Вы находитесь на странице: 1из 12

A reinveno da escola a partir de uma experincia instituinte em hospital

Rejane de Souza Fontes


Universidade Federal Fluminense

Resumo

O objetivo deste trabalho refletir sobre a importncia do mtodo narrativo e da escuta pedaggica para a construo de discursos alternativos fala hegemnica na educao, mediante uma atuao docente que investigue sua prpria prtica. Com base na escuta das falas de crianas hospitalizadas e em leituras de Walter Benjamin, este texto se prope a subverter o pensamento que tem dominado o cenrio educacional no Brasil. Embora esse pensamento hegemnico nos obrigue a acreditar que no existem alternativas, as propostas de reformas so plurais e desmentem a ideologia veiculada pela mdia. Essas reformas nascem na base da sociedade civil e esto articuladas com setores populares, cujos protagonistas so os educadores. As experincias instituintes em escolas pblicas e fora delas procuram responder s mudanas de nosso tempo. A sociedade da informao meditica e do bombardeio visual abre mo da reflexo e da anlise minuciosa da produo cultural e educacional que a invade, reproduzindo como se fossem dogmas os jarges que a mdia produz. Qual o lugar dos indivduos excludos na sociedade do espetculo? Na sociedade de promessas de lucros fceis, fama rpida e conhecimentos sem aprendizado? Em meio complexa cultura informacional de discursos desconectados, o que parece ser comum, para a maior parte das crianas hospitalizadas no Brasil, que elas so marcadas pelo ciclo da misria, da excluso e pela ausncia de quem, as permitindo falar, escute suas vozes. Conclui-se que escutar a narrativa dos excludos conseqentemente tem implicaes na ampliao de experincias educativas que possam contar uma outra histria: a de um mundo mais humanizado.

Palavras-chave:

Educao Experincias instituintes Escuta pedaggica Excluso.


Correspondncia: Rejane de Souza Fontes Rua Emlia Kill, 78 Mutondo 24422-650 So Gonalo RJ e-mail: rejanefontes@ig.com.br

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.30, n.2, p. 271-282, maio/ago. 2004

271

The reinvention of school from a founding experience in a hospital


Rejane de Souza Fontes
Universidade Federal Fluminense

Abstract

The purpose of this work is to reflect on the importance of the narrative method and of the pedagogical listening to the construction of alternative discourses to the hegemonic messages in education, construction which is to be achieved through teachers investigation of their own practice. By listening to hospitalized children, and based on readings of Walter Benjamin, this text proposes to challenge the thinking that has dominated the educational scene in Brazil. Even though this hegemonic thinking may have us believe there are no alternatives, the proposals for reforms are varied and refute the ideology disseminated by the media. Such reforms spring from the base of society and are articulated to popular segments whose protagonists are the educators. The founding experiences both inside and outside of public schools seek to respond to the changes of our times. The society of media information and visual bombardment gives up reflecting on and carefully analyzing the cultural and educational production that invade it, reproducing as dogmas the parlance produced by the media. What is the place for excluded individuals in a society of the spectacle? In a society that promises easy profits, rapid celebrity and knowledge without learning? Amidst the complex informational culture of disconnected discourses, what seems to be usual for most hospitalized children in Brazil is that they are marked by the cycle of poverty, exclusion and absence of anybody who, allowing them to speak, listens to their voices. It can be concluded that listening to the narrative of the excluded has consequently implications to the expansion of educational experiences that can tell a different story: that of a more humanized world.

Keywords

Contact: Rejane de Souza Fontes Rua Emlia Kill, 78 Mutondo 24422-650 So Gonalo RJ e-mail: rejanefontes@ig.com.br

Education Founding experiences Pedagogical listening Exclusion.

272

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.30, n.2, p. 271-282, maio/ago. 2004

(...) um ser de uma afetividade intensa e instvel, que sorri, ri, chora, um ser ansioso e angustiado, um ser gozador, brio, esttico, violento, furioso, amante, um ser invadido pelo imaginrio, um ser que conhece a morte mas que no pode acreditar nela, um ser que segrega o mito e a magia, um ser possudo pelos espritos e pelos deuses, um ser que se alimenta de iluses e de quimeras, um ser subjetivo, cujas relaes com o mundo objetivo so sempre incertas, um ser sujeito ao erro e vagabundagem, um ser lbrico que produz desordem. (...) Sendo assim, necessrio pensar que o desfraldamento do imaginrio, que as derivaes mitolgicas e mgicas, que as confuses da subjetividade, que a multiplicao dos erros e a proliferao da desordem, longe de terem constitudo desvantagens para o Homo sapiens, esto, muito pelo contrrio, ligadas aos seus prodigiosos desenvolvimentos (...). (Morin, 2000, p. 59-60)

A multido busca o divertimento sem exercer uma participao ativa e crtica, como o espera Benjamin, mas para esquecer o trabalho alienante. A indstria cultural, ento, tem realmente por funo distrair os trabalhadores, mas distra-los da questo essencial de uma transformao das condies sociais de produo, ao fornecer-lhes uma compensao ilusria e passageira. (Gagnebin, 1985, p. 55)

Cada vez mais presenciamos uma sociedade complexa, na qual vivemos, que tem se configurado como uma sociedade do espetculo, 1 do consumo rpido e imediato, em que tudo fugaz e instantneo, desde os objetos at as pessoas. Numa lgica do mercado capitalista que invade os padres educacionais e ticos de nosso pas, os profissionais se vem beira de um abismo, encurralados por uma lgica que sempre pede para serem mais do que so e, em contrapartida, no oferece os instrumentos necessrios para sua libertao e ascenso profissionais. A qualificao da educao como mercadoria ganha espao nesta sociedade do consumo e arrasta consigo um forte arcabouo ideolgico que desqualifica pessoas, pessoas que tiveram suas vidas tecidas pela escola pblica, quer como alunos quer como professores. A sociedade da informao meditica e do bombardeio visual abre mo da reflexo e da anlise minuciosa da produo cultural e educacional que a invade, reproduzindo como se fossem dogmas (reflexos de um pensamento nico e hegemnico) os jarges que a mdia produz:

Para Benjamin (Gagnebin, 1985), a prtica de narrar histrias est vinculada experincia coletiva de comunidades em que os indivduos no se escravizaram diviso capitalista do trabalho. Nessas sociedades pr-capitalistas a experincia coletiva predomina sobre a experincia individual dos sujeitos. A arte de narrar entrou em declnio em conseqncia do advento da informao. A informao passou a ser a mais importante das funes comunicativas trazendo em si uma explicao fechada em detrimento das narrativas.
Cada manh recebemos notcias de todo o mundo. E, no entanto, somos pobres em histrias surpreendentes. A razo que os fatos j nos chegam acompanhados de explicaes. Em outras palavras: quase nada do que acontece est a servio da narrativa, e quase tudo est a servio da informao. (Benjamin, 1987, p. 203)

Nesta sociedade da informao e do espetculo, em que ouvir histrias deveria aproximar fisicamente narradores e ouvintes, vivemos um distanciamento solitrio proporcionado por uma informao rpida e mediatizada pela TV e pelo computador. Com o surgimento da TV como veculo de informao, inventa-se
1. A expresso sociedade do espetculo faz referncia s idias contidas na obra de Guy Debord intitulada A sociedade do espetculo , publicada originalmente em Paris, em 1967, e pela editora Contraponto, no Brasil, trinta anos depois. Como poucos autores que refletem sobre sua poca, Debord (1931-1994) analisa a sociedade capitalista contempornea e apresenta a mercadoria como o grande espetculo. Para ele o espetculo no um conjunto de imagens, mas uma relao social entre pessoas, mediatizada por imagens que so pseudo-representaes da realidade. O espetculo , enfim, o corao da irrealidade da sociedade real.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.30, n.2, p. 271-282, maio/ago. 2004

273

o sujeito espectador, cujas histrias no pode mais narrar. Silenciado pelo texto televisivo, o sujeito da era da informao impossibilitado de interagir com as narrativas que ouve e que contam sempre grandes feitos e grandes fatos. A sociedade do espetculo chocou os processos de comunicao que alimentavam os circuitos de narrao. O impacto da imagem parece ter calado as vozes que dialogavam e insurgiam contra o pensamento nico da psmodernidade, tornando o homem cada vez mais solitrio num mundo globalizado. Esse pensamento foi muito bem ilustrado nas palavras de Oliveira (2002) quando disse que a sociedade de hoje no coletiva, ela formada por indivduos. Para Zemelman (2002) um grande de nmero de pessoas excludo da informao. Todavia, elas no tm conscincia de que no tm informao. No h necessidade de pensar porque no h necessidade de ser pessoa. Segundo ele, vivemos num processo de atomizao social. E acaba tambm por concluir que no h sociedades, apenas indivduos. Qual o lugar dos indivduos excludos 2 na sociedade do espetculo? Na sociedade de promessas de lucros fceis, fama rpida e conhecimentos sem aprendizado? Nosso centro de interesse, neste artigo, volta-se para prticas educativas alternativas materializadas em escutas pedaggicas (Ceccim; Carvalho, 1997) dentro de espaos hospitalares, as quais propem o conhecimento como uma forma de conforto emocional criana enferma que sofre com a internao e o desconhecimento do ambiente hospitalar. Acreditamos que essa prtica possui traos que a configuram como uma experincia instituinte,3 capaz de dar voz aos excludos mas que em vez de se dar na escola pblica, acontece num outro espao pblico: o hospital.4
A classe hospitalar contempornea, alm de atender s necessidades pedaggico-educacionais da criana e do adolescente hospitalizados (necessidades provenientes de ateno integral

ao seu crescimento e desenvolvimento), obedece aos fundamentos polticos da educao, isto , ratifica o respeito aos princpios democrticos da igualdade, da liberdade e da valorizao da dignidade humana. (Ceccim, 1999, p. 31-32)

A escola, que era sagrada e desejada, tornou-se ultrapassada diante da frentica inovao tecnolgica do mundo contemporneo, dessa sociedade instantnea da imagem e do espetculo, em que os valores cultivados so os do mercado de consumo e a lgica eleita, a do impacto. Embora as estatsticas oficiais demonstrem, a cada ano, maior ingresso de alunos das camadas populares nas redes oficiais de ensino, o conhecimento formal como moeda de troca, agora como antes, continua pertencendo a crculos restritos da sociedade. Isso pode ser atestado pela diferena no nvel da qualidade do ensino ministrado em escolas pblicas e particulares, cujo contedo parece no ser atrativo para as maiorias, que se contentam com o entretenimento fugaz e superficial dos programas que noticiam os bastidores do mundo artstico e os reality shows nacionais. Assim, Benjamin (1987) se manifesta sobre a velocidade da (in)comunicao dos tempos modernos e que podemos transpor para o mundo escolar:
A experincia transmitida pelo relato deve ser comum ao narrador e ao ouvinte. Pressupe, portanto, uma comunidade de vida e de discurso que o rpido desenvolvimento do capitalismo, da
2. O termo excludo assume aqui a conotao de privao de acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade contempornea e destinados a uma parcela de sua populao que pode pagar por estes servios/mercadorias. Excluso material e excluso cultural constituem, assim, os dois lados de uma mesma moeda, estabelecendo entre si uma relao dialtica que se influencia mutuamente. Ou seja, a excluso material engendra, na maioria dos casos, a excluso aos bens culturais e de sade, ao mesmo tempo em que a excluso a estes ltimos dificulta o acesso aos bens materiais produzidos e valorizados socialmente. 3. Os movimentos instituintes tm como caracterstica reinventar processos de ensinar e aprender, como exerccios de autonomia e fortalecimento de inteligncias coletivas. 4. A experincia instituinte a que fazemos meno neste artigo e que objeto de nossa reflexo desenvolveu-se na enfermaria peditrica do Hospital Universitrio Antnio Pedro em Niteri, no Rio de Janeiro.

274

Rejane de S. FONTES. A reinveno da escola a partir ...

tcnica, sobretudo, destruiu. A distncia entre os grupos humanos, particularmente entre as geraes, transformou-se hoje em abismo porque as condies de vida mudam em um ritmo demasiado rpido para a capacidade humana de assimilao. Enquanto no passado o ancio que se aproximava da morte era o depositrio privilegiado de uma experincia que transmitia aos mais jovens, hoje ele no passa de um velho cujo discurso intil. (Gagnebin, 1987, p. 10)

Rememorando e contando histrias sobre os processos educativos de ontem e de hoje, as pesquisas em Educao e, particularmente, em Educao Especial, devem buscar resgatar a potencialidade de vozes emudecidas pela historiografia e pela poltica oficiais, provocando o encontro de experincias tecidas a partir de fios histricos que evocam lembranas e que trazem o potencial da mudana nos pequenos detalhes de uma histria que se constri cotidianamente.
A (re)inveno da escola

O autor nos fala aqui que a comunidade da experincia funda a dimenso prtica da narrativa tradicional (Gagnebin, 1987, p.11). A pessoa que conta transmite um saber que seus interlocutores podem receber com algum proveito. Esta sapincia prtica toma, muitas vezes, a forma de uma lio, de um conselho ou de uma advertncia. Essa forma de comunicao parece estar desaparecendo, pois hoje no sabemos mais como orientar, atravs do dilogo, pessoas de geraes diferentes da nossa, como nossos alunos, de to isolados que estamos, cada um em seu mundo particular e privado (Gagnebin, 1987, p.11). Em meio a esse bombardeio informacional, muitas vezes, irrefletido, a instituio escola e com ela, seus profissionais, tm sofrido de um obsoletismo crnico acompanhado de freqentes turbulncias internas entre os que lutam para sobreviver e os que j se renderam a uma guerra ideolgica (in)visvel.
E o professor? E a professora? Esses parecem erigir estratgias que oscilam entre a resistncia (coletiva ou individualmente referenciada) e a desistncia, o desnimo, a alienao. Tratase de um campo histrico e quotidianamente minado por onde projetos so semeados, ceifados, reconstrudos. Caminhar por esses campos, hoje, requer basicamente a compreenso de que a identidade do profissional da educao no Brasil, se compe, antes de mais nada, a partir da definio de polticas pblicas, no campo da educao e para alm dele. (Simes; Carvalho, 2001, p. 32)

Como muito bem nos aponta Linhares (2000/2001), os movimentos instituintes no nascem em redomas de vidro, no crescem isolados da vida, da histria, das aes coletivas e individuais, mas se alimentam de circuitos incessantes de religao entre passado e futuro, entre as diferentes disciplinas, entre afetos, linguagens, emoes, saberes e conhecimentos. por isso que esses movimentos estouram nos mais diferentes espaos e tempos da vida. Como uma proposta de incluso dos que esto social e educacionalmente excludos devido a uma enfermidade, poderamos afirmar que a contribuio do acompanhamento pedaggico em hospital para o bem-estar da criana hospitalizada passa por duas vertentes de anlise. Primeiro, porque este tipo de atividade, ao acionar o ldico como canal de comunicao com a criana hospitalizada, procura faz-la esquecer, durante alguns instantes, do ambiente agressivo no qual se encontra, resgatando sensaes da infncia vivida anteriormente entrada no hospital. Segundo, porque ao conhecer e desmitificar o ambiente hospitalar, re-significando suas prticas e rotinas, que uma das propostas de atendimento pedaggico em hospital, o medo que paralisa as aes e cria resistncia, tende a desaparecer, surgindo em seu lugar a intimidade com o espao e a confiana naqueles que cuidam dela. Em uma sociedade com forte nfase visual centrada no espetculo, Ceccim (1997) nos

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.30, n.2, p. 271-282, maio/ago. 2004

275

falar da escuta pedaggica para agenciar conexes, necessidades intelectuais, emoes e pensamentos e que pensamos ser um conceito importante para ser recuperado neste texto. Segundo ele,
O termo escuta provm da psicanlise e diferencia-se da audio. Enquanto a audio se refere apreenso/compreenso de vozes e sons audveis, a escuta se refere apreenso/compreenso de expectativas e sentidos, ouvindo atravs das palavras, as lacunas do que dito e os silncios, ouvindo expresses e gestos, condutas e postura. A escuta no se limita ao campo da fala ou do falado, ao contrrio, busca perscrutar os mundos interpessoais que constituem nossa subjetividade para cartografar o movimento das foras de vida que engendram nossa singularidade. (Ceccim, 1997, p. 31)

Nessa perspectiva, a abordagem pedaggica pode ser entendida como instrumento de suavizao dos efeitos traumticos da internao hospitalar e do impacto causado pelo distanciamento da criana de sua rotina, principalmente no que se refere ao afastamento escolar. O perodo de hospitalizao transformado, ento, num tempo de aprendizagem, de construo de conhecimento e aquisio de novos significados, no sendo preenchido apenas pelo sofrimento e o vazio do no desenvolvimento afetivo, psquico e social. A atuao do pedagogo em hospital deve ultrapassar a experincia escolar e atingir nveis diferenciados de educao.
Nesse sentido, educao o conjunto das aes, processos, influncias, estruturas, que intervm no desenvolvimento humano de indivduos e grupos na sua relao ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relaes entre grupos e classes sociais. uma prtica social que atua na configurao da existncia humana individual e grupal, para realizar nos sujeitos humanos as caractersticas de ser humano. (Libneo, 2000, p. 22)

Essa escuta pedaggica de que nos fala Ceccim deve transcender o fsico, aparentemente imediato e adentrar o mundo silencioso ou silenciado das subjetividades da criana enferma. Desse modo, a escuta se materializa numa perspectiva de ateno integral como escuta vida, resgatando o conceito de sade como afirmao da prpria vida. Comeamos a perceber nesse contexto inter-subjetivo do hospital, em que se interpenetram os conceitos de educao e sade, uma nova perspectiva de educao que fertiliza a vida, pois sabemos que o desejo de aprender/conhecer engendra o desejo de viver no ser humano. Ao mesmo tempo em que a hospitalizao um acontecimento permeado por situaes de medo e tristeza, que tem o potencial de paralisar o processo de construo de conhecimento,
Uma adequada possibilidade de acolhimento dos medos, desejos, ansiedades, confuses e ambivalncias, com adequado nvel de informao, permitir, portanto, a produo de conhecimentos sobre si e uma construo positiva a respeito da sade, em que o corpo no se separe do pensamento. (Ceccim, 1997, p. 34)

Ainda segundo este autor, cumpre distinguir diferentes manifestaes e modalidades de prtica educativa, tais como a educao informal, no-formal e formal. A educao conhecida como no-formal seria a realizada em instituies educativas fora dos marcos institucionais, mas com certo grau de sistematizao e estruturao pedaggica.
Se h muitas prticas educativas, em muitos lugares e sob variadas modalidades, h, por conseqncia, vrias pedagogias: a pedagogia familiar, a pedagogia sindical, a pedagogia dos meios de comunicao, etc.; e tambm a pedagogia escolar. (Libneo, 2000, p. 23-24)

No mais possvel afirmar que o trabalho pedaggico se reduz ao trabalho docente nas escolas. Em resumo, estamos diante de uma

276

Rejane de S. FONTES. A reinveno da escola a partir ...

sociedade genuinamente pedaggica (Beillerot, 1985 apud Libneo, 2000). Ento por que no haver uma pedagogia hospitalar, com princpios, mtodos e avaliaes diferenciadas da pedagogia escolar oficial, engendrada pela especificao do prprio contexto que a alimenta? Essa discusso desdobra-se inevitavelmente na formao desse profissional de educao para atuar junto criana hospitalizada. O universo desta ainda pouco conhecido nas instncias educacionais de formao pedaggica e, portanto, pouco explorado como locus prprio de atuao do professor e local de aprendizagem. Como pano de fundo da investigao ora apresentada no poderamos deixar de pensar acerca da vinculao entre a formao do professor e sua prtica pedaggica em hospital. Quais so as pontes que unem e os abismos que separam a formao inicial e a vivncia educativa? Como formar professores nas universidades preparando-os para um exerccio de autonomia, com vocao para serem mais (Freire, 1998), para transcenderem a teoria que a faculdade lhes oferece e chegarem a uma prtica realmente emancipadora? Afinal uma formao de professores, que possa apoiar e instrumentalizar uma refundao emancipatria da escola, no pode deixar de atender s exigncias ticas e epistemolgicas de religar os saberes, preparando um outro tipo de cultura mais cooperativa, mais participante e mais interligada (Linhares, 2001/2002). E exatamente isso que procuramos estabelecer por meio da interdisciplinaridade na prtica pedaggica hospitalar. De acordo com esse novo enfoque educacional, sugerimos a prtica de uma educao para o afeto ao lado da secular educao para o conhecimento. E tambm convidamos reflexo sobre as novas possibilidades de se pr em prtica a relevncia da interdisciplinaridade, que ainda conhecemos apenas teoricamente. A nosso ver a continuidade de um atendimento educacional em mbito hospitalar certamente depender do empenho com que os diferentes

profissionais e pesquisadores encarem a qualidade de vida da criana enferma. E principalmente do pedagogo que deve ter a sensibilidade de respeitar o sofrimento, o medo, o anseio, a dor, a agressividade, a alegria, a depresso, enfim, todos os sentimentos da criana doente durante as atividades pedaggicas, alm de lhe dar a oportunidade de expressar-se, que d a certeza da continuidade da vida! A crise por que passa a educao brasileira hoje no s econmica e financeira, ela perpassa a prpria sociedade e seus valores culturais e ticos e irrompe na instituio escolar de um modo geral, e na escola pblica, em particular. Onde a populao infanto-juvenil marcada para sobrar, fica silenciosamente depositada, aguardando sua vez de ser excluda: primeiro do sistema educacional e demais acessos a bens culturais e de informao crtica e, mais tarde, da sociedade civil e do mundo do trabalho, sendo jogada margem da histria. Entendemos aqui o conceito de histria como nos prope Walter Benjamin em que a histria objeto de uma construo cujo lugar no o tempo homogneo e vazio, mas um tempo saturado de agoras (1987, p. 229). Mas to perigoso quanto o silncio so as prticas discursivas vazias e infrteis que paralisam as aes e adiam as transformaes. Afinal, um discurso que no penetra a prtica, nem a fertiliza, morre. Um exemplo bastante claro delas so as polticas pblicas e algumas pesquisas acadmicas que no foram e no so capazes de dialogar com significados educacionais construdos visceralmente pela sociedade. Zemelman (2002) nos alerta que o conhecimento construdo sem saber para que construdo. Para ele, o conhecimento sem funo social se aliena de si mesmo.
Trata-se, primeiro, de perguntarmos qual o sentido necessrio e prtico das investigaes que se fazem nas faculdades, centros, mestrados e doutorados de educao? (...) Trata-se de indagar sobre o sentido histrico, social, poltico e tcnico de nossas pesquisas. A servio de que

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.30, n.2, p. 271-282, maio/ago. 2004

277

e de quem despendemos nosso tempo, nossas foras, e grande parte de nossa vida? (Frigotto, 1989, p. 83)

Contudo, a experincia escolar continua sendo para a grande maioria das crianas e jovens pobres uma experincia dura e muito pouco frtil para a formao de um sentido para suas vidas, que possa traduzir-se em participao cidad, contribuindo para reinventar a educao e a sociedade brasileira. E esta a proposta que trazemos para o campo de investigao com o atendimento pedaggico em hospital, em que procuramos ressignificar pedagogicamente a experincia de internao hospitalar sofrida pela criana, extraindo da realidade vivida o maior nmero possvel de conhecimentos oferecidos pela situao em questo. Esse pode ser um passo importante para tentar diminuir o fosso existente entre o conhecimento pedaggico acadmico e sua aplicao na prtica escolar, no sentido de trazer para o debate o que vem sendo produzido nas fronteiras do conhecimento, atravs de um exerccio permanente de leitura do mundo, como um convite para uma interveno solidria de carter inclusivo em sua construo, valorizando as conexes entre saberes e fazeres. Em meio a esse caos que parece assolar a educao contempornea, o professor est buscando espaos alternativos de afirmao de sua autonomia, cujo desejo se expressa nos isolados e ainda tmidos movimentos pedaggicos instituintes dentro e fora das escolas.
Em meio ao cotidiano da escola, onde esto instaladas rotinas e irrompem movimentos clandestinos no autorizados com suas pores de destruio ou de recriao , transitam tradies e inovaes que precisam ser problematizadas, observadas e apropriadas por aqueles que fazem a escola. (Linhares, 1999, p. 181)

de racionalidade e de poltica que leve em considerao outros espaos educativos que transcendam os muros escolares. O hospital como espao educativo para as crianas hospitalizadas tambm constitui uma experincia instituinte, mediante uma nova cultura educacional dentro ou fora da escola e est, portanto, referida a um tipo de (re)inveno narrativa que se alimenta de sonhos de justia e igualdade que, embora sempre renovveis, tantas vezes foram dados como vencidos na histria contada a partir da tica dos vencedores. Para Benjamin (1987), a histria a narrativa do vencedor. A tarefa da educao tambm revelar e resgatar essas possibilidades esquecidas, mostrar que o passado comportava outros futuros alm deste que realmente ocorreu.
A empresa crtica converge, assim, para a questo da memria e do esquecimento, na luta para tirar do silncio [atravs da narrativa] um passado que a histria oficial no conta. (Gagnebin, 1985, p. 60) O novo5 conhecimento no sculo do espetculo

O importante perceber a criana e seus familiares como seres pensantes que, quando chegam ao hospital, j trazem uma histria de vida, um conhecimento prvio e, s vezes, deturpado, sobre o que sade, doena e sobre sua ao na dinmica sade/doena. Vislumbramos a pontas do iceberg do novo paradigma do conhecimento sinalizado por Santos (1987) em que
A cincia ps-moderna tenta, pois, dialogar com outras formas de conhecimento deixando-se penetrar por elas. A mais importante de todas o co5. O destaque entre aspas refere-se idia inspirada em Linhares (2001/ 2002) de que o conhecimento assim como as experincias instituintes no so fruto de idias miraculosas, espetaculares e inaugurais, que surgem de uma para outra hora. Os movimentos capazes de anunciar o novo no podem ser decretados de fora para dentro (...) sua validade e legitimao vm de movimentos histricos que carregam sonhos, desejos e projetos de saberes e conhecimentos. (p. 23-24)

Enfim, ao estudar as experincias instituintes na educao, busca-se seus endereamentos constituio de uma outra ordem

278

Rejane de S. FONTES. A reinveno da escola a partir ...

nhecimento do senso-comum, o conhecimento vulgar e prtico com que no cotidiano orientamos as nossas aes e damos sentido nossa vida. (...) certo que o conhecimento do senso comum tende a ser um conhecimento mistificado e mistificador mas, apesar disso e apesar de ser conservador, tem uma dimenso utpica e libertadora que pode ser ampliada atravs do dilogo com o conhecimento cientfico. (Santos, 1987, p. 55-56)

tes promotores de sua prpria sade e educao, passando de objeto a sujeito de seu conhecimento que, por meio de sua narrativa de vida, compreende, interfere e interage num mundo de conhecimentos fugazes e, muitas vezes, pouco compreensveis.
Para (no) concluir...

Com a sabedoria que lhe adjetiva, Santos desconstri o mito da cincia moderna para reconstru-lo sob nova roupagem e contedo como o novo paradigma da cincia ps-moderna. Nele, h um resgate das diferentes formas de conhecimento que o homem foi obrigado a abandonar ao longo de sua histria em nome de um conhecimento to parcial quanto os demais, chamado cincia. Encontramos em suas idias um manancial de saber, no qual nos abrigamos e repousamos provisoriamente em nossa caminhada rumo ao conhecimento de nosso fazer/pensar pedaggico/cientfico. Nele vislumbramos que o pedagogo seria ento o interlocutor privilegiado desses dois conhecimentos em mbito hospitalar. O pedagogo deve utilizar atividades diversas, com o objetivo de favorecer a construo de uma pedagogia que consiga transformar o conhecimento cientfico e o conhecimento popular em um somatrio de possibilidades de forma que, deste encontro, se possibilite o auto-conhecimento do paciente, e que este se reconhea como co-autor do processo emancipatrio de definies e escolhas de seu tratamento.
Quanto mais for levado a refletir sobre a sua situacionalidade sobre o seu enraizamento espao-temporal, mais emergir dela conscientemente carregado de compromisso com a sua realidade, da qual, porque sujeito, no deve ser simples espectador, mas deve intervir cada vez mais. (Freire, 1993, p. 61)

Nunca a mesma gua, sempre o mesmo rio. Nunca as mesmas flores, sempre a primavera. Confcio

preciso reconhecer a criana hospitalizada e todas as crianas excludas como agen-

A educao no pode ser a mesma em todas as pocas e lugares devido a seu carter socialmente determinado. Esse raciocnio muitas vezes enfraqueceu o carter epistemolgico da educao ao longo da histria das cincias, ao retirar dela a previsibilidade e recorrncia de seus acontecimentos. Hoje, no entanto, a inovao e a pluralidade de fatos e idias no mundo contemporneo parecem ressurgir como um dos pilares mais fortes da identidade educacional em nosso pas e no mundo. Lembramos com Candau (1999) que, na Amrica Latina, verificam-se hoje enorme efervescncia e criatividade em todos os nveis dos processos pedaggicos e da prtica educativa. Embora o pensamento hegemnico nos obrigue a acreditar que no existem alternativas, as propostas de reformas so plurais e desmentem a ideologia veiculada pela mdia. Essas reformas nascem na base da sociedade civil organizada e esto articuladas com amplos setores populares, cujos protagonistas so os educadores. A educao, assim construda, reflete o pluralismo cultural de nosso continente e no pode ser reduzida formao de consumidores competentes. O reconhecimento da complexidade da vida e, em particular, da vida social representou um espao de confluncia entre vrios campos do saber. Isso inegvel! No h mais dvida de que as experincias instituintes em escolas pblicas e fora delas procuram responder s mudanas e perplexidades de nosso tempo, que as prticas institudas de cima para baixo j no do

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.30, n.2, p. 271-282, maio/ago. 2004

279

mais conta de solucionar, pois se tornaram elas mesmas problemticas e obsoletas diante dos desafios desse admirvel mundo novo da tecnologia do espetculo, da informao e da semitica diante do qual, lembrando Benjamin (1987) e Bauman (2000), preciso estar alerta para no submergir a parmetros informacionais:
A sociedade contempornea, chamada sociedade do conhecimento e da comunicao, est criando, contraditoriamente, cada vez mais incomunicao e solido entre as pessoas. (...) O mundo virtual criou um habitat para o ser humano, caracterizado pelo encapsulamento sobre si mesmo e pela falta do toque, do tato e do contato humano. (Boff, 1999, p. 11)

crnicas e precisam se afastar periodicamente da escola para serem hospitalizadas. Paula (2002) nos lembra da importncia psicossocial deste trabalho quando se refere a dois cones da histria de luta por justia social em nosso pas:
O que seria da histria brasileira se grandes personagens como Betinho e seu irmo Henfil, que foram crianas e posteriormente adultos hemoflicos, pessoas sensveis, que devem ter tido muitas dificuldades em suas infncias e em seus processos de escolarizao, devido s suas patologias, suas diferenas, tivessem sido excludos do sistema escolar? Certamente a histria do Brasil teria tido menos graa sem os cartuns de Henfil e a solidariedade de Betinho. Possivelmente, essas pessoas tiveram a oportunidade de encontrar educadores que souberam estimular as possibilidades e competncias desses seres. (p. 16)

Com toda essa complexa cultura informacional de falas e discursos contraditrios e desconectados, o que parece ser comum, para a maior parte das crianas e adolescentes pobres hospitalizados, que eles so marcados por apresentarem o ciclo da misria, da internao e da re-internao nos hospitais e pela ausncia de quem, permitindo que eles falem, escute suas vozes. Escutar a narrativa dos excludos conseqentemente tem implicaes na ampliao de experincias que podem contar uma outra histria, esquecida pelo relato dos vencedores: a de um mundo mais humanizado. O direito a ter um acompanhamento pedaggico em hospital j conhecido em lei (Brasil, 1994, 1996, 2001), mas no foi reconhecido pela prtica e ampliado a todas as crianas hospitalizadas deste pas. O direito a um trabalho pedaggico de boa qualidade em hospital nasce atrelado ao movimento de humanizao que objetiva um atendimento mais igualitrio e menos excludente em hospitais, capaz de enxergar o paciente como sujeito integral e no como conjunto de peas anatmicas. Esse movimento deveria ultrapassar os hospitais e ganhar a sociedade que, de vrias formas (fsica, emocional e cognitiva), violenta a sade de seus cidados, como tambm deveria invadir a escola e possibilitar a incluso de crianas que, embora estejam matriculadas, tm doenas

Reforamos nossa tese de uma educao para a emoo. Ao lembrar Elias (1994), para quem razo e emoo no esto em dois lugares contraditrios, mas se constituem simultaneamente, que precisamos de professores que se formem continuamente no exerccio de religar os saberes da escola com os sabores da vida, como ferramentas de solidariedade para os sofrimentos e esperanas humanas. A sade muitas vezes conseqncia da atitude e de poder ser feliz, de se sentir includo numa sociedade excludente. Enfim, sabemos que o espectro de que tratam essas questes muito mais amplo nesta sociedade complexa do espetculo e do consumo. Todavia, num mundo fugaz de afirmaes cambaleantes, fica a certeza de que nos princpios da reinveno da escola est o gene para a reinveno da sociedade.
Un mundo bueno, insistan, no haba sido dado a los seres humanos como un regalo, sino que los propios seres humanos tenan que conquistarlo. (Elias, 1994b, p. 106)

280

Rejane de S. FONTES. A reinveno da escola a partir ...

Referncias bibliogrficas BAUMAN, Z. Globalizao Globalizao: as conseqncias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. g ia e tcnica, arte e poltica BENJAMIN, W. Ma Mag poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. Traduo Srgio Paulo Rouanet. So Paulo: Brasiliense, 1987. (Obras escolhidas, v. 1). ber cuidar BOFF, L. Sa Saber cuidar: tica do humano, compaixo pela Terra. Petrpolis: Vozes, 1999. BRASIL Secretaria Nacional de Educao Especial (MEC). Poltica Nacional de Educao Especial: livro 1. Braslia: SNEE, 1994. 66 p. ______ Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educao. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil Brasil. Braslia, DF, 23 dez 1996, n. 248. ______ Resoluo CNE/CEB n. 2, 11 set 2001. Diretrizes Nacionais de Educao Especial. Braslia, DF. CANDAU, V. M. Reformas educacionais hoje na Amrica Latina. In: MOREIRA, A. F. B. Currculo Currculo: polticas e prticas. Campinas: Papirus, 1999. p. 29-42. CECCIM, R. B. Classe hospitalar: buscando padres referenciais de atendimento pedaggico-educacional criana e ao adolescente rao, Braslia, v. 9, n. 21, p. 31-40, 1999. hospitalizados. Revista Integ Integrao CECCIM, R. B.; CARVALHO, P. R. A. (Org.) Criana hospitalizada hospitalizada: ateno integral como escuta vida. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1997. ELIAS, N. A sociedade dos indivduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. ______. Conocimiento y poder. Traduo Julia Varela. Madrid: La Piqueta, 1994b. FREIRE, Paulo. Educao e mudana. So Paulo: Paz e Terra, 1993. gog ia da autonomia ______. Peda Pedagog gogia autonomia: saberes necessrios prtica docente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. FRIGOTTO, G. O enfoque da dialtica materialista histrica na pesquisa educacional. In.: FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. So Paulo: Cortez, 1989. p. 69-90. GAGNEBIN, J. M. Walter Benjamin Benjamin: os cacos da histria. So Paulo: Brasiliense, 1985. g ia e tcnica, arte e poltica ______. Prefcio. In.: BENJAMIN, W. Ma Mag poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. Traduo Srgio Paulo Rouanet. So Paulo: Brasiliense, 1987. (Obras escolhidas, v. 1) LIBNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para qu? So Paulo: Cortez, 2000. LINHARES, C. F. Experincias instituintes em escolas pblicas pblicas: memrias e projetos para formao de professores I. Relatrio de Pesquisa CNPq. Niteri: UFF, 2001. Mimeografado. ______. Experincias instituintes em escolas pblicas pblicas: memrias e projetos para formao de professores II. Relatrio de Pesquisa CNPq. Niteri: UFF, 2002. Mimeografado. ______. Um continente a ser apropriado: a escola que somos. In.: ______. Polticas do conhecimento conhecimento: velhos contos, novas contas. Niteri: Intertexto, 1999. p. 171-182. MORIN, E. Os sete saberes necessrios educao do futuro futuro. So Paulo/Braslia: Cortez/Unesco, 2000. OLIVEIRA, F. Garantir direitos, verbas pblicas e vida digna: uma outra educao possvel. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAO, 4., 2002, So Paulo. Palestra de abertura abertura... So Paulo: Palcio das Convenes do Anhembi, 2002. No foi publicado.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.30, n.2, p. 271-282, maio/ago. 2004

281

PAULA, E. M. A. T. de Crianas e professores em hospitais: aprendizes especiais na diversidade dos contextos hospitalares. In.: ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO, 11., 2002, Goinia. Anais eletrnicos eletrnicos... Goinia, 2002. Disponvel em: CD-Rom. SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as cincias. Porto: Afrontamento, 1987. SIMES, R. H. S.; CARVALHO, J. M. Construo da identidade do professor no Brasil: um olhar histrico. In.: LINHARES, C. et al. (Orgs.) Os lugares dos sujeitos na pesquisa educacional. 2. ed. Campo Grande, MS: UFMS, 2001, p. 438-449. ZEMELMAN, H. Conferncia: Produo do Conhecimento e Educao: Histria e Utopias. In: SEMINRIO NACIONAL DE PSGRADUAO EM EDUCAO, 2., 2002, Rio de Janeiro. Palestra abertura... Niteri, RJ: Auditrio Florestan Fernandes da Faculdade de Educao da UFF, 2002. No foi publicado.

Recebido em 25.08.03 Modificado em 08.12.03 Aprovado em 10.02.04

Rejane de Souza Fontes concluiu o mestrado em Educao pela Universidade Federal Fluminense em 2003. Atualmente professora da Universidade Federal Fluminense. Atua na rea de Educao, com nfase em Educao Especial e Didtica.

282

Rejane de S. FONTES. A reinveno da escola a partir ...

Вам также может понравиться