico) N2O4(g) + calor Se aumentarmos a temperatura, estamos fornecendo calor ao sistema. Logo, para consumir o calor adicionado o equilbrio se desloca para a direita, favorecendo a formao dos produtos e consumindo reagente. Fica a regra: o aumento da temperatura sempre desloca o equilbrio no sentido ENDOtrmico da reao. Como a variao na temperatura altera a constante de equilbrio, pode-se prever que um deslocamento para a direita quando se aumenta a temperatura favorece a formao de produtos e aumenta o valor da constante de equilbrio. Observe que esse efeito s ocorreria se a reao analisada fosse endotrmica, como a do exemplo anterior. Portanto, podemos resumir essas ideias com o seguinte grfico mostrando a variao da constante de equilbrio com a temperatura:

Adio de gs inerte
A adio de um gs inerte a um sistema gasoso eleva a presso total do sistema, mas diminui na mesma proporo a frao molar dos componentes da reao. Pela expresso Pparcial = Xgs Ptotal, percebe-se que essa operao no altera as presses parciais dos componentes da reao. Como as presses parciais so utilizadas para calcular o quociente reacional Q, o sistema nem chega a sair do equilbrio, pois o valor de Q no se diferencia do valor de k. Assim, a posio de equilbrio no modicada.

Uso de catalisador
O uso de um catalisador aumenta a velocidade de uma reao, faz com que o equilbrio seja alcanado em um tempo menor, mas no altera a posio de equilbrio, pois o catalisador acelera as reaes direta e inversa na mesma proporo. Veja a curva de consumo de um reagente em um processo catalisado e no catalisado:

K (constante de equilbrio)

Reao ENDOtrmica

Concentrao do reagente

Reao no catalisada

Reao EXOtrmica Temperatura

Reao catalisada Tempo

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


QUESTO COMENTADA
Compreendendo a Habilidade
Relacionar propriedades fsicas, qumicas ou biolgicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnolgicos s nalidades a que se destinam.
C-5

C-5

H-18

EXERCCIOS DE FIXAO
H-18

Compreendendo a Habilidade
Relacionar propriedades fsicas, qumicas ou biolgicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnolgicos s nalidades a que se destinam.

O esmalte dos dentes constitudo, principalmente, pelo mineral hidroxiapatita, Ca 10(PO4)6(OH)2. a substncia mais dura no organismo humano. As cries dentrias so provocadas pela ao dissolvente de cidos sobre o esmalte:
Ca10 (PO4 )6 (OH)2( s ) + 8 H+ ( aq)
2+

10Ca2+ ( aq) + 6HPO2 4 ( aq ) + 2H2O(

03. O sangue humano tem pH mantido em variaes restritas graas, entre outras circunstncias, ao sistema tamponante formado pelo on bicarbonato HCO3 e H2CO3 , de acordo com os equilbrios: CO2(aq) + H2O ( ) H2CO3(aq) H
+ (aq)

Os ons Ca e HPO difundem-se atravs do esmalte e so arrastados pela saliva. Os cidos que atacam a hidroxiapatita so formados pela ao de certas bactrias sobre os acares e outros carboidratos presentes na placa que adere aos dentes. Como se pode compreender do texto, a formao da crie se deve desmineralizao da hidroxiapatita. Diante do contexto apresentado, assinale a alternativa correta. a) Uma soluo de vinagre promove a desmineralizao dos dentes. b) Um bochecho com soluo alcalina de bicarbonato de sdio induz desmineralizao dos dentes. c) Um bochecho com soluo diluda de hipoclorito de sdio induz desmineralizao dos dentes. d) Soluo contendo ons clcio inibem a mineralizao dos dentes. e) O uso de solues ricas no on HPO2 4 acelera o processo de desmineralizao.

2 4

H2CO3(aq)
+ HCO3 ( aq )

Em uma pessoa saudvel, a razo entre as concentraes de bicarbonato e cido carbnico no sangue : HCO3 / [H2CO3 ] = 20/1 Considere duas situaes: I. O indivduo que apresenta deficincia respiratria aumenta a concentrao de CO 2 no sangue pela diculdade de promover a troca gasosa; II. O indivduo que realiza a hiperventilao, respirao repetitiva e rpida, promove a eliminao de gs carbnico no sangue (fenmeno conhecido por hipocapnia). Assinale o item verdadeiro. a) Na situao I, a razo HCO3 / [H2CO3 ] aumentar. b) Na situao I, a acidez no sangue diminuir. c) Na situao II, o pH do sangue dever aumentar. d) Na situao II, a razo HCO3 / [H2CO3 ] diminuir. e) Na situao II, a diminuio na concentrao de gs carbnico no sangue aumenta a concentrao de ons H+(aq).
H-19

Comentrio
Pelo enunciado verica-se que, ao se deslocar o equilbrio para a esquerda, a mineralizao promovida. Em contrapartida, ao se deslocar o equilbrio para a direita, se favorece a desmineralizao. Assim: a) Correto. Uma soluo cida, como o vinagre, rica em ons H+, desloca o equilbrio para a direita e favorece a desmineralizao dos dentes. b) Falso. Uma soluo alcalina, como a de bicarbonato de sdio, consome os ons H+ do equilbrio e favorece a mineralizao dos dentes. c) Falso. A soluo de hipoclorito de sdio tambm alcalina e assume comportamento semelhante de bicarbonato de sdio. d) Falso. A presena de ons clcio desloca o equilbrio para a esquerda e favorece a mineralizao dos dentes. e) Falso. A presena de ons HPO2 4 desloca o equilbrio para a esquerda e favorece a mineralizao dos dentes.
Resposta correta: a
C-5

Compreendendo a Habilidade
Avaliar mtodos, processos ou procedimentos das cincias naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econmica ou ambiental.

04. Os recifes de coral so considerados rochas de origem orgnica, formados principalmente pelo acmulo de carbonato de clcio (CaCO 3) eliminado por alguns organismos que vivem em colnias. Normalmente esses organismos vivem em simbiose com alguns tipos de algas. So encontrados em mares de guas quentes, em que as temperaturas se mantm quase sempre acima dos 20 C. Simplicadamente, os equilbrios a seguir podem ser usados para explicar a manuteno dos recifes de corais: CO2(g) CaCO3(s) + CO2(aq) + H2O( ) CO2(aq)
Ca2+(aq) + 2HCO3 ( aq )

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


Sabendo-se que o crescimento dos recifes de coral, alm de ocorrerem em mares quentes, mais rpido em mares cujas guas so transparentes, assinale a alternativa correta. a) A transparncia das guas aumenta a incidncia de luz diminuindo a fotossntese dos organismos associados aos corais. b) O aumento da temperatura favorece a dissoluo de CO2, aumentando a capacidade de formao de corais. c) A transparncia das guas dos mares aumenta a capacidade de fotossntese dos organismos associados aos corais, consumindo CO2 e favorecendo a formao de corais. d) Mares de guas quentes diminuem a solubilidade de CO2, favorecendo a dissoluo do CaCO3 e a formao de corais. e) O aquecimento das guas do oceano aumenta a solubilidade de CO2 e favorece a formao de corais, devido precipitao de CaCO3. A posio deste equilbrio depende da presso parcial do CO2. Para presses parciais elevadas, dissolve-se bastante CO2 e o equilbrio est deslocado para a direita. Para presses parciais baixas tem-se o contrrio, isto , o equilbrio est deslocado para a esquerda.

DE OLHO NO ENEM
O EQUILBRIO DE SOLUBILIDADE E A FORMAO DE DOLINAS, ESTALACTITES E ESTALAGMITES Quem j visitou grutas calcrias cou com certeza impressionado com as formaes de pedra que pendem do teto, as estalactites, bem como com as formaes colunares que nascem do cho, as estalagmites. Como se formaram? Como cresceram? parte os silicatos, o principal mineral das rochas o calcrio, CaCO3. O produto de solubilidade da reao de dissoluo do calcrio: CaCO3( s )
Ca2+ ( aq) + CO2 3 ( aq )

Figura 2. Estalactites (descendo do teto) e estalagmites (subindo do cho). Para a sua formao so necessrias centenas de anos.

A penetrao das guas cidas superciais faz-se com dissoluo das rochas calcrias. Se estas se encontram prximo da superfcie, o solo que as cobre vai perdendo sustentao e acaba por desabar. As depresses resultantes, caractersticas do relevo calcrio, so ditas dolinas ou sumidouros (Figura 1), por conterem canais de penetrao da gua das chuvas. A dissoluo do calcrio situado a maiores profundidades leva formao de grutas. As guas de inltrao (contendo ons Ca2+ e HCO3 ) ao atingirem o teto da gruta, cam supersaturadas em CO2, pois a presso parcial de CO2 menor na gruta do que superfcie. D-se ento a liberao do CO2 CO2(aq) CO2(g) e o equilbrio desloca-se para a esquerda
CaCO3(s) + CO2(aq) + H2O( ) Ca2+ ( aq) + 2HCO3 ( aq )

2+ 2 9 Kps = Ca CO3 = 8, 7 10

, portanto, o CaCO3 bastante insolvel. No obstante, o clacrio dissolve-se facilmente em meio cido devido reao CaCO3( s ) + 2HC ( aq) Ca2+ ( aq) + 2C ( aq) + 2H2O( ) + CO2( g) Como o solo mido contm cidos hmicos produzidos pela vegetao em decomposio, a gua subterrnea normalmente capaz de dissolver o calcrio. Alm disso, a gua contm algum CO2 atmosfrico dissolvido, o que lhe confere acidez, reagindo com o calcrio da seguinte forma, CaCO3(s) + CO2(aq) + H2O( )
Ca2+(aq) + 2HCO3 ( aq )

Com a consequente precipitao de CaCO3, sob a forma de estalagmites e estalactites (Figura 2). Por vezes, e ao fim de muito tempo, as estalagmites e as estalactites acabam por se unir, constituindo colunas.
Qumica, Raymond Chang, 5 ed. Ed. McGraw Hill, p. 780.

ANOTAES

Figura 1. Uma dolina em Winter Park, Flrida.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


No Brasil, o uso da biotecnologia vem se mostrando a cada dia indispensvel e atingindo diversos segmentos:

OBJETO DO CONHECIMENTO

DISTRIBUIO DAS EMPRESAS DE BIOTECNOLOGIA POR SETOR DE ATUAO 2,8% 16,9% 18,3% 14,1% 21,2% 22,6% 4,2% Agricultura Bioenergia Insumos Meio ambiente Sade animal Sade humana Misto

Biotecnologia
Segundo a Conveno sobre Diversidade Biolgica da ONU, podemos denir Biotecnologia como se segue: Biotecnologia dene-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biolgicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o m de resolver problemas e criar produtos de utilidade. Observe que o conhecimento dos processos biolgicos o ponto de partida para o desenvolvimento e a aplicao dessa ferramenta.
CONHECIMENTOS AGENTES BIOLGICOS

Contudo, apesar das notrias vantagens da utilizao da biotecnologia, uma profunda discusso tica faz-se necessria, pois seu uso estendeu-se gentica e utilizao de embries e possui consequncias que devem ser medidas. Separamos aqui apenas alguns tpicos que permeiam o assunto.

Uso de clulas-tronco embrionrias


As clulas-tronco dos embries tm a capacidade de se transformar, num processo tambm conhecido por diferenciao celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, msculos e sangue. Devido a essa caracterstica, as clulas-tronco so importantes, principalmente na aplicao teraputica, sendo potencialmente teis em terapias de combate a doenas: cardiovasculares; neurodegenerativas; diabetes tipo-1; acidentes vasculares cerebrais (AVC); doenas hematolgicas; traumas na medula espinhal; renais.

Cincia e Tecnologia
BIOTECNOLOGIA

Organismos, Clulas, Organelas, Molculas

PRODUZIR BENS

ASSEGURAR SERVIOS

Disponvel em: http://www.google.com.br

O entendimento da denio faz-se imprescindvel se desejamos explorar todas as potencialidades do assunto. O termo, hoje, est quase inexoravelmente associado a termos como DNA, transgnicos, OGM (organismos geneticamente modicados), mutaes e terapia gnica. Todavia, por denio, qualquer uso das propriedades dos seres vivos com o m de resolver problemas e criar produtos de utilidade, outrossim dever ser taxado como biotecnologia. Somam-se aos termos supracitados: uso de bactrias na produo de iogurtes, queijos e vinagre; uso de fungos na produo do lcool; uso de feromnios de insetos para evitar as pragas; criao de abelhas para a polinizao; uso de sanguessugas em procedimentos mdicos; obteno de vitaminas a partir de plantas e algas; uso de minhocas para a produo de hmus; uso de micro-organismos para a reduo de poluentes (biorremediao); uso de clulas-tronco em terapias. Podemos resumi-la como na gura a seguir:

Organismos transgnicos
Transgnicos so organismos que, mediante tcnicas de engenharia gentica, contenham material gentico de outros organismos. A utilizao de transgnicos uma abordagem para a produo de determinados compostos de interesse comercial, medicinal ou agronmico, como, por exemplo, a utilizao da bactria Escherichia coli, que foi modicada de modo a produzir insulina humana no nal da dcada de 1970. No entanto, os casos mais mediticos so os das plantas transgnicas, que so modicadas de modo a serem mais resistentes a pragas e doenas, por exemplo, ou a produzir substncias que lhes permitam resistir a insetos, nemtodes ou vrus.

Biologia
En Bio gen qu ha m ria ica
ca mi qu a Bio ologi ar Bi ecul l Mo

Projeto Genoma Humano (PGH)


Tem como objetivo registrar cada um dos genes dos cromossomos, determinar a ordem dos nucleotdios e suas funes. As vantagens desse trabalho esto no fato da identicao da cura e da causa de muitas doenas, como a obesidade, o diabetes e a hipertenso. Existem desvantagens (ticas e morais), pois o uso indevido do Projeto pode fazer com que as pessoas percam sua individualidade, tornem-se vulnerveis e propcias a preconceitos por parte da sociedade.

BIOTECNOLOGIA

Engenharia

Qumica Industrial

Qumica

Disponvel em: http://pt.wikipedia.org

10

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


QUESTO COMENTADA
Compreendendo a Habilidade
Reconhecer mecanismos de transmisso da vida, prevendo ou explicando a manifestao de caractersticas dos seres vivos.
C-4
H-13

C-4

H-13

EXERCCIOS DE FIXAO
Compreendendo a Habilidade
Reconhecer mecanismos de transmisso da vida, prevendo ou explicando a manifestao de caractersticas dos seres vivos.

(PUC-RJ/2012) A gura abaixo mostra como o DNA de uma determinada planta foi modicado de maneira que ela se tornasse resistente a um herbicida. Modicao do DNA da planta para torn-la resistente ao herbicida
Cultura de tecido indiferenciado proveniente de raiz

Clulas se separam e crescem em um lquido prprio para cultura

05. (UEG/2013) A clonagem teraputica um possvel recurso para o tratamento de vrios tipos de doenas. Sobre o uso de clulas-tronco, pode-se concluir: a) as clulas transplantadas nos pacientes so obrigatoriamente pouco diferenciadas. b) clulas clonadas do prprio paciente oferecem reduzido risco de induo do sistema imune. c) forma-se o zigoto com gametas do paciente e de um doador para originar a clula-tronco. d) um vulo anucleado fecundado pelo ncleo gamtico de um doador saudvel.
C-4
H-13

Planta Adulta (Resistncia Herbicida)

Planta Adulta (Suscetvel Herbicida)

colocada uma bactria com plasmdeo modicado no frasco com as clulas

Compreendendo a Habilidade
Reconhecer mecanismos de transmisso da vida, prevendo ou explicando a manifestao de caractersticas dos seres vivos.

Embrio da planta comea a crescer


Rediferenciao celular

O herbicida colocado a m de selecionar clulas que incorporam o DNA diferente

http://nutriteengv.blogspot.com/2010/11/alimentos -transgenicos-os-pros-e-os.html

06. (UFPB/2012) A Biologia, com os estudos sobre clulas-tronco, proporciona grandes esperanas aos portadores de traumas com dano tecidual permanente. Resultados recentes, decorrentes da utilizao desses tratamentos, mostram que animais com leses nervosas apresentam sinais de recuperao. Utilizando os conhecimentos de embriologia e histologia, correto armar que os resultados obtidos decorrem da capacidade das clulas-tronco de a) produzir substncias que promovam a cura dos tecidos. b) aumentar a sobrevida dos neurnios. c) diferenciar-se em diversos tecidos. d) recrutar neurnios para a regio lesionada. e) aumentar o nmero de transmisses nervosas nos tecidos no danicados.

Com relao tcnica utilizada, correto armar que a) foram utilizadas enzimas de restrio no DNA da planta. b) algumas bactrias tm capacidade de transferir parte de seu material gentico para o genoma de determinadas plantas. c) somente as plantas no infectadas por bactrias se tornaram resistentes ao herbicida. d) o plasmdeo corresponde poro de DNA cromossmico das bactrias. e) ao contrrio das bactrias, os vrus nunca so utilizados para introduzir genes em clulas no processo de formao de organismos transgnicos.

DE OLHO NO ENEM
A seguir, transcrevemos as disposies gerais da Lei n 11.105, de 24 de maro de 2005 (Lei de biossegurana). LEI DE BIOSSEGURANA LEI N 11.105, DE 24 DE MARO DE 2005. Regulamenta os incisos II, IV e V do 1 do art. 225 da Constituio Federal, estabelece normas de segurana e mecanismos de scalizao de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados OGM e seus derivados, cria o Conselho Nacional de Biossegurana CNBS, reestrutura a Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana CTNBio, dispe sobre a Poltica Nacional de Biossegurana PNB, revoga a Lei n 8.974, de 5 de janeiro de 1995, e a Medida Provisria n 2.191-9, de 23 de agosto de 2001, e os arts. 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 16 da Lei n 10.814, de 15 de dezembro de 2003, e d outras providncias.

Comentrio
As bactrias possuem, alm do DNA cromossmico, pequenas molculas de DNA circular chamadas de plasmdeos. Na tcnica mostrada, as enzimas de restrio no foram utilizadas no DNA da planta mas, sim, no plasmdeo da bactria. As plantas infectadas pelas bactrias geneticamente modicadas se tornaram resistentes ao herbicida. Bactrias e vrus so utilizados para introduzir genes em clulas no processo de formao de organismos transgnicos. Algumas bactrias e certos vrus tm capacidade de transferir parte de seu material gentico para o genoma de determinadas plantas.
Resposta correta: b

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

11

Enem em fascculos 2013


O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPTULO I DISPOSIES PRELIMINARES E GERAIS Art. 1 Esta Lei estabelece normas de segurana e mecanismos de scalizao sobre a construo, o cultivo, a produo, a manipulao, o transporte, a transferncia, a importao, a exportao, o armazenamento, a pesquisa, a comercializao, o consumo, a liberao no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modicados OGM e seus derivados, tendo como diretrizes o estmulo ao avano cientco na rea de biossegurana e biotecnologia, a proteo vida e sade humana, animal e vegetal, e a observncia do princpio da precauo para a proteo do meio ambiente. 1 Para os ns desta Lei, considera-se atividade de pesquisa a realizada em laboratrio, regime de conteno ou campo, como parte do processo de obteno de OGM e seus derivados ou de avaliao da biossegurana de OGM e seus derivados, o que engloba, no mbito experimental, a construo, o cultivo, a manipulao, o transporte, a transferncia, a importao, a exportao, o armazenamento, a liberao no meio ambiente e o descarte de OGM e seus derivados. 2 Para os ns desta Lei, considera-se atividade de uso comercial de OGM e seus derivados a que no se enquadra como atividade de pesquisa, e que trata do cultivo, da produo, da manipulao, do transporte, da transferncia, da comercializao, da importao, da exportao, do armazenamento, do consumo, da liberao e do descarte de OGM e seus derivados para ns comerciais. Art. 2 As atividades e projetos que envolvam OGM e seus derivados, relacionados ao ensino com manipulao de organismos vivos, pesquisa cientca, ao desenvolvimento tecnolgico e produo industrial cam restritos ao mbito de entidades de direito pblico ou privado, que sero responsveis pela obedincia aos preceitos desta Lei e de sua regulamentao, bem como pelas eventuais consequncias ou efeitos advindos de seu descumprimento. 1 Para os ns desta Lei, consideram-se atividades e projetos no mbito de entidade os conduzidos em instalaes prprias ou sob a responsabilidade administrativa, tcnica ou cientca da entidade. 2 As atividades e projetos de que trata este artigo so vedados a pessoas fsicas em atuao autnoma e independente, ainda que mantenham vnculo empregatcio ou qualquer outro com pessoas jurdicas. 3 Os interessados em realizar atividade prevista nesta Lei devero requerer autorizao Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana CTNBio, que se manifestar no prazo xado em regulamento. 4 As organizaes pblicas e privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais, nanciadoras ou patrocinadoras de atividades ou de projetos referidos no caput deste artigo devem exigir a apresentao de Certicado de Qualidade em Biossegurana, emitido pela CTNBio, sob pena de se tornarem corresponsveis pelos eventuais efeitos decorrentes do descumprimento desta Lei ou de sua regulamentao. Art. 3 Para os efeitos desta Lei, considera-se: I organismo: toda entidade biolgica capaz de reproduzir ou transferir material gentico, inclusive vrus e outras classes que venham a ser conhecidas; II cido desoxirribonucleico ADN, cido ribonucleico ARN: material gentico que contm informaes determinantes dos caracteres hereditrios transmissveis descendncia; III molculas de ADN/ARN recombinante: as molculas manipuladas fora das clulas vivas mediante a modicao de segmentos de ADN/ARN natural ou sinttico e que possam multiplicar-se em uma clula viva, ou ainda as molculas de ADN/ARN resultantes dessa multiplicao; consideram-se tambm os segmentos de ADN/ARN sintticos equivalentes aos de ADN/ARN natural; IV engenharia gentica: atividade de produo e manipulao de molculas de ADN/ARN recombinante; V organismo geneticamente modicado OGM: organismo cujo material gentico ADN/ARN tenha sido modicado por qualquer tcnica de engenharia gentica; VI derivado de OGM: produto obtido de OGM e que no possua capacidade autnoma de replicao ou que no contenha forma vivel de OGM; VII clula germinal humana: clula-me responsvel pela formao de gametas presentes nas glndulas sexuais femininas e masculinas e suas descendentes diretas em qualquer grau de ploidia; VIII clonagem: processo de reproduo assexuada, produzida articialmente, baseada em um nico patrimnio gentico, com ou sem utilizao de tcnicas de engenharia gentica; IX clonagem para ns reprodutivos: clonagem com a nalidade de obteno de um indivduo; X clonagem teraputica: clonagem com a finalidade de produo de clulas-tronco embrionrias para utilizao teraputica; XI clulas-tronco embrionrias: clulas de embrio que apresentam a capacidade de se transformar em clulas de qualquer tecido de um organismo. 1 No se inclui na categoria de OGM o resultante de tcnicas que impliquem a introduo direta, num organismo, de material hereditrio, desde que no envolvam a utilizao de molculas de ADN/ARN recombinante ou OGM, inclusive fecundao in vitro, conjugao, transduo, transformao, induo poliploide e qualquer outro processo natural. 2 No se inclui na categoria de derivado de OGM a substncia pura, quimicamente denida, obtida por meio de processos biolgicos e que no contenha OGM, protena heterloga ou ADN recombinante. Art. 4 Esta Lei no se aplica quando a modicao gentica for obtida por meio das seguintes tcnicas, desde que no impliquem a utilizao de OGM como receptor ou doador: I mutagnese; II formao e utilizao de clulas somticas de hibridoma animal; III fuso celular, inclusive a de protoplasma, de clulas vegetais, que possa ser produzida mediante mtodos tradicionais de cultivo; IV autoclonagem de organismos no patognicos que se processe de maneira natural. Art. 5 permitida, para ns de pesquisa e terapia, a utilizao de clulas-tronco embrionrias obtidas de embries humanos produzidos por fertilizao in vitro e no utilizados no respectivo procedimento, atendidas as seguintes condies:

12

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


I sejam embries inviveis; ou II sejam embries congelados h 3 (trs) anos ou mais, na data da publicao desta Lei, ou que, j congelados na data da publicao desta Lei, depois de completarem 3 (trs) anos, contados a partir da data de congelamento. 1 Em qualquer caso, necessrio o consentimento dos genitores. 2 Instituies de pesquisa e servios de sade que realizem pesquisa ou terapia com clulas-tronco embrionrias humanas devero submeter seus projetos apreciao e aprovao dos respectivos comits de tica em pesquisa. 3 vedada a comercializao do material biolgico a que se refere este artigo e sua prtica implica o crime tipicado no art. 15 da Lei n 9.434, de 4 de fevereiro de 1997. Art. 6 Fica proibido: I implementao de projeto relativo a OGM sem a manuteno de registro de seu acompanhamento individual; II engenharia gentica em organismo vivo ou o manejo in vitro de ADN/ARN natural ou recombinante, realizado em desacordo com as normas previstas nesta Lei; III engenharia gentica em clula germinal humana, zigoto humano e embrio humano; IV clonagem humana; V destruio ou descarte no meio ambiente de OGM e seus derivados em desacordo com as normas estabelecidas pela CTNBio, pelos rgos e entidades de registro e scalizao, referidos no art. 16 desta Lei, e as constantes desta Lei e de sua regulamentao; VI liberao no meio ambiente de OGM ou seus derivados, no mbito de atividades de pesquisa, sem a deciso tcnica favorvel da CTNBio e, nos casos de liberao comercial, sem o parecer tcnico favorvel da CTNBio, ou sem o licenciamento do rgo ou entidade ambiental responsvel, quando a CTNBio considerar a atividade como potencialmente causadora de degradao ambiental, ou sem a aprovao do Conselho Nacional de Biossegurana CNBS, quando o processo tenha sido por ele avocado, na forma desta Lei e de sua regulamentao; VII a utilizao, a comercializao, o registro, o patenteamento e o licenciamento de tecnologias genticas de restrio do uso. Pargrafo nico. Para os efeitos desta Lei, entende-se por tecnologias genticas de restrio do uso qualquer processo de interveno humana para gerao ou multiplicao de plantas geneticamente modicadas para produzir estruturas reprodutivas estreis, bem como qualquer forma de manipulao gentica que vise ativao ou desativao de genes relacionados fertilidade das plantas por indutores qumicos externos. Art. 7 So obrigatrias: I a investigao de acidentes ocorridos no curso de pesquisas e projetos na rea de engenharia gentica e o envio de relatrio respectivo autoridade competente no prazo mximo de 5 (cinco) dias a contar da data do evento; II a noticao imediata CTNBio e s autoridades da sade pblica, da defesa agropecuria e do meio ambiente sobre acidente que possa provocar a disseminao de OGM e seus derivados; III a adoo de meios necessrios para plenamente informar CTNBio, s autoridades da sade pblica, do meio ambiente, da defesa agropecuria, coletividade e aos demais empregados da instituio ou empresa sobre os riscos a que possam estar submetidos, bem como os procedimentos a serem tomados no caso de acidentes com OGM.
Disponvel em: http://www.ctnbio.gov.br

EXERCCIOS PROPOSTOS
C-5

H-19

Compreendendo a Habilidade
Avaliar mtodos, processos ou procedimentos das cincias naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econmica ou ambiental.

01. Atualmente, automveis so fabricados de tal forma que, numa coliso frontal, haja um substantivo amassamento da parte dianteira da lataria. Com isso, aumenta-se o tempo de contato entre o carro e o objeto com o qual ele colide. Por que os fabricantes esto tomando essa postura? a) O uso de materiais de qualidade inferior aumenta os danos carroceria do veculo, mas reduzem os custos na produo do veculo. b) Uma maior deformao da carroceria faz com que o impacto dure um tempo maior. Com isso, a acelerao da frenagem reduzida, fazendo com que atue uma fora mdia menor nos ocupantes. c) Uma maior deformao da carroceria faz com que o impacto tenha uma intensidade maior. Com isso, haver maior risco sade dos ocupantes, apesar de reduzir os custos da linha de produo. d) Com tais medidas, haver uma menor variao da quantidade de movimento dos ocupantes do veculo, reduzindo a fora mdia que ir atuar nos ocupantes durante a coliso. e) A nica nalidade do maior amassamento da carroceria mercadolgica, uma vez que ser maior gasto do proprietrio do veculo no reparo.
Compreendendo a Habilidade
Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partculas, substncias, objetos ou corpos celestes.

C-6

H-20

02. (Universidade Estadual de Londrina) Um bloco de massa 5,0 kg est em queda livre em um local onde a acelerao da gravidade vale 9,8 m/s. correto armar a respeito que a) o mdulo da velocidade de queda do bloco aumenta inicialmente e depois diminui. b) a resultante das foras que atuam no bloco nula. c) a intensidade da fora que a Terra exerce no bloco menor que 49 N. d) a acelerao de queda do bloco nula. e) a intensidade da fora que o bloco exerce na Terra vale 49 N.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

13

Enem em fascculos 2013


C-1

H-3

Compreendendo a Habilidade
Confrontar interpretaes cientcas com interpretaes baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.

C-5

H-19

Compreendendo a Habilidade
Avaliar mtodos, processos ou procedimentos das cincias naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econmica ou ambiental.

03. (UFPI) Depois de analisar as armativas abaixo, indique a opo correta. I. Massa e peso representam uma mesma quantidade fsica expressa em unidades diferentes; II. A massa uma propriedade dos corpos enquanto o peso o resultado da interao entre dois corpos; III. O peso de um corpo proporcional sua massa. a) b) c) d) e) apenas a armativa I correta. apenas a armativa II correta. apenas a armativa III correta. as armativas I e III so corretas. as armativas II e III so corretas.
Compreendendo a Habilidade
Caracterizar materiais ou substncias, identicando etapas, rendimentos ou implicaes biolgicas, sociais, econmicas ou ambientais de sua obteno ou produo.

5.

O princpio ativo da aspirina o cido acetilsaliclico (HAAS), utilizada no combate dor e febre. Uma soluo aquosa de aspirina admite 50% das molculas ionizadas e os outros 50% no ionizadas quando o pH atinge o valor 3,5. Sua equao de ionizao pode ser expressa por: HAAS(aq) + H2O( ) H3O+(aq) + AAS-(aq)

J as anfetaminas, designadas por RNH2, so compostos utilizados, com altssimas restries, em medicamentos para emagrecimento. Uma soluo aquosa de uma anfetamina admite 50% das molculas ionizadas e os outros 50% no ionizadas quando o pH atinge o valor 7,7. Sua equao de ionizao pode ser expressa por: RNH2(aq) + H2O( )
+ RNH3 ( aq ) + OH ( aq)

C-7

H-25

Admitindo que apenas substncias em sua forma neutra atravessam a membrana celular e so absorvidas no organismo, asinale a alternativa correta. Dados: pH no estmago = 1,2; pH no intestino =8,5 a) Tanto a aspirina quanto as anfetaminas so mais absorvidas no estmago. b) Tanto a aspirina quanto as anfetaminas so mais absorvidas no intestino. c) Ambas as substncias so bem absorvidas tanto no estmago quanto no intestino. d) A aspirina mais absorvida no intestino enquanto as anfetaminas so mais absorvidas no estmago. e) A aspirina mais absorvida no estmago enquanto as anfetaminas so mais absorvidas no intestino.
C-5

04. A sintese da amnia o processo em equilbrio mais estudado pela indstria qumica em todos os tempos. Sua equao, altamente exotrmica, pode ser simplicada por: N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g)

Ao contrrio do que se poderia deduzir em funo apenas do princpio de Le Chatelier, a reao realizada em alta temperatura (cerca de 500 C) e altas presses (prximo de 200 atm), na presena de catalisadores adequados. Essa situao ocorre porque a) o aumento da temperatura e da presso desloca o equilbrio para a direita. b) o aumento da temperatura e da presso aumenta a velocidade da reao, enquanto o uso do catalisador desloca o equilbrio no sentido de formar amnia. c) o aumento da temperatura desloca o equilbrio para a direita e aumenta a velocidade da reao, assim como o uso de catalisadores adequados e ao contrrio do aumento da presso, que apenas aumenta a velocidade. d) o aumento da temperatura, apesar de deslocar o equilbrio para a esquerda, aumenta a velocidade da reao em associao ao uso de catalisadores, enquanto que o aumento da presso desloca o equilbrio para a direita. e) para que a reao ocorra em velocidade economicamente vivel se utiliza catalisadores adequados e alta presso, j que o uso de altas temperaturas no garante uma melhor velocidade no processo.

H-17

Compreendendo a Habilidade
Relacionar informaes apresentadas em diferentes formas de linguagem e representao usadas nas cincias fsicas, qumicas ou biolgicas, como texto discursivo, grcos, tabelas, relaes matemticas ou linguagem simblica.

06. Os conservantes de alimentos normalmente so cidos fracos ou sais derivados desse cido. Um importante conservante, o etilparabeno (aqui representado por HB), ocialmente conhecido pela sigla E214, usado como antifngico. O seu efeito conservante devido forma no ionizada do cido. Sua equao de ionizao representada por: HB(aq) + H2O( ) H3O+(aq) + B(aq)

O pka do etilparabeno 8,5. Sendo assim, pode-se armar que a faixa de pH em que o etilparabeno apresenta maior ecincia como conservante a) 7,5 7,0 b) 7,5 9,5 c) 8,5 10,0 d) 10,0 12,0 e) 12,0 14,0

14

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


C-4
H-13

Compreendendo a Habilidade
Reconhecer mecanismos de transmisso da vida, prevendo ou explicando a manifestao de caractersticas dos seres vivos.

C-4

H-13

Compreendendo a Habilidade
Reconhecer mecanismos de transmisso da vida, prevendo ou explicando a manifestao de caractersticas dos seres vivos.

07. (UPE/2013) Leia o texto a seguir. Priscila Zenatti e Andrs Yunes, pesquisadores do Centro Infantil Boldrini, desenvolveram um estudo com a protena interleucina7 (IL7R), que exerce papel na formao e no amadurecimento dos linfcitos T. A mutao gentica encontrada provoca ativao contnua da protena, contrariando o processo normal de amadurecimento celular, o que leva proliferao exagerada de linfcitos imaturos e ao desenvolvimento da leucemia linfoide aguda (LLA) de clulas T, descreve Priscila. Dos quatro tipos mais comuns de leucemia (tipo de cncer), a LLA o tipo mais comum em crianas pequenas, ocorrendo tambm em adultos, agravando-se rapidamente. Ao longo de cinco anos, o estudo promoveu a anlise genmica de amostras clnicas de 201 pacientes, na qual 10% apresentaram a mutao na IL7R. Para conrmar a relao entre a mutao e a ocorrncia da LLA de clulas T, os pesquisadores avaliaram as consequncias da alterao molecular em clulas humanas cultivadas in vitro e em camundongos transgnicos, conrmando o potencial leucemognico da mutao da IL7R. Os pesquisadores realizaram testes preliminares com algumas drogas que se mostraram capazes de inativar as clulas portadoras da protena alterada. Os prximos estudos concentraro esforos no desenvolvimento de anticorpos e novos frmacos capazes de reconhecer especificamente a protena e vias de ativao celular afetadas pela mutao, com o objetivo de inativar a protena alterada e interromper o ciclo da doena, sem afetar as clulas saudveis do paciente.
Disponvel em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/ revistaredecancer/site/home/n15/revista_15 (Adaptado)

08. (Fatec/2012) Desde a Antiguidade, os empreendedores j fabricavam vinho, cerveja, po, queijo e outros produtos por meio da fermentao. De l para c, muitas tcnicas foram desenvolvidas e aplicadas aos processos biolgicos de produo de substncias para os mais variados ns. a biotecnologia. A partir da dcada de 1970, a biotecnologia concentrou suas atenes nas pesquisas com o DNA (material gentico), e com isso foi possvel criar os organismos geneticamente modicados, conhecidos como transgnicos. Depois do sucesso obtido na transferncia de genes de uma espcie para outra, foi possvel evoluir e aplicar tcnicas para a criao de medicamentos, hormnios, plantas modicadas e outros produtos. Analise as armaes a seguir e assinale a correta. a) Os organismos transgnicos recebem e expressam genes de outras espcies. b) Os organismos geneticamente modicados so obtidos a partir da fermentao. c) A fabricao de po e de queijo ocorre principalmente pela utilizao de organismos transgnicos. d) Os organismos transgnicos no transferem as novas caractersticas adquiridas para as prximas geraes. e) A tcnica de produo dos transgnicos realizada apenas entre as espcies que pertencem ao mesmo reino.
C-3 C-5
H-11 H-19

Compreendendo a Habilidade
Reconhecer benefcios, limitaes e aspectos ticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biolgicos envolvidos em produtos biotecnolgicos. Avaliar mtodos, processos ou procedimentos das cincias naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econmica ou ambiental.

O uso de clulas humanas cultivadas in vitro e de camundongos transgnicos de extrema importncia no estudo de doenas, permitindo a melhoria no diagnstico e na preveno de doenas hereditrias e/ou genticas bem como na identicao de gentipos. Assim, de acordo com o texto, para conrmar a relao entre a mutao e a ocorrncia da LLA de clulas T, esperado que a) os camundongos, ao receberem o gene da protena humana defeituosa, quem doentes e desenvolvam tumores e inltrao de clulas leucmicas em diversos rgos, confirmando o potencial cancergeno da mutao da IL7R. b) o uso dos animais transgnicos tenha contribudo para o conhecimento das diferentes vias de ativao celular envolvidas na proliferao e maturao das clulas mieloides, indicando o potencial cancergeno da mutao da IL7R. c) o cultivo celular tenha auxiliado na identicao da funo da protena IL7R na patognese da LLA de clulas B, trazendo novas perspectivas para o desenvolvimento futuro de terapias alvo-especcas, mediadas por vetores de clonagem. d) algumas drogas analisadas em ensaios preliminares, realizados via terapia gnica, tenham capacidade de inibir as vias de ativao celular afetadas pela mutao gentica, trazendo a cura de leucemias. e) os anticorpos de camundongos produzidos pelos linfcitos T e os novos frmacos tenham a capacidade de reconhecer a mutao IL7R, interrompendo o ciclo da doena, sem afetar as clulas saudveis do paciente.

09. (Enem/2011) Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma clula sinttica, uma bactria chamada de Mycoplasma mycoides . Os pesquisadores montaram uma sequncia de nucleotdeos, que formam o nico cromossomo dessa bactria, o qual foi introduzido em outra espcie de bactria, a Mycoplasma capricolum. Aps a introduo, o cromossomo de M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo articial da M. mycoides comeou a gerenciar a clula, produzindo suas protenas.
GILBSON, et al. Creation of a Bacterial Celi Controlled by a Chemically Synthesized Genome. Science. v. 329. 2010 (adaptado).

A importncia dessa inovao tecnolgica para a comunidade cientca se deve a) possibilidade de sequenciar os genomas de bactrias para serem usados como receptoras de cromossomos articiais. b) capacidade de criao, pela cincia, de novas formas de vida, utilizando substncias como carboidratos e lipdios. c) possibilidade de produo em massa da bactria Mycoplasma capricolum para sua distribuio em ambientes naturais. d) possibilidade de programar geneticamente micro-organismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos, vacinas e biocombustveis. e) capacidade de bactria Mycoplasma capricolum de expressar suas protenas na bactria sinttica e estas serem usadas na indstria.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

15

Enem em fascculos 2013


C-3 C-8
H-11 H-30

Compreendendo a Habilidade
Reconhecer benefcios, limitaes e aspectos ticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biolgicos envolvidos em produtos biotecnolgicos. Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identicando aquelas que visam preservao e implementao da sade individual, coletiva ou do ambiente.

ANOTAES

10. (Unesp/2011) Uma novidade dos cientistas: Combate dengue com a ajuda do prprio mosquito transmissor. Para os animais, o ato sexual o caminho para a perpetuao da espcie. Um objetivo primordial que est se invertendo pelo menos para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Por meio de manipulao gentica, uma populao de machos criada em laboratrio recebeu um gene modicado que codica uma protena letal prole. Quando esses machos cruzam com fmeas normais existentes em qualquer ambiente, transmitem o gene prole, que morre ainda no estgio larval. A primeira liberao na natureza desses animais geneticamente modicados no Brasil foi aprovada em dezembro de 2010 pela Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana (CTNBio). A linhagem dever ser liberada no municpio de Juazeiro, no estado da Bahia.
Evanildo da Silveira, Pesquisa FAPESP, fevereiro de 2011. Adaptado.

Sobre a notcia, pode-se armar corretamente que os mosquitos a) transgnicos liberados no ambiente iro se reproduzir e aumentar em nmero, substituindo a populao original. b) criados em laboratrio, quando liberados no ambiente, iro contribuir com a reduo do tamanho populacional das geraes seguintes. c) geneticamente modicados so resistentes infeco pelo vrus causador da dengue, o que reduz a probabilidade de transmisso de doena. d) so portadores de uma mutao em um gene relacionado reproduo, tornando-os estreis e incapazes de se reproduzirem e transmitirem a dengue. e) modicados produzem prole vivel somente se cruzarem com fmeas, tambm modificadas, portadoras do mesmo gene.

GABARITOS
EXERCCIOS DE FIXAO 01 d 02 e 03 c 04 c 05 b 06 c

EXERCCIOS PROPOSTOS 01 b 06 a Expediente


Superviso Grca: Andra Menescal Superviso Pedaggica: Marcelo Pena Gerente do SFB: Fernanda Denardin Coordenao Grca: Felipe Marques e Sebastio Pereira Projeto Grco: Joel Rodrigues e Franklin Biovanni Editorao Eletrnica: Thiago Lima Ilustraes: Joo Lima Reviso: Eveline Cunha
OSG.: 72966/13

02 e 07 a

03 e 08 a

04 d 09 d

05 e 10 b

16

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

Вам также может понравиться