Вы находитесь на странице: 1из 14

LIBER CI

O.T.O.
UMA CARTA ABERTA QUELES QUE POSSAM QUERER JUNTAR-SE ORDEM

O.T.O. EMITIDO POR ORDEM

]
^

XI O. T. O.

HIBERNI ION ET OMNIUM BRITANNIARUM REX SUMMUS SANCTISSIMUS

LIBER CI O.T.O. UMA CARTA ABERTA QUELES QUE POSSAM QUERER JUNTAR-SE ORDEM
ENUMERANDO OS DEVERES E PRIVILGIOS. ESTES REGULAMENTOS ENTRAM EM VIGOR EM QUALQUER DISTRITO ONDE O NMERO DE MEMBROS DA ORDEM ULTRAPASSE MIL ALMAS Uma epstola de BAPHOMET a Sir GEORGE MACNIE COWIE, Mui Ilustre e mui Iluminado, Pontfice e Epopte do Arepago do VIII O.T.O. Grande Tesoureiro Geral, Guardio do Livro Dourado, Presidente da Comisso de Publicaes da O.T.O. Faze o que tu queres h de ser tudo da Lei. Foi detalhado a ns que algumas pessoas que so dignas de participar da O.T.O. consideraram as taxas e subscries bastante elevadas. Isto devido sua incapacidade de explicar adequadamente os benefcios oferecidos pela Ordem. Desejamos-lhe, por conseguinte, que presentemente registre, e circule por toda a Ordem, e entre os profanos que possam parecer dignos de afiliar-se a ela, estas questes a seguir sobre as funes e os privilgios dos membros dos primeiros graus da O.T.O. no que diz respeito aos assuntos materiais. E para maior comodidade classificaremos estes como pertencendo s Doze Casas do Cu, mas tambm por clusulas numeradas visando aqueles que no compreendem a assim chamada Cincia das Estrelas. Em primeiro lugar, portanto, sobre os deveres dos Irmos. Embora com nossa Ordem todo dever tambm um privilgio, de modo que impossvel separ-los totalmente.

DOS DEVERES DOS IRMOS


PRIMEIRA CASA
1. No existe lei alm de Faze o que tu queres. Entretanto, convm que Membros estudem diariamente no Volume da Lei Santa, Liber Legis, pois h ali muito conselho quanto a isto, como melhor eles podem executar suas vontades.

SEGUNDA CASA
2. A bolsa privada de todo Membro deve estar sempre disposio de qualquer membro necessitado. Mas em tal caso um grande distrbio se este pede, e aquele consente; pois se algum est realmente necessitado, seu orgulho ferido quando ele pede; e se ele no est realmente necessitado, a porta se abre a mendigos e impostores, e todo tipo de canalhas e ladres notrios que no so verdadeiros Irmos. Mas o Irmo que possui dos bens deste mundo se determinar a vigiar a necessidade de todos esses Irmos que ele conhece pessoalmente, antecipando as necessidades deles de uma maneira to sbia e to sutil que parecer como se fosse o pagamento de uma dvida. E seja qual for o auxlio proporcionado, deve ser proporcionado com sabedoria, para que o alvio seja permanente em vez de apenas temporrio. 3. Todos os Irmos sero extremamente pontuais no pagamento das Taxas das Lojas. Isto deve ter precedncia sobre quaisquer outros pedidos de bolsa.

TERCEIRA CASA
4. Os irmos devem ser diligentes na pregao da Lei de Thelema. Em todos os escritos eles devem ser cuidadosos ao usar as saudaes prescritas; do mesmo modo no discurso, at mesmo com estranhos. 5. Os Irmos atendero de todo corao quaisquer chamados da Loja ou Captulo a que pertenam, sem dar desculpas sem razo. 6. Os Irmos aproveitaro toda oportunidade de cooperarem uns com os outros em seus gostos, negcios ou profisses, seja tratando diretamente com os Irmos em preferncia aos outros, ou falando bem deles, ou como se possa sugerir. Parece desejvel, quando possvel, que onde quer que dois ou mais Irmos da mesma Loja se dediquem ao mesmo tipo de trabalho, eles procurem

UMA CARTA ABERTA QUELES QUE POSSAM QUERER JUNTAR-SE ORDEM

unir seus esforos entrando em sociedade. Assim, com o tempo, grandes e poderosas corporaes podem se erguer de pequenas empresas individuais. 7. Os Irmos sero diligentes em circular quaisquer tratados, manifestos e todas as outras comunicaes que a Ordem possa, de tempo em tempo, emitir para a instruo ou emancipao de profanos. 8. Eles podem oferecer livros e pinturas adequados s Bibliotecas das Casas-de-Instruo da Ordem.

QUARTA CASA
9. Todos os Irmos que possuam minas, terras, ou casas, em maior nmero do que eles podem eles mesmo supervisionar ou ocupar constantemente, devem entregar parte de tais minas ou terras, ou uma ou mais de tais casas, Ordem. 10. Propriedades assim entregues sero administradas, se os donos desejarem, no prprio interesse deles, assim efetuando economia, desde que grandes propriedades so administradas com menos custo que propriedades pequenas. Mas a Ordem utilizar propriedades que estejam no momento inertes como melhor lhe parea, emprestando (por exemplo) uma casa desocupada a algum Irmo que esteja em necessidade, ou permitindo que um salo vazio seja ocupado por uma Loja. 11. (Entretanto, em vista dos grandes objetivos da Ordem, doaes so benvindas.) 12. Todo Irmo ser solcito quanto ao conforto e gozo de qualquer Irmo ou Irm que possa ser velho, cuidando no apenas de todas as necessidades materiais, mas tambm do divertimento, de tal forma que seus anos de declnio sejam alegres.

QUINTA CASA
13. Todo Irmo buscar constantemente dar prazer a todos os Irmos que conhece, quer oferecendo entretenimento ou conversao, quer de qualquer outra forma que lhe ocorra. Acontecer frequentemente e naturalmente que o amor surja entre membros da Ordem, j que estes tm tantos e to sagrados interesses em comum. Tal amor peculiarmente santo, e deve ser encorajado.

HADNU.ORG

14. Todos os filhos dos Irmos sero considerados como filhos da Ordem inteira, e sero protegidos e auxiliados de toda maneira tanto por cada um dos membros em particular quanto pela organizao em geral. Nenhuma distino ser feita quanto s condies do nascimento de qualquer criana. 15. Existe um dever especialmente sagrado que todo Irmo deve cumprir no que concerne a todas as crianas, inclusive as nascidas fora da Ordem. Este dever consiste em instru-las na Lei de Thelema, em ensinar-lhes independncia e liberdade de pensamento e de carter, e avis-las de que o servilismo e a covardia so as mais perigosas doenas da alma humana.

SEXTA CASA
16. Empregados domsticos e privados devem quando possvel ser escolhidos dentre membros da Ordem, e grande tato e cortesia devem ser aplicados ao lidar com eles. 17. Eles, por sua vez, retribuiro com servio inteligente e com vontade. 18. Enquanto em Loja, e em ocasies especiais, eles devero ser tratados como Irmos, com perfeita igualdade; uma tal conduta indesejvel durante as horas de servio, e a familiaridade, subversiva como ela de toda ordem e disciplina, dever ser evitada pela adoo de uma completa e marcante mudana de maneira e tratamento. 19. Isto se aplica a todas pessoas em posio subalternas, mas no a Irmos Serventes nas Casas-de-Instruo da Ordem, os quais, oferecendo servio sem recompensa, devem ser honrados como anfitries. 20. No caso de doena de qualquer Irmo, o dever de todos os Irmos que o conhecem pessoalmente auxili-lo, vigiar para que nada lhe falte, e comunicar, se preciso, as necessidades dele Loja, ou prpria Grande Loja. 21. Irmos que sejam mdicos ou enfermeiras naturalmente outorgaro sua habilidade e cuidados ainda mais do que em sua costumeira alegria em servio. 22. Todos os Irmos esto obrigados por sua lealdade a oferecer os servios de seu particular comrcio, negcio, ou profisso, Grande Loja. Por exemplo, um papeleiro suprir a Grande Loja com papel, pergaminho, etc.; um livreiro oferecer Biblioteca da Grande Loja quaisquer livros que o

7
Bibliotecrio

UMA CARTA ABERTA QUELES QUE POSSAM QUERER JUNTAR-SE ORDEM

considere

desejveis;

um

advogado

executar

todas

as

necessidades legais da Grande Loja, e um proprietrio ou diretor de uma companhia frrea ou naval se preocuparo se os Grandes Oficiais viajam em conforto para onde quer que estes queiram ir. 23. Visitantes de outras Lojas sero tratados como embaixadores; isto se aplicar mais especialmente a Soberanos Grandes Inspetores Gerais da Ordem em suas viagens de inspeo. Toda hospitalidade e cortesia demonstrados para com eles so demonstrados a Ns, no apenas a eles.

STIMA CASA
24. desejvel que o cnjuge de qualquer Irmo seja membro da Ordem. Negligncia em insistir nisto leva frequentemente a srios problemas para ambas as partes, especialmente a parte no-iniciada. 25. Processos entre membros da Ordem so absolutamente proibidos, sob pena de expulso imediata e perda de todos os privilgios, mesmo estes acumulados por boa conduta passada a que se refere a segunda parte desta instruo. 26. Todas as disputas entre Irmos sero levadas primeiramente ao conhecimento do Mestre ou Mestres de sua Loja ou Lojas em conferncia; se um acordo no puder ser obtido desta forma, a disputa ser referida ao Grande Tribunal, que arbitrar quanto a ela; e sua deciso ser aceita como final. 27. Recusa por qualquer das partes de solicitar ou aceitar essa deciso implicar em expulso da Ordem, e a outra parte litigante estar ento livre para buscar sua quitao nas Cortes de Justia Profanas. 28. Membros da Ordem trataro aqueles de fora de se seio como se no possussem direitos de qualquer tipo, uma vez que eles no aceitaram a Lei, e portanto so, como se fossem, trogloditas, sobreviventes de uma civilizao passada, e devem ser tratados de acordo. Gentileza deve ser demonstrada para com eles, como para com qualquer outro animal, e todos os esforos devem ser feitos para traz-los Liberdade. 29. Qualquer injuria cometida por uma pessoa fora da Ordem contra qualquer pessoa de dentro poder ser levada ateno do Grande Tribunal, que usar, se assim considerar necessrio, todo o seu poder para reparar ou vingar o dano.

HADNU.ORG

30. Caso qualquer Irmo seja acusado de uma ofensa contra a lei criminal do pas em que reside, e algum outro Irmo conhecendo os fatos se sinta obrigado em defesa prpria a levantar acusao, este irmo comunicar o assunto tanto ao Grande Tribunal quanto Autoridade Civil, reclamando iseno devido s circunstncias. 31. O Irmo acusado ser, no entanto, defendido pela Ordem da melhor forma possvel, se ele afirmar sua inocncia sobre o Volume da Lei Santa no Ordlio determinado ad hoc pelo prprio Grande Tribunal. 32. Inimigos pblicos do pas de qualquer Irmo sero tratados como tais em guerra, e abatidos ou capturados conforme o oficial comandante do Irmo assim ordene. Mas dentro dos precintos da Loja tais divises sero absolutamente esquecidas; e como filhos de Um S Pai os inimigos da hora anterior e da hora prxima coabitaro em paz, amizade e fraternidade.

OITAVA CASA
33. Espera-se que todo Irmo testemunhe em sua vontade final e testamento ao grande benefcio que recebeu da Ordem, legando a esta parte ou a totalidade de suas posses, como ele considerar mais apropriado. 34. A morte de um Irmo no ser ocasio de melancolia, mas sim de regozijo; os Irmos de sua Loja se reuniro e daro um banquete com msica e dana e toda maneira de festejo. da maior importncia que isto seja feito, pois desta forma o medo inerente da morte que existe como um instinto em ns ser gradualmente erradicado. Ele um legado do aeon morto de Osris, e nosso dever extingui-lo em ns mesmos, para que nossos filhos, e os filhos de nossos filhos, nasam livres dessa maldio.

NONA CASA
35. Supe-se que todo Irmo dedicar grande parte de seu tempo livre ao estudo dos princpios da Lei e da Ordem, e em buscar a chave de seus grandes e mltiplos mistrios. 36. Ele deve tambm fazer tudo em seu poder para divulgar a Lei, especialmente executando longas jornadas, quando possvel, a locais remotos, para l plantar a semente da Lei.

UMA CARTA ABERTA QUELES QUE POSSAM QUERER JUNTAR-SE ORDEM

DCIMA CASA
37. Todas as mulheres grvidas so especialmente sagradas para os membros da Ordem, e todo esforo ser feito por traz-las percepo da Lei de Liberdade, de forma que o no-nascido possa se beneficiar dessa percepo. Elas devem ser convidadas a se tornarem membras da Ordem, para que a criana possa nascer sob a proteo desta. 38. Se a futura me asseverou sua vontade de ser me desafiando os tabus dos deuses-escravos, ela ser considerada como especialmente apta para nossa Ordem, e o Mestre da Loja no distrito em que ela vive se oferecer, como se fosse, padrinho da criana, a qual ser especialmente educada, se assim a me o desejar, como afilhada da Ordem, em uma de suas Casas-de-Instruo. 39. Casas-de-Instruo especiais para o cuidado das mulheres da Ordem, ou cujos esposos ou amantes so membros da Ordem, sero institudas, de forma que o dever frontal feminino possa ser executado com todo conforto e honra. 40. Espera-se que todos os Irmos usem de sua influncia junto a pessoas em uma estao superior da vida (assim chamada) para induzi-las a se juntar Ordem. Personagens da realeza; ministros do Estado; altos funcionrios dos servios Diplomtico, Naval, Militar e Civil; devem particularmente ser procurados, pois destina-se finalmente que o poder temporal do Estado seja trazidos Lei, e conduzido liberdade e prosperidade atravs da aplicao de seus princpios. 41. Colgios da Ordem sero eventualmente estabelecidos, onde os filhos de seus membros possam ser treinados em todos os comrcios, negcios e profisses, e possam estudar as artes liberais e as letras humanas, assim como nossa cincia arcana e santa. Espera-se que os Irmos faam tudo em seu poder para tornar possvel o estabelecimento de tais Universidades.

DCIMA PRIMEIRA CASA


42. Espera-se que todo Irmo se esforar por induzir seus amigos pessoais a aceitarem a Lei e se afiliarem Ordem. Portanto ele deveria se esforar em fazer novos amigos fora da Ordem, com o objetivo de aumentar o seu escopo.

HADNU.ORG

10

DCIMA SEGUNDA CASA


43. Os Irmos esto obrigados a segredo apenas no que concerne natureza dos rituais de nossa Ordem, e s nossas palavras, sinais, etc. Os princpios gerais da Ordem podem ser explicados completamente, naquilo que compreendido deles abaixo do VI, como est escrito: "Os ordlios eu escrevo no: os rituais sero metade conhecidos e metade escondidos: a Lei para todos. Deve ser observado que o desempenho pontual destes deveres, de forma que o relatrio disto seja comentado e a fama dele venha at mesmo ao prprio Trono do Supremo e Santo Rei, pesar bastante na balana quando se trata do alto avano de um Irmo na Ordem.

DOS PRIVILGIOS DOS IRMOS


PRIMEIRA CASA
44. O primeiro e mximo privilgio de um Irmo ser um Irmo; ter aceitado a Lei, ter se tornado livre e independente, ter destrudo todo medo de costumes, ou de f, ou de outros homens, ou da prpria morte. Em outros documentos nossos a alegria e a glria daqueles que aceitaram o Livro da Lei como regra nica de vida esto extensamente, embora nunca por completo, explicados; e no recapitularemos o mesmo aqui.

SEGUNDA CASA
45. Todos os Irmos que por acaso caiam em indigncia tm direito assistncia direta da Ordem at o completo total das taxas e subscries que pagaram desde a data de seu ingresso. Isto ser considerado como um emprstimo, mas nenhum juro ser cobrado sobre isso. Para que este privilgio no seja abusado, o Grande Tribunal decidir se a solicitao feita de boa f ou no.

TERCEIRA CASA
46. Membros da Ordem tm direito ao uso da Biblioteca em qualquer das nossas Casas-de-Instruo. 47. Bibliotecas circulantes sero presentemente estabelecidas. 48. Irmos que possam estar viajando tm direito hospitalidade do Mestre da Loja do distrito por um perodo de trs dias.

11

UMA CARTA ABERTA QUELES QUE POSSAM QUERER JUNTAR-SE ORDEM

QUARTA CASA
49. Membros de quaisquer graus podero ser convidados pela Grande Loja para uma estadia nas Casas-de-Instruo da Ordem; e tais convites podem confidentemente ser esperados como a recompensa de mrito. L eles podero conhecer pessoalmente membros de Graus mais elevados, aprender algo dos labores mais profundos da Ordem, obter o benefcio de instruo pessoal, e de toda forma se tornarem aptos ao avano. 50. Irmos de idade avanada e reconhecido mrito que desejem seguir a vida religiosa podem ser convidados a residir permanentemente em tais casas. 51. Nos graus mais elevados, os Irmos tm o direito de residir em nossas Casas-de-Instruo durante parte de cada ano, como segue: VI. Duas semanas. G.T. Um ms. P.R.S. Seis semanas. VII. Dois meses. S.G.C. Trs meses. VIII. Seis meses.

52. Membros do IX, que dispem entre si da propriedade inteira da Ordem de acordo com as regras daquele grau, podem, claro, residir permanentemente ali. De fato, a casa de todo Irmo desse grau , ipso facto, uma Casa-de-Instruo da Ordem.

QUINTA CASA
53. Todos os Irmos podem esperar a mais entusiasmtica cooperao em seus prazeres e diverses por parte de outros membros da Ordem. A perfeita liberdade e segurana outorgadas pela Lei permitem que o carter de todo Irmo se expanda ao prprio limite de sua natureza, e a grande alegria e energia que eles esto constantemente transbordando os tornam os melhores companheiros. Eles se regozijaro, nosso escolhidos; quem se entristece no de ns. Beleza e fora, riso pulante e langor delicioso, fora e fogo, so de ns. 54. Os filhos de todos os Irmos tm direito aos cuidados da Ordem, e arranjos sero feitos para educ-los em certas das Casas-de-Instruo da Ordem. 55. Filhos de Irmos que sejam deixados rfos sero oficialmente adotados pelo Mestre de sua Loja, ou, se esse recusar por algum motivo, sero

HADNU.ORG

12

adotados pelo prprio Rei Supremo e Santo, e tratados por ele em todos os sentidos como se fossem seus prprios filhos. 56. Irmos que tm direito a algum interesse especial em qualquer criana cuja me no faz parte da Ordem podero recomendar tal criana especialmente ao cuidado de sua Loja, ou da Grande Loja.

SEXTA CASA
57. Quando doentes, todos os Membros tm direito aos cuidados mdicos ou cirrgicos, ou a tratamento, de quaisquer Irmos da Loja que sejam mdicos, cirurgies ou enfermeiros. 58. Em casos de especial necessidade, o Rei Supremo e Santo mandar seus prprios assistentes. 59. Onde as circunstncias o necessitem, tratando-se de vidas de grande valor para a Ordem, etc., ele poder at mesmo permitir a administrao daquela Medicina Secreta conhecida pelos membros do IX. 60. Membros da Ordem podem esperar que os Irmos busquem encontrar ocupao remunerativas para eles, caso eles caream disso, ou, se possvel, empreg-los pessoalmente.

STIMA CASA
61. Membros da Ordem podem esperar encontrar conjugues adequados no rgo extremamente seleto ao qual eles pertencem. Comunidade de interesses e esperanas j existindo de antemo, natural supor que, onde atrao mtua tambm exista, um casamento resultar em perfeita alegria. (Existem consideraes especiais deste assunto que se aplicam ao VII e no podem ser discutidas aqui). 62. Como j foi explicado acima, os Irmos esto inteiramente livres da maior parte de despesas legais, uma vez que processos no so permitidos dentro da Ordem, e uma vez que Irmos podem apelar aos advogados consultantes da Ordem para defend-los de seus inimigos em caso de necessidade.

13

UMA CARTA ABERTA QUELES QUE POSSAM QUERER JUNTAR-SE ORDEM

OITAVA CASA
63. Aps a morte, todos os Irmos tm direito disposio apropriada de seus restos fsicos de acordo com os ritos da Ordem e de acordo com o grau deles. 64. Se o irmo assim desejar, a inteira soma das taxas e subscries que ele j pagou durante sua vida sero entregues pela Ordem aos seus herdeiros ou contemplados. A Ordem assim oferece um sistema absoluto de seguro em adio a seus outros benefcios.

NONA CASA
65. A Ordem ensina o nico sistema perfeito e satisfatrio de filosofia, religio e cincia, conduzindo seus membros passo a passo a um conhecimento e poder de que os profanos nem sequer sonham. 66. Irmos da Ordem que fizeram longas viagens a outros pases sero recebidos nos distritos que percorram, e hospedados nas Casas-de-Instruo da Ordem pelo perodo de um ms.

DCIMA CASA
67. Mulheres da Ordem que estejam a ponto de se tornarem mes recebem todo cuidado, ateno e honra por parte de todos os Irmos. 68. Casas-de-Instruo especiais sero estabelecidas para convenincia delas, caso elas desejem aproveitar-se de tais. 69. A Ordem oferece grande vantagem social aos seus membros, proporcionando-lhes, como faz, constante associao com homens e mulheres de posio destacada. 70. A Ordem oferece oportunidades extraordinrias aos membros em seus comrcios, negcios ou profisses, auxiliando-os atravs da cooperao, e assegurando-lhes clientes ou fregueses.

DCIMA PRIMEIRA CASA


71. A Ordem oferece amizade a seus membros, reunindo homens e mulheres de carter, gostos e aspiraes semelhantes.

HADNU.ORG

14

DCIMA SEGUNDA CASA


72. O segredo da Ordem prov seus membros com um inviolvel manto de direito privado. 73. O crime de calnia, que causa uma to grande proporo da misria humana, tornado extremamente perigoso, se no impossvel, dentro da Ordem, por uma clusula no Juramento do Terceiro Grau. 74. A Ordem exerce seu inteiro poder para aliviar seus membros de toda constrio a que eles possam estar sujeitos, atacando com vigor qualquer pessoa ou pessoas que busquem sujeit-los compulso, e de todas as outras formas auxiliando a completa emancipao dos Irmos de qualquer coisa que tente restringi-lo de Fazer Aquilo Que Querem. Deve ser observado que estes privilgios sendo to vastos, incumbe honra de todo Irmo nunca abus-los, e os patrocinadores de qualquer Irmo que assim fizer, tal como ele prprio, sero estritamente responsabilizados pelo Grande Tribunal. A mxima franqueza e boa f entre os Irmos essencial ao fcil e harmonioso funcionamento do nosso sistema, e o Poder Executivo cuidar de que estes sejam encorajados por todos os meios possveis, e a quebra deles seja imediatamente e quietamente suprimida. Amor a lei, amor sob vontade. Nossa bno paternal, e a Bno do Pai-de-Tudo no Externo e no Interno esteja com voc. BAPHOMET X O.T.O., IRLANDA, IONA, E TODAS AS ILHAS BRITNICAS

Вам также может понравиться