Вы находитесь на странице: 1из 5

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Portugus


12. Ano de Escolaridade Prova 639/1. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
8 Pginas

2010
VERSO 1
Na folha de respostas, indique, de forma legvel, a verso da prova. A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens do Grupo II. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar, de forma inequvoca, aquilo que pretende que no seja classificado. No permitido o uso de dicionrio. Escreva, de forma legvel, a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser identificadas so classificadas com zero pontos. Ao responder, diferencie correctamente as maisculas das minsculas. Se escrever alguma resposta integralmente em maisculas, a classificao da prova sujeita a uma desvalorizao de cinco pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas, o nmero do item; a letra que identifica a nica opo correcta. Para responder aos itens de associao/correspondncia, escreva, na folha de respostas, o nmero do item; a letra que identifica cada elemento da coluna A e o nmero que identifica o nico elemento da coluna B que lhe corresponde.

Prova 639.V1 Pgina 1/ 8

GRUPO II
Leia o texto seguinte. 1

10

15

20

25

Cames viveu a fase terminal da expanso portuguesa e, depois, a da decadncia e do desmoronamento poltico do seu pas. (...) Mas, ao mesmo tempo, Cames viveu um perodo intelectual singular da histria sociocultural, econmica e poltica de Portugal, da Europa e do Mundo. (...) Com as navegaes, os homens acabavam de adquirir novas dimenses, muitas vezes contraditrias, para o pensamento, e novos horizontes, muitas vezes alucinantes, para a sua errncia, o que tornava possvel a mistura de vontade e audcia, especulao e riqueza, viagem e perigo, livre-arbtrio e fatalismo. Tudo isso os levava a viver dramaticamente uma poca em que os mais esclarecidos viam a aventura portuguesa como uma forma de expanso europeia sob o denominador comum que lhes era possvel conceber: a propagao da f crist. (...) A ideologia dominante, consciente do alcance universal das descobertas portuguesas e comparando-as s narrativas fabulosas dos feitos hericos da antiguidade clssica, conclua pela superioridade das expedies modernas e aspirava a v-las cantadas sob o modelo clssico da epopeia, dimenso que faltava ainda glria que tais feitos mereciam e que poderia faz-la valer em toda a parte. A viagem de Bartolomeu Dias (passagem do Cabo da Boa Esperana, em 1488), quatro anos antes de Colombo e muito mais do que a jornada deste, abriu novas perspectivas para a revoluo da noo de espao planetrio, podendo, por isso, ser justamente considerada o limiar de uma nova era. Dez anos depois, a viagem de Vasco da Gama (1497/98) tinha sido a que mais radicalmente contribura para a transformao da civilizao europeia e da Histria do Mundo. E houvera ainda, ao longo de dcadas, muitas outras viagens portuguesas da maior importncia. Mas faltava ainda a dimenso da glorificao pela criao artstica, relativamente aos feitos de que provinha to grande transformao (...) e que haviam gerado to grande massa de informaes acumuladas sobre os descobrimentos portugueses, informaes essas que todos, prncipes, homens polticos e de cincia, eclesisticos e intelectuais, aventureiros, viajantes, marinheiros, piratas, diplomatas e espies, buscavam avidamente na Europa.
Vasco Graa Moura, Cames e os Descobrimentos, in Oceanos, n. 10, Abril, 1992 (adaptado)

Seleccione, em cada um dos itens de 1 a 7, a nica opo que permite obter uma afirmao adequada ao sentido do texto. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo correcta. 1. Em relao s proezas exaltadas na antiguidade clssica, os contemporneos de Cames consideraram a expanso portuguesa de importncia (A) similar. (B) irrelevante. (C) superior. (D) inconcebvel.

Prova 639.V1 Pgina 4/ 8

2. A aventura portuguesa entendida como uma forma de divulgao do cristianismo traduz o pensamento da classe mais (A) inculta. (B) instruda. (C) poderosa. (D) belicosa.

3. A passagem do Cabo da Boa Esperana, no sculo XV, (A) marcou o trmino da aventura portuguesa. (B) constituiu um hiato na evoluo do conhecimento. (C) marcou o comeo de uma nova poca. (D) constituiu um embargo ao avano cientfico.

4. As expresses textuais expanso portuguesa (linha 1), aventura portuguesa (linha 9), descobertas portuguesas (linha 11) e descobrimentos portugueses (linha 23) contribuem para a coeso (A) frsica. (B) lexical. (C) interfrsica. (D) temporal.

5. Os termos livre-arbtrio (linha 8) e fatalismo (linha 8) mantm entre si uma relao semntica de (A) equivalncia. (B) hierarquia. (C) oposio. (D) incluso.

6. Em para a sua errncia (linhas 6 e 7) sua remete para (A) as navegaes (linha 5). (B) os homens (linha 5). (C) o pensamento (linha 6). (D) novos horizontes (linha 6).

Prova 639.V1 Pgina 5/ 8

7. A forma verbal haviam gerado (linha 22) encontra-se no (A) pretrito mais-que-perfeito composto do indicativo. (B) pretrito mais-que-perfeito do conjuntivo. (C) pretrito perfeito composto do indicativo. (D) pretrito perfeito do conjuntivo.

8. Faa corresponder a cada segmento textual da coluna A um nico segmento textual da coluna B, de modo a obter uma afirmao adequada ao sentido do texto. Escreva, na folha de respostas, as letras e os nmeros correspondentes. Utilize cada letra e cada nmero apenas uma vez.

COLUNA A

COLUNA B

(1) o enunciador constri uma relao de simultaneidade com a escrita da epopeia. (2) o enunciador fundamenta a ideia exposta no segundo pargrafo do texto. (a) Com o conector Mas (linha 2), (b) Ao usar o pronome tono os (linha 8), (c) Ao usar parnteses (linha 15), (d) Ao mencionar a viagem de Bartolomeu Dias, a de Vasco da Gama e outras viagens portuguesas, nas linhas 15 a 20, (e) Com o advrbio avidamente (linha 25), (3) o enunciador introduz uma perspectiva de outro autor, relativamente aos factos apresentados. (4) o enunciador clarifica a referncia de uma expresso nominal. (5) o enunciador desvaloriza a importncia dos factos apresentados. (6) o enunciador introduz uma relao de contraste. (7) o enunciador introduz um modificador do predicado. (8) o enunciador retoma um referente expresso na primeira linha do pargrafo.

Prova 639.V1 Pgina 6/ 8

GRUPO II ................................................................................................................................................. 50 pontos


Neste grupo, deve tambm ser considerada, para efeitos de classificao, a resposta em que o examinando, embora no respeitando a instruo dada, registe a resposta correcta de forma inequvoca, atravs de um processo diferente do requerido.

Chave

Item 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Verso 1 (C) (B) (C) (B) (C) (B) (A)

Verso 2 (B) (C) (B) (D) (B) (A) (C)

Pontuao 5 5 5 5 5 5 5

8. ...................................................................................................................................................... 15 pontos
Nveis de desempenho 3 2 1

Descritores do nvel de desempenho Estabelece quatro ou cinco correspondncias correctas. Estabelece duas ou trs correspondncias correctas. Estabelece uma correspondncia correcta.

Pontuao 15 9 3

Chave
Coluna B Verso 1 (6) (8) (4) (2) (7) Verso 2 (7) (6) (8) (3) (2)

Coluna A (a) (b) (c) (d) (e)

Prova 639 Pgina C/10/ 14

Вам также может понравиться