Вы находитесь на странице: 1из 5

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de maro

Prova Escrita de Portugus


12. Ano de Escolaridade Prova 639/2. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
8 Pginas

2012
VERSO 1

Na folha de respostas, indique, de forma legvel, a verso da prova (Verso 1 ou Verso 2). A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens de 1.1. a 1.7. do Grupo II. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. No permitida a consulta de dicionrio. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Ao responder, diferencie corretamente as maisculas das minsculas. Se escrever alguma resposta integralmente em maisculas, a classificao da prova sujeita a uma desvalorizao de cinco pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a opo escolhida. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova. A ortografia dos textos e de outros documentos segue o Acordo Ortogrfico de 1990.

Prova 639.V1/2. F. Pgina 1/ 8

GRUPO II
Leia o texto seguinte. Em caso de necessidade, consulte o glossrio apresentado a seguir ao texto. 1

10

15

20

25

30

35

possvel (e at bastante provvel) que o nosso tempo se caracterize por um esvaziamento do significado das palavras ou, no mnimo, do seu impacto. Como se todos os limites da linguagem tivessem h muito sido transpostos, comprimindo as margens de uma transgresso em tempos celebrada (e ocasionalmente praticada) por vanguardas estticas e artistas malditos; e como se, num domnio simblico crescentemente dominado por regimes de imagem cada vez mais acelerados e potentes, pouco espao sobrasse para a desmedida ambio que certas palavras transportam. certo que o amortecimento desse impacto no equivale a uma rarefao, pois notrio que as palavras se multiplicaram e esto agora em todo o lado, digitais ou analgicas, impressas, pixelizadas, projetadas nossa volta, preenchendo e saturando de significados o nosso quotidiano, sorrindo-nos, persuadindo-nos, seduzindo-nos com promessas ou governandonos com imperativos. Simplesmente (e h muito pouco de simples nisto), as palavras servem agora sobretudo de complemento e suporte de imagens, quando no as integram, tornando-se elas prprias um elemento grfico. , por isso, inteiramente lcito que nos interroguemos sobre a relao possvel entre o esvaziamento das palavras e a sua subordinao hegemonia das imagens, das quais se diz agora valerem, cada uma delas, mais do que mil palavras, num cmbio to duvidoso quanto sugestivo. Este esvaziamento das palavras particularmente relevante quando nos debruamos sobre a coisa-manifesto, essa espcie de cometa feito de palavras e lanado em direo ao planeta Terra a uma velocidade vertiginosa e imparvel. Porque feito de palavras, o manifesto deve (tem de) contar com a sua solidez e acutilncia, pois s com as palavras certas se torna possvel rasgar o manto de conformismo, tdio, banalidade, injustia ou infmia contra o qual se dirige. As palavras e a sua capacidade de detonao e perfurao so a plvora sem a qual o manifesto seria incapaz de se lanar conquista do mundo, a artilharia necessria para derrubar a grande muralha da China que perante ele se ergue, ameaadoramente estvel e indestrutvel, protegendo o Imprio do Meio dos seus brbaros vizinhos. Certas palavras, sabido, so capazes das mais ousadas proezas, podem ferir e doer, tornam-se imprevisveis e indomveis assim que abandonam a lmpada mgica onde se encontravam abrigadas. Pense-se em termos como honra, f, verdade, razo, liberdade, progresso ou revoluo, para mencionar apenas alguns dos mais bvios, e siga-se o respetivo percurso histrico: quantas vidas foram capazes de determinar e moldar com o seu misterioso poder encantatrio, quantas batalhas, disputas, intrigas, escolhas e mudanas operaram ao longo dos tempos. A banalizao das palavras surge como algo novo e sem precedentes, um estado de coisas cujo alcance estamos longe de aferir, ainda que o seu impacto se apresente inegvel.
www.teatromariamatos.pt (adaptado) (consultado em 23 de janeiro de 2012)

GLOSSRIO acutilncia (linha 21) qualidade do que penetrante. Imprio do Meio (linha 26) nome ancestral dado China. rarefao (linha 8) diminuio da densidade ou da quantidade.

Prova 639.V1/2. F. Pgina 4/ 8

1. Para responder a cada um dos itens de 1.1. a 1.7., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero de cada item e a letra que identifica a opo escolhida. 1.1. A diminuio do impacto das palavras, referida ao longo do texto, deve-se (A) rarefao das imagens. (B) supremacia das imagens. (C) rarefao das palavras. (D) supremacia das palavras. 1.2. No terceiro pargrafo, a referncia ao manifesto (A) ilustra as consequncias do esvaziamento das palavras. (B) justifica o amortecimento do impacto das palavras. (C) exemplifica a banalizao das palavras. (D) comprova o poder das palavras. 1.3. No contexto em que ocorre, a associao da coisa-manifesto (linha 19) a uma espcie de cometa (linha 19) enfatiza, entre outras qualidades, (A) a luminosidade. (B) a violncia. (C) a durabilidade. (D) a persistncia. 1.4. Na expresso lmpada mgica (linha 28), o autor utiliza uma (A) comparao. (B) hiplage. (C) metfora. (D) perfrase. 1.5. No contexto em que ocorrem, as palavras plvora e conquista (linhas 23 e 24) (A) pertencem ao mesmo campo lexical. (B) estabelecem uma relao de hiperonmia/hiponmia. (C) pertencem ao mesmo campo semntico. (D) estabelecem uma relao de holonmia/meronmia.

Prova 639.V1/2. F. Pgina 5/ 8

1.6. O conector assim que (linha 28) introduz uma ideia de (A) concluso. (B) comparao. (C) tempo. (D) modo. 1.7. Com o uso das aspas nas linhas 29 e 30, pretende assinalar-se (A) o incio e o final de uma citao. (B) o uso irnico de certas palavras. (C) o recurso a palavras invulgares. (D) o valor de significao das palavras.

2. Responda de forma correta aos itens apresentados. 2.1. Identifique a funo sinttica desempenhada pela expresso o nosso quotidiano (linhas 10 e 11). 2.2. Indique o antecedente do determinante possessivo que ocorre em a sua subordinao hegemonia das imagens (linhas 15 e 16). 2.3. Classifique a orao ainda que o seu impacto se apresente inegvel (linha 35).

Prova 639.V1/2. F. Pgina 6/ 8

GRUPO II.................................................................................................................................... 50 pontos


Os itens deste grupo visam avaliar competncias e contedos relativos leitura e ao funcionamento da lngua. Critrios especficos de classificao Neste grupo, deve tambm ser considerada, para efeitos de classificao, a resposta em que o examinando, embora no respeitando a instruo dada, registe a resposta correta de forma inequvoca, atravs de um processo diferente do requerido. Se a resposta contiver dados que revelem contradio em relao aos elementos considerados corretos, ou se apresentar dados cuja irrelevncia impossibilite a identificao objetiva dos elementos solicitados, atribuda a classificao de zero pontos. Nos itens em que se solicita o uso de terminologia lingustica, no se aceitam respostas que contenham abreviaturas ou representaes ortogrficas incorretas dos termos.

Chave
Item 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 1.7. 2.1. 2.2. 2.3. Verso 1 (B) (D) (B) (C) (A) (C) (D) Complemento direto das palavras (Orao) subordinada (adverbial) concessiva Verso 2 (D) (A) (D) (B) (C) (A) (B) Pontuao 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5

Prova 639/2. F. Pgina C/12/ 15

Вам также может понравиться