Вы находитесь на странице: 1из 23

III Congresso Consad de Gesto Pblica

NCLEO DE INTELIGNCIA: O PAPEL DA


PRODUO DE INFORMAES ESTRATGICAS COMO MECANISMO DE CONTROLE, TRANSPARNCIA, EFICINCIA E EFETIVIDADE NA GESTO PBLICA

Antonio Csar Rodrigues Souza Paulo de Souza Nunes Filho Jair de Oliveira Sento-S Wilmina Achan

Painel 38/150

Modernizao, inovao e impactos na melhoria da gesto pblica no Governo do Estado da Bahia atravs da atuao de um sistema articulado de rgos de controle e combate corrupo

NCLEO DE INTELIGNCIA: O PAPEL DA PRODUO DE INFORMAES ESTRATGICAS COMO MECANISMO DE CONTROLE, TRANSPARNCIA, EFICINCIA
E EFETIVIDADE NA GESTO PBLICA
Antonio Csar Rodrigues Souza Paulo de Souza Nunes Filho Jair de Oliveira Sento-S Wilmina Achan

RESUMO Sabendo-se que um dos principais desafios da rea correicional a obteno de informao estratgica para a formatao de processos e investigao de denncias, estrutura-se na Corregedoria Geral da Secretaria da Administrao do Estado, o Ncleo de Inteligncia Correicional. A produo de conhecimento em tempo adequado e com confiabilidade visa reduzir incertezas e apresentar solues propiciando uma atuao mais eficiente e efetiva do Sistema de Correio Estadual. A abrangncia das atividades do Ncleo de Inteligncia Correicional envolve o processo de anlise das informaes a partir de recursos de Tecnologia da Informao e suas principais ferramentas, a exemplo de banco de dados, mapa de risco, anlise e evoluo patrimonial e enriquecimento ilcito, tanto na produo como na proteo do conhecimento sensvel, fortalecendo o desempenho de todas as unidades correicionais. Palavras-chave: Ncleos de inteligncia. Correio. Tecnologia da Informao. Informaes estratgicas.

SUMRIO

1 INTRODUO........................................................................................................ 03 2 OBJETIVOS............................................................................................................ 07 2.1 Objetivo geral....................................................................................................... 07 2.2 Objetivos especficos........................................................................................... 07 3 METODOLOGIA..................................................................................................... 08 4 CONCLUSES....................................................................................................... 20 5 REFERNCIAS....................................................................................................... 21

1 INTRODUO
No princpio, Deus criou o cu e a terra [...]. Deus disse: Faamos o ser humano nossa imagem e semelhana, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do cu, os animais domsticos, todos os animais selvagens e todos os animais que se movem pelo cho. Gn 1,1.26. A mulher viu que seria bom comer da rvore, pois era atraente para os olhos e desejvel para obter conhecimento. Colheu o fruto, comeu dele e o deu ao marido a seu lado, que tambm comeu. Gn 3, 6.

Na concepo Criacionista, h indcios do surgimento da inteligncia do homem em dois trechos do livro do Gensis, quando Deus passa para o homem o domnio sobre todos os seres vivos da terra, e quando a mulher e o homem comem o fruto da rvore do conhecimento do bem e do mal. Charles Robert Darwin na sua teoria cientfica da Seleo Natural coloca prova o status de privilgio do homem frente s outras espcies animais. Na sua obra fundamental The Origin of Species (A Origem das Espcies) em 1859, Darwin afirma que as espcies se originam por meio de processos naturais, das mutaes aleatrias, levando em considerao a adaptao ao meio ambiente, contrapondose a teoria Criacionista descrita no Gensis. Darwin tambm afirma que os hbitos e os instintos so regidos pela Seleo Natural, e atrela o surgimento da inteligncia como resultado de aptido do homem em fabricar ferramentas. Para Blanc (1994), a inteligncia humana um desafio no respondido pelo darwinismo. A capacidade de falar, pensar, compreender e agir faz do homem um ser diferenciado das outras espcies. Este artigo no pretende focalizar na origem da inteligncia humana, mas a partir deste intrito, entender o seu significado e uso na atividade correicional. Ao longo da histria, o homem vem desenvolvendo sua inteligncia em diversos campos de estudo. A inteligncia no est atrelada apenas a um campo de conhecimento, mas em diversas reas do desenvolvimento humano, como nas artes, matemtica, cultura, poltica, economia, sociologia, filosofia etc. A palavra inteligncia vem do latim inter+legere, que significa ler por entre, ou seja, o que est por trs de, a capacidade de discernir e pensar a respeito de, ler o que est nas entrelinhas.

Desta forma quando o homem est em busca da soluo de problemas de extrema importncia que ele se una a outros para buscar as solues, j que um homem no possui o conhecimento sobre tudo. Em Atenas e em outras cidades democrticas da Grcia antiga, no sculo 4 a.C, todos os homens adultos poderiam participar das decises de interesse coletivo em praa pblica. Por outro lado as mulheres e os escravos eram excludos das decises. Apesar dessas excluses existia um grupo pensante que tomava as decises de interesse coletivo. Ao longo do tempo at os dias atuais as tomadas de deciso em grupo esto direcionadas para a rea comercial e principalmente para a rea de segurana, portanto a grupos mais especficos e restritos. Estes grupos de tomada de deciso diferenciam-se dos grupos que normalmente atuam na melhoria da gesto da organizao, e denomina-se Ncleo de Inteligncia. Nas organizaes comerciais j existem Ncleos de Inteligncia Comercial (NICs) que buscam, atravs da equipe de inteligncia, melhores oportunidades de venda, busca de nichos de mercado, melhorias do produto, estudo de tempo de vida do produto no mercado, estudo da concorrncia etc. Estes ncleos so diferenciados, pois se utilizam de estratgias e aes mais aprofundadas para seus estudos, anlises e resultados.
A metodologia proposta decorre da necessidade dos empresrios conhecerem diferentes mercados, suas carncias, seus nichos no explorados, sua capacidade de expanso e outras variveis. O atendimento a essas necessidades configura um conjunto de estratgias e aes que se convencionou chamar de inteligncia comercial. (SEBRAE, 2004).

Na rea de segurana, a criao das agncias de inteligncia internacionais como, a Central Intelligence Agency (CIA), o servio de inteligncia dos Estados Unidos, criada em 1947, o Ha-Md le-Md`n -le-Tafq d m Meyhadm (Mossad), o servio secreto do governo de Israel, criado em 1949 e o Komityet Gosudarstvennoy Bezopasnost (KGB) que era a principal agncia de inteligncia da antiga Unio Sovitica e funcionou entre os anos de 1954 e 1991, so exemplos da utilizao de grupos de inteligncia para garantir a segurana destes pases. No Brasil a criao da Agncia Brasileira de Inteligncia (Abin), o servio de inteligncia civil do Brasil, um outro exemplo de agncia de inteligncia. Apesar de ser criada em 1999, a atividade de inteligncia do Brasil vem desde o ano de1927. A assinatura da Lei no 9883/99, criou o Sistema Brasileiro de Inteligncia e instituiu a Abin como rgo central para troca de informaes de Inteligncia no mbito federal.

Ainda na esfera federal, alm de outros importantes rgos de inteligencia, funciona na estutura do Ministrio da Justia o Departamento de Polcia Federal (DPF), que dentre outras diretorias, possui a Diretoria de Inteligncia Policial (DIP), cuja as competncias so: I planejar, coordenar, dirigir e orientar as atividades de inteligncia em assuntos de interesse e competncia do Departamento; II compilar, controlar e analisar dados, submetendo-os apreciao do Diretor-Geral para deliberao; e III planejar e executar operaes de contra-inteligncia e antiterrorismo. Na esfera estadual as atividades de inteligencia em geral so desenvolvidas nas Secretarias de Segurana (SSP). Na Bahia a SSP-BA possui na sua estrutura interna a Supeintendncia de Inteligncia Policial, constituda por 5 (cinco) coordenaes: Coordenao de Inteligncia; Coordenao de Contra Inteligncia; Coordenao de Operaes de Inteligncia; Coordenao de Apoio Tcnico; Coordenao Administrativa. Ainda dentro da estrutura organizacional da SSP-BA, existe a Corregedoria Geral, constituda por 4 (quatro) coordenaes: Coordenao de Avaliao de Desempenho da Polcia Civil; Coordenao de Avaliao de Desempenho da Polcia Militar; Coordenao de Avaliao de Desempenho da Polcia Tcnica; Coordenao de Avaliao de Desempenho do Detran. A Corregedoria Geral da Polcia Civil da Bahia e a Corregedoria Geral da Polcia Militar da Bahia, vinculadas a Corregedoria Geral da SSP-BA, se utilizam tambm de ncleos de inteligncia nas atividades de correio do servidor policial civil e militar. Com a lgica de atuao correicional da Corregedoria Geral da SSP-BA, a partir do artigo 51 da lei no 10.955 de 21 de dezembro de 2007, cria-se a Corregedoria Geral (CGR), na estrutura organizacional da Secretaria de Administrao do estado da Bahia, cuja a tividade correicional est relacionada com o servidor pblico civil no militar. A CGR tambm se utiliza de um Ncleo de

Inteligncia para a execuo das sua atividades correicionais. A partir do decreto no 11.415 de 27 de janeiro de 2009, com a criao do Sistema de Correio Estadual, as atividades da CGR se ampliam e a CGR passa a ser o orgo central do sistema correicional, que congrega todas as intncias correicionais estaduais. Diante do que foi exposto ao longo da introduo deste artigo, verifica-se que principalmente os setores da rea pblica tem-se debruado dia e noite na realizao de estratgias e aes de inteligncia, atravs dos ncleos de inteligncia, na busca de solucionar os problemas que possam surgir nas atividades laborais do setor pblico, bem como de forma preventiva evitando aes de fim de tubo. As aes de planejamento, execuo, anlise, sntese e controle ta com que os resultados sejam obtidos com maior eficcia, eficincia e efetividade. Desta forma o conceito de inteligencia adotado pelos rgos governamentais do estado da Bahia a definiao utilizadza pela Secretaria Nacional de Segurana Pblica (SNSP):
Inteligncia: a atividade que objetiva a obteno, anlise e disseminao de conhecimentos, dentro e fora do territrio nacional, sobre fatos e situaes de imediata ou potencial influncia sobre o processo decisrio e a ao governamental e sobre a salvaguarda e a segurana da sociedade e do Estado. (RESOLUO DA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANA PBLICA, 2009).

No item 2, item dos objetivos, explana-se quais os objetivos geral e especficos deste artigo. No item 3, item da metodologia, apresenta-se o funcionamento do Ncleo de Inteligncia da CGR, e delinea-se os principais procedimentos, ferrementas, estratgias e aes de inteligncia utilizadas pelo Ncleo de Inteligncia para a produo de informaes estratgicas. E finalmento no item 4, descreve-se as concluses deste artigo.

2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo geral Demonstrar que o Ncleo de Inteligncia da Corregedoria Geral da Secretaria da Administrao do Estado da Bahia (CGR) funciona como mecanismo de controle, transparncia, eficincia e efetividade na gesto pblica.

2.2 Objetivos especficos Apresentar as estratgias e aes de inteligncia da atividade correicional; Apresentar o funcionamento do Ncleo de Inteligncia da CGR e como so produzidas as informaes estratgicas para tomada de deciso.

3 METODOLOGIA

Antes

de

iniciar

apresentao

dos

principais

procedimentos,

ferrementas, estratgias e aes de inteligncia, utilizadas pelo Ncleo de Inteligncia da CGR para a produo de informaes estratgicas, faz-se necessrio tecer um breve histrico da criao do Ncleo de Inteligncia da CGR. A lei estadual no 10.955 de 21 de dezembro de 2007, no seu artigo 51, cria a Corregedoria Geral (CGR) na estrutura organizacional da Secretaria da Administrao do estado da Bahia (SAEB), com a finalidade de fiscalizar e controlar a atuao funcional e a conduta dos servidores do Poder Executivo Estadual, em coordenao com as Corregedorias institudas nos rgos e entidade da Administrao Pblica Estadual. Abaixo a figura 1, mostra a estrutura organizacional da CGR.

Corregedor Geral

Assessor Administrativo

Secretario Administrativo

Coordenador I

Coordenador I

Figura 1: Estrutura ORGANIZACIONAL DA CGR Bahia, 2010 Fonte: CGR, 2010

As

atividades

correicionais

da

CGR

so

executadas

por duas

coordenaes. Uma Coordenao Jurdica responsvel pela abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PADs) e todas as estratgias e aes da rea legal. E uma Coordenao Operacional responsvel pelo planejamento e execuo das inspees correicionais, bem como a elaborao dos relatrios das inspees correicionais com os resultados alcanados. E nesta coordenao que funciona o Ncleo de Inteligncia da CGR. A Coordenao Operacional possui um cronograma anual de atividades que definido em conjunto com o Corregedor Geral e a Coordenao Jurdica. As inspees correicionais so divididas em 3 (trs) tipos: Inspeo Correicional da Capital; Inspeo Correicional do Interior; Inspeo Correicional Especial. A Inspeo Correicional da Capital aquela que executada na capital do Estado. A Inspeo Correicional do Interior aquela executada no interior do Estado. E a Inspeo Correicional Especial aquela que pode ser executada tanto na Capital como no interior do Estado, e so denominadas Especial pelo carter especfico de sua execuo. Todos os tipos de inspeo ao serem planejadas possuem um Programa de Execuo. Nestes Programas o Ncleo de Inteligncia da CGR possui um papel importante, pois alm de realizar a coleta e a busca de informaes no disponveis, efetiva a anlise integrada de diversas fontes de informaes, dentre elas, previdencirias, sade ocupacional, folha de pagamento, ouvidoria, segurana pblica, tanto nas esferas municipal, estadual como na federal. Desta forma dando o suporte necessrio para que as inspees correicionais obtenham eficcia, eficincia e efetividade nos resultados. Estas anlises so possveis graas a utilizao de diversas ferramentas e metodologias dentre as quais se destacam a utilizao de software avanados, como o Audit Command Language (ACL). O Ncleo de Inteligncia tambm elabora estratgia e aes de inteligncia para atender demandas da Alta Gesto e as denncias que so recebidas atravs do seu site www.saeb.ba.gov.br/cgr. A utilizao de banco de dados, mapa de risco, anlise e evoluo patrimonial e enriquecimento ilcito, tanto na produo como na proteo do conhecimento sensvel, colaboram para o atendimento das demandas.

10

O NCLEO DE INTELIGNCIA DA CGR O Ncleo de Inteligncia da CGR tem as seguintes estratgias e aes de inteligncia: coletar e tratar as informaes estratgicas necessrias ao desenvolvimento das atividades da Corregedoria Geral; manter intercmbio com rgos e entidades do poder pblico e instituies privadas, que realizem atividades de investigao e inteligncia, visando troca e ao cruzamento de informaes estratgicas e obteno de conhecimento, necessrios s atividades da Corregedoria Geral; acompanhar a evoluo patrimonial dos servidores pblicos do Poder Executivo Estadual e observar a existncia de sinais exteriores de riqueza, identificando eventuais incompatibilidades com a sua renda declarada e instaurando, quando necessrio, procedimento de investigao preliminar para apurar eventual enriquecimento ilcito; fomentar a participao da sociedade civil na preveno da corrupo; reunir e integrar dados e informaes referentes preveno e ao combate corrupo; coordenar, no mbito da Corregedoria Geral, as atividades que exijam aes integradas de inteligncia; solicitar a rgos e entidades pblicas e pessoas fsicas e jurdicas de direito privado documentos e informaes necessrios instruo de procedimentos em curso na Corregedoria Geral; realizar anlises e pesquisas visando identificao de ilicitudes praticadas por servidores pblicos estaduais; produzir informaes e conhecimentos estratgicos que possam subsidiar as atividades das demais unidades da Corregedoria Geral; propor e adotar medidas, que preservem a Corregedoria Geral contra a disseminao no autorizada de conhecimentos e informaes sigilosas ou estratgicas; e atuar na preveno e neutralizao das aes de inteligncia adversa.

11

O Ncleo de Inteligncia da CGR composto por uma equipe de tcnicos que so capacitados constantemente na utilizao de ferramentas tecnolgicas, bem como na segurana de informao. Visando o aprimoramento contnuo da equipe do Ncleo, a CGR tem promovido em parcerias com a Superintendncia de Inteligncia da Secretaria da Segurana Pblica da Bahia, Controladoria Geral da Unio (CGU), Agncia Brasileira de Inteligncia e a Polcia Federal, capacitaes especializadas para atender as qualificaes requeridas para uma melhor atuao profissional na rea de inteligncia, tais como: produo e proteo do conhecimento sensvel; princpios doutrinrios da atividade de inteligncia; procedimentos das tcnicas de entrevistas; conduo de inqurito para a produo de provas, dando um tratamento mais cientfico s aes correicionais. Permitindo maior consistncia abertura de Processos Administrativos Disciplinares (PADs) pela Coordenao Jurdica. apresentar medidas de proteo do conhecimento, compreendendo a educao de segurana e a identificao de do ameaas e vulnerabilidades inerentes a proteo fsica, ambiente, de

documentos, e na gesto de pessoas e de sistemas de informao. O Curso Bsico e Avanado do Audit Command Language (ACL) emponderou a equipe do Ncleo a identificar com maior eficcia, eficincia e efetividade a possibilidade de irregularidades na atuao funcional dos servidores pblicos estadual. O USO DO AUDIT COMMAND LANGUAGE (ACL) O AUDIT COMMAND LANGUAGE (Linguagem e Comandos para Auditoria) uma ferramenta que permite a leitura e anlise de dados. O ACL oferece uma gama completa de ferramentas analticas, incluindo funes, comandos e scripts que agilizam a anlise de dados. Uma das fases importantes do ciclo de anlise de dados realizada com a verificao da integridade dos dados o que oferece maior confiabilidade aos resultados. uma das ferramentas utilizadas pelo Ncleo para a produo de informaes que suportam as inspees correicionais.

12

Figura 2: Tela inicial do ACL Bahia, 2009 Fonte: Manual Tech Supply, 2009.

As fontes de informaes de dados utilizadas pelo Ncleo de Inteligncia para a produo de informaes estratgicas, atravs do ACL, so: a) O Sistema Integrado de Recursos Humanos do Estado (SIRH); b) O Sistema Estadual de Protocolo do Estado (SEP); c) O Sistema de Ouvidoria e Gesto Pblica do Estado (TAG). Outras fontes de informaes de dados, importantes para o trabalho de produo de informaes estratgicas, atravs do ACL, foram obtidas aps as assinaturas de acordo de cooperao tcnica com rgos federais e parcerias com governos estaduais e municipais. Em 2009 foi assinado entre a SAEB e o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto um acordo de cooperao tcnica para o intercambio de informaes. A partir deste acordo o Ncleo teve possibilidade de realizar cruzamentos de dados entre a Folha de Pessoal do Estado da Bahia e do Governo Federal. Outro acordo de cooperao assinado, em 2009, entre a SAEB e o Ministrio da Previdncia/INSS permitiu que o Ncleo realizasse cruzamento de dados entre a Folha de Pessoal do Estado da Bahia e a Folha de Beneficirios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Parcerias, para o cruzamento da Folha de Pessoal, foram realizadas entre a SAEB e governos de outros estados, dentre eles Pernambuco e So Paulo, e com alguns municpios, dentre eles, Camaari, Feira de Santana, Lauro de Freitas.

13

O procedimento utilizado pelo Ncleo para a produo de informaes estratgicas que suportam as inspees correicionais divide-se em 5 (cinco) estgios: Planejamento; Acesso aos dados; Verificao da integridade dos dados; Anlise dos dados; Apresentao dos resultados. O planejamento antecede a qualquer projeto, desta forma no seria diferente nas atividades do Ncleo. O planejamento consiste no conhecimento do objetivo do projeto, o qual dependa das informaes estratgicas para a sua realizao, do tempo e dos recursos necessrios gerar as informaes estratgicas. de suma importncia que o Ncleo tenha conhecimento de forma clara da demanda solicitada, pois o ACL oferece diversos comandos e funes que podem ser utilizados para se chegar com maior rapidez aos resultados. O acesso aos dados est diretamente ligado com o objetivo do projeto. O objetivo do projeto definir o lay-out dos dados necessrios para a anlise. Em seguida solicitam-se s reas responsveis os dados, conforme definidos no lay-out. Aps o recebimento dos dados pelas reas responsveis, transferem-se os dados para um drive onde o ACL possa l-los. Em seguida verifica-se a integridade dos dados e se os dados enviados correspondem aos dados que compem o lay-out de solicitao. Verifica-se o contedo dos campos, e confirma-se se os mesmos contm os dados que devam conter, por exemplo, somente valores numricos em campos numricos. O quadro 1 a seguir mostra os tipos de testes que podem ser executados no ACL para a verificao da integridade dos dados de forma mais aprofundada.

14

Quadro 1: Verificao de integridade de dados Bahia, 2009 Fonte: Manual Tech Supply, 2009

Aps a verificao da integridade dos dados, inicia-se a anlise de dados propriamente dita. A anlise de dados procura responder as indagaes definidas no planejamento, a partir do objetivo do projeto. Cruzamento entre as Bases de dados da Folha de Pessoal do Estado da Bahia e a Folha de Beneficirios do INSS Um das inspees correicionais realizadas pela equipe de inspeo correicional, foi identificar servidores pblicos estaduais ativo na Folha de Pagamento do Estado da Bahia que recebiam benefcios previdencirios do INSS. Aps passar por todos os estgios descritos anteriormente, chegou-se no estgio de anlise de dados. Para a anlise de dados utilizou-se o comando associao do ACL entre as duas folhas de pagamento para identificar nmeros de Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) iguais, alm de outros dados correspondentes. Aps a execuo do comando associao do ACL foram identificados 661 servidores pblicos estaduais ativos na Folha de Pagamento do Estado da Bahia que recebiam benefcios previdencirios pelo INSS. O grfico 1 abaixo mostra os benefcios previdencirios recebidos pelos 661 servidores pblicos estaduais ativos no Estado.

15

Benefcio Previdencirio Recebido pelos 661 Servidores Pblicos Ativos do Estado da Bahia
350 300 250 Qtde. 200 150 100 11% 50 0 Auxlio doena previdencirio Qtde. % 291 44% Aposentadoria por invalidez 259 39% Auxlio doena Acidente de trabalho 70 11% 4% Aposentadoria por invalidez Acidente de trabalho 28 4% 2% LOAS 13 2% 44% 39% 50% 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% %

Grfico 1: Benefcio previdencirio Bahia, 2010 Fonte: CGR, 2010

Com estas informaes a equipe de inspeo correicional da CGR elaborou um Programa de Execuo, e a SAEB, em conjunto com a Auditoria Geral do INSS, publicou edital de convocao dos 661 servidores pblicos estaduais para verificar a existncia de irregularidades na acumulao entre os proventos recebidos pelo Estado e os benefcios previdencirios recebidos pelo INSS. Aps o perodo de comparecimento e apresentao de documentao comprobatria exigidas no edital de convocao obteve-se os seguintes resultados, conforme grficos 2 e 3 a seguir:

16

AO CORREICIONAL APS O ENCERRAMENTO DA INSPEO CORREICIONAL


370 360 350 340 330 320 310 300 290 280 270 QTDE. % 56% 54% 54% 52% 50% 48% 46% 46% 44% 42% SITUAO REGULAR 358 54% SUSPENSO DE PAGAMENTO 303 46% 40% %

Grfico 2: Ao correicional Bahia, 2010 Fonte: CGR, 2010

QTDE.

A ao correicional de suspenso de pagamento foi executada para os servidores pblicos estadual enquadrados em duas situaes: a) No atendeu ao edital de convocao e b) Acumulao irregular, servidor ativo na Folha de Pagamento do Estado e recebendo benefcio previdencirio de Aposentadoria por Invalidez, conforme grfico 3.

17

MOTIVOS DA SUSPENSO DE PAGAMENTO - 303 CASOS


250 200 QTDE. 150 100 50 0 QTDE. % 22% 78% 90% 80% 70% 60% 40% 30% 20% 10% NO ATENDEU 235 78% ACUMULAO IRREGULAR 68 22% 0% % 50%

Grfico 3: Motivos da suspenso de pagamento no Estado Bahia, 2010 Fonte: CGR, 2010

Finalizado o prazo de comparecimento do edital e suspenso dos pagamentos dos servidores pblicos estaduais. Os servidores que tiveram os seus proventos suspensos se dirigiram a CGR para saber maiores informaes da ocorrncia de suspenso. Foi comunicado o motivo da suspenso e foi solicitado que os mesmos regularizassem a sua situao. E obtiveram-se os seguintes resultados, conforme grfico 4.

18

RESULTADOS APS A SUSPENSO DE PAGAMENTO - 303

22 35

4 3

61

178

SITUAO REGULAR NO ATENDEU

ENCAMINHADO - JUNTA MDICA BENEFCIO CESSADO

ALTA VOLUNTRIA DO BENEFCIO EXONERADO

GRFICO 4: Resultados aps suspenso de pagamento no Estado Bahia, 2010 Fonte: CGR, 2010

A partir do grfico 4, verifica-se quando o setor pblico trabalho em aes que visem a melhoria da gesto pblica, seja atravs da reduo de custos ou atravs da fiscalizao e controle da atividade laboral do servidor pblico as irregularidades aparecem e so sanadas. Abaixo segue um quadro 2 resumido das inspees correicionais executadas pela CGR, onde o Ncleo de Inteligncia participou no fornecimento de informaes estratgicas para a sua realizao.

19
Ao Correicional Operaes Correicionais realizadas Servidores inspecionados (capital e interior) Servidores com desconformidades funcionais Suspenso de pagamento pela validao rgos visitados (capital e interior) Batimentos efetivados entre o Estado da Bahia e SP, MG, DF, PE, ES, AL, SE, RN, CE. PADs instaurados para apurao N. Total de exoneraes / demisses / distratos realizados Resultado 2008 (Fev a Dez) 14 31.375 4.677 178 349 09 22 48 Resultado 2009 (Fev a Dez) 12 27.312 779 848 477 09 347 738 Resultado acumulado 26 58.687 5.456 1026 826 09 369 786

Quadro 2: Inspees correicionais Bahia, 2010 Fonte: CGR, 2009

Estas aes correicionias realizadas pela CGR geraram para os cofres pblicos uma economia de R$22,9 milhes aos cofres pblicos, conforme quadro 5 abaixo.
Exerccio 2008 2009 Total PADS Instaurados 22 347 369 Exoneraes e Demisses 48 738 786 Suspenses e exoneraes (R$) 7 milhes 15,9 milhes 22,9 milhes

Quadro 5: Economia gerada BAHIA, 2009 Fonte: CGR, 2010

20

4 CONCLUSES

Com os resultados apontados neste artigo observa-se que o Ncleo de inteligncia Correicional a partir da produo de informaes estratgicas, serve como mecanismo de controle, transparncia, eficincia e efetividade na gesto pblica. Um ponto importante deve-se destacar, alm das aes corretivas a CGR trabalha tambm nas aes preventivas, o importante no deixar que o leite derrame. Aes de fim de tubo no so interessantes para a melhoria da gesto publica. A mudana cultural dos servidores pblicos um dos grandes obstculos para que se tenha um servio pblico de qualidade para os cidados. A presena dos servidores pblicos nos seus postos de trabalho, j se considera um grande avano no atendimento ao cidado. As inspees correicionais tm mostrado que a atuao mais prxima dos gestores pblicos na gesto das atividades finalsticas, mais precisamente na rea da educao, sade e segurana, tem propiciado o pronto atendimento aos cidados aos servios pblicos essenciais.

21

5 REFERNCIAS

AGNCIA BRASILEIRA DE INTELIGNCIA. Wikipdia, a enciclopdia livre. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/ABIN>. Acesso em: 08 fev. 2010. ______. Wikipdia, a enciclopdia livre. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/ wiki/Ag%C3%AAncia_Central_de_Intelig%C3%AAncia>. Acesso em: 08 fev. 2010. BBLIA SAGRADA. Traduo da CNBB. 5. ed. Editora Cano Nova. BLANC, Marcel. Os herdeiros de Darwim. So Paulo: Scritta, 1994. BRASIL. Decreto no 73.332, de 19 de dezembro de 1993. Define a estrutura do Departamento de Polcia Federal e d outras providncias. ______. Resoluo no 1, de 15 de julho de 2009. Regulamenta o Subsistema de Inteligncia de Segurana Pblica (SISP), e d outras providncias. DARWIN, Charles. A origem das espcies. Traduo de Eduardo Fonseca. So Paulo: Hemus, 1981. KGB. Wikipdia, a enciclopdia livre. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/ KGB>. Acesso em: 08 fev. 2010. MANUAL DE TREINAMENTO TECH SUPPLY 105. Fundamentos do ACL: conceitos e prticas. 2009. MOSSAD. Wikipdia, a enciclopdia livre. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/ wiki/Mossad>. Acesso em: 08 fev.2010. http://www.abin.gov.br http://www.ssp.ba.gov.br/institucionalestrutura.html http://www.df.sebrae.com.br/downloads/pdf/apls/Intelig%C3%AAncia%20Comercial %20para%20APL_principal.pdf

22

___________________________________________________________________
AUTORIA Antonio Cesar Rodrigues Sousa Ps-graduado em Regulao dos Servios Pblicos pela Universidade Federal da Bahia (2004); bacharel em Administrao de Empresa (2005) e Tecnlogo em Eltrica (2000) pelo Centro Federal de Educao Tecnolgica da Bahia (CEFET). Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental do Estado da Bahia desde 2006 da Corregedoria Geral da Secretaria da Administrao do Estado da Bahia. Endereo eletrnico: antoniocesar.souza@saeb.ba.gov.br Paulo de Souza Nunes Filho Mestre em Administrao Estratgica/Universidade Federal da Bahia (2004), Especialista em Finanas e Bacharel em Administrao de Empresas/Universidade Federal da Bahia. Corregedor Geral da Secretaria da Administrao do Estado da Bahia. Endereo eletrnico: paulo.nunesfilho@saeb.ba.gov.br Jair de Oliveira Sento-S Mestre em Anlise Regional pela Universidade Salvador (UNIFACS/2006), Especialista em Engenharia Econmica pela Universidade Catlica de Pernambuco (1987), Bacharel em Cincias Econmicas pela Universidade Catlica de Pernambuco (1986). Coordenador de Inspeo da Corregedoria Geral da Secretaria da Administrao da Bahia. Endereo eletrnico: jair.se@saeb.ba.gov.br Wilmina Achan Bacharela em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1994). Coordenadora Jurdica da Corregedoria Geral da Secretaria da Administrao do Estado da Bahia. Endereo eletrnico: wilmina.achan@saeb.ba.gov.br

Вам также может понравиться