Вы находитесь на странице: 1из 124

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO

HISTRIAS EM QUADRINHOS SOBRE CULTURAS AFRO-DESCENDENTES NA EDUCAO

ANDR DAMASCENO BROWN DUARTE

Orientadora: Prof Dr Nilda Alves

Rio de Janeiro, abril de 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educao e Humanidades Faculdade de Educao Programa de Ps-graduao em Educao

Dissertao: HISTRIAS EM QUADRINHOS SOBRE CULTURAS AFRO-DESCENDENTES NA EDUCAO

Elaborada por Andr Damasceno Brown Duarte

Aprovada pela Banca Examinadora

Rio de Janeiro, ____ de __________________ de 2006.

___________________________________________ Orientadora da Dissertao Prof Dr Nilda Alves

___________________________________________ Prof Dr Carmen Lcia Prez

___________________________________________ Prof Dr Mailsa Carla Passos

minha esposa Alessandra Nogueira pelo seu apoio incondicional, quando decidi prosseguir com meus estudos e me candidatar ao Mestrado em Educao (PROPEd / UERJ).

AGRADECIMENTOS
minha filha Lusa, que est nascendo junto com este trabalho. Aos meus pais Antonio Brown Duarte e Deija Damasceno Duarte, que me incentivaram a gostar de ler e estudar. Aos meus sogros, D. Marileyde Nogueira, que, mesmo nos momentos mais difceis, tem encontrado maneiras de me apoiar, e Sr. Inaldo Nogueira (In Memoriam), por sua amizade e apoio. prof. Nilda Alves, que com amizade, pacincia e generosidade me orientou nesta pesquisa. Ao prof. e amigo Valter Fil, que sempre me faz refletir com suas idias, conversas, indicaes de leitura, sempre muito interessantes. prof. Anelice Ribetto, que trouxe para mim suas sugestes e anotaes, que me ajudaram enquanto escrevia. Ao prof. e amigo Paulo Sgarbi, que me fez mergulhar mais fundo no universo dos quadrinhos, com a coleo de gibis de seus tios Octa e Armando, e que me ajudou com preciosos comentrios, aps a leitura deste trabalho. Ao prof. Dirceu Castilho, que me trouxe anotaes, livros, artigos, revistas e imagens, durante a execuo deste trabalho. prof. Ins Barbosa, que me mostrou, pacientemente, seus usos de quadrinhos em avaliaes de alunos. prof. Mailsa Carla Passos, que trabalhou comigo na oficina de quadrinhos criada para a disciplina Tecnologias em Educao na Faculdade de Educao da UERJ. A todos os colegas do grupo de pesquisa Redes de saberes em Educao e Comunicao: questo de cidadania, que, nos encontros, contriburam para a minha compreenso dos vrios textos estudados. prof. Rosangela de Castro Abreu por escrever para mim a narrativa sobre o seu trabalho com quadrinhos na Escola.

Ao amigo jornalista Luciano Dias, que me socorreu com seus livros da rea de Comunicao. s minha alunas Luciana Velloso, que me cedeu livros e artigos, e Luciene Marcelino Ernesto, que percebeu a importncia de criar personagens afro-descendentes de quadrinhos e interessou-se em criar os seus a partir das nossas aulas. A todos os meus alunos/alunas da Faculdade de Educao da UERJ e das oficinas de desenho, que me ensinaram, entre outras coisas, a gostar de ser professor. Aos amigos professores Winston Sacramento, Denise Rezende, Marcos Antonio Silva, Luimar Duarte (tambm cartunista) pelas indicaes de leitura, quando precisei delas com urgncia. Ao autor do gibi Luana e sua turma, Aroldo Macedo, por responder as minhas perguntas. Ao prof. Nei Lopes por ter me ajudado a encontrar os gibis sobre compositores de samba. Aos amigos cartunistas Adail e Ykenga por fazerem dos cartuns e quadrinhos instrumentos indispensveis na luta contra o racismo. Ao cartunista Ota, editor da revista MAD, por me enviar um de seus artigos sobre quadrinhos. Ao coordenador da COINTER/UERJ, Sr. Joo Costa Batista, por ter me doado gibis sobre culturas afro-descendentes. A toda equipe do PRO AFRO / UERJ, que me ensinou muito sobre as religies afro-brasileiras e me cederam livros de sua biblioteca para a pesquisa.

SUMRIO
Memm Pingun ou Jim Crow? .............................................................................................. 9 Percebendo o racismo no cotidiano e na mdia ................................................................... 38 Processos metodolgicos: os usos das tecnologias e as maneiras de fazer histrias em quadrinhos em sala de aula.................................................................................................. 54 Por que quadrinhos na educao?........................................................................................ 70 Aprendendo a ler/sentir imagens ......................................................................................... 75 Criando imagens .................................................................................................................. 79 Alguns usos pedaggicos dos quadrinhos ........................................................................... 93 Os caminhos metodolgicos: fabricaes cotidianas, leitura de imagens e paradigma indicirio.............................................................................................................................. 98 A revista Luana e sua turma ............................................................................................. 102 Algumas consideraes sobre os quadrinhos afro-descendentes dentro e fora da Escola ...................................................................................................... 112 Referncias bibliogrficas ................................................................................................. 118

RESUMO
Este trabalho faz uma anlise de um esteretipo considerado racista, encontrado em narrativas quadrinizadas, e das formas subliminares de difuso e perpetuao do preconceito racial contra afro-descendentes na mdia e na sociedade. Atravs da realizao de oficinas, o texto prope a criao dos quadrinhos, por professores e alunos, para ensinar culturas afro-descendentes, dentro e fora da escola. A partir do relato de professores e artistas, so investigadas algumas formas de trabalhar com quadrinhos em sala de aula, lendo e criando imagens, percebendo alguns usos pedaggicos dos gibis. O estudo analisa publicaes de personagens afro-descendentes de quadrinhos e as narrativas tecidas em seus textos e imagens, considerando suas formas de apresentar as culturas afro-descendentes.

PALAVRAS CHAVE
Quadrinhos, currculo, desenho, linguagem, leitura de imagens, mdia, cotidiano, culturas afro-descendentes.

Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando na alma e no corpo h muita gente de jenipapo ou mancha monglica pelo Brasil a sombra ou pelo menos a pinta, do indgena ou do negro. No litoral do Maranho ao Rio Grande do Sul, e em Minas Gerais, principalmente do negro. A influncia direta, ou fraca e remota do Africano. (FREYRE, 1933, p. 307)

Histrias em quadrinhos sobre culturas afrodescendentes1 na educao


Andr Damasceno Brown Duarte

Memm Pingun ou Jim Crow?


Inicialmente, pretendi realizar, com a pesquisa Histrias em quadrinhos sobre culturas afro-descendentes na educao, o levantamento de publicaes em quadrinhos e investigar os seus usos por professores, em sala de aula, como recurso pedaggico, para facilitar e estimular o ensino e a aprendizagem sobre as culturas afro-descendentes, incorporando indicaes dos diversos movimentos sociais e de normas e legislao em vigncia. Quando comecei a pesquisar as culturas afro-descendentes, alguns colegas do grupo de pesquisa, do qual fao parte (Redes de saberes em educao e comunicao: questo de cidadania), perguntaram qual a minha inteno ao focar na produo de artistas e de temas da cultura afro-descendente. No primeiro momento, por desconfiar da quase inexistncia de publicaes do gnero no mercado editorial brasileiro de revistas em conseqncia da discriminao dos afro-descendentes e suas culturas, j acreditava ser importante pesquisar o assunto, mas, outros incmodos, somados a esse, intensificaram a minha vontade de mergulhar nesse universo, na medida em que eu tinha contato com histrias em quadrinhos, relatos de professores e estudantes acerca do racismo, a literatura especializada sobre as culturas afrobrasileiras e depoimentos de autores que denunciam o preconceito e desrespeito aos afrodescendentes na sociedade, muitas vezes expressos em livros didticos, em alguns produtos da indstria cultural, como as histrias em quadrinhos, e atravs da mdia.
Optei por utilizar o termo culturas afro-descendentes, onde anteriormente escrevia cultura negra, aps ter sido orientado pela prof. Nilda Alves e ter tambm considerado a sugesto do prof. Dirceu Castilho, meu colega do grupo de pesquisa Redes de saberes em educao e comunicao: questo de cidadania. Ambos me alertaram, em um dos encontros do grupo de pesquisa, para o fato da denominao cultura negra poder ser entendida como uma generalizao que no expressasse a diversidade das culturas de origem africana existentes. Quanto ao termo afro-descendente usado ao longo do texto em substituio palavra negro(a), foi uma escolha baseada em Nascimento (1991), que identifica carga pejorativa atribuda s palavras negro e preto, geralmente utilizadas em expresses de cunho negativo, como: eu vi as coisas pretas, lista negra, dias negros ou significando sujo, encardido (p. 67). Outra argumentao includa na referida publicao a de que o termo negro teria sido usado com o objetivo de escamotear as procedncias originais dos africanos com vrias identidades nacionais (gege / ewe, yoruba / nag, etope, quimbundo e assim por diante), intencionando deixar a identidade africana obscura, sem a nitidez e riqueza de definio atribudas europia (p. 58).
1

Durante a minha busca por revistas em quadrinhos que tivessem histrias relacionadas com as culturas afro-descendentes, eu lembrava de uma imagem do personagem Memm Pingun observada h alguns anos, quando li um artigo sobre quadrinhos (RIBEIRO FILHO, 1985, p. 42).

Figura 1- Capa de revista do Memm Pingun (RIBEIRO FILHO, 1985, p. 42).

Desde ento, venho procurando um exemplar desse gibi sem sucesso. Recentemente, visitando a gibiteria Gibimania2, encontrei um nmero da revista Memm Pingun. At aquele momento, imaginava que as histrias em quadrinhos do Memm fossem voltadas para uma valorizao das culturas afro-descendentes, que o personagem tivesse sido construdo para falar das tradies africanas. A minha primeira impresso sobre a revista no foi positiva, em funo da maneira como o personagem inferiorizado por sua etnia. Ainda na gibiteria, pude perceber na capa da revista que o personagem principal, representado por um menino afrodescendente, era comparado a um macaco. Imaginei que fosse uma publicao muito antiga, em funo desta abordagem agressiva e racista, alm da caracterizao dos personagens com
A Gibimania a gibiteria que considero a mais interessante da cidade do Rio de Janeiro, excelente referncia para quem pesquisa histrias em quadrinhos, por ter gibis de muitas pocas, estilos e tambm porque o seu dono, Marcos de Moraes, alm de ser colecionador, conhecedor da Histria dos quadrinhos no Brasil. Freqento a Gibimania h pelo menos 15 anos, desde que foi criada, para comprar meus gibis e conversar com o Marcos, que literalmente um sujeito cheio de histrias.
2

10

vestimentas antiquadas: uma personagem coadjuvante feminina da histria, a Sr Refgio, possui um corte de cabelo aparentemente da dcada de 60. Fiquei surpreso ao identificar a data de edio do gibi: Mxico, 1993. O gibi, apesar de ser editado e impresso no Mxico, foi distribudo tambm no Brasil, na mesma poca, em lngua portuguesa, porm com uma traduo muito ruim, que ainda mantinha algumas palavras em espanhol. Acredito que esta traduo, que resulta em um idioma hbrido, seja um indcio de ter sido uma publicao feita s pressas, para a distribuio no Brasil. Uma hiptese para o motivo desta urgncia, na publicao brasileira, talvez fosse o acontecimento da segunda Bienal Internacional de Quadrinhos, que ocorreu no mesmo ano na cidade do Rio de Janeiro. Naquela poca, houve uma srie de publicaes de revistas em quadrinhos, de personagens de vrios pases, e um aumento sutil da produo brasileira de quadrinhos. A histria em quadrinhos contida no gibi mostra, tanto em imagens quanto em textos, uma narrativa aparentemente preconceituosa, causando impacto a mim e s pessoas para quem mostrei a revistinha posteriormente. Percebi a necessidade de investigar se a publicao teria sido produzida com a inteno declaradamente racista. Iniciei uma busca na Internet, atrs de informaes sobre o surgimento do personagem: Memm Pingun um personagem de histrias em quadrinhos, criado no Mxico na dcada de 40, pela escritora Yolanda Vargas Dulch, tambm autora de novelas, e foi publicado na revista infantil Pepn Cascarn, tornando-se um sucesso entre os leitores. A criao do desenho do Memm foi feita pelo desenhista Sixto Valencia Burgos, a pedido da autora, que encomendou o desenho j com algumas caractersticas definidas para o personagem. Somente em 1964, foi lanada a revista semanal Memm Pingun. Pela caracterizao dos personagens no gibi que tenho em mo, mesmo tendo sido publicado em 1993, acredito que seja uma republicao de originais da dcada de 60. Tendo sido um sucesso de vendas no Mxico, arrisco-me a dizer que a republicao do gibi do Memm Pingun no tenha sofrido nenhum tipo de adaptao, causando a impresso, ao ser publicada na dcada de 90, de um anacronismo quanto abordagem do cotidiano de uma criana afro-descendente e da forma como tratada pelos outros personagens da histria em quadrinhos. A escritora Yolanda Vargas Dulch criou o personagem aps uma viagem sua Havana, onde teve contato com crianas afro-descendentes que teriam, supostamente, causado um fascnio sobre a autora, segundo o site oficial do Memm

<http://www.supermexicanos.com/memin/memin.htm>, o que me leva a questionar se a inteno da autora seria reforar o racismo contra os afro-descendentes, ou mostrar o duro

11

cotidiano das crianas afro-descendentes na sociedade da poca em que escreveu o roteiro do gibi. Seja qual for a resposta para essa questo, a histria em quadrinhos do Memm Pingun , no mnimo, uma pista da existncia do racismo contra afro-descendentes na sociedade mexicana, no muito diferente no Brasil, onde a revista tambm foi publicada. Talvez o gibi seja como o livro que faz rizoma com o mundo (DELEUZE E GUATARRI, 1995, p. 20) e, mesmo que no reflita a sociedade como em um espelho e nem realize um mimetismo, diz algumas coisas sobre ela. Panofsky (1936) escreveu sobre a dificuldade na interpretao de uma imagem, mesmo estando acompanhada de texto, citando o exemplo de um quadro no qual havia um texto em latim. O referido quadro de Sir Joshua Reynolds o retrato duplo da Sr. Bouverie e da Sr. Crewe. A imagem composta por duas senhoras diante de um tmulo, onde est fixada uma lpide que contm a inscrio Et in Arcadia ego.

Figuras 2 e 3 Gravura e detalhe. REYNOLDS, Joshua. Mrs. Bouverie & Mrs. Crew. 1770. 1 grav., meia-tinta. 16 x 19 13/16 polegadas. Coleo particular. Disponvel em <http://www.donaldheald.com/prints/prints_detail.php?cat=Portraits&aut=English&pg=3& itemnr=4007500&ordernr=7323> Acesso em 07 abr. 2006

Enquanto uma das senhoras aponta para a lpide, a outra demonstra certa melancolia. A leitura da imagem (MANGUEL, 2001), associada ao texto, sugere interpretaes diferentes, no s pela traduo do texto, mas tambm pelas significaes possveis que a imagem possa sugerir. Nesse caso, existe uma subjetividade na composio do quadro, que pode criar um rudo de comunicao e conseqentes leituras divergentes. Quanto aos quadrinhos do Memm Pingun, a dificuldade de interpretao no est no mesmo nvel do caso anterior, pois a autora

12

disps de um nmero maior de imagens e textos mais extensos para dar conta da narrativa. A forma de abordagem pouco cuidadosa e o esteretipo de afro-descendente, adotado na histria em quadrinhos do margem a um entendimento de uma inteno racista da autora, porm, levando-se em considerao o perodo em que foram produzidas as histrias em quadrinhos do Memm Pingun, talvez seja possvel acreditar que a inteno da autora fosse mostrar as manifestaes de preconceito racial existente na sociedade da poca. Mas isso no est claro, pelo menos na histria do exemplar que tenho em mo. Essa sensao dbia em relao ao Memm Pingun me faz lembrar um conto de Lobato (1968), Negrinha, no qual ele narra uma srie de maus tratos, contra uma menina afrodescendente, por uma senhora de fazenda. Caso esse conto tivesse sido criado por outro escritor, que no fosse declaradamente racista3, eu poderia imaginar que a inteno do autor, para a produo daquele texto, seria a de denunciar a crueldade com que os afro-descendentes eram tratados, mesmo depois dos tempos da escravido: A excelente dona Inacia era mestra na arte de judiar de crianas. Vinha da escravido, fra senhora de escravos e daquelas ferozes, amigas de ouvir cantar o bolo e estalar o bacalhau. Nunca se afizera ao regime novo essa indecncia de negro igual a branco e qualquer coisinha: a policia! qualquer coisinha: uma mucama assada porque se engraou dela o senhor; uma novena de relho porque disse: Como ruim, a sinh!(LOBATO, 1968, p. 5) No gibi em questo, no primeiro quadrinho da histria, figura um grupo de meninos de pele clara, todos nus, em segundo plano, enquanto o personagem principal, Memn Pingun, est no centro da cena, em primeiro plano, tambm nu, suspenso no ar, em pleno mergulho em uma grande banheira. Os meninos de caractersticas eurodescendentes so desenhados em propores normais, em estilo prximo ao cnone clssico da anatomia humana, contrastando com o desenho caricatural do nico personagem afro-descendente da histria, o prprio Memm, cujo desenho deformado, jocoso, com lbios e orelhas desproporcionais e com as bochechas proeminentes, em uma tentativa de desenhar os traos fenotpicos de maneira estereotipada. Esses elementos presentes no desenho do Memm Pingun, contrastantes com os demais personagens da histria em quadrinhos, podem ser vistos como sinais (GINZBURG, 1989) de racismo. O autor Ginzburg (1989),
(...) em 1932, Lobato relata numa carta o incidente a que assistiu em Taubat (So Paulo), quando um norte-americano retirou-se acintosamente de um restaurante por ter um guarda-freios de pele escura se sentado perto dele. O comentrio de Lobato, racista assumido, interessaria a Baldiou: Filosoficamente me parece horrvel isto mas certo do ponto de vista racial. (SODR, 1999, p. 16)
3

13

entende como sinais as representaes grficas/pictricas que revelam pistas sobre o que se pretende investigar atravs de imagens, citando o mtodo criado pelo italiano Morelli para atribuir autoria de quadros no assinados, catalogando e reconhecendo as formas de cada artista pintar detalhes de suas obras, como lbulos de orelhas, unhas, dedos, etc. Ginzburg (1989) ao escrever sobre o paradigma indicirio explica o mtodo de Morelli: Ora, Morelli propusera-se buscar no interior de um sistema de signos culturalmente condicionados como o pictrico, os signos que tinham a involuntariedade dos sintomas (e da maior parte dos indcios). No s: nesses signos involuntrios, nas miudezas materiais um calgrafo as chamaria de garatujas comparveis s palavras e frases prediletas que a maioria dos homens, tanto falando como escrevendo... introduzam no discurso s vezes sem inteno, ou seja sem se aperceber, Morelli reconhecia o sinal mais certo da individualidade do artista. (p. 171) No sou contra o uso da caricatura em histrias em quadrinhos, pois eu mesmo costumo apreciar e desenhar caricaturas com freqncia. Mas o que me chama a ateno, neste caso especfico, o fato de somente o personagem afro-descendente, dessa histria, ser caricaturado, gerando contraste visual. O desenhista Sixto Valencia Burgos explica que a imagem de Memm Pingun foi criada desta maneira para concentrar a comicidade das histrias no personagem: Yolanda me pidi un Memn calvo, negro y chaparro, y as se hizo. Memn era una mezcla de la parte cmica, mientras que los dems personajes son casi serios; los hice as porque lloraban, sufran y se rean, y si fueran totalmente cmicos, no se tomara tan en serio su sufrimiento en la historieta. El maestro es completamente serio, y la ma'linda es una mezcla de cmico y seriedad tambin. Todos los dems muchachillos tambin eran un prototipo de semicmico. (VALENCIA, 2003, p. 1) Comicidade e humor4 so elementos presentes nas histrias em quadrinhos desde suas primeiras manifestaes. Nos EUA, por exemplo, as histrias em quadrinhos so

Ljn (1979 p. 19) faz distino entre comicidade e humor. Segundo o autor, as palavras humor e humorismo, novas a partir do sculo passado, servem para definir algo que j existia anteriormente, embora correspondam hoje a um novo matiz do esprito humano. A comicidade, a anedota e a alegria nunca foram um exerccio espiritual, quase sempre disciplinado, como o humor.

14

denominadas comics, mesmo quando no so histrias de humor5, porque as primeiras histrias em quadrinhos norte-americanas publicadas na imprensa eram tiras de quadrinhos cmicas. O humor pode ser cruel quando refora preconceitos para conseguir o riso. Essa discusso quanto crueldade no humor me faz lembrar de um debate a que assisti, em 1993, no Espao Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, por ocasio da segunda Bienal Internacional de Quadrinhos, com o tema Deve haver limites para o humor?, que contou com a presena dos cartunistas Ziraldo, Lailson, Wolinsky, entre outros. O francs Wolinsky falava de um caso ocorrido em seu pas, no qual uma autoridade pblica, se no me engano um juiz, foi acusado de corrupo, fato que ganhou publicidade pela imprensa local, merecendo a ateno dos chargistas, que desferiram charges contundentes contra o referido juiz, que no suportou as duras crticas, cometendo o suicdio. Durante o debate, foi considerada a hiptese de que, talvez, o motivo para o suicdio do juiz no tivesse sido exatamente as charges publicadas, pois o fato j era de conhecimento pblico, atravs da prpria imprensa. A charge, mesmo que, em alguns casos, tenha o peso de um editorial, no funciona como jornalismo investigativo. Ela s criada a partir de fatos j amplamente divulgados pela imprensa. O chargista Lailson falava que a charge, para ter impacto, deveria ser na medida da indignao do chargista. O debate caminhou para a idia de que a funo principal do humor seria conseguir o riso, a crtica social e que, para que isso ocorresse, no deveria sofrer qualquer tipo de censura ou limitao que comprometesse a liberdade de expresso. Hoje, entendo que, mesmo para fazer humor, os artistas podem ser ticos e responsveis, tendo idia das conseqncias desastrosas que um desenho pode causar. Um exemplo atual desse tipo de problema, relacionado com a criao de desenhos de humor, foi um conflito iniciado a partir da publicao de uma charge, contendo a caricatura do profeta Maom, com um turbante e uma bomba na cabea, publicado inicialmente em um jornal dinamarqus e, posteriormente, em jornais de outros pases da Europa, gerando manifestaes violentas no Oriente Mdio, pois uma parte do mundo muulmano entende como desrespeitosa a reproduo da imagem do profeta, principalmente naquelas circunstncias. Voltando para os quadrinhos do Memm, a representao dos movimentos do personagem, nas cenas seguintes, sugere uma maneira desengonada, culminando em um quadrinho no qual o Memn Pingun aparece nu e se esconde em um armrio, posicionado
Um outro tipo de histrias em quadrinhos que trata de assuntos sobre o cotidiano, fora do universo dos super-heris e das histrias de humor, conhecida como Graphic Novel.
5

15

como um chimpanz, agachado. Nesse mesmo desenho, a me do personagem coadjuvante Ricardo, branca de cabelos louros como ele, a Sr. Refgio, confunde o Memn com um macaco. As imagens e textos da seqncia mostram situaes constrangedoras na casa da famlia de Ricardo, nas quais Memm, ainda sem entender que o suposto macaco encontrado seria ele prprio, acusado, pelo seu colega, de ser o culpado pelo susto sofrido por sua me, que desmaia e depois acorda descontrolada pedindo proteo ao marido, o Sr. Rogrio Alcaraz, que tem a aparncia tpica de um antigo gal hollywoodiano. Este, por sua vez, tenta, em vo, acalm-la, dizendo: Calma, Refgio, este menino um amigo de Ricardo que pretinho. Nas falas da me de Ricardo, quando se refere ao Memm, trata-o como um monstro, dizendo que ele um horror e que no quer v-lo, sempre desenhada nos quadrinhos com expresso de pavor, abraada ao Sr. Alcaraz, pedindo proteo, usando frases como que este negro no se acerque.Nos quadrinhos seguintes, aps Memm reagir, chamando a mulher de ridcula, um desenho mostra-o cabisbaixo, com ar deprimido pensando Tudo me sai mal! S porque sou pretinho, passando a idia de autodiscriminao, conforme aponta Sodr (1999): Maior ainda, no entanto, pode ser o problema da autodiscriminao, devido internalizao pelo indivduo escuro de imagens negativas sobre si-mesmo. Por que maior? Porque se trata de processos inconscientes de autodesvalorizao, difceis portanto de serem submetidos ao escrutnio poltico ou racional. (p. 235) Em um dilogo entre Ricardo e sua me, fica evidente o preconceito racial: Por Deus Ricardo! Como eres capaz de trazer um negro a casa? Apesar de ser negro ele muito boa pessoa, mame. O Pai de Ricardo, o sr. Alcaraz, pergunta a ele sobre os outros colegas que estavam na casa, ao que reage sua esposa, desenhada com ar de espanto, pondo a mo sobre a cabea e envolta em um splash6 contornado de vermelho, recurso usual dos quadrinhos para indicar forte emoo, nesse caso, pnico: Mais negros na minha casa?

Splash o termo em ingls usado em onomatopias que representam graficamente os sons de objetos caindo na gua (LUYTEN, 1987, p.14). comum essas onomatopias serem desenhadas com traos pontiagudos e irregulares envolvendo a palavra splash simbolizando gua ou qualquer outro lquido esguichando. Esse smbolo, em alguns casos, envolve figuras e personagens para atrair a ateno do leitor, indicando ao, impacto ou forte emoo na cena.

16

Nos outros quadros da histria, o Memm Pingim maltratado e discriminado tambm pelos seus colegas: Esse nego est sempre estragando tudo. O sr. Alcaraz tenta contornar a situao, convidando os meninos para jantar, mas sua esposa permanece contrariada. Na conversa, durante o jantar, Memm reprimido por seus colegas ao pedir mais comida dona da casa: Memm! Deixa de ser cara de pau! Ainda mesa, Memn parece ser o nico a se comportar inadequadamente, sentandose sobre as pernas cruzadas na cadeira e fazendo comentrios inconvenientes, gerando mais uma vez a repreenso por parte de seus colegas: Cala a boca palhao! Cala a boca Memn. O Sr. Alcaraz, enquanto todos jantavam, interrogou os meninos perguntando detalhes acerca da vida de cada um, sobre suas famlias e a escola onde estudavam. A imagem o mostra posicionado em uma das pontas da mesa, onde consegue observar e controlar melhor todos os meninos, como em um reduzido panptico ( FOUCAULT, 2002). Nessa parte da histria, um dos meninos conta que estuda na mesma escola h trs anos e, em seguida, Memm explica que no acontece o mesmo com ele: a primeira vez que estou ai, porque como correm a minha mainha linda da casa, tenho que andar de escola em escola, depende. Nessa fala, o personagem Memm Pingim relaciona a sua impossibilidade de permanecer na mesma escola por muito tempo, em funo da instabilidade profissional de sua me, que, segundo o texto, demitida das casas onde trabalha, apontando para um problema social comum tambm no Brasil, onde, na competio pelo trabalho de cada dia, a mulher negra tem menores possibilidades, at mesmo para empregos como o de domstica em casas de famlias tradicionais. Quando a mulher negra consegue uma escolaridade maior ou um treinamento efetivo de suas capacidades e tenta uma colocao comerciria ou industriria, esbarra com o problema do preconceito. Todos os anncios fazem referncia sempre a jovens de boa aparncia ou pedem retrato pelo

17

reembolso postal, fazendo, assim, uma filtragem nas atividades mais categorizadas, de mulheres negras. (THEODORO, 1996, p. 37) Terminado o jantar, os meninos se despedem e vo embora. Ao sarem, inicia uma conversa entre os pais de Ricardo sobre os meninos. A Sr. Refgio refora a sua impresso negativa sobre os meninos e fala da inteno de afastar seu filho daquele grupo de crianas sujas. O Sr. Alcaraz demonstra no pensar da mesma forma, e diz que aquela maneira de ela agir, superprotegendo o filho, acabaria prejudicando-o. Refora que est satisfeito com os amigos de seu filho, pois no conhecem o luxo e ajudam os seus pais no trabalho. Enquanto isso, os meninos seguem para suas casas, quando Memm percebe que est h muito tempo distante da me e se apressa em direo prpria casa. Como se no bastasse toda a humilhao que sofreu, na residncia de seu colega Ricardo, encontra com sua me o aguardando, sentada com um pedao de madeira na mo, pronta para aplicar-lhe uma surra. Ele tenta explicar o que o manteve ausente, mas a me de Memm, a Eufrosina, no quis escut-lo e iniciou a surra que Memm recebeu passivamente. Somente depois do castigo que Eufrosina pergunta a Memm o que ocorreu, no dando muita importncia quando seu filho conta que foi confundido com um macaco. Mesmo achando estranho, no tomou nenhuma atitude para defender seu filho. A histria em quadrinhos traz outras passagens escritas e desenhadas, que no esto includas nesta minha narrativa. Por isso, reproduzo, a seguir, os quadrinhos integralmente, para que o leitor deste trabalho possa tirar suas prprias concluses:

18

Figura 4 Capa da revista em quadrinhos do Memm Pingun (DULCH & BURGOS, 1993).

19

20

21

22

23

24

Figuras 5 a 27 Pginas da revista Memm Pingun (DULCH & BURGOS, 1993, p. 123).

25

Esta histria em quadrinhos, independente da inteno da autora, um exemplo da existncia de preconceito racial contra os afro-descendentes na mdia, reafirmando o que diz Sodr (1999): so vrios os lugares sintomticos da discriminao, em geral disfarados, mas s vezes bastante explcitos. (p. 234) A partir da leitura dessa histria em quadrinhos, que refora o racismo, parece muito importante pesquisar os usos dos quadrinhos e de suas ideologias, objetivando tambm a criao de personagens que tratem das culturas afro-descendentes, respeitando suas caractersticas e tradies, para que os leitores tenham o conhecimento dessas culturas de outras formas diferentes de algumas narrativas impregnadas de preconceitos. A mdia influencia diretamente nesta viso distorcida a respeito dos afro-descendentes e suas culturas, principalmente, por ser controlada por uma elite que pretende se perpetuar no poder, reproduzindo os preconceitos racial e social, como nos diz Sodr (1999): A mdia funciona no nvel macro como um gnero discursivo capaz de catalisar expresses polticas e institucionais sobre as relaes inter-raciais, em geral estruturadas por uma tradio intelectual elitista que, de uma maneira ou de outra, legitima a desigualdade racial pela cor da pele. A palavra elitista no aqui casual. Sabe-se efetivamente que da influncia interativa entre elites de diferentes ordens grupos de alta renda, ministrios, organizaes de trabalho, intelectuais e meios de comunicao de massa resultam os padres cognitivos e polticos que orientam os componentes da ao social e do julgamento tico presentes no comportamento racista. (p. 243) Suponho que o controle exercido pelas elites sobre a mdia brasileira seja uma das causas da ausncia de publicaes de histrias em quadrinhos afro-descendentes, por parte das grandes editoras que, tradicionalmente, publicam gibis. Da, a minha dificuldade em encontrar revistas em quadrinhos sobre o assunto, at mesmo em lojas especializadas em histrias em quadrinhos, conhecidas como gibiterias. Os poucos trabalhos em quadrinhos que encontrei sobre as culturas afro-descendentes eram publicaes independentes, de instituies ligadas ao Movimento Negro ou por iniciativa de pequenas editoras. Uma das formas de perpetuar o racismo continuar invisibilizando as desigualdades sociais. Outra forma em questo inferiorizar os afro-descendentes, atravs da mdia, como parece ser o caso da revista em quadrinhos do Memm Pingun.

26

A criao de esteretipos, semelhantes ao do Memm Pingun, nos quais os afrodescendentes so representados de forma inadequada, atendendo a interesses racistas, foram muito usados nos pases onde os africanos foram obrigados a viver escravizados, como nos EUA. A imprensa norte-americana difundiu, atravs de fotos e caricaturas, os minstrels e o esteretipo Jim Crow, que representavam os afro-descendentes como pessoas inferiores mentalmente, alienadas, somente interessadas em msica e dana.

Figuras 28 e 29 Caricaturas e foto de minstrels (SHUKER, 1987, p. 17).

Figura 30 Uma das imagens mais antigas e conhecidas de Jim Crow. Disponvel em <http://www.ferris.edu/jimcrow/who.htm> Acesso em 27 mar. 2006.

27

O nome Jim Crow foi empregado para designar as leis segregacionistas norteamericanas, como explica Shuker (1987): Essas restries legais aos direitos dos negros eram conhecidas como leis Jim Crow. Jim Crow, um personagem fictcio, era uma criao de comediantes sulistas que cantavam e danavam com a cara pintada de preto e com um exagerado sotaque do Sul. Na poca que essa leis foram aprovadas, no final do sculo XIX, um dos divertimentos preferidos no pas eram o espetculo de variedades. Conjuntos ambulantes de cantores e danarinos com banjos e tamborins, conhecidos como minstrels, se apresentavam pintados de preto e caracterizavam os negros como pessoas desajeitadas, simplrias e imbecis, inferiores aos brancos. A msica, embora geralmente composta por negros, era executada por brancos que usavam rolhas queimadas para pintar o rosto de preto. E quando havia negros no conjunto, estes tambm tinham que escurecer o rosto pelo mesmo processo. (p. 15-16) A mdia norte-americana, durante muitos anos, reproduziu o esteretipo de Jim Crow e dos minstrels em adaptaes para personagens de quadrinhos e desenhos animados, vistos tambm em vrios pases, o que poderia ter influenciado no Mxico a criao do desenho do personagem Memm Pingun, com as mesmas caractersticas visuais. O fato que, se compararmos a imagem de Memm Pingun com os desenhos divulgados pela mdia norteamericana, considerados como representaes do esteretipo Jim Crow, as caractersticas so bastante semelhantes.

28

Figuras 31 a 36 Imagens de Jim Crow, representado atravs de personagens dos desenhos animados norte-americanos. Disponvel em <http://www.ferris.edu/jimcrow/cartoons> Acesso em 27 mar 2006.

Recentemente, o personagem Memm Pingun foi motivo de polmica nos EUA, por ocasio da publicao de alguns selos postais mexicanos, com a imagem desse personagem dos quadrinhos, como informa a matria a seguir: Selo emitido no Mxico irrita negros dos EUA Quinta-feira, 01 de Julho de 2005 - 09:01 Personagem mexicano de quadrinhos tem conotao racista, segundo entidades afro-americanas Reuters, Associated Press, EFE e AFP Entidades de defesa dos direitos dos negros dos EUA esto protestando - com o apoio da Casa Branca e dos principais jornais americanos - contra a deciso dos Correios Mexicanos de emitir um selo com um personagem de uma tira cmica dos anos 40. De acordo com as entidades afro-americanas, o personagem Memn Pingun - um garoto negro com grandes orelhas e lbios um esteretipo racista, que apresenta os negros como indolentes e irreverentes.

29

Os dirios The New York Times e The Washington Post dedicaram ontem extensas reportagens sobre a polmica, destacando declaraes de lderes negros como o reverendo Jesse Jackson, que criticaram a emisso do selo. O porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, disse que apesar de a publicao do selo ser um assunto interno do Mxico, "os esteretipos raciais so ofensivos, no importa qual seja sua origem, e o governo mexicano deve levar isso em conta". "Historicamente, Memn Pingun um dos personagens mais lidos entre os mexicanos", defenderam-se os Correios Mexicanos, por meio de uma nota enviada a jornalistas. "Apareceu pela primeira vez na revista Pepn, em 1945. Nos anos 70 e 80, a tiragem da revista chegou a um milho e meio de exemplares por semana. Ignorar esses fatos significa ignorar tambm parte importante da cultura e da sociedade mexicana." O porta-voz da Embaixada do Mxico em Washington, Rafael Laveaga, afirmou que "assim como os mexicanos jamais interpretaram Speedy Gonzlez como uma ofensa racial, a imagem de Memn Pingun nunca teve a inteno de ofender. Personagem de desenho animado tambm conhecido no Brasil como Ligeirinho, Speedy Gonzlez, foi criado pelos estdios americanos Warner Brothers em 1953. um rato moreno, gorducho, que veste roupas de campons, usa um sombrero mexicano e est sempre aos gritos de "arriba, arriba". Esta a segunda vez em menos de um ms que a comunidade afro-americana apresenta protestos contra o governo mexicano. H trs semanas, o presidente do Mxico, Vicente Fox, causou revolta ao comentar que os mexicanos que migram para os EUA so forados a aceitar trabalhos que "nem os negros americanos aceitam". Os ativistas pelos direitos dos negros dos EUA consideraram a declarao racista, obrigando Fox a retratar-se e a pedir desculpas publicamente.

30

Disponvel em <http://www.mnp.org.br/materias.php?mat_id=49701&canal_id=19&PHPSE SSID=4f2cf996c57f9a012146c2c77edde950> Acesso em 08 mar. 2006

Figura 37 Selos com o Personagem Memm Pingun publicados no Mxico. Disponvel em <http://www.msnbc.msn.com/id/8410111> Acesso em 16 mar. 2006

O fato ocorrido e divulgado pela imprensa, mostra uma reao por parte de entidades de defesa dos afro-descendentes dos EUA, por conseqncia da emisso de selos com a imagem do personagem mexicano Memm Pingun, ter sido considerado, segundo a matria, um esteretipo racista. No Brasil, a revista tambm no circula mais nas bancas de jornal, mas, considerando que fora da escola tambm se aprende (OLIVEIRA & SGARBI, 2001), imagino que muitas crianas tenham lido a revista e tido contato com uma ideologia que pode ensinar ou ajudar a reforar o preconceito racial. Oliveira (2001), escreveu sobre a sua surpresa quando identificou que, sua filha Ana tivesse aprendido o racismo, ainda dominante no meio social, sem ter sido por ela ensinado, e entende que, de alguma forma, a lgica da ideologia racista foi incorporada s redes de conhecimentos que Ana vem tecendo ao longo da vida (p. 37). Talvez Ana no tivesse aprendido o racismo somente atravs da mdia, como a prpria autora afirma, mas a ideologia racista circula tambm na mdia. O racismo pode estar presente nos quadrinhos, por exemplo, que so considerados meio de comunicao para as massas, propiciando o aprendizado do preconceito. Quando fui orientado pelo prof. Paulo Sgarbi, para a elaborao da monografia sobre quadrinhos e educao, durante a concluso do curso de pedagogia, ele me alertou para o fato de as histrias em quadrinhos serem uma linguagem e que, portanto, poderia ser usada para vrias finalidades, pois os quadrinhos ajudam a ensinar com suas narrativas, sejam quais forem os contedos desenvolvidos neles. A pesquisa de Ginzburg (1987) permite descobrir parte da histria do moleiro Menocchio, que foi perseguido pela inquisio por criar uma cosmogonia. O caso de

31

Menocchio mostra, entre outras coisas, a possibilidade de transformao de idias a partir de leituras de alguns livros, oriundos da cultura hegemnica e de outras publicaes da cultura popular, construdos para fins diferentes das significaes tecidas por Menocchio em sua rede de conhecimentos. Pensando sob o prisma da circularidade da cultura (GINZBURG, 1987), acredito que a motivao dos artistas afro-descendentes, criadores de poucos quadrinhos no Brasil que tratam das suas culturas, surja tambm em oposio ideologia racista que circula atravs de muitos produtos da indstria cultural, como em alguns gibis. O governo mexicano e os leitores do Memm Pingun do Mxico alegam que o personagem no tem inteno racista e tampouco de ofender aos afro-descendentes. Porm, mesmo que o objetivo para a criao do personagem e de seus quadrinhos no fosse esse, considero que a narrativa em imagens e textos dos quadrinhos em questo traz indcios (GINZBURG, 1989) de racismo, como em algumas histrias em quadrinhos norte-americanas, nas quais os personagens com caractersticas afro-descendentes aparecem inferiorizados, dominados pelos heris, protagonistas eurodescendentes. Isso ocorreu nas histrias do personagem criado em 1924, por Lee Falk, o Mandrake, que comandava seu assistente africano, o Lothar, responsvel pelo trabalho sujo, usando a fora para punir os bandidos, aplicando-lhes surras, enquanto o heri, que tinha a aparncia de aristocrata, de cartola, capa e bengala, usava a magia e a inteligncia como armas para vencer os inimigos. Nos quadrinhos do Fantasma, personagem criado em 1936, pelo mesmo autor, situaes semelhantes tambm aconteciam. Desta vez, o protagonista da histria, tambm eurodescendente, dominava os pigmeus e era visto quase como uma divindade, criando a lenda do esprito que anda, pois, durante sculos, os vares de sua estirpe assumiam o lugar do Fantasma, criando a iluso da imortalidade para os pigmeus e passando a idia de superioridade do homem branco, que, facilmente, os conseguia ludibriar. Em contrapartida, nos dias atuais, artistas afro-descendentes esto criando, no Brasil, histrias em quadrinhos sobre as tradies africanas, suas culturas e religiosidade. Encontrei, durante a pesquisa, algumas revistas em quadrinhos, com essas caractersticas, que tratam da histria de compositores de samba. Outra histria em quadrinhos interessante intitulada Casa grande e sem sala, produzida pelo cartunista Ykenga7, que denuncia, com humor, o racismo contra afro-descendentes na sociedade brasileira.

Ykenga o pseudnimo de Bonifcio Rodrigues de Mattos, cartunista afro-descendente, carioca, que nasceu em 14 de maio de 1952. Atualmente publica seus desenhos no Jornal O Dia no Rio de Janeiro.

32

Figura 38 Capa de revista independente (YKENGA, 1996)

A pesquisadora Nenzy (2001) escreveu sobre o silenciamento das culturas afrodescendentes no prefcio das revistas em quadrinhos que publicou: No Brasil, grande parte de uma importante cultura popular em termos artsticos, sociais e polticos foi silenciada. Atravs dos tempos a contribuio da raa negra elaborada por sistemticos trabalhos da maior importncia no conseguiu obter o merecido destaque e respeito dentro da sociedade brasileira. E o mais grave: esse silncio imposto acaba por no deixar que a histria do pas seja relatada da maneira mais verdadeira. (p. 3) A coleo criada pela pesquisadora Nenzy (2001), intitulada Cultura negra e suas antologias em quadrinhos, tem como objetivo principal, segundo a prpria pesquisadora, levar ao conhecimento do pblico a trajetria de personalidades afro-descendentes importantes da vida brasileira, atravs dos gibis, que revelam um pouco da prpria histria do pas. A estratgia (CERTEAU,1994) adotada a distribuio das revistas em quadrinhos em escolas pblicas, bibliotecas comunitrias, centros culturais e diversos rgos ligados ao Movimento Negro.

33

Figuras 39 e 40 Capa e pgina de quadrinhos (NENZY, 1997)

Figuras 41 e 42 - Capa e pgina de quadrinhos (NENZY, 2001)

34

A coleo de gibis criada pela pesquisadora ngela Nenzy foi publicada com o apoio da Coordenadoria de Integrao Comunitria da UERJ (COINTER), para lanar gibis que divulgam a arte e o trabalho de artistas afro-descendentes que fazem parte da histria do Brasil. Foram publicados, at o momento, dois volumes: o primeiro sobre a vida e a obra do compositor Wilson Moreira, transformadas em histrias em quadrinhos pelo cartunista Ykenga; o segundo volume trata da vida e da obra do compositor Nei Lopes, ilustrado pelo cartunista Adail8, que tambm, como o Ykenga, afro-descendente. Porm, o espao destinado expresso artstica de afro-descendentes nesse campo ainda escasso. Um dos poucos artistas afro-descendentes que se encontra publicando em um jornal dirio o cartunista Ykenga. Um bom exemplo de histria em quadrinhos, para utilizao em sala de aula, a intitulada Pai Oba em: A Reforma, escrita e desenhada pelo cartunista Ykenga, que pode ser o ponto de partida para uma aula de Histria do Brasil, quando os alunos podero ler, discutir e entender um pouco mais sobre a escravido e suas conseqncias, que ainda hoje influenciam na estrutura da nossa sociedade.

Adail Jos de Paula cartunista e jornalista, nasceu em 1930, em Registro, So Paulo, atualmente colabora com o Jornal Esprita no Rio de Janeiro.

35

Figuras 43 a 46 Pginas de quadrinhos (YKENGA, 1996)

Ykenga quadrinizou o volume dedicado ao compositor Wilson Moreira. A histria em quadrinhos que trata da trajetria do sambista inicia com a histria dos pais desse ilustre compositor afro-descendente, que defendiam as tradies musicais africanas, participando das rodas de jongo, calango e outros ritmos afro-brasileiros. Conta sua paixo pelo samba desde a infncia no subrbio carioca. No segundo volume da coleo, ilustrado pelo cartunista Adail, a histria em quadrinhos enfoca mltiplos aspectos da vida do compositor Nei Lopes, que, alm de sambista, escritor, pintor, advogado, redator publicitrio, religioso e pesquisador das culturas afro-descendentes. Em uma das pginas dos quadrinhos sobre a obra de Nei Lopes, possvel visualizar reprodues das capas de alguns dos livros escritos por ele: O samba na realidade, Casos crioulos, O negro no Rio de Janeiro e sua tradio musical, Dicionrio banto do Brasil, Incurses sobre a pele, Bantos, mals e Identidade negra. As culturas afro-descendentes esto no gibi, contando com o auxlio dos textos e imagens produzidos pelos pesquisadores e cartunistas afro-descendentes. O pblico leitor dessas histrias em quadrinhos, em sua maioria estudantes, est comeando a ter a oportunidade de conhecer essas importantes culturas, tambm por meio da leitura dos raros

36

gibis, que esto sendo publicados com a inteno de difundir informaes muito pouco veiculadas pelos meios de comunicao. O gibi Luana e sua Turma (MACEDO, 2000), com a primeira herona afrodescendente dos quadrinhos brasileiros, foi a histria em quadrinhos que mais me chamou a ateno durante essa pesquisa e dedicarei parte deste trabalho para analis-la. A personagem de histrias em quadrinhos Luana surgiu na Bahia, em 2000, pelas mos de seu criador, Aroldo Macedo, e do ilustrador Arthur Garcia. A criao de personagens afro-descendentes interessante para que o pblico encontre, atravs das histrias desses personagens, contedos pertinentes s suas culturas. A personagem Luana foi criada por Aroldo Macedo, idealizador e editor da revista Raa Brasil 9, com essa inteno. Luana, com seus cabelos tranados e com enfeites coloridos, vestida de capoeirista, toca um berimbau mgico, que tem o poder de levla a qualquer poca ou lugar. Suas histrias narram aventuras de seu cotidiano, na escola e com sua turma de amigos. Na revista da Luana, existe um espao reservado para os causos contados por sua av, que a remetem para as lendas e tradies africanas. A seo de cartas chama-se Clubinho da Luana e exibe fotos e cartas de crianas afro-descendentes. A personagem est sempre ensinando s crianas que lem seu gibi noes de ecologia, higiene e cidadania. As aventuras da Luana extrapolaram as pginas do gibi, quando ela foi materializada, em forma de boneca, em tamanho natural, no carnaval da Bahia, em 2001, onde desfilou pelas ladeiras do Pelourinho, no centro histrico de Salvador, sendo o tema do bloco Afro Olodum Mirim. O gibi da Luana est estruturado com histrias curtas e coloridas. Segundo o criador da personagem, quando iniciou o projeto dessa revista, j pensava em lanar produtos, como brinquedos e camisetas, que esto sendo divulgados em espaos reservados publicidade na revista. Existe tambm o site oficial da personagem <http://www.luana.com.br> onde podemos conhecer um pouco de sua histria e ter contato com outros produtos criados com sua imagem. Tendo em vista a discriminao dos afro-descendentes, expressa tambm nos quadrinhos, possvel entender o que motiva o surgimento de personagens e histrias, voltadas para o pblico infantil, que sejam referncias para crianas afro-descendentes e que ajudem a

A Revista Raa Brasil uma publicao considerada como um marco na mdia brasileira, por ser uma das primeiras revistas especializadas em temas das culturas afro-descendentes.

37

conhecer suas culturas por meio da arte seqencial (EISNER, 1989) dos quadrinhos, conscientizando-as sobre os valores que vieram com o seu povo da frica para o Brasil. Sgarbi (2003) escreveu sobre algumas das conseqncias do desrespeito s culturas dos povos: Devemos pensar, tambm, que o desrespeito s culturas, como parte de um conjunto maior de questes que passam pela hegemonia poltica e econmica, tem levado naes a dominarem outras naes, a intervirem na vida cotidiana de povos, e as altas tecnologias que resultam do desenvolvimento cientfico tm sido utilizadas em larga escala para esse fim. (p. 81) O autor Aroldo Macedo, consciente da importncia pedaggica dos quadrinhos, utiliza-os como uma forma ldica de comunicar para as crianas as culturas afro-descendentes. Conseguiu, durante algum tempo, distribuir nacionalmente as edies do gibi da Luana em bancas de jornais e, atualmente, vende suas revistas atravs da Internet. Uma outra forma que encontrou para levar os quadrinhos da Luana para os estudantes esto sendo as parcerias que tm realizado com secretarias de educao.

Percebendo o racismo no cotidiano e na mdia


No de hoje que observo algumas situaes de discriminao racial. Lembro-me bem do caso de um colega afro-descendente que foi maltratado diante da turma, na qual eu tambm era aluno, por ter, segundo a professora, dificuldade em aprender. A professora, no incio da aula, havia pedido para o menino ler um texto em voz alta para a turma, ele, visivelmente nervoso, comeou a gaguejar e a ler atropeladamente, com muita dificuldade. Foi o suficiente para a professora repreend-lo duramente, falando da sua incompetncia e baixa auto-estima, deixando claro que, se ele no melhorasse seu desempenho, seria desligado da escola, pois era aluno bolsista, frisando que seus pais no teriam condies de mant-lo por meios prprios naquela escola. Essa imagem ficou fortemente marcada na minha memria: a tristeza do menino aps ser humilhado na nossa frente e a irritao na expresso da professora, enquanto falava rispidamente com aquele colega de turma. Isso ocorreu no incio da dcada de 80, quando eu tinha 10 anos de idade. Foi a primeira vez que presenciei um fato desse tipo, o que me deixou um pouco mais atento para a realidade que meus colegas afro-descendentes,

38

muitas vezes, no eram to bem tratados como eu, fosse no espao escolar ou em espaos que freqentvamos juntos, em nossa vida cotidiana de estudantes e colegas do mesmo bairro. No Brasil, o racismo foi construdo ao longo da histria, no s como uma conseqncia da escravido. Mesmo depois da escravido ter sido abolida, em vrias partes do mundo, algumas teorias, criadas por pensadores europeus, geraram o surgimento de outra maneira de discriminao racial, baseada na hierarquizao dos homens, a partir de suas raas e culturas (SANTOS, 2005, p. 15). O racismo tem sido reforado por alguns segmentos da sociedade at os dias atuais, usando tambm as formas de expresso culturais e os meios de comunicao.Os mecanismos de manuteno do racismo resultaram em um enraizamento do preconceito racial na nossa sociedade, levando-nos, em algumas circunstncias, mesmo que inconscientemente, a reproduzir esse preconceito em atitudes aparentemente sem maior importncia. Lembro-me de um professor de Geometria, em um curso preparatrio para as escolas tcnicas e militares, que era afro-descendente e que contava, costumeiramente, durante suas aulas, algumas piadas racistas e preconceituosas contra os afro-descendentes. O fato que, at hoje, no entendi se ele fazia aquilo como uma forma de ironia e provocao diante da turma ou se ele, realmente, concordava com aquelas idias. De qualquer forma, acabava reforando o racismo. Lembro-me de uma conversa10 que tive com o prof. Valter Fil, que foi meu professor na graduao e , atualmente, meu amigo e colega de grupo de pesquisa11. Nessa conversa, Fil me perguntou qual seria a minha motivao para escrever sobre as culturas afrodescendentes, se realmente eu me sentia envolvido com o tema, ressaltando que seria importante falar em meu trabalho qual era a minha relao com esse assunto, uma vez que eu no apresento indcios de afro-descendncia que evidenciassem, de alguma forma, uma experincia mais profunda sobre o racismo. Esse questionamento levantado pelo professor, fez-me refletir sobre muitas outras questes e lembrar de algumas histrias, inclusive, uma que, a princpio, eu nem considerava relevante para a pesquisa em processo. Fil, ento, acrescentou que, em uma pesquisa do cotidiano, no faria sentido falar de qualquer coisa sobre as culturas afro-descendentes, se eu no levasse em conta a minha relao com o assunto. Acredito que ele tambm estava tentando me dizer, com outras palavras, que,
10

Para tecer o texto deste trabalho, em alguns momentos foi necessrio recorrer minha memria. A minha narrativa baseada nas lembranas dessas conversas, realizada a partir das significaes que cada uma delas representa para mim, sendo possvel no estar reproduzindo fielmente o que cada um dos meus interlocutores disseram, mas sim do que delas fui capaz de apreender. 11 O grupo de pesquisa citado nomeado como Redes de saberes em Educao e Comunicao: questo de cidadania, coordenado pela Prof. Nilda Alves (PROPEd / UERJ).

39

devido ao alto grau de dependncia que o ser humano tem das outras pessoas e dos grupos dos quais ele imagina pertencer ou de fato faz parte, o fortalecimento do sentimento de identidade s pode se desenvolver no mundo social, mais especificamente na relao com o outro. (SANTOS, 2005, p. 40) Passei, ento, a narrar para ele uma experincia vivida na minha infncia, ao ouvir em uma conversa, de alguns parentes, na ausncia de meus pais, sobre o fato de eu e minha irm sermos mulatos e no brancos puros, associando palavra mulatos uma forte carga pejorativa, diferenciando-nos deles que tinham caractersticas fsicas mais prximas com alguns antepassados de origem inglesa, que possuam pele e olhos mais claros que os meus. Naquela situao, eu me senti incomodado com aquele comentrio preconceituoso. Ainda que aquele ato no fosse to contundente quanto o ocorrido com o meu colega da escola, a sensao foi bastante desagradvel, pelo tom marcadamente discriminatrio, usado pelos autores dos comentrios. Bastou alguma diferena quanto cor e s ondulaes nos cabelos, tons de olhos e pele, sutilmente mais escura12 que a deles, para ser classificado como mulato. No estou citando esse fato para me incluir como uma vtima da discriminao racial, at mesmo por no me incomodar com a possibilidade de ser mestio ou mulato, como eles disseram. O meu interesse nessa situao, relembrada durante a conversa com o Fil, perceber, tambm atravs dessa vivncia, a lgica do racismo brasileiro, que, muitas vezes, ocorre de forma velada, dito nas entrelinhas, praticado com sutileza. Hoje, tenho a conscincia de que o racismo no Brasil dirigido, a princpio, contra os afro-descendentes identificados pela cor da pele e traos fenotpicos, mas, outros mecanismos complexos so utilizados na prtica da discriminao racial, inclusive considerando as gradaes da cor da pele, outros aspectos identitrios e as culturas afro-descendentes, como explica Sodr (1999): Por que ento falar-se de mestio como uma espcie diferenciada? Certamente, para fins de uma hierarquizao racial entre um paradigma hegemnico e as variaes fenotpicas da humanidade. Para tal paradigma, h apenas os brancos e os outros.

Mais do que branco e negro, claro e escuro so termos de amplo trnsito no modo de identificao popular das diferenas fenotpicas, isto , da cor da pele. No se pode ocultar sob o bom-mocismo do Esclarecimento e do progresso globalitrios a reiterada importncia social dessas distines. Em torno dessas mantm-se privilgios de classe social, levantam-se barreiras imigratrias, legitimam-se discriminaes alfndegrias, construram-se e constroem-se identidades culturais ou nacionais. (SODR, 1999, p. 9)

12

40

(...) Essa palavra nomeia em geral um indivduo de segunda classe e pode ser conotada diferentemente, segundo a diversidade das estratgias identitrias. (p. 196) Compreendo, ento, que pesquisas sobre questes relacionadas ao racismo podem ser realizadas por pesquisadores, seja qual for a sua etnia, por ser o racismo um problema social que deve ser discutido por todos, como fala Arajo (2002): (...) a questo do preconceito e do racismo no um problema para ser resolvido somente pelos negros, mas um problema global, alm de ser um problema histrico de toda a sociedade brasileira. Ou seja, racismo sempre um problema entre grupos raciais distintos. Se existe racismo porque algum o usa em proveito prprio, no um problema s da vtima. (p. 71) Algumas semanas depois dessa conversa com o Fil, tive a oportunidade de conversar com o meu pai, pelo menos vinte anos aps o ocorrido. Pela primeira vez, ele me falou j ter ouvido e repudiado alguns comentrios racistas daqueles parentes. Ao intensificar a minha leitura de textos sobre o racismo, foi inevitvel fazer uma autocrtica e perceber que, hoje, tenho uma conscincia melhor sobre o assunto. Para desenvolver este trabalho de forma honesta, devo admitir que, eventualmente, posso ter tambm cado na armadilha de reforar o preconceito contra afro-descendentes, desenhando personagens de cartuns e quadrinhos. Como expectador de desenhos animados norteamericanos, desde a infncia, somente hoje, aps iniciar essa pesquisa, percebo que, talvez inconscientemente, sofri influncia do esteretipo Jim Crow, na forma de desenhar os personagens afro-descendentes. Na verdade, por falta de conhecimento sobre as vrias formas subjetivas de manifestao do racismo, eu no percebia que aquela maneira de representar graficamente os afro-descendentes, aparentemente ingnua, com certa comicidade, poderia fazer parte de uma prtica de discriminao dos afro-descendentes e suas culturas. Essa descoberta recente me causa constrangimento, por eu ter realizado alguns desenhos com essas caractersticas.

41

Figura 47 Desenho utilizado na exposio de cartuns T rindo de qu?, realizada na Biblioteca Comunitria da UERJ, no perodo de 18/10/2002 a 18/11/2002, com os cartunistas Adail, Amorim, Andr Brown e Ferreth.

Esse meu desconhecimento, em relao reproduo de um esteretipo racista, fezme crer que muitas pessoas no se percebam e se admitam racistas ou que, pelo menos, estejam reproduzindo elementos da ideologia racista. Essa alienao, certamente, favorvel aos grupos de poder que tm interesse em propagar o racismo. Talvez o desenhista Sixto Valencia Burgos, ao desenhar o personagem Memm Pingun, tambm tenha sido influenciado pelas representaes estereotipadas tpicas dos desenhos animados norte-americanos, como eu fui. A descoberta de que eu reproduzia nos meus desenhos o esteretipo Jim Crow me fez entender o ato de pesquisar como um processo de autoconhecimento e transformao. Esse processo, no meu caso, em muitos momentos, gerou angstia, a ponto de me sentir como o

42

personagem Antnio Bi, do filme Narradores de Jav13, quando me vi s voltas com livros, imagens e narrativas sobre o racismo, no sabendo como comear a escrever o texto deste trabalho. A partir do meu aprofundamento em leituras, percebi o quanto complexo este problema social, mais do que conseguia observar, at ento, no meu cotidiano. Refleti muito sobre se eu conseguiria escrever sobre as questes relacionadas ao preconceito racial neste trabalho, pois no me considero um profundo conhecedor do assunto. Na verdade, sinto-me ainda engatinhando na pesquisa sobre o racismo e a mdia, porm, encorajei-me a continuar, ao perceber a importncia de, cada vez, mais pessoas estarem atentas a essas questes. Outras conversas com o Fil foram tambm importantes para a minha compreenso da luta dos afro-descendentes contra o racismo. Uma delas aconteceu na ocasio da implantao do sistema de cotas no vestibular da UERJ, quando eu acreditava no ser o sistema de cotas uma boa alternativa para resolver o problema da histrica desigualdade social, em relao aos afro-descendentes. Naquele momento, eu pensava que seria mais urgente o investimento dos recursos e atenes no ensino fundamental e mdio nas escolas pblicas, objetivando, tambm, uma igualdade de condies dos afro-descendentes e demais estudantes da rede pblica, na disputa com os candidatos da rede particular, pelas vagas das universidades. Durante a elaborao deste trabalho, descobri que essa forma de pensar a questo das cotas pode ser identificada tambm na pesquisa Discriminao racial e preconceito de cor no Brasil, realizada pela Fundao Perseu Abramo e Rosa Luxemburg Stiftung, em 2003, em aproximadamente metade dos entrevistados: Foi tambm perguntado aos entrevistados que polticas eles consideram que o governo deveria adotar para diminuir a desigualdade entre o nmero de negros e brancos que chegam s faculdades. Cerca de metade dos entrevistados destaca a importncia de melhorar a qualidade da escola pblica, dando mais oportunidades para todos (53%). Um quarto das respostas aponta para a necessidade de se abrirem mais vagas nas faculdades, a fim de diminuir a disputa por vagas (24%), enquanto 13% indicam como uma poltica necessria a oferta de cursos pr-vestibulares gratuitos para estudantes negros. (HERINGER, 2005, p. 60)
NARRADORES de Jav. Direo: Eliane Caff. Produo: Vnia Catani e Bananeira Filmes. CoProduo: Gullane Filmes e Laterit Productions. Roteiro: Luiz Alberto de Abreu e Eliane Caff. Intrpretes: Jos Dumont, Matheus Nachtergaele, Nlson Dantas, Rui Resende, Gero Camilo, Luci Pereira, Nelson Xavier, Jorge Humberto e Santos, Altair Lima, Alessandro Azevedo, Henrique, Maurcio Tizumba, Orlando Vieira, Roger Avanzi e outros. Msica: DJ Dolores e Orquestra Santa Massa. Lumire e Riofilme, 2003. 1 filme (100 min), son., color.
13

43

Segundo Fil, lutar pela melhoria do ensino na rede pblica no anula a importncia das cotas como uma ao afirmativa, que pode ser entendida como um passo favorvel para a diminuio da desigualdade social, gerada pelo racismo. A partir daquele momento concordei com a idia. As conversas que ocorrem nos corredores14 da Faculdade de Educao da UERJ so detonadoras de muitos questionamentos, que me levam a buscar novas leituras sobre o assunto. Alm disso, o meu interesse em escrever contra o racismo passou tambm pela minha admirao e respeito por elementos das culturas afro-descendentes, com os quais tive a oportunidade de entrar em contato, seja nas quadras de escolas de samba, nas festas de religies afro-brasileiras, na observao da belssima capoeira, que me serve para estudo dos movimentos da figura humana nos desenhos, somado ao meu gosto pela culinria afrobrasileira e aos desenhos e pinturas do artista Caryb15, que retratou a capoeira, o candombl e recriou imagens do Quilombo dos Palmares.

Figura 48 CARYB. Candombl. 1983. 100 cm x 70 cm.

Nos diversos corredores da UERJ, encontramos a oportunidade de conversar com alunos e professores de maneira informal, abordando vrios assuntos e conseguindo boas indicaes de leitura. 15 CARYB. (1911). Nascido em Lanus (Argentina). Brasileiro naturalizado desde 1957, Caryb o apelido de infncia de Hector Jlio Pari de Bernab (...) toda a sua obra tem estado permanentemente vinculada Bahia, aos seus habitantes e costumes, s suas velhas casas, ruas e igrejas.(...) No que concerne sua arte, trata-se antes de mais nada, de um excepcional desenhista, senhor de uma extrema agilidade de execuo, e sabendo captar com graa e elegncia o essencial de uma forma ou de um movimento.(...) destacando-se em sua obra pictrica certas representaes de negras e de mulatas que impressionam pela solidez da forma e pela vitalidade e sensibilidade.(LEITE, 1988,p.111)

14

44

Acreditando na comunicabilidade dos gibis e que estes no sejam apenas produtos meramente comerciais da indstria cultural, imaginei que esse meio de comunicao, consumido e reinventado pelos consumidores/praticantes (CERTEAU, 1994), possa ser uma ferramenta poderosa na difuso das culturas afro-descendentes. Porm, a invisibilidade sofrida pelos afro-descendentes, na mdia, repete-se tambm nos quadrinhos, com rarssimas publicaes que mostram os afro-descendentes e suas culturas, muitas vezes, sendo representados de forma estereotipada ou at mesmo fortemente preconceituosa. A invisibilidade dos afro-descendentes na mdia tem sido tema recorrente de discusses e depoimentos sobre o racismo: A invisibilidade uma das grandes crueldades do racismo. lamentvel que tenhamos que levantar bandeiras dessa natureza em uma sociedade que compreende e reconhece que negros, indgenas e brancos formaram a nossa civilizao brasileira, mas que nos considera invisveis e pensa que somos poucos, contveis, identificveis aqui e acol, perdidos neste pas, no parlamento brasileiro, em uma Assemblia Legislativa, numa Cmara de Vereadores ou numa Fundao Palmares. A identidade brasileira, que essa que ns queremos verdadeiramente constituir, precisa tornar-se totalmente isenta da necessidade, que ora aqui colocamos, de chamar a ateno para a sua diversidade tnica e de lutar ainda pela igualdade de direitos entre seus componentes. Ns precisamos sentir na prpria pele a necessidade de nos identificar como os seres humanos que somos e por isso lutar por nossos direitos, sem ter mais necessidade de dizer: Olha, sou negra, sou indgena, sou mulher e por isso eu preciso ter tais e tais direitos. Ns acirramos os conflitos existentes ao no trabalhar contra a invisibilidade porque se eu no me vejo, eu no sou nada; e se eu no sou nada se ningum se importa comigo, se eu no me importo com nada, pra que eu preciso dos mecanismos e dos instrumentos de luta que j temos desde a colonizao, que se perpetuam mas que no nos do visibilidade? Quanto ns lucraramos se pudssemos, positivamente, atravs dos meios de comunicao, expressar toda a importncia desse povo, de suas manifestaes culturais, de sua religiosidade, de sua grande contribuio intelectual, de seu prprio trabalho fsico na construo deste nosso pas! Mas, para que possamos, juntos, construir um mundo novo, de gente nova, com novas idias, precisamos

45

realmente combater o racismo, o preconceito, a xenofobia e a intolerncia. (SILVA, 2002, p. 22-23) Analisando a perspectiva do uso de meios de comunicao, para a difuso das culturas afro-descendentes, conforme a autora Silva (2002) se refere no texto citado, e, partindo de minha experincia na infncia, quando meu interesse pela leitura originou-se nos gibis, penso na possibilidade de existncia de uma elevao da quantidade de obras publicadas em quadrinhos, que proporcionem aos estudantes um maior conhecimento das culturas afrodescendentes. Diversas aes na escola, que combatam a excluso social e preconceito contra as culturas afro-descendentes, podem ser implementadas, assim o entendo, tambm, atravs da linguagem dos quadrinhos. O interesse inicial das crianas pelos gibis ocorre por vrios motivos. Um deles imagino que seja a atratividade exercida pelos desenhos dos quadrinhos. Os quadrinhos renem, em sua linguagem, elementos de outras formas de expresses artsticas, como a literria e as artes visuais, o que potencializa o uso desta tecnologia de baixo custo como recurso pedaggico. Escolhi esse tema porque, observando os gibis disponveis no mercado editorial, constatei que , praticamente, inexistente a publicao de revistas em quadrinhos, com contedos voltados para as culturas afro-descendentes, pelas editoras de revistas. Essa ausncia de publicaes do gnero pode ser um indcio (Ginzburg, 1989) de preconceito contra essas culturas, concretizado pela invisibilidade de artistas afro-descendentes e suas obras. S possvel encontrar revistas, relacionadas com esse assunto, produzidas pelos prprios artistas afro-descendentes que esto, de alguma forma, pesquisando ou engajados em projetos de instituies ligadas ao Movimento Negro e que publicam seus trabalhos de maneira independente, com pequenas tiragens e periodicidade irregular, sem o apoio das editoras convencionais, resultando na existncia de uma produo alternativa de quadrinhos, realizada por autores que se encontram margem do mercado editorial. indicado por Certeau (1994) a ocorrncia dessa marginalidade cultural: A figura atual de uma marginalidade no mais de pequenos grupos, mas uma marginalidade de massa; atividade cultural dos no produtores de cultura, uma atividade no assinada, no legvel, mas simbolizada, e que a nica possvel a todos aqueles que no entanto pagam, comprando-os, os produtos espetculos onde se soletram uma economia produtivista. Ela se universaliza. Essa marginalidade se tornou maioria silenciosa. (p. 44)

46

Diante desse problema, procurei reunir algumas publicaes em quadrinhos, produzidas por artistas que abordassem temticas pertinentes s culturas afro-descendentes para, em seguida, analisar sua possvel utilizao em sala de aula, estimulando os alunos a conhecerem melhor essas culturas. Essa proposta me ocorreu porque trabalho, freqentemente, com quadrinhos em sala de aula, com os meus alunos e o interesse deles pelos contedos dos gibis e a criao de novas histrias o resultado geralmente alcanado com essa prtica. A minha experincia inicial com as histrias em quadrinhos, como leitor das imagens, antes mesmo de ser alfabetizado, influenciou-me a produzir outras narrativas, no s na infncia, mas, tambm, na vida adulta: como artista do desenho, que cria histrias em quadrinhos, charges, cartuns, caricaturas e tambm ensina a arte do desenho para crianas, jovens e adultos. A minha formao em Pedagogia foi posterior minha atuao profissional como artista. Interessei-me em ter um maior conhecimento em Educao, a princpio, para trabalhar com os quadrinhos nessa rea. Dessa forma, acredito ter conseguido construir alguns conhecimentos sobre a linguagem dos quadrinhos e a Educao, os quais considero teis para o desenvolvimento da pesquisa. Investiguei formas de trabalhar com quadrinhos de afro-descendentes em sala de aula, buscando conhecer algumas das experincias j existentes, realizadas por professores e autores, atravs de suas prticas e memrias, pois: para compreender os processos de tessitura de conhecimentos nos cotidianos das escolas preciso cont-los. Isto significa que entendo que necessrio ouvir o que seus praticantes tm a dizer sobre as tantas e diferentes histrias vividas nas artes de fazer (Certeau, 1994) dos processos pedaggicos dirios. (ALVES, 2003) Simultaneamente, estive acompanhando o processo criativo dos meus alunos ao participarem de atividades com os quadrinhos, identificando junto com eles elementos caractersticos da linguagem das histrias em quadrinhos, sua produo, esttica, comunicabilidade e utilizao na rea de Educao. Pesquisando o uso das histrias em quadrinhos para fins pedaggicos, como forma de incentivo leitura e auxlio alfabetizao, tenho encontrado farto material, como gibis, contendo vrios assuntos, porm, muito pouco se tem publicado sobre as culturas afrodescendentes em quadrinhos.

47

Quando iniciei essa pesquisa no PROPEd / UERJ, na linha de pesquisa do Cotidiano e Cultura Escolar, sob a orientao da prof Nilda Alves, percebi que havia escassez de material publicado de cartunistas afro-descendentes por editoras brasileiras, principalmente histrias em quadrinhos. A sensao que tive, aps algum tempo tentando reunir publicaes contendo quadrinhos sobre culturas afro-descendentes, sem conseguir o material, foi de frustrao. Pressuponho que, entre outros motivos, essa ausncia de obras publicadas de cartunistas afro-descendentes, tambm tenha relao com o preconceito racial que, infelizmente, ainda existe em nossa sociedade. No mercado editorial de revistas, a falta de interesse das editoras em investir em uma produo nacional de quadrinhos e, muito menos, incluir temas voltados para as culturas afro-descendentes, talvez, seja uma conseqncia desse preconceito. Esse desinteresse pela produo de quadrinhos reduz a possibilidade de informao e apreciao das obras e aspectos das culturas afro-descendentes, atravs desse meio de comunicao. Em algumas escolas, como no mercado editorial, existe a tendncia em privilegiar as produes artsticas hegemnicas, como indica Victorio Filho (2004): O investimento na apreciao do belo tem tido espao garantido nos currculos escolares oficiais e sua abordagem se d da mesma forma e por meios semelhantes queles pelos quais a educao oficial contempla a cincia, ou seja, em um embate no qual sentidos e conceitos so continuamente confrontados e subjugados, resultando no silenciamento de muitos movimentos em benefcios de produes, h alguns sculos hegemnicas. (p. 10) So poucos os cartunistas afro-descendentes que conseguem publicar seus desenhos e histrias em quadrinhos atravs de editoras, restando como alternativa a ttica (CERTEAU, 1994) de produzirem publicaes independentes para se expressarem artisticamente, o que uma prtica cotidiana comum entre esses artistas, pois o cotidiano se inventa com mil maneiras de caa no autorizada (CERTEAU, 1994, p. 38). Os artistas afro-descendentes vm sendo silenciados h muitos anos, junto com o grupo social que representam. Freyre, em 1933, com a argumentao necessria poca, j dizia: O depoimento de antroplogos revela-nos no negro traos de capacidade mental em nada inferior das outras raas: considervel iniciativa pessoal, talento de organizao, poder de imaginao, aptido tcnica e econmica, diz-nos o professor Boas. E outros traos superiores. O difcil comparar-se o

48

europeu com o negro, em termos ou sob condies iguais. Acima das convenes: numa esfera mais pura, onde realmente se confrontassem valores e qualidades. Por longo tempo, a grande e forte beleza da arte de escultura, por exemplo, foi considerada pelos europeus simples grotesquerie. E simplesmente por chocarem-se suas linhas, sua expresso, seu exagero artstico de propores e de relaes, com a escultura convencional da Europa greco-romana. Esse estreito critrio ameaou de sufocar, no Brasil, as primeiras expresses artsticas de espontaneidade e de fora criadora que, revelando-se principalmente nos mestios, de me ou av escrava, trouxeram tona valores e cnones antieuropeus. Quase por milagre restam-nos hoje certas obras do aleijadinho. Requintados no gosto europeu de arte ou na ortodoxia catlica, vrias vezes pediram a destruio de figuras que mais pareciam fetiches. (p. 320) A linguagem das histrias em quadrinhos tem proximidade com desenho de humor, a caricatura, charges e cartuns. Os primeiros quadrinhos surgiram com desenhos e textos satricos e, segundo Monteiro Lobato, em seu artigo A Caricatura no Brasil, ao descrever a evoluo do desenho de humor em vrios pases, o autor credita o pouco destaque do Brasil, nesta rea, inaptido do nosso povo com a arte, que, na leitura dele, seria constitudo de degredados, ndios e negros: Numa histria geral da caricatura a histria da nossa ter meia pgina, se tanto. E explica-se a mingua. Enquanto colonia, era o Brasil uma espcie de ilha da Sapucaia de Portugal. Despejavam c quanto elemento antissocial punha-se l a infringir as Ordenaes do Reino. E como o escravo indigena emperrasse no eito, para aqui foi canalizada de Africa uma pretalhada inextinguvel. At a vinda de D. Joo o Brasil no passava de indio e matareu no interior e senhores, feitores e escravos nos nucleos de povoamento da costa, muito afastados entre si e rarefeitos. Em toda essa fase o Brasil no d nem um bruxoleio de arte. (LOBATO, 1967, p. 11) No texto acima, Monteiro Lobato demonstra a sua viso preconceituosa em relao aos africanos que vieram para o Brasil, referindo-se a eles como pretalhada inextinguvel. Essa declarao, para mim, , no mnimo, decepcionante, pois sou admirador da poderosa imaginao do autor, expressa em seus livros infantis. Lembro-me que, na primeira vez que li

49

um livro na biblioteca da minha escola, por iniciativa prpria, quando ainda era aluno da primeira srie do ento Ensino Primrio, em 1978, optei pelo livro Reinaes de Narizinho e, depois, li quase toda a coleo de histrias do Stio do Pica-pau Amarelo que, naquele mesmo perodo, acompanhava pela srie na televiso. Hoje, as artes visuais no Brasil, entre elas as histrias em quadrinhos, so muito desenvolvidas, contrariando a anlise do escritor Monteiro Lobato. As criaes de cartunistas, em forma de caricatura, charges, ilustraes, cartuns e histrias em quadrinhos, permeiam as pginas dos jornais cotidianamente, em uma constante profuso de imagens que comunicam e registram a nossa histria, ideologias e costumes. Os quadrinhos e o desenho de humor brasileiros, de todas as pocas, tm sido objeto de estudos de historiadores, uma vez que os desenhos so, tambm, documentos importantes na reconstituio de fatos e perodos histricos. A popularizao dos quadrinhos iniciou-se, no Brasil, atravs da imprensa, ainda na segunda metade do sculo XIX. Considerada por pesquisadores como Cirne (1990) um marco inicial da criao dos quadrinhos brasileiros, As Aventuras de Nh Quim foi publicada no dia 30 de janeiro de 1869, na revista Vida Fluminense, no Rio de Janeiro. Esta obra foi criada pelo cartunista Angelo Agostini, artista italiano radicado no Brasil que utilizou seus quadrinhos e charges tambm para propagar a ideologia abolicionista. Mesmo tendo ocorrido a popularizao das histrias em quadrinhos, atravs de jornais e revistas com grande circulao, desde aquela poca at os dias atuais, o espao destinado expresso artstica de afrodescendentes nesse campo ainda restrito. Uma imagem d origem a uma histria que, por sua vez, d origem a uma imagem (MANGUEL, 2001, p. 24). Pensando assim, nas minhas aulas, costumo disponibilizar os gibis para os meus alunos, que utilizam este material como fonte de referncia, tanto para a construo de imagens, como tambm no estudo dos roteiros, estimulando-os a escrever suas prprias histrias e, posteriormente, ilustr-las. Dessa forma, os alunos acabam se interessando tanto pela leitura quanto pela pesquisa de imagens e textos sobre o assunto central das histrias em quadrinhos. Durante o desenvolvimento deste trabalho, alm de ampliar a pesquisa bibliogrfica, realizei oficinas, utilizando as histrias em quadrinhos sobre as culturas afro-descendentes. Iniciei com os alunos, aps a anlise desse material, a produo de uma histria em quadrinhos sobre parte desse universo, criando junto com eles, momentos de discusso e reflexo sobre essas culturas e suas formas de expresso, durante a atividade artstica em sala de aula. Essa 50

experincia com os alunos serviu como mais um motivo para estar pesquisando as culturas afro-descendentes, pois, na elaborao do roteiro e das imagens dos quadrinhos, precisvamos ter referncias imagticas e conhecimento de elementos destas culturas para avanarmos com a produo do trabalho. Um dos fatores que me inspirou a levar essa proposta de trabalho para os alunos foi a existncia da srie de revistas em quadrinhos intitulada Luana e sua turma, que eu havia encontrado durante esta pesquisa. Durante minha busca, em sebos e gibiterias, atrs de material que tratasse das culturas afro-descendentes, encontrei o gibi do personagem Memm Pinguim, de origem mexicana, publicado no Brasil na dcada de 90. As duas publicaes em quadrinhos so antagnicas na forma de mostrar os personagens afro-descendentes e suas culturas, tornando-se interessante analisar criticamente as duas histrias em quadrinhos. A partir de entrevista com os criadores da personagem Luana, tenho o objetivo de conhecer melhor a personagem e as circunstncias que motivaram a criao de suas histrias em quadrinhos, pois trabalhei com os gibis da Luana em sala de aula, com os alunos da oficina de quadrinhos que realizei no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educao da UERJ. A realizao dessa oficina tambm trouxe informaes para a pesquisa sobre os quadrinhos afrodescendentes. O autor/editor Aroldo Macedo deixou uma pista sobre a criao da Luana em seu site:

51

O Projeto LUANA foi concebido com a proposta clara de resgatar a auto-estima da criana negra

atravs de diversos implementos audiovisuais tais como livros, CDs, vdeos, publicao de histrias em quadrinhos entre outros, bem como formular caminhos e discusses para todas as crianas de outras etnias sobre a cultura negra.

(Projeto Luana. Disponvel em: <http://ww.luana.com.br> em 06 dez. 2004 Acesso

Figura 49 Capa de revista (MACEDO, 2000)

Quando um artista cria histrias em quadrinhos, pensa tambm no pblico alvo para o qual ser dirigida a publicao e na identificao que esses leitores tero com os personagens da histria, atravs das leituras de textos e imagens por ele produzidos. Quanto ao leitor, este no sempre um consumidor passivo que apenas absorve a informao. Certeau (1994) fala sobre a operao de caa que cada leitor realiza, as viagens do olhar e a reapropriao do texto pelo leitor: Da televiso ao jornal, da publicidade a todas as epifanias mercadolgicas, a nossa sociedade canceriza a vista, mede toda a realidade por sua capacidade de mostrar ou de se mostrar e transforma as comunicaes em viagens do olhar. uma epopia do olho e a pulso de ler. (...) A leitura (da imagem ou do texto) parece alis constituir o ponto mximo da passividade que caracterizaria o consumidor, constitudo em voyer (troglodita ou nmade) em uma sociedade do espetculo. (...) Ele insinua as astcias do prazer e de uma

52

reapropriao do texto do outro: a vai caar, ali transportado, ali se faz plural com os rudos do corpo. Astcia, metfora, combinatria esta produo igualmente uma inveno de memria. Faz das palavras as solues de histrias mudas. O legvel se transforma em memorvel: Barthes l Proust no texto de Stendhal; o espectador l a paisagem de sua infncia na reportagem de atualidades. A fina pelcula do escrito se torna um remover de camadas, um jogo de espaos. Um mundo diferente (o do leitor) se introduz no lugar do autor. (p. 48-49) A identificao do pblico com os personagens das histrias em quadrinhos um fenmeno conhecido e explorado pelas grandes editoras de quadrinhos, sendo comum, em turminhas de personagens de vrios autores, serem encontrados personagens de muitas etnias, apresentados de forma superficial, com a inteno de conquistar um pblico amplo. No havia, porm, no Brasil, uma personagem feminina afro-descendente, como a Luana, citada anteriormente, que fosse protagonista das histrias em quadrinhos e que gerasse uma identificao maior por parte das crianas afro-descendentes, com histrias que contam as tradies do povo africano e a sua vinda para o Brasil. Essa identificao com a personagem e as culturas afro-descendentes pode ser interessante para facilitar as discusses sobre essas culturas tambm em sala de aula, sendo assim um til material para o professor / a professora. Considerando como um possvel elemento facilitador do aprendizado, a identificao do pblico com os personagens de histrias em quadrinhos uma questo que me ocorre desde o incio desta pesquisa e que pode ser assim formulada: quais os usos que podem ser dados aos quadrinhos nas escolas, para incentivar a reflexo e a construo de conhecimento sobre as culturas afro-descendentes? Para responder este questionamento, imagino que seja necessrio considerar que as redes de saberes que tecemos ao longo de nossas vidas nos mltiplos espaos em que vivemos e interagimos, so tecidas atravs das aprendizagens formais s quais somos submetidos desde que nascemos e, atravs de processos cotidianos vivenciados em nossas prticas e nas daqueles com quem convivemos, nos diversos espaos nos quais estamos inseridos. (OLIVEIRA e SGARBI, 2001, p. 7) Provavelmente, apenas a leitura de revistas em quadrinhos, dentro ou fora da escola, seria um caminho para os estudantes conhecerem muito das culturas afro-descendentes. Porm, 53

devido a pouca difuso desses quadrinhos pela mdia e distribuio insuficiente, esse material grfico raramente chega s mos dos estudantes. Uma alternativa que proponho a produo de histrias em quadrinhos por alunos de oficinas realizadas em escolas. Acredito que essas oficinas podem despertar o interesse dos alunos para as culturas afro-descendentes quando as histrias a serem produzidas tenham como proposta temtica assuntos relacionados a essas culturas. Essa questo abordada por Oliveira (2001) quando indica que (...) quanto aprendemos na vida cotidiana, atravs de mecanismos que no sabemos descrever ou explicar, mas que formam o que sabemos e o que pensamos sobre os mais diversos temas, contribuindo, portanto, para as nossas aes e sobre as relaes com o mundo a nossa volta. Inmeros so os exemplos de situaes que evidenciam a presena desses tipos de aprendizagem em nossas vidas e da indissociabilidade entre os saberes tecidos na vida cotidiana atravs dessas aprendizagens do que no nos explicitamente ensinado e os chamados saberes formais, ensinados nas escolas. (p. 33) Esse trabalho em escolas pode, em algum momento, contribuir em um processo de mudana, gerando tanto o desenvolvimento de artistas iniciantes, quanto o aprimoramento das tcnicas artsticas e, ainda, contribuindo na formao de seu pensamento crtico sobre questes relativas desigualdade social.

Processos metodolgicos: os usos das tecnologias e as maneiras de fazer histrias em quadrinhos em sala de aula
Quando apresentei meu Plano de Estudos na avaliao do meu processo de seleo para o mestrado em Educao, no PROPEd/UERJ, eu tinha a sensao de j ter um objeto de estudo definido: Os Usos das Histrias em Quadrinhos na Educao. Ao iniciar as aulas nas disciplinas do mestrado e ao tomar contato com a problemtica envolvida no desenvolvimento de uma pesquisa, percebi que essa escolha do objeto de estudo no era to simples assim. A partir do momento em que comecei a questionar se essa minha escolha seria possvel, senti-me bastante inseguro e tive a impresso de que havia alguma coisa errada. No decorrer das aulas,

54

procurei ler os textos de cada disciplina. Mas uma ansiedade me levou a ler outros livros e textos que eu julgava estarem relacionados diretamente com a minha pesquisa. Tentei dividir meu tempo com essas duas demandas de leitura. Confesso que em algumas aulas no tenha me identificado com um ou outro texto. Mesmo assim, medida que fui avanando nas leituras, a minha percepo foi metamorfoseando o meu foco na pesquisa. Outro fator importante, para esse processo, foi a minha permanncia no grupo de pesquisa Redes de saberes em Educao e Comunicao: questo de cidadania, coordenado pela prof. Nilda Alves, no qual eu tinha contato com pesquisas realizadas por outros colegas do grupo. Artigos escritos por esses colegas, sobre culturas afro-descendentes, despertaram em mim o interesse em conhecer um pouco mais sobre os muitos temas, livros, imagens e vdeos que tratavam desses assuntos e eram exibidos durante os encontros semanais do grupo. Para desenvolver este trabalho, alm de contar com as minhas memrias como leitor, criador de histrias em quadrinhos e professor, precisei intensificar as minhas leituras sobre a linguagem dos quadrinhos, as culturas afro-descendentes e o racismo. Foi enriquecedora para a metodologia da pesquisa a realizao de uma oficina de histrias em quadrinhos. A oficina foi realizada com alunos/alunas do primeiro perodo do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educao da UERJ, no primeiro e segundo semestres de 2005, na qual utilizamos algumas tecnologias para facilitar o processo de criao. Quando se pensa em tecnologias, na rea de Educao, nos dias atuais, comum fazermos a primeira associao com as novas tecnologias como o vdeo, o computador, os softwares educativos e a Internet. Mesmo acreditando ser necessrio o conhecimento da informtica e das mdias eletrnicas, para a facilitao da aprendizagem, existem muitas outras tecnologias anteriores a essas, mais simples e de fcil acesso que, provavelmente, no foram completamente exploradas por professores e alunos em escolas e universidades. Barreto (2002) aponta para a necessidade de uma anlise mais profunda sobre o uso das tecnologias em sala de aula: Em se tratando das situaes de ensino convencional, pem em cena as velhas tecnologias: quadro de giz, ou alguma superfcie em que seja possvel escrever o que deve ser copiado ou respondido, cadernos, lpis ou caneta e, mais recentemente, livros didticos. Portanto, analisar as prticas pedaggicas desenvolvidas nas salas de aula implica considerar as relaes entre o arranjo espacial, os padres de

55

interlocuo e os recursos utilizados no ensino. Alunos enfileirados, centralizao da fala pelo professor e recursos que sustentam a trajetria que partem da linguagem escrita e a ela retorna, como comprovao (prova) da ocorrncia da aprendizagem, so coerentes entre si e, sem dvida, so manifestaes da configurao mais tradicional do ensino. Por outro lado esta configurao, como imagem esquemtica e como designao para o ensino em geral, resultante do apagamento de traos que tambm lhe so constitutivos. Sob este rtulo, acabam sendo achatadas prticas concretas que, vistas nas suas mltiplas dimenses, poderiam no lhe reforar o suposto padro. (p. 65) Ao pensarmos, por exemplo, num lpis como uma velha tecnologia, diretamente ligada ao ensino tradicional, corremos o risco de omitir uma infinidade de usos deste material, que, embora parea, para muitas pessoas, um instrumento limitado ao aprendizado da linguagem escrita, utilizado por artistas e professores de arte como um poderoso recurso na obteno de formas, traos e na construo de desenhos expressivos. No considero os usos das velhas tecnologias atrelados ao ensino tradicional, pois acredito que as maneiras como se utilizam estas tecnologias possam ajudar os professores e os alunos a descobrirem juntos novos caminhos para a aprendizagem de diversos conhecimentos. Em relao aos usos das tecnologias, sejam novas ou antigas, na rea de Educao, importa saber tambm o que se pretende fazer com elas em sala de aula e quais as maneiras de fazer, como nos indica Certeau (1994): Ora as estatsticas se contentam em classificar, calcular e tabular esses elementos unidades lxicas, palavras publicitrias, imagens televisivas, produtos manufaturados, lugares construdos etc. e o fazem com categorias e segundo taxinomias conforme s da produo industrial ou administrativa. Por isso elas s captam o material utilizado pelas prticas de consumo material que evidentemente o que a todos imposto pela produo e no a formalidade prpria dessas prticas, seu movimento sub-reptcio e astucioso, isto , a atividade de fazer com. A fora desses clculos se deve capacidade de dividir, mas essa capacidade analtica suprime a possibilidade de representar as trajetrias tticas que, segundo os critrios prprios, selecionam fragmentos tomados nos vastos conjuntos da produo para a

56

partir deles compor histrias originais. Contabiliza-se aquilo que usado , no as maneiras de utiliz-lo. Paradoxalmente, estas se tornam invisveis no universo da codificao e da transparncia generalizadas. Dessas guas que se vo insinuando em toda parte s se tornam perceptveis os efeitos (a quantidade e a localizao dos produtos consumidos). Elas circulam sem ser vistas, perceptveis somente por causa dos objetos que movimentam e fazem desaparecer. As prticas do consumo so os fantasmas da sociedade que leva o seu nome. Como os espritos antigos, constituem o postulado multiforme e oculto da atividade produtora. (p. 98) Partindo do pressuposto de que a teoria e a prtica fazem parte do mesmo processo de aprendizagem em um movimento denominado prtica/teoria/prtica (ALVES, 2001, p. 14), realizei, no ano letivo de 2005, a convite da prof. Nilda Alves, uma oficina de histrias em quadrinhos, durante parte das aulas da disciplina Tecnologias em Educao, do curso de Pedagogia, na Faculdade de Educao da UERJ, com uma turma de primeiro perodo. A prof. Mailsa Carla Passos, em parceria comigo, ministrou as aulas e trabalhou com os textos que seriam a base terica para a produo das histrias em quadrinhos. A idia era trabalhar com a linguagem das histrias em quadrinhos e suas tecnologias de produo, incluindo, caso fosse necessrio, o uso de computadores e programas grficos. A minha inteno, desde o princpio, era tentar familiarizar os alunos do curso de Pedagogia com as tcnicas de criao de quadrinhos, considerando a construo de imagens e textos, passando pela organizao de roteiros, pensando na idia de que imagem e narrativa remetem uma outra, incessantemente em um processo em constante movimento (ALVES, 2004, p. 127). Sem ter a pretenso de formar exmios desenhistas, sugeri que o foco do trabalho fosse o de desenvolver, junto com os alunos, um conhecimento mais aprofundado sobre a linguagem dos quadrinhos, para que eles pudessem trabalhar com esse recurso de comunicao com seus alunos na Escola, pois a minha experincia como professor e desenhista tem me possibilitado ver de perto como o interesse das crianas pelas histrias em quadrinhos impressas ainda muito grande, apesar de estarmos na poca das mdias eletrnicas e de j existirem as HQtrnicas (FRANCO, 2004), que so as histrias em quadrinhos produzidas especialmente para Internet e CD-Rom. Um exemplo desse interesse pude observar em uma das escolas onde estive, Escola Municipal Hlio Smidt, no bairro do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Fui at l atendendo a um convite da prof. Elvira Cardoso da Silva, para participar do Ms da Cultura, na atividade Conversando com um desenhista, prevista para um nmero pequeno de

57

alunos. Essa atividade acabou reunindo um grupo com, aproximadamente, cem crianas e adolescentes, que, nessa conversa, perguntavam como poderiam desenhar seus personagens e tinham curiosidade sobre outros detalhes a respeito da profisso de desenhista, alm de pedirem muitos desenhos de personagens das revistas em quadrinhos. Durante o desenvolvimento da oficina de histrias em quadrinhos com os alunos, do curso de Pedagogia da UERJ, considerei tambm trs aspectos sobre as imagens como avisa Mauad (2004): A questo da produo o dispositivo que medeia a relao entre o sujeito que olha e a imagem que elabora por meio dessa atividade de olhar, pela manipulao de um dispositivo de carter tecnolgico. A questo da recepo associada ao valor atribudo imagem pela sociedade que a produz, mas tambm recebe. Em que medida este valor est mais ou menos balizado pelos efeitos de realismo da imagem, vai apontar para a conformao histrica de certo regime de visualidade. Portanto se a relao da imagem com o seu referente e o grau de iconicidade dessa imagem uma questo esttica, tem a ver com a recepo e como, por meio dessa recepo, se atribui valor imagem: informativo, artstico, ntimo, etc. A questo do produto a imagem consubstanciada em matria, a capacidade da imagem potencializar a matria em si mesma, como objetivao de trabalho humano, como resultado do processo de produo de sentido social, como relao social. Entendida como uma relao entre sujeitos, a imagem visual engendra uma capacidade narrativa que se processa em determinada temporalidade. Estabelece, assim, um dilogo de sentidos com outras referncias culturais de carter verbal e no-verbal. As imagens nos contam histrias, atualizam memrias, inventam vivncias, imaginando a histria. (p. 21-22) Logo no incio das aulas, quando procurei mostrar o maior nmero possvel de gibis, de vrios tipos de histrias e personagens, para que inicissemos juntos um mergulho com todos os sentidos (ALVES, 2001, p. 15) no universo dos quadrinhos, investigando as caractersticas de sua linguagem, apresentei o uso de materiais e tcnicas para construo de

58

imagens e narrativas por meio da arte seqencial (EISNER, 1989). Os temas e estilos de desenho das revistas que cedi para circular em sala eram diversos, variando entre o realismo e os desenhos humorsticos. Juntamente com os quadrinhos mais conhecidos e divulgados pela mdia distribu as revistas de artistas afro-descendentes, como os gibis da Luana, que atraram a ateno dos alunos.

Figura 50 Leitura de quadrinhos sobre culturas afro-descendentes, na aula da disciplina Tecnologias em Educao, na Faculdade de Educao da UERJ.

A criao dos desenhos a partir de textos, como havia planejado em conjunto com a prof. Mailsa Carla Passos, tambm trouxe para a sala de aula um pouco da prtica cotidiana dos desenhistas de quadrinhos que, muitas vezes, desenham suas histrias a partir de roteiros. Os autores Bakhtin e Volochnov (1986) escreveram sobre a importncia da palavra para uma criao ideolgica: preciso fazer uma anlise profunda e aguda da palavra como signo social para compreender seu funcionamento como instrumento da conscincia. devido a esse papel excepcional de instrumento da conscincia que a palavra funciona como elemento essencial que acompanha toda criao ideolgica, seja ela qual for. A palavra acompanha e comenta todo o ato ideolgico. Os processos de compreenso de todos os fenmenos ideolgicos (um quadro, uma pea musical, um ritual ou um comportamento humano) no podem operar sem a participao do discurso interior. Todas as manifestaes da criao ideolgica banham-se no discurso e no podem ser nem totalmente isoladas nem totalmente separadas dele. 59

Isso no significa, obviamente, que a palavra possa suplantar qualquer outro signo ideolgico. Nenhum dos signos ideolgicos especficos fundamentais inteiramente substituvel por palavras. Nem sequer existe um substituto verbal realmente adequado para o mais simples gesto humano. Negar isso conduz ao racionalismo e ao simplismo mais grosseiros. Todavia, embora nenhum desses signos ideolgicos seja substituvel por palavras, cada um deles ao mesmo tempo, se apia nas palavras e acompanhado por elas, exatamente como no caso do canto e de seu acompanhamento musical. (p. 37-38) Os gestos e expresses de personagens, o uso de imagens acompanhadas ou no de textos, a ambientao dos quadrinhos, os enquadramentos, os planos, as onomatopias, todos esses elementos tambm foram alvo da nossa ateno durante as aulas. Na primeira aula, optei em romper o silncio conversando com os alunos, conhecendo um pouco da histria de cada um e, em seguida, contando experincias minhas como criador de alguns quadrinhos. Falei sobre processos criativos, explicando a construo de imagens, a organizao de roteiros, as tecnologias de reproduo, impresso e formatao dos gibis. Abordei tambm a questo do marketing de produtos associados aos personagens de quadrinhos, as possibilidades do mercado editorial de quadrinhos no Brasil e algumas relaes dos quadrinhos com as reas de Comunicao e Educao. Aps essa etapa inicial das aulas, comeamos um processo de criao de histrias em quadrinhos pelos grupos, abordando temas propostos pela prof. Mailsa Carla Passos, baseados em textos trabalhados na disciplina. Eu percebia nitidamente que, a princpio, alguns alunos questionavam a importncia de estarmos trabalhando com a linguagem dos quadrinhos em uma disciplina intitulada Tecnologias em Educao, quando talvez fosse esperado um contato mais objetivo e direto com as novas tecnologias de informao e comunicao. Barreto (2002) mostra em sua obra que a ausncia de equipamentos no inviabilizam as aulas: (...) importante ressaltar que a presena dos objetos tcnicos (aparelhos de TV, vdeo, computadores, Internet) condio desejvel, mas no suficiente, para promoo de diferenas qualitativas nas prticas pedaggicas concretas. No basta a aposta nos materiais, sejam eles multimdia ou no. preciso investir nas mediaes. (p. 73-74)

60

A alternativa que escolhi para viabilizar o trabalho foi usar uma antiga tecnologia que ainda muito empregada nos estdios de desenho, mesmo quando j esto equipados com computadores: a mesa de luz, caixa de madeira, contendo lmpadas frias em seu interior e que produz iluminao atravs de sua superfcie superior. Pode ser coberta por vidro ou acrlico leitoso. Este equipamento, simples de ser montado, de fcil uso, sendo muito comum em estdios de desenho animado, onde recebe algumas adaptaes e o nome de truca. A mesa de luz facilita a reproduo e a modificao de imagens desenhadas e sobrepostas com papel branco sulfite, que adquirem certa transparncia quando a lmpada ligada. Mesmo sendo um material comum para desenhistas, os alunos no conheciam essa tcnica, mas logo perceberam sua importncia na execuo de desenhos.

Figura 51 Usos da mesa de luz em aula da disciplina Tecnologias em Educao na Faculdade de Educao da UERJ.

Fizemos alguns exerccios de desenho, criando personagens e estudando seus movimentos e propores. Em seguida, tomamos conhecimento dos temas indicados pela prof. Mailsa Carla Passos, para a produo das histrias em quadrinhos, que eram relativas, entre outros assuntos, s TIC (Tecnologias de Informao e Comunicao) e ao EAD (Ensino Distncia). A turma foi dividida, ento, em grupos de aproximadamente cinco alunos. Um dos critrios para a montagem das histrias em quadrinhos era que estas tivessem como temas aqueles tratados nos textos tericos da disciplina. Antes de iniciarmos o desenho das histrias, dediquei uma das aulas para elaborar com os alunos os roteiros, para que pudssemos ter as

61

histrias j organizadas na hora de quadriniz-las16. Optei por essa metodologia, para que fosse possvel trabalhar com os vrios grupos, podendo ajud-los, dessa forma, em todo o processo de criao das histrias. Um motivo que geralmente causa estranhamento, quanto aos usos das histrias em quadrinhos em sala de aula, um antigo preconceito que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando essa linguagem foi utilizada com objetivos ideolgicos. As revistas em quadrinhos eram vistas, naquele perodo, como veculos de propaganda de guerra dos americanos. No Brasil, houve a propagao desse preconceito na mesma poca, atravs da Igreja Catlica, por influncia de padres italianos, pois, em seu pas de origem, os quadrinhos norte-americanos foram censurados. Alguns autores se ocuparam em reforar o ataque aos quadrinhos, alegando que estes estimulavam a delinqncia, devido s cenas desenhadas representando a violncia e a sexualidade de forma deturpada, com imagens das personagens femininas em trajes sensuais que, segundo os detratores dos quadrinhos daquela poca, incentivavam tambm o sexo solitrio. (GONALO JNIOR, 2004, p. 77-80) Como o preconceito contra os quadrinhos, ainda hoje, reproduzido at mesmo por pessoas que, muitas vezes, nem tm o conhecimento dos motivos que causaram o seu surgimento, nas aulas, procurei discutir com os alunos a hiptese dos quadrinhos terem sido utilizados indevidamente em algum perodo de seu desenvolvimento. Supondo que isso tenha ocorrido, penso que esse fato no invalide a possibilidade de usarmos essa forma de expresso na Educao para outros fins, at mesmo no combate a outros tipos de preconceito. Praticantes dessa maneira de fazer (CERTEAU,1994) os quadrinhos, autores brasileiros esto publicando, por meios prprios, histrias sobre as culturas afro-descendentes, que, atualmente, tm sido o foco da minha pesquisa. Em sala de aula, tive a oportunidade de apresentar as revistas em quadrinhos que tratam desse assunto, criadas por artistas afro-descendentes, reunidas durante a pesquisa, juntamente com o pster que produzi sobre esse tema para o 12 ENDIPE. Antes de cada grupo iniciar a organizao de seus trabalhos, imaginei ser necessrio abordar, em sala de aula, algumas tcnicas de criao de textos e roteiros. Busquei, ento, ampliar meu conhecimento sobre o assunto, lendo o livro Da criao ao roteiro, do autor Doc
16

Quadrinizao e quadrinizar so neologismos cuja criao atribuda a Adolfo Aizen, pioneiro desse gnero de imprensa no Brasil. Ambos comearam a ser incorporados nos dicionrios brasileiros a partir de 1970. O verbo quadrinizar quer dizer, segundo o Aurlio, adaptar (uma narrativa, uma histria) forma de quadrinhos. O Houaiss no registra essa palavra. Talvez ache estranho tambm o uso de derivados como letreamento, muito usado entre desenhistas, roteiristas, produtores e editores. Quer dizer colocar os textos dentro dos bales. E quem faz isso no processo de produo e edio de uma histria o letrista. (GONALO JNIOR, 2004, p. 11-12)

62

Comparato, no qual so apresentadas as tcnicas de roteiros para TV e cinema, que considero adaptveis para a linguagem das histrias em quadrinhos, pois o roteiro pode ser pensado como uma forma de registrar, por meio da linguagem escrita, as seqncias de imagens que sero produzidas, como indica Comparato (2000): Existem diferentes formas de definir um roteiro. Uma simples e direta seria: como a forma escrita de qualquer projeto audiovisual. Atualmente o audiovisual abarca o teatro, o cinema, o vdeo, a televiso e o rdio. Syd Field define-o como uma histria contada em imagens, dilogos e descrio, dentro do contexto de uma estrutura dramtica. Para outros simplesmente a elaborao do argumento onde os elementos acrescentados so dilogo e descrio do drama e narrao no documental. (...) Para Jean-Claude Carrire cuja posio partilho o roteiro, ou melhor, o roteirista est muito mais perto do diretor, da imagem, do que do escritor. O roteiro princpio de um processo visual, e no o final de um processo literrio. (p. 19-20) Atravs das etapas constitutivas do roteiro, apresentadas por Comparato (2000) tais como idia, conflito, personagens, ao dramtica, etc. foi possvel facilitar a criao dos roteiros de cada grupo de trabalho. Mesmo que essa maneira de fazer (CERTEAU, 1994) no fosse o nico caminho possvel, a maior parte dos grupos seguiu essa forma de organizao. Apenas um grupo optou em comear o processo criativo a partir das imagens e deixar a criao dos dilogos e narrao da histria para o final, iniciativa que incentivei, aps hesitar um pouco, preocupando-me com a dinmica proposta. Percebi que seria importante para o grupo encontrar a sua forma prpria de trabalhar. A turma colaborou, interessando-se pela dinmica sugerida, trocando informaes e tentando seguir em frente com a produo de seus trabalhos. Durante a finalizao dos trabalhos, quando o computador seria, supostamente, um instrumento necessrio na montagem das histrias em quadrinhos, os grupos, reunidos, utilizando materiais simples como lpis, tesouras, colas, canetas hidrogrficas, deram conta de terminar seus trabalhos de forma hbil e objetiva.

63

Figuras 52 e 53 Momento de criao e execuo das histrias em quadrinhos por alunos/alunas com materiais simples como lpis e hidrocores.

A qualidade dos trabalhos foi surpreendente. Os alunos conseguiram extrair um bom resultado, com os poucos materiais e as velhas tecnologias de que dispunham. Considero, to interessante quanto o resultado alcanado, todo o processo de criao e a interao entre os alunos, como tambm a oportunidade que tive de participar, incentivar e observar a produo das histrias em quadrinhos pela turma. Uma das conseqncias dessa experincia pedaggica com quadrinhos foi o interesse da aluna Luciene Marcelino Ernesto, que gostou dos quadrinhos sobre tradies afro-brasileiras, iniciando, a criao de um personagem afrodescendente, que ainda est em fase de elaborao.

64

Um dos grupos de alunas, durante o segundo perodo, criou uma histria em quadrinhos intitulada Nego Lo: em TV Comunitria Plugada, na qual os personagens atuam em uma TV comunitria, mostrando alguns elementos das culturas afro-descendentes, como o samba e o Hip Hop. A inspirao para a criao da histria surgiu da leitura de textos trabalhados em sala e que narraram a experincia da TV Maxambomba de Nova Iguau e do Projeto Puxando Conversa (ALVITO, 2000) e (FIL, 2004).

65

66

67

68

Figuras 54 a 57 Uma das histrias em quadrinhos sobre as culturas afro-descendentes e as tecnologias na Educao, criada pelas alunas em sala de aula.

69

Por que quadrinhos na educao?


Durante o curso de Pedagogia, na Faculdade de Educao da UERJ, quando eu era aluno do prof. Paulo Sgarbi, na disciplina Pesquisa em Educao I, conversei com ele sobre o meu interesse em pesquisar os usos das histrias em quadrinhos na Educao, contando para o professor um pouco da minha trajetria como leitor e, posteriormente, criador de histrias em quadrinhos. Lembro-me tambm de ter falado das minhas experincias com ensino da linguagem de quadrinhos, para crianas e adolescentes, em oficinas de quadrinhos realizadas em escolas e centros culturais. Descobri, nesse contato, que o prof. Paulo Sgarbi pesquisava a linguagem dos cartuns na Educao. Li sua dissertao de mestrado, que ele gentilmente me disponibilizou. Fiquei fascinado com a possibilidade de fazer o trabalho final do curso de Pedagogia, a monografia, sobre as histrias em quadrinhos e ter a orientao de um professor/pesquisador que, tambm, era leitor e interessado naquele tipo de arte. Quando falei para ele sobre a minha pretenso em t-lo como orientador da minha monografia, aps uma de suas aulas, ele foi muito receptivo me respondendo positivamente. O processo para a feitura da monografia foi iniciado a partir das minhas memrias de infncia com as histrias em quadrinhos. Um dos motivos que me levou a pesquisar os quadrinhos na Educao foi o fato de ter aprendido as primeiras letras com o auxlio dos gibis. Desde o jardim da infncia, eu tinha acesso aos gibis. Na escola, as revistas eram guardadas em uma caixa na sala de aula. Na minha casa, lia revistinhas da Turma da Mnica e da Disney, que meus pais compravam nas bancas de jornais. Isso significa que, antes mesmo de ser alfabetizado, eu j era um leitor de imagens (MANGUEL, 2001) dos quadrinhos. Os desenhos coloridos das histrias em quadrinhos sempre foram muito atrativos para mim e eu tentava entender a histria atravs das seqncias de imagens, uma vez que ainda no sabia ler. Fui transferido de escola, pelos meus pais, e sa direto do jardim da infncia para a primeira srie do ento ensino Primrio, em 1978, no passando pela Classe de Alfabetizao (C.A.). A conseqncia disso foi encontrar uma turma j alfabetizada na nova escola e merecer uma ateno especial da professora Mrcia, que muito pacientemente adotou uma cartilha diferente do resto da turma, para me ensinar as primeiras letras. A cartilha era toda ilustrada, contendo, em cada lio, vrios desenhos representativos das letras que eu estava aprendendo. A letra A, por exemplo, tinha em sua pgina um avio colorido, para que se pudesse fazer a associao imediata do som da letra A com a palavra avio, atravs do referido desenho. Foi

70

muito mais fcil aprender a ler dessa forma: texto e desenhos juntos, quase como em uma histria em quadrinhos, linguagem com a qual j estava familiarizado. Os gibis que estavam sempre comigo na minha pasta serviram como estmulo, pois o meu interesse maior era aprender a ler os gibis. medida que eu ia aprendendo a ler, conseguia encontrar nos gibis algumas palavras j conhecidas e tentando decifrar outras. Ao longo do tempo tenho conhecido vrios casos de pessoas que comearam a ler com as histrias em quadrinhos, como conta o cartunista Maurcio de Sousa: Eu deveria ter uns seis anos. Morava em Mogi quando meu pai me apresentou o primeiro O Globo Juvenil. Era uma publicao recheada de histrias em quadrinhos americanas as mais famosas que chegava aos jornaleiros trs vezes por semana. Vinha do Rio de Janeiro e era editada pelo mesmo Roberto Marinho com quem eu conversava, agora, no PROJAC. Na esteira do sucesso de O Globo Juvenil nascia o Gibi, outra publicao trissemanal tambm com timas histrias em quadrinhos. Mas, enquanto se desenvolvia essa disputa entre as duas publicaes do jornalista Roberto Marinho, eu aproveitava para curtir as histrias e, principalmente, aprender a ler. Ainda no estava na escola. Ento, espalhava O Globo Juvenil no cho, escolhia uma histria colorida com desenhos atraentes e iniciava a busca do som das letras e slabas. Lembro-me de como me marcou uma histria do Mandrake, as voltas com amazonas gigantes, que eu teimava em entender. Felizmente, minha me sempre estava ao lado para soprar sons das letras e palavras que eu ia decorando ou reconhecendo nas repeties. (Sousa, 1999, p. 167-168) No texto acima, Maurcio de Sousa descreve, com alguns detalhes, como foi o seu processo de alfabetizao atravs dos quadrinhos, mostrando tambm que o desenho foi o grande atrativo para o posterior entendimento das letras. A minha colega de grupo de pesquisa, Ana Paula Benjamin, escreveu tambm sobre a sua ldica alfabetizao com quadrinhos, em texto divulgado pela Internet para os integrantes

71

do grupo de pesquisa, que narra uma experincia de aprendizado contrastante com o ensino formal, que veio a conhecer depois na escola: Muito curiosa e irrequieta fui alfabetizada em casa pela tia Ozima, que usava histrias em quadrinhos do jornal de domingo ou da Turma da Mnica como material didtico. Naquela mesa azul da cozinha, lendo nos quadrinhos, aprendendo a fazer contas com gros de feijo que catvamos, separando ingredientes para os bolos, comecei a aprender a ensinar. E como foi gostoso aprender assim ... Reconstruindo os fatos, juntando alguns fios da memria (ciente dos tantos outros fios esquecidos, ou mesmo deixados para trs por julg-los sem muita importncia), percebo que aquela forma ldica de aprender fez germinar a poro professora que acredito existe em mim. Mas a veio a escola, e o ldico deu lugar ordem, o prazer muitas vezes virou obrigao. Me senti como Tistu, que sentia sono na escola, apesar de gostar tanto de aprender. O poeta Carlos Drummond de Andrade, admirador do trabalho do desenhista J. Carlos, aprendeu as primeiras letras e apaixonou-se pela literatura e desenho ainda na infncia, influenciado pelas publicaes em quadrinhos e de humor nas revistas Tico-Tico, Careta, entre outras, como escreveu Cotrim (1985): Carlos Drummond de Andrade, nosso poeta maior, tinha trs anos quando apareceu o Tico-Tico, revista pioneira dedicada a infncia, cujo ttulo era acompanhado da epgrafe Jornal das Crianas. E teria sido nas pginas coloridas desse semanrio, cujas historinhas ele teria ouvido embevecido na narrao paciente de algum da famlia, que se iniciaria seu pendor plstico e literrio. (p. 94) Monteiro Lobato tambm acreditava no potencial do desenho como atrativo para a leitura, afinal, foi o primeiro editor brasileiro de livros infantis ilustrados. Em 1938, o escritor e jornalista Monteiro Lobato redigiu, de prprio punho, e encaminhou ao Ministrio da Justia e Negcios Interiores (MJNI) um pedido de registro e autorizao para a edio de uma revista infantil de nome O Stio de Dona Benta. Foi descoberto em 2001, no Arquivo Nacional, o

72

plano de execuo da revista, descrito ao MJNI pelo autor, com todo o processo e documentao do Ministrio. Apesar de cumprir todos os trmites para obter a autorizao para a publicao, Lobato enfrentou problemas de origem burocrtica e poltica, pois fazia crticas a rgos de governo do ento Presidente da Repblica Getlio Vargas (Estado Novo), com a campanha O Petrleo Nosso, o que resultou na sua priso. Mesmo no tendo encontrado, junto a essa documentao, um exemplar da revista (era de praxe ser anexado ao pedido de autorizao de qualquer publicao) e, por isso, no termos exatamente a forma que Lobato pretendia dar a revista, alguns pesquisadores acreditam que ele a produziria em quadrinhos. Jos Roberto Whitaker Penteado, autor do livro Os Filhos de Lobato, aponta para essa possibilidade: Um o fato de eu j vir apontando, desde que eu escrevi o meu livro, da vontade demonstrada por ele de ser o precursor da revista em quadrinhos para crianas no Brasil independentemente de t-las feito ou no. O tipo de narrativa que ele empregava nos leva a crer que esse projeto devia ter esse esprito. (Assis, 2001) O escritor Monteiro Lobato nos deixou, portanto, pistas17 (GINZBURG, 1989) de ter o projeto de publicar histrias em quadrinhos no Brasil. Muitos professores que o consideram o pai da literatura infantil brasileira talvez no imaginassem que, nos planos do tambm editor Monteiro Lobato, havia a pretenso de produzir histrias em quadrinhos. Alguns destes professores, mesmo nos dias atuais, alimentam um grande preconceito contra os quadrinhos, considerando-os arremedo de leitura. H uma preocupao em hierarquizar os gneros de leitura, inferiorizando as histrias em quadrinhos. A prof. Edwiges Zaccur, lanou a proposta didtica de alfabetizar com histrias em quadrinhos, com o projeto Alfabetizao em Quadrinhos. Em uma rpida conversa, no lanamento de seu projeto pedaggico com quadrinhos, ela me falava da sua experincia de tambm aprender a ler com as imagens, no seu caso, as figurinhas Eucalol. Como fruto de sua pesquisa nos usos de imagens na Educao, criou esta publicao em quadrinhos, pretendendo auxiliar na alfabetizao (ZACCUR, 2005).

Citando trs casos sobre a descoberta de pistas em investigaes diferentes, Ginzburg (1989) identifica e explica alguns elementos do paradima indicirio, como sintomas, indcios e sinais (signos pictricos): pistas talvez infinitesimais permitem captar uma realidade mais profunda, de outra forma inatingvel. Pistas: mais precisamente sintomas (no caso de Freud), indcios (no caso de Sherlock Holmes), signos pictricos(no caso de Morelli) (p.150).

17

73

Figura 58 Pgina de quadrinhos do projeto pedaggico Alfabetizao em Quadrinhos (ZACCUR, 2005)

Meu aprendizado de desenho se deu atravs da observao dos quadrinhos. Vendo os personagens das histrias em quadrinhos, conseguia copi-los, no incio, com alguma dificuldade, mas, depois, com maior desenvoltura. Anos mais tarde, j cursando a 6 srie ginasial, quando era um mau aluno em Histria, despertei o interesse por essa disciplina, lendo as histrias em quadrinhos do Asterix, que narram as aventuras dos gauleses em antigas civilizaes sob o domnio do Imprio Romano. Portanto, aprender com os quadrinhos para mim muito familiar, o que me leva a crer que esse recurso, quando utilizado em sala de aula, por professores e alunos, pode ser muito promissor. Percebo que nem todos os professores compartilham dessa admirao pela arte/ leitura dos quadrinhos, considerando-os sub-literatura. Ainda existe um forte preconceito contra essa forma de expresso. Mesmo assim, embasado na minha prpria experincia como realizador de oficinas de quadrinhos para crianas, jovens e adultos, em escolas, centros culturais, ininterruptamente, desde 1993 at os dias atuais, e considerando relatos de outros artistas ou professores que usam quadrinhos em suas aulas, suponho que os gibis possam ser um eficiente veculo de comunicao para vrios fins pedaggicos como o ensino das culturas afro-descendentes na Escola. Uma experincia que foi marcante para mim aconteceu no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno/ Sala Raul Seixas, no Campo de So Bento, em Niteri, atravs da FUNIARTE Fundao Niteroiense de Arte, em 1995. Fui convidado a desenhar com crianas de idade em torno de seis anos, em uma oficina organizada pela artista plstica Ktia de Marco, 74

responsvel pela programao cultural da Sala Raul Seixas. At ento, minha prtica em oficinas de desenho, s tinha ocorrido com crianas maiores, adolescentes e adultos. Fiquei um pouco inseguro, pois no sabia como as crianas me receberiam e se teriam pacincia de fazer as atividades propostas. Mesmo assim, decidi enfrentar o desafio e levei para a atividade muitos gibis da minha coleo, lpis de cor, muito papel, canetas do tipo hidrocor e disposio para desenhar bastante. No grupo havia aproximadamente 20 crianas. Aps todos se organizarem em suas mesas, comecei a desenhar, junto com eles, os personagens das revistas em quadrinhos e, tambm, mostrando a eles como poderiam desenhar seus prprios personagens. Tudo transcorreu bem durante o trabalho, parecendo que as crianas gostaram da atividade, mas percebi que eu precisava de mais embasamento, conhecer mais sobre didtica, sobre a forma de aprender das crianas. Foi a primeira vez que pensei em estudar Pedagogia. Os quadrinhos e as crianas me mostraram esse caminho. Trs anos mais tarde (1998), fiz o vestibular para a Faculdade de Educao da UERJ, com o objetivo de construir o conhecimento na rea de Pedagogia e associ-lo ao meu trabalho artstico. Quando o prof. Paulo Sgarbi soube dessa histria, criou o ttulo da minha monografia: Os quadrinhos me levaram Pedagogia, mas a Pedagogia no me afastou dos quadrinhos.

Aprendendo a ler/sentir imagens


Foi um grande aprendizado, durante esta pesquisa, ler o texto de Foucault (1984) sobre o quadro Las Meninas, de Velzquez, e perceber que a imagem, que eu j conhecia e admirava, inspirou no autor uma reflexo profunda, tornando, para ele, possvel a leitura de subjetividades da imagem. Com seu acervo pessoal, Foucault enriquece a minha compreenso da obra do mestre Velzquez, mostrando uma infinidade de detalhes e significaes implcitas na imagem. Aps identificar os personagens contidos na cena pintada, Foucault (1984) prope que, ao observarmos a pintura, estaramos sendo observados pelos personagens retratados, no momento em que nos colocamos diante do quadro, permanecendo na direo do olhar do pintor e da Infanta Margarida. Conclui, depois, que as duas pessoas que esto refletidas no espelho, representado ao fundo da pintura, que estariam na mesma posio dos observadores, externos ao quadro, so o rei Filipe IV e sua esposa Mariana.

75

Figura 59 - Velzquez, D. Las Meninas. 1656. leo sobre tela, 318 cm x 276 cm. Museu do Prado, Madri.

Foucault (1984) estimula a minha imaginao, convidando-me a entrar no quadro, criando a sensao espacial de poder ver outros ngulos da pintura, acrescentando uma outra dimenso imagem, como se fosse possvel interagir com as figuras retratadas, percebendo um pouco mais daquele momento congelado na tela. Em outras oportunidades, mesmo sem o precioso auxlio de Foucault (1984), ao longo do tempo, tive o prazer de observar imagens/janelas abertas por vrios artistas. A minha leitura dessas imagens, bem como o sentimento delas, passam por minha histria de vida, minha rede de conhecimentos, transformando a minha maneira de ver o mundo na medida em que as vejo e estudo. A arte seqencial (EISNER, 1989) est inserida neste meu processo de aprendizado, seja nas histrias em quadrinhos, seja em outras obras imagticas. Dentre muitas destas obras, dediquei especial ateno aos afrescos da Capela Sistina, criados e pintados por Michelangelo Buonarroti, que pude observar atravs de reprodues fotogrficas. Por ter o olhar de quem desenha, emocionante, para mim, apreciar a beleza dos afrescos, executados em condies adversas no teto da Capela.

76

Li, h pouco tempo, a pesquisa que partiu da interessante experincia de um mdico brasileiro (BARRETO & OLIVEIRA, 2004) que, ao visitar a Capela Sistina, aps ter concludo, poucos dias antes da visita, um extenso estgio na rea de anatomia, conseguiu ver, nos afrescos de Michelangelo, a representao subliminar de peas anatmicas, fato que me mostrou uma outra leitura possvel das imagens, completamente diferente da minha. Investigando com mais tempo, utilizando reprodues fotogrficas, o autor identificou uma srie de imagens com inseres de partes do corpo humano ocultas na obra de Michelangelo. Sabendo que o artista era considerado um exmio anatomista, por ter construdo esse conhecimento com a prtica da dissecao de cadveres, proibida pela Igreja Catlica, o autor concluiu que o artista teria, atravs do que identifico como uma ttica de praticante (CERTEAU, 1994), deixado para a posteridade uma grande aula de anatomia humana, pintada nos afrescos da Capela Sistina, tendo a prpria Igreja Catlica encomendado e conservado essas imagens durante sculos, sem saber da inteno do artista ao cri-la.

Figuras 60 a 62 BARRETO, Gilson & OLIVEIRA, Marcelo G. de. A arte secreta de Michelangelo uma lio de anatomia na Capela Sistina. So Paulo: Arx, 2004.

77

Essa ttica (CERTEAU, 1994) que teria sido usada por Michelangelo demonstra uma outra dimenso do conhecimento do artista, na construo de imagens e dos usos delas para ensinar. Gombrich (1993) conta um episdio vivido por outro pintor italiano acerca da criao de imagens. O caso aconteceu com Caravaggio, que recebeu a encomenda de pintar um quadro de So Mateus, para ser colocado no altar de uma igreja em Roma. A pintura deveria representar o santo escrevendo o evangelho sob inspirao divina. O artista buscou como soluo, para a construo da imagem, a presena de um anjo ajudando So Mateus a escrever, segurando em sua mo, pois o hbito da escrita no seria, segundo esta representao criada pelo artista, uma prtica cotidiana de um campons. A imagem mostra So Mateus como um homem do povo, de ps descalos e sujos. A expresso do rosto de So Mateus, com a testa franzida e olhos atentos ao texto, aparenta uma grande dificuldade para escrever. Aps terminar o quadro, Caravaggio teve a sua obra recusada, pois, na leitura da imagem, feita pelas pessoas que a encomendaram, o resultado seria desrespeitoso com a imagem de So Mateus, levando-o a realizar uma segunda verso do quadro. A outra pintura mostra uma representao tambm interessante, porm com menos fora e originalidade.

Figuras 63 e 64 GOMBRICH, E.H. A histria da arte. 15 ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1993. 78

Muitas vezes, os artistas tm a sua criatividade podada por pessoas que fazem leituras diferentes das suas, durante o processo de criao das imagens. Manguel (2001) chega a questionar: mas qualquer imagem pode ser lida? (p.21). A polissemia das imagens um obstculo para seus criadores, como tambm para quem as tenta decifr-las. O autor fala dessas dificuldades na leitura de imagens ao escrever que Quando tentamos ler uma pintura, ela pode nos parecer perdida em um abismo de incompreenso ou, se preferirmos, em um vasto abismo que uma terra de ningum, feitos de interpretaes mltiplas. (p. 29) A criao de uma imagem envolve alguns conhecimentos, prticas e circunstncias que, nem sempre, conseguimos entender a partir de algumas tentativas de leituras de imagens.

Criando imagens
Quando comecei a participar do grupo de pesquisa Redes de saberes em Educao e Comunicao: questo de cidadania, coordenado pela professora Nilda Alves na UERJ, os pesquisadores do grupo estavam iniciando a leitura dos livros de Michel Foucault. A primeira obra que seria analisada nos encontros seguintes seria Vigiar e Punir. Interessei-me pelo livro desde o primeiro momento que estive com ele nas mos, no grupo de pesquisa. Fiquei impressionado com algumas imagens do miolo da publicao, que mostram o interior de um presdio com arquitetura planejada, na forma do Panptico de Bentham. A prof. Nilda Alves falou da importncia daquela leitura para a pesquisa e que cada pesquisador poderia escrever suas impresses sobre aquele texto de Foucault. O livro traz, entre outras coisas, a anlise de Foucault a respeito das relaes de controle e poder, no interior de instituies como presdios, reformatrios, escolas e quartis. Gostei da idia de estudar um pouco mais sobre algumas questes apresentadas no livro, como, por exemplo, a disciplina existente em algumas escolas, qual nunca me adaptei bem, merecendo, ironicamente, por parte de meu pai, o apelido de Contestador. Logo que foi possvel, comprei o livro de Foucault, aps um exaustivo dia de trabalho, e o levei para casa, noite, a fim de apreciar a leitura antes de dormir. Ao iniciar a leitura, eu j deveria estar preparado para um texto nada suave, em funo de seu tema. Na capa do livro estava estampado em uma tarja preta: Histria da Violncia nas Prises. O fato

79

que, ao ler o primeiro pargrafo do livro, eu estava deitado e a minha reao foi fech-lo. Passei a noite tendo um pesadelo. No incio da primeira parte Suplcio, no captulo intitulado O Corpo dos Condenados, possvel ler a descrio detalhada de uma execuo pblica de um suposto criminoso, aps sua tortura, culminando em um esquartejamento: [Damiens fora condenado, a 2 de maro de 1757], a pedir perdo publicamente diante da porta principal da igreja de Paris [aonde devia ser] levado e acompanhado em uma carroa, nu, de camisola, carregando uma tocha de cera acesa de duas libras; [em seguida], na dita carroa, na praa de Grve, e sobre um patbulo que a ser erguido, atenazado nos mamilos, braos coxas e barriga das pernas, sua mo direita segurando a faca com que cometeu o dito parricdio, queimada com fogo de enxofre, e as partes que ser atenazado se aplicaro chumbo derretido, leo fervente, piche em fogo, cera e enxofre derretidos conjuntamente, e a seguir seu corpo ser puxado e desmembrado por quatro cavalos e seus membros e corpo consumidos ao fogo, reduzidos a cinzas, e suas cinzas lanadas ao vento. (Foucault, 2002, p. 9) O que mais me causou impacto foi saber que aquela situao era verdica e no apenas um texto de fico. Era assim que acontecia nas punies dos criminosos, um espetculo mrbido em local pblico, oficialmente promovido pelo soberano, servindo como demonstrao de poder. Alguns dias depois decidi retornar leitura, para avanar na pesquisa e, como aquelas imagens descritas no incio do livro no me saiam da cabea, comecei a desenh-las, intencionando realizar uma forma de catarse e, tambm, trazer vista de todos que estavam participando do grupo de pesquisa a forma como eu visualizava as imagens citadas por Foucault. O resultado deste trabalho foi a criao de seis imagens, acompanhadas por fragmentos do texto correspondentes s aes desenhadas, em forma de arte seqencial, recurso tpico da linguagem das histrias em quadrinhos. No caso das ilustraes que fiz, sobre um trecho de Vigiar e Punir, grande parte da elaborao dos desenhos foi realizada a partir das palavras. Os detalhes, como as ferramentas de tortura, foram desenhados segundo as descries, feitas no texto, sobre a ambientao, a vestimenta do condenado e a faca, arma do crime que Damiens obrigatoriamente segurava em sua mo direita, para simbolizar para o pblico que aquele torturado era um assassino. Quanto

80

arquitetura, lancei mo de imagens como referncia de igrejas da Frana e escolhi, entre elas, a fachada da Catedral de Notre Dame. O patbulo foi desenhado a partir de poucas imagens conseguidas na Internet e tambm da minha memria de alguns filmes que mostram cenas de execuo, como em Corao Valente18 (Braveheart, EUA, 1995). Os cavalos foram baseados em imagens de desenhos renascentistas, especialmente os estudos da anatomia de cavalo desenhados por Leonardo da Vinci. Bakhtin e Volochnov (1986) escreveram sobre o que chamaram de cadeia de criatividade. Acredito que esse conceito possa ajudar a entender essa construo de imagens, a partir de referncias escritas ou imagticas: A prpria conscincia s pode surgir e se afirmar como realidade mediante a encarnao material em signos. Afinal compreender um signo consiste em aproximar o signo apreendido de outros signos j conhecidos; em outros termos, a compreenso uma resposta a um signo por meio de signos. E essa cadeia de criatividade e de compreenso ideolgicas, deslocando-se de signo em signo para um novo signo, nica e contnua: de um elo de natureza semitica (e, portanto de natureza material) passamos sem interrupo para um outro elo de natureza estritamente idntica, em nenhum ponto a cadeia se quebra, em nenhum ponto ela penetra a existncia anterior, de natureza no material e no corporificada em signos. (Bakhtin e Volochnov, 1986, p. 3334) Todo o trabalho foi realizado no meu estdio. Pude contar com a colaborao da minha esposa a designer Alessandra Nogueira, que fez a programao visual (apresentao) e a colorizao no computador, aproveitando a minha idia inicial de utilizar um fundo monocromtico para dar destaque ao Damiens, que o nico elemento da cena totalmente em cores, o que no uma idia nova, pois muitos artistas utilizam esse recurso para evidenciar algum detalhe em suas composies visuais. Um exemplo bastante conhecido do uso desse recurso est no filme A Lista de Schindler19 (The Schindlers List, EUA, 1993), onde o espectador induzido a acompanhar toda a trajetria de uma criana judia nos campos de
BRAVEHEART. Direo: Mel Gibson. Produo: Bruce Dave, Mel Gibson e Alan Ladd Junior. Roteiro: Randall Wallace. Intrpretes: Mel Gibson; Sophie Marceau; Patrick McGoohan; Catherine McCormack; Angus MacFadyen; Brendan Gleeson; David O'Hara; Ian Bannen.. Msica: James Horner. Estdio: 20th Century Fox / Paramount Pictures / Icon Entertainment International, 1995. 1 filme (177 min.), son., color., 35mm 19 THE SCHINDLERS LIST. Direo: Steven Spielberg. Produo: Branko Lustig, Gerald R. Molen e Steven Spielberg. Roteiro: Steven Zaillian, baseado em livro de Thomas Keneally. Intrpretes: Liam Neeson; Ben Kingsley; Ralph Fiennes; Caroline Goodall; Jonathan Sagall; Embeth Davidtz; Malgoscha Gebel; Shmulik Levy; Mark Ivanir; Batrice Macola; Andrzej Seweryn. Universal Pictures / Amblin Entertainment, 1993. 1 fime (195 min.), son., color, 35 mm.
18

81

concentrao, desde quando conduzida para l at o momento em que seu corpo inerte lanado sobre uma pilha de cadveres. S possvel distinguir a criana na multido porque seu casaco vermelho o nico elemento colorido do filme em preto e branco. Tambm me ocupei com a escolha dos ngulos e enquadramentos de cada cena, anatomia, indumentrias e depois com o cuidado na arte-final (correo e finalizao do trao em tinta preta). Tudo isso para construir apenas seis ilustraes. Durante todo esse processo, ao surgirem dvidas quanto soluo grfica mais prxima da narrativa do livro, eu retornava ao texto e, como a minha leitura de Vigiar e Punir continuava avanando, definia como deveria desenhar cada cena.

82

83

84

85

86

87

Figuras 65 a 70 Ilustraes criadas a partir de trecho do livro de Foucault (1987) para grupo de pesquisa Redes de saberes em Educao e Comunicao: questo de cidadania (PROPEd/UERJ).

88

Essa experincia demonstra um pouco do processo criativo na produo de imagens inspiradas pelas palavras, mas no posso afirmar que a imagem tenha que estar sempre atrelada ou subordinada linguagem escrita. No prprio caso acima, nas ilustraes que fiz, em alguns momentos, precisei partir de outra imagem de referncia e no de um texto, o que muito comum. Tive a oportunidade de realizar o processo inverso (produzir textos a partir de imagens), pela primeira vez, na segunda srie do ensino fundamental (1979). Naquela poca, minha professora, Snia, exibiu para a turma uma ilustrao colorida, presa a um cavalete, onde se podia visualizar uma paisagem muito bem desenhada, contendo uma floresta com alguns animais silvestres. A tarefa proposta pela professora foi uma redao sobre aquela imagem. Nos dias que se seguiram, recebi, como dever de casa, algumas folhas mimeografadas, sempre trazendo um desenho, sobre o qual deveria ser escrita uma redao. Os usos das imagens, na escola em que estudei, eram sempre associados a exerccios voltados para o desenvolvimento da escrita e no do desenho. A partir da 5 srie, a aula de Educao Artstica abordava conhecimentos de Geometria, no havia espao para o desenho artstico, o que para mim era frustrante. Meu local para desenhar, nesse perodo, era em casa, com meus blocos, lpis de cor e giz de cera, que ganhava dos meus pais. Existe uma grande curiosidade em torno do processo de criao de imagens. Muitas vezes, perguntam-me qual a forma adequada para criar desenhos, mas no existe uma frmula. Cada desenho tem motivao e histria diferentes e, por isso, gosto de observar como cada artista cria suas imagens. Quando desenho, geralmente, antes de partir para o papel, gosto de elaborar mentalmente como quero o resultado. Fao um desenho muito prximo do definitivo, mas no acho isso uma vantagem, pois gostaria de ter a pacincia e o tempo para esboar mais, antes de chegar ao resultado final, e conter minha ansiedade de querer ver o trabalho resolvido. Gosto de ver o desenho pronto e sou capaz de ficar horas observando-o, tentando entender porque um resultado ficou interessante, ou no, e porque, s vezes, um defeito torna-se um bom efeito. Atualmente, tenho conseguido elaborar um pouco mais os meus desenhos e tenho percebido uma transformao no processo de criao. Os melhores desenhos surgem quando estou descontrado, sem a presso dos prazos de entrega apertados, mas nem sempre isso possvel. Ao longo dos anos, venho me dedicando criao e ao ensino de desenho. Tenho observado, de perto, a atratividade exercida pelos desenhos, sobre muitas crianas e jovens. No incio da dcada de 90, costumava participar de um evento que acontecia na rua da Carioca, em

89

comemorao do aniversrio dessa tradicional rua do centro do Rio de Janeiro, onde eram organizadas vrias atividades artsticas e culturais promovidas pela SARCA (Sociedade de Amigos da Rua da Carioca e Adjacncias). Uma dessas atividades era o concurso de pintura sobre o Rio Antigo. Dirigiam-se para l, no domingo, pela manh, cerca de cem pintores, profissionais ou amadores, que recebiam a tarefa de pintar uma ou mais imagens que representassem o Rio Antigo poderia ser uma igreja, um prdio histrico, um monumento ou algum detalhe da arquitetura local. Em uma das edies do referido evento, escolhi como tema os Arcos da Lapa, com a paisagem do bairro de Santa Teresa ao fundo. Por volta das oito horas da manh, encontrei um ponto, para montar meu cavalete, no meio da Lapa, e comecei a desenvolver a pintura. Iniciei o esboo, na tela, e percebi que, debaixo de cada arco do aqueduto, havia crianas dormindo, enroladas em cobertores. Um dos meninos do grupo veio em minha direo, pedindo dinheiro para tomar caf. Dei o dinheiro e continuei a pintar o quadro. No demorou muito, o menino retornou. Comendo um pedao de po, sentou-se ao lado do cavalete. Ainda mastigando, perguntou sobre o que eu estava pintando. Expliquei-lhe que era para o concurso da rua da Carioca e que estava comeando a pintar os Arcos da Lapa. O menino, ento, pela primeira vez, sorriu. Perguntou se eu poderia ensin-lo a pintar. Como tinha levado material de sobra tintas, pincis, papis e algumas telas pequenas, mostrei como ele poderia fazer um desenho e pint-lo. Ele ficou ali, ao meu lado, divertindo-se com as tintas e as misturas de cores, enquanto eu continuava trabalhando na minha pintura. Gradativamente, os outros meninos foram se aproximando e sentando-se, em forma de semicrculo, em torno do meu cavalete. Ficaram observando, atentamente, a imagem ir surgindo, na minha tela., e comearam a sugerir cores para a pintura. O trabalho ficou pronto bem prximo da hora limite da entrega. Seria feita uma avaliao popular, que apontaria os premiados do concurso, s 15:00h. Os dez meninos me acompanharam at o Bar Lus, na Rua da Carioca, para o encerramento da atividade. Quando cheguei ao bar, os outros pintores j estavam reunidos, com seus trabalhos. Posicionei minha tela junto s outras pinturas. A votao comeou e os meninos da Lapa votaram no meu trabalho. Terminado o concurso, a organizao do evento liberou o bar para a comemorao, distribuindo refrigerantes e lanches para a meninada e a premiao dos artistas. Esse interesse dos meninos me mostrou que vivel desenvolver arte com crianas que vivem nas ruas das cidades. Situaes como essa me motivaram a orientar meu trabalho artstico para a Educao e para a criao de oficinas de desenho, pois, naquela ocasio, sem

90

inteno, planejamento ou recursos, fora do espao da escola, acabei atraindo a ateno dos meninos para a pintura, pelo simples fato de estar ali pintando. Conto essas histrias pensando, mais uma vez, na arte do desenho e seus usos da rea de Educao. Para compreender os processos de tessitura de conhecimentos, nos cotidianos das escolas, bem como aqueles da formao cotidiana do professor/professora, preciso contlos. Isto significa que necessrio ouvir o que seus sujeitos tm a dizer sobre as tantas e to diferentes histrias vividas das artes de fazer (CERTEAU,1994). possvel que professores e alunos construam suas prprias imagens (como feito em muitas escolas), para se expressar, facilitar o aprendizado ou, simplesmente, descobrir o fazer/prazer artstico, o gosto pela arte, tendo, nesse meio de comunicao, mais uma possibilidade de interagir com o mundo. Diante de possibilidades pedaggicas, a partir das imagens, sinto-me estimulado a continuar pesquisando as histrias em quadrinhos, com suas mltiplas imagens em seqncia e seus usos dentro e fora da escola. Quando se faz uma histria em quadrinhos, muito do que desenhado ou escrito nas pginas, pelo artista, tem a funo de facilitar, para o leitor, o entendimento da narrativa, sem se perder a preocupao com a esttica e as caractersticas dos personagens da histria. Para que no ocorra nenhum rudo de comunicao, foram desenvolvidos alguns elementos, compondo toda uma linguagem, especfica dos quadrinhos. Alguns desses elementos so os bales, os prprios quadrinhos, que, tecnicamente, so chamados de requadros, os planos, tambm comuns linguagem do cinema (close, primeiro plano, segundo plano, etc.), a calha, que o espaamento entre dois quadrinhos, os desenhos, os textos, a seqncia de imagens, que determinam a ao, as onomatopias, os personagens, que, com suas expresses faciais e movimentos exagerados, demonstram a relao dos quadrinhos com o gestual do teatro. Os primeiros quadrinhos no utilizavam bales. Os textos soltos acompanhavam os desenhos, no alto ou na base de cada quadrinho. Nas tiras de quadrinhos do personagem de humor Yellow Kid, considerado, pelos norte-americanos, como a primeira histria em quadrinhos do mundo, o texto aparecia escrito no camisolo do personagem. Nos quadrinhos atuais, vrios tipos de bales so utilizados, em situaes diferentes. O mais comum o balo empregado para a fala dos personagens. O balo em forma de fumaa usado para os pensamentos dos personagens. Outras derivaes desses bales mais comuns foram criados por artistas dos quadrinhos, para expressar dilogos, gritos ou sussurros.

91

Os requadros, alm de ajudarem na organizao da histria, assumem outras funes nos quadrinhos, dependendo da maneira como forem desenhados. A princpio, o requadro a linha que demarca o permetro de cada quadro da histria. Quando alguma parte da narrativa se passa em um tempo diferente do presente, o requadro desenhado em forma de nuvem. Essa representao tambm muito usada em cenas que ocorrem a partir do imaginrio de algum personagem da histria. A diagramao da pgina de quadrinhos tambm influi no ritmo da histria, seja pelo tamanho de cada requadro ou pela disposio deles na seqncia narrativa. Eisner (1989) usa o termo timing para designar o conjunto de tcnicas, utilizadas pelos quadrinistas, para conseguir reforar subliminarmente a idia de passagem do tempo, atravs da organizao de requadros, somados s imagens desenhadas. As onomatopias, inseridas na esttica dos quadrinhos, permitem que os artistas exercitem formas diferentes de desenhar letras. Com muita plasticidade, transmite-se, graficamente, a sensao dos sons da histria em quadrinhos. Os planos so escolhidos pelo quadrinista, previamente, ao estruturar as imagens em um layout e, posteriormente, so desenhados conforme a significao que o artista queira dar a cada quadro, sem perder a noo da totalidade da narrativa, da mesma forma que um diretor de TV ou cinema, que usa a cmera em ngulos e enquadramentos diferentes, para criar as cenas filmadas. A criao grfica de um personagem comea em esboos e, depois, quando o desenho est bem definido, so desenvolvidos os movimentos corporais e faciais. Durante a criao das histrias, o desenhista vai adaptando o seu trao ao personagem e descobrindo novos movimentos possveis, encontrando a simplificao necessria para garantir uma boa repetibilidade20 grfica do personagem, nas diversas imagens seqenciais que sero desenhadas. Segundo o cartunista norte-americano Eisner (1989): A compreenso de uma imagem requer uma comunidade de experincia. Portanto, para que sua mensagem seja compreendida, o artista seqencial dever ter uma compreenso da experincia de vida do leitor. preciso que se desenvolva uma interao, porque o artista est evocando imagens armazenadas nas mentes de ambas as partes. (p. 13)
20

Repetibilidade o termo empregado por criadores de histrias em quadrinhos e desenho animado para a capacidade de desenhar personagens, em cenas e movimentos diferentes, sem perder as caractersticas formais bsicas de cada um deles.

92

O autor fala da importncia de o artista conhecer o imaginrio do pblico leitor, para o qual se est produzindo a histria em quadrinhos, com a finalidade de se realizar a comunicao. Isso me leva a fazer a associao com a prtica de Paulo Freire, de somente iniciar a alfabetizao aps saber as palavras mais importantes e usadas pelos alunos, trabalhando com palavras geradoras, dentro do universo desses alunos e seu contexto social. Da, o artista no deveria perder o contato direto com as pessoas, isolando-se para produzir suas obras. Conhecendo bem seu pblico, seus anseios e desejos, ele tem mais elementos para desenvolver sua arte. Eisner (1989) aponta para essa questo, quando diz que: O sucesso ou o fracasso desse mtodo de comunicao depende da facilidade com que o leitor reconhece o significado e o impacto emocional da imagem. Portanto, a competncia da representao e a universalidade da forma escolhida so cruciais. O estilo e a adequao da tcnica so acessrios da imagem e do que ela est tentando dizer. (p.14) Na verdade, at um pedagogo se surpreenderia com a diversidade de disciplinas envolvidas na realizao de uma histria em quadrinhos mdia. (p.144)

Alguns usos pedaggicos dos quadrinhos


Pensando nos usos dos gibis, na Educao, seria desejvel que professores e alunos que no so leitores habituais de quadrinhos, para melhor trabalharem com essa mdia seja produzindo ou simplesmente lendo as histrias em quadrinhos , criassem uma certa familiarizao com essa linguagem, mesmo que ela no seja hermtica. Nela, geralmente, esto inseridos smbolos e recursos narrativos prprios. Alguns autores chegam a propor uma indispensvel alfabetizao (RAMA & VERGUEIRO, 2004, p. 31) para a linguagem dos quadrinhos, visando um melhor desempenho de professores e alunos, ao utilizarem os gibis em aulas. Porm, algumas experincias realizadas por mim e outras relatadas por outros artistas e professores, sobre os usos dos quadrinhos para ensinar, mesmo fora da escola formal, fazemme questionar a necessidade de uma iniciao no mundo dos quadrinhos. Uma dessas experincias ouvi do meu amigo cartunista Orgenes da Costa Jnior, que, ao passar por uma cidade do interior do Brasil, conheceu um grupo de trabalhadores rurais, em uma manifestao

93

por melhorias de condies de trabalho. Segundo Orgenes, a maioria do grupo era constituda de analfabetos. A partir do movimento dos referidos trabalhadores e, com o apoio do sindicato de trabalhadores rurais da regio, Orgenes criou alguns cartuns e histrias em quadrinhos sem texto, s com seqncia de imagens sobre a situao precria de trabalho daquelas pessoas. Improvisou uma exposio/denncia, atraindo a ateno do pblico e da imprensa local para a questo, criando mais uma oportunidade de reflexo e debate sobre os problemas que aqueles trabalhadores estavam enfrentando. Essa experincia gerou uma transformao tambm no trabalho deste artista, que passou a desenhar cartuns sempre sem textos. As narrativas de alguns professores/professoras, sobre os usos dos quadrinhos na Educao, tm sido esclarecedoras, quanto s diversas formas de trabalhar com essa linguagem, inventadas por professores e alunos, dentro e fora da escola. A prof. Rosangela de Castro Abreu, por exemplo, escreveu um texto para mim, o qual reproduzo a seguir, contando uma experincia sua, do tempo em que era professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: Uma experincia com quadrinhos na escola Trabalhei como professora de lngua estrangeira, na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro de 1973 a 1977. Ensinei Ingls para jovens, dentro da proposta curricular em vigor nessa poca, desde o primeiro ano da implantao das 5 a 8 sries nas escolas do primeiro grau. Havia uma orientao pedaggica no sentido de se buscar um planejamento integrado com os professores de outras disciplinas da escola. Minha escola, a Repblica de El Salvador, que fica no bairro da Piedade, tinha um grupo que se dava muito bem e se empenhava para fazer do trabalho uma coisa interessante. Um dos momentos que j vai longe, mas do qual me lembro bem, foi quando eu e a professora de Artes Plsticas, a prof Suly, planejamos envolver os alunos na elaborao de histrias em quadrinhos, em ingls. Dividimos o planejamento da seguinte maneira: ela ensinava aos alunos a tcnica de quadrinhos e os alunos os produziam em sala, incluindo o desenho, a pintura, a escolha de personagens, a utilizao dos bales para as falas, a diviso da histria em quadros e cenas; eu trabalhava com os alunos a elaborao das

94

histrias, a escolha das falas, exercitava os dilogos em ingls e fazia o registro escrito, tambm em sala, do material que era trabalhado. Levamos um bom tempo nessa preparao. Programamos uma exposio para o final, para cada um conhecer a produo das turmas, alm de mostrar aos outros alunos e professores da escola as possibilidades que havamos explorado. Utilizamos para isso os murais que acompanhavam os lances das escadas entre os trs pavimentos da escola eram muitos e ficavam numa altura que favorecia a leitura, no campo de viso dos jovens. Alm disso, naquele tipo de construo, as escadas eram bem largas. Uma surpresa: os alunos comearam a parar para ler, quando desciam para o recreio, a merenda, nos horrios de entrada ou sada, apesar dos apelos nervosos dos professores, coordenadores e inspetores. Foi o maior engarrafamento que j se viu na escola! E a sada foi organizar horrios de visita programada nas escadas... para que todos pudessem satisfazer a curiosidade sobre as historinhas, alm de ler e curtir os deliciosos personagens e enredos criados pelos alunos. Sucesso total! Outra iniciativa pedaggica que mostra algumas pistas (GINZBURG, 1989), sobre os usos dos quadrinhos em sala de aula, foi implementada pelo prof. Francisco Caruso, da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), fsico de partculas e pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Fsicas, que iniciou, em novembro de 2001, um projeto de ensino de Fsica, por meio dos quadrinhos. O professor criou uma oficina com, aproximadamente, quarenta alunos do ensino fundamental e mdio, indicados por escolas pblicas e particulares. O pr-requisito para o aluno ser integrante da oficina seria apenas ter alguma habilidade para desenhar e interesse em participar. O processo utilizado pelo prof. Caruso, para ensinar Fsica e outras disciplinas aos alunos participantes da oficina, que recebeu o nome de Educ, foi simples: bastaria que o aluno desenhasse uma tira de quadrinhos, geralmente de humor, sobre temas ensinados previamente. O professor falou da receptividade e motivao de seus alunos em relao s aulas com quadrinhos:

95

Ele no faz por fazer ou simplesmente decora algo. Acredito que esse tipo de trabalho deve se tornar parte integrante do ensino no Brasil, porque contribui para uma alfabetizao cientfica e um tipo de raciocnio mais abstrato, fsico e lgico. A Luisa Daol, minha primeira aluna da oficina, em uma determinada ocasio, cedeu uma entrevista para a TV Futura e contou que estava tendo um melhor rendimento em matemtica. Isso me foi uma surpresa, j que fazamos tirinhas de fsica. Depois entendi que havia mudado a sua maneira de estudar no somente fsica, mas todas as outras matrias. (FSICA para o ensino fundamental: projeto revolucionrio na educao tenta estimular o hbito de estudar, 2002) Caruso explica, em seu depoimento, que o uso dos quadrinhos pelos seus alunos culmina em uma nova maneira de estudar vrias disciplinas. A produo dos quadrinhos, por parte dos alunos, implica, durante a sua elaborao, no entendimento e anlise do contedo ensinado (RAMA & VERGUEIRO, 2004), que ser organizado em forma de roteiros das tirinhas de quadrinhos e, posteriormente, desenhado. Atualmente, tm sido cada vez mais comuns os usos dos quadrinhos na Educao, como indicam os autores Rama e Vergueiro (2004): Felizmente, as ltimas dcadas do sculo passado presenciaram cada vez mais, a utilizao de histrias em quadrinhos pelos professores das diversas disciplinas, que nelas buscaram no apenas elementos para tornar suas aulas mais agradveis, mas, tambm, contedos que pudessem utilizar para transmisso e discusso de temas especficos nas salas de aula. (p. 20-21) O professor optou por trabalhar com tiras de quadrinhos, desenvolvidas individualmente pelos alunos. Na minha experincia, com os alunos do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educao da UERJ, na disciplina Tecnologias e Educao, citada anteriormente neste trabalho, preferi trabalhar com histrias um pouco maiores, de duas ou trs pginas, em grupos de trabalho, compostos por cinco alunos cada. Formamos, assim, pequenas equipes, onde todos tiveram a oportunidade de conhecer e executar as etapas de produo de uma histria em quadrinhos. O processo de criao iniciava em uma discusso sobre o assunto a ser transformado em quadrinhos, da mesma forma que algumas equipes de estdios de arte trabalham.

96

Utilizei tambm, em outra ocasio, a linguagem dos quadrinhos, para estimular a leitura. Participei, com meus colegas de turma e do GEP Grupo de Estudos em Pedagogia/ UERJ, do Projeto de alfabetizao de jovens e adultos da Vila Olmpica do Sampaio, durante o primeiro semestre de 2001. Os colegas da graduao, tambm integrantes do GEP, Winston Sacramento e Denise Rezende, planejaram esta atividade, junto comigo, e foram os maiores incentivadores. Tive dvidas quanto aceitao dos alunos da Vila Olmpica do Sampaio, no uso da linguagem dos quadrinhos em aula. A turma de jovens e adultos era heterognea, supostamente, podendo dificultar o desenvolvimento do trabalho. Outra suposio minha foi imaginar que, por no serem leitores habituais de quadrinhos, talvez os alunos no tivessem identificao com aquela prtica. Hoje, entendo que essa maneira de pensar foi equivocada e me faz lembrar uma experincia narrada por Ostrower (1991), sobre quando foi convidada por um industrial para ensinar arte para os operrios de sua fbrica: Por interessante que achasse a proposta de lecionar aos operrios, hesitei longo tempo em aceitar o convite. Pensando sobre as possveis maneiras de abordar o assunto arte, veio-me toda a sorte de escrpulos e dvidas, chegando a questionar at mesmo o sentido de um curso destes. Como colocar-me diante dos operrios a discursar sobre valores espirituais, quando sabia perfeitamente que, para a maioria, a grande exaustiva tarefa continuava a ser a sobrevivncia material? No seria descaso da minha parte ignorar ou fingir ignorar isto? Diante de problemas de tamanha urgncia, a prpria sensibilidade pode parecer um aspecto irrelevante da vida. (p. 20) As histrias em quadrinhos me serviram bastante em sala de aula, mas tenho conscincia de que essa linguagem apenas um recurso, entre outros tantos, e no representa, para mim, uma frmula milagrosa para ensinar. Na rea de Educao, por mais que tenhamos algum conhecimento ou intuio, que nos faa acreditar que um recurso seja ideal para determinado fim, as incertezas, muitas vezes, so as motivadoras da escolha de um caminho, fazendo-nos andar alertas, rumo ao desconhecido, descobrindo novas possibilidades pedaggicas, superando os prprios preconceitos. No dia programado para a atividade, chegamos sala de aula e montamos um cavalete, com vrias folhas grandes em branco afixadas nele. Posicionamos o cavalete de maneira que todos pudessem v-lo. Da em diante, comeamos, junto com os alunos, a elaborar uma histria e o personagem principal. Aps termos os personagens criados pelos alunos, iniciamos a histria sempre contando com a interao deles, que aceitaram a proposta 97

de trabalho, participando com entusiasmo. Os prprios alunos davam rumo histria, que eu, simultaneamente, ia desenhando nos papis do cavalete, criando uma seqncia de imagens, que ajudava a dar sentido narrativa. Dispusemos os desenhos em seqncia, de forma semelhante a uma histria em quadrinhos, e pedimos aos alunos que tentassem escrever o que lembravam da histria (alguns alunos j escreviam). Tendo o material escrito, os alunos liam em sala e ns, ento, discutamos os textos e fazamos correes, quando necessrio.

Os caminhos metodolgicos: fabricaes cotidianas, leitura de imagens e paradigma indicirio


Pretendi embasar a pesquisa, teoricamente, em autores do cotidiano, como Michel de Certeau, que trata da produo dos consumidores, suas prticas cotidianas tambm ao observarem imagens. O autor menciona as imagens da TV e as legendas da mdia impressa como exemplo, interessado pelos usos que os consumidores fazem dessas imagens e o que fabricam durante o tempo que as observam. Certeau (1994) trata dessa questo quando diz que: Muitos trabalhos, geralmente notveis, dedicam-se a estudar seja as representaes seja os comportamentos de uma sociedade. Graas aos conhecimentos desses objetos sociais, parece possvel e necessrio balizar o uso que deles fazem os grupos ou indivduos. Por exemplo, a anlise das imagens difundidas pela televiso (representaes) e dos tempos passados diante do aparelho (comportamento) deve ser completada pelo estudo daquilo que o consumidor cultural fabrica durante essas horas e com essas imagens. O mesmo se diz respeito ao uso do espao urbano, dos produtos comprados no supermercado ou dos relatos e legendas que o jornal distribui. A fabricao que se quer detectar uma produo, uma potica21 mas escondida, porque ela se dissemina nas regies definidas e ocupadas pelos sistemas da produo (televisiva, urbanstica, comercial, etc.) e porque a extenso sempre mais totalitria desses sistemas no deixa aos

consumidores um lugar onde possam marcar o que fazem com os produtos. A uma produo racionalizada, expansionista alm de centralizada,
21

Do grego poein: criar, inventar, gerar. (Nota do autor)

98

barulhenta e espetacular, corresponde outra produo, qualificada de consumo: esta astuciosa, dispersa, mas ao mesmo tempo ela se insinua) ubiquamente, silenciosa e quase invisvel, pois se faz notar com produtos prprios mas nas maneiras de empregar os produtos impostos por uma ordem econmica dominante. (p. 39) Ao pensar nesse assunto, direciono minha ateno aos usos dados por consumidores/praticantes (CERTEAU, 1994) para as imagens e textos dos quadrinhos, principalmente, dos quadrinhos de afro-descendentes que pesquisei. A fabricao (CERTEAU, 1994), a partir das imagens dos quadrinhos, sobre as culturas afro-descendentes, realizada em oficinas de quadrinhos, faz parte da investigao que fiz, tentando perceber at que ponto essa produo pode ser transformadora da extrema situao de desigualdade social e excluso, ocasionada tambm pelo racismo no Brasil, pois, segundo Santos (1999): No caso do racismo, o princpio de excluso assentada na hierarquia das raas e a integrao desigual ocorre, primeiro, atravs da explorao colonial, e depois atravs da imigrao. (p. 3) As prticas sociais, as ideologias e as atitudes combinam a desigualdade e a excluso, a pertena subordinada e a rejeio e o interdito. Um sistema de desigualdade pode estar no limite, acoplado a um sistema de excluso. (p. 4) Outra questo importante, citada por Certeau (1994), anteriormente estudada por Foucault (1987), e que foi considerada no aporte terico desta pesquisa, so os dispositivos de vigilncia, os mecanismos de controle como o panoptismo, que, provavelmente, foram utilizados na perpetuao do racismo, na sociedade e nas escolas. A no incluso de assuntos voltados para as culturas afro-descendentes nos currculos, durante anos, em grande parte das escolas brasileiras, e a no publicao de quadrinhos afro-descendentes, pelas grandes editoras, talvez caracterizem formas de controle na difuso dessas narrativas. A investigao das estratgias e tticas (CERTEAU,1994) utilizadas, cotidianamente, por produtores e consumidores de quadrinhos, sobre as culturas afro-descendentes, foi til para a pesquisa, procurando compreender o que Certeau (1994) indica: Se verdade que por toda a parte se estende e se precisa a rede da vigilncia, mais urgente ainda descobrir como que uma sociedade inteira no se reduz a ela: que procedimentos populares (tambm

99

minsculos e cotidianos) jogam com os mecanismos da disciplina e no se conformam com ela a no ser para alter-los; enfim, que maneiras de fazer formam a contrapartida, do lado dos consumidores (ou dominados?), dos processos mudos que organizam a ordenao scio-poltica. (p. 41) Considerando que as histrias em quadrinhos so compostas por imagens em seqncia, muitas vezes, desacompanhadas de textos, a partir de Manguel (2001), tenho buscado compreender o processo de leitura de imagens que, segundo este autor, constituem narrativas: quando lemos imagens de qualquer tipo, sejam pintadas, esculpidas, fotografadas, edificadas ou encenadas atribumos a elas o carter temporal da narrativa. Ampliamos o que limitado por uma moldura para um antes e um depois e, por meio da arte de narrar histrias (sejam de amor ou de dio), conferimos imagem imutvel uma vida infinita e inesgotvel.(p. 27) Dessa maneira, autores que trabalham com imagens nos trazem conhecimentos importantes em suas obras, teis para o embasamento terico desta pesquisa. Gombrich (1993) um deles, pois, mostra o uso das imagens em cada poca, desde os povos pr-histricos, narrando detalhes sobre a criao de muitas obras de arte, o contexto em que foram realizadas, explicando que a arte est inserida em nosso cotidiano, sem o afastamento que, muitas vezes, acreditamos existir. Nada existe realmente a que se possa dar o nome de arte. Existem somente artistas. Outrora eram homens que apanhavam um monte de terra colorida e com ela modelavam toscamente as formas de um biso na parede de uma caverna; hoje, alguns compram suas tintas e desenham os cartazes para os tapumes; eles faziam e fazem muitas outras coisas. No prejudica a ningum dar o nome de arte a todas essas atividades, desde que se conserve em mente que tal palavra pode significar coisas muito diversas, em tempos e lugares diferentes, e que Arte com A maisculo no existe. Na verdade, Arte com A maisculo passou a ser algo como um bicho-papo, como um fetiche. Podemos esmagar um artista dizendo-lhe que o que ele acaba de fazer pode ser excelente ao seu modo, s que no Arte. (p. 4)

100

Durante a pesquisa, conheci o paradigma indicirio (GINZBURG, 1989), e me inspirei nele, para realizar a investigao de experincias com quadrinhos, que pudesse trazer pistas (GINZBURG, 1989) sobre as possibilidades de usos dessa forma de comunicao, como recurso pedaggico voltado para a difuso das culturas afro-descendentes, dentro e fora de salas de aula. Encontrei indcios (GINZBURG, 1989) de preconceito contra afro-descendentes, em algumas histrias em quadrinhos, e sinais (GINZBURG, 1989) de poucas criaes em quadrinhos, favorveis ou sobre as culturas afro-brasileiras. Seguir pistas, para encontrar publicaes em quadrinhos fora de circulao, durante anos, partindo apenas de uma imagem registrada na memria, como foi o caso do gibi do Memm Pinguin, ou procurar o autor das revistas da Luana, por meio de endereos antigos de sua editora de quadrinhos, com ligaes telefnicas para editoras em So Paulo, e conseguir essas informaes, s depois de alguns meses, foi uma parte rdua do trabalho, que me fez lembrar a referncia que o autor faz a Sherlock Holmes em seu texto. Tudo isso, acompanhado de momentos de angstia, enquanto me encontrava na pesquisa em alguns becos, que imaginava sem sada. Situaes menos complicadas, na investigao, e uma seqncia de coincidncias deram a mim a impresso de que fui encontrado por outros gibis, que precisava para a pesquisa. Esse foi o caso dos gibis de compositores de samba, publicados pela extinta COINTER/UERJ, que se localizava poucos andares abaixo da Faculdade de Educao. Os referidos gibis foram quadrinizados por dois colegas cartunistas que conheo h muitos anos, Adail e Ykenga. Adail me passou o endereo para correspondncia do prof. Nei Lopes, a quem enviei uma pequena carta, com o meu e-mail. Ele me respondeu pela internet e, em uma troca de e-mails, com o professor e compositor Nei Lopes, personagem principal de uma das revistas, fiquei sabendo de informaes sobre as publicaes. Bastava, ento, ir at a COINTER buscar, pelo menos, uma cpia dos gibis. No dia que planejei pegar os gibis, dirigime at o balco de informaes da UERJ, para perguntar onde se localizava a COINTER. O coordenador da COINTER, Joo Costa Batista, estava passando, exatamente naquele momento, ao lado do balco e ele prprio me conduziu at a sua sala, doando um exemplar de cada revista. A sensao que eu tenho, aps essa seqncia de fatos, a de que, se eu no fosse atrs das revistas, de uma forma ou de outra, aquelas publicaes chegariam a mim. Alm das etapas anteriores, para desenvolver esse trabalho, segui alguns caminhos para acumular, metodologicamente, o corpus da pesquisa: Relacionei, em um dilogo, por internet, com Aroldo Macedo, autor de Luana. 101

Desenvolvi em oficinas de histrias em quadrinhos, estimulando alunos nos mesmos aspectos relacionados s culturas afro-descendentes.

Relacionando esse material a acumular com leituras feitas, entendo poder indicar alguns aspectos curriculares e pedaggicos que ajudem professores e professoras a inventar caminhos possveis para discusses na escola, sobre os usos dos quadrinhos para a difuso dessas culturas.

A revista Luana e sua turma


A pequena coleo de revistas em quadrinhos Luana e sua turma chegou at a publicao nmero seis. As capas de cada revista mostram, em destaque, a personagem Luana. A capa do gibi n. 1 traz outros elementos em sua composio: os personagens de sua turma em ao, representantes de vrias etnias, circundando a protagonista afro-descendente, que est em primeiro plano, imersa em luz, de braos abertos, em um gesto simptico, que sugere estar apresentando a si, os seus amigos e a prpria revista, concomitantemente. Luana a herona das histrias em quadrinhos de aventura da revista, como afirma, no editorial Papo Livre, desse primeiro nmero, o autor Aroldo Macedo: Este um momento muito especial, pois ganhamos uma nova amiguinha, nasceu Luana e sua turma! De Cafind para o mundo! Que felicidade para todos ns brasileiros! Como estava fazendo falta s nossas crianas uma herona brasileira de verdade. Uma afro-brasileira sem medos, rancores com o esprito desarmado e pronta para distribuir amor e amizade. (MACEDO, 2000, v. 1) Ainda nesse editorial, o autor define as caractersticas bsicas da personagem Luana e das suas histrias em quadrinhos: Claro que, antenada com o mundo, vai usar toda a sua tcnica de capoeirista para combater o terrvel vilo Fumaa Mortal, para que ele no faa nada de mal com as pessoas e com a natureza. Luana tem 8 anos, corpo gil, olhar vivo e sorriso envolvente que cativa a todos. Com seu berimbau mgico e sempre cercada de sua turminha, ela vai

102

nos conduzir a incrveis e deliciosas aventuras. A partir de agora, voc ter, todos os meses, muita alegria e diverso com Luana e sua turma. (MACEDO, 2000, n. 1) A esttica do desenho da personagem afro-descendente Luana atrativa para crianas, com formas arredondadas em seu corpo, tendo a proporo aproximada de duas cabeas e meia de altura, muito comum em personagens de quadrinhos infantis, como os da Turma da Mnica, do cartunista Maurcio de Sousa. Os cabelos da Luana so tranados em um penteado afro, cuidadosamente enfeitados, com continhas coloridas nas cores verde, amarelo e vermelho. Os grandes olhos de Luana so bastante expressivos, lembram a tcnica de Walt Disney, para desenhar os olhos de seus personagens de animao, que tambm influenciou os criadores japoneses de personagens de quadrinhos (mangs) e desenhos animados (animes), como o pai dos mangs e animes modernos Osamo Tesuka, que declarou ter se inspirado nos olhos do personagem Bambi, de Disney, para desenhar os olhos de seus personagens mais conhecidos, como Astroboy, A Princesa e o Cavaleiro e Kimba, o leo branco (BAN, 2004, p. 113-117). Hoje, so os atuais artistas japoneses que esto influenciando muitos desenhistas no mundo inteiro, com os olhos expressivos dos mangs e animes e a prpria Disney vem se adaptando, nos ltimos anos, s transformaes na anatomia de personagens mais novos, como a bruxinha Witch, que parecida com personagens japoneses, desde os olhos s propores alongadas de seu corpo. Isso me parece uma ocorrncia da circularidade da cultura (GINZBURG, 1987) no universo dos quadrinhos e dos desenhos animados. A proximidade do desenho da personagem Luana dos atuais desenhos japoneses, os mangs e animes, pode facilitar a identificao com o grande nmero de crianas que consomem esse estilo, amplamente divulgado pela mdia. A prof. Nilda Alves, quando comeou a minha orientao, nesta pesquisa, assim que observou o desenho de Luana, na capa de sua revista, identificou a semelhana com os olhos de personagens de mang. Em um dos encontros do grupo de pesquisa, quando apresentei a personagem Luana e outros quadrinhos de artistas afro-descendentes e suas culturas, o prof. Paulo Sgarbi comentou que os trabalhos apresentados, mesmo que tratassem das culturas afro-descendentes, para ele, ainda pareciam essencialmente desenhos brancos, por utilizarem a estrutura e a linguagem de desenhos muito prximos dos quadrinhos europeus e norte-americanos. Sugeriu, nesse momento, que eu observasse os quadrinhos africanos. Levando em conta essa pista (GINZBURG, 1987) encontrada pelo prof. Sgarbi, fui procurar os quadrinhos africanos. Lembrei do meu ex-aluno de desenho, Gaspar, um angolano

103

que, alguns anos atrs, mostrou-me uma histria em quadrinhos de seu pas, impresso nas capas de cadernos, narrando o perigo de pisar em minas terrestres, esquecidas em parte daquele territrio. A temtica daquela histria em quadrinhos me chamou a ateno, por tratar de um assunto to trgico. Porm, entendi que, ali, os quadrinhos estavam sendo utilizados em uma campanha educativa de preveno a acidentes com minas, comuns naquele pas. Apesar de no ter conseguido recuperar aquela histria em quadrinhos com Gaspar, que no tinha mais o seu caderno, lembro-me das imagens da histria, tambm desenhadas de forma tradicional, ainda respeitando os cnones dos anatomistas e artistas europeus. Encontrei um artigo, publicado na Internet, da autora Luyten (2004), que fala de sua pesquisa, ainda em processo, sobre os quadrinhos africanos, e observa que falar sobre HQs da frica como um todo, seria um sacrilgio, pela enormidade de sua extenso geogrfica e as culturas multifacetadas que abrigam (p. 1), levando-me a crer que uma investigao sobre os quadrinhos africanos exigiria ainda muitos anos de pesquisa. Muitas das consideraes da autora foram esclarecedoras para mim, em relao aos quadrinhos africanos e as dificuldades encontradas pelos artistas daquele continente, para desenvolverem e publicarem suas obras. O interesse atual de editores, artistas e leitores europeus, pelas histrias em quadrinhos africanas, est permitindo a publicao destas obras e a realizao de festivais de histrias em quadrinhos africanas na Europa. A autora tambm apresenta em seu artigo algumas imagens de quadrinhos africanos e, em boa parte delas, possvel identificar a influncia do desenho europeu, concluindo que esse fenmeno ocorra, por conseqncia da colonizao de alguns pases africanos pela Inglaterra e Frana. Luyten (2004), aponta para as dificuldades no recomeo da produo de quadrinhos africanos: Aps a conquista da independncia de muitos pases africanos do jugo colonialista, o que restou foi uma imensa dificuldade de reconstruo, recomeo e escolha de seu prprio caminho. Isto porque o contato com o colonizador deixou marcas profundas para readquirir a auto-estima de um lado, e a batalha constante de enfrentar a fome e dissidncias tribais, de outro. (p. 8) Mesmo enfrentando alguns obstculos em seu recomeo, os quadrinhos esto assumindo um importante papel, em muitos pases africanos, em campanhas e projetos pedaggicos, como explica Luyten (2004):

104

O que tem caracterizado os quadrinhos africanos, acima de tudo, seu uso para campanhas em diversos setores da sociedade. Por meio de co-produes, a grande meta sua utilizao pedaggica. No mais incorrendo nos erros do passado, quando essas campanhas eram feitas a partir dos pases do Primeiro Mundo para os africanos. Hoje isto realizado em projetos em que se preparam os desenhistas africanos por meio de workshops e treinamentos para a transmisso da mensagem, levando-se em conta seus costumes e o pblico alvo. (...) Muitas Organizaes No Governamentais (ONGs) tm se envolvido nisto, pois encontram nas Histrias em Quadrinhos um poderoso meio de comunicao, capaz de atingir um grande nmero de pessoas a custos reduzidos. Nestas campanhas, a AIDS a prioridade mxima, seguida da conscientizao poltica, reabilitao dos mutilados de guerra e a aquisio de auto-estima. (p. 3) Voltando para as caractersticas da personagem afro-brasileira Luana, no seu rosto esto representados os traos fenotpicos, que, mesmo estilizados, so desenhados harmonicamente, sem as deformaes excessivas existentes no personagem Memm Pinguin. A roupa de capoeirista de Luana e seu berimbau mgico so elementos que enriquecem a personagem, fazendo referncia s culturas afro-brasileiras, alm de associar a idia de agilidade e destreza na arte da capoeira. Alguns aspectos que acredito diferenciar Luana de um esteretipo racista, como o j citado Jim Crow, somados ao cuidado grfico, na criao da personagem, a valorizao das culturas afro-descendentes em suas histrias e da prpria personalidade de Luana, construda com objetivo diverso dos esteretipos preconceituosos. Quanto ao gibi de Luana, como citei anteriormente, subdividido em, pelo menos, duas histrias em quadrinhos principais e mais algumas sees como o Clubinho da Luana, que a seo de cartas do gibi, onde encontramos opinies, fotos e desenhos das crianas leitoras. Outras sees da revista so o editorial Papo Livre, Passatempos, pginas com campanhas educativas ou publicitrias e a seo de tiras, com histrias curtas, intitulada Luana e seu berimbau mgico.

105

Figuras 71 a 76 Tiras em quadrinhos da Luana. MACEDO, Aroldo. Luana e sua turma. So Paulo: Toque de Mydas, n.1, p. 21-22, jun. 2000.

106

As duas histrias em quadrinhos principais de cada gibi de Luana tratam de temticas diferentes. A primeira sempre uma aventura ecolgica, na qual Luana e seus amigos lutam contra o vilo Fumaa Mortal, que pretende poluir o planeta Terra, ajudado pelos seus cmplices Bigode, Pescoo e Magrela. A outra parte da revista a seo fixa, intitulada Causos da Vov Josefa, com histrias em quadrinhos que narram as tradies africanas. As narrativas em quadrinhos iniciam com a vov Josefa explicando onde se passa o causo que ir contar, identificando tambm o povo, como os Zulus, Wambebza, entre outros. No primeiro gibi da coleo, o Causo da Vov Josefa oriundo do Congo. No quadrinho inicial da histria intitulada O causo dos ovos que ningum queria, o rei do Congo est desenhado na primeira cena, junto de seu povo em um bosque. As imagens so muito bem desenhadas, demonstrando um cuidado com a ambientao e as caractersticas visuais dos personagens, como o detalhamento das vestes, acessrios e adornos desenhados e coloridos. A fauna e a flora so representadas de forma estilizada.

107

Figuras 77 a 82 MACEDO, Aroldo. Luana e sua turma. So Paulo: Toque de Mydas, n.1, p. 15-18, jun. 2000.

108

Os Causos da Vov Josefa terminam, na maior parte das vezes, com a imagem de Luana atenta, ao lado de sua av, que conta as histrias que preservam tradies e valores que vieram com os povos africanos para o Brasil. A seo Clubinho da Luana contm algumas cartas, com fotos, de crianas, pais e professores/professoras, que se identificaram com os personagens e histrias da revista, trazendo pistas (GINZBURG, 1989) quanto boa aceitao dos leitores, em relao ao gibi, no s por parte dos afro-descendentes. Em algumas dessas cartas, os leitores escrevem sobre a importncia, para eles, da existncia de personagens e histrias sobre os afro-descendentes e suas culturas: Parabns ao Aroldo Macedo por mais essa iniciativa! Precisamos dar referenciais s nossas crianas. Eu quando criana, s tive uma boneca negra, mas ela tinha olhos azuis. Com o surgimento da Luana, as crianas negras tero uma tima referncia. Viviane Brignes A criao de Luana vai ser uma revoluo! Foi uma idia genial. Eu sendo me de dois garotos de 08 a 11 anos percebo que meus filhos tem srios problemas em assumir a negritude. Cristina Sou professora de uma escola pblica, e fiquei impressionada com a receptividade de LUANA E SUA TURMA entre as crianas de todas as etnias da escola. Parabns! Maria de Carmo, BeloHorizonte Achei timo a criao de uma personagem afro-brasileira, pois acredito que as crianas negras precisam de algum para poder se identificar, e as crianas brancas aprendero a viver sem preconceitos. Caio T.C. Mendes, 17 anos, Campinas SP Levei para a minha sala de aula o gibi da Luana. Todos a acharam linda. Eu fiquei muito feliz porque me pareo com ela. Camila Lemos, 7 anos, Rio de janeiro RJ Fiquei muito feliz no meu aniversrio, pois ganhei de presente uma camiseta da Luana. Fico contente que as pessoas achem que eu me pareo com ela, talvez seja por causa das nossas trancinhas! Luana Sparrano, Florianpolis, SC

109

Percebendo que o gibi de Luana pode ser bastante til para professores/professoras, que, atualmente, buscam textos e materiais para auxiliar nas escolas, como determina a Lei n. 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelecendo as diretrizes e bases da educao nacional, para incluir no currculo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro-Brasileira, procurei saber do prprio autor alguns detalhes sobre a sua criao e as formas de acesso dos estudantes sua obra. Seguem as perguntas que fiz para Aroldo Macedo, juntamente com as respostas: 1) Quando e por que voc percebeu a necessidade de criar a personagem de quadrinhos afrodescendente Luana? Se for possvel, escreva um pouco sobre a sua motivao em criar Luana e suas histrias em quadrinhos. O Projeto Luana foi criado em 2000, a partir de uma histria que me contaram. Uma criana negra entrou em depresso porque queria ter o cabelo louro como o da Xuxa. A me, sem saber como resolver o problema, comprou uma peruca loura para a filha... Fiquei abalado com aquilo e comecei a observar que quase todas as apresentadoras de programas infantis so louras, o que causa um enorme fosso de identificao, no s para as crianas negras quanto para as morenas. Da, foi um pulo para o primeiro livro Luana a menina que viu o Brasil nenm, para as revistas em quadrinhos Luana e sua turma e para o ltimo livro, recm lanado, Luana e as sementes de Zumbi. 2) A sua opo pela criao de Luana, a personagem protagonista das suas histrias, ser do sexo feminino teve algum objetivo especfico? De certa forma, sim, porque as mulheres so mais sensveis e tambm porque a mulher negra est na base da pirmide social. Assim, uma protagonista negra pode colaborar para uma elevao da auto-estima. 3) Na sua infncia, como leitor de quadrinhos, havia algum personagem de sua preferncia? Algum deles tratava de questes relativas s culturas afro-descendentes? Heri que tratava de questes raciais?(risos)... A Luana a primeira herona negra do Brasil, com pai, me, irmo e av. Nem mesmo nos Estados Unidos tem uma herona assim. Eu morei l e posso atestar. Meus personagens de infncia eram Luluzinha e Bolinha, Capito Marvel, Mandrake e Fantasma. 4) Nas revistas Luana e sua turma, a primeira histria, geralmente, uma aventura contra o personagem Fumaa Mortal. Depois, em outra parte da revista, os Causos da Vov Josefa 110

so histrias sobre as tradies africanas. Por que voc optou por essa estrutura nas publicaes das revistas? A primeira histria basicamente de aventura e os Causos da Vov Josefa so contos de situaes e conflitos que as crianas vivem no cotidiano e que a Vov Josefa tenta esclarecer, mas se remetendo s fbulas africanas. So histrias ilustradas em formato de livro. Com esse formato, conseguimos trazer os pais mais prximos dos filhos, pois, se eles ainda no so alfabetizados, por exemplo, geralmente, pedem que os pais contem as histrias da Vov Josefa para eles. H mais aproximao, exatamente na questo racial ou prxima dela. muito importante ressaltar que as revistas da Luana no so somente para as crianas negras, at porque necessrio que as crianas de outras etnias entendam tambm esse outro universo. 5) No espao Clubinho da Luana, vrias crianas enviam fotos e cartas relatando que se identificam com a personagem Luana e seus quadrinhos. Voc criou tambm, na turminha da Luana, personagens de vrias etnias. A receptividade com as histrias da Luana e sua turma maior entre crianas afro-descendentes ou isso independe da etnia? Independe, mas a identificao das crianas negras muito forte. Tivemos um caso interessante em Tocantins (quando dvamos uma palestra sobre o projeto). Uma criana tipicamente da regio, com cabelos lisos e tipo caboclo, depois que conheceu a Luana, dizia para todos que ela agora queria ser como a Luana... Queria inclusive ser chamada de Luana. Claro que isso no causou nenhum problema na menina, pois foi s naqueles dias que estvamos ali, mas, mesmo assim, interessante para ilustrar que a criana em si no tem nenhum preconceito. Todo o preconceito gerado na sociedade ou na prpria famlia. 6) Consegui comprar a coleo de revistas da Luana, em contato com voc, atravs da Internet. Quais as possibilidades e dificuldades na distribuio das revistas da Luana para as bancas de jornais do Brasil? No incio do projeto, colocamos em bancas, mas, atualmente, vendemos atravs de alguns representantes em So Paulo, Braslia e Salvador. Chegamos concluso de que o projeto Luana uma importante ferramenta na rea de Educao. Ento, hoje em dia, contatamos e desenvolvemos todo o projeto junto s Secretarias de Educao.

111

7) Voc acredita que exista algum tipo de barreira ou preconceito, no mercado editorial brasileiro, contra as histrias em quadrinhos de artistas afro-descendentes e suas culturas, dificultando o acesso do pblico a essas obras? Qual a sua opinio sobre o assunto? No, no existem barreiras para as histrias em quadrinhos. O que ocorre na, maioria das vezes, so os equvocos dos prprios artistas/criadores negros. Geralmente, mesmo alguns chargistas colocam os negros em situao de eternos sofredores de humilhaes. Brancos discriminando negros, eternamente. Acredito que o caminho no seja esse... Acho que a grande aceitao da Luana se deve ao fato de ela ser apenas uma menina, linda, capoeirista e que tem um berimbau mgico (que a parte ldica) e que, por acaso, negra... Ela no fala, em nenhum momento, "Ai, coitadinha de mim, sou negra e discriminada... ou "Olha s, sou negra e sou o mximo!. Isso seria redundante e fora da nossa proposta.

Algumas consideraes sobre os quadrinhos afro-descendentes dentro e fora da Escola


Os quadrinhos do Memm Pingun me despertaram para a necessidade de uma reflexo sobre as narrativas das histrias em quadrinhos, tecidas em seus textos e imagens, investigando, principalmente, no caso deste trabalho, a presena da ideologia racista nesse gibi. Reconhecendo, aps leituras feitas sobre o assunto, que, em meus prprios desenhos, encontrei, reproduzidos por mim, esteretipos da ideologia racista, aprendi que as imagens, quando mal utilizadas, podem reforar a discriminao. Somente durante a realizao desta pesquisa, quando intensifiquei as minhas leituras sobre o racismo na mdia, foi possvel perceber que a ideologia racista circula na nossa sociedade subliminarmente e que, se no estivermos atentos, acabamos reproduzindo o preconceito racial. Tentando responder a questo por mim formulada Quais os usos que podem ser dados aos quadrinhos, nas escolas, para incentivar a reflexo e a construo de conhecimento sobre as culturas afro-descendentes? , mesmo sem ter a pretenso e a possibilidade de encontrar todas as respostas para ela, consegui identificar algumas formas de usos dos quadrinhos, atravs das minhas prprias experincias e de outros professores ou artistas,

112

citadas neste trabalho. Alm das narrativas de professores, sobre os seus usos das histrias em quadrinhos em sala de aula, encontrei sugestes de pesquisadores, sobre os quadrinhos na Educao, como as de Luyten (1987), que lista uma srie de atividades, para realizao de aulas, como tema de discusses, na linguagem escrita e oral, no ensino de Histria e de outras reas do conhecimento. Em outro texto, a autora aponta para a necessidade de uma leitura crtica dos quadrinhos, escrevendo sobre o potencial desse meio de comunicao para ensinar, dizendo que Ao contrrio do que muitos pedagogos apregoam, os quadrinhos exercitam a criatividade e a imaginao da criana quando bem utilizados. Podem servir de reforo leitura e constituem uma linguagem altamente dinmica. uma forma de arte adequada nossa era: fluida embora intensa e transitria, a fim de dar espao permanente as formas de renovao. O que se pode discutir e que o propsito destas anlises, o contedo das HQ, muitas vezes inadequado nossa realidade. A influncia (positiva ou negativa) deste poderoso meio de comunicao, que atinge principalmente o pblico infanto-juvenil, um assunto muito srio, tendo em vista os altos ndices de consumo. (LUYTEN, 1985, p. 8) As histrias em quadrinhos ainda so consideradas, por alguns autores, um meio de comunicao para as massas e esse pode ser um argumento das editoras para no produzirem quadrinhos com personagens afro-descendentes e suas culturas: As histrias em quadrinhos surgiram e se desenvolveram dentro do ambiente mais amplo da indstria de comunicao para as massas. Enquanto meio de comunicao, elas seguem a tendncia geral da indstria cultural, de pasteurizar contedos, esconder individualidades locais e regionais, buscando atingir o mximo de pessoas possvel. Isto acontece com todos os meios de comunicao de massa. Em tese, pelo menos, quanto mais universais forem as problemticas tratadas nesses meios, maiores as chances de seus produtos atingirem um amplo espectro da populao. Assim, natural que esses veculos evitem temas polmicos ou enfocar de maneira muito particularizada realidades que s dizem respeito a grupos sociais muito especficos e que, por esse motivo, s teriam compreenso e veiculao em seu interior. (VERGUEIRO, 1998, p. 1)

113

Mesmo assim, Vergueiro (1998) entende que existem meios de trabalhar com quadrinhos, a princpio, de forma alternativa, abordando temas mais especficos, como tambm em outras mdias: Esse papel reservado para os chamados "meios de comunicao alternativos", tais como jornais de bairro, televises comunitrias, estaes de rdio de grupos minoritrios, histrias em quadrinhos underground, etc. (VERGUEIRO, 1998, p. 1) Em artigo, sobre a crise no mercado editorial brasileiro de revistas em quadrinhos, tomei conhecimento que a nova poltica editorial das editoras tem sido trabalhar com pequenas tiragens de gibis, estudando a melhor forma de lanar novos ttulos. Portanto, a necessidade da pasteurizao de contedos, em funo das grandes tiragens, no deveria ser ainda uma justificativa para inviabilizar a publicao de revistas em quadrinhos, para um pblico especfico, como alguns editores classificam o pblico afro-descendente, que constitui cerca de 45% da populao brasileira, segundo o Censo do IBGE. Nesse artigo DAssuno (2006) chega a afirmar que Os quadrinhos no so mais um produto de massa. Embora o nmero de lanamentos tenha at se multiplicado, as tiragens na casa dos seis dgitos so coisa do passado. (...) o canal de distribuio outro: livrarias e lojas especializadas em gibis. Elas no so muitas mas garantem a sobrevivncia dos quadrinhos. Editoras como a Devir, Conrad e Opera Graphica, descobriram esse filo e lanam um produto atrs do outro. As tiragens so ridculas mas os editores se do por satisfeitos. (p. 6) A lei vigente estabelece o ensino das culturas afro-descendentes para todos os estudantes, independentemente de suas etnias. Os quadrinhos produzidos sobre essas culturas teriam um grupo bastante amplo de leitores, tornando necessria a impresso de grandes tiragens para distribuio nas escolas, disponibilizando o material para professores / professoras usarem como referncia em suas aulas. No caso do gibi Luana e sua turma, na seo Clubinho da Luana, alm das cartas de leitores, foi publicada uma foto de um grupo de educadoras da Creche da Liberdade, que fez, a partir de uma das histrias em quadrinhos da Luana, uma pea de teatro para seus alunos. Essa fabricao, como disse Certeau (1994), com

114

as histrias em quadrinhos, pelas educadoras, um exemplo das mltiplas iniciativas de consumidores/praticantes (CERTEAU, 1994), que transformam as aulas em ocasies propcias para aprender com ludicidade sobre as culturas afro-descendentes. O autor da revista em quadrinhos Luana, Aroldo Macedo, que agora contribui com a rea de Educao, dentro e fora das escolas, com as suas narrativas quadrinizadas e ensinando aspectos das culturas afro-descendentes para estudantes, afirma que costumava ler, na sua infncia, histrias em quadrinhos do Fantasma e do Mandrake, justamente, as histrias em quadrinhos que citei, anteriormente, como exemplos de gibis que continham ideologia racista. Pensando mais uma vez na idia de circularidade da cultura (GINZBURG, 1987), mesmo tendo o autor lido nos quadrinhos, em sua infncia, idias racistas difundidas na cultura hegemnica, na vida adulta, criou uma personagem que pode ser um importante instrumento na luta contra o preconceito racial, o que talvez possa ser considerado como uma forma de resistncia. Quando falo em luta contra o racismo, penso em iniciativas como a de Macedo, que usou sua criatividade, resultando nas histrias em quadrinhos da Luana, para crianas de todas as etnias. Imagino poder considerar sua obra como parte de uma nova ideologia pensada por Theodoro (1996): Se faz mister usar uma nova ideologia que promova a libertao das pessoas e que permita ao livro e mdia evidenciar valores pluriculturais que coexistam, juntando as diversidades sem atritos e sem dios, num aprendizado que produza o viver com harmonia. A esta maneira de ver a realidade chamei ideologia do ax. Pela ideologia do ax fora de vida somos diversos, mas somos iguais e necessrios. Assim diversos devemos continuar, fazendo da diversidade o caminho que garanta a vida e paz. (p. 19) Outro fator importante, que vejo na criao da personagem Luana, foi a opo do autor em escolher, para ser a protagonista, uma personagem feminina, demonstrando a sua preocupao com as dificuldades vividas pelas mulheres afro-descendentes na sociedade. O autor pensa nos seus quadrinhos como um instrumento para ajudar na transformao dessa dura realidade, pois, segundo o prprio autor, a mulher negra est na base da pirmide social e, dessa forma, conclui que uma protagonista negra pode colaborar para uma elevao da auto-estima. A autora Theodoro (1996) escreveu sobre estas questes, relacionadas s mulheres afro-descendentes, mostrando que, socialmente, so duplamente discriminadas, por

115

causa das ideologias racista e sexista, sendo alvos, inclusive, de violncias fsicas, em muitos casos, seguidas de morte. Quanto questo do silenciamento das culturas afro-descendentes e,

conseqentemente, dos quadrinhos, hiptese que levantei neste trabalho, o autor Aroldo Macedo parece discordar: no existem barreiras para as histrias em quadrinhos. O que ocorre na maioria das vezes so os equvocos dos prprios artistas/criadores negros. Geralmente, mesmo alguns chargistas, colocam os negros em situao de eternos sofredores de humilhaes. Brancos discriminando negros,

eternamente. O prprio autor identifica, em outra parte da entrevista, que no existia, na sua infncia, quadrinhos que tratassem das culturas afro-descendentes: Heri que tratava de questes raciais?(risos)... A Luana a primeira herona negra do Brasil, com pai, me, irmo e av. Nem mesmo nos Estados Unidos tm uma herona assim. Eu morei l, e posso atestar. Portanto, Aroldo Macedo parece reconhecer que a criao de uma personagem afrodescendente feminina surgiu tardiamente na histria dos quadrinhos. S foi possvel a publicao de Luana e sua turma pela fabricao (CERTEAU, 1994) dele prprio, que tambm autor afro-descendente. Sem o apoio de uma grande estrutura de mdia, no conseguiu manter os quadrinhos nas bancas por muito tempo, limitando a difuso de sua obra. O autor conta, atualmente, apenas com um mtodo alternativo de distribuio, realizada por alguns representantes, em algumas capitais brasileiras, e com a venda pela Internet. Sendo o gibi Luana e sua turma de boa qualidade grfica e bons roteiros compatvel com os gibis existentes no mercado editorial, j apreciado por crianas, pais, professores e algumas secretarias de Educao , o que causaria tamanha dificuldade na distribuio da revista? Arrisco-me a afirmar que o que estaria dificultando a circulao da revista da Luana e sua entrada na mdia, dentre outros fatores, alm do econmico, ainda seria, principalmente, o racismo, idia que me fez pensar desde o incio desta pesquisa em como nos manipula esse discurso que atravs dos meios massivos nos faz suportar a impostura, como a ideologia penetra as mensagens impondo-se a partir da a lgica da dominao comunicao.

116

(...) alguns pesquisadores comearam a suspeitar daquela imagem do processo na qual no cabiam mais figuras alm das estratgias do dominador, na qual tudo transcorria entre emissores-dominantes e receptores dominados sem o menor indcio de seduo nem resistncia, e na qual, pela estruturada mensagem no atravessavam os conflitos nem as contradies e muito menos as lutas. (MARTIN-BARBERO, 2003, p. 26) Os mecanismos de controle, na estrutura social, estudados por Foucault (1987), somam-se, atualmente, ao controle na mdia, para impedir ou restringir a expresso de narrativas sobre as culturas afro-descendentes pelos meios de comunicao. Foucault (1989) afirma que As Mulheres, os prisioneiros, os soldados, os doentes nos hospitais, os homossexuais iniciaram uma luta especfica contra a forma particular de poder, de coero, de controle que se exerce sobre eles (p. 78), falando da luta travada por alguns grupos sociais, em um processo revolucionrio, que acredito ser, tambm, um dos caminhos encontrados pelos afro-descendentes. Somente agora, tardiamente, alcanam a visibilidade na sociedade, com muita luta, ao longo dos anos. Considero, como uma conquista dessa luta, a promulgao da Lei n. 10.639 de 9 de janeiro de 2003, j citada neste texto, que prev a incluso da obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro-Brasileira no currculo oficial da rede de ensino, que j possui suas Diretrizes Curriculares Nacionais22 definidas. Imagino que os quadrinhos afro-descendentes, criados por artistas,

professores/professoras e estudantes, continuaro a ser um valioso instrumento contra o racismo e, tambm, na implementao de atividades para o ensino das culturas afrodescendentes, dentro e fora da escola.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnicos-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 23001.00215/2002-96 CNE/CP 3/2004, aprovado em 10/03/04 Proc. 23001000215/2002-96

22

117

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho o cotidiano das escolas nas lgicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Ins Barbosa de; ALVES, Nilda (orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

____________. Imagem: desse ponto fixo no espao que partimos. Rio de Janeiro, UERJ / CEH / Faculdade de Educao / PROPEd / ANPEd / GT de Currculo, II Seminrio Internacional As Redes de Conhecimentos e a Tecnologia: Imagem e Cidadania (Mdia Magntica), 2003.

____________. Nossas lembranas de escola tecidas em imagens. In: CIAVATTA, Maria e ALVES, Nilda (orgs.). A leitura de imagens na pesquisa social Histria, Comunicao e Educao. So Paulo: Cortez, 2004.

ALVITO, Marcos. Puxando conversa. In: FIL, Valter (org.). Batuques, fragmentaes e fluxos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

ARAJO, Joel Zito. Economia e relaes raciais. In: RAMOS, Silvia (org.). Mdia e racismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2002.

ASSIS, Denise. Dona Benta na Justia documentos mostram empenho de Monteiro Lobato em liberar revista no Estado Novo. O Globo, 11.11.2001. Segundo Caderno, p. 1-2.

BAKHTIN, Mikhail e VOLOCHNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 3 ed. So Paulo: Ed. Hucitec, 1986.

BAN, Toshio. Osamu Tesuka uma biografia mang. So Paulo: Conrad, 2004. v. 2.

BARRETO, Raquel Goulart. Formao de professores, tecnologias e linguagens. So Paulo: Loyola, 2002.

118

BARRETO, Gilson & OLIVEIRA, Marcelo G. de. A arte secreta de Michelangelo uma lio de anatomia na Capela Sistina. So Paulo: Arx, 2004.

BRAVEHEART. Direo: Mel Gibson. Produo: Bruce Dave, Mel Gibson e Alan Ladd Junior. Roteiro: Randall Wallace. Intrpretes: Mel Gibson; Sophie Marceau; Patrick McGoohan; Catherine McCormack; Angus MacFadyen; Brendan Gleeson; David O'Hara; Ian Bannen.. Msica: James Horner. Estdio: 20th Century Fox / Paramount Pictures / Icon Entertainment International, 1995. 1 filme (177 min.), son., color., 35mm

CERTEAU, Michel de. A inveno do cotidiano as artes de fazer. 8 ed. Petrpolis: Vozes, 1994.

CIRNE, Moacy. Histria e crtica dos quadrinhos brasileiros. Rio de Janeiro: Europa/Funarte, 1990.

COMPARATO, Doc. Da criao ao roteiro. 5 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

COTRIM, lvaro. J. Carlos poca, vida e obra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

DASSUNO, Otaclio. Nunca as tiragens foram to baixas. Jornal do Brasil, 02.01.06. Caderno B, HQ, p. 6.

DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Flix. Mil plats capitalismo e esquizofrenia. (v. 1) Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

DULCH, Yolanda Vargas e BURGOS, Sixto Valencia. Memm Pingun. Mxico: ed. Vid, n. 4, fev. 1993.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte seqencial. So Paulo: Martins Fontes, 1989.

119

FIL, Valter. Puxando conversa samba e comunicao no cotidiano, 2004. (Texto apresentado ao Programa de Ps-graduao da Faculdade de Educao da UERJ como Prrequisito de qualificao elaborao da tese de doutoramento.)UERJ. Rio de Janeiro.

FSICA para o ensino fundamental: projeto revolucionrio na educao tenta estimular o hbito de estudar. Jornal A Nova Democracia. ed. 2. Seo Acesso Cincia, p.25. set /2002.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir nascimento da priso. Petrpolis: Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

FRANCO, Edgar Silveira. Hqtrnicas do suporte papel rede Internet. So Paulo: Annablume; Fapesp, 2004.

FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. So Paulo: Crculo do Livro, 1933.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. So Paulo: Companhia das Letras, 1987.

GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas e Sinais morfologia e histria. 2 ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GOMBRICH, E.H. A histria da arte. 15 ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1993.

GONALO JUNIOR. A guerra dos gibis : a formao do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933-64. So Paulo: Companhia das Letras, 2004.

HERINGER, Rosana. Vises sobre as polticas de ao afirmativa. In: SANTOS, Gevanilda & SILVA, Maria Palmira da (orgs.). Racismo no Brasil percepes da discriminao e do preconceito no sculo XXI. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2005.

120

LEITE, Jos Roberto Teixeira. Dicionrio crtico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.

LOBATO, Monteiro. A caricatura no Brasil. In: LOBATO, Monteiro. Obras completas de Monteiro Lobato: Idias de Jeca Tatu. 12 ed. 1 srie. So Paulo, Brasiliense, 1967. v. 4

____________. Negrinha. In: LOBATO, Monteiro, Obras completas de Monteiro Lobato: Negrinha. 14 ed. 1 srie .So Paulo, Brasiliense, 1968. v.3

LUJN, Nestor. Humor, comicidade, riso. In: LUJN, Nestor. Biblioteca Salvat de grandes temas: O humorismo. Rio de Janeiro: Salvat, 1979. v. 73.

LUYTEN, Sonia M. Bibe (org.). Histrias em quadrinhos leitura crtica. So Paulo: Edies Paulinas, 1985.

_____________. O que histria em quadrinhos. 2 ed. So Paulo: Brasiliense, 1987.

_____________ (2004). Histrias em quadrinhos da Africa: a pujana de um continente. <http://www.universohq.com.br/quadrinhos/2004/sonia09.cfm>. Acesso em 04 abr. 2006

MACEDO, Aroldo. Luana e sua turma. So Paulo: Toque de Mydas, n. 1, jun. 2000

______________. Luana e sua turma. So Paulo: Toque de Mydas, n. 2, set. 2000

______________. Luana e sua turma. So Paulo: Toque de Mydas, n. 3, dez. 2000

______________. Luana e sua turma. So Paulo: Toque de Mydas, n. 4, fev. 2001

______________. Luana e sua turma. So Paulo: Toque de Mydas, n. 5, mai. 2001

______________. Luana e sua turma. So Paulo: Toque de Mydas, n. 6, jul. 2001

121

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. 2 ed. So Paulo, Companhia das Letras, 2001.

MARTN-BARBERO, Jess. Dos meios s mediaes comunicao, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.

MAUAD, Ana Maria. Fotografia e Histria possibilidades de anlise. In: CIAVATTA, Maria; ALVES, Nilda (orgs.). A leitura de imagens na pesquisa social Histria, Comunicao e Educao. So Paulo: Cortez, 2004.

NARRADORES de Jav. Direo: Eliane Caff. Produo: Vnia Catani e Bananeira Filmes. Co-Produo: Gullane Filmes e Laterit Productions. Roteiro: Luiz Alberto de Abreu e Eliane Caff. Intrpretes: Jos Dumont, Matheus Nachtergaele, Nlson Dantas, Rui Resende, Gero Camilo, Luci Pereira, Nelson Xavier, Jorge Humberto e Santos, Altair Lima, Alessandro Azevedo, Henrique, Maurcio Tizumba, Orlando Vieira, Roger Avanzi e outros. Msica: DJ Dolores e Orquestra Santa Massa. Lumire e Riofilme, 2003. 1 filme (100 min), son., color.

NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). Apndices. In: A frica na Escola Brasileira. Braslia, Senado Federal, Gabinete do Senador Abdias do Nascimento, 1991.

NENZY, ngela. Nei Lopes. In: NENZY, ngela. Coleo Cultura Negra e Suas Antologias em Quadrinhos MPB. Rio de Janeiro, COINTER UERJ, 2001, v. 2.

______________. Wilson Moreira. In: NENZY, ngela. Coleo Cultura Negra e Suas Antologias em Quadrinhos MPB. Rio de Janeiro, COINTER UERJ, 1997, v. 1.

OLIVEIRA, Ins Barbosa. Espaos educativos cotidianos em imagens. In: OLIVEIRA, I.B. e SGARBI, P. (orgs.) Fora da escola tambm se aprende. Rio de Janeiro, DP&A, 2001.

OLIVEIRA, Ins Barbosa e SGARBI, Paulo. Imagens e aprendizagens cotidianas. In: OLIVEIRA, I.B. e SGARBI, P. (orgs.) Fora da escola tambm se aprende. Rio de Janeiro, DP&A, 2001.

122

OSTROWER, Fayga Perla. Universos da arte. 7 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

PANOFSKY, Erwin. Et in Arcdia ego: Poussin e a tradio elegaca In: PANOFSKY, Erwin. Coleo Debates: Significado nas artes visuais. So Paulo: Perspectiva, 1936. v. 99.

RAMA, Angela e VERGUEIRO,Waldomiro (orgs.). Como usar as histrias em quadrinhos em sala de aula. So Paulo: Contexto, 2004.

RIBEIRO FILHO, Adauto. HQ na Amrica espanhola: Argentina e Mxico. In: LUYTEN, Sonia M. Bibe (org.). Histrias em quadrinhos leitura crtica. So Paulo: Edies Paulinas, 1985.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A construo multicultural da igualdade e da diferena. Coimbra (Oficina do CES / Centro de Estudos Sociais), 1999.

SANTOS, Gislene Aparecida dos. A inveno do ser negro um percurso das idias que naturalizaram a inferioridade dos negros. So Paulo: Educ / Fapesp; Rio de Janeiro: Pallas, 2005.

SGARBI, Paulo. Para uma epistemologia do cotidiano, 2003. (Texto apresentado ao Programa de Ps-graduao da Faculdade de Educao da UERJ como Pr-requisito de qualificao elaborao da tese de doutoramento.)UERJ. Rio de Janeiro.

SHUKER, Nancy. Um menino no mundo de Jim Crow. In: SHUKER, Nancy. Os grandes lderes: Martin Luther King. So Paulo: Nova Cultural, 1987.

SILVA, Benedita da. Invisibilidade como instrumento de excluso. In: RAMOS, Silvia (org.). Mdia e racismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2002.

SODR, Muniz. Claros e escuros identidade povo e mdia no Brasil. Petrpolis: Vozes, 1999.

123

SOUSA, Maurcio de. Crnicas Navegando nas letras. So Paulo: Globo, 1999.

THEODORO, Helena. Mito e espiritualidade mulheres negras. Rio de Janeiro: Pallas, 1996.

THE SCHINDLERS LIST. Direo: Steven Spielberg. Produo: Branko Lustig, Gerald R. Molen e Steven Spielberg. Roteiro: Steven Zaillian, baseado em livro de Thomas Keneally. Intrpretes: Liam Neeson; Ben Kingsley; Ralph Fiennes; Caroline Goodall; Jonathan Sagall; Embeth Davidtz; Malgoscha Gebel; Shmulik Levy; Mark Ivanir; Batrice Macola; Andrzej Seweryn. Universal Pictures / Amblin Entertainment, 1993. 1 fime (195 min.), son., color, 35 mm.

VALENCIA,

Sixto

(2003).

Memn

Pingun:

un

anecdotario.

<http://www.etcetera.com.mx/pag12ne36.asp>. Acesso em 16 fev. 2006

VERGUEIRO, Waldomiro (1998). Alguns aspectos da sociedade e da cultura brasileiras nas histrias em quadrinhos. <http://www.eca.usp.br/nucleos/nphqeca/agaque_volume1_n1_algunsaspectos.asp> Acesso em 04 abr. 2006

VICTORIO FILHO, Aldo. A esttica, a arte e a educao. Nmero Zero Jornal da Educao. Rio de Janeiro, DP&A, ano I, n.1, p. 10, abr. 2004.

YKENGA. Casa grande e sem sala. So Gonalo: Ykenga Editorial, n. 1, abr. 1996.

ZACCUR, Edwiges. Maluqueiras de Alice e birutices de Ulisses. So Paulo: Cortez, 2005.

124

Вам также может понравиться