Вы находитесь на странице: 1из 55

A POESIA DO ANTIGO TESTAMENTO 1. Introduo Poesia do AT.

. A poesia do Antigo Testamento a mais significativa contribuio do povo hebreu literatura universal. Tal como qualquer outro povo, sua literatura primitiva era potica. No dispomos, no AT, de um conjunto completo dos escritos poticos israelitas; apenas alguns poemas de significao religiosa foram includos nos livros sagrados e nem todos esto no cnon. Por exemplo, alm de proferir Salomo trs mil provrbios, "foram os seus cnticos mil e cinco"( 1Reis 4.32). Tambm, foi recordado o refro do cntico popular das mulheres de Israel que diz: "Saul feriu os seus milhares, porm, Davi os seus dez milhares"( 1 Samuel 18.7). Ainda mais, so referidas no AT duas antigas colees de poesias, as quais no temos acesso, que so denominadas de "As Guerras de Iaweh"(Nmeros 21.14) e o "Livro de Jasar", ou seja, "O Livro do Justo"(Josu 10.12; 2 Samuel 1.17-18: "lamentao sobre Jonatas: eis que est escrito no Livro de Jason". Mais de uma tera parte do AT de poesia(1). Tal fato obscurecido pela maioria das nossas verses por no indicarem os trechos poticos atravs de um arranjo especial das linhas. At a verso de Acordo com os Melhores Textos em Hebraico e Grego espera at Gnesis 27.28-29 para indicar pela primeira vez um trecho de poesia. Na realidade, claro que contamos com poesias nos trechos de Gnesis 2.23; 3.14-19; 4.23-24; 9.25-25; 14.19-20; e 25.23. H tambm falta de reconhecimento de passagens profticas que so pura poesia quanto sua forma, tais como: Isaas 1.2-31; 2.2-3.17,24-26; 5.1-30; 6.3b,9-13; 40.1-44.8; 44.21-52.2; 52.7-59.20; 60.166.16; 66.22-23; Jeremias 1.5-8, 9b-10; 2.2b-3; 2.5-3.5, etc. Certamente os livros de Salmos, Provrbios, o Cntico de Salomo, pores de Eclesiastes e a maioria de J(3.3-31.40; 32.642.6), so de poesia. A Bblia de Jerusalm, entretanto, serve como bom guia a este respeito, alm de fazer uso de materiais arqueolgicos(2) mais avanados do que fez uso a verso de Acordo com os Melhores Textos em Hebraico e Grego. A poesia linguagem altamente comprimida que emprega imagens-palavras para exprimir sentidos superiores e figuras emotivas ao invs de racionalizaes. Por exemplo, "Efraim est juntado aos dolos"(Osias 4.17); "Efraim um bolo no virado"(Osias 7.8); "Efraim era uma novilha domada, que gostava de trilhar"(Osias 10.11); "Eu ensinei Efraim a andar"(Osias 11.3); "Efraim apascenta o vento"(Osias 12.1).

2. Caractersticas da Poesia Hebraica( e da Semita de um modo geral). Paralelismos de membros, ou seja, de pensamento. "A caracterstica distintiva a poesia hebraica(e de outra poesia semita do mesmo perodo) o formal paralelismo de pensamento". s vezes esse paralelismo quase imperceptvel pela traduo, pois para se manter alguma coisa da beleza potica as palavras so, muitas vezes, colocadas em seqncia diferente quela da lngua original. Seguem uma srie de exemplos, alguns sero tradues bem literais que empregam palavras ligadas por hfens para indicar que o hebraico usa uma s palavra que pode ser traduzida por vrias em portugus. Paralelismo Sinnimo = a forma mais simples no qual a segunda linha, em termos diferentes, repete o pensamento da primeira linha. Perceba que esta forma equilibra dois pensamentos iguais com palavras semelhantes. Veja os seguintes exemplos: "Aquele que se assenta nos Cus se rir; Iaweh zombar deles"(Salmo 2.4). "Pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar"(Gnesis 4.23). "O-vinho() escarnecedor, a-bebida-forte alvoroadora(Provrbios 20.1). "Os cus proclamam a glria de Deus e firmamento anuncia a obra das suas mos"(Salmo 19.1). "Do Senhor a terra e a sua plenitude mundo e aqueles que nele habitam"(Salmo 24.1). Assim, o paralelismo no indica necessariamente duas colocaes diferentes mas uma colocao expressa de duas maneiras. Muitas vezes, a segunda linha serve para esclarecer ou ampliar o sentido da primeira. Quando uma linha contm trs ou mais unidades, uma muitas vezes omitida na linha paralela, na qual uma unidade alongada por compensao; este tipo chamado as vezes de paralelismo incompleto. "E tornarei vossas-festas em luto, e-todos-vossos-cnticos em lamentaes"(Ams 8.10). Paralelismo Antittico = no qual uma linha exprime a mesma idia da primeira mas de uma maneira negativa ou em termos de contraste. A maioria dos 376 versos em Provrbios 10.1-22.16 so antitticos.

"Porque o Senhor conhece o caminho dos justos mas o caminho dos mpios conduz a runa"(Salmo 1.6) "O temor do Senhor o princpio do conhecimento mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instruo"(Provrbios 1.7). "Um filho sbio alegra a-seu-pai; mas-um-filho insensato entristece a-sua-me"(Provrbios 10.1) A seguinte ilustrao de Isaas comea com paralelismo antittico, mas no restante do verso a mensagem desenvolve um princpio bsico para uma aplicao prtica: "Cessai-de-fazer o-mal; Aprendei-a-fazer o-bem; buscai a-justia; acabai-com a-opresso; Fazei-justia ao-orfo; defendei-a-causa da-viva; Isaas 1.16-b-17 Paralelismo Sinttico = o que melhor denominado de paralelismo progressivo, no qual a segunda linha complementa a primeira, oferecendo ambas um pensamento completo. Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, no consintas"(Provrbios 1.10). "No te negues o bem a quem de direito, estando no teu poder faz-lo"(Provrbios 3.27). "Por-isso-porei fogo ao-muro-de Gaza e-ele-consumir os seus palcios"(Ams 1.7). A figura de uma corrente tambm um exemplo do paralelismo sinttico: "O-que-deixou a-locusta-cortadora o-comeu a-voadora; e-o-que-deixou a-voadora o-comeu a devoradora ; e-o-que-deixou a-devoradora o-comeu a destruidora" (Joel 1.4). Esse paralelismo tem o propsito de retratar o juzo que vem em etapas e que completo. Paralelismo Inverso = esta uma forma de paralelismo onde as frases so arranjadas quiasticamente.

"O que trabalha com mo remissa empobrece; mas a mo do diligente enriquece. que ajunta no vero filho prudente; mas o que dorme na sega filho que envergonha" (Provrbios 10.4,5) "Filho meu, se o teu corao for sbio, alegrar-se- o meu corao, sim o meu prprio; e exultar o meu corao, quando os teus lbios falarem coisas retas" (Provrbios 23.15,16). certo que a variedade da poesia hebraica quase sem fim. Eis alguns exemplos de mistura de paralelismos: "Ouvi a-palavra-de-Iaweh, governadores-de Sodoma; da-ouvidos -Tor-do-nosso-Deus, -povo-de Gomorra"(Isaas 1.10). Claramente a primeira linha e a terceira so paralelas em sentido, enquanto a segunda e a quarta mostram tambm idias paralelas. "Conhece o-boi o-seu-possuidor, e-o-jumento a-manjedoura-do seu dono; mas-Israel no tem-conhecimento, o-meu-povo no entende"(Isaas 1.3). As duas primeiras linhas tanto como as duas ltimas linhas so paralelismo sinnimo, enquanto as duas primeiras em conjunto formam um paralelismo antittico com as duas ltimas linhas. Rima, Ritmo e Mtrica = alm dos paralelismos a poesia caracterizadas pelos padres acrsticos (Salmo 119), repeties de consoantes e vogais(Salmo 122.6 a: shaalu shelom yerushalaim) e jogo de palavras (Ams 8.2). Rima muito rara na poesia do Antigo Testamento, acontecendo em Juzes 16.24 e Isaas 40-66(ocasionalmente) e no primeiro verso do Salmo 14, por exemplo. Pode-se, portanto, afirmar que a poesia do AT omite essa caracterstica, via de regra, e que quando acontecer acidental. A maioria dos eruditos do passado argumentaram fortemente pela presena de ritmo e mtrica, possivelmente pela influncia de sua herana nos

poetas gregos e latinos da antigidade. Desde que comearam a ser interpretadas as evidncias arqueolgicas provenientes da antiga Sria tem se tornado claro que o AT no mostra realmente padres regulares nem de ritmo nem de mtrica(4). Entre as placas de Ugarite h boa quantidade de textos religiosos, inclusive de poesia muito semelhante aquela encontrada no AT. Deve-se reconhecer, no entanto, no AT certos padres de acentos tnicos, dos quais se pode discernir variaes de ritmo na pronncia. 3. A Importncia da Poesia Quanto Interpretao do Antigo Testamento. No h nada mais trgico do que a interpretao de um trecho potico por um intrprete prosaico. Nunca tiveram melhor aplicao, no caso, as palavras de Paulo: "a letra mata, mas o esprito vivifica"( 2 Corntios 3.6). muito fcil perceber o absurdo da interpretao literal da poesia pelos seguintes exemplos: Juzes 5.10; J 38.7; Salmo 114.3-4. A LITERATURA DE SABEDORIA DO ANTIGO TESTAMENTO 1. A Sua Provenincia. Provm de homens de Deus da classe dos sbios de Israel. Jeremias 18.18 indica que at ao sculo stimo a.C. "os sbios" tinham se tornado uma classe distinta entre os lderes religiosos de Israel, semelhantes s classes de sacerdotes e profetas, e h outros trechos que indicam tal grupo como existente desde a antigidade do povo(Deuteronmio 16.19; 2 Samuel 14.2; 20.16; 1 Crnicas 27.32). Jos foi conhecido como um sbio pelo fara no Egito(Gnesis 41.8,39) e Daniel pertencia classe dos sbios na Babilnia(Daniel 2.18,48). De fato, a classe dos sbios fazia parte da cultura dos povos vizinhos a Israel, como os egpcios(Gnesis 41.8; 7.11), os edomitas(Obadias 8), os trios(Ezequiel 27.8), os babilnios(Daniel 2.12) e os persas(Ester 1.13). Conseguimos ter uma idia sobre o que eram eles atravs de suas heranas literrias encontradas na Bblia. dito em 1 Reis 4.30 que a "sabedoria de Salomo excedia a dos filhos do Oriente e toda a sabedoria do Egito". J e seus amigos so homens "do Oriente"(J 1.3). Agur e Lemuel, autores de pores do livro de Provrbios(30.1 e 31.1), colecionadas por Salomo ou outros israelitas, so provavelmente rabes(ver Gnesis 25.14). O livro de Provrbios oferece muitos paralelos literatura estrangeira da poca, sobretudo egpcia, e 22.17 e seguintes visto por alguns como relacionado ao livro egpcio de Amenemope(5).

Salomo ocupa o lugar predominante na literatura de sabedoria do AT semelhante ao lugar ocupado na Lei por Moiss e nos Salmos por Davi. Isto devido, alm da providncia divina, ao fato de que durante o reinado dele, o perodo areo da histria do povo, Israel abriu-se para o mundo exterior de forma que os crculos que cultivavam essa literatura recebiam importncia para a vida pblica de Israel. Eram dos mais instrudos dentre o povo e procuravam saber como viver com entendimento proveniente do temor de Deus( Provrbios 1.7; 9.10; Salmo 111.10; J 28.8). Os verdadeiros sbios de Israel se mostravam superiores queles dos outros povos por causa da sua relao com o Deus verdadeiro(Gnesis 41.38,39; 1 Reis 3.9,11; 4.27,28; Daniel 2.27,28; Isaas 29.14; Jeremias 9.23) e, da poca de Moiss em diante, seu conhecimento da Lei, "instruo" revelada(Deuteronmio 4.6; Salmo 1.2,6; Isaas 8.20; Jeremias 8.8,9; Salmo 19.7; 119.24; Provrbios 28.7). O livro de J contm uma descrio de como era o sbio(29.7-25). 2. O Seu Escopo. Os livros de sabedoria so: J, Provrbios, Eclesiastes, e Cnticos de Salomo. Alguns dos Salmos tambm pertencem a esta literatura, sendo exemplos os salmos 1,14,15,19.7-14,73,119. 3. A Sua Caracterizao. Ela, com algumas excees(J 1 e 2), de poesia. Nem todos os livros poticos so de sabedoria, mas a maior parte dos livros de sabedoria de poesia. Ela pretende dar instrues sbias. Essa instruo traz sabedoria prtica para a vida cotidiana, como no livro de Provrbios. Ele tambm aborda questionamentos profundos sobre tais questes como o sofrimento do homem inocente, como no livro de J, e a busca do melhor proveito da vida terrena, como em Eclesiastes. Embora muitos tenham uma viso diferentes, achamos que o livro de Cntico dos cnticos pertence categoria e traz uma viso sbia, atravs de cnticos sbios, do amor autntico entre um homem e uma mulher que leva ao casamento. A forma potica sentencial caracterstica, mas no o nico tipo usado pelos sbios. Os provrbios histricos, metafricos, enigmticos, parablicos e didticos so outras formas em evidncia nos livros do AT(6). O LIVRO DE J 1. A Sua Posio no Cnon Judaico. O livro faz parte da terceira diviso chamada de Os Escritos. 2. O Seu Estilo Literrio.

Os primeiros dois captulos e 42.7-17 foram escritos em prosa, enquanto todo o resto do livro da mais elegante e desenvolvida poesia. 3. A Sua Data de Origem. Embora o homem J seja descrito como vivendo em circunstncias patriarcais, isto no justifica que o livro provm daquele perodo bblico. Ezequiel 14.14,20 menciona J como um justo bem conhecido na antigidade. O nome J atestado em dois achados provenientes do Egito, as Cartas de Amarna, datadas em cerca de 1350 a.C., e os Textos de Execrao, em cerca de 2000 a.C. Em ambos o nome de vrios lderes tribais em e ao redor da Palestina. W.F. Albright interpretou o nome J como significando "onde est(meu) pai?"(7). provvel que a histria de J, j tradicional quando foi escrito o livro, seja contida na prosa dos primeiros dois captulos, enquanto o problema central desenvolvido na poesia do resto do livro(8). O livro parece um argumento contra um entendimento tradicionalista rgido da divina retribuio encontrada no mais antigo livro de Deuteronmio 27 e 28. O autor se mostra preocupado com a questo da possibilidade de Deus vindicar seu servo at no alm tmulo(J19). Teria sido escrito numa poca posterior, diante da revelao de Deus ao autor annimo. Na base de suas afinidades com Jeremias(cf. J 3.3-26 com Jeremias 20.14-16), Isaas 53, Salmo 8(cf. J 7.17 com Salmo 8.5) e Provrbios 8(cf. J 15.7 com Provrbios 8.22,25), dito que provm do perodo 700-600 a.C.(9). No h evidncias para estabelecer uma data definitiva. 4. O cenrio do livro. As circunstncias de vida so aquelas do perodo patriarcal. "A terra de Uz"(1.1) e "este homem era o maior de todos os do Oriente"(1.3) descrevem o local da histria. Alguns estudiosos entendem isto a significar Har ou outro lugar perto de Damasco(Gnesis 22.21; 24.10; 29.1,2), mas outros apontam para Edom ou a regio ao leste de Gileade(Gnesis 36.28; Jeremias 25.20; Juzes 6.3). de se reconhecer que J no apresentado como israelita, mas algum fora de Israel. O autor teria assim se sentido mais livre para debater o tema controvertido, uma vez que fosse tema encontrado na Lei de Moiss. Se fosse J da regio de Har, seria descendente de Naor, irmo de Abrao(Gnesis 22.20,21). Se fosse edomita, seria descendente de Isaque atravs de Esa(Gnesis 36.19,28). Se fosse da regio ao leste de Gileade, seria um descendente de Ismael, filho de Abrao(Gnesis 21.9,20,21). 5. O tema do livro.

livro trata do triunfo sobre o sofrimento atravs da manuteno da f em Deus. Fala da liberdade do Deus soberano para impor dor desmerecida e da boa vontade humana para aceit-la sem perder a f. O autor annimo, chamado J ou no, deveria ter passado algum terrvel sofrimento e uma conseqente rejeio por parte de parentes e amigos. O pensamento tradicional apontava para sade, riqueza, filhos e liderana como sendo as bnos dos homens justos(J 1.1-2.10), enquanto a ausncia dessas era tomada como sinal do homem ser pecador(cf. Joo 9.1-3 e Tiago 1.2,3). 6. O esquema do livro. I - A colocao histrica do problema(em prosa), os captulos 1 e 2. II - O debate ocasionado pelo sofrimento(em poesia), os captulos 3 -31. a) O primeiro ciclo(3-14). b) O segundo ciclo(15-21). c) O terceiro ciclo(22-31). III - O discurso de Eli(em poesia), os captulos 32-37. IV - As declaraes de Iaweh Deus do meio de um redemoinho(em poesia), os captulos 38-42.6. V - O fim feliz(eplogo em prosa), 42.7-17. 7. O ensinamento comparativo do livro. Segundo Robinson, a resposta divina concedida a J afirma que no sofrimento do homem inocente h um propsito divino, embora seja escondido do sofredor(42.56)(10). Tal entendimento deve produzir humildade no sofredor e aumentar sua confiana em Deus. Outra resposta oferecida atravs do prlogo(J 1 e 2), isto , que o propsito divino com tal sofrimento para provar aos anjos e homens que uma pessoa, servo de Deus, pode confiar em Deus por amor a Deus mesmo(amor desinteressado) ao invs de procurar os benefcios divinos. O resultado de tal f uma paciente perseverana(21.4), baseada na confiana em Deus. O Isl ensina que a vontade de Deus(o Deus de poder) que os inocentes sofram, e a sua reao deve ser a de submisso. Essa uma atitude de fatalismo. O Budismo afirma que o sofredor inocente, atravs de boa cultura, deve renunciar(rejeitar) o sofrimento, e esperar que seja reencarnado num estado melhor, tantas vezes quantas precise, at atingir ao nirvana(perfeio). Essa uma atitude de negao. O Cristianismo ensina, baseado na morte e ressurreio de Jesus, que o sofrimento do inocente, embora injusto, pode ser transformado(remido) em um bem pelos outros. Essa uma atitude de redeno.

8. Aspectos da Exposio de J. J e seus trs amigos representam dois pontos de vista contrastantes sobre o sentido do sofrimento. J representa o homem justo sofredor. Os seus amigos(2.11) representam as respostas religiosas da poca a respeito do sofrimento(4.7-9,27; 8.5,6,21; 9.21; 12.4; 13.15; 16.17). Elifaz se mostra um mstico, afirmando ter recebido seu argumento de "um esprito" em "vises noturnas"(4.12-21; cf. 4.3,5-9; 5.8,17,19,24-29). J queixa deste tipo de questionamento( 6.14,15,21,24,25,28,29). J leva a dor de seu fardo a Deus, e contende com Deus(7.1,4,5,16,20,21). Bildade se revela um tradicionalista, repreendendo J com o argumento, "indaga.... da gerao passada e considera o que seus pais descobriram"(8.8; cf. 8.1-6,20). J diz que no capaz de responder a Deus(9.15; cf. 9.1-3,20,27,28,32,33). J ainda protesta contra a severidade de Deus(10.1-3,7,15,18,20-22). A razo bsica que J no contava ainda com a esperana(revelao) de vida aps a morte(14.1,5,10-14). Zofar se evidencia ser um dogmatista: "... sabe, pois, que Deus exige de ti menos do que merece a tua iniquidade"(11.6b; cf. 11.1-6 e 11.13-16). J mostra que conhece mais teologia do que seus amigos(12.3,11,13; 13.2-4,12,15,20,23,24; 14.10,12-14,19-21). O segundo ciclo comea com o captulo 15. Em 19.25-27 J chega confiana na sua vindicao por parte de Deus, seu redentor(compare 14.1,7-12,14; 16.19-21; e 17.10,11,13-16). No captulo 21 J aponta aos amigos certas contradies prticas referentes aos argumentos deles(21.7-13,14-18,19,22,2326,27,34). O terceiro ciclo comea no captulo 22. Trata das respostas dos amigos diante da confiana de J em Deus e dos argumentos dele contra eles. Elifaz, o mstico, torna-se raivoso(22.2-5,21,23). J responde que deseja apresentar-se perante Deus(23.1-4,10). Tambm aponta para o fato de que muitas vezes os perversos no so castigados(24.1-4,18,22,25). Bildade, o tradicionalista, fala em generalidades(o captulo 25). Uma das respostas de J, a do captulo 31, reflete o mais avanado cdigo de tica no Antigo Testamento, o que deve ser comparado com aquele de Jesus. Zofar, o dogmtico, fica silencioso. J findado o terceiro ciclo, levanta-se com o captulo 32 um quarto amigo, Eli. Segundo alguns estudiosos, esse novo amigo pode implicar numa adio ao corpo original do livro, pois conta de novo comeo. Eli o telogo jovem do tipo que se acha ter todas as respostas(32.6,9,10,18-22; 33.5,6,8,9,12,14,26-33). Mas J adota a postura de ignor-lo, deixando o moo falar sozinho ainda mais(34.1,2), duas vezes sozinho, sem ouvir J responder(35.1 e 36.1).

Deus fala a J dum redemoinho(38-41). Deus faz uma srie de perguntas a J desenhadas a convenc-lo de que no entende todos os aspectos da questo do sofredor inocente(38.1-4; 40.15). O pecado de J, embora cometido em meio a escurido espiritual e sofrimentos profundos, foi o de condenar o juzo de Deus a fim de justificar-se a si mesmo(40.8). Deus recorda J de que h muito mistrio a respeito do caminho soberano dele, o Deus transcendente e TodoPoderoso(40.15-41.34). J em face do seu sofrimento inocente e luz da revelao da grandeza misteriosa de Deus, atinge a uma verdadeira humildade diante de Deus, mesmo que no entende tudo a respeito de seu caso(42.1,3,5,6). Vem um eplogo que revela como Deus repreende os trs primeiros amigos de J, numa palavra dirigida a Elifaz, no sentido de que no tiveram falado dele o que era reto, como tinha falado o seu servo J. J est orando por eles, e finalmente Deus vindica o sofrimento de J dobrando a sua prosperidade anterior. Isto se deu para demonstrar aos amigos que J tinha estado certo em sua posio bsica. Se J tivesse morrido em agonia, a posio tomada pelos amigos de J teria sido estabelecida. Os pontos de vista sobre o sofrimento refletidos no livro: Para os amigos o sofrimento castigo divino pelos pecados cometidos(4.7-9; 8.4-7; 11.6). Na fala anterior de J o homem sofre por causa da indiferena de Deus(13.22-24; 27.1,2). Na fala de Eli o sofrimento um meio de castigo para fazer os homens voltarem para Deus(36.15). No discurso de Iaweh o sofrimento para ensinar o homem da sua insuficincia e faz-lo voltar-se para Deus como f(38.2,18; 42.5). Quatro lies importantes no livro de J: a) O sofrimento inocente exigncia do discipulado. b) O sofrimento pode acontecer na vida dum crente inocente dum pecado grande e/ou oculto. c) Em face do sofrimento de J, Deus superou o ponto de vista tradicional referente ao sheol(11) por revelar vindicao da vida aps a morte. d) Deus amigo do homem com dvidas honestas. 9. O Sofrimento Humano e a Ao de Deus(12) lies prticas extradas da mensagem do livro de J Se h algo que mais nos cobra a fibra espiritual o sofrimento. No apenas quando sofremos, mas quando vemos tanto sofrimento a vida das pessoas e no encontramos, imediatamente, uma resposta para ele. Por que o homem sofre? Nem sempre fcil responder! Por que o justo sofre? mais difcil ainda! O livro de J um livro que fala do sofrimento, mas no um receiturio de como suport-lo. Foi muito difcil para J todo aquele sofrimento. J sente profundamente o sofrimento; ele no

um super-homem, nem um supercrente(13), acima de todo mal, inatingvel. Ele fica perplexo at encontrar a resposta de Deus. um livro que deveria ser estudado profundamente por aqueles que acham que o crente no sofre e o que sofrimento, doena e pobreza so sinnimos de falta de f. Os que pensam assim esto mais para os amigos de J do que para J propriamente. Ns que lemos o livro todo, sabemos porque ele est sofrendo, mas ele no; por isso, sofre mais ainda. A nfase no deve ser dada, exclusivamente, ao sofrimento, mas fidelidade de J. Foi exatamente isso que satans queria saber: J seria fiel na adversidade? No era fcil ser fiel com tantas riquezas e tanta felicidade? J um grande exemplo de quem pode ser fiel, mesmo no tendo dinheiro e sade. Do ponto de vista humano, ele chegou a uma condio de trapo humano, desprezvel, digno de pena. Do ponto de vista espiritual, ele manteve a essncia: a fidelidade a Deus. O nico bem com que podia contar ele reteve: a amizade de Deus. O livro de J tem uma estrutura bem simples: 1) Parte narrativa(prosa), onde apresentada a provao de J(1:1-2:13); 2) Parte em verso, onde h a discusso entre J e trs de seus amigos(3:1-31:40);3) Parte em verso, onde h o discurso de Eli(32:1-37:24) ; 4) A resposta de Deus aos questionamentos, e a resposta de J a Deus(38:1-42:6); 5) A parte final(em prosa), que mostra a restaurao de J e sua morte depois de uma vida longa, saudvel e feliz(42:7-17). Deus permite que J seja provado(1:1-2:13). O primeiro captulo procura descrever a vida de J. Percebemos que ele tinha uma vida equilibrada em vrios sentidos: moral e espiritual(1:1), social(1:3) e familiar(1:2,4-5). At as suas intenes so analisadas(1:6-12). Era um homem bom, em paz com Deus, com os seus e com os homens de um modo geral. No tinha nada que o candidatava ao sofrimento punitivo de Deus. Ele procurava viver os seus e permitia que os seus filhos pudessem viver intensamente a sua juventude. Cuidava dos valores espirituais, preocupando-se em manter a vida espiritual sempre em dia, oferecendo sacrifcios por seus filhos. A prova comeou ao perder os bens e os filhos, mas o impacto disso no foi suficiente para faz-lo blasfemar de Deus(1:13-22). A prova foi mais dura, quando seu corpo atingido por uma doena desfigurante, tambm no o fez blasfemar(2:1-13). A lio nos ensina que: 1) devemos temer a Deus pelo que ele , e no pelo que ele nos oferece em forma de bnos materiais; 2) nem tudo que acontece em nossas vidas conseqncia direta do pecado, e 3) devemos usufruir das bnos concedidas por Deus, sempre zelando pela santidade de nossa vida e famlia.

O sofrimento nos faz levantar questes que em tempos normais no levantaramos(3:1-26). Neste texto vemos J "abrindo a boca" e expondo os seus profundos sentimentos pelo que estava acontecendo. Ele no falou imediatamente aps os acontecimentos, mas pelo menos sete dias se passaram, ou mais tempo. Ele levanta as seguintes perguntas: Por que nasci? Ser que no melhor morrer? Ser que a vida vale a pena? Ele ento diz que a sua dor era muito grande. Ser que J estava errado em dizer aquilo que disse? errado expor os sentimentos? Os sentimentos fazem parte de nossa estrutura. Sentir-se triste no pecado nem sinal de fraqueza. O estudo nos ensina que devemos, com sinceridade e transparncia, expor os nossos sentimentos. Isso no significa que devemos fazer desabafos descontrolados. A verdade, porm, no est nos nossos sentimentos, mas em Deus. Aprendemos com J que, embora sinceros, no sabemos a causa de tudo e precisamos aprender muita coisa. Algo que ajudou muito a J era o que cria a respeito de Deus. A sua f era firmada em Deus e no no que ele lhe dava. Deus d aquilo que o homem semeou(4:1-7:21). Este texto registra a primeira palavra de um dos amigos de J que se aproximaram para consol-lo e a resposta de J. Elifaz reconhece os mritos de J, mas repreende-o e interpreta sua situao segundo a lei da semeadura e da ceifa, segundo a qual o homem recebe exatamente aquilo que semeou. Se J estava sofrendo era porque tinha culpa. Entendia assim: Deus no injusto, antes ele est acima de tudo, e, quando envia o castigo, tem propsito educativo. J, diante das palavras de Elifaz, no fica consolado, mas reitera suas palavras de tristeza e mostra uma fascinao pela morte. A amizade de Elifaz falhou, porque ele no foi sensvel para com seu amigo, atribuindo-lhe aquilo que ele no fizera. A lio ensina que no se deve aplicar princpios gerais e fixos a todos os problemas, mas que Deus dinmico e, da mesma maneira, a forma como ele revela sua verdade. Ensina tambm que devemos ser sensveis para com os que sofrem, e a evitarmos, precipitadamente, tirar concluses a respeito de determinadas situaes. Deus justo quando faz o homem sofrer?(8:1-10:22) Aqui temos as palavras de Bildade, com sua interpretao da justia e graa retribuidoras de Deus e que a essncia do pecado a separao de Deus. Para ele, Deus severo com os que pecam, retribuindo conforme sua justia. Para com os que so justos ele usa de sua graa retribuidora. O sofrimento faz parte da justia retribuidora de Deus. Se J estava sofrendo, ento ele no era justo como afirmava. Esta concluso leva a J a protestar e a perguntar se Deus no seria arbitrrio ou cruel e se ele no poderia ser levado a um tribunal humano. Se Deus assim, vale a pena ser bom? A lio ensina

que devemos evitar as respostas absolutas na interpretao das causas dos sofrimentos; antes devemos ser sensveis s diversas maneiras de Deus agir com as pessoas. Deus no muda sua essncia, mas muda de seus mtodos e modos de agir. Como no podemos entender de forma completa tudo que ele faz, devemos ter o cuidado de no falarmos como se de tudo entendssemos. Pode o homem conhecer os propsitos de Deus?( 11:1-14:22) Aqui temos as palavras de Zofar e a resposta de J. Zofar acusa diretamente J de ser culpado pelo que lhe estava acontecendo, pois, para ele, o sofrimento conseqncia direta do pecado. Ele afirma isso baseado na infinita sabedoria de Deus e na finitude do homem. J no fica calado, como no fica calado diante de nenhuma das palavras ditas pelos seus amigos. Ele diz que a contradio no foi explicada e que Deus no precisa de ningum que o defenda. J continua falando a brevidade da vida, misria e esperana humanas. O texto ensina que Zofar, embora tenha acertado, foi frio e terico em suas palavras. Isso nos deve fazer refletir melhor sobre a maneira como tentamos consolar as pessoas. No devemos tambm reduzir os problemas humanos a categorias exclusivas de pecado, culpa e necessidade de perdo. Deus no faz sofrer s por causa do pecado. Estaria J a caminho do mesmo destino dos perversos?( 15:1-21:34) Este texto registra as palavras dos trs amigos e a resposta de J a cada um deles. Elifaz acusa J de ser muito presunoso. Bildade acrescenta que, alm de presunoso, J impaciente. Zofar fala do destino dos perversos. J entende que eles se referiam sua pessoa, principalmente quando falam do perverso e de seu destino. Ele se sente magoado com seus amigos, porque estava sendo comparado com os piores tipos de pessoas. J afirma que no culpado e s aceita o que estava acontecendo porque vem de Deus e sabe que, no fim, Deus enviar o Redentor. A vida presente, reconhece J, parece oferecer facilidades ao mpio e dificuldades ao justo. O estudo ensina que os amigos de J, apesar da insistncia de J em sua inocncia, no acreditaram nele e preferiam ficar com suas interpretaes inflexveis e fechadas acerca de Deus, que no permitiam novas revelaes de Deus. Eles prenderam Deus em suas concepes, no admitindo que ele pudesse agir de forma diferente do que eles pensavam. O justo tambm pode sofrer?( 22:1-24:25) Esta parte dos dilogos registra que um amigo de J no aceitava sua insistncia de que era inocente. Ele no acreditava que podia haver algum inocente diante de Deus e sofrer ao mesmo tempo. Elifaz insiste na culpabilidade de J e diz que Deus nada tem a ver com o que estava ocorrendo em sua vida. J mostra que deseja muito se

reconciliar com Deus, porque entende que ele o considera como um inimigo e , no momento, inacessvel s suas oraes. Ele pergunta a razo de Deus no atuar para impedir as injustias. O texto ensina que o crente pode sofrer, mas a vida no s sofrimento. Estando em sofrimento, temos a certeza de que a graa de Deus ser suficiente para nos consolar. Como encarar o sofrimento?( 25:1-31:40) Bildade encerra os discursos dos amigos de J reafirmando o que todos disseram desde o incio: somente o homem presunoso pode se achar justo diante de Deus. Se J se considerava justo, era porque era um presunoso. J responde afirmando que tudo aquilo que haviam falado no era mais do que palavras vazias, e tudo o que homem sabe sobre Deus muito pouco. J reafirma sua integridade e reconhece que Deus justo, ao mesmo tempo que reconhece que o homem pode ter conhecimento das coisas, mas no significa que o conhecimento o mesmo que sabedoria, a qual no pode ser comprada, mas somente pode ser dada por Deus. O captulo 29 inicia um conjunto de trs monlogos: J, Eli e Deus. No primeiro, J fala de seu primeiro estado, seguido da humilhao das perdas e doena, coisas que ele acha injustificveis, pois se considera inocente. Ele faz um desafio final, indagando sobre a causa de tudo aquilo, em que residia sua culpa. Com este texto aprendemos que, para encarar o sofrimento, precisamos ter conscincia de sua realidade; trat-lo de forma positiva, e no com rancor ou amargura, e esperar em Deus, que tem o melhor para nossas vidas. Quem est com a razo?( 32:1-34:7) Aqui entra um novo personagem: Eli. Ele tenta fechar o debate, porque permanece um impasse entre J e seus amigos. Eles no conseguiram dar uma resposta cabal a J, nem este conseguiu convenc-los da sua inocncia. A tentativa de Eli deu na mesma concluso dos amigos de J. Ele considerou J culpado, disse que Deus no faz nada sem propsito e que at fala atravs da doena com a finalidade de trazer o homem de volta a ele. Aprendemos que no devemos ser insensveis s muitas maneiras de Deus falar conosco. Deus fala tambm pela catstrofe, pela doena, assim como tambm fala atravs das boas coisas da vida. Em tudo devemos reconhecer os propsitos de Deus. Que aspectos positivos h no sofrimento?( 35:1-37:24) Eli chega concluso de que o silncio de Deus no significa que ele era injusto como ele pensara que J havia afirmado. Neste texto, ele diz que Deus retribui ao pecador conforme o seu pecado. Ele incide no mesmo erro dos outros. Eli afirma tambm que J s atingia aos outros com seus pecados e no a Deus, que atravs do sofrimento do justo, pode lev-lo a tem-lo.

O grande poder de Deus(38:1-41:34). Este texto registra as palavras de Deus situao de J,mas no se constituem numa resposta direta como J desejava. Deus, em suas palavras, faz J ver que existem muitas coisas que fogem ao controle de J e que ele no tem conhecimento de todas as coisas, preparando-o para entender que existem coisas que Deus faz que fogem ao nosso entendimento, mas nem por isso so coisas feitas sob condies suspeitas. Deus perfeito em tudo o que faz! J tem sua vida reconstruda( 42:1-17). J renasceu das cinzas e do p a partir do momento em que foi aceito por Deus porque estava orando por seus amigos. Recebeu tudo em dobro, mas o mais importante foi sua restaurao comunho com Deus e a reaproximao com seus parentes e amigos e a restaurao de sua famlia. H algo importante a se destacar: nem toda histria de sofrimento termina como a de J, mas temos a segurana de que Deus sempre est conosco, seja qual for o resultado. O LIVRO DE SALMOS O livro de Salmos o livro mais amado e apreciado do Antigo Testamento. Era o livro de hinos, oraes e leituras litrgicas usado pelos antigos israelitas em seus cultos, dentro e fora do templo. Por muito tempo pensou-se que quase todos esses poemas tivessem sido usados em Israel desde o incio de sua histria, a maioria tendo sido escrita por Davi. Todavia, no perodo aproximado entre 1880 e 1950 muitos estudiosos, especialmente aqueles influenciados pelo racionalismo europeu, chegavam a datar cada vez mais os salmos nos perodos exlico, psexlico e macabeu, isto , de 586 a 150 a.C. Contudo em aproximadamente 1950, com a obra de Hermann Gunkel no campo da crtica de formas, iniciou-se uma reviravolta no mesmo ambiente acadmico que tem levado os comentaristas concluso de que a maioria dos salmos prexlica e era usada no templo de Salomo. Isto no nega que a forma final do livro de Salmos representa uma reviso feita no exlio e aps o exlio. bom notar que o livro de Salmos deve ser estudado em conjunto com Levtico se quisermos entender os aspectos de culto sob o prisma do sistema sacrifical mosaico. Levtico reflete a forma bsica daquele culto, enquanto Salmos reflete o corao dele por indicar o sentido, as atitudes e a inteno do culto de Israel(14) tanto no templo como nos lares. 1. O seu lugar nos cnones.

o primeiro livro dos Escritos no cnon hebraico, sendo seguido por J. Consta do segundo dos livros de poesia e sabedoria na Septuaginta. Portanto, nota-se que a sua posio aps J no cnon protestante segue o cnon da LXX. 2. Os seus ttulos. Na Bblia Hebraica leva o nome de tehillim = "louvores", mas uma coleo anterior nossa levou o nome de "oraes", de acordo com o Salmo 72.20. A LXX emprega o ttulo "Psalmoi", que quer dizer "Melodias" no sentido de cnticos. Um dos manuscritos da LXX traz o nome "Psalterion" que significa "cnticos para serem acompanhados com instrumentos de corda". 3. As suas colees em termos do uso dos nomes de Deus. Um fato interessante mas at agora sem explicao que certos salmos empregam distintivamente um ou outro nome de Deus, isto , ou Elohim(Deus), ou Iaweh(o Senhor) ou Jeov. Os Salmos 1-41 usam o nome Iaweh 273 vezes, mas o nome Deus somente 43 vezes. Os Salmos 42-72 empregam o nome Deus 164 vezes, mas Iaweh somente 30 vezes. Os Salmos 7389 mostram o nome Iaweh em 44 instncias, enquanto o nome Deus em apenas 57. Os Salmos 90-106 evidenciam o nome Iaweh em 103 situaes, e Deus 19 vezes. Os Salmos 107-150 usam Iaweh 190 vezes e Deus 27 vezes. provvel que cada uma dessas divises represente uma coleo originalmente separada com sua prpria existncia e uso dentro de Israel. Os Salmos 14 e 53, por exemplo, so iguais exceto que cada um emprega um nome de Deus diferente do outro. A conjectura que Iaweh fosse o nome preferido em Jerusalm enquanto Elohim fosse o nome de preferncia em Betel, ou alis no reino do Norte. Quando o reino do norte foi destrudo em 721 a.C., alguns fiis tais como sacerdotes e profetas teriam se refugiado em Jerusalm, assim trazendo consigo as colees dos Salmos. Alm das divises que se pode fazer em torno do nome de Deus usado, h outros grupos de salmos que se evidenciam: os salmos 42-49 tm ttulos que indicam uma relao com Kor, os salmos 50 e 73-83 so de Asafe, os salmos 51-65 e 68-72 so de Davi juntamente com a maioria na seco composta dos salmos 1-41(somente 1,2,19 e 33 no levam o ttulo "de Davi"). H outros grupinhos misturados, e o salmo 1 consta de um hino introdutrio, aparentemente proveniente do movimento dos sbios em razo de salientar os dois caminhos abertos ao homem. 4. A sua estrutura principal ou as cinco divises do livro.

As cinco divises do livro, correspondem s cinco divises ou livros da Lei. Cada uma destas termina com uma doxologia, sendo o Salmo 150 a doxologia tanto da ltima diviso como pelo livro todo. De modo semelhante, o primeiro salmo serve de uma introduo ao livro todo: O Primeiro Livro, os Salmos 1-41. Com quatro excees(1,2,19 e 33), consiste de salmos relacionados a Davi. distinguido pelo uso predominante do nome Iaweh para indicar Deus. O Segundo Livro, os Salmos 42-72. Consiste de alguns salmos relacionados aos filhos de Kor, compilao feita para o uso nos cultos do Tabernculo e posteriormente no Templo. O Terceiro Livro, os Salmos 73-89. composto de salmos atribudos a Asafe(73-83), e aos filhos de Kor(84-88). Apenas o Salmo 86 atribudo a Davi. Os dois nomes de Deus so igualmente usados. Quanto a Asafe, pode-se ler 1 crnicas 16.7 e 25.1,2; 2 Crnicas 5.12; Neemias 11.17 e 12.46. O Quarto Livro, os Salmos 90-106. O primeiro salmo(90), atribudo a Moiss, dois outros so atribudos a Davi(101,103) e os outros so annimos. O nome divino predominante do livro Iaweh. O Quinto Livro, os Salmos 107-150. So salmos litrgicos que incluem os salmos de aleluias a Iaweh(113, 115,117,146-150); os salmos de degraus, isto , ascenso por etapas, a Jerusalm para celebrao de festivais religiosos, so predominantes(120134). interessante que na poca de Jesus os Salmos 113-118, chamados de os Salmos de Aleluia Egpcios por focalizarem o livramento de Israel do Egito, eram cantados em duas vozes. 5. A natureza dos ttulos antigos. Embora sejam bem antigos, no fazem parte do texto inspirado. provvel que representem a obra de antigos editores de certas colees refletidas dentro de nosso livro de Salmos. Os tradutores da LXX j os encontraram no texto hebraico, porm, muitas das palavras e frases eram to arcaicas que os tradutores no entenderam o significado certo delas. Os ttulos referentes a Davi podem ser datados em cerca de 586 a.C. Os tipos variados de ttulos: 1) Os que so descritivos da natureza do poema: a) Mizmor(57 vezes) indica um salmo para ser cantado com instrumentos de corda. b) Shir(30 vezes) o termo geral para cntico. c) Maschil(13 vezes) um antema, ou cntico de especial qualidade musical que levava certa percia para ser executado, ou pode ser que indica um cntico cujo contedo objetivava fazer as pessoas sbias, pois vem duma raiz ligada a idia de sabedoria ou entendimento. d) Michtam(6 vezes) pode indicar um hino referente expiao do pecado ou lamentao pessoal, mas o sentido enigmtico. e) Tefillah(5 vezes) indica um salmo de orao. f) Tehillah(apenas uma vez

no 145), vem da palavra halel, louvar, e indica um salmo de louvor. g) Shiggaion(uma vez), significa perambular e provavelmente refere-se a uma msica bem animada. 2) Os que referem-se parte musical ou sua execuo: a) ao msico-chefe. b) sel, um termo pouco entendido que parece indicar um interldio ou uma forte elevao. c) outros especificam certas melodias para acompanharem a letra do salmo. 3) Os que indicam o uso litrgico de um salmo, isto , indicam salmos para serem cantados em ocasies especiais. 4) Os que indicam autoria ou dedicao a certa pessoa ou relao com certa pessoa. A preposio "de"(l), pode indicar "por" ou "pertencente a" ou "relacionado com". No claro se designar autoria ou certa relao. Compare Hebreus 4.7, "... por Davi diz..., com a citao feita do Salmo 95.7,8, o qual no classificado por ttulo como um salmo de Davi. Parece ser um uso que ligue o livro de Salmos a Davi semelhante uso que identifica todo o contedo da Lei com Moiss e todos os livros de sabedoria com Salomo, quer dizer, uma expresso idiomtica que no deve ser forada a ter um sentido bem literal. 5) Qual o valor desses ttulos para os cristos atuais? A maioria dos estudiosos acredita que refletem o uso dos salmos na histria israelita de culto e msica, como entendido por antigos editores de colees de salmos na poca da formao do cnon hebraico. Por outro lado, no constam no texto inspirado. Outro fator que nem todos os salmos levam um ttulo. Ainda, o estudo clssico do assunto feito por J.W. Thirtle, baseado numa anlise do Salmo de Habacuque(Hc 3), indica que esse o nico salmo no AT que fica em separado mas dentro de um contexto de uso. Comea com o ttulo "A orao de Habacuque", mas no seu fim vem outra nota que diz "ao regente de msica. Para instrumentos de cordas". Thirtle concluiu que informao literria era colocada no incio de um salmo, enquanto orientaes musicais eram colocadas no fim. Se fosse assim, alguns "ttulos" atuais no livro de Salmos teriam realmente sido notas finais ligadas ao salmo anterior! A tese oferece alguma ajuda(os Salmos 87 e 88 por exemplo) mas nos deixa com certas perplexidades. 6. Os tipos de salmos. Existem uma variedade de anlises oferecidas pelos comentaristas quanto maneira de agrupar os salmos segundo os seus tipos ou categorias. Especialistas na crtica de formas, a qual focaliza no somente as formas em si mas centraliza seu esforo em procurar determinar como os vrios salmos foram usados nos cultos pelos israelitas e o que realmente foram seus significados

entendidos pelos adoradores. Eles salientam que, em face das caractersticas da poesia hebraica em que foram confeccionados os salmos, possvel identificar um nmero de formas poticas tpicas nos salmos que combinam com os sentidos expressados para formar tipos ou gneros distintos entre os salmos no livro de Salmos. Tambm tem sido notado que numerosos salmos se evidenciam como feitos de dois ou mais desses gneros. 1) Os antigos tipos principais refletidos no livro de Salmos tm sido agrupados nas seguintes classificaes: a) Hinos de louvor(8,19,29,33,104,105,111,113,114,117,135,136,145-150). Estes hinos incentivam adorao a Deus. Comeam com uma chamada adorao(105.1-6), seguida por razes pelo louvor a Deus(105.7-44b) e finaliza com uma repetio, s vezes ampliada, da chamada para adorao ou louvor(105.45c). b) Salmos de Aes de Graa(23,30,32,34,40.1-10,66,92,107,116,138-139,146). Estes se baseiam na necessidade de expressar gratido a Deus por bnos especficas concedidas. Iniciam-se com uma oferta de louvor ou uma afirmao de intento para louvar a Deus(23.1; 116.1,2). Em seguida vem uma descrio de dificuldades passadas(23.2-4; 116.3-4) acompanhada por um retrato de como Deus e como tinha livrado dessas aflies(23.2-5[os versos 2-4 incluem uma mistura dos dois aspectos]; 116.5-8). A concluso consta de uma declarao pblica de gratido a Deus pelo alvio(23.6; 116.9-19). c) Salmos de Lamentos. Uma maior dimenso da adorao israelita foi o lamento, aspecto ausente muitas vezes nos cultos modernos, a despeito do profundo senso de estar ferido ou em agonia levado aos cultos por muitas pessoas. Os lamentos so estruturados em um ritmo especfico, chamado de quinah, conseguido por um padro de slabas tnicas e tonas que ajuda a expressar a tristeza sentida. H lamentos individuais(13,22,28,31.9-24,35,38, 41,69,71, 86, 102, 109[ver como acusaes injustas, penitncias por pecados pessoais, doenas ou incapacidade jazem atrs de muitos destes lamentos]) e comunitrios(12,44,58,60,74,7980,83,85,90,126[emergncias nacionais, invaso, derrota, opresso de inimigos mpios, perigos, pragas, secas e fomes formam as ocasies dos lamentos]), sendo que os comunitrios so menos estruturados. A maioria dos lamentos comeam com pedido por livramento dirigido a Deus(22.111;74.1). O pedido seguido por uma descrio das aflies sofridas(22.12-18; 74.2-11), em conjunto com uma afirmao de confiana em Deus(22.19; 74.12-17), e termina com outro pedido de livramento(22.20,212; 74.18-23) acompanhado por uma promessa ou voto para louvar

a Deus quando o livramento vier(20.22; embora ausente no Salmo 74, encontrado no Salmo 79.13, por exemplo). d) Salmos Reais. Estes salmos so reconhecidos mais pelo seu contedo do que simplesmente pela sua forma potica. Normalmente registram alguma experincia na vida de reis israelitas como sua coroao e os aniversrios(2,72,101,110), casamento(45), intercesses antes e depois de batalhas(18,20,21,89,144) ou subjugao de naes inimigas(2,68). Alm dos aspectos reais histricos refletidos neles esses salmos foram usados como veculos para a apresentao da esperana messinica de seus inspirados autores israelitas. e) Salmos Litrgicos. Os salmos litrgicos foram obviamente confeccionados para leitura ou canto pblicos, usualmente de maneira antifnica em que duas metades do grupo respondiam alternadamente ao ler ou cantar. Outra prtica foi usar uma srie de perguntas e respostas, segundo a qual os sacerdotes faziam perguntas e a congregao oferecia respostas atravs de recitao ou do cantar de um salmo. f) Salmos de Confiana(23, por exemplo). Estes salmos fazem afirmaes fortes de confiana pessoal em Deus. So semelhantes s seces de confiana nos salmos de lamento. A maioria dos cristos encontram seus salmos favoritos nesta categoria. g) Salmos de Sabedoria(1,32,34,37,49,73,112,119,127,128,133). So salmos usualmente identificados pelos seus fortes e curtos ditos semelhantes queles encontrados no livro de Provrbios. Os interesses desses salmos so os mesmos compartilhados pelos livros de sabedoria como J, Provrbios e Eclesiastes. De modo especial tratam da questo de retribuio divina e recompensas e o problema da prosperidade do mpio. h) Tipos Mistos(14,25,31,32,39,40,73,78,92,94). Muitos dos salmos so de tipos mistos, no cabendo plenamente em uma categoria ou outra. Seces especficas de tais salmos podem ser identificadas com uma das categorias, enquanto outras de suas partes cabem em outras categorias. A identificao dos tipos pode ser de ajuda na interpretao de sua mensagem. O Salmo 19 serve de exemplo: 19.1-6 trata da revelao de Deus proveniente da natureza, enquanto 19.7-14 celebra as qualidades da Lei. 2) Alguns expositores preferem dividir os salmos em categorias baseadas tanto nos temas tratados nele e como na sua aplicao atual. O que segue representa tal abordagem. a) Salmos de adorao referentes ao culto de Deus: 26,73,84,100,116 e 122 so exemplos.

b) Salmos que falam da natureza em relao a Deus: 8; 19.1-6; 65.9-13; 29; 104 e 147.8-18 so os principais. 1) Deus e os cus, 119.1-6. 2) Deus e a tempestade, 29. 3) Deus e a terra, 65.9-13. 4) Deus e o homem, 8. c) Salmos a respeito do carter dos justos: 1,15,24,50,75,82,101,112,127,128,131 e 133. d) Salmos penitentes: 6,25,32,38,39,40,51,102 e 130. e) Salmos referentes Palavra de Deus: 19.7-14 e 119(sendo este um poema acrstico desenvolvido usando o alfabeto hebraico como esquema). f) Salmos de angstia e sofrimento: 37,42,43,49,77,90,109 e 137. g) Salmos de segurana: 3,4,11,20,23,27,31,36,46,52,57,61,62,63,85,91,108,121,125 e 126. h) Salmos de exuberante louvor: 87,103,107,114,139 e 150. i) Salmos em celebrao dos grandes atos de Deus: 78 e 105. j) Salmos reais e messinicos; 1) O rei de Israel como o ungido de Deus: 2,20,21,45,72 e 110. 2) O rei ideal como sacerdote de Deus: 110; cf. Zacarias 6.9-15. 3) O sofredor misterioso: 22, 31 e 69. Deus guiava os salmistas a escrever as suas prprias experincias com finalidades por eles no entendidas. 7. Principais Ensinos(15) dos Salmos. Uma das caractersticas mais edificantes do Livro dos Salmos sua viso de Deus. H momentos em que os salmos falam de dor, de tristeza, de dvida, de inimigos, de perigos, mas h tambm os salmos que falam de alegria, de conforto, de certezas, de comunho. Os salmistas so pessoas que tm comunho com Deus e mostram todo o seu relacionamento em forma de palavras. Foram to profundas as suas palavras que se tornaram Escritura Sagrada.(...) Cabe agora destacar aqueles ensinos que so principais no livro dos Salmos e que devem ficar bem gravados em nossas mentes e coraes. Os salmos no devem ser lidos apenas como belas poesias, mas como mensagens de Deus para o nosso dia-a-dia to conturbado pelos acontecimentos. O mesmo Deus que inspirou os escritores poetas ir tambm fazer com que sua mensagem seja praticada por ns. Os Salmos falam sobre as Escrituras(1, 19, 119). O crente deve se deixar guiar pela vontade de Deus. Esta est expressa nos ensinamentos das Escrituras. O salmo 1 ensina que os que querem

ser felizes devem buscar meditao na Lei do Senhor a sua fonte. No devem ser os mpios os nossos motivadores para a felicidade. Quem buscar a plena realizao como ser humano, deve procurar o sentido da vida na palavra de Deus. O salmo 19 ensina as caractersticas da Lei do Senhor e o que ela faz por ns. A palavra de Deus tem um poder extraordinrio de transformar vidas. S quem faz dela a sua companheira no dia-a-dia que pode afirmar o quanto isso verdade. Os Salmos ensinam a confiana no Senhor( 37, 40, 73). A resposta insegurana no mundo de hoje est na confiana no Senhor. Quantos momentos no passamos com srios questionamentos sobre o valor e o futuro da vida. Muitas vezes nos encontramos a perguntar se vale a pena viver. Quando tudo parecer perdido, h uma esperana: a confiana em Deus. Os salmistas do salmo 37 e 73 passaram por momentos difceis, em que colocaram em dvida a justia de Deus, porque os mpios estavam prosperando e nada parecia deter a sua impiedade. Enquanto isso, os justos estavam sofrendo. S a confiana em Deus pde responder indagao deles. Eles viram que estar com Deus, mesmo com o pouco, era muito mais, em termos de qualidade, do que os mpios tinham. A confiana no Senhor no s nos ajuda a atravessar o presente, como tambm nos d esperana para o futuro. Os Salmos mostram que possvel ter comunho com Deus(27, 42, 86). A comunho com Deus no assunto s de livros sobre meditao, como se fosse uma coisa possvel somente aos outros e nunca a ns. Os Salmos mostram como podemos ter comunho com Deus. As experincias do passado, na vida do salmista, em que experimentou a presena de Deus, o fez forte para ter esperana no futuro. Os salmos mostram uma predileo muito grande pelo templo como lugar em que se experimentava a comunho com Deus, porque ele representava a presena de Deus entre o seu povo. Estar nele era estar com o Senhor. Sabemos que a adorao verdadeira no depende s de um templo, mas no significa que o templo no tenha importncia nenhuma. A comunho com Deus expressa tambm na comunho com os irmos. preciso que a comunho seja constantemente alimentada atravs da orao e da meditao da Palavra de Deus. Os salmos afirmam que a fora est no Senhor(80, 106-109, 125). Deus louvado pelo seu poder! Ele pode todas as coisas e quer que ns tambm tenhamos poder para viver e vencer os obstculos. Quando nos sentimos fracos, ele que vem ao nosso encontro e reabilita nossas foras. Quantas vezes nos sentimos sem qualquer fora em ns mesmos! Qual o segredo para sairmos dessa condio? buscar no Senhor a fora. Se o erro foi nosso para estarmos nessa

situao, o caminho a confisso e aceitarmos a correo de Deus, pois ele corrige a quem ama. Reconhecer que Deus o nico que pode nos dar a fora ser humilde em saber que nada podemos por ns mesmos. Chega de orgulho espiritual! No podemos nos sentir auto-suficientes e esquecer que tudo depende do Senhor. Precisamos busc-lo continuamente em orao, pois s assim que teremos vitrias na vida espiritual. Os Salmos declaram que Deus Rei(95-99). Declarar que Deus Rei, tornar-se um sdito dele! Ele o dono de todas as coisas e, em majestade, reina sobre a terra. Ele est no controle de tudo e nada escapa sua vontade. No salmo 96, todos os moradores da terra so conclamados a louv-lo porque Deus Rei. O seu reino de domnio eterno e a ele todos devem se submeter. Se ele Rei, digno de tributo. O maior tributo o louvor de um corao sincero e contrito. Esse tipo de louvor nasce de um corao que pertence a algum que deu a prpria vida ao Senhor. O sacrifcio de si mesmo o que Deus pede como tributo. Os Salmos profetizam a vinda do Messias(2, 45, 72, 89, 110). O olhar do salmista est voltado para o futuro, quando Deus iria irromper na Histria cumprindo todas as suas promessas. O Messias fazia parte essencial dessa promessa, pois seria ele que iria cumprir a vontade de Deus em relao a tudo aquilo que disse a respeito do futuro de seu povo e toda a humanidade. O reino do Messias iria trazer a justia e a paz entre os homens. A esperana era que o estado de injustia e opresso deixasse de existir e o Messias trouxesse, na sua glria e poder, a harmonia entre os homens, para que os aflitos, oprimidos e necessitados fossem libertos. Os Salmos, ento, cantam a esperana de um futuro melhor para o homem. Ensinam, porm, que o homem mesmo no far isso; era preciso algum enviado por Deus para cumprir esse ideal. Os Salmos realam a necessidade de confisso(32, 51, 130). O pecado tratado com a devida seriedade, pois o principal empecilho plena comunho entre o homem e Deus. H um ensino firme a respeito da atitude certa para com o pecado, o qual deve ser analisado na sua raiz, para se entender as causas, para se poder atacar os seus efeitos. Quando descobrimos que a causa est em ns, a atitude certa confess-lo a Deus e buscar o perdo que ele nos oferece. No podemos deixar o pecado tomar conta de ns, pois isso gera um prejuzo pessoal muito grande. Alm da confisso, preciso desenvolver um estilo de vida crist que nos afaste do pecado. Este estilo consiste em buscar um esprito puro e estvel, viver no Esprito e testemunhar dos feitos de Deus em nossas vidas. S uma vida dedicada a Deus sensvel para com o pecado.

Os Salmos enfatizam a gratido(116, 144-150). H muita nfase nos salmos numa vida de ao de graas pelo que Deus faz por ns. A ingratido pior do que amnsia, pois no s questo de esquecimento, mas de atitude de corao. O ingrato pensa que o que fizeram por ele no foi mais que obrigao. Engana-se e perde bnos. Cada um de ns, ao olhar para trs, ver muitas ocasies em que uma mo agiu para o nosso bem. Perceberemos mais ainda: foi a mo de Deus. Quando chegamos a essa concluso, s temos uma coisa a fazer: agradecer. H muita insensibilidade entre os crentes. freqente, nos momentos fceis e felizes da vida, ver pessoas agradecendo, mas isso no to freqente assim quando os momentos so difceis, quando se perde um parente, o emprego ou mesmo um bem. Estamos dispostos, como o apstolo Paulo, a dizer "em tudo da graas"? Os Salmos ensinam que, acontea o que acontecer, estamos sob a proteo de Deus(23, 91, 121, 136). O salmo 23 fala do Senhor como Pastor que conduz nossas vidas sempre um caminho seguro e protegido. O salmo 91 fala da constante proteo de Deus sobre ns. Sabemos que estamos sujeitos a doenas, a acidentes e outros acontecimentos, mas estes no tm o poder de nos destruir, porque quem tem o senhorio sobre ns nossas vidas o Senhor, e isto que faz a diferena. Muitas pessoas no sabem lidar com as doenas, os acidentes, as tribulaes, etc. Pensam que acontecem por causa direta do pecado no-confessado em sua vida. Deus realmente pune o nosso pecado, mas h muitas pessoas que sofrem sem que a causa seja exatamente esta. Muitas coisas acontecem para o nosso amadurecimento espiritual e devemos at por isso dar graas a Deus. Os Salmos evidenciam a necessidade de uma vida de santidade(15, 82, 128). A santificao ensinada em toda a Bblia. A vida de santidade deve ser buscada por todo crente sincero. No a santidade de regras humanas, mas de estilo de vida obediente a Deus. Os salmos, principalmente o 15, no falam de uma lista interminvel de deveres e obrigaes para se obter a santidade, mas falam de uma vida em que as nossas relaes evidenciam a transformao que aconteceu dentro de ns. A santidade deve evidenciar em todas as reas de nossas vidas: familiar, profissional, sentimental, social, etc. Ela no deve ser mostrada s na igreja nas horas de culto. Os Salmos ensinam que a adorao nos conduz a uma vida de servio(24, 100, 122, 134). Somos chamados adorao no salmo 100! Depois da adorao vem o servio com alegria. O sentimento de obrigao no servio no condiz com a vida crist. O crente precisa se entregar a uma vida de utilidade aos outros. Ningum convidado para ficar apenas com espectador. H

muitas razes para no fazermos isso e uma delas a exigncia de obedincia a Deus, que nos manda usar o dom que recebemos para a edificao da igreja do Senhor. O objetivo do servio no deve ser o de fazer com que a pessoa aparea, mas o de se glorificar a Deus. A vida crist no s louvor entre as quatro paredes da igreja, mas tambm o servio aos que esto no vazio espiritual, necessitados de ouvir a mensagem do evangelho e de uma mo amorosa que os tire da desgraa onde se encontram. O mundo caminha rpido para o inferno, enquanto muitos de ns, lentamente, pensamos que a vida crist se resume em cnticos espirituais. O louvor deve nos conduzir ao cumprimento da misso que temos. Existem muitas pessoas que tm uma idia to errada da vida crist que somente participam do culto na hora do louvor. No momento em que est havendo a pregao saem para fazer outra coisa. Este comportamento muito observado em Congressos. Est havendo um louvor genuno? Se no est conduzindo servir cada vez mais e melhor ao Senhor, alguma coisa est errada. Os Salmos ensinam a grandeza de Deus(135, 139, 145, 148). Devemos reconhecer que diante de Deus somos pequenos e necessitados. Somente a sua misericrdia a causa de estarmos onde estamos. Ele grande e devemos reverenci-lo por isso. A sua grandeza, contudo, no impede a sua aproximao de ns. Ele vem ao nosso encontro para nos salvar e dar a vida abundante que precisamos. Esta uma mensagens mais tocantes dos salmos: Deus est atento a tudo que acontece conosco e est prximo de ns, mesmo senso ele exaltado em majestade e grandeza. No precisamos ficar fazendo exerccios de meditao para chegarmos ao xtase com a finalidade de atingirmos as alturas da sua presena, pois ele vem ao nosso encontro. Ele responde as nossas oraes que fazemos em nome de Jesus. prprio e oportuno o Livro dos Salmos terminar com a expresso: "tudo quanto tm flego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!"(150:6). Toda a nossa vida deve ser uma expresso de louvor ao Senhor, que tudo e tudo faz pelos seus servos. 8. Aspectos Teolgicos no Livro de Salmos. No cnon hebraico os salmos no ocupam a mesma posio(16) que os profetas e a Lei. Pela sua maneira de retratar a vida, so, todavia uma sntese da teologia judaica da poca em que foram compostos. Isto nos mostra que naquela poca no havia separao entre teologia e piedade, entre dogma e moral, entre vida religiosa e vida secular. O saltrio reflete a alma religiosa de Israel. Eis alguns dos temas teolgicos que podem ser reconhecidos nos salmos:

Deus = objeto exclusivo dos hinos. Todos so dirigidos a Ele. Tudo se relaciona com Ele. O mundo dele, foi formado e dirigido por Ele. "O antropomorfismo esta sempre presente. Como no falar de Deus, em poesia, sem usar as comparaes humanas? Mas Deus um Deus nico, superior a tudo e a todos, sem vaidade, pronto a ajudar quem o procura com o corao puro, o nico que vale a pena ser adorado"(17). Deus e o Homem = Deus est no cu e preocupa-se com o homem. No um Deus afastado, longe, indiferente, mas atencioso. O Homem e Deus = O homem pode ter a confiana em Deus, pois ele atender a suas splicas. Culto e Templo = Jerusalm o centro do culto, com o seu nico templo. Deus, todavia, est em todos os lugares para ver, ouvir, punir, recompensar e ajudar. 9. A Doutrina de Deus no Livro de Salmos. "Deus est presente nos salmos. A poesia que nasceu da mente e do corao dos salmistas para o louvor do Criador veicula tambm a boa teologia que mostra quem Deus. Um estudo cuidadoso do livros dos Salmos com ateno, e com a inteno de ver nele a pessoa de Deus pode tornar-se num razovel curso teolgico"(18). No estabeleceremos como meta esgotar tudo o que os salmos falam sobre Deus. Antes, nosso objetivo destacar alguns aspectos que consideramos fundamentais nesta tarefa de estabelecermos uma doutrina sobre Deus luz dos Salmos. Quero convid-lo a esta tarefa e desejar que sejamos abenoados ao acrescentarmos s nossas vidas tal conhecimento sobre o nosso Deus. A metodologia que utilizaremos ser destacar alguns salmos e deles extrair os conceitos sobre Deus assim como assinalar outros salmos que reflitam os mesmos conceitos. O Deus que se revela(Salmo 19,132). Esta uma caracterstica que distingue o nosso Deus e nos auxilia e muito no conhecimento dele. preciso que digamos que mesmo sendo o processo de revelao de Deus progressivo ele foi suficiente para que homens e mulheres em diferentes pocas e de diferentes culturas pudessem conhec-lo, am-lo, ador-lo, e servi-lo. O que estes salmos nos falam sobre o Deus que se revela? Podemos dizer que ele.... o Deus que criou o universo(19.1) - a origem de todas as coisas est nas mos de Deus. Tudo aquilo que existe resultado da ao e da palavra do Senhor. o Deus que sustenta o universo(19.4) - Deus determina o caminho que cada astro deve seguir. ele quem controla e governa este mundo cujas dimenses desconhecemos.

o Deus que disciplina os filhos(19.7-9) - Deus revela a sua vontade para que seus filhos a conheam e andem conforme o desejo do Criador. o Deus que recompensa os fiis(19.11) - vale a pena agradar a Deus, fazer a sua vontade, e andar conforme o seu querer. Ele no se esquece dos filhos que lhe agradam., o Deus que age com fidelidade(132.11) - Deus fiel e aquilo que ele promete, cumpre. o Deus que abenoa o seu povo(132.15,16) - Deus est atento para cuidar dos seus e no deixar que lhes falte o necessrio e o desejvel. o Deus que pune os seus inimigos(132.18) - quem se levanta contra o povo de Deus mais cedo ou mais tarde sofrer as conseqncias. O Deus eterno(Salmo 90,102). O Senhor que criou o universo e o sustenta com o seu poder o Deus Eterno. "Deus foi antes do universo e ser depois do seu fim. , ento um passo firme no desenvolvimento do conceito bblico que chamamos da eternidade de Deus. A idia de eternidade como tida no ocidente provm da mentalidade grega, ocidental no Novo Testamento, e no expressa em si no Antigo Testamento, onde as palavras originais indicam continuidade, os fins da era, ou tempo cujo fim indeterminado"(19). Ele d-se conhecer atravs da natureza, e por meio da verdade revelada, apresentando-se como o Deus eterno que no teve princpio nem ter fim. "Os salmos, uma coleo extraordinria de cnticos que exaltam e glorificam a Deus, no poderiam deixar de referir-se eternidade de Deus. Em vrios cnticos do saltrio, a idia e a mensagem da eternidade de Deus esto presentes"(20). O Salmo 90 compara e contrasta a brevidade da vida humana com a eternidade do Senhor dos senhores. O Salmo 102 registra a lamentao de algum que sofre e nos versos 24 e 28 fazem tambm um contraste entre a brevidade de dias da vida do homem e a eternidade de Deus. Eis algumas operaes deste Deus Eterno.... Ele abriga o homem(90.1) - o homem como uma formiguinha, quando comparado com as imensides do universo que Deus criou. No fora a proteo de Deus, e seu interesse em preservar o homem, a raa j teria perecido. Mas o Senhor nos abriga. Ele nos faz descansar no seu esconderijo, como ensina o salmo 91. Ele pune o pecado(90.3) - a morte veio ao mundo como punio de Deus por causa do pecado humano. A justia de Deus no o permitiria agir de outra maneira. O homem foi advertido, mas preferiu ignorar as admoestaes do Deus Eterno, e ficar com as insinuaes do Maligno. A conseqncia foi a morte.

Ele restaura o homem(90.8) - no podemos esconder do Deus eterno os nossos pecados. Em qualquer lugar, em que estivermos, ele nos acompanha, conforme est escrito no salmo 139. Se no soubssemos que o Deus Eterno o Deus de misericrdia, seria terrvel pensar no fato de que ele est sempre presente. Mas ele nos acompanha, para nos ajudar, se dermos oportunidade a ele de agir em nosso favor. Ele ensina o homem(90.12) - o Deus Onisciente, que sabe tudo, e conhece todas as coisas, o melhor mestre que o homem dispe. Aprender com o Deus Eterno garantia de felicidade aqui e na eternidade. E o Deus eterno est pronto a ensinar-nos no somente atravs de sua Palavra, mas tambm por meio da comunho que pode estabelecer conosco. Ele guarda o homem(102.28) - o homem finito no sabe o que lhe trar o futuro. Mas aquele que confia em Deus tem seu futuro guardado nas mos de Deus. Que segurana melhor do que essa? O Deus Criador e Sustentador( Salmo 8, 104). A Bblia no se preocupa em provar a existncia de Deus. Ela inicia o registro da revelao, partindo do pressuposto de que Deus existe. Ela mostra Deus agindo, operando, criando, atravs do poder de sua palavra. "Deus no criou o mundo e largou-o sua prpria sorte. No. Ele dirige e sustenta o universo. Nos captulos finais do livro de J, mostra-se um esboo da providencia de Deus, seu cuidado e interesse para com o mundo. O Senhor controla sol e estrelas. O Senhor traa limites para o mar, pondo sobre ele portas e ferrolhos. O Senhor o pai das chuvas e quem gera as gotas de orvalho. O Senhor prepara alimento para os corvos e seus filhotes. O Senhor conta o tempo para que as cabras monteses e as gazelas dem luz. O Senhor manda a guia construir seu ninho no alto das penhas. O Senhor dirige e sustenta o mundo, J reconhece finalmente. E o mais importante que Deus usa o indivduo humano para a realizao de seus planos e propsitos"(21). Podemos dizer ento que o Deus Criador e Sustentador..... Domina o universo(8.1) - a presena de Deus e a sua glria se fazem sentir em todo o universo. Em nenhum lugar ele estranho. Em todos os lugares ele est em casa. Ele domina o universo. Recebe louvor(8.2) - Deus digno de ser louvado. Todos os seres o louvam. E at das criancinhas que no sabem se expressar de modo inteligvel, o Senhor espera o louvor e desse louvor se agrada.

Exerce misericrdia(8.4) - O homem criado com um carinho especial preferiu voltar-se contra o Criador, desobedecendo miseravelmente. Mas Deus ainda assim se lembra dele, e prov a sua restaurao. Concede poder ao homem(8.6) - o Senhor poderia egosticamente fechar tudo em suas mos. Mas ele divide governo e domnio da natureza com o homem. Ele d oportunidade a que o ser humano desenvolva a inteligncia que o prprio Criador lhe concedeu. Age com sabedoria(104.24) - a infinita sabedoria de Deus levou-o a criar um mundo cuja apreciao jamais nos cansa. Um exemplo simples disso a variedade do verde dos vegetais que nos cercam. Alimenta as criaturas(104.27) - Deus d aos animais o instinto para que saibam buscar e encontrar o alimento que os sustente. Mas antes que esse instinto se manifeste, Deus j tem provido o alimento que os seres vivos vo encontrar. D e tira a vida(104.29,30) - Deus o Senhor da vida. Ele a d. Mas ele a tira tambm quando ele o quer. Nem sempre entendemos todas as coisas, mas nossa reao deve ser semelhante a de J: "O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor"(1.21). O Misericordioso Perdoador(Salmo 103). Tambm os salmos 25,65,86,130 retratam esta mesma realidade. Este um salmo de gratido, uma cano dirigida ao Senhor. "O salmo 103 foi escrito em forma de monlogo. um profeta que nos fala. Temos o rico privilgio de estar a s com um homem que est falando consigo mesmo. O salmo uma meditao"(22). O autor deste salmo reconhece em seu cntico e meditao a bondade suprema e excelsa misericrdia de Deus. Nesta cano o salmista nos ensina como e porque devemos louvar ao misericordioso perdoador.... Com todo o nosso ser(v.1) - a idia aqui de que o louvor ou a adorao a Deus deve ser integral, plena. Bendizer mais do que louvar. louvar com amor e gratido. Quantos adoradores divididos! Quantos cultos mal realizados! O nosso Deus merece o melhor! Por tudo o que nos concede(v.3) - a bondade de Deus se manifesta na bno do perdo. A experincia maravilhosa do perdo o retorno harmonia da alma com Deus. No podemos esquecer dos benefcios que Deus tem operado em nosso favor. A ingratido um pecado que devemos evitar. Pelo perdo que nos d(v.3) - ningum pode efetuar esta ao benevolente em nosso favor e isto coloca-nos numa posio eterna de divida com o nosso Deus. A atitude misericordiosa e

perdoadora de Deus para com os nossos pecados nos faz ver o perdo como um novo comeo em nossa vida. Sejamos gratos a Ele que perdoa os nossos pecados. Pela restaurao da sade(v.3) - o pecado o mal moral, a doena da alma, s curvel pelo perdo divino. Aquele que fez o corpo e a alma do homem providencia a cura das enfermidades fsicas, tambm, quando para o bem do crente. Pela preservao da vida(v.4) - a libertao dos vcios e de suas mazelas uma atitude divina pela preservao da vida humana. A viso nova recebida do Senhor nos equipa para enfrentarmos os desafios da sobrevivncia neste mundo tendo critrios e padres renovados por Ele. A redeno(preservao da vida na eternidade) que dele recebemos imerecida. Por sua providncia(v.5) - Deus quem nos supre de todo o bem. Ele nos d o que realmente necessitamos. Pelas energias que nos outorga(v.5) - ele quem nos d fora fsica e espiritual, comparvel da guia, smbolo de poder e energia, de porte majestoso, que voa mais alto do que as outras aves. Pela sublimidade do seu amor(v.10) - o amor de Deus sublime e faz com que ns sejamos perdoados. Ele no nos trata segundo os nossos pecados. Pela grandeza de sua misericrdia(v.12) - a misericrdia de Deus indescritvel e percebe-se o esforo do salmista em descrev-la fazendo comparaes espaciais. Por sua compaixo paternal(v.13) - o salmista usa a figura do pai para falar mais uma vez da compaixo e da misericrdia de Deus. O seu amor comparado ao amor de um pai para com seu filho a diferena que Deus um pai perfeito e seu amor e compaixo so maiores. Pela maneira como nos trata(v.14) - a misericrdia divina se expressa tambm na sua simpatia para com a nossa fraqueza. O Deus que nos formou, conhece a fragilidade da nossa estrutura. Em nenhum momento, ele se esquece de que "somos p". Por sua eterna benignidade(v.17) - em contraste com a brevidade da vida humana, comparada a erva e a flor do campo, a benignidade do Senhor eterna. Se tememos a Deus, reconhecemos que melhor confiar na sua onipotncia e oniscincia do que superestimar a nossa fragilidade. Deus, o Justo Juiz(Salmo 9). O Deus que se revela ao homem como criador, sustentador, eterno e misericordioso, tambm o Deus Justo. Este tema da justia divina tambm mencionado nos salmos 75, 82,94,96,98 e 119.137-144. "Um homem no sabe equilibrar na sua vida e na sua experincia a justia e a misericrdia. No conhece a maneira de andar convenientemente entre uma e outra. Tender mais para uma ou para outra. Tanto num como noutro caso agir

inadequadamente, por melhor que sejam as suas intenes"(23). O nosso Deus perfeito, sua justia perfeita, sua misericrdia perfeita tambm. A justia e a misericrdia divina harmonizam-se na perfeio de Deus. O que podemos compreender nesta poesia do salmo 9 sobre o Justo Juiz que ele..... Merece louvor(v.1,2) - todo louvor e toda adorao da criatura humana devem ser dirigidos unicamente ao Criador pois s ele digno de culto. Note que o poeta pe o seu corao no louvor. O que isto indica? Realiza maravilhas(v.1) - as maravilhas divinas acontecem desde o incio e manifestam-se ainda hoje. No precisamos de uma exaustiva pesquisa para descobrir o que ele tem feito por ns. Quantas maravilhas ele tem feito por voc? Promove alegria(v.2) - a real e a verdadeira alegria aquela que vem da alma que louva o Criador com sinceridade de corao. Nenhuma outra alegria se compara a essa. Derruba os inimigos(v.3) - outros homens chamam para si a glria de vencerem os inimigos. Ns sabemos que quem peleja por ns o nosso Deus, o juiz justo. A derrota dos adversrios do salmista vista como um ato da justia de Deus. Julga com justia(v.4) - ningum jamais poder acusar Deus de injusto. Nosso conhecimento limitado demais para por em dvida os juzos que ele profere. O servo de Deus deve apresentar a Ele sua causa, fazer a sua defesa e invocar a aplicao do direito e confiar que o Senhor julga de modo justo. Reina eternamente(v.7) - Deus o rei(24) de toda a terra e de todo o cu. Seu reinado no teve comeo e nem ter fim. E ns seus sditos, reinamos com ele. Abriga o oprimido(v.9) - o oprimido que busca a Deus encontra esconderijo certo na presena do Altssimo. Refgio aqui um lugar alto, inacessvel e invisvel aos inimigos. Lembra-se dos aflitos(v.12) - a memria do Senhor perfeita. Ns nos esquecemos de nossas responsabilidades, de nossos compromissos, mas no o Senhor da misericrdia para com os que dele precisam. Executa o juzo(v.16) - aquilo que os homens mpios armaram para os outros, tornou-se a rede que os prendeu, pela ao do "juzo divino"(25). Deus age assim em favor dos necessitados e dos pobres, atendendo a sua expectativa de socorro, proteo, satisfazendo a sua esperana. Pe o homem no seu devido lugar(v.20) - a ao de Deus mostra a fragilidade, a impotncia e a fraqueza do homem que quer as vezes parecer um super-homem.

O Deus Onipresente e Onisciente(salmo 139). Deus est em toda a parte. Esta qualidade divina chamada de Onipresena(26) e indica que Ele pode estar presente em toda a parte ao mesmo tempo. Deus sabe todas as coisas. Ele conhece o passado, o presente e o futuro. Esta qualidade divina chamada de Oniscincia e indica que no h segredos para Deus, porque Ele o Criador de todas as coisas. Estas qualidades de Deus tambm so ensinadas nos salmos 26,33 e 147. Este salmo(139) divide-se em quatro estrofes de seis versculos onde podemos aprender sobre a onipresena e a oniscincia de Deus assim como a formao do homem. Por ora observaremos algumas informaes sobre o Deus onisciente e onipresente que.... Conhece(v.4) - o conhecimento de Deus ilimitado e infinito, maravilhoso e inatingvel pelo homem. Deus conhece os pensamentos e as intenes do corao do homem. Ele "sabe de trilhes de trilhes de outras possibilidades e contingncias"(27). Limita(v.5) - os movimentos e as aes do homem so controlados por Deus. O homem s vai at onde Deus permite. Esse controle divino, entretanto, no retira a responsabilidade moral do ser humano(28). Esta presente(v.7) - Deus est presente em todo lugar. Aonde quer que o homem v, ele encontrar Deus, sem dvida. "Onipresena divina significa que Deus est atual e instantaneamente presente em todos os lugares e em todas as dimenses da existncia"(29). Ele est presente em tudo em esprito, em poder, em essncia. Ningum pode esconder-se dele, da mesma forma como os pensamentos e as intenes secretas no lhe so estranhos. Esquadrinha(v.24) - o salmista sabe de seus pecados e quer alcanar perdo. Por isso faz uma splica, verdadeira confisso. Quando o homem se abre diante de Deus, o Senhor esquadrinhalhe o corao e traz tona as falhas, os pecados e os perdoa. "Sondar aqui significa fazer um corte profundo, trazendo luz, ou superfcie tudo o que pode estar escondido"(30). Guia(v.24) - para ns uma beno e um privilgio que o Deus onisciente e onipresente no somente encontra-se a nosso lado, a nosso favor, como tambm dispe-se a nos guiar pelos bons caminhos, para que alcanemos a vida que ele tem para ns na eternidade. Note-se que este mesmo conceito de guiar ocorre no salmo 23. O Deus Todo-Poderoso(Salmo 66). Veja-se tambm os salmos 46,92 e 105. A Bblia cheia de expresses que nos informam que a Deus tudo possvel. Esta qualidade divina chamada de Onipotncia(31) e indica que ele pode todas as coisas. luz ento do salmo 66 o que podemos dizer do Deus Onipotente que ele....

Cumpre o seu plano(v.5) - Deus tem um propsito a cumprir. Se os homens se opuserem a ele, iro sentir o peso da mo divina. Governa o mundo(v.7) - o homem pensa s vezes que ele quem controla o mundo. Desconhece a Deus e rebela-se contra o Senhor. O pastor Iomael SantAnna(32) apresenta alguns fatos importantes sobre Deus neste verso: 1) Ele o soberano do universo: Ele quem governa o mundo. 2) Ele Eterno: seu governo para sempre. 3) Ele pleno de poder: por isso governa com todo o poder. 4) Ele Onipresente e Onisciente: seus olhos esto sobre as naes, ele v tudo e sabe todas as coisas. Conserva seus filhos(v.9) - o aparecimento de nossa vida devemos a Deus. O sustento de nossa vida tambm devemos a ele. Ele nos conserva e segura com mo forte. Prova o seu povo(v.10) - as provaes que Deus faz vir sobre ns so claras indicaes do seu amor para conosco. Ele nos prova para nos fazer melhores servos, em melhores condies de servirmos a Ele. Assim como se refina a prata. D proteo(v.12) - as dificuldades realmente existem. Mas em meio a elas, o Senhor mostra a sua face, dizendo que est conosco, conduzindo-nos para um final feliz. Mostra ateno(v.16) - Deus dedica ateno a cada um de seus filhos, individualmente. No somos apenas o povo de Deus. Somos individualmente filhos do Rei do Universo. Recebe nosso culto(v.15) - o Deus Criador e Todo-Poderoso o nico digno de culto. E ele recebe comprazer o culto sincero que ns lhe prestamos. Exige santificao(v.18) - o Deus Criador santo. E dessa forma repudia e rejeita toda espcie de pecado. Para manter comunho com ele, o homem precisa estar livre, limpo de toda a transgresso. O Deus acima dos deuses(salmo 135). Veja tambm os salmos 89,93,97,99 e 115. O Deus revelado atravs da Bblia, o Deus que se manifestou a Israel, operando feitos maravilhosos e extraordinrios, o Deus que os cristos cultuam em esprito e em verdade, o Deus que se coloca acima de todos os outros deuses(33). Este salmo nos ajuda a compreender um pouco mais sobre o nosso Deus que superior a todos os dolos(deuses) criados. Ele superior porque... Deus bondoso(v.3) - o amor destaca-se na personalidade divina, entre outros atributos de Deus. A Bblia diz que Deus amor. Nenhuma religio d nfase a existncia de um Deus que ama. S o evangelho revela isso. Desde o Antigo Testamento, a Bblia ensina que o nosso Senhor o Deus de amor.

Tem um povo seu(v.4) - Deus quer operar no mundo, atravs de um povo seu. No Antigo Testamento, ele escolheu Israel. Hoje, tambm, ele tem "um povo todo seu, zeloso de boas obras", eleito a partir do sacrifcio de Jesus Cristo que se deu a si mesmo para nos purificar e nos remir da iniquidade(Tito 2.13,14). Age soberanamente(v.6) - tudo o que acontece no mundo d-se pela vontade de Deus ou com o seu consentimento. Nada foge ao seu controle. O aspecto confortador de tudo isso que esse Deus soberano quer sempre o melhor para ns. Ele no deve ser visto como um monarca inflexvel, mas como um Deus que nos ama, e conhecendo tudo, escolhe o melhor para ns. Reina eternamente(v.13) - os deuses das naes pags, fabricados de prata, de ouro, de bronze, etc., j esto mortos desde a sua criao. Nosso Deus porm eterno. No teve princpio. Jamais ter fim. Quando nada existia ele j existia. Quando tudo que est a se transformar, ele permanecer o mesmo, imutvel. Deus bendito(v.21) - o Senhor Deus bendito porque ningum tem algo de mal a dizer dele. Muitos no o louvam por causa da sua prpria perversidade e ingratido. Mas o nosso Senhor digno de todo o louvor, de toda a honra, de toda a glria, porque ele bom, e porque no h nenhum deus como ele. O Deus Pastor(salmo 23). Sugiro uma leitura dos salmos 77,95 e 105. Ao desenvolver uma exegese do salmo 23 o professor Harbin o denomina de "Hino de Confiana em Deus"(34). De fato vivemos numa poca de insegurana e at mesmo entre os cristos temos percebido a presena da segurana quando se defrontam com situaes difceis. A insegurana num cristo tem sua origem na falta de uma confiana inabalvel no Deus vivo. Confiana autntica em Deus gera senso de segurana diante da vida e da morte(35). Este salmo nos apresenta Deus como pastor e revela o "cuidado e o interesse de Deus para com o seu povo, mostrados atravs das belssimas figuras da poesia deste salmo, apresentam-se sempre como um assunto muito querido e tocante para o nosso corao"(36). Ele fala da alegria de sermos ovelhas de Deus e quando Deus o nosso pastor nos tornamos alegres.... Porque ele o pastor que guia(v.2) - encontramos alguns verbos que nos ajudam a compreender este primeiro aspecto da ao pastoral de Deus(conduzir, alimentar, guiar). Diante desta avaliao vemos um pastor que "caminha diante" das ovelhas. O verbo tcnico que produz a funo pastoral "apascentar" donde surge a raiz da palavra "pastor". O sentido deste verbo indica o caminho, conduo, guia. Os verbos conduzir e guiar tem inicialmente esta conotao

pastoril e indicam "conduzir ovelhas para beber" e consequentemente descansar. "Para as guas tranqilas me conduz". O uso teolgico destes verbos indicam a experincia de ser guiado e conduzido por Deus. Experincia esta que marcou para sempre a histria de Israel no xodo do Egito. Esta relao do Deus-Pastor que guia o seu Povo-Ovelha registrada na histria e tradio dos Patriarcas, dos profetas, nos salmos. O pastor que guia d-nos a idia do caminho. Pois ele mesmo com as suas prprias pegadas constri o caminho que temos de seguir. Os fiis devem segui-lo e crer na sua liderana. necessrio deixar-se conduzir por Deus como o rebanho conduzido pelo seu pastor, porque ele sabe para onde nos leva. Quem o seu guia? Qual o seu caminho? Porque ele o pastor que prov(v.1,5) - uma segunda rea onde Deus age como nosso pastor no empenho de providenciar o necessrio para o sustento do rebanho. Antes de tudo gua e pastagem. Mas, so necessrios tambm lugares frescos, especialmente nos meses de vero, quando nas montanhas de Jud o sol impiedoso. Por fim, requer-se lugar seguro, cercado, onde se possa recolher o rebanho, ordenhar as ovelhas, cont-las para ver se no falta nenhuma e pernoitar. O pastor ento cuida do rebanho providenciando-lhe o sustento. O autor desse salmo canta antes de tudo a segurana que vem de saber que se formos apascentados por Deus "nada nos faltar". A ovelha de Deus sente-se agora segura e feliz porque Deus se ocupa e se preocupa com ela. O fato de Deus ser o pastor que prov nos motiva a mantermos uma atitude espiritual de confiana e aguardar com humildade a ao do Senhor. Pois como ovelhas do bom pastor podemos confiar na sua atividade de dar-nos o sustento. Para o rebanho que caminha o objetivo comer; ele se move a fim de encontrar alimento adequado e suficiente. O pastor ento alm de guiar o rebanho procura alimento e conduz as ovelhas s pastagens. Ele o caminho para a vida. Caminhando frente das ovelhas ele se faz caminho que garante a vida delas. O pastor divino interessa-se vivamente pela existncia de suas ovelhas, preocupa-se com suas vidas e lhes assegura o necessrio para o tempo presente e para a eternidade. Quem providencia o seu sustento? Como vai a sua vida cara ovelhinha? Porque ele o pastor que liberta(v.6b) - o terceiro campo de atuao do pastor divino consiste em defender e vigiar seu rebanho. indispensvel que a vida das ovelhas seja alimentada por pastagens e fontes de gua. Assim como tambm necessrio proteg-las dos perigos, do assalto dos animais ferozes ou dos salteadores. Assim de dia o pastor guia e ao anoitecer guarda. Enquanto as ovelhas dormem ele vigia. Especialmente se os apriscos so ao ar livre, no deserto

ou nas montanhas. E se acontecer de alguma ovelha se perder, o pastor digno desse nome volta pelo mesmo caminho sua procura, chamando-a e tentando descobrir suas pegadas. Os verbos defender e vigiar indicam proteo, vigilncia, procura, alm de apontar para a imagem de Deus como guarda e defensor que usa a sua competncia para sustentar a fraqueza e a precariedade da vida humana. O Deus-Pastor que o salmo 23 apresenta procura as ovelhas perdidas; liberta o rebanho; defende as ovelhas fracas das prepotentes e rene o rebanho disperso. Este tema do pastor que salva revela antes de tudo a nossa situao de pecadores diante de Deus. O Deus que se revela plenamente em Jesus de Nazar aquele que procura, enfaixa as fraturas de suas ovelhas, carrega nos braos as fracas, faz retornar(converter). Assim, ele produz a atitude espiritual da confiana e da converso. Existe ento a possibilidade real de retorno porque o amor do pastor perdoa e reabilita. Porque ele o pastor que se alia(v.4) - h um quarto aspecto nas relaes entre o pastor e o seu rebanho. Trata-se de estar ligado afetivamente ao rebanho e vice-versa. Estabelecendo relaes de conhecimento, amizade e de solidariedade para com as ovelhas. Esta intimidade entre pastor e rebanho conservada nas Escrituras que revelam, dentro do tema pastor divino, uma aliana construda por um amor to grande pelas ovelhas ao ponto de sacrificar a sua vida por elas(Joo 10). Com o emprego do termo aliana a misso do pastor atinge seu desenvolvimento mais alto; revelando gratuidade, pacincia incondicionada, ternura e amizade. A Bblia nos mostra ento um Deus enamorado, que chama as suas ovelhas pelo nome e que com elas gasta o seu tempo e d a sua vida. Somo ento o "seu rebanho" e podemos unir a nossa voz ao salmista e tomados pela certeza de f e experincia pessoal que nos livraro de todo temor. Este tema do pastor que se alia apresenta a dimenso de intimidade e comunho de vida entre Deus e seu povo. A linguagem da aliana pede que nos deixemos envolver sem reservas na proposta de amor que foi firmada com o sangue do pastor morto e ressuscitado. Ela nos ensina o intinerrio espiritual da escuta, do servio e do dom da vida. Deus que o nosso pastor no nos abandonar. Estar sempre ao nosso lado e esta uma das grandes bnos que recebemos de suas mos. Sejamos felizes porque o Senhor o nosso pastor! O Deus que nos refugia(salmo 91). Este tema tambm marca os salmos 27,28,31,61,71 e 144. "Este um dos mais belos salmos do saltrio hebreu, cntico de expressa e absoluta confiana em Deus, quando somos cercados pelos perigos e pressionados pelas foras do mal(....) este salmo tem servido para fortalecer a confiana de muitos, em momentos de extrema e intensa

provao. Ele divide-se claramente em trs partes: Na primeira(v.1,2), o salmista fala de Deus como refgio e fortaleza. Na segunda(v.3-13), o salmista se dirige a outros, mostrando que Deus refgio e fortaleza para os que nele confiam. A mensagem entretanto, individual, com pronome(tu) no singular. Na terceira(v.14-16), Deus assume o compromisso de cuidar daquele que o ama e invoca o seu nome"(37). O Deus que nos refugia nos d segurana porque..... Ele nos esconde(v,1,14) - em meio aos vendavais da vida, quaisquer que sejam, busquemos a Deus porque ele tem um lugar seguro para nos abrigar. Quem anda com Deus, e confia no Senhor, conta com proteo total. Ele nos cobre(v.1,4) - parece que o mundo vai desabar sobre ns, que as aves de rapina intentam no devorar? Corramos para a sombra do Todo-Poderoso. Ponhamo-nos sob suas asas. Ele nos livra(v.3,14,15) - ficamos presos por causa da maldade do mundo, ou em razo dos nossos pecados? Deus poderoso para nos libertar. Por esta razo devemos: am-lo, conhec-lo e invoc-lo. Ele nos segura(v.120 - se estamos vacilando, se no sabemos caminhar, se tememos tropear, o Senhor envia os seus anjos, e eles no nos deixaro cair. Ele nos responde(v.15) - nossas oraes no se perdem no espao. Deus est atento nossas invocao, para respond-la to depressa quanto imediatamente. Deus atende ma s preciso que falemos com ele, que oremos a ele. Ele acompanha(v.15) - o Senhor um amigo e companheiro para todos os instantes. Mas na angstia, quando todos desaparecem, Deus permanece fiel. Ele prolonga(v.16) - Deus deseja que vivamos muitos dias sobre a terra. E se formos fiis, ele cumprir essa promessa para conosco. Ele salva(v.16) - salvao pode ser vista de vrias maneiras. Para qualquer tipo de salvao, entretanto, contamos com o Senhor. O LIVRO DE PROVRBIOS 1. A sua posio no cnon hebraico. Faz parte da terceira diviso chamada de "Os Escritos", entre "Os Livros Poticos". O livro de Provrbios mais um exemplo de um livro potico, sua natureza literria, que tambm um livro de sabedoria, sua natureza de sentido ou contedo. 2. O seu ttulo.

a primeira palavra no texto hebraico, mishlei, "provrbios", proveniente da raiz mashal que significa "ser como" ou "dominar". Um provrbio era no incio um breve dito sbio que fazia uma comparao, e, at o perodo da monarquia, ia se tornando um dito dominante qualquer, isto , cheio de sentido. Portanto, um provrbio hebraico simplesmente um breve dito sbio, de qualquer forma. 3. O papel de Salomo em relao ao livro. Como movimento, a sabedoria em Israel tomou seu maior impulso com Salomo, ele abriu Israel para os seus maiores contatos com os povos do mundo: a) "Era ele(...) mais sbio do que todos os homens(...)"(1 Reis 4.31). b) "Ora, Deus deu a Salomo a sabedoria..."(1 Reis 4.29). c) "A sabedoria de Salomo era maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egpcios"(1 Reis 4.30). d) Comps 3.000 provrbios e 1005 cnticos(1 Reis 4.32). e) Tirou lies das plantas, dos animais, das aves, dos rpteis e dos peixes( 1 Reis 4.33). f) A sua sabedoria comparada com aquela dos do Oriente e do Egito(1 Reis 4.30). g) Assim, por implcito, Salomo fez colees de provrbios, os seus e os de outros. Algumas dessas colees foram includas no livro de Provrbios, como o prprio texto de Provrbios indica. Porm, o texto no indica que Salomo no quem deu forma final ao livro de Provrbios, pois afirma, em relao seco que segue, que certa coleo foi transcrita pelos homens de Ezequias, rei de Jud(25.1). Isto aconteceu um pouco antes de 700 a.C., mas o reinado de Salomo deu-se em cerca de 970-930 a.C. Desta maneira, a data mais cedo para o atual livro seria no reinado de Ezequias, logo aps 700 a.C., mas pode ser que foi concludo algum tempo depois. Segundo Kenneth A, Kitchen, consideraes externas apoiam uma data no perodo do sculo dcimo ao sculo stimo a.C., a data implicada pelas evidncias internas. Estudos recentes(nem todos publicados) de contatos lingusticos e fundo literrio de fonte Ugartica, egpcia, mesopotmica e hitita tambm indicariam uma data para Provrbios numa poca entre 1000 e 500 a.C.(38). Desta maneira, o prprio livro indica uma autoria mltipla para seu contedo. Alguns tm se esforado para provar que Agur e Lemuel so outros nomes dados a Salomo, mas no tm qualquer base para tal explicao. O que buscamos entender o texto inspirado por Deus e como interpret-lo sob a iluminao do Esprito Santo. No h necessidade de entender o primeiro versculo dizer que Salomo foi o autor de tudo contido no livro. Uma vez reconhecendo os dados apresentados pela estrutura do prprio livro, a interpretao do versculo torna-se clara. Os

princpios de interpretao aos quais devemos recorrer so o interpretar um versculo em face de seu contexto maior e o de comparar Escritura com Escritura. O homem que Deus inspirou para escrever ou compilar no to importante como o fato da inspirao do contedo. 4. O seu esboo estrutural. I - Provrbios de Salomo(1.1-9.18). um arranjo de provrbios que forma um ensaio que identifica e louva a sabedoria. II - Provrbios de Salomo(10.1-22.16). Consta de uma coleo de provrbios curtos atribudos a Salomo. Predomina sentidos pares em contraste. III - Provrbios dos Sbios(22.17-24.22). mais um grupo de mximas do que de provrbios do que provrbios em sentido restrito. Provrbios extensos predominam. D a impresso de ser uma coleo provenientes de um grupo de sbios. O contedo mostra muitos paralelos com o livro egpcio Instruo de Amen-em-ope(39). Esse livro, encontrado nas escavaes arqueolgicas, parece ter um data de cerca de 1000 a.C. Se Salomo tivesse se aproveitado da coleo egpcia, a teria moldado para refletir a vida israelita vivida na presena de Iaweh. De certo, a coleo j tinha se tornado a revelao de Deus para Israel. No seria a nica vez que o Esprito de Deus levasse autores bblicos a selecionarem e adaptarem verdades j reveladas(40), segundo os conceitos da revelao divina atravs da natureza(Salmo 19.1-3; Ams 4.6-10), da conscincia elementar humana(Ams 1.3-2.3; Romanos 2.14,15) e dos acontecimentos histricos(Ams 2.912; 9.7). A Bblia apresenta a revelao especial(de padro e redentora) de Deus e no toda a revelao divina. IV - Provrbios de sbios(24.23-34). Outra pequena coleo, ou seja, um acrscimo coleo anterior, de provrbios dos sbios. V - Provrbios de Salomo transcritos pelos homens do rei Ezequias de Jud(25.1-29.27). A coleo parece ser composta de vrios grupos de provrbios de Salomo. Sentidos pares comparativos predominam. H mais agrupamento por tema do que em qualquer outra parte do livro de Provrbios. VI - Provrbios de Agur de Mass(30.1-33). Gnesis 25.14 mostra que Mass era um dos filhos de Ismael, filho de Abrao; portanto, parece que Agur fosse um rabe ismaelita. VII - Provrbios do rei Lemuel de Mass(31.1-31). Parece que ele foi um descedente de Ismael. Os versculos de 10 a 31 constam de um poema acrstico no qual cada linha comea com uma

consoante, em seqncia, do alfabeto hebraico. um poema bem estruturado sobre a natureza da mulher virtuosa("nobre" em sentido de carter). 5. O seu esboo temtico(41). O ttulo e prlogo(1.1-7). I - Quatorze palavras de exortao(1.8-9.18). a) Advertncia da sabedoria contra riqueza conseguida por violncia(1.8,9,20-33). b) Preze a sabedoria dada por Deus para discernir o caminho bom e o mau(2.1-22). c) Deus honra aqueles que honram a Ele(3.1-10). d) Uma disciplina mais preciosa do que riquezas(3.11-20). e) O caminho seguro e o amor ao prximo(3.21-25). f) A sabedoria como um tesouro familiar(4.1-9). g) A sabedoria e os dois caminhos(4.10-19). h) A necessidade de um justo propsito e uma conduta digna(4.20-27). i) Cuidado com o desejo impudico(5.1-6). j) Desejo impudico versus amor conjugal(5.7-230. l) Cuidado de no ser fiador, preguioso ou maldoso(6.1-19). m) A loucura grosseira do adultrio(6.20-35). n) Parbola sobre a castidade(7.1-27). o) Retrato da sabedoria(8.1-9.18). II - Os provrbios de Salomo e as palavras dos sbios(10.1-29.27). a) Sabedoria de Salomo(10.1-22.16). b) Palavras de homens sbios(22.17-24.22). c) Outras palavras de homens sbios(24.23-34). d) Sabedoria de Salomo transcrita pelos homens de Ezequias(25.1-29.27). III - As palavras de Agur(30.1-33). a) Deus e seu poder, sua verdade e sua centralidade -- e contra a calnia(30.1-10). b) Travessos e devorantes -- e contra a desobedincia aos pais(30.11-17). c) Quatro maravilhas e contra a adltera(30.18-20). d) Quatro insuportveis, quatro sbios e quatro elegantes e contra a contenda(30.21-33). IV - As palavras de Lemuel(31.1-9). V - A esposa virtuosa(31.10-31).

6. A classificao dos provrbios(42). 1) Preguia(6.6-10; 10.4,5,26; 15.9; 19.24; 22.13). 2) O uso da lngua(6.12-19; 14.29; 15.1; 16.32; 18.8,13,21; 26.2,20; 29.20). 3) Contraste entre o tolo e o sbio(9.8; 11.14; 12.15; 13.20; 26.2; 29.20). 4) Embriaguez(20.1; 23.29-35). 5) A vida reta e o tratamento dado aos inimigos(1.10-19; 3.1-12; 4.18,19,23; 11.17,30; 12.10; 13.15; 14.34; 15.16; 23.17; 24.12,29; 25.21,22; 28.13; 29.1). 6) Tratamento doas amigos e vizinhos(3.27-29; 10.12; 17.9,17; 18.19,24; 21.14; 25.17.19,20; 26.18; 27.5,6,14; 29.5). 7) Orgulho e ostentao(16.18; 25.14; 26.12; 27.1,2). 8) Relao entre pais e filhos(1.8; 4.2-4; 10.1; 13.24; 20.11; 22.6,15; 30.17). 9) xito no trabalho: indstria(20.4; 24.30-4); honestidade(11.1; 15.27; 20.10,14); veracidade(12.19,22); cuidado no falar(12.16; 13.3; 16.24; 19.11); evitar ser fiador de dvidas(6.1-5; 11.15; 22.26,27); uma sbia beneficncia(11.24-26; 13.7; 14.31; 19.17); boa companhia(15.22; 27.9,10); confiana em Deus(3.5,6; 16.3). 10) Mulheres: mulher estranha(5.6,7; 9.13-18); rixosa(15.17; 17.1; 21.9,19; 25.14; 27.5,15,16); tola e indiscreta(11.22; 12.4; 14.1); digna(18.22; 31.10-31); que industriosa(31.1316,19,24,27); boa dona de casa( 31.21,22,25); sbia e gentil(31.26); caridosa(31.20); religiosa(31.30), recompensada no xito do esposo e filhos(31.23,28-31). 7. A sua nfase maior. Os provrbios contidos no livro salientam o caminho sbio de desenvolver a vida terrena(1.33; 3.1,2; 2.20,21). A sabedoria verdadeira comea com Deus; o livro toma por certo que h um s Deus, e a centralidade dele pressuposta pelo livro inteiro. Trata da sabedoria prtica na maior parte do livro(10-31), mas tambm apresenta a sabedoria personificada como soberana sobre a vida, a ajudadora de Iaweh, em sua criao, diretora dos negcios dos homens(1-9). O quadro da sabedoria, em 8.22-31, semelhante, mas no igual, ao conceito de logos em Joo 1.1-14(43). a primeira das obras criadas, constituda desde a eternidade e estava ao lado de Deus como arquiteto. O sentido essencial que a sabedoria tem sua fonte em Deus e que ele usou dela ao realizar sua maravilhosa criao. O livro retrata o contraste entre o sbio e o insensato(1.22,33; 8.5; 10.1,14; 12.1,15; 15.2; 29.11). O sbio, o justo, o reto e o piedoso so equiparados. So aqueles que conhecem seu Deus e nele

confiam, espelhando o fato pela sua conduta justa e amorosa para com seu prximo, de acordo com princpios divinamente aprovados. O bem traz recompensa, mas a impiedade leva penalidade. O insensato pode eqivaler o simples que inexperiente e falto de instruo(1.4,5; 7.7; 14.15) ou o homem auto-confiante que tende para o orgulho(1.7; 7.22; 15.5; 16.18). Mas ele pode ser tambm o mpio(1.10; 2.12; 4.14; 6.12; 9.8; 10.1,7,23; 13.1,19; 17.25). O homem sbio quem entende o temor de Iaweh, o qual a fonte de sabedoria verdadeira(9.10) e o princpio do conhecimento autntico(1.9). O propsito do livro refletido em 1.1-6, o qual "conhecer a sabedoria"(v.2), ser instrudo em sbio procedimento(v.3) e dar sabedoria aos simples e aos jovens(v.4-6). provvel que o livro fosse empregado tambm na orientao preparativa de meninos, aos doze anos de idade, para assumir suas novas responsabilidades de "filhos do mandamento"(2.12-15; 3.5-12) e, uns poucos anos depois disto, aqueles moos casados(5.3-20; 7.5-27). Embora focalize os jovens, o livro no se limita a eles, pois traz sabedoria prtica para todos. Sem dvida esse conhecimento proveniente do temor de Iaweh experiencial e no meramente formal, pois o jovem exortado, "confia no Senhor de todo o teu corao..."(3.5). ligado a uma das nfases muito em evidncia nos livros profticos que tambm nos fazem lembrar da religio autntica como saindo do corao e se concretizando em retido de vida: "fazer justia e julgar com retido mais aceitvel ao Senhor do que lhe oferecer sacrifcio"(2.13). "O temor de Deus" eqivale primeiramente uma reverncia profunda de Deus que expressa-se em aplicaes prticas na vida cotidiana. Torna-se em medo quando a conscincia acusa culpas no arrependidas em conjunto com a convico de que teria que prestar constas a Deus. Provrbios motiva os homens para buscar e praticar a sabedoria em todas as suas relaes. Nos captulos 2 a 7 encontramos uma srie de ensinamentos dirigidos aos discpulos sbios(5.13) que so chamados de "filhos"(4.1; 5.7,13). Os jovens so exortados a darem ouvidos instruo do pai e da me(1.8; 6.20). ECLESIASTES 1. O significado do livro. Eclesiastes representa a sabedoria que busca o melhor proveito da vida terrena. Examina os caminhos variados normalmente escolhidos pelos homens e faz uma avaliao deles. um ensaio ao invs de uma coleo de ditos.

2. O nome do livro. chamado Koheleth na Bblia Hebraica, e este ttulo foi tirado da sua sentena inicial: "Palavras de Koheleth, filho de Davi, rei de Jerusalm". designado "Eclesiastes" na Septuaginta e na Vulgata. Koheleth vem de uma raiz verbal que significa "chamar" no sentido de "convocar" um congregao, por implcito para lhe pregar. um substantivo comum ao invs de nome particular. Uma vez levando-se em conta o contexto histrico, "O Pregador" no teria sido igual ao pregador cristo, seno em sentido basilar. 3. A natureza do livro. Os rabinos debatiam a autoridade do livro por acharem que aparenta algumas contradies e uma perspectiva humanista e quase cnica. Assim, o livro teve grande dificuldade para ser aceito no cnon judaico. O veredito afirmativo do mestre Hillel, em cerca de 15 a.C., finalmente venceu a postura contrria do mestre Shammai. Lderes cristos, por sua vez, debatiam seu lugar no cnon pelo menos at o tempo de Teodoro de Mopsuestia em aproximadamente 400 d.C.(44). O povo, entretanto, tanto judeu como cristo, o tinha aceito, porque falava aos seus sentimentos humanos, experimentados de vez em quando, de ceticismo e contradies(45). Infelizmente o povo, s vezes, mostra-se mais sensvel verdade do que os lderes religiosos. A concepo do livro tem variado de estudioso em estudioso. Muitos tm encontrado uma falta de seqncia ou estrutura clara no livro, achando contradies em seus argumentos. Eles tm atribudo essas aparentes contradies a pores inseridas no teto por editores ou multiplicidade de autoria original. Outros atacam sua autoria, autoridade e aplicabilidade(46); acusam-no de um pessimista e heterodoxo(47). Clyde T. Francisco fez uma contribuio por mostrar que consta de um ensaio literrio sem paralelo no Antigo Testamento, um ensaio informal do mais alto valor. Um ensaio que examina conceitos variados luz da experincia, e, neste caso, luz da revelao divina, descartando aqueles que no sobrevivem ao exame feito. Francisco seguiu, em parte, a anlise de Lyman Abbot, que tinha tomado o livro como uma unidade desde a sua origem. Francisco escreveu o seguinte: "O livro de Eclesiastes um monlogo dramtico, apresentando as complicadas experincias da vida; estas vozes esto em conflito, porm apresentam ou retratam o conflito de uma simples alma em guerra consigo mesma(...). Assim, o livro(...) deliberadamente de uma confusa inteno, porque o quadro de experincias confusas de uma alma dividida contra si mesma"(48). Assim, o livro um ensaio em forma de monlogo dramtico.

4. O propsito do livro. de questionar "que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?"(1.3). Ele questiona as respostas comumente dadas indagao, indicando suas experincias em tais aproveitamentos da vida terrena. Ele anuncia desde o incio a sua concluso quanto ao valor permanente dos alvos normalmente procurados pelos homens: "(...) tudo vaidade"[literalmente "vapor" que indica futilidade](1.2). Mas mesmo assim ele afirma no fim que o melhor proveito temer a Deus e guardar os mandamentos dele(12.13). Desta maneira, o sbio autor indica que, embora o homem inteligente levante questes sobre o que Deus est fazendo e o que a vida vale, o homem realmente sbio reconhece que os caminhos de Deus so, em ltima anlise, altos demais para o entendimento dos homens e esses, portanto, no tm capacidade para julgar a Deus. Semelhante a J, Koheleth questionava, numa base mais profunda, as respostas tradicionais que seus colegas sbios ofereciam aos seus discpulos. Para ele eram generalizaes e definies globalizadas que simplificavam demais a vida e suas regras, prometiam demais quanto s bnos e maldies de Deus e assim levavam seus seguidores a frustraes e dvidas quanto ao valor da confiana em Deus e sua revelao. A nossa gerao tambm est sendo iludida por bem intencionados "sbios" que ensinam respostas bblicas de modo superficial com aplicaes globalizadas e absolutizadas, como, por exemplo, que quem dizimar ficar abenoado com a riqueza e quem ensinar a Bblia aos seus filhos poder assim garantir que eles sempre sero cristos consagrados e vencedores. Para Koheleth, Deus goza de uma liberdade no exercer de sua soberania que no pode ser plenamente captada pelas regras dos religiosos; os caminhos dele, embora basicamente esclarecidos ao homem pela revelao, ainda contam com mistrio. A soberania de Deus tem colocado certos limites ao redor do entendimento humano mesmo dos lideres religiosos bem intencionados! As perguntas do livro indicam que h um grande abismo entre o que Deus sabe e o que os homens, inclusive os servos de Deus, podem saber. Os homens assim muitas vezes valorizam demais a sua prpria sabedoria, riqueza, prestgio, prazer e justia. esta falsa confiana que Koheleth vem desafiando com seu tema: "Vaidade de vaidades(...), tudo vaidade"(1.2). 5. A autoria do livro. A maioria dos rabinos antigos, dando uma interpretao literal ao primeiro versculo, tomou Salomo como o autor, assim seguindo a sua tendncia para ligar o nome dele a toda a literatura

de sabedoria do Antigo Testamento. A despeito desta tradio, os estudiosos protestantes desde Lutero tendem a dat-lo num perodo bem posterior ao tempo de Salomo. Algumas das razes para isto so: a) O nome de Salomo no mencionado no prprio texto, estando presentes somente nos primeiros dois captulos umas aluses vagas referentes a ele, tais como "(...) filho de Davi, rei em Jerusalm"(1.1), "(...) rei sobre Israel em Jerusalm"(1.12) e "(...) sobrepujei a todos os que houve antes de mim em Jerusalm(...)"(1.16). O nico rei em Jerusalm antes de Salomo foi o pai dele, Davi. Ser que Salomo faria uma colocao dessas a respeito do seu pai? b) A traduo "Eu, o pregador, tenho sido rei sobre Israel(...)", revela-se falha por reconhecermos que o maduro Salomo que culpado e censurado pelo autor inspirado de 1 Reis 11.1-13. Nada nos outros livros do Antigo Testamento seno em Eclesiastes poderia ser tomado como implicando em algum arrependimento de Salomo que teria lhe qualificado para escrever Eclesiastes. A verso de acordo com os melhores textos em Hebraico e Grego traduz da maneira certa: "Eu(...) fui rei sobre Israel(...)". Nunca houve um tempo quando Salomo poderia ter dito "fui rei", pois morreu como rei. c) H uma poro de afirmaes posteriores ao captulo dois que no soam como tendo sado da boca de Salomo: "Melhor o mancebo pobre e sbio do que o rei velho e insensato que no se deixa mais admoestar"(4.13; cf. 7.19; 8.2-4; 9.14,17; 10.4-7). Teria Salomo se jactado irrestritamente de sua capacidade intelectual(1.16) e de suas posses e grandeza(2.7-9)? Estaria Salomo satirizando-se a si mesmo, quando denuncia sua prodigalidade e glutonaria e descreve a misria(4.1-2) existente sobre a terra(10.16-20; 8.1-5)? "(...) e perseverou tambm comigo a minha sabedoria"(2.9) no combina com a perspectiva do autor de 1 Reis a respeito de Salomo. d) O estado social descrito no livro completamente diferente quele do reinado de Salomo mas concorda bem com a condio dos judeus cativos na Babilnia ou reduzidos a servido em perodos aps a volta para a sua terra(4.1,2,13-16; 9.13-17). e) no eplogo(12.9-12) que o autor inspirado se desmascara e nos permite ver quem era ele. Foi um sbio, um mestre que tinha, por fins de ensino, procurado "(...) evocar Salomo de seu tmulo e faz-lo dizer qual tem sido a sua experincia e o resultado de sua vida intelectual, prtica e emocional"(49). Qualquer leitor experiente sabe que o orador, num trabalho literrio, no necessariamente o seu autor. sempre melhor seguir as evidncias do prprio texto inspirado do que uma tradio religiosa qualquer.

f) O questionamento srio de certas crenas tradicionais do antigo Israel aponta para um perodo quando a atividade proftica tinha diminudo e a esperana vital na presena e poder de Deus tinha se esfriado. g) Segundo especialistas, inclusive evanglicos, o vocabulrio hebraico e a estrutura gramatical se revelam como do perodo ps-exlico e o estilo mais parecido aquele do Mishn do que qualquer outro livro do Antigo Testamento(50). Portanto, uma data entre 450 e 300 a.C. parece ser a indicada. 6. O tema do livro. O livro leva o leitor numa busca pelo melhor proveito da vida terrena(1.2; 12.13). A propsito Carlos Osvaldo Pinto embora no concorde com a data anteriormente sugerida falando contrrio a viso pessimista que alguns atribuem ao livro diz que "(...) expresses textuais e temas especficos, quando examinados dentro da estrutura do livro apontam, antes, para uma avaliao realista dos paradoxos da vida, aliada a um estmulo para que ela seja desfrutada sob o temor do Senhor, Criador e Juiz soberano". Ele acrescenta ainda que se este livro pessimista porque lido durante a mais alegre das festas judaicas, Sukkth, a Festa do Tabernculos(51). 7. Os valores permanentes do livro. Sem saber, o autor, na providncia de Deus, demonstrou as falhas da idia tradicional de imortalidade, espelhada, por exemplo, em 9.5: "pois os vivos sabem que morrero, mas os mortos no sabem coisa nenhuma, nem tampouco tm eles da em diante recompensa; porque a sua memria ficou entregue ao esquecimento"(cf. 9.10). Se no existe vida alm da morte, a vida terrena torna-se uma existncia de pouco valor, intil e sem finalidade. Enquanto o livro de J traz argumentos positivos para a imortalidade, Eclesiastes demostra a necessidade de tal esperana. O homem que espera que tanto o bem quanto o mal sejam recompensados somente na terra, se encontrar com contradies e sentimentos desalentadores e cnicos. Contra o pano de fundo de Eclesiastes podemos apreciar em grande escala a luz da imortalidade que Cristo trouxe( 2 Timteo 1.10). Ele demonstrou, entretanto, que nesta vida vale a pena servir a Deus. H recompensas do Alto que vm na vida terrena. Para aquele que o serve, Deus proporciona uma capacidade adicional de viver em toda a sua pujana(12.13; 3.12,22; 5.18; 11.9; 12.1). Os questionamentos dele da sabedoria tradicional e da sua aplicao errada preparou o caminho, dentro da revelao

progressiva refletida na Bblia, daquele que " maior do que Salomo"(Mateus 12.42), "no qual esto escondidos todos os tesouros da sabedoria e da cincia"(Colossenses 2.3). 8. O esboo do livro. I - O cenrio e o tema: tudo vaidade(1.1-3). II - O tema como visto na vida(1.4-2.26). a) No ciclo montono verificado na vida de todos(1.4-11). b) Na busca de sabedoria(1.12-18). c) Na busca de prazer(2.1-11). d) No fim da vida(2.12-17). e) No trabalho(2.18-23). f) Concluso: a vida, como ela vem de Deus, deve ser bem aproveitada diariamente(2.24-26). III - Uma segunda anlise dos temas(3.1-5.12). a) Tudo tem o seu tempo(3.1-15). b) A morte vem para todos(3.16-22). c) A prevalncia das opresses(4.1-3). d) A inveja motiva o acmulo de riquezas(4.4-12). e) A popularidade(4.13-16). f) Concluses: cultuar a Deus de modo aceitvel; no esperar demais da vida(5.1-12). IV - Uma terceira anlise do tema(5.13-8.9). a) Riquezas perdidas(5.13-20). b) Bens no desfrutados(6.1-9). c) A vida como enigma(6.10-12). d) Concluso: evitar os extremos(7.1-8.9). V - Uma quarta anlise do tema(8.10-12.8). a) Injustia no sistema jurdico(8.10-15). b) A inescrutabilidade de Deus(8.16,17). c) A morte como elemento comum(9.1-10). d) As incertezas da vida(9.11,12). e) Concluso: aproveita a vida como ela vem ao homem(9.13-12.8). Note a bela alegoria descritiva do avano da velhice em 12.1-8. VI - Concluso final(12.9-14).

O CNTICO DOS CNTICOS 1. O seu nome e posio no cnon. O livro encontrado como o primeiro dos cinco rolos, megiloth, dentro de "Os Escritos", no cnon judaico. O nome hebraico, shir hashirim, "O cntico dos cnticos", uma expresso que significa "o mais excelente cntico". O nome alternativo. "Cantares", provm da Vulgata, a verso latina. Alguns preferem "O cntico de Salomo" porque o sobrescrito acrescenta lishlomoh, "a Salomo", ou, como pode significar, "de Salomo" ou "para Salomo" ou "no estilo de Salomo". 2. A sua autoria, data e local de origem. Que Salomo foi muito habilitado como autor de canes claro em 1 Reis 4.32(cf. Salmo 72 e 127). Todavia, a relao dele ao livro bem obscura, uma vez feito um estudo das evidncias do prprio contedo, do que sabemos de Salomo segundo 1 Reis, e da literatura judaica. O Talmude Babilnico, Bat. 15a, atribui o livro a Ezequias e os seus escribas, sem dvida pela influncia de Provrbios 25.1(52). O versculo inicial reflete algo da funo do livro dentro do cnon judaico: assevera para o livro uma ligao com Salomo e assim serve para colocar o livro dentro do contexto da literatura de sabedoria da qual Salomo foi a figura principal(53). impossvel combinar o amor e a lealdade aliana do matrimnio expressos no Cntico dos Cnticos com o retrato do padro seguido por Salomo ao contrair matrimnios mltiplos por motivos polticos e em tomar para si muitas concubinas. dito que "a estas se apegou Salomo, evado pelo amor"(1 Reis 11.2). No h um tempo na vida dele quando se dava ao amor de uma s mulher como refletido no Cntico. Tambm em 8.11,12, Salomo no mais quem fala, mas o destinatrio. Palavras persas e gregas, o emprego quase uniforme da forma do pronome hebraico usada na poca posterior do Antigo Testamento, e a presena no livro de palavras e frases que tm a sua base no aramaico indicam que a edio final do livro, seno a sua composio, foi posterior ao perodo de Salomo. Talvez seja o caso semelhante composio do livro de Provrbios, que mostra um corpo bsico de provrbios atribudos a Salomo, ao qual eram acrescentadas outras colees. Os estudiosos afirmam que os documentos arqueolgicos do antigo oriente prximo indicam que a questo da autoria de um livro foi vista sob um prisma diferente daquele que orienta os

ocidentais modernos. O leitor moderno considera um livro como a produo exclusiva de um autor individual. Aqueles povos olhavam a um livro como o registro de uma tradio(contedo) ligada a certo homem ou grupo, pertencente a comunidade envolvida e ainda em desenvolvimento, sendo possvel fazer-lhe acrscimos dignos da tradio original(54). Deus foi capaz de usar uma poro de autores e editores, ao providenciar os livros da Bblia, sem indiclos por nome, como no caso do autor dos livros de Reis e Crnicas, por exemplo. No sabemos quantos homens, nem quem fossem, ajudaram na confeco dos livros de Reis e Crnicas. As evidncias que indicam um processo complexo no vo ao encontro da inspirao dos livros produzidos, a prova que foram aceitos como Escrituras Sagradas. O Cntico dos Cnticos pode ter sua base em Salomo ou pode ser "no estilo" dele, ou inclusive, uma repreenso indireta a ele. Um comentarista to conservador como J. Wash Watts afirmou o seguinte a respeito: " claro que no sabemos que o escreveu nem quando. provvel que o livro seja sobre Salomo ao invs de por ele"(55). As colocaes do livro registram de modo acurado, entretanto, a glria que caracterizou Salomo, tanto como Eclesiastes registra suas circunstncias de luxria, riqueza e sabedoria. Quer dizer que o livro, em grande parte, reflete a poca de Salomo. Semelhante ao caso de Provrbios, o ncleo do Cntico dos Cnticos poderia ter sido transmitido(talvez de modo oral), ampliado e, depois, recebido a sua forma final por um inspirado poeta annimo no perodo entre 586 e 350 a.C., isto nos tempos do exlio babilnico(56) ou do perodo ps-exlico, sendo este ltimo nossa opo. Muitas das localidades mencionadas no livro ficam na parte norte da Palestina(2.1; 3.9; 4.8,11,15; 7.5), mas o poeta mostra um conhecimento da geografia da Palestina e da Sria de EnGedi, no extremo sul, ao Lbano, no extremo norte. Parece, ento, ter tido a sua origem na Palestina. 3. A natureza do livro e sua interpretao. O judasmo helnico e muitos dos pais da igreja olharam para o livro como sendo uma alegoria cujo sentido poderia ser desvendado por uma chave imaginria. Sem dvida, tinham problemas com os aspectos erticos do amor apresentados no livro. Parece-nos que tal problemtica tenha sido a base em certas idias no bblicas, quanto pecaminosidade quase absoluta do corpo humano, idias estas to evidenciadas nas influncias que deram ao gnosticismo incipiente refletido no Novo Testamento, que at negou a encarnao de Deus em Jesus. Os rabinos acharam a chave no amor mstico de Deus para seu povo Israel, enquanto, para os cristos, em

imitao aos rabinos helnicos, o amor foi aquele de Cristo para sua Igreja. Dois problemas principais servem para desacreditar esta interpretao: a) no h nenhuma dica dentro do prprio livro nem no restante da Bblia inteira que aponta para tal entendimento. b) a interpretao vai ao encontro da categoria de literatura indicada pelo ttulo, a de sabedoria, para achar nela a categoria de profecia. Ento, podemos dizer que a linguagem de amor encontrada no livro reflete uma outra e antiga cultura e que as descries usadas foram consideradas, por esta cultura, castas e apropriadas(57). Protestantes, principalmente na poca de 1780 a 1900, preferiram a explicao de que seja um drama potico referente ao amor entre noivos. A forma mais antiga apontava para Salomo e a Sulamita(6.13). A forma mais recente achava trs personagens: Salomo que tentava ganhar o amor da Sulamita proveniente dos campos --, a prpria Sulamita, e o amado dela, um pastor de ovelhas da regio onde ela tinha sido criada. Tal explicao dramtica tem enfrentado algumas objees. afirmado que este tipo de drama no encontrado em outro lugar do Antigo Testamento, nem na literatura do Antigo Oriente Prximo. Que quase impossvel separar com certeza a fala dos personagens do drama o que mais milita contra a interpretao. Outros, no sculo XX, tm achado no livro uma coleo de canes seculares que celebram o amor humano entre um homem e uma mulher. Encontramos uma variedade de entendimento quanto extenso e ao nmero de canes contidas no livro. Todavia, a objeo em que se esbarra a tese que no Israel bblico no havia a distino entre o sagrado e o secular. Assim, canes seculares teriam de ser entendidas como representaes da vidas dos irreligiosos ou mpios, o que no d diante do fato da incluso do livro no cnon. Alguns acham a fonte do livro no mitos ligados aos ritos cananeus ou aos babilnicos quanto ao amor sexual da parte dos deuses pagos. Seria uma interpretao mitolgica, mas no considera o livro como um mito puro em si. Este entendimento parece sem sentido real dentro do contexto da f do Antigo Testamento. O livro parece melhor entendido como um cntico, tendo sua base em vrios outros mais antigos, que celebra a natureza alegre, forte, leal e misteriosa do amor entre um homem e uma mulher que leva ao matrimnio. Se no fosse o caso, deveria haver na Bblia um livro destes que celebra o amor ideal entre um homem e uma mulher, como propositado pelo Criador(Gnesis 1.27,28; 3.23-25). O livro, portanto, representa a reflexo dos sbios sobre esse amor e toma por certo a ordem hebraica da famlia como sendo de Deus. Assim, so celebrados os mistrios do amor

humano expressos no festival de casamento, implcito no livro, embora seja lido na festa da pscoa no perodo posterior da sua existncia. 4. O seu propsito e enredo. bem provvel que o livro foi usado no preparo das moas para o casamento(cf. 8.6-14), semelhante ao uso de Provrbios para o preparo do moos. Os personagens principais indicados pelo texto so Salomo, a moa sulamita, o coro de moas e o pastor do campo o noivo verdadeiro. Todos, com a exceo dos noivos, podem ser identificados dentro do texto somente com dificuldades. Salomo, no sonho da moa, passa com seu cortejo, v a bela moa rstica, e convida ela para se casar com ele. Ele faz todo esforo para ganhar o amor dela, mas sem xito. Ela, ainda no sonho, vai pelas ruas de Jerusalm em busca do seu namorado. Finalmente, ela acorda, mais convencida do que nunca de que o pastor de ovelhas o homem a quem pertence o seu corao, e com ele que deseja casar-se e gozar de todas as intimidades do amor mtuo. 5. O seu tema e trecho chave. A fidelidade do amor autntico entre um homem e uma mulher que leva ao casamento o tema do livro: "pe-me como selo sobre o teu corao. Como selo sobre o teu brao: porque o amor forte como a morte(...)"(8.6). Esse amor qualificado e celebrado pelo livro. O versculo chave 8.7: "as muitas guas no podem apagar o amor, nem os rios afog-lo. Se algum oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado". 6. O esboo de seu contedo(58). O ttulo(1.1). Ato I: a moa aguarda a chegada do seu noivo(1.2-2.17). Enquanto ele demora para chegar, ela cai no sono e sonha com o amor dele por ela e como ela atraente para ele. Ela se acorda de repente, excitada por pensar que ouviu a chegada dele(2.8), mas ela est errada, e espera ainda mais. Ato II: ela cai novamente no sono e continua a sonhar com ele(3.1-4.15). Ela sonha que esta procurando o seu noivo, pensa que est acordando para ver o cortejo de Salomo passar, sendo ela tomada para fazer parte do harm do rei. Ato III: o seu noivo chega, e ela acorda para estar com ele(4.16-8.14). O noivo finalmente chega. Ela desperta para descobrir que no tinha sido levada para longe dele. Os dois se alegram na presena e no amor um do outro.

Notas Bibliogrficas (1) Segundo o professor Landon Jones "essas poesias esto espalhadas no somente nos livros chamados poticos mas, tambm nos livros do Pentateuco, nos histricos e nos profetas. Somente Levtico, Rute, Esdras, Neemias, Ester, Ageu e Malaquias no tm formas poticas" in apostila sobre o Livro de Salmos, p.1 (2) Aproveitando o material lingstico de Ugarite proveniente do sculo 14 a.C. (3) LaSor et alli, Old Testament Survey, p. 307. (4) LaSor et alli. Op. Cit. pp.312-314. (5) BENTZEN, A. Introduo ao Antigo Testamento, I e II, Trad. Helmuth Alfredo Simon do ingls(1959). So Paulo. ASTE, 1968. V.1, p.185-186. (6) Ver FRANCISCO, Clyde T. Introduo ao Velho Testamento. Rio de Janeiro. JUERP. P.245. (7) LaSor, William Sanford et alli. Old Testament Survey. Grand Rapids, MI, Eerdamans, 1982.p.560. (8) cf. Francisco, Op. Cit. pp.216,217. (9) LaSor. Op. Cit. pg.561,562 (10) ROBINSON, H. Wheeler. "The Cross of Job" in The Cross in the Old Testament. Philadelphia. Westminster, 1955.p.45. (11) Sheol o nome hebraico da regio dos mortos, a qual foi concebida como um lugar de trevas e esquecimento habitado pelas "sombras" dos mortos. (12) O texto a seguir baseado no resumo das lies da EBD do primeiro trimestre de 1996 editado e publicado pela JUERP e de autoria do pastor Jonas Celestino Ribeiro. (13) Aproveito esta deixa do pastor Jonas Celestino para sugerir que voc ao ler qualquer livro que fale sobre os postulados da Teologia da Prosperidade o faa juntamente com o livro de J em suas mos. Caso voc no tem idia de onde comear sugiro uma leitura da obra de Paulo Romeiro "Super-Crentes". (14) CATE, Robert L. Na Introduction to the Old Testament and its study. Nashville, Broadman, 1987.pp.439-440. (15) Jonas Celestino Ribeiro, renomado escritor batista, alm de bacharel e mestre em teologia pelo STBSB formado em biblioteconomia e cincia da informao. Atualmente, exerce as

funes de deo acadmico e diretor do Curso do Mestrado do STBSB. Sugiro uma leitura de Pontos Salientes 1995-JUERP, nas pginas 11-58. (16) Primeiro vem a Lei, depois os profetas e a os quetubins ou escritos que incluem tambm os salmos. Toda matria religiosa deve prioritariamente basear-se na Lei. (17) KLACKZO, Louis Albert. "Para entender os Salmos" in Atitude p.10- JUERP. (18) SANTANNA, Iomael. Revista Pontos Salientes.JUERP. 1986. Pg.65. (19) HARBIN, Lonnie Byron. In Apostila de Teologia do Antigo Testamento. Pg.21. (20) SANTANNA, Op. Cit. pg.69 (21) SANTANNA. Op. Cit. pg. 73. (22) Id Ibid. pg.77. (23) Id. Ibid. pg.85 (24) A idia de que Iaweh reina expressa nos chamados salmos de entronizao(93,95,97,99). Ns no podemos dizer que estes salmos tm a caracterstica de entronizar novamente o Senhor, como faziam as religies do Oriente Mdio antigo, mas eles denotam que Iaweh ainda reina e que a sua soberania e o seu reinado eram iguais e o povo lhes reconheciam. A idia de reino no Antigo Testamento igual a eternidade de Deus. Quando o Antigo Testamento fala do reino de Deus e especificamente nos salmos de entronizao fala do aspecto da soberania de Deus sobre a criao. (25) A idia do julgamento faz parte daquilo que encontramos no Antigo Testamento; quando pensamos nele temos a idia de castigo. Falar do Deus que julga no necessariamente falar do Deus que castiga, mas sim falar do Deus que toma decises por meio da sua justia visando fazer o que reto. Deus no julga com os olhos tapados e por isso ele no pode ser influenciado a tomar uma deciso. (26) importante afirmar que a onipresena no pode ser confundida com o pantesmo que afirma que Deus est presente em todas as coisas como rvores, pedras, rios, etc.... (27) HORRELL, J. Scott. Teologia Sistemtica.FTBSP.1996.pg.16. (28) Esse direito de escolher entre o bem e o mal continua no homem. Os telogos denominam essa capacidade de livre arbtrio. (29) HORRELL, Id. Ibid. (30) SANTANNA. Op. Cit. pg.92

(31) Segundo Horrell, Onipotncia divina significa que Deus pode fazer tudo o que ele quiser, que Ele soberano sobre a histria e o universo visvel e invisvel(...) No uso deste poder infinito, Deus sempre tem um propsito; ele tem um plano para a histria(de toda a criao), e no cumprimento deste plano. Ele governa e controla todas as realidades criadas, isto sem violar a sua vontade dos seres finitos e das pessoas que ele criou. Op Cit. pg.16 (32) Redator da publicao da JUERP denominada Pontos Salientes de 1986 um recurso didtico para os professores da Escola Bblica Dominical. Pg.94 (33) Na realidade no existem outros deuses. Cremos que o Senhor o nico e verdadeiro Deus e se existe tal nomenclatura para referir-se aos dolos que as pessoas e as religies colocam como objeto de adorao e adorao esta que deveria ser aplicada ao Deus vivo e verdadeiro, criador dos cus e da terra. (34) Artigo publicado pela revista da Bblia da IBB nas pginas 14-16. (35) Id. Ibid. (36) SANTANNA, Iomael. Op. Cit. pg.101. (37) SANTANNA, Op. Cit. pg.110. (38) KITCHEN, Kenneth A. "Proverbs, outline" in: The Holy Bible, New American Standard, crown reference edition. Nashville, Holman Bible Publishers, 1985.p.648. (39) BENTZEN, A. Introduo ao Antigo Testamento. Trad. do Ingls(1959) por Helmuth Alfredo Simon. So Paulo. ASTE, 1968. V.1, pp.185,186. (40) CATE, Robert L. Na introduction to the Old Testament and its study. (41) KITCHEN, Ibid. (42) FRANCISCO, Introduo ao Velho Testamento,p.246,247. (43) FRANCISCO, Introducing the Old Testament. P.265. (44) LA SOR, et alli. Op. Cit. p.587. (45) CATE, Op. Cit. p.p.490,491. (46) Vale a pena ler o artigo de Carlos Osvaldo Pinto "Eclesiastes: uma anlise introdutria" publicado na revista Vox Scripturae 4:2(Setembro de 1994) pp.151-166. (47) Marcus Jastrow, A Gentle Cynic( Filadelfia: J.B.Lippincott, 1919) pp.9-10. (48) FRANCISCO, Op. Cit. p.250. (49) MACDONALD, D.B. The Hebrew Literary Genius. Princeton. Princeton University Press.1933.p.197, citado por Francisco in Op. Cit.

(50) LaSor et alli. Op. Cit. p.588. (51) PINTO, Carlos Osvaldo. Op. Cit. pg.166. (52) LaSor, Op. Cit. p.602, n3 (53) CHILDS, Op. Cit. p.574. (54) CHILDS, Op. Cit. p.574 (55) WATTS, J. Wash. Old Testament teaching. Nashville, Broadman Press, 1967.p.223. Watts cita SAMPEY, J.R. Syllabus for Old Testament study.p.150. (56) LaSor et alli. Op. Cit. p.603 (57) FRANCISCO, Op. Cit. p.255. (58) CATE, Op. Cit. p.490

Вам также может понравиться