Вы находитесь на странице: 1из 15

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

ENSINO DA HISTRIA E CULTURA AFRICANA EM SALAS DE AULA BRASILEIRA

FELIPE, Delton Aparecido (UEM) TERUYA, Teresa Kazuko (Orientadora/UEM)


Agncia Financiadora CNPq

Introduo

Em de 9 de janeiro de 2003 o Conselho Nacional de Educao (CNE) outorgou a Lei n. 10.639, que altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, a fim de incluir no currculo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro-Brasileira. A Lei

estabelece o estudo da histria da frica e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formao da sociedade nacional, resgatando a contribuio do povo negro nas reas sociais, econmicas e polticas pertinentes Histria do Brasil e, tornando-o obrigatrio no currculo escolar da educao bsica (BRASIL, 2003).

Ao pensarmos na constituio de uma educao escolar que contemple e valorize a populao negra brasileira, esse texto tem por objetivo discutir qual a importncia da insero de aspectos da histria africana no currculo escolar brasileiro.

A histria do Brasil sem o conhecimento da histria africana uma histria unilateral branca, marcada por concepes eurocntricas. Como afirma Cunha Jnior. (2006), por vezes, as essas concepes so marcadas pelos preconceitos e por concepes racistas. Para termos uma histria brasileira ampla e justa, necessria a imerso na histria e na cultura africana, visto que a sociedade brasileira resulta da imensa participao de africanos e afro-descendentes, transmitindo conhecimento material e imaterial para a cultura brasileira. 1

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Qual histria africana deve ser ensinada nas escolas? Cunha Jnior. (2006) entende que, em virtude da amplitude que tm a cultura e a histria, h um grande debate sobre qual histria africana deveria ser trabalhada na educao brasileira. A histria africana que nos interessa aquela que possibilite a compreenso do Brasil. Aquela que explique os aportes significativos dos africanos e afro-descendentes para a construo da sociedade brasileira (CUNHA JNIOR, 1999).

A histria africana deve abarcar a dinmica das sociedades africanas nos aspectos polticos, culturais e sociais, com destaque ao perodo que vai do sculo XII ao XVIII, por causa da sua incidncia mais direta na sociedade brasileira. Dar nfase totalidade do continente, de uma experincia comum a todos os africanos, justifica-se porque a separao em partes desconexas do continente africano tem servido s diversas manipulaes de idias racistas sobre esses povos.

As idias veiculadas pela histria eurocntrica apresentam os africanos como grupos isolados no meio da selva, dando a entender que so povos de menor importncia. Os conhecimentos na matemtica, na astronomia, na tecelagem, na escrita, na filosofia, na arquitetura ficam caracterizados como fatos isolados, como se no produzissem experincias histricas comuns s imensas regies, disseminadas entre os muitos povos do continente.

Novas bases para o ensino de histria da frica na educao escolar

O conhecimento de um determinado tema, na nossa perspectiva, construto social, para promover a releitura da histria africana eivada de preconceitos, necessrio questionar os conceitos solidificados no decorrer da histria, necessrio desconstruir as estereotipias que foram forjadas pelo imaginrio europeu sobre frica e seus descendentes. Como nos alerta Meneses (2007, p. 56) falar sobre a frica significa 2

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

questionar e desafiar crenas adquiridas, pressupostos afirmados e mltiplas sensibilidades.

Quando nos reportamos ao termo desconstruir, referimo-nos aos procedimentos da anlise do discurso nos moldes adotados pelo filsofo Jacques Derrida, que pretendem mostrar as operaes, os processos que esto implicados na formulao de narrativas tomadas como verdades, em geral, tidas como universais e inquestionveis. A desconstruo tem possibilitado vislumbrar com nitidez as relaes entre os discursos e o poder. Ao contrrio do que muitas pessoas pensam desconstruir no significa destruir. Desconstruir, neste caso, significa uma estratgia de demonstrar para poder mostrar as etapas seguidas na montagem. (COSTA, 2002a, p. 140).

Compreender e contextualizar as informaes sobre aspectos do continente africano , indiscutivelmente, um exerccio critico. Serrano e Waldman (2007) argumentam que existem vises estereotipadas cultivadas contra os povos africanos e suas regies. Mais do que qualquer outro continente, a frica terminou encoberta por um vu de preconceitos, que, ainda hoje, marcam a percepo de sua realidade.

O imaginrio europeu devotou para as terras africanas e para os seus habitantes um amplo leque de injunes desqualificantes, muitas vezes respaldadas pelos intelectuais europeus. A frica foi condenada ao papel de espao perifrico da humanidade.

Na realidade, os mecanismos simblicos da excluso do outro remontam de muitos sculos, estando profundamente enraizados no legado cultural europeu. Serrano e Waldman (2007) revelam que o discurso europeu a respeito da frica antigo, pode ser localizado um variado conjunto de elaboraes socioculturais. a partir desse passado remoto que se estratificou o preconceito cultivado contra o outro, personificado em diferentes momentos pelos brbaros, trtaros, mongis, ciganos, judeus, muulmanos, assim como pelos negros africanos.

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

inegvel que o mundo ocidental construiu o seu relacionamento com as populaes extraeuropias com base em preconceitos de todo tipo. Nesse particular, Cunha Jnior (1998) afirma que o continente africano foi, inegavelmente, o mais desqualificado pelo pensamento europeu. Ainda que a imagem da frica tenha variado ao longo do tempo em decorrncia de diferentes formas de relacionamento estabelecidas com os seus povos, indiscutvel que este continente foi, mais que qualquer outro, naturalizado pelo pensamento ocidental com imagens negativas e excludentes.

O embrio dessas concepes discriminatrias nos remete s formulaes surgidas na antiguidade clssica. Para os antigos gregos e romanos, a frica compreendia as terras situadas entre os pases atuais Lbia e Marrocos, habitados por povos de idioma berbere (o termo no designa nenhuma etnia, diz respeito a um grupo de lnguas que integra a famlia afro-asitica). Desse modo, refere-se a povos cujas caractersticas so, em alguns contextos, muito discrepantes entre si. Seria o caso dos garamantes, nmidas, lbios e mauritnios, costumeiramente mencionados nas crnicas e documentos do Imprio Romano. Recorda-se que o termo berbere deu origem palavra, brbaro, para identificar as populaes cuja lngua e cultura eram consideradas inferiores em relao s greco-romanas, consideradas como padro hegemnico. (SERRANO; WALDMAN, 2007).

Historicamente, o regime de estereotipias imposto frica foi reforado pela distncia e relativo isolamento do continente em relao ao resto do mundo europeu. A frica, em particular a frica negra ou Subsaariana, constitua um domnio nebuloso, por causa das informaes fragmentrias e distorcidas. As imagens do continente africano, construdas pelo imaginrio medieval, suscitavam todo o tipo de objees. Assolados pelo calor inclemente, os territrios meridionais estariam infestados de monstros e outros seres fabulosos, coabitando com grupos de semi-humanos ou de humanos inferiores. Decididamente, o quadro construdo pelo imaginrio social europeu relacionado frica foi contemplado com estigma da subalternidade. No de admirar que as representaes confirmem uma pretensa inferioridade.

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Na modernidade, o rebaixamento da frica relaciona-se intimamente s demandas da sociedade capitalista ocidental, que, de modo contnuo, reapresenta para o continente a condio perifrica do sistema de produo de mercadorias. Desse modo, se, no perodo do mercantilismo, foi reservado frica o papel subalterno de fornecer mo-de-obra compulsria para a monocultura aucareira e para a extrao de metais e pedras preciosas, com a hegemonia do capitalismo industrial, o continente novamente subalternizado, enquadrado na condio de manancial de mo-de-obra barata e de fornecedor de matrias primas para as potncias industriais. Nesse sentido, a necessidade de justificar o domnio europeu induziu e foi mantida mediante o desenvolvimento de teorizao que, apelando para as distores conceituais, desqualificava o legado africano em todos os sentidos.

Se, no perodo mercantilista, a frica reunia caractersticas espirituais, religiosas e elementos fabulosos inscritos no seu espao geogrficos, na fase do capitalismo industrial, a carncia de civilizao, o principal argumento para sua estereotipia. Nessa perspectiva, o continente africano passa ser visto como, de fato, deveria ser entendido: um continente simplesmente carente de civilizao.

Mais uma vez, a frica foi alvo da poltica de hierarquizao do conhecimento imposto pelas expectativas do mundo europeu e, agora, a constituio do discurso desclassificatrio voltado a frica de que ela no era civilizada, cabendo ao europeu levar a civilizao ao continente africano. A frica foi inteiramente retalhada e distribuda entre as potncias coloniais, que reorganizaram o espao africano aos seus interesses, ignorando todo e qualquer arranjo espacial anterior. Segundo Serrano e Waldman (2007), com exceo da Etipia, a totalidade do continente ficou de uma forma ou de outra, sob os interesses econmicos e polticos do imperialista ocidental. No sem motivo, a frica passou a ser conhecida como o continente colonial por excelncia.

Com as imagens elaboradas pelo mercantilismo e pelo capitalismo industrial no psguerra, no contexto da independncia dos pases do continente africano, propagou-se 5

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

uma nova leitura desqualificante da frica. Atualmente, o continente continua dominado pela pobreza, pelo subdesenvolvimento, pelas doenas, pelas guerras entre os grupos sociais ali viventes, pelos golpes de Estado contnuos, pelo analfabetismo, pelos refugiados da seca e da falta de perspectivas. Em um mundo desigualmente unificado pela globalizao, como todas as desprezadas regies meridionais do planeta, a frica ainda integra a periferia de flagelos sociais.

Nesta nova elaborao plena de estereotipias negativas, o futuro no reservaria nenhuma benesse para o continente, condenado, a priori, estagnao. Tal como leituras anteriores, essa nova coleo de imagens associa-se a um ideolgico, pelo qual a frica seria incapaz de conduzir o prprio destino. Ela deve, portanto, continuar a apelar para o Ocidente na busca de solues para os seus problemas. Como nas imagens anteriores, a viso estereotipada sobre a frica e seus povos, por meio de um discurso generalizante e excludente, utiliza-se dos preconceitos e das falsas concepes. Objetivamente, essas perspectivas trabalham em prol da confirmao da submisso da frica ao mundo ocidental e s suas expectativas econmicas, sociais e polticas.

Como vimos, todas as construes elaboradas sobre a frica nunca se distanciaram da ambio de domin-la e de configur-la como contraponto de uma Europa que se arrogava um papel dominante. Ademais, para submeter o que quer que seja, necessria, antes de tudo, a iniciativa de concretizar-se no nvel do imaginrio, preferivelmente de modo a distorcer a compreenso do outro, habilitando, desse modo, a irrupo de uma ideologia de dominao.

Conversas sobre o ensino da histria africana nas salas de aula brasileiras

Por que estudar a histria e a cultura africana nas escolas brasileiras? Se o Brasil fosse um pas sem nenhuma parcela de afro-descendentes negros, no seria surpreendente que os currculos escolares dispensassem estes contedos. Mesmo assim, por razes da histria da humanidade ou mesmo da histria econmica do capitalismo, seria indispensvel um conhecimento da histria africana. Surpreendente que o Brasil, 6

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

sendo

um pas que

tem cerca da metade de sua populao que reconhece sua

ancestralidade no continente africano, no tenha o ensino sobre os aspectos da histria africana na constituio de seu currculo escolar.

Podemos postular que a Lei 10.639/2003 aponta a necessidade de construo da histria do mundo na formao dos docentes. Meneses (2007) argumenta que se trata da

(re)construo de uma outra histria que considere no s a perspectiva eurocntrica dominante, ampliando as possibilidades de conhecimento inseridos escolar. no currculo

Em nossa perspectiva, no definimos certos conhecimentos como vlidos e verdadeiros, enquanto que outros so considerados suprfluos e irrisrios. Cabe escola a tarefa de pensar possibilidades de acesso s diferentes culturas, no no sentido de incluir em seu calendrio datas exclusivas para trabalh-las, mas no sentido de possibilitar a compreenso sobre as h diferenas e semelhanas entre uma cultura e outra. As relaes de disputa por posies sociais e conhecimentos so carregadas de interesses particulares inerentes tanto sua prpria cultura quanto s outras. Por isso, necessrio que os alunos conheam a cultura de outros grupos e a histria de sua prpria cultura em um processo de interao e alteridade.

Para o entendimento da histria econmica, poltica e cultural do Brasil, tambm necessrio consultar a histria e a cultura africana. Sem estes elementos, temos uma histria parcial, distorcida e promotora de racismos. A razo que justifica a excluso da Histria Africana nos diversos currculos nacionais das diversas modalidades e nveis de ensino o racismo. A excluso da Histria Africana uma dentre as vrias demonstraes do racismo em relao populao negra. Ela produz a eliminao simblica do africano e da histria nacional.

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Uma das motivaes que os/as pesquisadores/as e os/as docentes brasileiros devem ter para estudar a histria e a cultura africana a ausncia de sistematizao e veiculao das informaes relacionadas ao continente africano. Serrano e Waldman (2007) afirmam que essa lacuna evidente tanto na ausncia pura e simples de uma viso realista sobre o continente africano quanto em seu desdobramento direto na persistncia de uma viso estereotipada e preconceituosa que lhe impingida.

No seria demasiado afirmar que a viso distorcida sobre o continente africano e sua populao associa-se excluso de parcela pondervel da populao brasileira do pleno exerccio de seus direitos como cidados, excluso que recai de forma marcante sobre os afro-descendentes. As perspectivas excludentes desmerecem um legado

extremamente valioso.

Apesar da histria e da cultura africana no terem a devida ateno por parte dos historiadores brasileiros, que deveriam ter pautado essa discusso como uma das prioridades para compreender a formao de nosso pas, a Lei 10.639/2003 determina o que os estudos sobre temas africanistas devem alcanar em nosso pas. Nesse sentido, a frica, seus povos e suas culturas tornaram-se foco de interesse para os profissionais da educao, os quais necessitam de capacitao para perceber que a constituio da histria de um povo perpassa a dimenso do poder e do saber. Estamos diante de confrontos entre distintas experincias histricas, econmicas e culturais, em que o discurso hegemnico hierarquiza e inferioriza o discurso do outro.

Desse modo, no tocante realidade brasileira, o estudo da cultura da populao africana posiciona-se como uma contribuio direta aos diversos segmentos da populao brasileira, sobretudo da populao negra. Desde os primrdios da colonizao marcada pela discriminao racial, os negros tiveram as suas prticas ancestrais abafadas, marginalizadas e deturpadas, comprometendo, assim, a sua insero plena no processo social brasileiro.

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Essa represso cultural, camuflada pelo mito da democracia racial, desdobra-se no no reconhecimento dos valores e das prticas sociais de razes africanas, interiorizadas pelo conjunto da populao brasileira, independentemente de sua origem racial.

Os estudos da histria e cultura africana articula a realidade daquele continente com a realidade social brasileira para salientar as identidades formadoras da nossa populao, seja esta europia, indgena ou africana. Com isso, constatamos os inmeros laos que unem o Brasil ao continente africano, tais como as prticas religiosas, a msica, a dana, a oralidade, a culinria, o artesanato, as tcnicas agrcolas e a linguagem, entre outros.

Os negros na histria do Brasil: reflexes sobre o ensino de histria

A Lei 10.639/2003 foi estabelecida para garantir visibilidade ao afro-brasileiro com a finalidade de propiciar a cidadania e a igualdade racial, por meio de prticas educacionais que valorizem o outro. Ela contribui, portanto, para romper com o silncio histrico sobre a cultura e histria da populao negra brasileira. Nesse sentido, Gomes (2008) afirma que a Lei abre caminho para a construo de uma educao antirracista, rompendo com as normas discursivas centradas no europeu. A aplicao da lei implica em abrir o espao escolar para tornar legtimo falar sobre a excluso e marginalizao de um segmento social.

Mas no se trata de qualquer fala. uma fala pautada no dilogo tnico-racial no interior da escola, ou seja, que pressupe e considera a existncia do outro, como sujeito ativo e concreto. Esse outro um sujeito de direito livre expresso do seu eu. Tudo isso diz respeito ao reconhecimento de nossas identidades como sujeitos singulares em gnero, raa, idade, nvel socioeconmico e tantos outros.

Silva (1998) afirma que, ao analisar os livros didticos trabalhados na sala de aula que tratam da Histria do Brasil, percebem-se textos e figuras racistas ou preconceituosas, visto que ao reproduzirem os valores socialmente dominantes, negligenciam ou subrepresentam a parte negra da populao brasileira. Werebe (1994, p.67) elucida que a 9

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

grande maioria desses manuais, s visa reproduzir a ideologia dominante, claro que h excees, contudo raras

O autor acrescenta que uma parte dos livros didticos, ao inserirem os negros na Histria Brasil, comete deslizes que os prejudicam. Os materiais disponveis para o uso do professor restringem a populao negra escravido, esquecem que os ascendentes negros, antes de chegar ao Brasil para serem escravizados, tinham uma vivncia na frica, ou seja, o negro j era envolto em um universo cultural que iria se propagar e contribuir, significativamente, na formao da cultura brasileira.

Um dos primeiros contedos programados no ensino de histria do Brasil a chegada dos europeus Amrica a partir do sculo XV, os quais, ao terem contato com o novo mundo, procuraram explorar a riqueza natural existente na fauna e na flora. Para empreenderem a poltica de colonizao no continente americano, exploraram as populaes indgenas que aqui habitavam, submeteram estes povos escravido e desrespeitaram sua organizao social e suas prticas culturais.

Os portugueses, ao procurarem efetivar a poltica de colonizao na Amrica, trouxeram da frica para o Brasil os negros africanos, que no eram concebidas como seres humanos, mas como mercadorias a serem comercializadas e destinadas ao trabalho compulsrio, no regime de escravido.

A colonizao portuguesa se efetivou aps a dcada de 30 do sculo XVI. Apressou-se em estabelecer o domnio sobre as terras antes que outra nao, movida pela ambio tal como Portugal, o fizesse.

Nesse processo de colonizao, durante mais de trezentos anos, as populaes africanas se constituram pilares da mo-de-obra, contribuindo para a organizao da sociedade brasileira. O tratamento dado pelos europeus a estas populaes foi tambm pautado no eurocentrismo e etnocentrismo, desrespeitando as mltiplas etnias que constituam os africanos, a histria do continente de origem e as prticas culturais. 10

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Desde o Brasil Colnia, os negros trabalharam em diferentes espaos: nos engenhos, no interior das casas grandes, nas regies de minerao e nos espaos urbanos das cidades. Eles desempenhavam diversas atividades, tais como: a plantao da cana-de-acar ou alguma atividade ligada ao processamento do acar, a minerao de ouro e diamantes, o plantio do caf e cuidados com a lavoura do ouro verde brasileiro, entre outras. Nas cidades, os africanos e os crioulos exerciam diferentes funes: serviam de carregadores, trabalhavam nos servios domsticos, aprendiam ofcios e se tornavam carpinteiros, alfaiates, barbeiros, sapateiros e vendedores ambulantes e podiam ser, tambm, escravos da administrao pblica.

Os afro-brasileiros foram fundamentais na construo da sociedade e na formao do povo brasileiro, juntamente com outras etnias. Eles ajudaram a construir uma sociedade que passou por vrias transformaes ao longo do sculo XIX, marcado por diferentes fatos histricos: Independncia do Brasil, em 1822; a organizao do Estado nacional, que incentivou a poltica de imigrao para o nosso pas e, consequentemente, a substituio do trabalho escravo pelo trabalho livre; a difuso da ideologia do branqueamento; a abolio da escravido, em 1888; e o advento da Repblica em 1889. Estas transformaes no garantiram a incluso dos ex-escravos negros no mundo do trabalho, ao contrrio, foram excludos socialmente.

A liberdade chegou, porm no propiciou s populaes negras o acesso aos bens produzidos nesse processo histrico, como terra, moradia e educao, para garantir uma vida digna. Os ex-escravos negros comearam a travar uma nova luta, que era de sobreviver diante de tantas desigualdades sociais e combater o racismo na sociedade brasileira.

Diante desse contexto de adversidade e desigualdade, organizou-se o Movimento Negro ao longo do sculo XX, para lutar pelos direitos da populao negra e combater o racismo. Carneiro (1998, p.56) salienta que, desde 1910, existia no Brasil uma pequena imprensa negra que divulgava os acontecimentos sociais expressivos da comunidade 11

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

negra. Entre os primeiros peridicos, segundo a autora, estavam o Bandeirante e o Menelik. Somente aps 1918, nesses peridicos assumiram uma atitude mais agressiva, passando para a fase de conscientizao do negro e denunciando o racismo da sociedade brasileira.

Dentre os movimentos negros organizados no sculo passado, podemos destacar o surgimento, em 1931, da Frente Negra Brasileira (FNB), como um grande movimento organizado no pas; em 1978, o Movimento Unificado contra a Discriminao Racial, que, em 1979 passou a ser denominado como Movimento Negro Unificado; ambos engajados na luta pela plena cidadania da populao negra no Brasil (LODY, 2004).

Outro desafio que se imps ao povo negro na luta contra o preconceito racial foi o de combater a difuso da idia de democracia racial em nosso pas, ou seja, a teoria de que havia no Brasil um congraamento racial, o que expressaria relaes harmnicas entre as diferentes etnias que deram e do origem ao povo brasileiro.

Nessa perspectiva, os negros no tinham do que reclamar. Vale ressaltar que os movimentos negros ganharam fora aps o processo de redemocratizao do Brasil na dcada de 1980, j que essa dcada, no Brasil, significou repensar a nao. O negro mais uma vez percebeu a importncia desse momento para requerer o reconhecimento de sua participao na constituio do povo brasileiro. Um marco na histria deste perodo foi a Constituio Federal de 1988, que tornou o crime de racismo inafianvel (MALERBA, BERTONI, 2001, p. 61- 63).

A luta do Movimento Negro Unificado e de vrios grupos defensores da constituio de uma sociedade multicultural pela conscientizao de todos os setores sociais demonstra que o racismo no atinge s os negros. Enquanto processos estruturantes e constituintes da formao histrica social brasileira, o racismo est arraigado no imaginrio social e atinge negros, brancos e outros grupos tnico-raciais

12

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

A luta pela plena cidadania e pelo combate ao racismo e s prticas de discriminao racial no um problema apenas da populao negra, do afro-descendente ou do Movimento Negro. Essa luta de todos os que defendem o respeito diversidade tnico-racial, social e econmica e combatem a desigualdade ou excluso social.

Na busca pela formao de uma populao brasileira que reconhea a identidade cultural do outro e perceba que essa pode ser parte do seu eu, necessrio que o professor e a professora, alm de terem conhecimentos sobre as diversas culturas formadoras da nao, estejam comprometidos politicamente com a luta contra a discriminao dentro do espao escolar. O grande desafio como provocar nos docentes a vontade e a curiosidade por novos conhecimentos? O que fazer para que os/as professores/as e os/as alunos/as compreendam que instituir prticas curriculares que incentivem a alteridade caminho para construir uma educao menos excludente?

Enfim, ainda h um longo caminho para que o professorado, como categoria, no caia nas armadilhas da ingenuidade em acreditar na neutralidade do seu trabalho e compreenda a importncia de sua prtica educativa, de suas aes e de sua postura diante da diversidade cultural. Alm de inserir novos contedos no currculo escolar, para efetivao da Lei 10.639/2003, imprescindvel questionar e desconstruir os conhecimentos sociais j institudos nos currculos escolares.

Consideraes Finais

Para finalizar este trabalho, indagamos: faz alguma diferena para a populao negra brasileira, afirmar que os africanos formam um dos primeiros povos da humanidade ao invs de propagar que seus antepassados eram somente escravos?

Consideramos que o fato de a populao negra, particularmente as crianas, ser visualizada somente a escravido como referncia no currculo escolar, marca em suas vidas o entendimento de que os africanos escravizados no Brasil s possuam essa 13

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

histria. Uma histria de terror, de submisso e de sofrimentos, por sua vez, contribuem para que as populaes negras no se sintam identificadas com este passado, deixandolhes um legado tnico de sofrimentos e baixa auto-estima.

Ao propormos que a educao escolar ensine os aspectos da histria e cultura africana, como por exemplo: a histria dos faras negros, as construes arquitetnicas dos diversos reinos africanos pr-colonial, demonstra que a frica possua tecnologias, culturas e organizaes polticas to avanadas quanto dos europeus. Essa histria permite a construo de um novo conhecimento curricular sobre Brasil, especialmente em relao populao negra, favorecendo a construo de referenciais identitrios positivos para populao brasileira.

REFERNCIAS

BRASIL. Lei n 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, para incluir no currculo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro-Brasileira, e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio. Braslia, DF, 10 jan. 2003. BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e bases da educao nacional. Dirio Oficial da Unio. Braslia, DF, 23 dez. 1996a. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O racismo na histria do Brasil: mito e realidade. So Paulo: Atica, 1998. COSTA, Marisa Vorraber. Pesquisa-ao, pesquisa participativa e poltica cultural da identidade. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educao. Rio de Janeiro: DP&A, 2002a. CUNHA JNIOR, Henrique. Histria africana na formao dos educadores. In: Cadernos de Apoio ao Ensino. N.6, Abril de 1999. p.61 77 CUNHA JNIOR. Henrique, Histria africana para compreenso da histria do Brasil. In: Histria e cultura afro-brasileira e africana: educando para relaes tnico-raciais/ Paran. Secretria de Estado da Educao. Curitiba: SEED-PR, 2006. p. 45-56

14

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

CUNHA JUNIOR, Henrique. A histria africana e os elementos bsicos para seu ensino. IN: LIMA, Ivan Costa (Org). Negros e currculo. Florianpolis SC: NEN, 1998. (Pensamento negro em educao, n. 2) GOMES, Nilma Lino. Descolonizar os currculos: um desafio para as pesquisas que articulem a diversidade tnico-racial e a formao de professores. In: Trajetorias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currculos e culturas XIV ENDIPE; Porto Alegre Edipucrs, 2008. LODY, Raul. Cabelos de ax: identidade e resistncia . Rio de Janeiro: Editora SENAC Nacional, 2004. MALERBA, Jurandir; BERTONI, Mauro. Nossa gente brasileira. Campinas, SP: Papirus, 2001. MENESES, Maria Paula G. Os espaos criados pelas palavras Racismo, etnicidades e encontro colonial. In GOMES, Nilma Lino (Org.). Um olhar alm das fronteiras: educao e relaes raciais. Belo Horizonte: Autntica, 2007, p. 23-37. SERRANO, Carlos; WALDMAN, Mauricio. Memrias dfrica: a temtica africana em sala de aula. So Paulo: Cortez, 2007. SILVA, Ana Clia da. Desconstruindo a discriminao do negro no livro didtico. Salvador: EDUFBA, 1998.

15

Вам также может понравиться