Вы находитесь на странице: 1из 19

09/09/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN PROGRAMA DE PSPS-GRADUAO EM ENGENHARIA DA CONSTRUO CIVIL PPGECC DISCIPLINA TPICOS ESPECIAIS EM CONSTRUO CONCRETOS ESPECIAIS

CONCRETO MASSA
Alunos: Bruna Godke Roberto Chun Yan Pan Silvio Cesar Ribeiro Professor: Dr. Jos Marques Filho Curitiba - 2012
1

CONCRETO MASSA

Introduo
definido como aquele que, ao ser aplicado numa estrutura, requer a tomada de precaues que evitem fissuraes derivadas de seu comportamento trmico (KUPERMAN, 2005).

Barragem de Tucuru

Camada de concreto de 2,5 m de altura subdividida em subcamadas de 50 cm.

(Scandiuzzi , L.; ABCP, 2004)

09/09/2012

CONCRETO MASSA

Aplicaes
Em geral, utilizado em estruturas de grande volume, como por exemplo, viga, pilar, estaca, comporta ou barragem. Exemplos: No mundo: barragem de Hoover (2,4 milhes m) No Brasil: UHE Ilha Solteira (3,7 milhes m), UHE Itaipu, UHE Tucuru e UHE Porto Primavera.

CONCRETO MASSA
Barragem de Hoover 2,4 milhes m3

O resfriamento foi conseguido com a circulao de gua fria em tubos de ao com paredes finas mergulhados no concreto

09/09/2012

CONCRETO MASSA
UHE Itaip - 12,3 milhes m - pr-refrigerado a 7C

CONCRETO MASSA
UHE Ilha Solteira - 3,7 milhes m - pr-refrigerado a 7C

09/09/2012

CONCRETO MASSA

Precaues
A queda gradual da temperatura do concreto leva a tenes de trao que podero causar fissuras, caso ultrapassem a tenso admissvel do concreto. Refinar propores dos materiais; Proteger frmas e superfcies expostas; Utilizar agregados com propriedades trmicas adequadas; Controlar o calor de hidratao.

CONCRETO MASSA

Condicionantes de Projeto
objetivo de reduzir o consumo de cimento, para: minimizar as tenses de origem trmica, reduzir reaes lcalis/agregados e reduzir custos. Variaes ambientais; Alturas de camadas, Velocidades de lanamento; Temperaturas de lanamento; Espaamento de juntas de contrao entre blocos da barragem.

09/09/2012

CONCRETO MASSA

Materiais
Cimento: Preferncia pelos cimentos de baixo calor de hidratao (CP IV Pozolnico ou CP III escria de alto forno). comum substituio de parte do cimento por pozolana. Consumo: 100 kg/m (barragens) Exemplos: 90 kg/m (UHE Itapu) 63 kg/m + 21 kg/m de pozolana (UHE Ilha Solteira) Consumo: acima de 300 kg/m (bloco de fundaes) Exemplo: Ed. Villa Serena Residence Bal. Cambori/SC Bloco de fundaes: 550 m3 fck 25 a 32 MPa - A/C 0,55 - CP II-Z-32 55 toneladas de gelo ou 100 Kg/m3

CONCRETO MASSA

Materiais
Agregados: Pode atingir 90% do volume total do concreto massa. Vantajosa a adoo de faixas granulomtricas diferentes das indicadas na NBR 7211/05 (Agregado para concreto Especificao). Utilizao de agregados com dmx de at 152 mm. Pois o consumo de cimento diminui medida que aumentam as dimenses dos agregados (reduo de vazios) Massa especfica (em mdia 2,65 t/m) Baixa absoro de gua (< 0,5%) Economia: mistura entre agregados naturais e artificiais (britagem de rochas)
10

09/09/2012

CONCRETO MASSA

Materiais
Adies: Materiais pozolnicos (cinzas-volantes, pozolanas artificiais, escrias de alto forno modas, metacaulim e slica ativa). A quantidade varia em funo:
estudos scio-econmicos; % mnimo para neutralizar as RAA; % de substituio ideal do cimento; e Custo do material colocado na obra.

11

CONCRETO MASSA

Materiais
Aditivos: Incorporadores de ar (aprox. 4 a 8%); Plastificantes e redutores de gua; e Retardadores de pega. Necessidade de adaptao dos aditivos s condies ambientais locais.

12

09/09/2012

CONCRETO MASSA

Refrigerao do concreto
Pr-refrigerao (pr-resfriamento): Refrigerao dos agregados grados; Uso de gua gelada e gelo na fabricao do concreto; Utilizao de nitrognio lquido no concreto pronto. Ps-refrigerao (ps-resfriamento): Passagem de gua gelada ou ar frio em tubulaes deixadas embutidas no concreto. (Hoover)

13

Refrigerao do concreto dentro do caminho betoneira

14

09/09/2012

Esquema de refrigerao de concreto com nitrognio lquido

Fonte: LINDE

15

Esquema da central de produo de concreto de Itaip

16

09/09/2012

Termopares

Lmina de gua de 4cm sobre o bloco, para cura e minimizar a elevao da temperatura nos primeiros dias

17

Fonte: Jos de A. Freitas Jr.

Concreto Massa (CMC) x CCR


Consistncia e mtodo de adensamento. CMC: uso de vibradores de imerso, com dimetro varivel de 90 mm a 150 mm. Visa assegurar melhor qualidade e estanquei-dade do concreto. Deve costurar as camadas.; CCR: sucessivas passagens de rolo compactador vibratrio.

18

09/09/2012

CONCRETO MASSA
Um mtodo de dosagens para concreto massa (FURNAS)
Eng. Walton Pacelli de Andrade Eng. Jos Tomaz Frana Fontoura Eng. Rubens Machado Bittencourt Tc. Elcio Antnio Guerra
Procedimento: Conhecimento dos requisitos de projeto; Escolha da granulometria; Preparao dos agregados; Determinao do nmero de traos; Ajuste das misturas; Clculo dos materiais; Estabelecimento dos grficos de dosagem; Determinao dos traos.
19

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Conhecimento dos requisitos de projeto:
Geralmente, as especificaes das grandes obras incorporam os seguintes parmetros para o concreto: a) resistncia compresso (fck): resistncia x durabilidade; b) dimenso mxima caracterstica do agregado grado (Dmx): quantidade de pasta x segregao; c) relao A/C mxima, principalmente quando situado em superfcie hidrulica (exposio ao intemperismo e finalidade estrutural); d) consistncia (trabalhabilidade); e) ar incorporado (trabalhabilidade).
20

10

09/09/2012

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Escolha da granulometria:
Diretriz #1: Bem prxima a graduao geomtrica. Diretriz #2: mdulo de finura da combinao dos agregados como medida de finura mdia.

21

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Preparao dos agregados:
1) Caracterizao dos agregados: massa especfica e absoro; granulometria; sanidade ao ataque do Na2SO4; reatividade com os lcalis (mtodos qumico e das barras); abraso Los Angeles; teor de argila; ndice de matria orgnica; e partculas lamelares e alongadas. 2) Preparao pelo Mtodo C192 da ASTM: Saturao em recipientes estanques (tempo > 24h); Retirada da gua em excesso deixando o agregado na condio de s.s.s.; Acondicionamento em tambores lacrados; Quando da utilizao, permanncia em local com temp. controlada (tempo > 24h); Pesagem sem perda de umidade; e Colocao na betoneira, cuja entrada seja protegida com pano mido.
22

11

09/09/2012

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Determinao do nmero de traos:
Dmx do agregado grado: 19 mm, 38 mm, 76 mm e 152 mm Consiste em se determinar um conjunto de misturas com diferentes mdulos de finura, para se escolher a mistura que d o mximo de resistncia e que seja trabalhvel. Para cada Dmx do agregado: No mnimo 3 diferentes relaes cimento/agregado (1:m), que cubram concretos de consumos previamente escolhidos; Para cada uma das relaes cimento/agregado: pelo menos 5 misturas diferentes, com a mesma trabalhabilidade, obtidas com a variao da porcentagem de areia. A dosagem que apresentar menor relao A/C e melhor aspecto ser denominada relao ideal.

23

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Ajuste das misturas:
Durante a realizao das misturas experimentais, algumas vezes necessrio o ajuste de um determinado trao que est sendo estudado. O ar incorporado, quando se estuda concretos de Dmx acima de 38 mm, deve ser corrigido por expresso especfica.

24

12

09/09/2012

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Clculo dos Materiais:
a) b) c) d) e) f) g) Consumo terico (Ct) Consumo prtico (Cp) Massa especfica terica do concreto (t) Massa unitria do concreto (mu) Ar incorporado terico (t) gua Unitria Agregados

25

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Estabelecimento dos Grficos de Dosagem:
Para cada relao cimento/agregado estudada: a mistura que apresentar a resistncia mais alta ter o mdulo de finura (MF) ideal e ser a mais econmica, que ficar prxima do timo, da combinao dos agregados Curvas de Resistncia Compresso x Relao A/C Curvas de gua Unitria e Relao A/C x % de Areia; Curvas de Mdulo de Finura x % de Areia (regresso linear) Curvas de Resistncia Compresso x Mdulo de Finura Curvas de gua Unitria x Mdulo de Finura

26

13

09/09/2012

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Roteiro para determinao dos traos:
At o Dmx. de 76 mm: 1o passo: Determinao das resistncias de controle
fcj: resistncia de dosagem (ou de controle) fck: resistncia caracterstica do concreto compresso t: varivel normal reduzida, correspondente percentagem admitida para a ocorrncia de valores abaixo do fck; q: fator tamanho do agregado, que relaciona resultados compresso simples obtidos em corpos de prova moldados com concreto integral, e os correspondentes obtidos com a frao deste concreto que passa na peneira 38 mm; v: coeficiente de variao do concreto na idade j dias.

27

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Roteiro para determinao dos traos:
At o Dmx. de 76 mm: 2o passo: Determinao do mdulo de finura: Grfico Resistncia x Mdulo de Finura 3o passo: Determinao da porcentagem de areia: Grfico Mdulo de Finura x % de areia

28

14

09/09/2012

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Roteiro para determinao dos traos:
At o Dmx. de 76 mm: 4o passo: Determinao da relao A/C: Grfico Resistncia x Relao A/C 5o passo: Determinao do ar incorporado: Corrigir para concretos com Dmx. Acima de 38 mm

29

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Roteiro para determinao dos traos:
At o Dmx. de 76 mm: 6o passo: Determinao da gua unitria: Grfico gua Unitria x Mdulo de Finura 7o passo: Determinao da graduao geomtrica: Atravs de equaes definidas de Graduao Geomtrica x Mdulo de Finura
30

15

09/09/2012

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Roteiro para determinao dos traos:
At o Dmx. de 76 mm: 8o passo: Determinao das porcentagens de cada agregado, em funo da graduao geomtrica e das curvas granulomtricas dos agregados.

31

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Roteiro para determinao dos traos:
Dmx. de 152 mm: 1o passo: Determinao das resistncias de controle 2o passo: Determinao das Graduaes Geomtricas, com a extenso dos parmetros obtidos para os agregados de menores Dmx. Adota-se ento para o Dmx 152 mm, valores iguais aos de 76 mm para as graduaes geomtricas, obtidas para os diferentes nveis de resistncia de controle.
32

16

09/09/2012

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Roteiro para determinao dos traos:
Dmx. de 152 mm: 3o passo: Determinao do mdulo de finura: utilizao de curvas de graduao geomtricas ideais. 4o passo: Determinao da % de areia: atravs de grfico ou equao da porcentagem de areia em funo do mdulo de finura.

33

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Roteiro para determinao dos traos:
Dmx. de 152 mm: 5o passo: Determinao da gua unitria: estabelece-se um grfico com os valores para os diferentes mdulos de finura estudados. 6o passo: Determinao do ar incorporado: Corrigir para concretos com Dmx. Acima de 38 mm

34

17

09/09/2012

CONCRETO MASSA
Mtodo de dosagens
Roteiro para determinao dos traos:
Dmx. de 152 mm: 7o passo: Determinao da relao A/C: Com os traos escolhidos, confecciona-se corpos de prova para serem rompidos na idade de controle, podendo-se desta forma estabelecer o valor do Fator A/C em funo da resistncia de controle. No se possuindo tais registros poder-se- utilizar os mesmos valores obtidos para as resistncias de controle do Dmx. De 76 mm
35

CONCRETO MASSA

Referncias Bibliogrficas
ENGEMIX Concretos. Disponvel em:<www.enegmix.com.br> Acessado em 01/09/2012 FREITAS JUNIOR, Jos de Almendra. Materiais de Construo Novas Tecnologias em Concreto. UFPR 2012. FURNAS TECNOLOGIA. Centro Tecnolgico de Engenharia Civil. Departamento de Apoio e Controle Tcnico. Laboratrio de Concreto: Apostila estagirios. HELENE, Paulo. Manual de Reparo, Proteo e Reforo de Estruturas de Concreto. 1 Edio. So Paulo: Multipla, 2003. KUPERMAN, Selmo Chapira, Concreto massa convencional e compactado com rolo. So Paulo, Ed. Geraldo Cechella Isaia, IBRACON, 2005. MEHTA P. K.; MONTEIRO P. J. M. CONCRETO: Estrutura, Propriedades e Materiais. So Paulo: Pini, 1994
36

18

09/09/2012

CONCRETO MASSA

Referncias Bibliogrficas
PINTO, Marcelo Guedes. Elemento de Concreto de grandes dimenses: Estudo de caso Parque Elico Osrio/RS Bloco de Fundao. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2006. WATANABE, Paula Sumie. Concretos Especiais Propriedades, Materiais e Aplicaes. Universidade Estadual Paulista. 2008. ANDRADE W. P., FONTOURA J. T., GUERRA E. A., BITTENCOURT R. M., Um mtodo de dosagens para concreto-massa, IBRACON, S. Paulo, SP (1981).

37

19

Вам также может понравиться