Вы находитесь на странице: 1из 2

Hoje em dia, o termo hipnose quase sempre mal interpretado, manchado pela negatividade, devido a informaes distorcidas dos

s meios de comunicao, assim como pelo uso distorcido desse processo por "hipnotizadores" de espectculos de variedades. Na verdade, o estado hipntico, um fenmeno que acontece com todas as pessoas durante o dia, sem que as mesmas se apercebam. Entra-se num estado hipntico, sempre que o "trnsito" da mente consciente abranda, dando espao mente subconsciente. Por exemplo, quando se faz algo automaticamente, como quando se est a conduzir, passa-se por determinado local, e mais frente, a mente consciente diz-nos que "no se lembra de ter passado por ali". Ou por exemplo quando se entra profundamente na leitura de um livro ou na observao de um filme, sentindo como se estivesse a fazer parte do filme, ou identificando-se com a personagem do livro. A palavra Hipnose deriva da palavra grega Hipnos que significa Sono. Na verdade, o sono acontece quando a mente consciente abranda o seu ritmo, o que no significa que a pessoa perca a noo do que se est a passar. Algo fcil de perceber, por quem pratica meditao, como por exemplo, a meditao guiada onde so dadas sugestes. Uma definio simples de hipnose pode ser: Um estado aumentado de sugesto, acompanhado pela focalizao numa ideia, pensamento ou pessoa. necessrio deixar transparente quando se refere nesta definio "estado aumentado de sugesto", que uma pessoa em transe hipntico leve (o estado onde se trabalha na Regresso com Reiki), somente aceita sugestes, que normalmente aceitaria, se no estivesse nesse estado. O facilitador de Regresso com Reiki, tem sempre presente um elevado cdigo tico e moral relativamente pessoa que se submete a uma sesso de regresso. Na Regresso com Reiki conduz-se a pessoa a um estado hipntico muito suave (Estado Alfa) onde simplesmente se objectiva reduzir a actividade da mente consciente (atravs de relaxamento), passando a haver um predomnio da mente subconsciente; a pessoa no fica a dormir pois embora tenha a actividade da mente consciente limitada, sabe perfeitamente o que est a dizer mantendo-se sempre alerta e pronta para parar o processo se assim o desejar. Para um melhor entendimento do que a hipnose, deve-se tambm compreender os mecanismos internos da mente no que diz respeito aos seus nveis distintos de actividade, conforme segue.

NVEIS DE CONSCINCIA
A mente humana possui 4 nveis de conscincia. Quando acordamos de manh, samos da hipnose natural (alfa) para a conscincia plena (beta); quando vamos dormir noite passamos do estado beta (desperto) a alfa (ensonado) e da para o sono (teta) e, mais tarde, para um sono profundo (delta) e novamente, para teta, alfa, beta e assim sucessivamente.

ESTADO BETA
Este o nvel desperto, da conscincia completa e funcionamos nele cerca de 16 horas diariamente. Estamos aqui num estado de mente consciente. Quando funcionamos neste nvel, tanto a mente consciente como a subconsciente esto a funcionar, embora a consciente assuma um maior controlo do que se passa. Consegue-se neste estado cerca de 25% do nvel total de concentrao possvel.

ESTADO ALFA
Este o nvel com que se lida na hipnose e na regresso com Reiki e corresponde mente subconsciente onde se consegue nveis de concentrao na ordem dos 95 a 100%. Neste estado atinge-se a hipnose - um estado natural da mente - no se estando a dormir mas perfeitamente consciente de que se est hipnotizado.

Aqui, os msculos relaxam-se completamente e pode-se mesmo sentir a sensao de que se est a flutuar, uma sensao de calor ou de aconchego; algumas pessoas sentem um peso no corpo. Neste estado consegue-se aceder aos registos akshicos, um tema a tratar em pormenor mais frente.

ESTADO TETA
Este nvel corresponde ao estado do sono entrando-se no estado da mente inconsciente. Deixa-se claro que o termo consciente tem aqui o sentido de desperto e alerta e inconsciente de desacordado e desligado.

ESTADO DELTA
Este o nvel que corresponde ao sono profundo onde a mente inconsciente obtm o mximo de repouso e dura cerca de 30 a 45 minutos por noite.

Вам также может понравиться