Вы находитесь на странице: 1из 30

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Projeto Poltico-Pedaggico

EE CEL. PEDRO JOS RUFINO


PPP 2012

1 - Identificao
A Escola Estadual Cel. Pedro Jos Rufino, localiza-se Rua Antnio Pinto Pereira n 570 - bairro Vila

1 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Anglica no Municpio de Jardim, Estado de Mato Grosso do Sul, CEP: 79 240 000 Jardim - MS. Tem como Mantenedora a Secretaria de Estado de Educao inscrita no CNPJ sob n 02.585.9240228-78 Fone (fax) (67) 3251-1513/1925 - e-mail: eecpjr@sed.ms.gov.br.

2 - Apresentao do PPP
O Projeto Poltico Pedaggico da Escola Estadual Cel. Pedro Jos Rufino prev o resultado do trabalho coletivo desenvolvido pela comunidade escolar. toda a trajetria pretendida pelos educadores, funcionrios administrativos e pais desejosos em buscar caminhos que orientem o aluno na sua formao intelectual e social. O processo pedaggico no se atm somente a sala de aula, mas ao ambiente geral da unidade escolar, contextualizado no todo social. O aluno comea a compreender o valor da escola e o seu sentido a partir do momento em que nela ingressa. Neste sentido, toda gama de comportamento que compe a rotina escolar concorrem para educar e formar o carter, desenvolver conceitos ticos e polticos, fazendo assim, as transformaes da realidade. Portanto, formar indivduos capazes de transformar e desenvolver a prtica social atravs dos contedos, tendo a relao contedos mtodos no processo de transformao cultural. Com a apresentao do Projeto Poltico Pedaggico firma-se aqui o compromisso de trabalhar a realidade desejada, que preparar o aluno para alcanar sucesso dentro da sociedade. Contribuir para a formao de cidados com excelncia na educao, para que se tornem crticos e conscientes de seus direitos e deveres, capazes de atuar como agentes de transformao na sociedade, bem como mudar o comportamento de forma positiva para que o mesmo seja agente ativo e modificador da realidade em que est inserido. A filosofia da unidade escolar tem como finalidade proporcionar ao aluno uma educao de qualidade, assegurando-lhe a formao indispensvel para o exerccio da cidadania, possibilitando a compreenso dos direitos e deveres do educando, do cidado da escola, da famlia e dos demais grupos que compem a comunidade escolar, e estabelecer um ambiente de harmonia e colaborao entre os tcnicos em educao, professores, alunos e funcionrios, para a eficincia do processo de ensino/aprendizagem. Portanto, visa cumprir o plano curricular, o regimento escolar e o calendrio proposto com o intuito de zelar pela melhoria da qualidade do ensino.

3 - Misso
A Escola Estadual Cel. Pedro Jos Rufino tem como misso assegurar ensino de qualidade garantindo acesso e permanncia com sucesso dos alunos, formando cidado capazes de agir na transformao da sociedade.

4 - Viso
A Escola Estadual Cel. Pedro Jos Rufino tem como objetivo melhorar as prticas pedaggicas da escola e fortalecer a integrao da escola e comunidade para ser uma Escola de Referncia na garantia de um ensino de qualidade, com projeo na comunidade e trabalhando com respeito valorizando as aes inovadoras desenvolvida na escola.

5 - Valores
A Escola Cel .Pedro Jos Rufino, pretende desenvolver seu trabalho compromissada com o ato de ensinar cuja reflexo deve ser feita pelo coletivo que fomenta o melhor para a comunidade escolar, acreditando que todo ser humano com uma boa formao sujeito a construir sua prpria histria, e juntos trabalhando com tica e Transparncia.

2 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

6 - Diagnstico
Em nossa prtica pedaggica, os pressupostos educacionais que traamos esto ainda distantes de uma realidade ideal. Neste sentido, estamos ainda vinculados ao tradicionalismo. Necessitamos de uma maior participao do corpo discente nas atividades propostas. A escola passa por transformaes tecnolgicas em sua estrutura organizacional e gradativamente vem se adequando para atingir o entendimento da metodologia proposta nas diretrizes curriculares, propiciando melhorias em todo o processo educacional. Desse modo, a equipe procura cumprir com as normas estabelecidas com a finalidade de maior organizao. A avaliao um item muito discutido, embora haja divergncia de mtodos, alguns professores cumprem com os critrios estabelecidos no Projeto Poltico Pedaggico da escola. Como o caso das sries iniciais que desenvolve o Programa Alm das Palavras e apresenta uma estrutura sistematizada e unificada. No incio do ano letivo, so eleitos os representantes de sala, os quais fazem a ponte entre corpo discente e docente, no que diz respeito a tomada de decises e representaes durante o conselho de classe, fazendo assim, com que a participao de nossos alunos no processo ensino/aprendizagem seja garantida. A recuperao feita de forma variada, de acordo com realidade do aluno, considerando contedos e desempenho, mas merece uma reformulao devido metodologia utilizada. H um bom entrosamento entre coordenao e professores, mas o tempo para desenvolver o trabalho insuficiente, pois na maioria das vezes o coordenador est administrando consequncias de outros segmentos. Portanto, h uma necessidade de maior atuao da coordenao com alunos e professores na questo da aprendizagem e evaso. O Ambiente fsico est bom, no entanto falta uma conscientizao por parte dos pais e alunos na conservao do patrimnio e material escolar. H tambm uma deficincia da rede lgica e eltrica, na (STE) e o laboratrio de cincias encontra-se sucateado, necessitando de reformas na estrutura fsica e investimentos em equipamentos. O tempo de atendimento em sala de aula, por muitas vezes, prejudicado por indisciplina dos alunos, interferindo no desenvolvimento do contedo a ser ministrado, no atingindo assim, os objetivos propostos. A forma de organizao das intervenes do professor e a gesto do tempo, deve visar uma reflexo sobre o planejamento das situaes de aprendizagem, sendo importante para desenvolver com os alunos um trabalho que propicie a interiorizao temporal (conceito do antes, durante e depois). Assim sendo, na rotina diria escolar, o professor deve contemplar os momentos coletivos e diversificados tais como jogos, brincadeiras, dramatizaes, rodas de leitura, debates e seminrios. Consciente da importncia do estabelecimento de uma rotina cabe ao professor a organizao da mesma, pois conhecendo o grupo de alunos, saber as necessidades e os interesses deste. Com o passar do tempo os prprios alunos tero autonomia para seguir esse processo e isso se tornar-se-a um hbito cabendo ao professor pequenas intervenes.

6.1 - Situao socioeconmica e educacional da comunidade

Se compreendermos a realidade brasileira com a sua constante transformao podemos afirmar que a mesma, ainda muito injusta, violenta e com muitas diferenas culturais, sociais e econmicas. As desigualdades so significativas, gerando, por conseguinte, um quadro de excluso social. Os aspectos scio-econmico-poltico-cultural-educativo da populao em geral que chamam a ateno hoje no Brasil so a total descrena nas instituies pblicas e o individualismo nas classes sociais. Esse quadro tambm se apresenta no contexto do nosso Estado, caracterizando nossa sociedade, em sua grande maioria, com baixo poder aquisitivo, ausncia de infraestrutura, presena de subempregos, falta de segurana, precariedade dos servios pblicos oferecidos populao, baixo grau de instruo e pouco acesso cultura, causa de desestmulo na populao, que gera acentuadas desigualdades sociais. No mbito da Educao, principalmente na escola pblica, os aspectos que chamam a ateno so baixa a remunerao dos professores, a infraestrutura dos prdios que deixa a desejar e a ausncia de capacitao dos profissionais da rea.

3 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

A famlia est cada vez mais empenhada em suprir as necessidades materiais bsicas, deixando a relao fraternal menos presente no convvio familiar, bem como o acompanhamento escolar dos filhos. Alm disso, h outros problemas como: baixos salrios, inflao e pouca perspectiva de sucesso profissional. As tendncias na sociedade que nos chamam a ateno so: o materialismo, o consumismo e a competio. As pessoas se preocupam muito com o ter e no com o ser, os valores da famlia e da escola so colocados em segundo plano. Os valores preferenciais na sociedade de hoje so o papel representativo do dinheiro, levando quem tem fora poltica ou econmica corrupo e a legislar em causa prpria. A qualidade pela qual determinada pessoa estimvel est relacionada ao seu poder aquisitivo. Desta forma, a sociedade se v desprotegida de seus valores fundamentais como: famlia, moral, tica e educao. A preferncia por esses valores se manifesta de acordo com o meio em que se vive. Alm disso, temos ainda, nos aspectos nacional e estadual o problema das drogas, o desrespeito aos direitos humanos, o desemprego, o comodismo, o abuso de poder, a falta de compromisso e solidariedade humana. Nosso municpio no apresenta caractersticas muito diversas das apresentadas em mbito nacional, merecendo destaque tanto a falta de oferta de empregos, como a falta de mo-de-obra qualificada, levando nossos jovens a uma insegurana quanto ao seu futuro pessoal e profissional. Alm disso, vemos nossos jovens envolvidos numa onda de consumismo que os leva a desprezar valores ticos e morais, induzindo-os at ao consumo de drogas e prticas de violncia. Merece destaque tambm o aspecto sociocultural oriundo da miscigenao de povos que influenciam a conduta social dos nossos jovens, levando-os s vezes a discordar das regras e valores propostos pela escola e sociedade, fazendo-os assumirem posturas incompatveis com o ambiente escolar.

6.2 - Histrico da escola


A atribuio do nome da Escola Estadual Coronel Cel. Pedro Jos Rufino foi em agradecimento ao deputado Ruben Figueir que tanto lutou para a construo e criao da mesma. Indicado pelo Governador para receber a homenagem de ter o nome dele dado a escola, ele agradeceu esclarecendo que s fez orientar a professora Ernestina nessa busca incessante do progresso e que no era merecedor de tanta honra, mesmo porque, ainda vivo queria trabalhar muito por Jardim. Mas a comunidade, ainda desejando agradecer sua ajuda, buscou na histria e encontrou o nome de seu Tio-Av Cel. Pedro Jos Rufino Heri da Guerra do Paraguai e solicitou a colocao desse nome. Deste modo, indiretamente homenageou-se o Deputado Figueir, a histria do Brasil, de Jardim e de seu povo. O Cel. Pedro Jos Rufino nasceu em 26 de abril de 1816 em Freguesia do Monte Bahia. Alistou-se para o servio Militar com 25 anos de idade, e serviu durante 49 anos a nao brasileira, dos quais 40 anos passou em Mato Grosso onde chegou em 1950 com 34 anos. Era o final do Imprio e incio da Repblica. A fronteira do sul de Mato Grosso com o Paraguai foi o Palco de sua vida, sua carreira, lutas sofrimentos e conquistas. Esteve em Vila Maria, hoje So Lus de Crceres, no Fortim de Descalvados e da designado para fronteira do baixo Paraguai. Casou-se em 1857 aos 41 anos de idade com Anna Joaquina do Rosrio, tendo como filhos: Pedro Jos Rufino Filho, Afonso Jos Rufino, Cato Jos Rufino, Ovdio Jos Rufino, Amambeni, Elisa e Maria Francisca. Pedro Jos Rufino chegou ao posto de tenente coronel. Foi sempre elogiado no desempenho de suas funes, nas quais se distinguiu pela inteligncia, zelo, interesse, probidade, franqueza e lealdade. O governo imperial concedeu-lhe em 1863 o diploma de cavaleiro da Ordem de So Bento de Avis,

4 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

reconhecendo-lhe os mritos. Agraciou-lhe com o hbito da Ordem de Cristo, em 1866 pelos relevantes servios prestados na fronteira de Miranda quando da invaso do Paraguai. Honrou-lhe com a medalha de Prata Constncia e Valor, criada para condecorar as foras expedicionrias do sul da ento Provncia de Mato Grosso. Nesse mesmo ano foi agraciado com o hbito da imperial Ordem do Cruzeiro pelos relevantes servios na companhia do APA. Em 1888, ainda homenageado com a medalha geral da companhia do Paraguai. Pedro Jos Rufino faleceu com 74 anos em 01 de agosto de 1890, na capital de Mato Grosso, Cuiab. Muitos descendente de Rufino ao longo da histria contriburam e contribuem com seus servios desde os mais humildes, mas no menos importantes, at o maior alcance poltico com os desempenhados pelo General Mrio Xavier, pelo General Eurico da Fonseca Moraes pelo Deputado Federal Constituinte Rubens Figueir. Hoje os ossos de Pedro Jos Rufino Repousam no ptio interno do Regimento de Antonio Joo, em Bela Vista transladado de Cuiab e a depositado em 22 de fevereiro de 1874, no monumento ento levantado onde se l: Aqui neste lugar jazem as cinzas do bravo e inexcedvel CMT Pedro Jos Rufino, as margens do mesmo rio que silenciosamente testemunhou os seus feitos hericos nas operaes sobre o APA e Retirada da Laguna.

6.3 - Situao fsica da escola


O Ambiente fsico est bom, no entanto falta uma conscientizao por parte dos pais e alunos na conservao do patrimnio e material escolar. H tambm uma deficincia da rede lgica e eltrica, na (STE) e o laboratrio de cincias encontra-se sucateado, necessitando de reformas na estrutura fsica e investimentos em equipamentos.

6.4 - Corpo docente / pedaggico / tcnico / administrativo

Quadro Geral de Pessoal A Escola funciona nos trs turnos com o seguinte quadro de pessoal:

NOME Adair Rodrigues Belmonte Adriana Gimenes Ferreira Alan Gustavo Pires Ribeiro Alvina Denise Boeira Ana Cludia Birck Durigon Andr Vieira Ruiz Garcia Antnio ngelo Saraiva Antonio Carlos Santana Piazzer Aparecida Elizabete Alves Spani urea Fernandes Ribeiro Ana Amlia Goulart Ambrosina Aparecida S. Martins

CARGO Professor Professora Professor Professora Professora Professor Professor Professor Professora Professora Professora Agente de Limpeza

FUNO Professor Professora Professor Professora Professora Professor Professor Professor Coordenadora Pedaggica Professora Professora Agente de Limpeza

5 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Austeclino Dell Valle Cristaldo Berenice Cabreira Peixoto Carla Almeida Piacentine Carolina Lisowski Catalino Pereira Csar Martinez de Morais Cordovil de Oliveira Dary Max Dias Diana Maria Eckert Dirlene Aparecida Coelho Carvalho Ednan Magalhes Elaina Borges Rodrigues Eleuza Dias Tavares Elida Maria de Oliveira Elody Meneses Erclia Rodrigues Pita Fagundes Erica Nomia Maragno Eunice Lencina Fagundes Eva Francis Areco Torres Francisco Leite da Silva Gluter Ferreira Hermognio Mareco Ilzo Meireles Jacira Arajo James Jorge Barbosa Flores Jairo Jaques Viero Jeane Yrondina da S. A. Nunes Jisalda Silva Pleutim Jos Aparecido Chink Joo Amrico Ferreira Almeida Jucilene Amarilha Saltiva Kennya Aparecida Flores Lima Laurentina Ximenes Romeiro Leila Maria Souza Barbosa Leicy Aparecida de Arruda Lino Maragno Luciane Oliveira Rios Lucilene Bearari Lucimar Pereira Ratier Lucimara Silva do Canto Lcia Helena Silvestrine Prodoskine Luzia Valrio de Barros Maria Estela Centurio Viero Maria Solange Targino Bahia Mrio Bento Ferreira Prado Mariana Paini de Arruda Marilza Marim

Assist. de Atividade Educacional Professora Professora Professora Inspetor Professor Professor Professor Professora Agente de Recepo e Portaria Professor de Msica Professora Professora Professora Professora Professora Professora Agente de Limpeza Auxiliar de Merenda Professor Assist. de Atividades Educacionais Professor Agente de Limpeza Professor Professora Professor Agente de Limpeza Agente de Limpeza Professora Professor Assist. de Atividades Educacionais Professora Professora Agente de Limpeza Professora Agente de Recepo e Portaria Professor Professora Esp. em Educao Professora Professora Professora Agente de Merenda Assist. Adm. Professora Professor Agente de Merenda Assist. Admin.

Secretrio Coord. de rea/Matemtica Professora Professora Inspetor Professor Professor Professor Professora Agente de Recepo e Portaria Professor de Msica Professora Professora Professora Professora Professora Professora Agente de Limpeza Auxiliar de Merenda PROGETEC Assist. de Atividades Educacionais Professor Agente de Limpeza Professor Professora Professor Agente de Limpeza Agente de Limpeza Professora Professor Assist. de Atividades Educacionais Diretora-adjunta Diretora Agente de Limpeza Professora Agente de Recepo e Portaria Professor Professora Coordenadora Pedaggica Professora Coord. de rea/Lngua Portuguesa Professora Agente de Merenda Assist. Adm. Professora Professor Agente de Merenda Assist. Admin.

6 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Maryleide Romeiro Silveira Marizete Franco Marly Epifnia Quintana Marta Ferreira Cheres Michel Lima Flores Michele Serafim dos Santos Mirtes Monteiro O. Nogueira Nilva Escaliante Mancino Nlida Paula Marcela Xavier Pedro Coronel Rivelino da Silva Galassi Rodrigo Souza Correa Rosana Fernandes Leite Rosanna Nunes Loureiro Rosane Jaqueline L. Ziolkowisky Rosane Oseko Katayama Samara Pereira Duarte Silvia Cerqueira da Silva Sirley Adriana Silva Solange Rodrigues Fernandes Suelen Torres Tathyane Xavier Moraes Tomaz Avelar de Aquino Vera Rita Oldio Pires Valria Lijian Zenir Carvalho Wanda Correa Rorato Wesley Bevilacqua de Oliveira

Professora Professora Agente de Limpeza Gestora de Atividade Educacional Professor Professora Professora Coordenadora Agente de Limpeza Professora Professor Professor Professor Professora Professora Professora Professora Estagiria Inspetora Professora Professora Professora Professora Professor Professora Professora Agente de Merenda Professora Professor

Coordenadora do Normal Mdio Professora Inspetora Gestora de Atividade Educacional Professor de Xadrez Professora Professora Coordenadora Agente de Limpeza Professora Professor Professor Professor Professora Prof./Biblioteca Professora Professora Itinerante Estagiria Inspetora Professora Professora Professora Itinerante Professora Professor Professora Professora Agente de Merenda Professora Professor

6.5 - Recursos materiais e tecnolgicos disponveis e sua adequao, mveis, equipamentos e material didtico.
Equipamentos Tecnolgicos Computadores: 40 (Quarenta) Vdeo: 01 ( um) DVD: 02 (dois) TV 42 Polegadas: 01 (um) TV 29 Polegadas: 01 (um) TV 20 polegadas: 01 (um) Data show: 02(um) Som porttil: 01 (um) Retroprojetor: 01(um) Micro system: 03 (trs) Impressora: 07 (sete) Xrox: 02 (duas) Filmadora: 01(uma) Cmera digital: 02 (duas)

7 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Caixa de som: 01 (trs) Microfone: 02 (dois) Scanner: 01 (um) Notebook: 02 (dois) Multimdia e-Proinfo: 02 (duas)

6.6 - Existncia de sala de recursos multifuncional.


No existe na escola esta sala.

7 - Organizao da escola
Destacamos os pontos a serem trabalhados, onde toda ao deve estar voltada para a aprendizagem do aluno, avaliando-o de maneira processual, para ating-lo em sua totalidade, aproveitando sua capacidade intelectual, sua vivncia, mostrando-lhe seu potencial e tornando-o responsvel e crtico, alcanando o seu objetivo que o de contribuir na formao daquele cidado expresso no nosso marco terico: No incio do cada ano os professores faro a seleo de contedos; Os professores apresentaro seus planos mensais, a comear no ms de fevereiro a dezembro do ano em curso e sero postados no sistema, conforme data estipulada pela Secretaria de Estado de Educao, para anlise do Coordenador Pedaggico; Os coordenadores apresentaro seus planos de trabalho direo nos primeiros trinta dias letivos; Estabelecer em conjunto no incio do ano letivo as normas a serem seguidas; Rever complementar essas normas quando necessrio; Os coordenadores pedaggicos faro levantamento bibliogrfico dos subsdios existentes na escola e deixaro expostos aos interessados; A comunidade interna e externa participar das atividades que envolvam a escola; O cronograma de estudos ser elaborado de acordo com o calendrio escolar; A Biblioteca ser utilizada para desenvolver trabalhos de pesquisa, estudos, projetos de leitura e emprstimo de livros para os alunos; A secretaria estar apta a atender qualquer solicitao feita nos seus perodos de funcionamento; O sistema de coleta de dados e registros do livro didtico ser feita por um coordenador pedaggico que controlar a entrega e devoluo, com assinatura dos pais ou responsveis quando menores de idade; O tempo e espao ser organizado de maneira a atender Projetos e Proposta Pedaggica; A recuperao dos alunos ser paralela; O relacionamento entre escola e comunidade ser atravs de reunies pedaggicas, repasse do conselho de classe e culminncia dos Projetos; A escola mantm parcerias com as seguintes instituies/empresas: 4 Companhia, Proerd, Polcia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Sade, Sanesul e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

7.1 - Gesto escolar

A escola apresenta uma gesto democrtica que permite a participao, a autonomia, liberdade e a administrao colegiada, lembrando que este no um ambiente neutro, mas ideolgico e deve fazer uma leitura contnua e crtica da realidade em que est inserida, para que possa tornar possvel apontar um novo pensar e agir pedaggico. Assim, o Colegiado Escolar o rgo Colegiado de carter deliberativo, executivo, consultivo, nos

8 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

assuntos referentes gesto pedaggica, administrativa e financeira da Unidade Escolar, respeitadas as normas legais vigentes. E regido por estatuto prprio. As funes deliberativas executivas, referem-se tomadas de decises quanto ao direcionamento das aes pedaggicas, administrativas e de gerenciamento dos recursos pblicos. As funes consultivas referem-se emisso de pareceres para diminuir dvidas e resolver situaes no mbito de suas competncias; As funes Avaliativas referem-se ao acompanhamento sistemtico das aes desenvolvidas pela unidade escolar, objetivando a identificao de problemas, propondo alternativas para a melhoria de seu desempenho. Integram o Colegiado Escolar: Diretor e Diretor adjunto, na qualidade de membros natos e secretrios executivos; Profissionais da Educao Bsica, com 50% das vagas; Alunos e pais ou responsveis, com os outros 50% das vagas.

7.2 - Organizao do tempo e espao


A escola apresenta as seguintes turmas: Ensino fundamental: 1 ao 9 ano; Ensino Mdio: 1 ao 3 ano; EJA (Ensino de Jovens e Adultos) etapa do Ensino Mdio: 1 e 2 fase; Normal Mdio: 4 mdulos; ETEC (Gesto em Servios Pblicos): 3 mdulos. A separao das turmas e a ordem de matrcula seguem os seguintes critrios: alunos que foram promovidos direto; alunos que foram promovidos aps exame final; alunos que ficaram retidos; alunos novos, alunos desistentes e por ltimo os relatados no Colegiado Escolar. Educao de Jovens e Adultos/Ensino Mdio tem por objetivo: I Ampliar as perspectivas de trabalho e renda e de participao poltica e social dos educandos, visando a melhoria da qualidade de vida; II Restabelecer a igualdade de direito educao, garantindo a oferta do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio para Jovens e Adultos ao qual no tiveram acesso ou no concluram na idade prpria; III Proporcionar uma formao de qualidade, com modelo pedaggico prprio, criando situaes pedaggicas adequadas s necessidades, expectativas e disponibilidade dos jovens e adultos; IV Reconhecer e validar competncias e conhecimentos adquiridos e de vida atravs da apropriao do conhecimento sistematizado, historicamente construdo, da potencializao e desenvolvimento de habilidades; V Promover a formao do cidado considerando os eixos formadores do Ensino Fundamental e Ensino Mdio; cientfico cultural; poltico econmico, e tecnolgico; VI Garantir a jovens e adultos a elevao da escolaridade e condies para a continuidade dos estudos; VII Oferecer e viabilizar o concurso de Educao de Jovens e Adultos, em conformidade com a deliberao do CEE/MS n. 6.220/01 e resoluo SED/MS n. 1451/000.

Objetivo Geral: Oportunizar aos jovens e adultos a escolarizao e/ou a complementao dos estudos, na etapa do Ensino Mdio.

9 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Objetivos Especficos: Promover a formao do cidado, considerando os eixos formadores do Ensino Mdio: cientfico cultural, poltico econmico e tecnolgico: Proporcionar uma educao de Jovens e Adultos com metodologia especfica; Garantir aos jovens e adultos uma elevao da escolaridade e condies para continuidade dos estudos; Oferecer e viabilizar o Curso de Educao de Jovens e Adultos, em conformidade com a Resoluo/SED N 2.498 de 13 de dezembro de 2011. O Ensino Fundamental Objetivo Geral: Garantir a formao bsica do cidado, mediante a compreenso do ambiente natural e social, do sistema poltico, da tecnologia, das artes e a formao de atitudes e valores, fortalecendo os vnculos da famlia, os laos de solidariedade humana e a tolerncia recproca em que se assenta a vida social. Deliberao CEE/MS N 6363, de 19 de outubro de 2001. Objetivos especficos: Compreender a cidadania como participao social e poltica, assim como exerccio de direitos e deveres polticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperao e repdio as injustias respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; Posicionar-se de maneira crtica, responsvel e construtiva nas diferentes situaes sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decises coletivas; Conhecer caractersticas fundamentais do Brasil nas dimenses sociais, materiais como meio para construir progressivamente a noo de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinncia ao pas; Conhecer e valorizar a pluralidade cultural do patrimnio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e naes, posicionando contra qualquer discriminao baseada em diferenas culturais, de classe social, de crena, de sexo, de etnia ou caractersticas individuais e sociais; Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interaes entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente; Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiana em suas capacidades afetivas, fsica, cognitiva, tica, esttica, de inter-relao pessoal e de insero social, para agir com perseverana na busca de conhecimento e no exerccio da cidadania; Conhecer o prprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hbitos saudveis como um dos aspectos bsicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relao sua sade e sade coletiva; Utilizar diferentes linguagens: verbal, musical, matemtica, grfica, plstica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas idias, interpretar e usufruir das produes culturais, em contextos pblicos e privados, atendendo as diferentes intenes e situaes de comunicao; Saber utilizar diferentes fontes de informaes e recursos tecnolgicos para adquirir e construir conhecimentos; Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolv-los, utilizando para isso o pensamento lgico, a criatividade, a intuio, a capacidade de anlise crtica, selecionando procedimentos e verificando sua adequao.

O Ensino Mdio Objetivo Geral:

10 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Assegurar o aprimoramento do educando como pessoa humana, a preparao bsica para o trabalho e a cidadania, a consolidao, o aprofundamento e a ampliao dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, a compreenso dos fundamentos cientfico-tecnolgicos, a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico. Sua preparao para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competncias para continuar seu aprendizado, para que possa atuar, de forma tica e responsvel na sociedade tendo em vista as diferentes dimenses da prtica social. Objetivos Especficos: Adquirir conhecimentos bsicos, preparao cientfica e a capacidade para usar as diferentes tecnologias relativas s rea de atuao; Desenvolver valores para a vida em sociedade, a atividade produtiva e experincias subjetivas; Ser capaz de continuar aprendendo; Preparar-se para o mundo do trabalho e o exerccio da cidadania; Ter autonomia intelectual e pensamento crtico; Ter flexibilidade para adaptar-se a novas condies de ocupao; Compreender os fundamentos cientficos e tecnolgicos dos processos produtivos.O Curso Normal Mdio Objetivo Geral: Promover a formao em nvel mdio, na modalidade normal, de docentes para atuar na educao infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental com subsdios tericos e metodolgicos que contribuam para a construo de prticas pedaggicas atualizadas e contextualizadas. Objetivos Especficos: Oportunizar uma slida formao pedaggica, visando o desenvolvimento da criticidade e da participao no exerccio profissional competente; Propiciar o aperfeioamento do uso das linguagens como meio de constituio dos conhecimentos, da compreenso e da formao de atitudes e valores; Proporcionar a construo de conhecimentos cientficos e tecnolgicos; Desenvolver habilidades de articulao dos conhecimentos com fazeres especficos das situaes reais de trabalho; Promover o aprimoramento do educando como pessoa humana, sobretudo o desenvolvimento da autonomia intelectual e o pensamento crtico; Refletir sobre os contedos das prticas para (re) signific-lo, onde teoria e prtica se revistam como geradores de conhecimento, e desenvolver uma prtica investigadora sobre sua rea de atuao, aprendendo a utilizar procedimentos de pesquisa como instrumentos de trabalho. O Curso Tcnico em Servios Pblicos Eixo Tecnolgico Objetivo Geral: Formar e qualificar tcnicos que sejam criativos, pr-ativos e ticos, por meio de desenvolvimento de habilidades e de competncias que permitam a esses profissionais elaborar e avaliar estratgias que contribuam para o objetivo da organizao. Objetivos Especficos: Proporcionar conhecimentos tcnicos no eixo de gesto; Possibilitar ao estudante oportunidades de realizar estudos e pesquisas, com vistas aquisio de conhecimentos e competncias gerais e especficos; Promover formao/habilitao para atuao de maneira a elevar o padro de funcionamento das organizaes e melhorar as condies de vida e de trabalho na sociedade;

11 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Oferecer ao estudante um ensino baseado num conjunto de disciplinas que venham contribuir efetivamente para atividades que pretende desempenhar; Promover a formao bsica e tcnica dentro dos princpios inovadores de ensino e aprendizagem, por meio de interaes do conhecimento; Encorajar o estudante a um estudo regular e assduo, alimentando seu esforo na troca regular e frequente de informaes permitindo, desta forma, que ele sinta-se integrado no trabalho que realiza ou realizar; Propiciar ao estudante um mtodo de estudo, assegurando-lhe um conhecimento slido dos contedos propostos e quando necessrio permitir uma atualizao constante de seus conhecimentos; Orientar o estudante na escolha de um programa de estudos adaptados ao seu nvel de formao, ritmo de trabalho, tempo livre para dedicao aos estudos. Educao Especial uma modalidade da educao que complementa ou suplementa todas as etapas de ensino, devendo disponibilizar servios de apoio especializado, recursos educacionais, estratgia e prticas diferenciadas de suporte ao estudante com necessidades especiais. Objetivo: Garantir matrcula para todos, cabendo s escolas as devidas condies para uma educao de qualidade, que contemple a organizao curricular, os recursos educativos e os humanos e estrutura fsica compatveis com as necessidade especficas. Estabelecer mecanismos que possibilitem o conhecimento da demanda real de atendimento a alunos com necessidade educacionais especiais, mediante a criao de sistemas de informao e o estabelecimento de interface com os rgos governamentais responsveis pelo censo demogrfico, para atender as varveis implcitas qualidade do processo formativo desses alunos. Assegurar as condies de acessibilidade, nas edificaes, instalaes, equipamentos, recursos tecnolgicos, mobilirios, transporte escolar, nas comunicaes, nos termos da legislao vigente. Promover a articulao com os demais servios pblicos, dentre eles a sade e a assistncia social, na organizao do atendimento educacional especializado. Desenvolver o acompanhamento sistemtico e contnuo das condies de funcionamento das escolas do sistema estadual de Ensino com um dos procedimentos de avaliao que visa ao aperfeioamento do processo educativo. (DELIBERAO CEE/MS N7828, de 30 de maio de 2005).

8 - Relaes entre a escola e a comunidade


Do Colegiado Escolar A escola apresenta uma gesto democrtica que permite a participao, a autonomia, liberdade e a administrao colegiada, lembrando que este no um ambiente neutro, mas ideolgico e deve fazer uma leitura contnua e crtica da realidade em que est inserida, para que possa tornar possvel apontar um novo pensar e agir pedaggico. Assim, o Colegiado Escolar o rgo Colegiado de carter deliberativo, executivo, consultivo, nos assuntos referentes gesto pedaggica, administrativa e financeira da Unidade Escolar, respeitadas as normas legais vigentes. E regido por estatuto prprio. As funes deliberativas executivas, referem-se tomadas de decises quanto ao direcionamento das aes pedaggicas, administrativas e de gerenciamento dos recursos pblicos. As funes consultivas referem-se emisso de pareceres para diminuir dvidas e resolver situaes no mbito de suas competncias; As funes Avaliativas referem-se ao acompanhamento sistemtico das aes desenvolvidas pela unidade escolar, objetivando a identificao de problemas, propondo alternativas para a melhoria de seu desempenho.

12 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Integram o Colegiado Escolar: Diretor e Diretor adjunto, na qualidade de membros natos e secretrios executivos; Profissionais da Educao Bsica, com 50% das vagas; Alunos e pais ou responsveis, com os outros 50% das vagas. Da A.P. M A Associao de Pais e Mestres entidade civil, com personalidade jurdica, sem fins lucrativos, regida por estatuto prprio e tem como finalidades: Colaborar com o aproveitamento do processo educacional; Prestar assistncia aos alunos; Promover a integrao entre a famlia a escola e a comunidade escolar; Apresentar as aspiraes da comunidade e dos pais junto a unidade escolar; Mobilizar recursos humanos e angariar recursos materiais para auxiliar a unidade escolar: Na manuteno e preservao do espao fsico e dos equipamentos; Na programao de atividades culturais, recreativas e desportivas; No desenvolvimento de atividades de assistncia ao aluno nas reas scio econmica e de sade; Opinar sobre a utilizao do espao fsico da Unidade Escolar; Viabilizar o entrosamento entre pais e mestres.

9 - Concepes tericas
Vivemos em uma sociedade globalizada, onde as pessoas so induzidas ao consumismo e os valores da famlia e da escola so colocados em segundo plano. O papel representativo do dinheiro pode levar quem tem maior fora poltica ou econmica corrupo e a legislar em causa prpria e a valorizao pessoal est relacionada posio social. Entendemos que a Escola pela qual optamos tem como preocupao o aspecto qualitativo do ensino, porm considerando sempre o aspecto quantitativo, no qual os contedos possibilitem a continuidade dos estudos, dessa forma devem ser contemplados de maneira crtica, a fim de promover mudanas positivas no comportamento do aluno. Alem do mais, o ensino deve ter objetivos bem definidos, mtodos precisos e coerentes que sejam significativos para os alunos, atendendo seus interesses atuais e futuros; que tenha uma linha unificada de trabalho quanto aos pressupostos educacionais; que seja sria, realista, atuante, atualizada e integrada com a famlia, seja formadora de alunos responsveis, interessados, atuantes, crticos, capazes de lutar pelos seus direitos e sujeito do seu prprio desenvolvimento. Sendo assim, almejamos construir uma sociedade mais humana, justa, cooperativa, onde todos tenham a oportunidade de expressar suas idias e, que supere o individualismo, a competio, o materialismo e a opresso, em que o homem seja focalizado como prioridade e valorizado pelo que , no pela classe social a qual pertence.

O cidado dessa sociedade deve ter como compromisso: A busca do bem comum, comeando acreditar e mudar dentro da prpria famlia, buscando a Deus, pois hoje, o homem est muito longe Dele e dos seus prprios compromissos; A valorizao e o respeito a si prprio, para poder valorizar os outros, envolvendo-se na sociedade de forma honesta, sincera, inteligente, prtica e com amor. Ser sujeito da prpria histria para ser parte da Histria, sendo atuante, participativo e consciente de seu papel na sociedade. Ser agente de transformao, construir uma sociedade voltada para os interesses do ser humano e a

13 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

persistncia em superar as dificuldades. Ser consciente de seu valor como ser inteiro, nascido para transcender e que seu crescimento interior se expresse em paz, segurana, tranquilidade e harmonia. A postura que esperamos desse cidado na sociedade a de ser responsvel pelas consequncias de todas as suas opes, sem procurar frequentemente um culpado para as suas frustraes. Queremos uma Escola formadora de uma nova mentalidade democrtica e participativa, e que a Educao seja igual para todos, tomando o aluno como referncia de si mesmo, onde toda ao deve estar voltada para a aprendizagem do mesmo, avaliando-o de maneira processual, para atingi-lo em sua totalidade, aproveitando sua capacidade intelectual, sua vivncia, mostrando-lhe seu potencial e tornando-o responsvel e crtico. E assim, formar um cidado fraterno, honesto, competente, valorizado no ser, um homem bom, acolhedor, maduro, consciente de sua prpria existncia, que seja humano e crtico, no aceitando passivamente tudo que imposto, e disponha de habilidades para questionar e que no vise apenas o desenvolvimento intelectual, mas o ser humano como um todo. Nesse contexto, o professor o mediador entre contedos e alunos. O ensino/aprendizagem tem como centro o aluno. Os conhecimentos so construdos pela experincia pessoal e subjetiva. A Tendncia Pedaggica escolhida para direcionar o trabalho em nossa escola a Progressista CrticoSocial dos contedos, pois acentua a prioridade de focar os contedos no seu confronto com as realidades sociais. Portanto, necessria a elaborao de um currculo que viabilize o processo de ensino/aprendizagem, com uma abordagem crtica dos contedos em consonncia com a nossa concepo de educao. O currculo define todo o trajeto do processo ensino/aprendizagem: o que ensinar, o para que ensinar e o como ensinar, bem como as formas de avaliao. H uma estreita relao entre o currculo e as manifestaes sociais presentes na cultura na qual se aplica a teoria e a prtica do fazer pedaggico. Assim, entende-se que a questo ensino/aprendizagem deve ser trabalhada constantemente, no sentido de buscar metodologias alternativas que estimulem o aluno ao aprendizado. Tomando como base os resultados dos indicadores de qualidade da Educao, (Prova Brasil, Provinha Brasil, ENEM, SAEMS, SAEB). E, avaliar de maneira contnua e sistemtica por meio da interpretao qualitativa do conhecimento do aluno. Possibilitando desta forma conhecer o quanto o aluno se aproxima ou no da expectativa de aprendizagem, para ajustes constantes, num mecanismo de regulao no processo de ensino/aprendizagem, que contribui efetivamente para que a tarefa educativa tenha sucesso. Desta forma, para que a Educao cumpra seu papel perante a sociedade e alcance o seu objetivo, que o de contribuir na formao de um cidado crtico, faz-se necessrio a realizao de aes embasadas nos princpios norteadores: Aprender a Conhecer Aprender a Fazer Aprender a Viver Juntos Aprender a Ser

10 - Critrios e formas de avaliao de aprendizagem


Avaliao da Aprendizagem Forma de Avaliao do Desenvolvimento Integral do Educando A avaliao dever ser contnua e sistematizada por meio da interpretao qualitativa do conhecimento do aluno, possibilitando precisar o quanto ele se aproxima ou no da expectativa prevista de aprendizagem.

14 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

A forma de avaliar no se restringir somente a definir o sucesso ou fracasso dos alunos, acontecer de forma que se relacione com diferentes oportunidades oferecidas, isto , analisando a adequao das situaes didticas propostas aos conhecimentos prvios dos alunos e aos desafios que esto em condies de enfrentar. Assim, o professor constantemente refletir sobre sua prtica, e o aluno, se conscientizar de suas dificuldades e possibilidades para reorganizar seu investimento na tarefa de aprender. Para a escola, esse processo definir prioridades e localizar quais aspectos das aes educacionais demandam maior apoio, da seguinte forma: Avaliao Diagnstica Ser feito um levantamento prvio dos conhecimentos apresentados pelos estudantes, para que os professores tenham parmetros necessrios para desenvolverem o plano de ensino, sendo aplicada no incio e no final de cada bimestre com o uso de pr-testes, questes abertas, entrevistas e outros. Avaliao Formativa - Ser feita ao longo do processo, acompanhando as etapas de ensino e da aprendizagem - pressupondo a elaborao de fichas de acompanhamento, relatrios, portflios e outros instrumentos desenvolvidos pelo professor. Avaliao Somativa - Est integrada aos objetivos especficos a serem aplicados em sala de aula e na verificao do desenvolvimento cognitivo dos estudantes sendo realizada durante o bimestre por meio de testes, provas escritas e outros, com a finalidade de resultar em notas no final do bimestre. Essa forma avaliativa possibilita ajustes constantes, num mecanismo de regulao no processo de ensino/aprendizagem, que contribui efetivamente para que a tarefa educativa tenha sucesso.

11 - Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem

O processo de acompanhamento da avaliao ser atravs de grficos de notas bimestrais, pronturio do aluno, monitoramento em sala de aula da prtica do professor e seu planejamento, afim de que a avaliao no seja um momento esttico e sim um processo dinmico e no linear da construo do conhecimento, superando o carter de terminalidade e de medio de contedos aprendidos. Dessa forma, esse acompanhamento constitui um julgamento de valores sobre manifestaes da realidade, tendo em vista uma tomada de deciso e consequente ao reordenada do processo, para atingir objetivos com mais segurana e metas com mais preciso. Projetos oferecidos pela Escola:

E.E. CEL. PEDRO JOS RUFINO

PROJETO: Quiz Online do Rufino 2013 JUSTIFICATIVA Nas ltimas dcadas o avano das mdias tecnolgicas trouxe grandes mudanas no cotidiano das pessoas, e isto por sua vez, reflete diretamente no contexto escolar. Neste cenrio, faz-se necessrio mudanas pedaggicas por meio da realizao de projetos que contemplem o Projeto Poltico Pedaggico da escola em consonncia com o uso das mdias e os novos recursos tecnolgicos para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos.

15 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Nesse contexto a E.E. Cel. Pedro Jos Rufino prope o projeto Quiz Online do Rufino como uma ferramenta de ensino para complementar a abordagem dos contedos em sala de aula. Ele surge como uma autoavaliao dos alunos para uma reflexo sobre o prprio desempenho, e possibilitar aos professores o diagnostico das dificuldades da turma e a interveno em sala.

OBJETIVO GERAL Inserir as mdias tecnolgicas para inovar as prticas pedaggicas, e desta forma, tornar as aulas mais atraentes e motivadoras para os educandos.

OBJETIVOS ESPECFICOS * Proporcionar o feedback do contedo ministrado durante o bimestre; * Diagnosticar as dificuldades apresentadas e permitir eventuais correes ou alteraes no processo de ensino-aprendizagem; * Integrar as disciplinas por meio dos recursos miditicos.

METODOLOGIA

Os docentes criaro um banco de dados envolvendo os contedos afins, com a ferramenta disponvel no site: www.20segundos.com.br (Quiz Online). Os educadores aplicaro o quiz durante todo o bimestre, integrada ao seu planejamento (tempo previsto na STE de 20-30 minutos) na sala de tecnologia, juntamente com o PROGETEC. A culminncia do projeto se dar por meio da realizao de um quiz geral envolvendo um desafio entre as turmas de mesmo nvel com durao de 50 minutos na sala de tecnologia. Ao final de cada etapa o resultado ser impresso imediatamente, o professor ir analisar e intervir em sala as dificuldades constatadas. A divulgao dos rankings vo ser feitos pelo PROGETEC no blog da escola (celrufino.blogspot.com) e no facebook por classificao (1, 2 e 3 lugares).

RECURSOS

* Computadores; * Internet; * Mquina Fotogrfica; * Equipamento de Som; * Editor de Texto. CRONOGRAMA

JAN *

FEV *

MAR *

ABR X

MAI *

JUN *

JUL X

AGO *

SET *

OUT X

NOV *

DEZ X

* Perodo sem o Quiz - Perodo Letivo x Realizao do Quiz Bimestral

16 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

AVALIAO

A avaliao ser por meio dos resultados apresentados ao final do Quiz Online.

E.E. CEL. PEDRO JOS RUFINO

PROJETO: AES DINAMICAS

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista os resultados das avaliaes externa SAEMS, Prova Brasil, OBMEP e ENEM, Analisando os resultados da Escola Estadual Pedro Jos Rufino observamos uma baixa proficincia por padro de desempenho principalmente na disciplina de Matemtica principalmente do Ensino Fundamental e no 8 Ano do Ensino Fundamental, conforme tabela abaixo. ENSINO MDIO -2012 Lngua Muito Crtico Crtico Intermedirio Adequado 1 Ano Portuguesa 9,2% 63,9% 25,2% 1,7% Intermedirio Adequado Muito Crtico Crtico 1 Ano Matemtica 29,2% 52,8% 16,7% 1,4% Produo de Bsico Intermedirio Adequado Avanado 1 Ano texto 8,1% 54,4% 35,3% 2,2% Crtico Lngua Muito Crtico Intermedirio Adequado 2 Ano 63,9% Portuguesa 9,2% 25,2% 1,7% Muito Crtico Crtico 41,5% 39,8% Produo de Bsico Intermedirio 2 Ano texto 0,9% 35,1% Lngua Muito Crtico Crtico 3 Ano Portuguesa 18,8% 37,6% Muito Crtico Crtico 3 Ano Matemtica 43,0% 38,0% Produo de Bsico Intermedirio 3 Ano texto 1,0% 44,6% Fonte: Cadernos de resultado das avaliaes SAEMS 2 Ano Matemtica Intermedirio 18,6% Adequado 56,8% Intermedirio 37,6% Intermedirio 16,0% Adequado 51,5% Adequado 0% Avanado 7,2% Adequado 5,9% Adequado 3,0% Avanado 3,0%

ENSINO FUNDAMENTAL -2011 2 Ano 2 Ano Lngua Portuguesa Matemtica Muito Crtico 4,5% Muito Crtico 4,5% Crtico 0% Crtico 31,8% Intermedirio 72,7% Intermedirio 63,6% Adequado 22,7% Adequado 0%

17 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

3 Ano

Lngua Portuguesa Matemtica Lngua Portuguesa Matemtica Lngua Portuguesa Matemtica Lngua Portuguesa

Muito Crtico Crtico 2,9% 21,19,% Muito Crtico Crtico 5,6% 13,9% Muito Crtico Crtico 0% 0% Muito Crtico Crtico 7,4% 27,8% Muito Crtico Crtico 4,2% 0% Muito Crtico Crtico 8,3% 33,3%

Intermedirio Adequado 4% 82,9% Intermedirio Adequado 47,2% 33,3% Intermedirio Adequado 30,9% 69,1% Intermedirio Adequado 35,2% 29,6% Intermedirio Adequado 45,8% 50,0% Intermedirio Adequado 45,8% 12,5% Intermedirio 53,9% Intermedirio 11,9% Adequado 17,1% Adequado 3,0%

3 Ano

4 Ano

4 Ano

5 Ano

5 Ano 8 Ano

Muito Crtico Crtico 5,3% 23,7% Muito Crtico Crtico Matemtica 8 Ano 26,9% 58,2% Fonte: Cadernos de resultado das avaliaes SAEMS

Contando tambm com as anlises da Prova Brasil, alm das altas taxas de reprovao os alunos que concluem o Ensino Fundamental tem um dficit de conhecimento comparando o nvel que se encontra ao que deveria estar no final dos anos finais. Dessa forma o Projeto prope que seja feito um trabalho junto Equipe de professores visando melhorar os ndices de aprendizagem dos alunos. Assim o Projeto Prope que seja trabalhadas aes, abrangendo os alunos do Ensino Fundamental e Mdio da E.E. Pedro Jos Ruffino. Este trabalho baliza-se em diretrizes que priorizam a aprendizagem do aluno. Para atingir o que se precisa, necessrio a elaborao de aes especficas sobre o problema e um cronograma de execuo.

OBJETIVO

OBJETIVO GERAL Melhorar o desempenho acadmico dos alunos, por padro de desempenho na disciplina de Lngua Portuguesa, Matemtica e Produo de texto, nas avaliaes da SAEMS. OBJETIVOS ESPECFICOS Preparar os alunos para aquisio de habilidades de leitura e interpretao de texto em todas as suas dimenses e dificuldades;

18 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Desenvolver os conhecimentos lgicos matemticos Estimular a leitura, a escrita, a interpretao de textos e problemas matemticos; Possibilitar s diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processos de leitura e a escrita; Ler diversos gneros textuais previamente selecionado; Confrontar opinies e pontos de vista sobre as diferentes manifestaes sobre a linguagem e a escrita; Desenvolver as habilidades de uso das diferentes estratgias de leitura; Criar novas tcnicas, mtodos e procedimentos para trabalhar as atividades, as quais os alunos apresentam dificuldades.

AES 01-Realizar Leituras dirias de variados gneros textuais, envolvendo todas as disciplinas do Ensino Fundamental e Ensino Mdio.

02- Proporcionar aos alunos um ambiente ldico propcio leitura com espaos para revistas, livros,gibis e jornais de fcil acesso aos alunos. 03- Realizar uma aula contextualizada mensalmente criando situaes problemas.

04 -Realizar uma aula mensal diferenciada utilizando os jogos educativos para estimular a concentrao e o raciocnio dos alunos na disciplina de matemtica;

05 Elaborao das notcias interdisciplinares, montagem das notcias e correo;

06- Criao de um Jornal Mural com diversos textos jornalstico em cada disciplina, que funcionar como suporte para os gen4ros e tipos de tex6tos trabalhados em sala de aula. Cada professor escolher os textos jornalstico.

07- Buscar atravs do facebook onde o aluno poder identificar diversos conceitos e opinies dentro de um texto ou uma charge, verificando o seu ponto de vista, e discutindo em sala de aula. 08- Utilizar jogos educativos e caa palavras para estimular a concentrao e o raciocnio dos alunos na disciplina de matemtica; 09- Utilizar na rea de humanas textos e artigos; 10- Utilizar a geometria para desenvolver os contedos de matemtica.

19 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

CRONOGRAMA DE EXECUO MESESAO Julho 01/ DISC. DIAS 01020304050607080910111213141516171819202122232425262728293031 L.Port. X XX X X 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

05/ Agos.

Lit.

09/02/ 07/ 01/06/ 09 01/06/ 09

L.port/ X X X X X X X X X X X X X X Soc Geog. XX X

XXXXX

XXXXXXXXXX

Cin.

XX

01/06/ 09 09 04/

Biologia X X

XXXXX

XXXXX

XXXXX

XXXXX

Ingls Mat.

XX

XXXXX X

XXXXX X

XXXXXXXXXXXX X X XX XX

05/ 03 Set. 05/03/ 02/ 01/06/ 09

Lit. Hist. X 010203 L.port. Soc.

04 11 050607080910 1213141516171819202122232425262728293031 X X

Geog.

01/06/ 09

Biologia

X X X

01/06/09/ L.port/ 01/06/ 09 Cin.

03

Hist.

20 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Out. 03/ 03/ 10/ 03/ Nov. 04/ Soc. L.port. Soc. Mat. Hist

01

020304

05 06

0708

09

101112131415

16

171819202122232425262728293031

X X

X X 01 0203 04 05 06 070809101112131415161718192021222324252627282930

10/ 01/06/ 09

Mat Geog.

X X

01/06/ 09

Biologia

X X X X 01 020304050607080910 11 1213141516171819202122232425262728293031

01/06/09/ L.port/ 01/06/ 09 Cin. 03/ Hist

Dez.

C 03

Soc. Hist. X

METAS

Elevar o nvel Intermedirio de 25.2% para 70% e o Adequado de 1.7% para 30% no nvel avanado por padro de desempenho na disciplina de Lngua Portuguesa do 1 ano do Ensino Mdio. . Elevar o nvel Intermedirio de 25.2% para 70% e o Adequado de 1.7% para 30% no nvel avanado por padro de desempenho na disciplina de Lngua Portuguesa do 2 ano do Ensino Mdio. Elevar o nvel Intermedirio de 37.6% para 70% e o Adequado de 37.6% para 30% no nvel avanado por padro de desempenho na disciplina de Lngua Portuguesa do 3 ano do Ensino Mdio. Elevar o nvel Intermedirio de 52.8% para 70% e o Adequado de 16.7% para 30% no nvel avanado, por padro de desempenho na disciplina de Matemtica do 1 ano do Ensino Mdio. Elevar o nvel Intermedirio de 35.1% para 50% e o Adequado de 56.8% para 50% no nvel avanado, por padro de desempenho na disciplina de Matemtica do 2 ano do Ensino Mdio.

21 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Elevar o nvel Intermedirio de 38% para 70% e o Adequado de 16% para 30% no nvel avanado, por padro de desempenho na disciplina de Matemtica do 3 ano do Ensino Mdio. Elevar o nvel Adequado de 35.3% para 70% e o Avanado de 2.2% para 20% no nvel avanado, por padro de desempenho na disciplina de Produo de Texto do 1 ano do Ensino Mdio. Elevar o nvel Adequado de 56.8% para 80% e o Avanado de 7.2% para 20% no nvel avanado, por padro de desempenho na disciplina de Produo de Texto do 2 ano do Ensino Mdio. Elevar o nvel Intermedirio de 51,5% para 80% e o Adequado de 3.0% para 20% no nvel avanado, por padro de desempenho na disciplina de Produo de Texto do 3 ano do Ensino Mdio.

Elevar o nvel Intermedirio de 53.9% para 70% e o Adequado de 17.1% para 30% no nvel avanado, por padro de desempenho na disciplina de Lngua Portuguesa do 8 ano do Ensino Fundamental

Elevar o nvel Adequado de 11.9% para 70% e o Avanado de 3.0% para 30% no nvel avanado, por padro de desempenho na disciplina de Matemticado 8 ano do Ensino Fundamental

E.E. CEL. PEDRO JOS RUFINO

Projeto CINEFORUM E RODA DE LEITURA RESPONSVEL: Professores de Lngua portuguesa, Arte, Redao, Produo interativa, Histria, Ed. Fsica, Sociologia, Filosofia e Geografia do Ensino Fundamental e Mdio ELABORAO: Coordenao Pedaggica LOCAL DA REALIZAO: Sala de Aula, vdeo e Biblioteca PERODO: Ano letivo de 2012 RECURSOS HUMANOS: Coordenadores, Professores e Alunos RECURSOS MATERIAIS: Sala de vdeo, aula, tecnologia e biblioteca. Roupas para teatro,cartolinas papel A4 colorido canetas hidrogrficas, DVDs, CDs, livros infanto- juvenil, infantil e gibis. CLIENTELA: Alunos do Ensino Fundamental e Mdio e EJA (Educao de jovens e adultos) OBJETIVO GERAL: Formar leitores crticos e apreciadores das artes cnicas melhorando seu desempenho nos trabalhos, provas e adquirindo o hbito de ler como entretenimento e prazer. valorizando a leitura na escola e na comunidade.

OBJETIVOS ESPECFICOS: -Fomentar anlises,crticas e debates sobre o papel dos personagens na histria e temas atuais atravs de documentrio produzido para televiso. Incentivar uma cultura de valorizao das artes

22 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

cnicas representadas por: Filmes, Srie e mini-sries - Desenvolver nos alunos o gosto pelo cinema bem como sua competncia como telespectador para identificar tramas, enredos e mensagens das histrias assistidas. . -Formar e incutir no aluno o gosto pela leitura, e sua competncia como leitores, por meio de diversos gneros textuais. -Proporcionar aos alunos momentos de leitura agradvel atravs das variadas histrias em quadrinhos.

JUSTIFICATIVA Tendo em vista a anlise dos resultados das avaliaes dos alunos, verificou-se a dificuldade de leitura e de interpretar o que se l . Partindo ento dessa anlise, a Coordenao prope o Projeto CINE FORUM E RODA DE LEITURA na escola

METODOLOGIA ! PASSO:- Seleo dos filmes, documentrios, livros, textos de diversos gneros e gibis - Catalogao dos filmes e documentrios. -Organizao do trabalho semanal, na sala de vdeos, definio dos horrios e escolha dos filmes, documentrios, livros, textos de diversos gneros e gibis

2 PASSO: -Visita s salas de aulas para divulgao do projeto. -Pesquisa elaborada com os alunos sobre os diversos tipos de filmes e documentrios 3 PASSO: -Implantao do projeto 4 PASSO: Desenvolvimento do Projeto

CRONOGRAMA: MESES AO Fevereiro seleo do material a ser utilizado no 1 semestre divulgao do projeto e pesquisa sobre os diversos tipos de filmes e documentrios e Maro implantao do projeto Abril Desenvolvimento do projeto Maio Desenvolvimento do projeto Junho Desenvolvimento do projeto Apresentao dos livros confeccionado, peas teatrais, literatura de cordel e narrao de Julho acontecimentos histricos em vdeos de curta durao Agosto seleo do material a ser utilizado no 2 semestre Setembro Desenvolvimento do projeto Outubro Desenvolvimento do projeto NovembroDesenvolvimento do projeto Apresentao dos livros confeccionado, peas teatrais, literatura de cordel e narrao de Dezembro acontecimentos histricos em vdeos de curta durao AVALIAO: sero solicitados aos alunos relatrio sobre os filmes e documentrios assistidos , sntese dos textos lidos,

23 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

fichamento dos livros lidos e confeco de livos de histrias em quadrinhos,produo de pequenas peas de teatro e vdeos de curta durao, bem como a observao na formao de atitudes das informaes recebidas. Cel. Pedro Jos Escola Estadual Rufino Ensino Fundamental Jardim MS Projeto Feirinha Livre/Alimentos" Gestora do Projeto: Berenice Peixoto
1. Apresentao

O presente projeto visa aprimorar os conhecimentos dos estudantes da Escola Estadual Cel. Pedro Jos Rufino integrante do Projeto no Ensino Fundamental sobre o contexto calcular. O projeto destina-se a reforar a idia de que todos os alunos devem ter diariamente compromisso com os estudos. Ser destinado s turmas de 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental que estudam na Escola, onde os professores regentes das sries iniciais estaro envolvidos .
2. Objetivos

Despertar a curiosidade e o interesse pelo clculo mental; Refletir as prticas dirias de clculos nos alunos enquanto integrantes da escola; Sistematizar o trabalho com agrupamentos e trocas de 10 em 10 unidades e sua representao por meio de valor posicional dos algarismos, para a troca de idias sobre clculos diversos.
3. Metodologia

Ser utilizado mtodo de aula expositiva, os alunos tero contato com o material oferecido, podendo realizar trocas, anlise de imagens e resoluo dos exerccios em tempo combinado. Toda a atividade ser acompanhada pela coordenadora de matemtica juntamente com a professora regente durante o horrio das aulas.
4. Recursos Utilizados

. Dinheirinho de papel, cartazes . Frutas, bolos,doces . Suco,refrigerante . Mquina fotogrfica.


5. Carga Horria

A carga horria ser de 8h/a no total, e acontecer uma vez por ms, distribuda da seguinte forma: na primeira etapa 2h/a de exerccios propostos; na segunda etapa 2h/a de exerccios propostos; na terceira etapa 2h/a de exerccios propostos; na quarta etapa 2h/a de exerccios propostos.
6. Contedo

Sistema Monetrio As quatro operaes(Adio,Subtrao,Multiplicao e Diviso) Medidas Sistema de Numerao Decimal Frao
7. Equipe responsvel

Coordenadora de rea, gerenciador de tecnologias miditicas e professores envolvidos no projeto.


8. Processo de Avaliao

A avaliao ser contnua e diagnstica realizada por meio de atividades elaboradas antes e durante o projeto.
9. Premiao

Ser oferecido durante o Projeto uma culminncia com bolos, salgados, frutas e suco para a sala participante, totalizando mais ou menos 30 alunos.

Escola Estadual Cel Pedro Jos Rufino Ensino Fundamental e Mdio Jardim MS Projeto Calculando" Gestora do Projeto: Berenice Peixoto
1. Apresentao

O presente projeto visa aprimorar os conhecimentos dos estudantes da Escola Estadual Cel Pedro

24 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Jos Rufino integrante do Projeto no Ensino Fundamental e Mdio sobre o contexto calcular. Nesse sentido, o projeto destina-se a reforar a idia de que todos os alunos devem ter diariamente compromisso com os estudos. Ser destinado s turmas de 6ano do Ensino Fundamental at o 3ano do Ensino Mdio que estudam na Escola, sendo assim professores de todas as sries estaro envolvidos .
2. Objetivos

Instigar a curiosidade da Tabuada nos estudantes; Refletir as prticas dirias de clculos nos alunos enquanto integrantes da escola; Realizar debates, para a troca de idias sobre clculos diversos,tabuada e suas aplicaes;
3. Metodologia

Ser utilizado mtodo de aula explicativa, os alunos tero contato com o material oferecido, podendo realizar leituras, anlise de imagens e resoluo dos exerccios em tempo combinado. Toda a atividade ser acompanhada pela gestora do projeto juntamente com os professores envolvidos. As competies sero realizadas na escola durante o horrio combinado das aulas, os debates ocorrero atravs de uma mediao gestor/aluno.
4. Direcionamento

Definir qual a funo do projeto, esclarecendo a responsabilidade do aluno e o papel do Professor sem que para isso crie critrios e privilgios para uns e excluso para outros.

5. Carga Horria

A carga horria ser de 3h/a no total, distribuda da seguinte forma, na primeira quinzena 1h/a de exerccios propostos, na segunda quinzena 1h/a de exerccios propostos, e na terceira quinzena 1h/a de exerccios propostos.
6. Contedo

Tabuada As quatro operaes(Adio,Subtrao,Multiplicao e Diviso) Slidos Geomtricos Figuras Geomtricas Plano cartesiano Teorema de Tales Razes Medidas Sistema de Numerao Decimal Potenciao Radiciao Expresso Algbrica Porcentagem Frao
7. Equipe responsvel

Coordenadoras de rea, de turno, gerenciador de tecnologias miditicas e professores envolvidos no projeto(Histria,Sociologia, Matemtica,Geografia, Lngua Portuguesa, Cincias, Ingls,Qumica,Fsica,Biologia,Filosofia).
8. Processo de Avaliao

A avaliao ser contnua e diagnstica realizada por meio de atividades a ser elaborada e a partir das respostas de um questionrio no final do projeto.
9. Premiao

Ser oferecido no final do Projeto uma culminncia com Karaoke, violo e msicas ao vivo para a sala vencedora, totalizando mais ou menos 45 vagas/alunos.

projeto: Curtas no Cel. Rufino


Objetivo

Incentivar o uso do vdeo Pedagogicamente nas aulas do 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental para o desenvolvimento do senso crtico dos alunos.
Metodologia

25 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Com o objetivo de incentivar o uso adequado dos recursos tecnolgicos da escola Cel. Rufino pedagogicamente, foi criado esse projeto. Os recursos audiovisuais atualmente esto inseridos no cotidiano as pessoas, com a inteno de transmitir conhecimentos. O site Porta Curtas (http://portacurtas.org.br/) tem inmeros vdeos com durao pequena, mas com conhecimentos variados sobre a vida. Na sala de tecnologia os alunos do 1 ao 5 anos (Ensino Fundamental) vo assistir aos vdeos animados com temas interessantes, e exercitar a temas em jogos educativos na internet. Os professores trabalharem em sala de aula com o tema apresentado de forma ldica.

Projeto

Critrio de Eficcia

Objetivo

Cineforum

Formar leitores crticos e apreciadores das artes cnicas melhorando seu desempenho nos trabalhos, Ensino Aprendizagem provas e adquirindo o hbito de ler como entretenimento e prazer. Valorizando a leitura na escola e na comunidade.

Feira Cultural

Ensino Aprendizagem

Despertar o interesse pela pesquisa; conhecer novas culturas; desenvolver habilidades manuais.

Ortografia Cinematogrfica do Rufino

Proporcionar a internalizao natural das regras Ensino Aprendizagem ortogrficas, enfatizando as mudanas ocorridas com a reforma ortogrfica de 2008.

Curtas na Escola Ensino Fundamental l

Incentivar o uso do vdeo Pedagogicamente nas Ensino Aprendizagem aulas do 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental para o desenvolvimento do senso crtico dos alunos.

Leitura Interpretao e produo textual na Trabalhar a Leitura, a interpretao e a produo Ensino Aprendizagem Educao de Jovens e textual. Adultos. (Projeto de Estgio Curricular) Calculando Ensino Aprendizagem Instigar a curiosidade da tabuada e suas aplicaes para as prticas de clculos dirios.

Feira das Profisses

Gesto de pessoas

Despertar no aluno a importncia dos estudos para a qualificao profissional, bem como evitar a evaso escolar e passar orientao vocacional os alunos.

Formao Curso bsico Utilizao tecnolgicas no ambiente

Gesto de pessoas

Ensinar e democratizar o acesso a modernas tecnologias aos professores da Escola Cel. Pedro Jos Rufino de Jardim MS.

Datas Comemorativas

Gesto de pessoas

Socializao do corpo discente com participao dos pais.

26 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Estimular o gosto pela leitura desde a infncia; Promover momentos de leitura e contao de histrias; Proporcionar momentos de manuseio de livros; Projeto de Leitura Era uma Proporcionar o acesso aos diversos tipos de leitura Ensino Aprendizagem Vez na escola, buscando efetivar o processo de leitura e escrita. Realizar aulas de leitura direcionada para trabalhar diferentes gneros textuais, bem como explorar os descritores contemplados nas avaliaes.

Feirinha Livre

Despertar a curiosidade e o interesse pelo clculo mental; Refletir as prticas dirias de clculos nos alunos enquanto integrante4s da escola; Ensino Aprendizagem Sistematizar o trabalho com agrupamentos e trocas de 10 em 10 unidades e sua representao por meio de valor posicional dos algarismos, para troca de idias sobre clculos diversos.

Quiz Online do Rufino

Inserir as mdias tecnolgicas para inovar as Ensino Aprendizagem prticas pedaggicas, e desta forma, tornar as aulas mais atraentes e motivadoras para os educandos. Gesto de Pessoas e Organizar todo o trabalho da equipe escolar. Ensino Aprendizagem

PDE-Escola

Aes Dinmicas

Ensino Aprendizagem Melhorar o desempenho academico dos alunos, por padro de desempenho nas disciplinas de Lngua Portuguesa, Matemtica e Produo de Texto, nas avliae do SAEMS.

PJF(Projeto Jovem de Futuro Ensino Aprendizagem Melhorar o rendimento nas disciplinas de Lngua Portuguesa e Matemtica.

12 - Indicadores de qualidade
A questo ensino/aprendizagem deve ser trabalhada constantemente, no sentido de buscar metodologias alternativas que estimulem o aluno ao aprendizado. Tomando como base os resultados dos indicadores de qualidade da Educao, (Prova Brasil, Provinha Brasil, ENEM, SAEMS, SAEB). E, avaliar de maneira contnua e sistemtica por meio da interpretao qualitativa do conhecimento do aluno. Possibilitando desta forma conhecer o quanto o aluno se aproxima ou no da expectativa de aprendizagem, para ajustes constantes, num mecanismo de regulao no processo de ensino/aprendizagem, que contribui efetivamente para que a tarefa educativa tenha sucesso.

13 - Formao continuada

27 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Todos os profissionais que exercem a docncia na Escola Estadual Pedro Jos Rufino so habilitados em suas respectivas reas. Entretanto, um diploma universitrio no garante qualidade no ensino aprendizagem dos nossos alunos. Nesse aspecto, faz-se necessrio que os docentes estejam sempre revendo seu fazer pedaggico/metodolgico e avaliativo, necessitando, assim de formao permanente, acompanhamento e apoio pedaggico. Desta forma, cabe ao Coordenador Pedaggico o papel de orientar, formar e auxiliar na tarefa de ensinar. Diante dessa necessidade implanta-se na Escola Estadual Cel. Pedro Jos Rufino para o ano de 2013, um plano anual de formao continuada, no qual constar um cronograma de encontros bimestrais, com temas sequenciais para estudo e reflexo e capacitaes na rea.

14 - Avaliao Interna

Para a realizao da avaliao Institucional interna sero aplicados questionrios junto aos alunos, pais, professores, coordenadores, diretores e funcionrios administrativos, enfocando os seguintes aspectos: ensino/aprendizagem, pais e comunidade, gesto de pessoas, gesto de processos, infraestrutura e resultados.

15 - Avaliao do Projeto Poltico Pedaggico


A execuo do PPP deve estar sob a responsabilidade de todos os integrantes da comunidade escolar. Com aes propostas para darem uma direo prpria a tudo que se faz dentro da escola da seguinte forma: 1. Ter responsabilidade e o compromisso constantes para desenvolver o esprito de unidade: Ter atitudes e comportamentos compatveis com o ambiente escolar; Assumir os trabalhos propostos; Cumprir e fazer cumprir os objetivos do PPP; Comprometer-se em todos os aspectos com as atividades da escola, sejam elas pedaggicas, culturais ou recreativas, independente da funo que exerce. Ter conscincia que possvel atingir os objetivos propostos. 2. Estudo e reflexo constantes para promover a melhoria da qualidade de ensino: Elaborar cronogramas de estudos;Realizar sesses de estudo Ler e discutir livros paradidticos; Trocar ideias e experincias; Acompanhar a realidade social existente e modific-la quando necessrio; Atualizar-se sempre. 3. Cooperao e respeito mtuo entre professores e funcionrios para que cada um sinta-se pea importante no PPP: Abrir-se ao dilogo dentro do trabalho educativo; Ter um bom relacionamento com o grupo; Agir com a conscincia de que o direito de um termina quando o do outro comea; Aceitar opinies com liberdade de fazer crtica construtivas; Considerar o ser humano como pessoa acima da funo exercida;

28 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Valorizar o trabalho de todos; Buscar o companheirismo dentro do grupo.

4. Que a prtica docente possibilite o aluno ser sujeito do seu prprio conhecimento: Conhecer e estabelecer um bom relacionamento com os alunos; Traar objetivos claros de acordo com a realidade dos alunos; Dar abertura atravs do dilogo para que o aluno expresse seus sentimentos e dificuldades; Trabalhar a funo social da escrita; Desenvolver hbitos de leitura; Expor os trabalhos produzidos pelos alunos; Propiciar a formao bsica aos alunos para enfrentar a realidade social existente; Dividir os problemas, quando surgirem junto aos coordenadores pedaggicos e encontrar solues. 5. Adequar as atividades recreativas e culturais para favorecer a socializao dos alunos: Trabalhar atitudes e comportamentos em sala de aula; Oferecer atividades de lazer orientadas pelos professores; Promover jogos, gincanas, saraus, feiras, etc. Estabelecer combinados entre professores e alunos sobre atitudes de socializao com a cooperao dos funcionrios.

16 - Comisses de elaborao do Projeto Poltico Pedaggico


Direo Kennya Aparecida Flres Lima Direo- Adjunta Jucilene Amarilha Saltiva Coordenadoras Pedaggicas Lucilene Bearari de Miranda Nilva Escalinte Mancino Maryleide Romeiro Silveira Aparecida Elisabete Alves Spani Coordenadoras de rea Berenice Cabreira Peixoto Arajo (rea de Matemtica) Lucimara Silva do Canto (rea de Lngua Portuguesa) Professor Gerenciador de Tecnologias Educacionais e Recursos Miditicos Francis Areco Torres Apoio Corpo Docente; Corpo Discente; Comunidade Externa; Administrativo Elaborao dos textos Professora Aparecida Elizabete Alves Spani

17 - Equipe responsvel pela aprovao do Projeto Poltico Pedaggico da escola

29 de 30

06/09/2013 13:57

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Diretora Kennya Aparecida Flores Lima Coordenadora Pedaggica Aparecida Elisabete Alves Spani Professor Gerenciador de Tecnologias Educacionais Francis Areco Torres Supervisor de Gesto Escolar Aparecida Cecilia Bortolassi Pavan Presidente do Colegiado Escolar Lucilene Bearari

18 - Referncias
PROPOSTA - Poltico pedaggica para o Ensino Fundamental. Secretaria de Estado de Educao/MS. Edio/2000. PARMETROS Curriculares Nacionais Ensino Fundamental- Vol. 01 a 10. Ministrio da Educao e do Desporto/DF. Edio/1997. PARMETROS Curriculares Nacionais Ensino Mdio- Ministrio da Educao/DF. Edio/1999. REFERNCIAL Curricular da Educao Bsica- da Rede Estadual de Ensino/MS Edio/2007. PROJETO - Histria da Escola Cel Rufino Edio/1999. DELIBERAO do CEE/MS n. 6.220/01 e resoluo SED/MS n.1451/000. DELIBERAO CEE/MS N 6363, de 19 de outubro de 2001. DELIBERAO CEE/MS N7828, de 30 de maio de 2005.

30 de 30

06/09/2013 13:57

Вам также может понравиться