Вы находитесь на странице: 1из 2

ALUNO(A) : PROF: ADELMARIO SILVA DATA : 16/12/2009

R E V I S O

FSICA - COVEST 2FASE


1)(Covest-2009/2fase) Um estudante de fsica deseja localizar o ponto mdio entre duas encostas de um vale. A figura mostra uma vista de cima das encostas e a posio do estudante. Ele faz explodir uma pequena bomba e registra os intervalos de tempo tD = 1,5 s e tE = 0,50 s, respectivamente, entre a exploso e os primeiros ecos do lado direito (D) e do esquerdo (E). Sabendo-se que a velocidade do som vale v = 340 m/s, calcule a distncia perpendicular, d, entre a posio da exploso e a linha mdia, em metros. Suponha que o ar est parado em relao ao solo.

2)(Covest-2002/2Fase)A figura abaixo ilustra as posies de dois carros que se movem no mesmo sentido, ao longo de estradas retilneas e paralelas. O carro A tem movimento uniforme, enquanto B desloca-se com movimento uniformemente variado, ambos partindo do repouso em t = 0s. Qual a velocidade de B, em km/h, no instante em que ele alcana o carro A?

3)(Covest-2005/2Fase) No instante t = 0 um menino lana uma pedra para cima. Aps 1,0 s, o movimento da pedra ainda ascendente com uma velocidade que a metade da velocidade inicial de lanamento. Supondo que o atrito com o ar pode ser desprezado, calcule a altura 2 mxima atingida pela pedra, em metros. Adote g = 10 m/s .

4)(Covest-2000/2Fase) Um remador est descendo um rio com velocidade de 3m/s em relao margem. A velocidade da correnteza de 0,50m/s em relao margem. Em um determinado instante o vento atira o bon do remador, no rio, a uma distncia de 17,5m em linha reta, sua frente. Em quantos segundos o remador alcanar o bon deslocando-se em linha reta? 5)(Covest-2002/Fs1) Numa partida de futebol, uma falta cobrada de modo que a bola lanada segundo um ngulo de 30 com o gramado. A bola alcana uma altura mxima de 5,0 m. Qual o mdulo da velocidade inicial da bola em km/h? Despreze a resistncia do ar.

6)(Covest-2009/2Fase)A figura mostra um grfico da velocidade de uma partcula de massa m = 0,5 kg em funo do tempo. Calcule o mdulo da fora resultante sobre a partcula, no instante t = 4 s, em newtons.

7)(Covest-2006/2Fase) Uma vassoura, de massa 0,4 kg, deslocada para a direita sobre um piso horizontal como indicado na figura. Uma fora, de mdulo Fcabo = 10 N, aplicada ao longo do cabo da vassoura. Calcule a fora normal que o piso exerce sobre a vassoura, em newtons. Considere desprezvel a massa do cabo, quando comparada com a base da vassoura.

8)(Covest-2001/2Fase) Um corpo de massa 10 kg move-se sobre 2 uma mesa com uma acelerao de 2,0 m/s . Um segundo corpo de massa 2,0 kg escorrega sobre a face superior do primeiro com 2 acelerao de 5,0 m/s e est submetido a uma fora horizontal F. O coeficiente de atrito cintico entre a superfcie da mesa e a superfcie do corpo mais pesado 0,2. Calcule o mdulo da fora F, em N.

9)(Covest-1997/2Fase) Um automvel de 1000 kg tem um motor de 70 kW. se o motor desenvolve esta potncia velocidade de 36 km/h, 2 qual a acelerao mxima, em m/s ,que o carro poderia ter nesta velocidade se toda a potncia fornecida pelo motor fosse aproveitada para o movimento? 10)(Covest-2007/2Fase) Uma bolinha de massa m = 200 g largada do repouso de uma altura h, acima de uma mola ideal , de constante elstica k = 1240 N/m ,que est fixada no piso(ver figura). Ela colide com a mola comprimindo-a por X = 10 cm. Calcule,em metros,a altura inicial h. Despreze a resistncia do ar.

11)(Covest-2002/2Fase) Um pequeno disco A, de massa mA = M e velocidade VA, desliza em uma pista sem atrito como indicado na figura. Na parte horizontal da pista, ele colide com outro pequeno disco B, de massa mB = 3 M, que se encontra em repouso no ponto P. Se a coliso completamente inelstica, os dois discos aderem um ao outro e se elevam at uma altura H = 5 cm. Determine a velocidade inicial VA, em m/s.

VA mA mB P H

Вам также может понравиться