Вы находитесь на странице: 1из 13

Universidade Federal Rural do Semi-rido UFERSA Pro-Reitoria de Graduao PROGRAD Curso: Cincia e Tecnologia Disciplina: Mecnica Clssica

Lista II Mecnica Clssica

1. Uma cmoda de quarto com uma massa de 45 kg, incluindo as gavetas e as roupas, encontra-se em repouso sobre o piso. (a) Se o coeficiente de atrito esttico entre a cmoda e o piso vale 0.45, qual a intensidade da menor fora horizontal que a pessoa deve aplicar para fazer a cmoda entrar em movimento? (b) Se as gavetas e as roupas, com massa total de 17 kg, forem removidas antes de a cmoda ser empurrada, qual a nova intensidade da menor fora?

2. Um bloco de 3,5 kg empurrado ao longo de um piso horizontal por uma fora F de intensidade 15 N em um ngulo igual a 40 com a horizontal (ver figura). O coeficiente de atrito cintico entre o bloco e o piso igual a 0,25. Calcule os mdulos (a) da fora de atrito que o piso exerce sobre o bloco e (b) da acelerao do bloco.

3. Um gato cochila sobre um carrossel em repouso, em um raio de 5,4 m a partir do seu centro. O operador ento inicia o passeio levando o carrossel sua taxa de rotao prpria de uma volta completa a cada 6 s. Qual ser o menor coeficiente de atrito esttico entre o gato e o carrossel que permitir ao gato permanecer no seu lugar, sem deslizar?

4. A velocidade terminal de um Sky diver de 160 km/h na posio de vo de guia e 310 km/h na posio de mergulhador de cabea. Supondo que o coeficiente de arrasto C deste mergulhador do ar no se modifique de uma posio para outra, encontre a razo entre a rea da seo transversal efetiva A na posio de menor velocidade e a rea correspondente posio mais rpida.

5. Um homem ficou suspenso num caibro de um telhado apertando-o com o polegar de cada mo em um dos lados e os dedos no outro lado (ver figura). A massa do homem era de 79 kg. Se o coeficiente de atrito esttico entre as mos e o caibro era de 0,70, qual foi a menor intensidade da fora normal exercida sobre o caibro pelos polegares ou os dedos do lado oposto?

6. Na Figura abaixo, dois blocos esto conectados por um fio que passa por uma polia. A massa do bloco A igual a 10 kg e o coeficiente de atrito cintico entre A e a rampa de 0,20. O ngulo da rampa igual a 30. O bloco A desliza para baixo ao longo da

rampa com velocidade constante. Qual a massa do bloco B?

7. Na Figura abaixo, um carro dirigido a uma velocidade constante sobre uma elevao circular e em seguida em um vale circular com o mesmo raio. No topo da elevao, a fora normal exercida sobre o motorista pelo assento do carro zero. A massa do motorista de 70 kg. Qual o mdulo da fora normal exercida pelo assento sobre o motorista quando o carro passa pelo fundo do vale?

8. Um avio est voando em crculo horizontal com uma velocidade de 480 km/h (ver figura). Se suas asas esto inclinadas de um ngulo de 40 com a horizontal, qual o raio do crculo no qual o avio nesta trajetria provm inteiramente de uma sustentao aerodinmica perpendicular superfcie da asa.

9. Um disco de hquei de massa m = 1,50 kg desliza em um crculo de raio r =20,0 cm sobre uma mesa sem atrito, enquanto permanece ligado a um cilindro de massa M = 2,50 kg pendurado por um fio que passa por um furo no centro da mesa (figura abaixo). Que velocidade do disco mantm o cilindro em repouso?

10. Calcule a razo entre a fora de arrasto de um avio a jato voando a 1000 km/h em altitude de 10 km e a fora de arrasto sobre um avio de transporte voando com metade da velocidade e com metade de altitude. A densidade do ar igual a 0,38 kg/m 3 a 10 km

e igual a 0,67 kg/m3 a 5 km. Suponha que os avies possuem a mesma rea de seo transversal efetiva e o mesmo coeficiente de arrasto C.

11. Na figura abaixo, o bloco 1 de massa m 1 = 2,0 kg e o bloco 2 de massa m 2 = 1,0 kg esto ligados por um fio de massa desprezvel. O bloco 2 empurrado por uma fora F de mdulo 20 N formando um ngulo = 35 com a horizontal. O coeficiente de atrito cintico entre cada bloco e a superfcie horizontal de 0,20. Qual a trao no fio?

12. Um estudante, enlouquecido pelos exames finais, usa uma fora P de mdulo 80 N e ngulo = 70 para empurrar um bloco de 5,0 kg atravs do teto do seu quarto (figura abaixo). Se o coeficiente de atrito cintico entre o bloco e o teto de 0.40, qual o mdulo da acelerao do bloco?

13. Um ciclista desloca-se em um crculo de 25 m de raio com uma velocidade constante de 9 m/s. A massa conjunta ciclista-bicicleta de 85 kg. Calcule os mdulos (a) da fora de atrito que a pista exerce sobre a bicicleta e (b) da fora resultante que a pista exerce sobre a bicicleta. 14.Uma criana de 26 kg encontra-se em uma roda gigante em rotao, movendo-se com uma velocidade escalar constante de 5,5 m/s em uma trajetria circular de raio de 12 m. Qual o mdulo da fora que o assento exerce sobre a criana (a) no ponto mais alto da trajetria e (b) no ponto mais baixo?

15. Na figura abaixo temos trs caixotes sendo empurrados sobre um piso de concreto por uma fora horizontal F de mdulo 440 N. As massas dos caixotes so m 1 = 30 kg, m2 = 20 kg. O coeficiente de atrito cintico entre o piso e cada um dos caixotes de 0,700. (a) Qual o mdulo F32 da fora exercida sobre o bloco 3 em 2? (b) Se os caixotes deslizam sobre um piso polido, onde o coeficiente de atrito cintico fosse

menor que 0,700, o mdulo de F32 seria menor, maior ou igual ao seu valor quando o coeficiente de atrito era de 0,700?

16. Voc empurra seu livro de fsica 1,20 m ao longo de uma mesa horizontal com uma fora horizontal de 2,50 N. A fora de atrito que se ope ao movimento igual a 0,800 N. Qual o trabalho realizado sobre o livro pelas seguintes foras (a) sua fora (b) a fora de atrito (c) a fora resultante.

17. Um pescador enrola na bobina 12,0 m de linha enquanto puxa um peixe que exerce uma fora resistiva de 25,0 N. Se o peixe puxado com velocidade constante, qual o trabalho realizado pela tenso na linha sobre o peixe?

18. Uma senhora est em p parada em um elevador que sobe com acelerao constante enquanto ele se desloca a uma distncia vertical de 18,0 m. Durante o deslocamento de 18,0 m, a fora normal exercida pelo piso do elevador realiza sobre ela um trabalho de 8,25 KJ e a gravidade realiza sobre ela um trabalho de 7,35 KJ. (a) Qual a massa dessa senhora? (b) Qual a fora normal exercida pelo piso do elevador sobre ela? (c) Qual a acelerao do elevador?

19. Uma esquiadora aqutica puxada por uma lancha por meio de um cabo de reboque. Ela esquia lateralmente de modo que o cabo faz um ngulo de 15,0 o com a direo do movimento, e a seguir continua em linha reta. A tenso no cabo igual a 180 N. Qual o trabalho realizado sobre a esquiadora pelo cabo durante um deslocamento de 300,0 m?

20. Imaginase que um dinossauro Tyrannosaurus rex possua massa aproximadamente igual a 700 Kg. (a) Considerando o dinossauro com uma partcula, estime sua energia cintica quando ele caminha com uma velocidade de 4,0 Km/h. (b) Com que velocidade um homem de 70 Kg deveria se locomover para que sua energia cintica fosse igual energia cintica do dinossauro?

21. Um carro parado por uma fora de atrito constante que no depende da sua velocidade. Qual o fator de variao da distncia que ele leva at parar quando sua velocidade dobra?

22. Um pacote de massa 5,0 Kg desliza para baixo de uma rampa inclinada de 12,0o abaixo da horizontal. O coeficiente de atrito cintico entre o bloco e a rampa c = 0,310. Calcule o trabalho realizado sobre o pacote (a) pela fora de atrito; (b) pela fora gravitacional; (c) pela fora de reao normal da superfcie de contato; (d) pela fora resultante; (e) Se o pacote possui uma velocidade de 2,2 m/s no topo da rampa, qual sua velocidade depois de descer 1,50 m ao longo da rampa?

23. Uma bola de beisebol deixa a mo de um jogador com velocidade de 32,0 m/s. A bola de beisebol pesa cerca de 0,145 Kg Despreze a resistncia do ar. Qual o trabalho realizado pelo jogador sobre a bola ao atir la.

24. Uma bola de futebol de massa igual a 0,420 Kg possui velocidade inicial de 2,00 m/s. Uma jogadora de futebol d um chute na bola, exercendo uma fora constante de mdulo igual 40,0 N na mesma direo e no mesmo sentido do movimento da bola. At que distncia o seu p deve penetrar na bola para que a velocidade da bola aumente para 6,0 m/s?

25. Um pequeno objeto de massa 250 g lanado verticalmente para cima com velocidade de 20 m/s. (a) Qual o trabalho realizado pela gravidade quando o objeto atinge uma altura de 20 m acima da mo do lanador?

26. (a) Use o teorema do trabalho energia para calcular a velocidade da bola quando ela atinge uma altura de 20 m acima da mo do lanador. Despreze a resistncia do ar. (b) Sua resposta do item anterior depende do sentido da velocidade da bola ser para cima ou para baixo quando ela est na altura de 20 m? Explique

27. necessrio realizar um trabalho de 12,0 J para esticar 3,00 cm de uma mola a partir do seu comprimento sem deformao. Calcule o trabalho necessrio para esticar 4,00 cm essa mola a partir do seu comprimento sem deformao.

28. Uma menina aplica uma fora F paralela ao eixo Ox sobre um tren de 10,0 Kg que est se deslocando sobre a superfcie congelada de um pequeno lago. medida que ela controla a velocidade do tren, a componente x da fora que ela aplica varia com a posio x de acordo com o grfico abaixo. Calcule o trabalho realizado pela fora F

quando o tren se desloca de (a) x = 0 m a x = 8 m; (b) de x = 8 m a x = 12 m; (c) de x = 0 m a x = 12 m.

29. Um bloco de gelo de 4,00 Kg colocado contra uma mola horizontal cuja constante da fora e k = 200 N/m, sendo comprimida de 0,025 m. A mola liberada e acelera o bloco em uma superfcie horizontal. Despreze o atrito e a massa da mola. (a) Calcule o trabalho realizado pela mola sobre o bloco quando ele se desloca de sua posio inicial at o local em que a mola retorna sua posio de equilbrio, sem deformao. (b) Qual a velocidade do bloco no instante em que ele abandona a mola?

30. Considere uma mola que no obedece lei de Hooke. Uma das extremidades da mola mantida fixa e a outra pode mover se livremente em torno da posio de equilbrio, x = 0. A intensidade da fora dada pela seguinte expresso F = (100 N/m) x (700 N/m2) x2 + (12 000 N/m3) x3. Qual o trabalho necessrio para (a) esticar a mola de 0,050 m a partir de sua posio de equilbrio? (b) comprimir a mola de 0,050 m a partir de sua posio de equilbrio.

31. Um pequeno bloco com massa de 0,120 Kg est ligado a um fio que passa atravs de um buraco em uma superfcie horizontal sem atrito. O bloco inicialmente gira a uma distncia de 0,40 m com velocidade de 0,70 m/s. A seguir o fio puxado por baixo, fazendo o raio do crculo se encurtar para 0,10 m. nessa nova distncia verifica se que a velocidade do bloco passou para 2,80 m/s. (a) Qual era a tenso no fio quando o bloco possua velocidade de 0,70 m/s? (b) Qual a tenso no fio quando o bloco atingiu a velocidade de 2,80 m/s? (c) Qual foi o trabalho realizado pela pessoa que puxou o fio?

32. Quando seu motor de 75 KW fornece sua potncia mxima, um avio monomotor com massa de 700 Kg ganha altura com uma taxa de 2,5 m/s (150 m/min.) Qual a frao da potncia do motor que est sendo usada para fazer o avio subir?

33. Seu trabalho colocar em um caminho engradados de 30,0 Kg, elevando os 0,90 m do cho at o caminho. Quantos engradados voc coloca no caminho em um minuto supondo que a sua potncia mdia seja de 100 W?

34. Um bloco de 5,0 Kg se move com v 0 = 6,0 m/s sobre uma superfcie horizontal sem atrito dirigindo se contra uma mola de constante elstica k = 500 N/m que possui uma de suas extremidades presa a uma parede, conforme mostra a figura. (a) Calcule a distncia mxima que a mola pode ser comprimida. (b) Se a distncia mxima que a mola pudesse ser comprimida fosse de 0,150 m, qual seria o valor mximo de v0?

35. Considere o sistema indicado na figura. A corda e a polia possuem massas desprezveis, e a polia no possui atrito. O coeficiente de atrito cintico entre o bloco de 8,0 Kg e o topo da mesa c = 0,250. Os blocos so liberados a partir do repouso. Use mtodos de energia para calcular a velocidade do bloco de 6,0 Kg no momento em que ele desceu 1,50 m.

36. Uma bola de beisebol lanada do telhado de um edifcio de 22,0 m de altura com velocidade inicial de 12,0 m/s dirigida formando um ngulo de 53,10 acima da horizontal. (a) Qual a velocidade da bola imediatamente antes de atingir o solo? Use o mtodo da energia e despreza a resistncia do ar. (b) qual seria a resposta da parte (a) se a velocidade inicial formasse um ngulo de 53,10 abaixo da horizontal? 37. Uma criana que pesa 400N est em um balano que est preso por uma corda de 2,00 m. Encontre a energia potencial gravitacional do sistema criana-terra relativa posio mais baixa da criana quando (a) as cordas esto horizontais, (b) as cordas fazem uma ngulo de 30,0 com a vertical. 38. Uma fora de 800 N estica certa mola at uma distncia de 0,200 m. a) qual a energia potencial da mola quando ela est esticada 0,200 m? b) Qual a energia potencial da mola quando ela est comprimida 5,00 m? 39. Um livro de 0,60 Kg desliza sobre uma mesa horizontal. A fora de atrito cintico sobre o livro possui mdulo igual a 1,20 N. (a) Qual o trabalho realizado pela fora de atrito durante o deslocamento de 3,00 m da direita para a esquerda e (b) o livro se desloca agora 3,00 m da esquerda para a direita voltando ao ponto inicial. Durante o segundo deslocamento qual o trabalho realizado pela fora de atrito? Qual o trabalho total realizado pela fora de atrito durante o deslocamento total de ida e volta ao ponto inicial? 40. Dois objetos so conectados por uma corda leve que passa sobre uma polia sem atrito e de massa desprezvel, como mostrado na figura 8.1. O objeto de massa 5,00 kg solto do repouso. Usando o princpio de conservao de energia. Determine (a) a velocidade do objeto de 3.00 Kg quando o de 5,00 kg atinge o solo. (b) Encontre a altura mxima que o objeto de 3.00 Kg sobe.

figura 8.1

41. Suponhamos que uma fora constante age sobre um objeto. (a) mostre que a fora conservada e (b) Como um caso especial, suponha que a fora F = (3i +4j)N age sobre uma partcula que se move de 0 para C na Figura 8.2. Calcule o trabalho realizado por F, quando a partcula se move pelo caminho OAC.

figura 8.2

42. Uma partcula de massa m "5,00 kg lanado do ponto A e desliza numa pista sem atrito mostrado na figura 8.3. Determine, (a) a velocidade da partcula no ponto B e (b) o trabalho realizado pela fora gravitacional para mover a partcula do ponto A ao C.

43. O coeficiente de atrito entre o bloco de 3,00 kg e a superfcie 0,400. Inicialmente o sistema est em repouso. Qual a velocidade da bola de 5,00 kg, quando ela desce 1,50 m?

44. Um bloco de 5,00 kg colocado em movimento de um plano inclinado com velocidade inicial de 8,00 m/s. O bloco fica em repouso depois de viajar 3,00 m ao longo do plano, que est inclinado em um ngulo de 30,0 com a horizontal. Para este movimento, determine (a) a mudana da energia cintica do bloco, (b) a mudana na energia potencial do sistema bloco-terra, e (c) a fora de atrito exercida sobre o bloco (assumido como sendo constante).

45. Uma fora conservativa Fx = (2x + 4)N atua sobre uma partcula de 5,00 kg. onde x est em metros. A partcula se move ao longo do eixo x de x=1.00 m a x=5.00 m calcule (a) o trabalho realizado por essa fora, (b) a mudana na energia potencial do sistema, e (c) a energia cintica da partcula em x=5.00 m, considerando que sua velocidade em x=1.00 m 300 m/s . 46. A funo da energia potencial para uma fora bidimensional U = (3x 3y 7x). Encontre a fora que atua no ponto (x, y).

47. Um bloco de 2,00 Kg situado sobre um declive spero est ligado em uma mola de massa desprezvel e constante de 100 N/m. A polia sem atrito. Quando o bloco liberado ele move-se 20,0 centmetros para baixo do plano inclinado antes de ficar em repouso. Encontre o coeficiente de atrito cintico entre o bloco e plano inclinado.

48. Um bloco de 700 g solto a partir do repouso de uma altura h 0 acima de uma mola vertical de constante elstica k=400 N/m e massa desprezvel. O bloco se prende na mola e pra momentaneamente depois de comprimir a mola por 19,0 cm. Qual o trabalho realizado (a) pelo bloco sobre a mola e(b) pela mola sobre o bloco? Qual o valor de h0?

49. Um pequeno objeto de massa m suspendo por um fio de comprimento L. O objeto puxado para o lado por uma fora p sempre horizontal, at que, at que finalmente o fio faa um ngulo m com a vertical. O deslocamento realizando lentamente de modo que podemos considerar que o sistema est em equilbrio durante o processo. Encontre o trabalho realizado por todas as foras que atua no objeto.

50. Um carro de uma montanha russa com seus passageiros elevado lentamente at a altura y=25m, de onde ele acelera para baixo. Despreze o atrito e calcule a velocidade do carro ao atingir a parte mais baixa do trilho.

51. A energia potencial entre dois tomos de hidrognio separados por uma distncia x muito grande dada por U= -C6/x6, onde C6 uma constante positiva. Qual a fora que um tomo exerce sobre o outro? Esta fora atrativa ou repulsiva?

52. Uma bola de gude move-se ao longo do eixo 0x. A energia potencial indicada na figura abaixo. Para quais valores de x indicados no grfico a fora igual a zero?

53. Uma pedra pesando 5,29 N lanada verticalmente a partir do nvel do solo com uma velocidade inicial 20,0 m/s e o arrasto do ar sobre ela 0,265 N durante todo vo. Quais so a altura mxima alcanada pela pedra? (b) sua velocidade imediatamente antes dela parte no solo?

54. Um carro num parque de diverses se desloca ao longo de um trilho. Ele parte do repouso no ponto A. Considere o carro como uma partcula. Qual o valor de h em funo de R para que o carro atinja o topo do crculo (ponto B) sem cair?

55. A mola de um revlver de brinquedo comprimida de d=3.2 cm em relao ao seu comprimento normal, e uma bola de massa m=12 Kg colocada no cano. Qual a velocidade da bola ao sair do cano quando disparada? K=7,5 n/cm. Despreze o atrito e considere que o cano est na horizontal.

Вам также может понравиться