Вы находитесь на странице: 1из 12

Desenvolvimentos:

Na construo um elemento de suma importncia e a fundao, pois e ela que vai suportar todo o peso da obra e a deixa fixa e nivelada ao terreno. Fica totalmente enterrada no solo, e serve para apoiar a edificao ao terreno. A fundao varia de acordo com cada tipo de solo. A primeira coisa tentar conhecer o tipo e a capacidade de suporte do solo, aps o qual definido o tipo de fundao a ser executada. Uma sondagem e essencial, pois ela permite saber qual a fundao mais indicada para cada solo. A maneira mais confivel, e mandar uma amostra das camadas do solo para firmas especializadas fazerem os estudos. s vezes, mesmo que o solo e bastante rgido, e necessrio uma fundao muito resistente devido construo que pode ser de um prdio de 20 andares, por exemplo. Se a fundao no estiver de acordo com as cargas que ela deve suportar, toda a segurana da obra estar comprometida, trazendo outros problemas para a estrutura, com paredes entortando, vigas se partindo, e pilares afundando. importante a unio entre os projetos estrutural e o projeto de fundaes num grande e nico projeto, uma vez que mudanas em um provocam reaes imediatas no outro, resultando obras mais seguras e otimizadas. So vrios parmetros a serem seguidos para uma boa escolha da fundao. Deve-se avaliar a topografia, para saber se cortes ou aterros sero feitos. Analisar a caracterstica do solo, classificando em resistentes, rochosos, moles. Pesquisar qual a profundidade da gua que corre sob este terreno. Levar em considerao o tipo de construo que ser feita, se ser uma casinha, ou um shopping Center, e os parmetros econmicos. Uma pesquisa na vizinhana para saber qual o tipo de fundao feita por eles, e seu comportamento ao longo do tempo, ajuda ao profissional a ter dados mais completos. As fundaes so classificadas em dois grupos, que levam em considerao a complexidade que e feita, e a carga que ter que suportar. So as

Pag. 1

fundaes rasas e as fundaes profundas, ou seja, direta e indireta, respectivamente. As fundaes rasas transmitem a carga do edifcio ao terreno atravs das presses distribudas sob a base da fundao. Mais utilizados em pequenas construes para solos rgidos e rochosos. As fundaes superficiais esto assentadas a uma profundidade de at duas vezes a sua menor dimenso em planta.

Os principais tipos de fundao superficial so: bloco, sapata e radier.


A sapata e um elemento de fundao de concreto armado, de altura menor que o bloco, utilizando armadura para resistir a esforos de trao. Feita com em um solos custo resistentes,

baixo. Pode assumir diversas formas geomtricas para facilitar o apoio de pilares excntricos, ou seja, que ficam no canto do terreno, formados por apenas a metade da sapata, precisa de uma viga de equilbrio a ligando com outra sapata para que fique estvel. A sapata isolada tem geralmente formato de tronco de pirmide e uma viga baldrame ligando umas as outras. Recebem uma camada de concreto magro embaixo para fazer um isolamento com o solo, assim evitando que ele absorva gua do concreto .

Pag. 2

Outro tipo de sapata e a sapata corrida, que se instala ao longo de toda a construo, embaixo de todas as paredes. O concreto e colocado numa vala feita embaixo de onde sero feitas as paredes. As cargas devem ser sempre transmitidas horizontalmente. Consome muito material. A Fundao rasa do tipo radier trata-se de uma laje de concreto que e feita sobre o solo ao longo de toda a construo. Utilizada em solos de baixa resistncia, com uma camada fraca profunda. A laje recebe carga de todos os pilares, e deve ser feita usando armadura. Tem um custo muito elevado, pois utiliza muito material. Uma lona plstica pode ser estendida sob a laje para garantir impermeabilizao. J para solos mais instveis ou obras muito grandes, que depositaram muita carga ao terreno, a fundao tem que ser profunda, que fica muito abaixo do solo. Em terreno arenoso s bater a estaca pr-moldada no solo, enquanto em terrenos mais firmes deve ser feita a retirada da terra e depois a concretagem do buraco.

Dois tipos de fundaes profundas so as estacas e os tubules:


As estacas so elementos estruturais que so enterrados no solo, providenciam estabilidade. So usados nas fundaes de edificaes, em marinas, etc. terminais Estacas porturios,

podem ter vrias formas, e

Pag. 3

serem construdas de vrios materiais conforme a sua utilizao. Tradicionalmente eram de feitas madeira, mas atualmente usa-se o ao, beto e at materiais compsitos. Nas obras porturias a forma mais habitual um tubo, que depois de cravado no fundo marinho so cheias de beto.

Os tipos de estacas mais comuns so:


Estacas de Madeira:
As estacas de madeira so troncas de rvores cravados com bateestacas de pequenas dimenses e martelos leves. Antes da difuso da utilizao do concreto, elas eram empregadas quando a camada de apoio s fundaes se encontrava em profundidades emenda; transporte; resiste fcil a grandes. cravao so e Caracterstica de preo baixo; fcil corte; leves

comparadas com outros materiais. Porem atacvel por microorganismos; aplicvel somente para solos submersos em obras permanentes; quando cravadas atravs de solos moles ou gua para atingir um estrato firme esto sujeitas a romperem sem ser visvel o dano; no admitem carga de trabalho elevada; vulnervel a deteriorao quando no tratada em situao submersa intermitentemente.

Estacas Pr-Moldadas:
Estacas Pr-Moldadas de Concreto Armado: Tem garantia de

qualidade da estaca; boa capacidade de carga; possibilidade de

Pag. 4

emenda; os solos no coesivos so compactados durante a cravao (aumenta a capacidade de carga e reduz recalques). As desvantagens so de transporte envolvendo custos altos; limitadas em seco e comprimento (devido ao peso prprio); dificuldade de cravao; vibrao na cravao; podem sofrer deteriorao se a gua do lenol fretico contm sulfatos ou valor do pH baixo (guas contaminadas industriais); em e zonas grande

deslocamento do solo.

Estacas Metlicas:
Estacas Indicadas cargas para Metlicas: transmitir muito resistentes; causam pouca vibrao horizontais

(penetrao fcil); adequadas para penetrar em rochas brandas ou atravs de materiais duros com esforo e tempo mnimo; no necessitam de procedimentos auxiliares de cravao jateamento, etc.); Podem ser cravadas em locais de altura restrita; podem ser cravadas prxima de estruturas existentes. As desvantagens so de alto custo; atacvel por guas agressivas; atacvel por solos corrosivos.

Estacas Strauss:
Estacas profunda Strauss: tipo de fundao perfurao

executada

por

atravs de balde sonda (piteira), com uso parcial ou total de revestimento recupervel e posterior concretagem.

Pag. 5

Tem baixo custo, uso de revestimento, dimetro de at 50 cm; capacidade de carga mdia; causam pouca vibrao; no causam danos s construes vizinhas quando bem executadas. Em geral controle inadequado; no recomendado execut-las abaixo do nvel dgua, principalmente em solos arenosos, nem em argilas moles.

Estacas tipo Franki:


As estacas tipo Franki so executadas enchendo-se de concretas perfuraes previamente executadas no terreno, atravs de cravao de tubo de ponta fechada, recuperado. Este fechamento pode ser feito no inicio da cravao do tubo ou em etapa intermediria, por meio de material granular ou pea pr-fabricada de ao ou de concreto. Possui boa qualidade de execuo; boa e alta capacidade de carga; execuo permite controle; solos coesivos so compactados durante a cravao; Comprimento pode ser ajustado de acordo com a variao do nvel da camada resistente. Porem seu comprimento limitado; pouca eficincia do equipamento; vibrao na cravao; exigem cuidados durante a cravao do revestimento para que as estacas adjacentes no sejam danificadas; em certas condies a execuo de uma estaca provoca o levantamento das adjacentes.

Estacas Escavadas:
Tipo de fundao profunda executada por escavao mecnica, com uso ou no de lama bentontica, de revestimento total ou parcial, e posterior concretagem. Elimina o uso de bloco; podem atingir horizontes de alta sem resistncia; rpida instalao;

levantamento da estaca; sem rudo e vibrao; pode ser inspecionado o solo visualmente; so muito

Pag. 6

econmicas

quando

empregadas

em

comprimento

curto;

comprimento pode variar de acordo com o nvel da camada resistente; Precisa de bom controle na fabricao e instalao, e apresenta problemas com a gua.

Estacas Hlice:
Evitam a necessidade de revestimento (e problemas associados); evitam rudos; rapidez de execuo; evitam vibrao; so econmicas; desenvolvem elevado atrito lateral. Exige mo-de-obra especializada; no indicada para solos compressveis.

Estacas Raiz:
Pag. 7

uma estaca de pequeno dimetro concretada in loco, cuja perfurao realizada por rotao ou por rotopercusso, em direo vertical ou inclinada. Essa perfurao se processa com um tubo de revestimento e o material escavado eliminado continuamente, por uma corrente fluida (gua, lama bentontica ou ar) que introduzida atravs do tubo reflu pelo espao entre o tubo e o terreno. Completada a perfurao, coloca-se a armadura ao longo da estaca, concretando-se medida que o tubo de perfurao retirado. Usamse normalmente concretos especiais auto- adensveis com agregados com granulomtrica fina. Alta capacidade de carga; equipamento com acesso fcil; mnima perturbao; usam volumes pequenos de materiais; no provocam vibrao ou choque na execuo. Necessita de equipamento especial e necessidade de controle construtivo apurado.

O tubulo empregado em locais de solo pouco resistentes ou que apresentam abundncia de gua. empregado tambm para fundaes dentro d'gua como as fundaes de pontes. A construo de um tubulo pode ser feita pelo mtodo "a cu aberto" ou pelo mtodo "a ar comprimido". Possui uma forma cilndrica, e em pelo menos na etapa final ha a O para exige descida concreto de um operrio na escavao. utilizado com no fundaes tambm

tubules

especificaes

mais severas. Em geral, pode ser utilizado um concreto com pedra 2, tanto para o fuste quanto para a base. de 20 Mpa,

Pag. 8

A fundao do tipo tubulo a cu aberto e simples;


No pode ser executado abaixo do nvel dgua. Dispensa

escoramento em terreno coesivo, mostrando-se uma alternativa econmica para altas cargas solicitadas, superior a 250 Tf. Limitado pelo nvel da gua. Se for encontrada gua em pouca quantidade, ela pode ser tirada com uma bomba que a suga. Uma vantagem da fundao do tipo tubulo e que no provoca vibraes que possam incomodar a vizinhana ou mesmo movimentar o terreno. Em contraste, o pelo mtodo a ar comprimido, e utilizado em terrenos que apresentam dificuldade de empregar escavao mecnica ou cravao de estacas, como em reas com alta densidade de mataces, lenis dgua elevados ou cota insuficiente entre o terreno e o apoio da fundao. Nesse tipo de fundao, pode-se utilizar uma camisa metlica ou de concreto. Atinge uma profundidade do tubulo a 34 m abaixo do nvel dgua. Custo elevado, de ate cinco vezes mais que uma fundao a cu aberto, e riscos de acidentes no trabalho altssimos. A campnula, o compressor de ar, os guinchos e o encaixamento so equipamentos utilizados para execuo de tubules a ar comprimido. O tubulo dever permanecer comprimido durante 6 horas aps a concretagem da base visando qualidade lanado, preservar do que poder a ser concreto

danificado por presses do lenol fretico ou presena de pela interferncias presena geradas de ar

Pag. 9

comprimido prximas.

de

escavaes

Concluso
Como pode observar, o contedo deste trabalho foi possvel aps um exaustivo trabalho de pesquisa minuciosa que

Pag. 10

exigiu uma analise e uma reflexo profunda sobre a matria, avaliada os principais tipos de fundaes. Foi um trabalho extremamente fascinante e que com certeza elevar o grau de entendimento e acima de tudo a viso geral e conhecimento do contedo citados.

BIBLIOGRAFIA
http://aprumando.blogspot.com/

Pag. 11

http://karquiteturaeurbanismo.blogspot.com/2011/05/tiposde-fundacoes.html http://www.equipedeobra.com.br/construcaoreforma/42/fundacoes-radiers-241672-1.asp http://www.soprojetos.com.br/wordpress/qual-a-diferencaentre-o-baldrame-e-a-sapata/608 http://www.ebanataw.com.br/roberto/fundacoes/oesp20081 031.htm http://www.ibisp.org.br/?pagid=vrevista_obra&id=16

Pag. 12

Вам также может понравиться