Вы находитесь на странице: 1из 2

Modelos Atmicos e Conceitos Fundamentais

Dalton (1808)
- Estudo baseado nas leis ponderais (Lavoisier e Proust) - Toda matria formada por tomos - tomos so macios, indivisveis e indestrutveis. - tomos iguais apresentam propriedades iguais e tomos diferentes apresentam propriedades diferentes (tomos identificados pela massa atmica). - tomos podem se combinar em propores bem definidas para formar compostos estveis (molculas). Modelo Atmico de Dalton (Bola de Bilhar) - O tomo seria formado por um ncleo positivo, que seria muito pequeno em relao ao todo, mas teria praticamente toda massa do tomo; -Ao redor do ncleo, os eltrons descreveriam rbitas circulares em altas velocidades, para no serem atrados e carem sobre o ncleo. - A eletrosfera local onde se situam os eltrons seria cerca de dez mil vezes maior do que o ncleo atmico, e entre eles haveria um espao vazio. Modelo Planetrio) Atmico de Rutherford (Modelo

Thomson (1898)

- Concluses baseadas em experimentos realizados com a ampola de Crookes (tubo de raios catdicos). - demonstrou que os mesmos podiam ser interpretados como sendo um feixe de partculas carregadas de energia eltrica negativa, as quais foram chamadas de eltrons (partcula bsica comum a todos os tomos). Modelo Atmico de Thomson (Pudim de Passas)

Pasta positiva com eltrons (partculas subatmicas de carga negativa) incrustados.

Bohr (1913) ou (Rutherford - Bohr)

Rutherford (1911)
- Estudo baseado nos espectros de emisso e absoro dos elementos e na Teoria Quntica de Max Planck (1900) Postulados: Os eltrons movem-se em rbitas circulares em torno do ncleo atmico central. Quando os eltrons passam de uma rbita para outra, um quantum de energia absorvido ou emitido.

- Experimentos de espalhamento de partculas alfa;

http://regradetres.com

Prof. Thiago Bernini

Modelos Atmicos e Conceitos Fundamentais


Somente certas rbitas eletrnicas so permitidas e os eltrons no irradiam energia quando as percorrem. (rbitas estacionrias). Elemento Qumico: - o conjunto de tomos que apresentam o mesmo nmero atmico. Isbaros: - So elementos qumicos diferentes que apresentam mesmo nmero de massa.

Istonos: - So elementos qumicos diferentes que apresentam mesmo nmero de nutrons. Istopos: - So tomos de um mesmo elemento qumico que apresentam diferentes nmeros de nutrons e, conseqentemente, diferentes nmeros de massa. Isoeletrnicos: - So elementos diferentes que apresentam mesmo nmero de eltrons. Exemplo:
6C 17 Cl 17 Cl 14

Modelo Atmico Clssico

e e e e

7N

14

so isbaros so istonos so istopos so isoeletrnicos

37

20 Ca 17 Cl

40

35

37

Partculas Fundamentais

11Na

1+

19F

Massa Atmica de um Elemento

- a mdia ponderada das massas atmicas dos istopos naturais desse elemento.

Exemplo:

Conceitos Fundamentais

Nmero Atmico (Z): - o nmero de prtons do ncleo de um tomo. Nmero de Massa (A): - a soma do nmero de prtons com o nmero de nutrons (N) do ncleo de um tomo. A=Z+N

http://regradetres.com

Prof. Thiago Bernini

Вам также может понравиться