Вы находитесь на странице: 1из 9

Orientaes sobre procedimentos em Medicina Nuclear Pneumologia

Pneumologia

Este documento foi elaborado conforme orientaes da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear, visando aproximar ainda mais nossa especialidade prtica mdica diria. Qualquer dvida ou informao adicional, estaremos a disposio para atend-lo ou visite nosso site: www.cintilus.med.br

Atenciosamente, Dr. Thrcio M.S.Rocha e Equipe Cintilus - Medicina Nuclear

Pneumologia
Cintilografia Pulmonar Inalao

Como deve ser solicitado: Cintilografia de inalao pulmonar Cdigo AMB 31.09.002-8 Cdigo CBHPM 4.07.09.02-7 Indicao: Avaliao do clearance alvolo-capilar e no diagnstico de tromboembolismo pulmonar agudo. Preparo: no h Mtodo : Realizado geralmente antes da Cintilografia Pulmonar - perfuso. Radiofrmaco: DTPA-99mTc diludo em gua destilada Tcnica de aquisio: O estudo iniciado aps 10 a 15 min de inalao. So realizadas imagens do trax em decbito dorsal horizontal, nas projees anterior, posterior, laterais e oblquas. Clearance alvolo-capilar. Aps a inalao adquirido estudo dinmico com 1 imagem por minuto durante 40 minutos na projeo posterior de trax.

Pneumologia
Cintilografia Pulmonar Perfuso

Como deve ser solicitado: Cintilografia de perfuso pulmonar Cdigo AMB 31.09.003-6 Cdigo CBHPM 4.07.09.03-5 Indicao: Avaliao de perfuso pulmonar, na pesquisa de TEP juntamente com a cintilografia de inalao pulmonar, avaliao de quantificao relativa da perfuso pulmonar para avaliao pr-operatria de resseco cirrgica pulmonar. Preparo: no h Mtodo : Realizado geralmente aps a Cintilografia Pulmonar - inalao. Radiofrmaco: MAA-99mTc. Tcnica de aquisio: O paciente deve ser injetado deitado e respirando profundamente por 2-3 vezes.O estudo iniciado imediatamente aps administrao do radiotraador. So realizadas imagens do trax em decbito dorsal horizontal, nas projees anterior, posterior, laterais e oblquas.

Pneumologia
Pesquisa de Shunt Direita-esquerda

Como deve ser solicitado: Pesquisa de shunt direita-esquerda. Cdigo AMB 31.01.010-5 Cdigo CBHPM 4.07.01.10-7 Indicao: O estudo indicado para avaliao de shunts direita-esquerda. Pode ser realizada a quantificao da porcentagem de shunt. Preparo: No h. Mtodo : Radiofrmaco: MAA-99mTc (Macroagregados de albumina marcados com 99mTc) Tcnica de aquisio:. O paciente injetado em decbito dorsal horizontal, respirando profundamente. As imagens de varreduras de corpo inteiro nas projees anterior e posterior podem ser realizadas imediatamente aps a injeo.

Shunt positivo Anterior Posterior

Pneumologia
Pesquisa de Shunt pulmonar
Como deve ser solicitado: Pesquisa de shunt pulmonar. Cdigo AMB 31.01.011-3 Cdigo CBHPM 4.07.01.11-5 Indicao: O estudo indicado para shunts pulmonares. Pode ser realizada a quantificao da porcentagem de shunt. Preparo: No h. Mtodo : Radiofrmaco: MAA-99mTc (Macroagregados de albumina marcados com 99mTc) Tcnica de aquisio: O paciente injetado em decbito dorsal horizontal, respirando profundamente. As imagens de varreduras de corpo inteiro nas projees anterior e posterior podem ser realizadas imediatamente aps a injeo.

Anterior

Posterior Shunt positivo

Pneumologia
Pesquisa de Refluxo Gastro-Esofgico

Como deve ser solicitado: Pesquisa de refluxo gastro-esofgico com ou sem pesquisa de aspirao pulmonar. Cdigo AMB 31.02.009-7 Cdigo CBHPM 4.07.02.10-3 Indicao: indicado para avaliar refluxo gastro-esofgico e aspirao pulmonar. Preparo: jejum de 4 horas (lactente - suspender a ltima mamadeira). Crianas: Trazer 2 mamadeiras, 1 com leite da forma que a criana toma habitualmente em casa (de preferncia no engrossado) e 1 vazia. Adultos: trazer a bebida que normalmente ingere no caf da manh. Mtodo: Radiofrmaco: enxofre-coloidal-99mTc misturado em 30 ml de leite ou suco (crianas e adultos: aps a ingesto do radiofrmaco marcado, ingerir lquido no marcado at saciedade e eruco) Tcnica: Incio das imagens do trax imediatamente aps a ingesto via oral e eructao. O paciente permanece em decbito dorsal horizontal e so realizadas imagens por 15 a 30 minutos. Na pesquisa de aspirao pulmonar so realizadas imagens 4 e 24 horas aps a ingesto do radiofrmaco Observao importante: exame realizado geralmente em conjunto com Pesquisa de Aspirao Pulmonar

RGE positivo

Pneumologia
Pesquisa de Aspirao Pulmonar

Como deve ser solicitado: Pesquisa de aspirao pulmonar Cdigo AMB 31.09.001-0 Cdigo CBHPM 4.07.09.01-9 Indicao: O estudo indicado para avaliar aspirao pulmonar. Preparo:o mesmo utilizado para pesquisa de RGE Mtodo: Radiofrmaco: enxofre-coloidal-99mTc misturado em 30 ml de leite Tcnica imagens do trax as 4 e 24 horas aps a ingesto via oral do radiofrmaco Pode ser administrada uma dose de reforo aps a imagem de 4 horas, antes de realizar a imagem de 24 horas. Observao importante: aspirao pulmonar por distrbio de deglutio podem ser avaliados pelo estudo de salivograma.

Aspirao Pulmonar

Salivograma Positivo

Pneumologia
Cintilografia Pulmonar com Glio67

Como deve ser solicitado: Cintilografia pulmonar com Glio-67 Cdigo AMB 31.08.003-0 Cdigo CBHPM 4.07.08.11-0 Indicao: Avaliao de processo inflamatrio/infeccioso em atividade nos pulmes como por exemplo pneumopatias intersticiais, abcesso pulmonar e pneumonias. Preparo: no h Mtodo : O radiofmaco administrado por via endovenosa e o paciente retorna 48 horas aps para realizao das imagens. Radiofrmaco: Citrato de 67Glio Tcnica de aquisio: Paciente em decbito dorsal, so adquiridas imagens na projees anterior e posterior do trax.

Trax Anterior

Trax Posterior

Вам также может понравиться