Вы находитесь на странице: 1из 38

PCI/1103/2.

O que Realmente Ensina a Bblia?

Cu E Inferno

um servio educacional de interesse pblico, editado pela Igreja de Deus Unida, uma Associao Internacional.

ESTA PUBLICAO NO PARA SER VENDIDA.

2007, 2011 Igreja de Deus Unida, uma Associao Internacional Todos os direitos reservados. Impresso nos E.U.A. As Escrituras aqui citadas, salvo referido em contrrio, so extradas da verso da Bblia Portuguesa por Joo Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida (ARC), SBB 1998.

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Introduo 3

ndice
3 Introduo 6 A Verdade Bblica sobre a Alma Imortal 11 13 15 26 28 31 32 34 42 43 45 48 49 51 62 Ensina a Bblia que temos uma Alma Imortal? A Histria do ensino de alma imortal Um Deus de Amor Punir as Pessoas no Inferno para Sempre? Escrituras Mal Entendidas Lzaro e o Homem Rico: Prova o Cu e o Inferno? Sero Algumas Pessoas Torturadas para Sempre num Lago de fogo? O tormento dos mpios Durar para Sempre? Fala a Bblia de um Fogo do Inferno Que Dura para Sempre? Crena Pr-Crist de Ir para o Cu Aps a Morte O Desejo de Paulo de Partir e Estar com Cristo Foi Elias para o cu? H Seres Humanos Salvos no Cu? O Ladro na Cruz Foi Enoque levado para o Cu? Cristo e os Escritores Bblicos Comparam a Morte com o Dormir

Introduo
maioria das religies e organizaes religiosas incluindo a maior parte das denominaes Crists, ensinam que as pessoas boas quando morrem vo para uma espcie de paraso, algures no cu, que , geralmente descrito como um lugar de incomparvel felicidadeo paraso perfeito. Este o ensinamento comum e as pessoas acreditam, que uma vez l, sero felizes para sempre. Contudo e apesar de ser considerado um lugar to maravilhoso como se ensina, ningum tem pressa de ir para l. A morte que, de acordo com a maioria das crenas tradicionais, a porta de acesso ao cu, igualmente por todos, tida como algo que devemos evitar a todo o custo. Atravs das cincias mdicas fazemos tudo para adiar a morte, tanto quanto possvel. Se houvesse um expresso para o cu, no lhe parece estranho que quase ningum compraria bilhete? No acham que a maioria das pessoas prefeririam continuar a viver aqui, na terra, perante a hiptese de passar a viver no cu? As nossas aces indicam que esta seria a escolha da maioria de ns.
Uma eternidade fazendo o qu?

36 o Cu a Recompensa de Deus para os Justos?

53 A Ressurreio: A Promessa de Deus de Vida Depois da Morte 64 O Seu Maravilhoso Futuro

Verses Bblicas

As escrituras citadas so extradas da verso da Bblia Portuguesa por Joo Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida (ARC). Quando outra verso usada, a verso bblica referenciada com as seguintes abreviaes: ARA Almeida Revista e Atualizada ACF Almeida Corrigida Fiel BLH Bblia na Linguagem de Hoje NVI Nova Verso Internacional

Talvez a razo da relutncia em passar para a outra vida, depois da morte, esteja no facto de que ainda ningum demonstrou de modo convincente, o que faro as pessoas justas quando chegarem ao cu. Se acaso vamos l estar o resto da eternidade; no de estranhar que Deus no nos tenha informado, na Bblia, o que l nos espera? Gastaremos todo o nosso tempo tocando harpa? Ficaremos ali sentados, simplesmente contemplando Deus? Estes so dois conceitos populares acerca do cu, mas a maioria das pessoas no consegue sequer imaginar fazer qualquer um deles por toda a eternidade. Afinal, a eternidade muito tempo! Deveramos talvez perguntar-nos, se estes conceitos comuns tm a sua origem na Bblia. Muitas pessoas que esperam ir para o cu admitem que pouco podem encontrar nas Escrituras acerca do que

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Introduo 5

podem esperar quando l chegarem. O historiador e autor Britnico, Paul Johnson pe assim a questo: O cu . . . carece de real motivao. Efectivamente no tem qualquer tipo de definio. um grande logro da Teologia ( Procura de Deus [The Quest for God], 1996, pg. 173). Se o cu o objectivo de Deus para os seus servos, porque que Ele revelou to pouco acerca disso na Sua Palavra, a Bblia? H uma excelente razo para este vazio nas Escrituras sobre o que faro no cu os salvosaqueles que sero poupados de alguma forma da punio eterna. uma razo simples: A Bblia no diz que os justos recebero o cu como recompensa. Como veremos, a Bblia revela, que Deus tem um propsito diferente em mentealgo incomparavelmente melhor e superior a tudo que as pessoas possam conceber como sendo o cu.
Questes difceis sobre o inferno

O cu, porm, no o nico problema quando consideramos as opinies populares sobre o tema: a vida depois da morte. E quanto aos mpiosaqueles, que de acordo com o conceito comum nas diferentes Igrejas, no fazem parte do grupo dos salvos? O que lhes acontecer? Muitos professos cristos acreditam que estes mpios vo para o fogo do inferno por tempo interminvel. Eles dizem que isso que a Bblia ensina. Precisamos aqui de colocar A Bblia no diz uma simples questo: Ser que um Deus misericordioso que os justos infligiria to grande dor e tormento a seres humanos, por recebero o cu milhes e milhes de anos como recompensa. por toda a eternidade? Seria o grande Deus, criador do universo, to insensvel e indiferente? Ainda que o salrio do pecado a morte (Romanos 6:23), o Deus de amor, justia e misericrdia no quer que algum, mesmo o perverso incorrigvel, sofra em agonia por toda a eternidade.

A Bblia realmente diz que Deus tem determinado um dia em que com justia h de julgar o mundo (Actos 17:31). Naquele tempo, aqueles que aceitaram Cristo como seu salvador, recebero a vida eterna; porque em nenhum outro h salvao, porque tambm debaixo do cu nenhum outro nome h, entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (Actos 4:12). Mas o que vai acontecer, naquele dia, com as Mas o que vai aconpessoas que nunca tiveram a oportunidade de tecer com as pessoas ouvir falar deste nome? que nunca tiveram a Sero eles lanados, gritando, no inferno junta- oportunidade de ouvir mente com aqueles que, intencionalmente odia- falar de Jesus Cristo? ram e desprezaram Deus? Os que se declaram Sero eles lanados cristos so somente uma no inferno? minoria da populao da terra; que, no seu total no excede os 28 por cento da populao mundial. Dos outros 72 por cento, a esmagadora maioria, nunca tiveram a oportunidade para se arrependerem sinceramente e aceitar Cristopara muitos deles, sem dvida, a nica causa o lugar onde vivem. Milhes de seres humanos, atravs dos sculos, da mesma maneira nunca tiveram a mesma oportunidade por causa da poca em que viveram. Seria acertado e justo da parte de Deus, sujeit-los ao mesmo castigo que Ele reserva para aqueles que O rejeitam e se tornam em Seus inimigos? Estas perguntas no so triviais nem meras hipteses; elas afectam a maior parte das pessoas que alguma vez viveram. Quando analisadas, as respostas tradicionais tm reais implicaes sobre o carcter, natureza e julgamento do prprio Ser que os Cristos dizem adorar; precisamos encarar estas questes directa e honestamente. No j tempo de examinarmos a verdade contida na Bblia a respeito de to importante tema, Cu e Inferno? Acompanhe-nos nesta jornada atravs das pginas da histria e da vossa Bblia. Encontrar as mais surpreendentes respostas!

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

A Verdade Bblica sobre a Alma Imortal 7

A Verdade Bblica sobre a Alma Imortal

s crenas tradicionais acerca de Cu e Inferno baseiam-se essencialmente num ensino:que todos tm uma alma imortal que, necessariamente, vai para algum lugar, logo que a sua vida fsica termine. Esta crena no se limita ao Cristianismo tradicional. Todas as religies afirmam que existe um componente da pessoa humana que continua vivendo depois de terminada a vida fsica (Escritura Mundial, Antologia Comparativa dos Textos Sagrados [World Scripture: A Comparative Anthology of Sacred Texts], Andew Wilson, editor, 1995, pg. 225). Por outras palavras, geralmente todas as religies acreditam em alguma forma de existncia imortal; um esprito que vive separadamente depois da morte do corpo. A maioria dos professos Cristos chamam a isso: a alma imortal. No entender apropriadamente este assunto a principal razo para as crenas que prevalecem sobre o cu e inferno. Se algo imortal existe no ser humano, deve deixar o corpo quando a pessoa morre. A idia tpica acerca de cu e inferno, tem como seu fundamento a crena numa alma imortal que, na ocasio da morte, deixa o corpo. Mas o que diz a Bblia sobre a existncia de uma alma imortal? Tem esta crena algum fundamento nas Escrituras? Muitos ficam admirados ao tomar conhecimento de que as palavras imortal e alma nunca aparecem juntas em nenhuma parte da Bblia. . . . Telogos admitem francamente que a expresso alma imortal no est na Bblia, mas particularmente declaram que as Escrituras presumem a imortalidade de toda a alma (O Fogo que Consome [The Fire That Consumes], Edward Williams Fudge, 1994, pg. 22 nfase nossa). Que to importante suposio no esteja ensinada na Bblia no mnimo surpreendente, considerando o modo confiante como Telogos sustentam esta doutrina. Se no se encontra na Bblia, onde est ento a origem desta idia? O Novo Dicionrio Bblico [New Bible Dictionary] d-nos uma teo-

ria de onde se funda esta doutrina no bblica da alma imortal. Os gregos viam o corpo como um impedimento para a verdadeira vida e ansiavam pelo tempo quando a alma se libertaria de seus entraves. Eles tinham um conceito de vida aps a morte em termos da imortalidade da alma . . . (1996, pg. 1010 Ressurreio). De acordo com esta idia, o corpo vai para a sepultura quando morre, enquanto que a alma continua a existir como uma entidade consciente, separada do corpo. A crena numa separao da alma do corpo no momento da morte era popular na sociedade Grega e foi ensinada por um dos seus mais famosos filsofos. A imortalidade da alma foi a principal doutrina do filsofo grego, Plato . . . Para Plato, a alma . . . era autnoma e indivisvel . . . a alma existia antes do corpo que habitou e ao qual sobreviveria (Fudge, pg. 32).
Como a idia da alma imortal entrou no Cristianismo

Quando foi que entrou no mundo Cristo o conceito de imortalidade da alma? O Antigo Testamento no o ensina. A Enciclopdia Bblica Padro Internacional [The International Standard Bible Encyclopedia], explica: Somos, de algum modo, mais ou menos influenciados pela idia Grega de Plato de que o corpo morre enquanto que a alma imortal. Tal idia totalmente contrria percepo Israelita e no encontra fundamento no Antigo Testamento (1960, vol. 2, pg. 812, Morte). A Igreja do primeiro sculo, tambm no partilhou de nenhum modo esta crena. . . . a doutrina [da alma imortal] tida como um acrscimo de inovao ps-apostlica, no s desnecessria mas tambm altamente prejudicial interpretao e entendimento correcto da Bblia (Fudge, pg. 24). Se no localizamos tal doutrina na Igreja durante o tempo dos apstolos, como veio ento a ocupar um lugar to importante na doutrina Crist? Muitas autoridades reconhecem que os ensinamentos de Plato e outros filsofos Gregos influenciaram profundamente o Cristianismo. Jeffrey Burton Russell afirma: . . . a idia no bblica da imortalidade, no desaparece, antes desenvolve-se, porque Telogos . . . admiravam a filosofia Grega e encontraram nela apoio para a

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

A Verdade Bblica sobre a Alma Imortal 9

noo da imortalidade da alma . . . (Uma histria do cu [A History of Heaven], 1997, pg. 79). O Dicionrio Bblico do Intrprete [Interpreters Dictionary of the Bible], no seu artigo sobre a morte, declara que, a sada [partida] do nephesh [alma] deve ser entendido como uma figura retrica [um modo de dizer] porque no continua a existir independentemente do corpo, mas morre com ele . . . nenhum texto bblico autoriza a afirmao que a alma se separa do corpo quando este morre (1962, vol. 1, pg. 802, Morte). Devemos ento aceitar um ensino que no bblico? Muitas pessoas tm convencionado que as suas doutrinas esto baseadas na vida e ensinamentos de Jesus Cristo e na Bblia. No entanto Jesus disse numa orao a Seu Pai, . . . a Tua palavra a verdade (Joo 17:17). D Deus, ao homem, o direito de se vincular s crenas dos filsofos mundiais, e incorpor-las aos ensinamentos bblicos? Deus inspirou o apstolo Pedro a escrever: sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura de particular interpretao; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Esprito Santo (2 Pedro 1:20-21). Devemos atentar nas palavras de Cristo, dos profetas e dos apstolos, contidas nas Sagradas Escrituras, se que queremos entender a verdade a respeito da doutrina da imortalidade da alma ou qualquer outro ensino religioso. Examinemos sinceramente as Escrituras para ver o que a Bblia nos diz sobre a alma. A Alma nas Escrituras Hebraicas O Antigo Testamento ensina que a alma morre. Em Gnesis 2:7 ns encontramos que quando Ado foi criado tornou-se uma alma vivente. Em Gnesis 9:12 as mesmas palavras hebraicas, so traduzidas na verso de Almeida, Revista e Actualizada (ARA) como seres viventes e referem-se no a humanos mas a toda a espcie de animais diferentes do homem. Deus disse a Ado e a Eva, duas almas viventes, que certamente morrers se eles lhE desobedecessem (Gnesis 2:17). Deus tambm disse a Ado que Ele o fez do p da terra, e que ao p voltaria (Gnesis 3:19).

No Antigo Testamento, o homem descrito como alma (nephesh, em hebreu) mais de 130 vezes. O mesmo termo tambm usado com referncia a criaturas do mar (Gnesis 1:20-21), aves (versculo 30), e a animais terrestres, incluindo gado e criaturas rastejantes, tal como os rpteis, insectos e feras da terra (versculo 24). Conclumos ento que se argumentamos que o homem tem uma alma imortal, os animais tambm tm uma alma imortal, porquanto as mesmas palavras hebraicas so usadas tanto em referncia ao homem como ao animal. Contudo, nenhum estudioso bblico faria tal afirmao referente a animais. A verdade que o termo alma designa todo e qualquer ser vivente, quer se trate do homem ou de animais, e no separadamente como se fosse uma essncia de vida habitando temporariamente um corpo. Entre as claras afirmaes na Bblia, sobre o que sucede alma, no momento da morte, esto Ezequiel 18:4 e 18:20. Ambas passagens dizem de modo inequvoco que a alma que pecar, essa morrer (nfase nossa). Estas Escrituras no dizem somente que a alma morre, aqui a alma identificada como um ser fsico no como uma entidade espiritual separada que tem uma existncia independente do seu hospedeiro fsico. As Escrituras mostram-nos que os mortos no tm conscincia. Porque os vivos sabem que ho de morrer, mas os mortos no sabem coisa nenhuma . . . (Eclesiastes 9:5). No esto conscientes em algum outro estado ou local.
O que ensina o Novo Testamento

O Novo Testamento contm vrias declaraes que confirmam que o mpio sofrer a morte definitiva. Em Mateus 7:13-14, exortando os seus discpulos para escolherem o caminho que leva vida, Jesus afirma que o fim daqueles que no escolhem a vida a destruio; Ele contrasta esta via com o caminho dos justos, dizendo: porque estreita a porta, e apertado, o caminho que leva vida, e poucos h que a encontrem (Mateus 7:14). O apstolo Paulo tambm nos diz que o inquo morrer; em Romanos 6:20 e 21, ele ensina a respeito daqueles que so escravos do pecado: Porque o fim delas a morte. Assim aqueles que so escravos do pecado, que habitualmente

10

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Ensina a Bblia que temos uma Alma Imortal? 11

cometem pecado, podem perecer completamente. Romanos 6:23 um dos versculos da Bblia mais conhecidos, ainda assim muitas pessoas lem-no sem prestarem a necessria ateno ao que ele claramente diz, ou pretendem ver nele um significado completamente diferente, Porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. Neste versculo, o apstolo fala-nos de duas verdades cruciais: Primeiro diz que a punio do mpio a morte, no uma vida de eterno sofrimento em algum lugar; e segundo: que ns ainda no temos a vida eterna. A vida eterna o que Deus por Sua graciosa vontade nos d. Vemos neste versculo que um ser humano, enquanto fsico, no tem nada que seja imortal; Deus, necessariamente, d-nos a vida eterna por meio de nosso Salvador, Jesus o Messias. Na sua primeira carta a Timteo, Paulo diz que somente Deus tem a imortalidade (1 Timteo 6:16), e faz uma afirmao semelhante na sua carta aos Glatas: Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colher a morte. Porm, se plantar no terreno do Esprito de Deus, desse terreno colher a vida eterna (Glatas 6:8, verso da Bblia na Linguagem de Hoje [BLH]). Isto diz-nos o que acontecer: Eventualmente os pecadores iro colher a morte (corrupo), mas aqueles que obedecem a Deus, no fim recebero a vida eterna. Em Filipenses 3:18, Paulo fala dos que so inimigos da cruz de Cristo; o versculo 19 diz que o seu fim a perdio (ou destruio [BLH]), no o eterno tormento numa outra vida depois da morte. Finalmente, em 2 Tessalonicenses 1:9, Paulo afirma enfaticamente que o mpio chegar ao seu completo fim: Estes sofrero penalidade de eterna destruio, banidos da face do Senhor . . . [verso Almeida Revista e Actualizada, ARA]. , ento, o homem uma alma imortal? Ou, tem o homem uma alma imortal? A Bblia clara, e diz que o homem um ser temporrio, formado ou tomado do p da terra; no existe qualquer qualidade ou componente imortal inerente ao homem, salvo e unicamente quando o receber de Deus, mediante uma ressurreio. A Bblia esclarece que o homem se revestir de imortalidade, mas s na ressurreio (1 Corntios 15:50-54), e no no final de sua vida fsica. At quele tempo (da ressurreio) o homem nem tem mais durabilidade nem outra condio diferente da dos animais.

Ensina a Bblia que temos uma Alma Imortal?


Deus pode fazer qualquer um voltar vida nesta poca levantando-o de entre os mortos(veja: Mateus 9:23-25; 27:52; Joo 11:43-44; Actos 9:40-41; 20:9-11) ou, na vindoura. Devemos reverenciar Deus, o nico que pode anular todas as possibilidades de uma ressurreio para a vida. Quando Deus destri algum no inferno a destruio dessa pessoa total e definitiva. Que o inferno mencionado neste versculo? A palavra grega usada aqui gehenna que, por sua vez, uma combinao das palavras hebraicas Ge e Hinnom que signfica vale de Hinnom. Originalmente, refere-se a um vale situado a Sul e Sudoeste de Jerusalm onde eram adoradas pseudo-divindades pags. Parte dessa adorao idlatra consistia em sacrifcios humanos que, no raro, eram crianas (2 Crnicas 28:3; 33:6 e Jeremias 32:35). Por causa da sua reputao como um lugar abominvel, mais tarde passou a ser o lugar onde jogavam o lixo para a ser queimado. Assim Gehenna veio a ser sinnimo de um local de

lgumas pessoas acreditam que vrios pontos nas Escrituras apoiam a crena numa alma imortal. Analisemos pois algumas dessas passagens importantes e entendamos o que elas realmente dizem. Mateus 10: 28 No temais os que matam o corpo e no podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo (Mateus 10:28). Ser que neste versculo, Jesus ensina que a alma imortal? De modo algum. Se atentar um pouco mais para esta Escritura ver que Jesus, realmente, diz que a alma pode ser destruda. Aqui Jesus alerta os seus ouvintes para o julgamento de Deus: dizendo para no temer aqueles que somente podem destruir o corpo fsico do homem (soma, em Grego) mas, para temer aquele que tem o poder de destruir tambm a alma (psuche, em Grego). Falando de modo simples, Jesus tornou claro que quando um homem mata outro, essa morte apenas temporria;

12

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

A Histria do ensino de alma imortal 13

fogo; para onde se deitava fora tudo que fosse intil. Somente Deus pode destruir completamente os seres humanos, eliminando qualquer esperana de reabilitao. As Escrituras ensinam que Deus eliminar os mpios pelo fogo; reduzindo-os a cinzas (Malaquias 4:3). 1 Tessalonicenses 5:23 Para muitos, a expresso que o apstolo Paulo usou na sua primeira carta aos crentes de Tessalnica, confusa porque diz: E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso esprito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Tessalonicenses 5: 23).

As Escrituras ensinam que Deus eliminar os mpios pelo fogo; reduzindo-os a cinzas.
Que significa a frase de Paulo : esprito, alma e corpo? Por esprito (pneuma, em grego) Paulo refere-se mente humana, onde reside a capacidade de razo, de criati-

vidade e de anlise, durante a nossa existncia; por alma (psuche) designa ele a vida fsica e sua conscincia; e por corpo (soma) alude Paulo quilo que em ns, a carne dum corpo fsico. Paulo desejava que a pessoa na sua totalidade que inclui: a mente, a vitalidade da vida, e o corpo fsico, seja achada santificada e irreprovvel no regresso de Nosso Senhor Jesus Cristo. Apocalipse, 6: 9-11 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: At quando, verdadeiro e santo Dominador, no julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? (Apocalipse 6:9-10). Para entender esta escritura precisamos considerar o con-texto. Joo estava a viver uma experincia singular nada menos que uma viso enquanto ele foi em esprito (Apocalipse 4:2) e sob inspirao ele presenciava eventos futuros sob a forma de smbolos. O quinto selo figurativo da grande tribulao, um tempo conturbado deste mundo, que precede o retorno de Cristo; e

Joo viu debaixo do altar os mrtires crentes que sacrificaram as suas vidas pela sua fidelidade e f em Deus; estas almas (pessoas) simbolicamente grit-avam: Vingue o nosso sangue! Esta expresso pode ser comparada com o que lemos no livro de Gnesis onde nos diz que, simbolicamente, o sangue de Abel, clama para Deus desde a terra onde foi derramado (Gnesis 4:10). Claro que tanto as pessoas mortas como o sangue no podem, literalmente falar, estas frases demonstram de modo figurado que um Deus de justia no esquecer as mortes e as

outras crueldades perpetradas contra os Seus seguidoresos que vivem conforme os Seus ensinos. Este versculo em anlise no descreve almas viventes que tenham ido para o cu; a Bblia confirma que Ora, ningum subiu ao cu, seno o que desceu do cu, o Filho do Homem, que est no cu (Joo 3:13). Mesmo o justo rei David, um homem conforme o corao de Deus (Actos 13:22), foi descrito por Pedro como um que morreu e foi sepultado (Actos 2:29); e que no est a viver no cu nem em qualquer outro estado ou lugar.

emos mencionado vrias vezes as palavras: Alma imortal mas, na Bblia no encontramos esta frase. Onde se originou, ento, a idia de que a alma imortal? O conceito da suposta imortalidade da alma foi primeiramente ensinado no antigo Egipto, e na antiga Babilnia. A crena de que a alma continua a existir depois de se desassociar do corpo . . .

A Histria do ensino de alma imortal


especulao . . . No expressamente ensinada em qualquer ponto das Santas Escrituras . . . A crena da imortalidade da alma chega aos Judeus atravs do contacto que estes tiveram com os Gregos e principalmente da filosofia de Plato, seu principal intrprete; que lhe chegou via ensinamentos rficos e de Elusis nos quais os mistrios do Egipto e da Babilnia estavam, aparente-

14

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Um Deus de Amor Punir as Pessoas no Inferno para Sempre? 15

mente, estranhamente misturados (Enciclopdia Judaica, 1941, vol. 6, Imortalidade da alma). Plato (428-348 a.C.), o filsofo grego e discpulo de Scrates, ensinou que o corpo e a alma se separavam na ocasio da morte. Na Enciclopdia Bblica Internacional Normalizada [International Standard Bible Encyclopaedia] l-se acerca do conceito do antigo Israel sobre a alma: . . . Sempre

A ideia falsa da imortalidade da alma foi primeiramente ensinada no antigo Egipto, e na antiga Babilnia.
somos, de algum modo, mais ou menos influenciados pelas idias de Plato, filsofo Grego, de que o corpo morre enquanto que a alma imortal; tal idia totalmente alheia conscincia Israelita e no se alicera no Antigo Testamento (1960, vol. 2, pg. 812, morte). No incio, quando o Evangelho era pregado no mundo Grego e Romano, a Cristandade sofreu as influncias dos filsofos

Gregos; e em consequncia disso, por volta de 200 e.c. (era comum, [tambm conhecida como d.C., depois de Cristo]) a doutrina da imortalidade da alma era um ponto controverso entre os que mantinham a crena Crist. O Dicionrio de Teologia Evanglica [The Evangelical Dictionary of Theology] d nota que Orgenes, um notvel Telogo do tempo dos primrdios da Igreja, foi muito influenciado pelos pensamentos gregos: A especulao acerca da alma na Igreja ps-apostlica foi fortemente influenciada pela filosofia Grega. Vendo-se nisto que Orgenes aceitava as doutrinas de Plato da pre-existncia da alma, original-mente como puro pensamento (nous, em Grego), a qual, por razo do seu afastamento de Deus esfriou para a condio de alma (Psyke) perdendo a sua participao na chama divina ao voltar-se para a terra (1992, pg. 1037, alma). Historiadores seculares mostram que o conceito de imortalidade da alma uma crena antiga que foi abraada por muitas religies pags e idlatras; Todavia no se trata de um ensino tanto do Antigo quanto do Novo Testamento.

Um Deus de Amor Punir as Pessoas no Inferno para Sempre?

aa um simples teste, ou pensando melhor, imagine somente porque o teste demasiado doloroso. Imagine um fsforo aceso, e que submete sua pequena chama, um dedo, por apenas cinco segundos. O que acontece? provvel que, involuntariamente soltaria um grito e sofreria vrios dias com a dor da queimadura. possvel que j tenha visto alguma pessoa desfigurada por queimaduras sofridas num horrvel acidente; a sua carne com cicatrizes disformes. Imagine algum andando entre chamas e como a sua carne ficaria queimada e a pessoa igualmente desfigurada. Como seria este tipo de agonia por apenas um minuto? E por um ano? E pelo tempo de uma vida? Para sempre? A maioria das pessoas acham a idia apavorante, quase inimaginvel; ficariam aterrorizadas se soubessem que algum quisesse fazer isso a outra pessoa. Ento porque h tanta gente que, de boa mente, aceita a idia de que o Deus que adoram e de quem tm o mais elevado conceito, quereria infligir tal punio, no a uns poucos mas a uma enorme multido que morre todos os dias? Qual a possibilidade de tal crena enquadrar-se na descrio que a Bblia faz de Deus como sendo infinitamente bondoso e misericordioso?

O Inferno atravs dos sculos

O tradicional conceito de inferno como um caldeiro abrasador de punio tem sido ensinado por sculos. H quem defenda a hiptese de que o primeiro a mencionar este conceito entre os Cristos foi Tertuliano que viveu cerca de 160-225 EC (era comum, tambm conhecida por d.C.). No terceiro sculo Cypriano de Cartago tambm escreveu; O condenado ser queimado para sempre no inferno; chamas devoradoras sero a sua recompensa. Os seus tormentos nunca sero atenuados

16

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Um Deus de Amor Punir as Pessoas no Inferno para Sempre? 17

nem tero fim (Peter Toon, Cu e inferno, uma perspectiva Bblica e Teolgica [Heaven and Hell: A Biblical Theological Overview], 1968, pg. 163). Este ponto de vista tem sido reiterado oficialmente por muitos sculos. Um documento do Conclio de Constantinopla [actual Istambul] datado de 543 e.c. declara: . . . Todo o que diz que a punio dos demnios e dos infiis no ser eterna . . . seja antema (D.P. Walker, O declnio do inferno; discusses sobre o tormento eterno do dcimo-stimo sculo [The Decline of Hell: SeventeenthCentury Discussions of Eternal Torment], 1964, pg. 21). O Conclio da Igreja em Latro (1215 e.c.) reafirma a crena da eterna punio nestes termos: O condenado ir com o diabo para a condenao eterna . . . (Toon, pg. 164). Na confisso de Aubsburg de 1530 pode ler-se: Cristo retornar . . . para dar vida eterna e interminvel felicidade aos crentes e eleitos e para condenar os maus e os que no tm Deus, no inferno e castigo eterno (Tonn, pg. 131). Os ensinamentos sobre o tema inferno no tm sido consistentes em significado, atravs dos sculos. As crenas acerca do inferno tm variado imenso, dependendo das idias do Telogo ou Historiador Eclesistico que se l. De um modo geral, a crena mais comum tem sido aquela em que o inferno um lugar onde as pessoas so torturadas, mas nunca consumidas, por constantes e eternas chamas. Onde se situa o inferno, continua sendo objecto de muita discusso. Em tempos idos alguns lanaram a idia de que se localiza no Sol. Mas durante sculos, tem sido idia comum que o inferno dentro da terra num vasto espao subterrneo. A mais vvida descrio de inferno de um lugar assim, como o homem geralmente opina, no se fundamenta na Bblia e sim numa obra escrita pelo poeta Italiano, Dante Alighieri no sculo 14, Divina Comdia. Dante ilustra uma imaginria visita ao inferno repleto com os seus hospedes sofrendo no fogo. Uma cena grotesca e horripilante. O conceito popular de inferno uma mistura de, uma muito pequena verdade bblica combinada com idias pags e forte imaginao humana. Como veremos, isto tem resultado numa grosseira e imprpria interpretao [imagem mental] do que acontece com os mpios depois da morte.

Novas atitudes em relao ao inferno

A mais moderna interpretao rejeita a idia de um tormento fsico e afirma que a tortura do inferno a angstia mental causada pela separao de Deus. O Papa Joo Paulo II declarou que o inferno no um castigo imposto externamente por Deus; mas a consequncia natural da escolha do pecador no arrependido em viver apartado de Deus (Revista US News & World Report, 31 de Janeiro, 2000, pg. 48). Ainda outros, rejeitam em absoluto a doutrina do inferno e acreditam que todos sero salvos. Porque h tanta divergncia de conceitos e ensinos acerca do inferno? A razo que, como na crena da imortalidade da alma, o conceito comum e errneo de inferno funda-se em abundantes e divergentes idias de homens em vez dos ensinos da Bblia.
Um Deus irado

Uma das descries grficas mais veementes dos tormentos do inferno concebido por homens, vem-nos do ministro (pastor) Puritano Jonathan Edwards, num sermo seu em 1741, sob o ttulo, Pecadores nas mos de um Deus irado. Disse ele: O arco da ira de Deus est tenso e a flecha preparada . . . [por] um Deus revoltado . . . s a Sua mera complacncia que vos impede de serdes engolidos, neste momento, em destruio eterna! O Deus que vos segura sobre o abismo do inferno, como se segura uma aranha, ou algum repugnante insecto sobre o fogo, detesta-vos e est terrivelmente irritado: a Sua clera para convosco arde como fogo; Ele olha para vs como merecedores de nada mais do que serem lanados no fogo . . . Vs sois dez mil vezes mais abominveis a Seus olhos do que a mais detestvel serpente venenosa aos nossos. Vs ofendeste-O . . . e contudo nada seno a Sua mo vos impede de cairdes no fogo a qualquer momento . . . pecador! Considera o terrvel perigo em que ests: uma grande fornalha de ira, um largo abismo sem fundo, cheio de fogo de clera, sobre o qual ests suspenso pela mo de Deus . . . Ests suspenso por um delgado fio, com as chamas da clera divina flamejando em teu redor e prontas a chamuscar-te em qualquer

18

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Um Deus de Amor Punir as Pessoas no Inferno para Sempre? 19

momento e a partir-te queimando-te. Este conceito humano e a sua descrio de inferno foi to terrvel que a perspectiva de tal destino causou grande angstia, medo e ansiedade a muitos Puritanos, A nfase exagerada sobre o inferno e condenao combinada com o excessivo auto-exame levou muitos a um estado clnico de depresso: o suicdio parecia ser comum entre eles (Karen Armstrong, Uma histria de Deus [A History of God], 1993, pg. 284). Os Puritanos no foram os nicos a serem atormentados com o medo do inferno; muitas pessoas tm sido aterrorizadas (por estas descries do inferno) desde que este conceito no Bblico foi introduzido no ensino religioso. Outros ministros (pastores) e doutrinadores das mais variadas correntes de pensamento tm, como Jonathan Edwards, usado mtodos semelhantes para, pelo amedrontamento, levar as pessoas crena e obedincia. Uma das razes porque este conceito de inferno tem sobrevivido porque certos telogos acreditam que o mesmo e os seus ensinos dissuadem as pessoas da prtica do mal. A idia era que se o medo da condenao eterna fosse removido, muitas pessoas agiriam sem qualquer restrio moral, e a sociedade entraria em colapso e na imoralidade anrquica (Walker, pg. 4).
Um Deus Misericordioso Torturaria para Sempre?

possvel conciliar a idia de um Deus que aterroriza as pessoas com o medo do tormento eterno no inferno, com o Deus compassivo e misericordioso que encontramos na Bblia? Deus um Deus de amor, que no quer que ningum se perca (2 Pedro 3:9). Ele diz-nos para amarmos os nossos inimigos (Mateus 5:44). Porque faz com que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desa sobre justos e injustos (Mateus 5:45). Com a tradicional viso do inferno querem fazer-nos crer que Deus, vingativamente, pune os seus inimigos por toda a eternidade. A idia de que Deus sentencia as pessoas a uma punio eterna to repulsiva que tem afastado certas pessoas de crer em Deus e no Cristianismo. Um tal exemplo Charles Darwin, que escreveu na sua autobiografia: A descrena, de modo lento mas progressivamente tem

vindo a formar-se em mim at tornar-se completa . . . Efectivamente no consigo entender como algum possa desejar que o Cristianismo seja verdade; porque se for verdade, a clara linguagem do texto parece mostrar que os no crentes . . . sero punidos por toda a eternidade. E esta uma doutrina condenvel (Paul Martin, A Mente Curadora: a importante relao entre crebro e comportamento, imunidade e doena [The Healing Mind: The Vital Links Between Brain and Behavior, Immunity and Disease], 1997, pg. 327). O problema, no que a Bblia ensina esta doutrina condenvel, mas sim, que os homens entenderam mal o que a Bblia diz. Outros aspectos da doutrina tradicional acerca do inferno constituem ofensa aos sentimentos. Uma dessas crenas sustenta que os justos que so salvos, tero a capacidade de presenciar os tormentos infligidos aos perdidos. . . . Parte da felicidade dos bem-aventurados consiste em contemplar o sofrimento dos condenados. Este facto d-lhes alegria porque a manifestao da justia de Deus e dio ao pecado; mas, principalmente, porque estabelece um contraste que reala a compreenso do seu prprio estado de felicidade (Walker, pg. 29). Este cenrio especialmente revoltante por vrias razes. De acordo com to destorcido raciocnio, os pais iro inevitavelmente assistir ao sofrimento dos seus prprios filhos e vice-versa; maridos e esposas vero o seu marido ou sua esposa no crente a sofrer uma tortura eterna. O pior de tudo, que esta doutrina pinta Deus como sendo sdico e cruel.
Mais do que um Inferno na Bblia

Qual a verdade acerca do inferno? Que ensina a Bblia? Muitas pessoas ficaro surpreendidas ao aprenderem que as Escrituras falam de trs infernosmas no no sentido em que a maioria acredita. Examinemos porque h tanta confuso acerca de um tema to sensvel. Nos originais Hebraico e Grego, lnguas em que a Bblia foi escrita, encontramos quatro palavras que so traduzidas pela palavra Portuguesa inferno. As quatro palavras exprimem trs significados diferentes. Vejamos: A palavra Hebraica sheol usada no Antigo Testamento, tem o mesmo significado que hades, uma das palavras Gregas

20

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Um Deus de Amor Punir as Pessoas no Inferno para Sempre? 21

usadas para inferno no Novo Testamento. O Dicionrio Bblico Anchor [Anchor Bible Dictionary] explica o significado de ambas palavras: A palavra Grega hades . . . algumas vezes, impropriamente, traduzida por inferno nas verses [tradues] . . . do Novo Testamento, e refere-se ao lugar dos mortos [sepultura] . . . O antigo conceito Hebreu do lugar dos mortos, frequentemente referido como sheol . . . geralmente traduzido por hades, e esta palavra Grega era naturalmente e frequentemente usada pelos Judeus que escreviam Grego (1992, vol. 3, pg. 14, hades, inferno). Ambas, sheol e hades referem-se sepultura. A comparao de uma escritura do Velho Testamento com uma do Novo Testamento confirma isto. No Salmo 16:10 lemos, Pois no deixars a minha alma no inferno [Sheol], nem permitirs que o teu Santo veja corrupo (verso de Joo Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida [ARC]a verso Revista e Atualizada [ARA] usa a palavra morte). Em Actos 2:27, o apstolo Pedro citou este versculo e explicou que era uma referncia a Jesus. Aqui, em Actos 2:27 na verso Revista e Corrigida, a palavra Grega hades substitui a palavra Hebraica sheol. Para onde foi Jesus quando morreu? Foi sepultado; o seu corpo foi colocado numa sepultura que pertencia a Jos de Arimateia. As duas passagens, em Salmos, e Actos dizem-nos que o corpo de Jesus no se decomps na sepultura porque Deus o ressuscitou. Na maioria das vezes que lemos nas Escrituras a palavra inferno, esta refere-se simplesmente sepultura, o lugar para onde vo todos quando morrem, quer sejam bons ou maus. A palavra sheol usada nas Escrituras Hebraicas 65 vezes. Na traduo Portuguesa de Joo Ferreira de AlmeidaRevista e Corrigida [ARC], traduzida por inferno 28 vezes; por sepultura 27 vezes; sepulcro, 5 vezes; 2 vezes simplesmente transliterada sheol; e ainda convertida por: terra, mundo invisvel, e sepultado uma vez cada. A palavra hades usada 11 vezes nas Escrituras Gregas (Novo Testamento). Na traduo Portuguesa de Joo Ferreira de Almeida Revista e Corrigida [ARC] encontramos a palavra hades usada no seu termo Grego (Hades) trs vezes (Lucas 16:23; Actos 2:27 e 31), e traduzida como inferno oito vezes (Mateus 11:23 e 16:18; Lucas 10:15; 1 Cor 15:55; Apocalipse 1:18; 6:8 e 20:13 e 14).

Outras Duas Palavras Gregas

Duas outras palavras Gregas no Novo Testamento, so traduzidas por inferno. Uma delas tartaroo usada somente uma vez na Bblia (2 Pedro 2:4), e com a qual se designa o lugar onde os anjos cados ou demnios, em restrio, aguardam o seu julgamento. O Dicionrio Expositivo de Termos Bblicos [The Expository Dictionary of Bible Words] explica o significado de tartaroo, ficar confinado a trtaros e que Trtaros era o nome Grego para o mitolgico abismo onde os deuses rebeldes eram confinados (Lawrence Richards, 1985, Cu e Inferno). Pedro fez esta referncia mitologia contempornea para mostrar que os anjos que pecaram foram entregues s cadeias da escurido, ficando reservados para o Juzo. Os anjos cados esto numa condio ou lugar de restrio aguardando o julgamento final por sua rebelio contra Deus e a sua influncia destrutiva sobre a humanidade. Tartaroo aplica-se unicamente em relao a demnios. Nunca se refere a um inferno em chamas onde as pessoas so punidas depois da morte. A terceira palavra Grega que lemos na Bblia, traduzida por inferno, gehenna e refere-se realmente a uma punio por fogo para os injustosmas no da maneira que figurada no inferno imaginado pelos homens. Gehenna alude a um vale imediatamente fora de Jerusalm; esta palavra derivada do Hebreu Geh-Hinnom, Vale de Hinnom (Josu 18:16). No tempo de Jesus, este Vale era o que ns podemos chamar vasadouro da cidadeo lugar onde o lixo e toda a espcie de detritos, e aquilo que no tinha qualquer aproveitamento era jogado e consumido num fogo que ardia permanentemente. As carcaas de animais mortos e corpos de detestveis criminososeram igualmente lanados no Gehenna para serem queimados, at que no restasse mais que o ltimo resduo, cinzas. Jesus usou este lugar particular e a sua utilizao, como ilustrao para nos ajudar a compreender o destino que sofrero, no futuro, os injustos no arrependidos.
Existem Vermes Imortais no Inferno?

O que lemos em Marcos 9:47-48 uma referncia de Jesus ao Gehenna e ao que ali ocorria; mas, sem um conhecimento adequado

22

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Um Deus de Amor Punir as Pessoas no Inferno para Sempre? 23

da histria daquele lugar, muitas pessoas chegam a concluses erradas. Preste ateno s suas palavras: Melhor para ti entrares no Reino de Deus com um s olho do que, tendo dois olhos, ser lanado no fogo do inferno [gehenna], onde o seu bicho no morre, e o fogo nunca se apaga. Qualquer habitante de Jerusalm teria entendido imediatamente o significado destas palavras de Jesus, pois Gehenna o Vale de Hinnomsituava-se justamente fora dos muros da cidade, no lado Sul. Sem entenderem isto, as pessoas, caem frequentemente em concepes erradas sobre este versculo. Alguns acreditam que bicho uma referncia angstia de conscincia que os condenados sofrem no inferno. O seu bicho que no morre foi quase sempre interpretado figurativamente, como significando a atormentao do remorso e inveja (Walker, pg. 61). Muitos acreditam que a expresso o fogo nunca se apaga uma aluso a chamas permanentes do fogo que torturam o condenado. Esta Escritura tem sido interpretada notavelmente fora de contexto. Note que a frase: o seu bicho no morre, e o fogo nunca se apaga devia de aparecer entre aspas, porque uma citao que Jesus fez de Isaas 66:24. O correcto entendimento deste versculo comea a, em Isaas. O contexto em Isaas refere-se ao tempo do qual Deus diz: vir toda a carne a adorar perante Mim, diz o Senhor (versculo 23). um tempo em que o inquo j no existe mais. Que lhes sucedeu? No versculo 24 lemos que as pessoas sairo e vero os corpos mortos dos homens que prevaricaram contra Mim; porque o seu verme nunca morrer, nem o seu fogo se apagar; e sero um horror para toda a carne. Observe que Jesus citou um texto das Escrituras onde se diz que os corpos das pessoas afectadas pelos bichos, estavam mortos; no se trata de pessoas vivas contorcendo-se de sofrimento, no fogo. Quando Jesus retornar, lutar contra os que lhe resistirem (Apocalipse 19:1115); e aqueles que tombarem na batalha no sero enterrados, antes os seus corpos sero deixados no cho onde as aves de rapina e os vermes consumiro a sua carne. Conforme o Livro Teolgico de Palavras do Velho Testamento [Theological Wordbook of the Old Testament, 1980], no Hebraico a

palavra original traduzida por verme em Isaas 66:24 e bicho em Marcos 9:47-48 significa: verme, gusano, [ou] larva. Nunca Isaas ou Jesus falaram em vermes imortais; os vermes necrfagos (que se alimentam de cadveres) de que eles falavam gusanosno morrem, (porque algumas espcies) transformam-se em insectos voadores, que pem ovos dos quais saem mais gusanos (larvas de insectos voadores) perpetuando deste modo o ciclo; e assim o verme ou bicho nunca morre. A informao atrs ajuda-nos a perceber melhor as palavras de Jesus. Naquele tempo, quando os corpos dos animais mortos ou dos criminosos executados eram lanados na lixeira ardente de Gehenna; aqueles corpos eram destrudos por vermes, por fogo que estava permanentemente a arder, ou por ambos. Historicamente, um corpo que no fosse enterrado, mas que fosse submetido s chamas, era tido como amaldioado (Josu 6:18; 7:11, 25). Que significam ento, as palavras de Jesus em Marcos 9:48 quando diz: o fogo nunca se apaga? Com a explicao precedente podemos entender. Ele simplesmente disse que o fogo arder sempre enquanto houverem corpos de inquos condenados a serem consumidos. Esta expresso usada com alguma frequncia nas Escrituras refere-se ao fogo que consome totalmente (Ezequiel 20:47). Um fogo no apagado aquele que no foi extinto; ele extingue-se por si, quando tenha consumido toda a matria que o alimenta, quando no houver mais material combustvel.
Quando so Punidos os mpios?

Podemos perguntar, quando ocorrer esta punio? Como vimos antes, Jesus citou o profeta Isaas, que escreveu acerca do que acontecer depois do Messias estabelecer o Seu reino na terra. Somente ento ir toda a humanidade . . . a adorar perante Mim (Isaas 66:23). Somente ento que esta profecia ser cumprida. Jesus usou o lugar de jogar o lixo bem familiar na Sua pocaa lixeira no Vale de Hinom, que ficava fora dos muros de Jerusalm para ilustrar o destino final dos mpios, e que conhecido nas Escrituras por lago de fogo. Tal como as coisas rejeitadas da cidade, eram consumidas por vermes e fogo, tambm os inquos

24

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Um Deus de Amor Punir as Pessoas no Inferno para Sempre? 25

sero queimadosconsumidospor um futuro fogo, como o fogo de Gehenna, que ter lugar mais de mil anos depois do retorno de Cristo (Apocalipse 20:7-9, 12-15). Pedro acrescenta que naquele tempo os cus passaro com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfaro, e a terra e as obras que nela h se queimaro (2 Pedro 3:10). A implicao que a superfcie da terra se tornar como uma massa fundida, eliminando qualquer evidncia de impiedade humana. Que acontecer depois disto? O apstolo Joo escreveu: E vi um novo cu e uma nova terra. Porque j o primeiro cu e a primeira terra passaram, e o mar j no existe (Apocalipse 21:1). Toda a terra ser transformada numa habitao digna para os justos que, por esse tempo futuro, tero herdado a vida eterna.
A Destruio da Alma e do Corpo no Inferno

Um outro lugar onde Jesus falou do fogo de gehenna est em Mateus 10:28: E no temais os que matam o corpo e no podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno [ gehenna] a alma e o corpo (Mateus 10:28). Devemos observar que Jesus no falava das pessoas sofrendo um tormento eterno. Ele disse que Deus pode destruir aniquilar ambos: o corpo e a alma no Gehenna. Jesus aqui explica que, quando um homem mata outro, o resultado da morte apenas temporrio porque Deus pode ressuscitar a vtima para a vida outra vez. Mas, quando Deus destri algum no inferno (gehenna), o resultado desta morte eterno. No h ressurreio neste caso, ao qual a Bblia chama a segunda morte. A Bblia diz que os impenitentes sero jogados no lago de fogo, ou Gehenna, no final dos tempos. Mas, quanto aos tmidos, e aos incrdulos, e aos abominveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idlatras e a todos os mentirosos, a sua parte ser no lago que arde com fogo e enxofre, que a segunda morte (Apocalipse 21:8). Como esclarecemos antes, os inquos sero destrudos. Eles no vivero eternamente num outro lugar ou estado, em permanente angstia. Eles tero a sua destruio no lago de fogo no fim dos sculos. Eles sero consumidos virtual e instantaneamente pelo calor e chamas do fogo, e no vivero mais.

O mpio Reduzido a Cinzas Uma outra passagem bblica que ilustra graficamente a completa destruio dos mpios encontra-se no livro de Malaquias: Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade sero como palha; e o dia que est para vir os abrasar, diz o Senhor dos Exrcitos, de sorte que lhes no deixar nem raiz nem ramo (Malaquias 4:1). Isto ocorrer no fim dos tempos em que Deus retribuir aos inquos as suas rebelies e os seus modos de vida repreensveis. Mas para aqueles que se submetem a Deus e que vivem em obedincia, a eles, Deus diz: E pisareis os mpios, porque se faro cinza debaixo das plantas de vossos ps, naquele dia que farei, diz o Senhor dos Exrcitos (versculo 3). Por estas palavras do Os mpios se faro cinza profeta Malaquias, o Eterno deixou claro qual o debaixo das plantas dos destino final dos mpios. vossos ps. Sero desarraigados como uma rvore improdutiva, no ficando nem raiz nem ramo; sero consumidos pelas chamas do lago de fogo, restando somente cinzas. A Bblia realmente ensina que os mpios sero punidos por fogo mas no num inferno mtico tal como imaginado pelos homens. Deus um Deus de misericrdia e amor e somente aqueles que rejeitam o Seu caminho de vida caracterizado pela obedincia Sua Lei de amor morrero (Romanos 13:10), no sofrero para sempre. Sero consumidos pelo fogo e esquecidos. No sero torturados por toda a eternidade, nem Deus permite que a Sua preciosssima ddiva de vida eterna seja para aqueles que persistem na rebelio contra Ele. At mesmo a morte final pelo fogo um acto de justia e misericrdia da parte de Deus. Permitir que os no arrependidos continuem a viver na sua rebelio persistente durante a eternidade, causaria neles prprios, e nos outros, grande aflio e angstia. Deus no permitir que recebam a vida eterna, e to pouco os torturar por toda a eternidade. A encorajante verdade da Bblia mostra-nos que Deus realmente um Ser de grande misericrdia, sabedoria, e juzos justos, tal como lemos no Salmo 19:9: Os juzos do Senhor so verdadeiros e justos juntamente.

26

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Escrituras Mal Entendidas 27

Escrituras Mal Entendidas


idia de que o inferno um lugar de tormento por meio de uma chama de fogo eterno resulta parcialmente de um mau entendimento do que se l em Apocalipse 14:9-10: Se algum adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal . . . ser atormentado com fogo e

Quem acredita que a Bblia ensina a existncia de um castigo sem fim e eterno pelo fogo, deve perguntar-se se uma tal crena concordante com o que aprendemos nas Escrituras acerca de Deus.
enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. Repare que o versculo 8 indica-nos o tempo do cumprimento do que acabou de ler. Relaciona-se com a queda iminente da moderna Babilnia que ser destruda aquando do regresso de Cristo.

Em Mateus 25:31, temos a informao que Cristo, no seu regresso, vir acompanhado de todos os santos anjos; nessa altura Ele destruir o sistema idlatra chamado Babilnia, e aqueles que nele participaram ficaro sujeitos ira de Deus. Esta escritura no nos diz que estas pessoas esto sendo atormentadas no inferno; antes afirma que a fumaa do seu tormento sobe para todo o sempre (Apocalipse 14:11). medida que o fumo sobe mistura-se com o ar, tornando-se mais e mais diludo no espao. David escreveu que os mpios perecero [no torturados para sempre no inferno] . . . e em fumaa se desfaro (Salmo, 37: 20). O versculo em anlise no diz nada a respeito de pessoas que sejam punidas eternamente no inferno; o que a Bblia claramente ensina acerca da punio para os obstinadamente maus muito diferente, como pretendemos demonstrar neste livreto. Quem acredita que a Bblia ensina a existncia de um castigo sem fim e eterno pelo fogo, deve perguntar-se se uma tal crena concordante com o

que aprendemos nas Escrituras acerca de Deus. Por exemplo: Como proceder Deus, de modo justo, com aquelas pessoas que viveram e morreram, e nunca tiveram a oportunidade de serem salvos? Esta situao inclui tanto os milhes que morreram quando crianas como os milhes de milhes de incrdulos ou idlatras que viveram e morreram, e nunca tiveram conhecimento de Deus e Seu Filho. Infelizmente a esmagadora maioria das pessoas que alguma vez viveram englobam-se nesta categoria. Alguns Telogos raciocinam a respeito desta dificuldade e concluem que, queles que nunca tiveram a oportunidade de conhecer Deus ou ouvir o nome de Jesus Cristo ser-lhes- dado uma espcie de livre transito. Argumentam ainda, que por causa da sua condio de ignorantes, e, ou por circunstncias que escapam ao seu controle, Deus permitir-lhes- que entrem no cu, descurando a necessidade de arrependimento. A ser verdade, levanta-se aqui a questo da possibilidade de os esforos missionrios nesta rea, serem a causa de perdio das pessoas que no aceitaram os seus ensinamentos! Dilemas tais como este tm

silenciado muitos Telogos e outros sinceros Cristos por no encontrarem resposta. Consequentemente, alguns tm desafiado durante sculos o conceito tradicional de um inferno de tormento eterno, Em todas as geraes h sempre algum que questiona a crena ortodoxa de um tormento consciente por toda a eternidade (Quatro pontos de vista sobre o Inferno [Four views on Hell], editado por William Crokett, 1996, pg. 140). No obstante, como vimos, os Conclios Eclesisticos tm sustentado atravs dos tempos esta doutrina e idias que, firmemente enraizadas na crena Crist tradicional, nunca iro mudar. Um estudo recente feito nos E.U.A. mostra que mais Americanos crem no inferno, hoje, que nos anos de 1950 ou mesmo nos 10 anos anteriores (Revista U.S. News & World Report, Jan. 31. 2000, pg.46). A antecipao do inferno continuar a perseguir as pessoas. Como a revista US News reportou: As poderosas imagens do inferno continuaro, sem dvida, a perseguir a humanidade, tal como tem feito h mais de 2000 anos, como uma sinistra e inquietante recordao da realidade do mal e suas consequncias (ibid.).

28

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Lzaro e o Homem Rico: Prova o Cu e o Inferno? 29

Lzaro e o Homem Rico: Prova o Cu e o Inferno?


entre ns e vs, de sorte que os que quisessem passar daqui para vs no poderiam, nem to pouco os de l, passar para c. E disse ele: Rogo-te, pois, pai, que o mandes casa de meu pai, pois tenho cinco irmos, para que lhes d testemunho, a fim de que no venham tambm para este lugar de tormento. Disse-lhe Abrao: Eles tm Moiss e os Profetas; ouamnos. E disse ele: No, Abrao, meu pai; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porm Abrao lhe disse: Se no ouvem a Moiss e aos Profetas, tampouco acreditaro, ainda que algum dos mortos ressuscite (Lucas 16:19-31). Quando olhamos para esta narrao luz das Escrituras e seus contextos histricos, percebe-se imediatamente que se trata de uma alegoria, uma histria familiar daquele tempo, que Jesus usou para destacar uma lio espiritual para aqueles que conheciam a Lei

esus deu uma parbola: Ora, havia um homem rico, e vestia-se de prpura e de linho finssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia tambm um certo mendigo, chamado Lzaro, que jazia cheio de chagas porta daquele. E desejava alimentar-se com as migalhas que caam da mesa do rico; e os prprios ces vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abrao; e morreu tambm o rico e foi sepultado. E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abrao e Lzaro, no seu seio. E, clamando, disse: Abrao, meu pai, tem misericrdia de mim e manda a Lzaro que molhe na gua a ponta do seu dedo e me refresque a lngua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porm, Abrao: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lzaro, somente males; e, agora, este consolado, e tu, atormentado. E, alm disso, est posto um grande abismo

mas no a praticavam. Nunca houve inteno que fosse entendida literalmente pelos que O ouviam. O Comentrio Vencedor de Plano de Fundo da Bblia [The Victor Bible Background Commentary] do Novo Testamento, por Lawrence Richards, tratando desta passagem, esclarece que Jesus usou o pensamento contemporneo Judaico sobre a vida depois da morte para destacar uma lio espiritual: No somente pensavam que o Hades era dividido em dois compartimentos, como, segundo as crenas populares, eram possveis conversaes entre as pessoas que estavam no Gan den [morada dos justos] e no Gehinnom [morada dos injustos]. Antigos escritos Judicos descrevem o primeiro como uma terra verdejante, com guas frescas caindo por numerosas cascatas; enquanto que Gehinnom no s uma terra rida, como, tambm as guas do rio que o separa de Gan den se distanciam sempre que, desesperado e sequioso, o injusto se ajoelha e tenta beber. . . . Na histria que Jesus contou, Deus foi o nico socorro do mendigo, porque certa-

mente o rico nunca faria nada por ele! . . . importante ver esta parbola de Jesus como que uma continuao do seu conflito com os Fariseus sobre as riquezas. Cristo tinha dito: No podeis servir a Deus e a Mamon (16:13). Quando os Fariseus se mostraram sarcsticos (16:14), Jesus respondeu: . . . o que entre os homens elevado, perante Deus abominao (16:15). No h duvida que os Fariseus no se convenceram . . . Ento Jesus contou uma histria na inteno de sublinhar a importncia do que tinha acabado de dizer. Se vivesse hoje em dia, o homem rico seria, seguramente, protagonista nos programas de TV intitulados: Estilos de Vida de Ricos e Famosos. As cmaras focariam a sua maravilhosa manso com seus decorativos portes de ferro forjado . . . e as fabulosas festas que ele deu para regalo dos seus amigos importantes. Enquanto o equipamento de TV era levado para a casa do rico, um dos operadores de cmara poderia ter tropeado no rastejante mendigo, msero e abandonado que teimava permanecer no lado de fora da casa do rico . . . Certamente

30

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Sero Algumas Pessoas Torturadas para Sempre num Lago de fogo? 31

ele era indigno de ser notado pelo dono da casa que nunca pensou no faminto que estava l fora; apesar de tudo Lzaro suspirava por uma migalha cada das abastadas mesas... Ento, Jesus disse que ambos morreram. E assim, repentinamente, as suas posies so invertidas! Lzaro encontra-se no seio de Abrao, uma expresso que o mostra reclinando-se, no lugar de honra, num banquete que simboliza benes eternas; enquanto que o homem rico encontra-se em tormento, separado do lugar de beno por um grande abismo (16:26). Ainda que ele implore por uma gota de gua, Abrao tristemente abana a cabea. No h alvio possvel ou apropriado! . . . O rico tinha recebido muitas coisas boas e tinha-as usado egosticamente s para seu proveito . . . a indiferena do rico para com Lzaro mostra quanto o seu corao estava afastado de Deus, e seus sentimentos estavam longe dos caminhos de Deus; Tinha riquezas e usava-as unicamente para si . . . Assim o primeiro reparo de Jesus dirigido ao modo como sentiam; vs Fariseus no podeis amar a Deus e ao

dinheiro, o amor ao dinheiro detestvel para Deus e vos levar a fazer decises que so totalmente reprovadas por Ele . . . Mas Jesus no termina aqui. Ele ilustra o homem rico como suplicando a Abrao para mandar Lzaro prevenir os seus irmos que vivem uma vida de egosmo, tal como ele viveu. Novamente Abrao recusa, dizendo: Eles tm Moiss e os Profetas (16:31), isto , as Escrituras. Se eles no do ateno s Escrituras to pouco respondero se algum voltar da morte . . . Em essncia, ento Jesus faz uma acusao importante: A dureza e indisponibilidade dos Fariseus e doutores (mestres) da Lei em relao s palavras de Jesus, reflectem um endurecimento para com as Palavras do prprio Deus a quem estes homens pretendem honrar . . . Todo este captulo nos adverte que, se levarmos a srio as realidades nele contidas, estas afectaro o nosso modo de ver e de usar o dinheiro [e outros bens], e o nosso comportamento face aos pobres e oprimidos (Programa QuickVerse de Lawrence Richards, 1992-1998).

Sero Algumas Pessoas Torturadas para Sempre num Lago de fogo?


do-se aonde est a besta e o falso projfeta] escrita em itlico. O uso de termos em itlico nas verses bblicas significa que a palavra no est no manuscrito original da qual a traduo foi feita; foi adicionada pelos tradutores para tornar o versculo mais legvel pois o verbo foi deixado inexpressivo no texto Grego. A expresso correcta devia ser foram lanados [em vez de est], o plural da expresso foi lanado no mesmo versculo. Neste caso, a verso da Bblia na Linguagem de Hoje [BLH] traduz mais corretamente j haviam sido lanados. Assim o versculo indicaria apropriadamente que o demnio ser lanado no lago de fogo que j tinha consumido e destrudo a besta e o falso profeta. Os tradutores inseriram incorrectamente a palavra est no texto Portugus por causa da idia no bblica da imortalidade da alma. Satans, como ser espiritual que , de facto sofrer longo tormento depois dos mpios estarem reduzidos a cinzas. Os

o diabo, que os enganava, foi lanado no lago de fogo e enxofre, onde est [foram lanados] a besta e o falso profeta; e de dia e de noite sero atormentados para todo o sempre (Apocalipse 20:10). Diz este versculo que a besta e o falso profeta sero atormentados eternamente? A besta e o falso profeta so seres humanos e sero lanados vivos no lago de fogo. E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lanados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre (Apocalipse 19:20). Lemos em Malaquias 4:1-3 que qualquer ser humano lanado no lago de fogo ser destrudo, tornado em cinzas. Ele perecer. A sua punio ser eterna. Mas no ser atormentado por uma eternidade. Notem que nas verses Rei Jaime e Novo Rei Jaime da Bblia em Ingls, no Apocalipse 20:10, a palavra are [referin-

32

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

O tormento dos mpios Durar para Sempre? 33

anjos que se rebelaram demniospartilharo o tormento juntamente com Satans (Mateus 25:41). A besta e o falso profeta deixaram de existir mais de mil anos antes. A Bblia permite-nos entender que Satans optou por ser um adversrio contra Deus e contra o Seu Plano, e tem liderado milhares de outros anjos em semelhante rebelio e oposio a Deus. Unicamente Deus em

Seu soberano saber capaz de exercer um julgamento justo para estes espritos adversos. Os detalhes deste julgamento no esto completamente explicados na Bblia, mas ns podemos e devemos ter f que sero justos e verdadeiros, e com rectido e equilbrio. O que est bem claro na Bblia o julgamento eterno que Deus tem determinado para a sua criao humana.

O tormento dos mpios Durar para Sempre?


mental do inferno, apercebemonos rapidamente que esta Escritura descreve uma circunstncia bem diferente. Primeiro notemos que no contexto desta passagem vemos que os acontecimentos sendo descritos no so no inferno nem numa situao depois da vida, mas so acontecimentos aqui na terra entre os terrveis incidentes imediatamente antes ou aps a segunda vinda de Cristo. Este aviso descreve o castigo que cair em todos os habitantes da terra que adoram a besta e a sua imagem e aquele que receber o sinal do seu nome.

ser atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaa do seu tormento sobe para todo o sempre; e no tm repouso, nem de dia nem de noite, os que adoram a besta e a sua imagem e aquele que receber o sinal do seu nome (Apocalipse 14:10-11). primeira vista parece confirmar a idia tradicional de um escaldante inferno de fogo sulfuroso, atormentando impiedosa e eternamente as indefesas almas imortais. Mas, se no tivermos por irrefutavelmente certa a preconcebida figura

O captulo 13 descreve esta bestaum super poder ditatorial da era final que se opor a Deuse a sua marca. Aqueles que aceitarem esta marca demonstraro que a aliana deles a este sistema poderoso e no para com Deus, e no captulo 14 Deus revela as consequncias dessa escolha de lealdadeprevenindo dos castigos terrficos que precedero a vinda de Cristo (veja versculos 14-20 e os dois seguintes captulos). Notem tambm nesta passagem que o fumo destes incidentes subir para sempre ela no diz que o prprio tormento dessas pessoas continuar para sempre. O fumo sem dvida associado com a ira de Deus derramada na terra como descrito no captulo 16o qual incluir destruio volta do mundo, grandes temperaturas, guerra e um enormssimo tremor de terra. Todos estes incidentes faro fogos enormes e uma grande quantidade de fumo. As caractersticas deste fumo sero tais que sobe para todo sempresignificando que nada o evitar ou extinguir. Sendo uma coluna de gs superaquecido com pequenssimas partculas suspensas, ele subir, expandir e eventual-

mente dissipar. A palavra Grega traduzida para todo sempre no tem que significar eternamente ou infinitamente. Pode simplesmente referir-se a algo irreversvel que no pode ser parado, que continuar enquanto as condies o permitirem. Esta passagem est

o fumo destes incidentes que subir para sempre no diz que o prprio tormento dessas pessoas continuar para sempre.
simplesmente descrevendo fogueiras associadas com esta devastao que queimaro enquanto haja combustvel para ser consumido, aps o qual essas fogueiras se dissiparo. A referncia no Apocalipse 14:11 aos mpios que no tm repouso, nem de dia nem de noite acerca daqueles que continuam a adorar a besta e a sua imagem durante este tempo. Eles estaro em constante terror e medo pelas vidas deles, e assim no tero um momento de descanso durante este tempo terrvel da ira de Deus.

34

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Fala a Bblia de um Fogo do Inferno Que Dura para Sempre? 35

Fala a Bblia de um Fogo do Inferno Que Dura para Sempre?

ma Escritura que muitos referem como prova de que os mpios sero torturados para sempre no inferno Mateus 25:41. Mas, ser assim? Examinemos mais atentamente esta passagem do Evangelho. Primeiro vemos que os acontecimentos a narrados levamnos ao tempo quando o Filho do Homem [Jesus] vier em Sua glria (versculos 31 e 32); quando Ele apartar uns dos outros, como o pastor aparta os bodes das ovelhas. As ovelhas representam os justos (versculos 34-40).

25:41). A palavra eterno usada neste versculo uma traduo da palavra Grega aonios. A chave para o correcto entendimento deste versculo est em saber o que ocorrer eternamente. Ser que se refere a um fogo que atormenta sem ter fim, ou tem um outro significado? Em Mateus 25:46, notamos que Jesus falou numa s sentena: de castigo eterno (aonios) e de vida eterna (aonios). [Verses de Almeida, Revista e Actualizada e da Bblia da Linguagem de Hoje].

fogo perecero; eles sero mortos. Como vimos, eles sofrem a mortea segunda morte (Apocalipse 2:11; 20:6, 14; 21:8). O significado, claro e simples de Mateus 25:46 que concorda com todo o ensino da Bblia sobre este tema, que os mpios sero lanados no lago de fogo que os aniquilar,

Neste ponto, precisamos de fazer um esclarecimento adicional acerca da palavra Grega aonios. Em Gnesis 19 encontramos descrita a destruio, por parte de Deus, de duas cidades Sodoma e Gomorra por causa das suas perverses: Ento, o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os cus, sobre Sodoma

Os inquos jamais voltaro a viver novamente. Eles sero completamente destrudos. O fogo trs um castigo eterno e no um castigo constante que nunca acaba.
deixando, por isso, de existir de uma vez para sempre. O castigo resultante de serem lanados no fogo aonios uma ocorrncia que acontece uma nica vez. um castigo permanente, e o resultado desse castigo ser para sempreisto , a morte eterna! No um processo de castigo que continuar para sempre. Os inquos jamais voltaro a viver novamente. Eles sero completamente destrudos. O fogo trs um castigo eterno e no um castigo constante que nunca acaba. Esta a nica explicao concordante com o resto das Escrituras. e Gomorra (Gnesis 19:24). Aquelas cidades foram total e completamente destrudas consumidas pelo fogo. No Novo Testamento, o livro de Judas descreve estas cidades como sofrendo a pena do fogo eterno [aonios] (Judas 7). bvio que o fogo que destruiu Sodoma e Gomorra no continua ardendo hoje; no caso destas cidades e igualmente no caso dos mpios que sero lanados no fogo aonios, o fogo queima e destri completamente. O que eterno neste fogo o seu efeito, nunca significando o tempo em que literalmente arde.

Os mpios que forem lanados no lago de fogo perecero; deixaro de existir de uma vez para sempre. um castigo permanente, e o resultado desse castigo ser para sempreisto , a morte eterna!
Quando do Seu retorno por as ovelhas sua direita (versculo 33). Os bodes que, neste caso, representam os pecadores, junta-os Ele ao seu lado esquerdo. Ento Ele despacha os bodes para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos (Mateus J que o justo herdar a vida eterna, muitos telogos acreditam que a punio do mau tambm tem que durar o mesmo intervalo de tempo dos justos. Mas, como j vimos, isto no faz sentido com a declarao que aqueles que forem lanados no lago de

36

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

o Cu a Recompensa de Deus para os Justos? 37

o Cu a Recompensa de Deus para os Justos?


a recompensa dos justos, uma eternidade no cu? Independentemente da sua nacionalidade ou religio, a maioria das pessoas acham que sim! Numa sondagem feita pela revista Reviso Nacional (National Review) de Novembro de 1998, 78 por cento dos entrevistados assim acreditam. Atravs dos sculos isto tem sido a esperana ensinada pelo Cristianismo tradicional. Como seria a ida para o cu? O que faramos quando l chegssemos? Como que a Bblia descreve o cu? As crenas sobre o cu como recompensa dos salvos tm variado imenso na longa e diversa histria da humanidade, no que respeita a crenas e mitos. As mais comuns e tpicas representaes tradicionais do cu mostram uma entrada encimada por um arco-ris; ilustram o que parece ser uma ponte de ouro ou vidro e tendo S. Pedro como porteiro. Vem-se os seus habitantes acompanhados por anjos, ou podem eles mesmos parecerem-se com os anjos, tendo ganho, aparentemente, um par de asas. Noutra concepo igualmente comum na imaginao popular, os hspedes do cu andam entre as nuvens tocando harpas. A decorao do cu consta de jias, de estrelas, de velas e de trombetas. Estas imagens podem representar um conceito do cu tal como visionado por artistas; outros ainda, nutrem idias diferentes de como eles imaginam o que pode ser o cu. Durante sculos, telogos e filsofos tm adoptado os seus conceitos influenciados pela sociedade que os rodeia. Monges e frades, dependendo do que mais sentiam no seu meio, campo ou cidade, pregavam um cu definido, primariamente em termos de ambiente (Collaan McDannell e Bernhard Lang, Cu: uma histria [Heaven: A History], l988, pg. 108). Por outras palavras: mentes religiosas, dependendo das suas prprias experincias e preferncias, enquadravam o cu num paraso rural ou algo mais urbano. O Cu tornou-se uma cidade . . . ou a visionria experincia de castelos celestiais. Outras ilustraes

so ruas de ouro, construes com pedras preciosas e residentes ricamente vestidos; estas definies podem ouvir-se em todo o mundo (ibid.). Na era renascentista os homens imaginavam-no como um paraso mais picante: De forma impdica, a Nova Teologia imaginava o cu como um lugar de ertico amor humano num potico espao de uma confortvel paisagem natural (ibid., pg. 112).
Uma eternidade no cu fazendo o qu ?

O tipo de relacionamento dos habitantes do cu com Deus tem sido amplamente discutido. Um autor moderno descreve a interaco com Deus, deste modo: L, eternamente e sem interrupo, os santos iro fixar nEle os seus olhos e contemplar sempre a Sua gloriosa perfeio (John McArthur, A glria do cu [The Glory of Heaven], 1996, pg. 221). Outros crem que, se isto o que faro sempre e eternamente, o cu revela-se ser um lugar montono. Um escritor sugeriu que a orao de muitas pessoas piedosas poderia ser: Por favor meu Deus, no me leve j para o cu . . . Eu ainda no fui ao Hawai! (McArthur, pg. 49). Os modernos conceitos Cristos do cu, apresentam um panorama divergente. Segundo outro escritor: Eu tenho uma teoria de que o cu oferecer aos crentes Cristos o que eles sacrificaram na terra pelo nome de Jesus; um amigo meu que escala montanhas e que, por sua prpria opo, vive numa rea degradada da cidade, ter lindos vales s para ele. Uma doutora missionria que viva numa zona pobre do Sudo, ter sua prpria floresta privada, e com abundante gua, para explorar (Philip Yancey, Para que um cu?, na revista Cristianismo de hoje [Christianity Today], Out. 26, 1998). Para muitos o aspecto mais importante do cu a oportunidade de verem novamente as pessoas que amaram: Acima de tudo, o elemento mais persuasivo do moderno cu para muitos Cristos contemporneos a esperana de voltar a reunir-se com os seus familiares. Numerosos anncios nas seces pessoais em memria de em jornais Europeus e Americanos reflectem a crena de que os ente-queridos separados pela morte sero reunidos no cu (McDannell and Lang, pg. 309). Como veremos, Deus tem um plano para reunir as pessoas queridas,

38

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

o Cu a Recompensa de Deus para os Justos? 39

porm as idias e crenas populares acerca do cu, no esto, sequer, perto de descrever a majestade e propsito do plano de Deus.
As pessoas vo para o cu quando morrem ?

A crena popular que uma pessoa boa, quando morre vai imediatamente para o cu; todavia, para o cristianismo tradicional as coisas no so assim to simples. De acordo com o ponto de vista destes ltimos, o corpo vai para a sepultura enquanto que a alma ascende ao cu. A confisso de f de Westminster, escrita no sculo 17 declara, em parte: O corpo dos homens depois de morrer volta ao p, e v a corrupo; mas as suas almas (que nunca morrem nem dormem), tm uma subsistncia imortal, retornam imediatamente a Deus que as deu. As almas dos justos, tornadas perfeitas em santidade so

cu, o Filho do Homem . . . (Joo 3:13). Isto significa que Abrao, Moiss, David, os profetas e todos os outros homens e mulheres justos que viveram antes da primeira vinda de Cristo no foram para o cu; foram sepultados como o foi David. O conceito de que a alma vai para o cu quando uma pessoa morre ainda que mantido por muitas pessoas de boa fno encontra fundamento na Bblia; resulta, isso sim, da falta de entendimento das Escrituras e muita confuso sobre o ensino nelas contido a respeito da ressurreio.
Porqu uma ressurreio ?

O apstolo Pedro disse: David morreu e foi sepultado, e entre ns est at hoje a sua sepultura. David no subiu aos cus.
recebidas nos altos cus, onde contemplam a face de Deus em luz e glria; aguardando a completa redeno dos seus corpos. Mas, encontramos este conceito na Bblia? Declaram as Escrituras que os justos vo para o cu quando morrem? David, o rei de Israel e autor de muitos dos Salmos, e a quem Deus designou como varo conforme o meu corao (Actos 13:22), no foi para o cu quando morreu; acerca desta realidade e sob inspirao de Deus, o apstolo Pedro escreveu: Vares irmos, seja-me lcito dizer-vos livremente acerca do patriarca David que ele morreu e foi sepultado, e entre ns est at hoje a sua sepultura (Actos 2:29); e acrescentou: David no subiu aos cus (versculo 34). David foi includo pelo autor da epstola aos Hebreus, entre os que morreram na f (Hebreus 11:32); sendo um de quem est escrito: E todos estes, tendo tido testemunho pela f, no alcanaram a promessa (versculo 39). O prprio Jesus, falando cerca de mil anos depois da morte de David, disse: Ora, ningum subiu ao cu, seno o que desceu do

Os Telogos reconhecem bem que a Bblia fala de uma ressurreio, mesmo que no estejam seguros do que isso significa ou de quando acontecer. O conceito mais comum que, na ressurreio, o corpo ergue-se para voltar a unir-se alma no cu. Mas, como referimos antes, o conceito de imortalidade da almaa alma existindo como algo aparte do corpono bblico; tem a sua origem nos filsofos Gregos e no nos escritores bblicos. Podemos ento pr outras questes: Se fosse verdade que, na ressurreio, o corpo sai do sepulcro para se reunir alma no cu, porque faria Deus as coisas deste modo? Que propsito serviria a ressurreio? Porqu manter o corpo na sepultura? Se os justos vo imediatamente para o cu quando morrem, porque no mandaria Deus para o cu, simultaneamente, o ser completocorpo e alma ao invs de manter separados, o corpo da alma, durante sculos? Ou mesmo, porqu uma ressurreio? Se a alma vai imediatamente para o cu, porqu a preocupao em trazer os corpos de volta vida? Inegvel que, de acordo com os ensinamentos populares acerca do cu, no se vislumbra qualquer razo lgica para uma ressurreio. Porque existe tanta confuso acerca de como harmonizar a ressurreio com o tradicional conceito de cu? Talvez seja unicamente porque esta idia de ir para o cu aquando da morte no se alicera na Bblia.
Que o Reino dos cus ?

Muitas pessoas acreditam que vo para o cu porque Jesus falou repetidamente do Reino dos cus. Em Mateus 5:3 Ele disse, Bem-

40

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

o Cu a Recompensa de Deus para os Justos? 41

aventurados os pobres de esprito porque deles o Reino dos cus. Outros trs versculos do captulo cinco de Mateus referem-se entrada no Reino dos cus dos que tm f. Encontramos a frase Reino dos cus no livro de Mateus num total de 32 vezes. Entretanto repare que Mateus o nico escritor bblico que usa este termo Reino dos cus. Outros escritores bblicos, optaram por Reino de Deus. Por exemplo Lucas, reportando-se ao mesmo evento descrito acima, registra deste modo as palavras de Jesus Bem-aventurados vs, os pobres, porque vosso o Reino de Deus (Lucas 6:20). Ambos os termos so intercambiveis. A frase Reino de Deus usada 69 vezes no Novo testamento, principalmente nos Evangelhos Mateus, Marcos, Lucas e Joo. Como veremos, Jesus nunca disse aos seus discpulos que tivessem como esperana ir para o cu; ao invs disso, Ele falou de um Reino com origem em Deus no cu, mas que ser estabelecido na terra na Sua segunda vinda. Repare-se a explicao de Jesus de que se juntaria aos seus seguidores na terra, por ocasio do Seu retorno, em vez de lev-los para o cu para estar com Ele, onde reside correntemente. Depois da Sua crucificao, Jesus passou 40 dias com os seus discpulos ensinando-os e instruindo-os acerca do Reino de Deus (Actos 1:3). A seguir Ele foi para junto do Seu Pai no cu. Notemos a instruo que os Seus discpulos receberam aps Ele ser elevado ao cu. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado s alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no cu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois vares vestidos de branco, os quais lhes disseram: Vares galileus, por que estais olhando para o cu? Esse Jesus, que dentre vs foi recebido em cima no cu, h de vir assim como para o cu o vistes ir (Actos 1:9-11). Jesus falou repetidamente do Seu retorno para estabelecer o Reino de Deus na terra (Mateus 23:31-34; Lucas 21:27-31). Ele voltar terra e estabelecer o Seu Reino aqui no no cu. Na orao que geralmente conhecida por Orao do Senhor ou Pai Nosso, Jesus instrui os seus seguidores a orarem ao Pai Celestial, dizendo: Venha o Teu Reino (Mateus 6:10 e Lucas 11:2). Este Reino o

verdadeiro objectivo de cada Cristo (Mateus 6:33), e ns devemos de orar pela sua vinda. Falando de si mesmo, numa parbola, Jesus comparou-se a certo homem nobre [que] partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois (Lucas 19:12). A terra remota o lugar de residncia de Seu Pai, que o cu. Quando voltar, Jesus trar o Reino de Deus. Mateus algumas vezes refere-se a ele como o Reino dos cus porque, de facto, trata-se de um reino de origem celestial, divino. Repare tambm que chamado Reino dos cus e nunca referido como Reino nos cus. (Se deseja compreender melhor o que as Escrituras ensinam acerca do Reino de Deus, pea uma cpia gratuita do livo: O Evangelho do Reino de Deus).
O Reino de Cristo estabelecido na terra

Encontramos no Antigo Testamento uma profecia especfica acerca do retorno de Jesus, dizendo-nos exactamente o lugar na terra onde Ele chegar quando voltar para estabelecer o Seu Reino. E naquele dia estaro seus ps sobre o Monte das Oliveiras, que est defronte de Jerusalm para o oriente . . . E o Senhor ser Rei sobre toda a terra (Zacarias 14: 4, 9). O que lemos no livro de Actos, e que se relaciona com este evento futuro, descreve a ascenso de Jesus, e diz-nos que foi no Monte das Oliveiras que o Mestre dirigiu as Suas ltimas palavras aos Seus discpulos, e que foi da mesma montanha que Ele subiu s nuvens, vista deles. Do mesmo modo Jesus voltar para o mesmo monte (das Oliveiras) afim de iniciar o Seu reino (governo) no Reino de Deus. Note o que Jesus disse: Bem-aventurados os mansos, porque eles herdaro a terra (Mateus 5:5). Este versculo e muitos outros, descrevem os santos governando sobre a terra no Reino de Deus. Por exemplo, lemos no livro de Apocalipse a respeito dos santos ressuscitados E para nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinaro sobre a terra (Apocalipse 5:10). A recompensa dos santos a vida eterna no Reino de Deus. Esta (vida eterna) ser-lhes- dada quando Cristo voltar; mas, como vimos, Jesus reinar, e eles reinaro com Jesus, aqui na terra e no no cu.

42

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

O Desejo de Paulo de Partir e Estar com Cristo 43

idia, de que quando as pessoas morrem as almas vo para o cu, muito anterior ao Cristianismo. Uma breve olhadela na histria antiga revela que as pessoas da Babilnia e do Egipto, bem como os cidados de outros Reinos de tempos recuados, exibiam crenas semelhantes. De acordo com Este Mundo Crente [This Believing World] de Lewis Brown, o deus Egpcio Osris foi, supostamente, assassinado e foi acreditado como tendo sido ressuscitado e levado para o cu: Osris voltou vida; foi miraculosamente ressuscitado da morte e levado para o cu; e a (no cu), a mitologia declara, que ele vive eternamente (1946, pg. 83). Brown esclarece que: Os Egpcios raciocinavam que se o destino do deus Osris foi ter ressuscitado depois de morto; Ento devia encontrar-se um modo de ser esse o destino do homem, tambm . . . A felicidade da imortalidade que tinha formalmente sido reservada somente para Reis, foi ento prometida a todos os homens . . . A celestial existncia dos mortos foi transportada ao

Crena Pr-Crist de Ir para o Cu Aps a Morte


domnio de Osris, e isto foi descrito com considervel detalhe pelos Telogos Egpcios. Esta sua crena que, aps a morte a alma do homem fixava-se no objectivo de alcanar a Sala dos Julgamentos, nas alturas . . . e, a ficar perante o trono celestial de Osris, o Juiz; e ento prestaria as suas contas a Osris, e a seus quarenta e dois deuses associados (pg. 84). Se a alma satisfazer os deuses, A alma entrar directamente nos domnios de Osris. Mas se no, se foi achada em falta quando foi pesada nas balanas celestiais, ento era lanada num inferno, cortada em pedaos pela Devoradora. Somente as almas justas, unicamente as inocentes, eram dignas de receber a vida eterna (pgs. 86 e 87). Brown continua: A humanidade em todo lado, no Mxico e Islndia, na Zululndia e China fazem mais ou menos as mesmas adivinhaes num esforo frentico na tentativa de resolver o enigma da existncia. por isso que encontramos a complexa idia de um deus assassinado e ressuscitado, em muitas partes do mundo.

Bem cedo nos tempos, esta idia estendeu-se no s entre os Babilnios e Egpcios mas, tambm entre as tribos brbaras, dentro e em volta da Grcia . . . Estes mistrios vieram da Trcia, ou do outro lado do mar, do Egipto e sia Menor . . . Eles declaram que todo o homem, no importa seja ele pobre ou cruel, tem um lugar no cu; tudo o que tem a fazer ser iniciado nos segredos do culto . . . Ento a salvao estava-lhe assegurada, e nenhum excesso de perverso e imoralidade lhe poderia fechar na sua cara as portas do paraso. Estava salvo para sempre (pgs. 96-99). A mais remota aspirao do homem viver e viver sem ter que morrer. Este mundo e tudo quanto tem para oferecer nunca

satisfez a humanidade. Por sculos a humanidade tem conduzido uma busca incessante de segurana e felicidade na esperana de ir para o cu quando morrer. Lamentavelmente, nesta nsia, (o homem) tem abraado crenas que no pode provar que sejam verdade. S Deus conhece as respostas para os mistrios da vida e da morte e Ele no-los revela na Sua Palavra, a Bblia Sagrada; e contrariamente ao que muitas pessoas pensam, Deus no nos promete que iremos para o cu quando morrermos. Ao invs disso, Jesus disse que aquele que vencer reinar com Ele no vindouro Reino de Deus que ser estabelecido na terra por ocasio do Seu retorno (Apocalipse 3:21; 5:10 e 11:15).

O Desejo de Paulo de Partir e Estar com Cristo


sabendo que as autoridades Romanas tinham poder para matar os prisioneiros, no podia ignorar o que o futuro lhe reservava, e que podia ser a sua execuo por um lado, ou a libertao por outro. Razo porque na sua carta aos crentes de Filipos ele referiu as duas possibilidades,

apstolo Paulo dedicou a sua vida pregao do Evangelho do Reino de Deus (Actos 14:22; 19:8; 20:25; 28:23, 31); sendo sujeito a perseguies, espancamentos e prises por vrios perodos. Quando escreveu a sua carta aos Filipenses, estava ele em Roma sob priso domiciliar;

44

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Foi Elias para o cu? 45

Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto ainda muito melhor. Mas julgo mais necessrio, por amor de vs, ficar na carne (Filipenses 1:23-24). Muitas pessoas deduzem destas palavras do apstolo, que ele acreditava que, no momento da sua morte se juntaria a Cristo, no cu; entretanto no foi isso que ele

Paulo sabia que a sua recompensa viria naquele Dia.

disse, nem poderia ser, pois sabia que se fosse executado iria para a sepultura, e ali repousariam seus restos at ao tempo determinado por Deus para a ressurreio; sabia tambm, que os mortos esto simples e definitivamente privados de todos os seus sentidos, e que s no seu prximo despertar estaria com o Messias, Jesus, quando tiver retornado, juntando-se a Ele com os outros santos que igualmente ressuscitaro. Paulo escreveu Igreja de Tessalnica sobre esta ressurreio, no regresso de Cristo: Porque o mesmo Senhor descer do cu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a

trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro (1Tessalonicenses 4:16). Paulo estava ciente que s naquele tempo, ainda no futuro, que ressuscitaria para estar com Cristo; e ento tanto ele como os outros servos de Deus que perseveraram na f recebero a vida eterna no Reino. Mais tarde, quando ele soube que fora condenado e seria executado (2 Timteo 4:6-7), escreveu acerca desse tempo que se aproximava: Desde agora, a coroa da justia me est guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dar naquele Dia; e no somente a mim, mas tambm a todos os que amarem a sua vinda (versculo 8). Paulo sabia que a sua recompensa viria naquele Diao dia da Sua vindae nunca no momento da sua morte. O espao de tempo que mediava entre o ltimo pensamento de Paulo como ser humano e o momento em que veria Cristo, na ressurreio, apresentar-se-lhe-ia como um instante; j a Bblia nos mostra que os mortos no sabem coisa nenhuma (Eclesiastes 9: 5). esta a razo porque Paulo escreveu naqueles termos aos Filipenses.

Foi Elias para o cu?


lugar da habitao de Deus (Deuteronmio 26:15). Outro cu mencionado na Bblia, o que ns chamamos espao; o domnio da lua, planetas, cometas, asterides, sol e estrelas. David falou do espao quando, reflectindo sobre as maravilhosas obras criadas pelas mos de Deus, disse: Teus cus, obra dos Teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste (Salmo 8:3). Muitas Escrituras mencionam as estrelas dos cus (Gnesis 26:4; Deuteronmio 1:10; 28:62; Isaas 13:10). E ainda outro cu, o invlucro de ar que rodeia o nosso planeta, constitudo de oxignio e outros gases. Este cua atmosfera da terra mencionado em passagens tais como a que descreve o grande dilvio nos dias de No . . . e as janelas dos cus se abriram, e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites (Gnesis 7:11-12). A Bblia tambm fala das aves dos cus que voam bem perto, por cima da nossa cabea (Job 35:11; Jeremias 16:4). Para determinar a que cu se refere uma passagem bblica, precisamos considerar o contexto. Depois de cuidadoso

m acontecimento bblico muito citado para, supostamente, apoiar a crena de que os justos vo para o cu quando morrem, envolve o profeta Elias, que foi um profeta de Deus no sculo nono a.e.c. (antes da era comum). A Bblia declara que Elias subiu ao cu num redemoinho (2 Reis 2:11). Mas contradiz isto o testemunho de Jesus que declarou, cerca de 900 anos depois do tempo de Elias, que ningum subiu ao cu, seno o que desceu do cu, o Filho do Homem? (Joo 3:13). Como podemos explicar esta aparente discrepncia bblica? Um olhar mais atento mostranos que as duas passagens podem facilmente ser reconciliadas. Um estudo atento mostra que na Bblia se faz referncia a trs cus: Um o lugar da habitao de Deuso lugar do Seu tronoe onde Jesus est hoje, depois de ter ressuscitado. Falando de Cristo, o qual o nosso Sumo Sacerdote, a Bblia diz: Temos um sumo sacerdote tal, que est assentado nos cus, dextra do trono da Majestade (Hebreus 8:1). Este Cu, especialmente chamado o

46

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Foi Elias para o cu? 47

exame, concluiu-se que se enquadra neste terceiro tipo mais baixo de cua atmosfera da terraaquele a que Elias foi tomado. Observemos a prova. Deus tinha mandado a Elias ungir um homem chamado Eliseu como profeta, e fazendo-o, designou-o seu sucessor (I Reis 19:16). Mais tarde, quando Elias e Eliseu caminhavam juntos, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te

outros leitores assumem que Elias nesta altura foi tornado imortal e levado para o cu onde Deus reside. Porm, este no foi o caso. Os filhos dos profetas (os discpulos) entenderam doutro modo. Eles sabiam que o redemoinho apenas havia removido Elias, o seu mestre, para outro local na terra; e disseram a Eliseu: Eis que, com teus servos, h cinquenta homens valentes; ora, deixa-os ir para buscar teu

Elias escreveu uma carta para Joro, alguns anos depois de ter sido elevado.
faa, antes que seja tomado de ti (2 Reis 2:9). Isto levou a uma discusso dos dons de Deus dados a Eliseu que o capacitaria a executar a funo de Elias. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro: e Elias subiu ao cu num redemoinho (versculo 11). Depois de Elias se ter ido embora, o seu grupo de discpulos ficou a saber que o seu novo lder era Eliseu. Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jeric, disseram: O esprito de Elias repousa sobre Eliseu (2 Reis 2:15). Muitos estudantes da Bblia e senhor; pode ser que o elevasse o Esprito do Senhor e o lanasse em algum dos montes ou em algum dos vales. Porm ele disse: No os envieis (2 Reis 2:16). Os discpulos estavam preocupados pela segurana de Elias, e mandaram um grupo de 50 homens para o procurar; estes homens valentes procuraram por trs dias mas no o encontraram (2 Reis 2:17). Existe outra prova conclusiva de que Elias no foi para o cu; pois a Bblia registra que Elias escreveu uma carta para Joro, rei de Judah, alguns anos depois de ter sido elevado ao cu num redemoinho. Repare na sequncia dos

acontecimentos, de acordo com o que lemos na Bblia: O ltimo registo datado de um acto de Elias ocorreu durante o reinado de Acazias, rei de Israel, quando Elias lhe disse que ele morreria por causa dos seus pecados (2 Reis 1:3, 17). O reinado de Acazias durou apenas um ano, por volta de 850 a.e.c. (antes da era comum). A histria da remoo de Elias e sua substituio por Eliseu, encontramo-la no prximo captulo, 2 Reis 2. A histria continua com incidentes da vida de Eliseu, incluindo um encontro com Josafat, rei de Judah (2 Reis 3:11-14). Vrios anos depois Joro, filho de Josafat, sucedeu a seu pai no trono de Jud; isto aconteceu cerca de 845 a.e.c. (2 Reis 8:16). Joro mostrou-se um rei inquo que liderava a nao de Judah na rebelio aos mandamentos de Deus. Ora, decorridos que foram, poucos anos de reinado de Joro, e ainda mais tempo tinha passado depois da remoo de Elias, o Elias escreveu uma carta a Jeoro advertindo-o das graves consequncias dos seus pecados. Esta carta encontra-se registada em 2 Crnicas 21:12-15. Esta carta prova que o pro-

feta Elias continuou vivo, algures na terra, alguns anos depois de ter sido removido pelo redemoinho e substitudo por Eliseu. Deus escolheu Eliseu para suceder Elias como Seu profeta, e assim removeu Elias fisicamente para outro lugar, onde continuou a viver

Esta carta prova que o profeta Elias continuou vivo, algures na terra.
pelo menos por mais alguns anosassim como demonstra a sua carta a Joro. A Bblia no nos informa mais nada sobre Elias depois de haver escrito a referida carta. Mas, eventualmente, ele morreu, posto que Hebreus 9:27 nos diz que: . . . aos homens est ordenado morrerem uma vez. Elias, como os outros profetas e homens justos do Velho Testamento, morreu na f, no tendo recebido a vida eterna que Deus tinha prometido (Hebreus 11:39). Como estas passagens mostram, uma leitura atenta das Escrituras mostra que a remoo miraculosa de Elias, num carro de fogo, nada mais foi que o transporte dele, de um local para outro, na mesma rea, e no de o levar para o cu nem para a vida eterna.

48

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

O Ladro na Cruz 49

H Seres Humanos Salvos no Cu?


palavras muitos anos depois de Jesus ter morrido e ascendido aos cusafirmando, inclusive, que nenhum outro a no ser Jesus, foi para o cu. Ento de quem eram as vozes que Joo ouviu, quando ele descreveu no livro de Apocalipse o que ele ouviu e viu? Joo refere-se a vozes em muitas passagens deste livro. Vejamos dois desses exemplos: Primeiro, E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas e, ao redor e por dentro, estavam cheios de olhos; e no descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que , e que h de vir (Apocalipse 4:8). Segundo: E quando os animais davam glria, e honra, e aces de graas, ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre, os vinte e quatro ancios prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lanavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno s, Senhor, de receber glria, e

, depois destas coisas, ouvi no cu como que uma grande voz de uma grande multido, que dizia: Aleluia! Salvao, e glria, e honra, e poder pertencem ao Senhor, nosso Deus (Apocalipse 19:1). Quem a grande multido? So as vozes dos que glorificam a Deus, as dos seres humanos salvos, que, agora vivem no cu? Ascendeu alguma vez qualquer ser humano ao cu? A crena popular que, quando os Cristos morrem vo imediatamente para o cu, onde ocupam residncia no seu domiclio permanente. Mas, podemos encontrar tal ensino na Bblia? Observe-se Joo 3:13: Ora, ningum subiu ao cu, seno o que desceu do cu, o Filho do Homem [Jesus Cristo], que est no cu [verso Almeida Revista e Actualizada, ARA]. Nesta Escritura temos dois pontos significativos que passamos a examinar. Primeiro, estas so palavras do prprio Jesus. Se algum tivesse ido para o cu, Jesus teria conhecimento disso. Segundo, Joo registou estas

honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade so e foram criadas (Apocalipse 4:9-11). A Bblia mostra-nos que muitos milhares de anjos aparecem diante do trono de Deus e falam em altas vozes. E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos, ao redor do trono e dos animais, e dos ancios; e era o nmero deles milhes de milhes, e milhares de milhares,

que com grande voz diziam: Digno o cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e fora, e honra, e glria, e aces de graas (Apocalipse 5:11-12). Ns vimos nas Escrituras que nenhum humanoalm de Jesus, o Messiasjamais entrou no cu; e que as vozes referidas no Apocalipse 19 so de seres anglicos que rodeiam o trono de Deus.

O Ladro na Cruz
Uma dessas vezes quando Paulo descreve uma viso, na qual ele Foi arrebatado ao paraso (2 Corntios 12:4); dizendo no versculo 2, que este paraso era no terceiro culugar da habitao de Deus. A outra onde Jesus nos diz que a rvore da vida est localizada no meio do paraso de Deus (Apocalipse 2:7). Joo esclarece que a rvore da vida estar na Nova Jerusalm (Apocalipse 22:2). Deus vir do cu e habitar nessa Nova Jerusalm (Apocalipse 21:2-3), depois das ressurreies mencionadas no captulo 20 de Apocalipse. Somente nesse

uando Jesus estava suspenso na cruz prestes a morrer, disse para um convicto criminoso que estava sendo crucificado com Ele, Em verdade te digo que hoje estars comigo no Paraso (Lucas 23:43). Muitas pessoas pensam que Jesus garantiu quele homem que ele iria para o cu com Ele, naquele mesmo dia. Mas, foi realmente isso que Jesus disse? Perguntemos primeiro, onde se situa o paraso de que Jesus fala? A palavra aqui traduzida por paraso usada somente mais duas outras vezes no Novo Testamento, e em ambos os casos refere-se ao lugar da presena de Deus.

50

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Foi Enoque levado para o Cu? 51

tempo que os homens habitaro com Deus neste paraso. Conclui-se por estas Escrituras que o paraso referido por Cristo, no qual os homens habitaro com Deus, para um tempo futuro. Como sabemos que era este o significado das palavras de Cristo? Sabemos porque na Bblia est bem claro que Jesus no subiu ao paraso no dia em que morreu! Ficou na sepultura. Porque primeiramente vos entreguei o que tambm recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1 Corntios 15:3-4). Note o que Cristo disse a Maria, logo depois que foi ressuscitado: Disse-lhe Jesus: No me detenhas [toques], porque ainda no subi para meu Pai . . . (Joo 20:17). Trs dias completos depois da sua morte, Jesus mesmo disse claramente que EleJesus ainda no tinha subido ao cu! Permaneceu no sepulcro trs dias e trs noites (Mateus 12:40). As Escrituras no dizem em qualquer ponto que o seu corpo foi sepultado, mas que a sua alma partiu para algum outro lugar. Ele foi somente

para a sepultura. Deste modo, o criminoso que estava sendo condenado perto de Jesus e lhe suplicou favor, no podia estar no paraso junto com Jesus naquele dia porque Ele (Jesus) mesmo no estava l. Se Jesus no disse quele homem que ele estaria no paraso naquele dia, que lhe ter dito ento? O ladro arrependido consciencializou-se da sua condio quando estava crucificado ao lado de Jesus (Lucas 23:39-41), e disse a Jesus Senhor, lembra-te de mim quando entrares no Teu Reino (verso 42). Aquele ladro, como qualquer pessoa em face da morte iminente, procurou conforto e segurana. E Jesus proporcionou-lhos. A resposta dEle dizendo: Em verdade te digo hoje . . . era uma expresso idiomtica comum do idioma Hebraico . . . usada constantemente como nfase muito solene (A Bblia companheira [The Companion Bible], 1990, apndice 173, pg. 192). Muito do entendimento incorrecto que surge da declarao de Cristo acontece porque originalmente a Bblia no tinha pontuao. S muitos sculos mais tarde que a pontuao foi introduzida na Bblia. Quando as vrgulas foram acrescenta-

das, o significado das palavras de Jesus foi distorcido e esta expresso idiomtica Hebraica ficou obscura. Em algumas tradues para o Portugus este entendimento resultou com que os tradutores pusessem a palavra hoje na frase depois do que em vez de antes. A frase ento, de acordo com a expresso idiomtica Hebraica da era, seria assim em Portugus: Em verdade te digo hoje, que estars comigo no Paraso (Lucas 23:43). Jesus nunca disse, nem pretendeu dizer ao homem moribundo, que ele ia para o paraso naquele mesmo dia. Cristo estava a encoraj-lo e assegurava-lhe solenemente que viria um tempo, no futuro Reino de Deus na terra, em que o homem ressuscitar e ver a Jesus novamente. Cristo fez esta

declarao porque percebeu a atitude de arrependimento do homem e porque este reconheceu a Jesus como o Messias. Devemos lembrar que, quando os acusadores de Jesus, e os guardas o levaram presena de Pilatos, Ele disse ao seu captor, Meu reino no deste mundo (Joo 18:36). Nesta declarao bastante elucidativa Ele confirmou que o Seu domnio, a Sua realeza, o Seu governo, em suma, o paraso de Deus, pertence era vindoura. O Reino de Deus s ser revelado aps a segunda vinda de Cristo. Este evento dramtico pode ser entendido somente quando compreendemos os perodos de tempo do plano de salvao determinado por Deus e a promessa das ressurreies descritas na Bblia.

lgumas pessoas acreditam que Gnesis 5:24 e Hebreus 11:5 declaram que Deus tomou [levou] Enoque para o cu. Mas realmente isso que esses versculos dizem? Gnesis 5:24 diz-nos: E andou Enoque com Deus; e no se viu mais, porquanto

Foi Enoque levado para o Cu?


Deus para si o tomou. E Hebreus 11:5 acrescenta: Pela f, Enoque foi trasladado para no ver a morte e no foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladao, alcanou testemunho de que agradara a Deus.

52

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

A Ressurreio: A Promessa de Deus de Vida Depois da Morte 53

Em nenhuma parte destas Escrituras dito como ou para onde Deus o tomou; unicamente diz que Deus o fez. Ser que Deus tomou Enoque para o cu? Absolutamente no! Porque Jesus mesmo disse que, ningum subiu ao cu, seno o que desceu do cu, o Filho do Homem (Joo 3:13). Alm disso, Hebreus 11 contm uma lista de muitos homens e mulheres de f mencionados na Bblia (incluindo Enoque), e conclui que . . . todos estes, tendo tido testemunho pela

Em Hebreus 11:5 lemos que Enoque foi trasladado (mudado de lugar). A mesma palavra Grega foi usada referente aos restos mortais do patriarca Jacob como sendo levado do Egipto, onde morreu, para Siquem, onde mais tarde foi sepultado (Gnesis 50: 5-7, na septuaginta, ou verso dos LXX). As Escrituras simplesmente no revelam todos os detalhes do que aconteceu a Enoque. Entretanto, registam que Elias, de uma maneira algo seme-

A Ressurreio: A Promessa de Deus de Vida Depois da Morte


orrendo o homem, porventura tornar a viver? (Job 14:14). Esta questo tem intrigado a mente dos homens desde os tempos mais remotos at aos nossos dias. Na Bblia Deus inspirou o patriarca Job, no s a apresentarnos esta importante questo, mas, tambm a dar-nos a resposta. Respondendo a Deus, Job disse: Todos os dias de meu combate esperaria, at que viesse a minha mudana. Chamar-me-ias, e eu te responderia; afeioa-te obra de tuas mos (Job 14:14-15). Job afirmou, deste modo, que os mortos voltaro a viver atravs de uma ressurreio. Outras passagens do Velho Testamento repetem esta convico, tomemos por exemplo Daniel que profetizou para um tempo ainda futuro, quando muitos dos que dormem no p da terra ressuscitaro . . . (Daniel 12:2) Todavia, o caminho para a vida eterna no foi suficientemente entendido naqueles dias; s mais tarde, viria Jesus revelar completa e claramente a verdade, quando disse: Eu sou a ressurreio e a vida; quem cr em mim, ainda que esteja morto, viver (Joo 11:25). somente atravs de Cristo, que podemos experimentar a nossa prpria ressurreio dentre os mortos, como atesta Paulo: Porque, assim como todos morrem em Ado, assim tambm todos sero vivificados em Cristo (1 Corntios 15:22). O ensino da boa nova da ressurreioque o homem pode escapar do poder da sepulturavinculou a separao do Cristianismo e outras religies e filosofias do primeiro sculo; entre algumas correntes de pensamento Judaico daquele tempo, o conceito de ressurreio constitua um tema controverso; alguns, dogmaticamente, negavam que os mortos alguma vez se levantariam, e outros aceitavam que simressuscitariam (Actos 23: 8). Notemos que o mundo em que Jesus viveu, alm de ser Judaico

f, no alcanaram a promessa . . . (versculo 39). Obviamente, ento, Enoque nunca ascendeu ao cu nem ainda recebeu a prometida vida eterna. Ento, que aconteceu com Enoque? Em Gnesis 5:23 claro que Enoque finalmente morreu: E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. Ele viveu 365 anos e no mais. Ele no est ainda vivo e andando com Deus. A expresso todos os dias usada referente a outras oito pessoas, no mesmo captuloobviamente as quais todas morreram.

Ser que Deus tomou Enoque para o cu? Absolutamente no! Jesus disse ningum subiu ao cu...

lhante, foi fisicamente levado por um redemoinho e, finalmente, mais tarde morreu (veja a caixa Foi Elias para o cu?, pgina 45). Tambm, Deus instruiu a Moiss que fosse at ao topo do Monte Nebo para ali morreraparentemente s (Deuteronmio 32:48-50). Ento, Deus sepultou o seu corpo onde no poderia ser encontrado (Deuteronmio 34:5-6), possivelmente para evitar que o lugar da sepultura no viesse a tornar-se um foco de idolatria. Algo semelhante pode ter acontecido a Enoque.

54

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

A Ressurreio: A Promessa de Deus de Vida Depois da Morte 55

estava fortemente influenciado pela cultura de dois impriosGrego e Romanoque, sucessivamente, dominaram a regio por vrios sculos, e as religies, tanto a Grega como a Romana ofereciam escassa esperana para depois da morte. A velha crena grega e a sua contraparte romana mantinham que uma vez estando o corpo morto, a alma, assim liberta do corpo, vivia numa miservel e crepuscular existncia . . . Tristeza, silncio e desespero parecia ser, o que lhes povoava o pensamento quando, porventura, imaginavam sobre uma vida depois da morte . . . A morte era para o homem daqueles dias o desastre final (J.B. Phillips, Som da Verdade: O Testemunho dum Tradutor [Ring of Truth: A Translators Testimony], 1967, pgs. A ressurreio , 40, 41). O Novo Dicionrio Bblico [New o factor prioritrio Bible Dictionary] refere-se viso daquele dia elucidando-nos que e mais importante sombria a ressurreio de Cristo deu ao homem, mais do que um pouco de esperana: para a f Crist. A caracterstica mais sensacional da pregao dos primeiros Cristos , sem dvida, a sua nfase sobre a ressurreio. Esses pregadores tinham a certeza que Cristo havia ressuscitado e, consequentemente, estavam igualmente seguros de que, a seu tempo, os crentes tambm ressuscitariam. Isto estabelecia a diferena entre eles e os outros mestres do mundo antigo . . . Nada mais caracterstico do melhor pensamento da era que o desespero na hora da morte. A ressurreio , sem sombra de dvida, o factor prioritrio e mais importante para a f Crist (Novo Dicionrio Bblico [New Bible Dictionary] 1996, pg. 1010, A Ressurreio).
Uma verdade que deu inicio Igreja

Deus por ele fez no meio de vs, como vs mesmos bem sabeis; a este que vos foi entregue pelo determinado conselho e prescincia de Deus, tomando-o vs, o crucificastes e matastes pelas mos de injustos; ao qual Deus ressuscitou, soltas as nsias da morte, pois no era possvel que fosse retido por ela (Actos 2:22-24).

A jovem Igreja semeou esperanaesperana de vida eterna passando por uma ressurreio.
As notcias da ressurreio de Jesus de Nazar espalharam-se como uma onda de choque atravs da terra; os discpulos de Jesus galvanizaram-se entrando em aco e comearam a pregar com zelo. Os que eram considerados como um bando de Judeus renegados, em breve se tornaram numa florescente Igreja. Durante os seus primeiros dias a Igreja cresceu aos milhares (Actos 2:41; 4:4). A jovem Igreja semeou esperanaesperana de vida eterna passando por uma ressurreio. Os discpulos ensinaram, sob inspirao de Deus, que todos os que aceitem a Jesus como seu salvador pessoal, se arrependam, sejam baptizados, e recebam o Esprito Santo, sero ressuscitados (compare com Actos 2:38 e Romanos 8:11). A ressurreio que era a expectativa dos discpulos, no era uma espcie de subnormalizada meia vida, tal como os Gregos e Romanos acreditavam que se prolongava para alm da sepultura. Os discpulos tinham sido chamados para alcanarem a receber a vida, a verdadeira vida (1 Timteo 6:19, BLH). Antes de ser crucificado, Jesus tinha-lhes dito: porque eu vivo, vocs tambm vivero (Joo 14:19, BLH). Jesus tambm compartilhou com os discpulos a Sua inteno para toda a humanidade, dizendo: Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundncia (Joo 10:10). A vida abundante de que Jesus falou, atinge sua realizao completa na ressurreio dos mortos.
A Ressurreio d significado vida

Foi a fascinante verdade da ressurreio de Jesus, o Messias, que lanou a Igreja do Novo Testamento. O captulo 2 de Actos, registra eloquentemente os acontecimentos do dia da fundao da Igreja, incluindo o memorvel e histrico discurso do apstolo Pedro na proclamao da boa nova: Vares Israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, varo aprovado por Deus entre vs com maravilhas, prodgios e sinais, que

O mundo do primeiro sculo assistiu a numerosos conflitos de idias sobre a vida depois da morte. As filosofias pags provocaram

56

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

A Ressurreio: A Promessa de Deus de Vida Depois da Morte 57

o obscurecimento e a confuso mental da maior parte das pessoas. A nossa situao hoje em dia muito semelhante. No mundo ocidental, um nmero muito significativo de pessoas acredita que, para alm da morte, nada acontece. O atesmo e o agnosticismo deixaram as suas marcas. O mundo precisa de ouvir e entender a mensagem original de Cristo e dos apstolos. Muitas pessoas hoje, tal como as do mundo antigo, esto ansiosas a respeito do tema da morte. A verdade da ressurreio tal como proclamada na Palavra de Deus pode conter a ansiedade e falta de esperana inerente em qualquer crena ou sistema de pensamento que exclui Deus. Apontando para o futuro evento que o retorno de Cristo e a ressurreio dos crentes que morreram na f, os quais acontecero simultaneamente; Paulo encoraja os crentes de todos os tempos: Consolai-vos uns aos outros com estas palavras (1 Tessalonicenses 4:18). A verdadeira esperana da ressurreio prov conforto para a nossa natural ansiedade acerca da morte.
A Ressurreio: Facto histrico

Todo o homem cada um por sua prpria ordem

Porque devemos acreditar numa ressurreio dos mortos? Precisamos considerar seriamente a ressurreio porque um facto bblico e historicamente confirmado. Depois de ter sido executado e de ter sido colocado no tmulo, o corpo de Jesus desapareceu, e os prprios inimigos que queriam a todo o custo negar a Sua ressurreio, no encontraram maneira de explicar o porqu do tmulo vazio. Alm disso, a ressurreio de Jesus foi confirmada por muitas testemunhasincluindo 500 pessoas numa s ocasio (1 Corntios 15:6). Pedro, falando por todos os apstolos, proclamou orgulhosamente: ns somos testemunhas acerca destas palavras referindo-se ao facto de que O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus (Actos 5:30-32). Anos mais tarde, Paulo documentou igualmente que Deus o ressuscitou dos mortos. E Ele, por muitos dias, foi visto pelos que subiram com Ele da Galilia a Jerusalm, e so suas testemunhas para com o povo (Actos 13:30-31). Os apstolos e outros membros da Igreja recm-formada deram as suas vidas, em martrio consentido, por esta verdade.

Estes factos so conhecidos e compreendidos por muitos leitores da Bblia. O que j no to claro para muitas pessoas que a Bblia fala de mais do que uma ressurreio. Os registos de Paulo e Joo confirmam esta verdade. Em 1 Corntios 15:22-23, Paulo escreveu: Porque, assim como todos morrem em Ado, assim tambm todos sero vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primcias; depois, os que so de Cristo, na Sua vinda. A aluso de Paulo s primcias [primeiros frutos] no deixa lugar a dvidas de que outros frutos se seguem. Paulo explicou que Deus, no Seu plano, estabeleceu uma ordem pela qual trar cada pessoa de volta vida por meio de uma ressurreio. No sero todos ressuscitados ao mesmo tempo. Aqueles que acreditam que as pessoas quando morrem, vo para o cu ou para o inferno, tm ficado preocupados com as indicaes que vem nas Escrituras de que comparativamente poucos sero salvos. Frequentemente baseiam essas suposies em passagens bblicas, como Mateus 7:13-14, onde se l: Entrai pela porta estreita, porque larga a porta, e espaoso, o caminho que conduz perdio, e muitos so os que entram por ela; E porque estreita a porta, e apertado o caminho que leva vida, e poucos h que a encontrem. Nestes versculos, Jesus explica o que acontece neste presente sculo mau (Glatas 1:4), no qual Deus no est chamando todos

Jesus explica que neste presente sculo mau Deus no est chamando todos para serem convertidos agora.
para serem convertidos agora. Lemos em Apocalipse 12:9 do diabo e Satans, que engana todo o mundo. E Joo tambm escreveu: Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo est debaixo do poder do Maligno (1 Joo 5:19, BLH). A humanidade como um todo est enganadapor enquanto. Atentemos para o que Jesus disse: Ningum pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o no trouxer; e eu o ressuscitarei no ltimo Dia (Joo 6:44). Jesus indicou assim, claramente, que somente certas pessoas tm parte nesta ressurreioaqueles que so

58

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

A Ressurreio: A Promessa de Deus de Vida Depois da Morte 59

especificamente chamados por Deus. A Bblia ensina que neste tempo particularo tempo que precede o retorno de CristoDeus est chamando apenas uma pequena parte da humanidade para entrar no Seu Reino e nele participar activamente.
A primeira ressurreio

A ressurreio daqueles que so chamados agora e que Paulo designou como sendo primcias, vem detalhadamente descrita no captulo 20 do livro de Apocalipse. Note-se como Joo descreve a ressurreio das primcias: Em seguida vi alguns tronos, e os que estavam sentados neles receberam o poder de julgar. Vi tambm as almas dos que tinham sido degolados porque haviam anunciado a mensagem de Deus e a verdade que Jesus revelou. Eles no tinham adorado o monstro [besta] nem a sua imagem, nem tinham recebido o seu sinal na testa ou na mo. Eles tornaram a viver e reinaram com Cristo durante os mil anos. (Os

versculo 12: Vi tambm os mortos, tanto os importantes como os humildes, que estavam de p diante do trono. Foram abertos livros, e tambm foi aberto outro livro, o Livro da Vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que cada um havia feito, conforme estava escrito nos livros. (BLH) Os que pertencem a este grupo de ressuscitados, nunca em suas

Aqueles que retornam a uma vida fsica temporria nesta ressurreio (ver Ezequiel 37:1-14), tero pela primeira vez, as suas mentes abertas verdade do plano de Deus.
vidas entenderam completamente a verdade de Deus. A grande maioria, de entre todas as pessoas que viveram, nunca ouviu a verdade de Deus. Contrariamente idia dessas pessoas terem sido condenadas ao sofrimento eterno num inferno de fogo, a verdade que a Bblia transmite muito mais reconfortante, e um verdadeiro estmulo para uma vida livre de angstias e depresses muito comuns nos nossos dias. Deus estender a oportunidade da vida eterna a todospara um nmero relativamente pequeno nesta era, mas para bilhes de seres humanos, na segunda ressurreio. O Julgamento muito mais que uma deciso final de recompensa ou de condenao. O Julgamento um processo que acontece ao longo dum perodo de tempo, antes de ser tomada uma deciso final. Aqueles que retornam a uma vida fsica temporria nesta ressurreio (ver Ezequiel 37:1-14), tero pela primeira vez, as suas mentes abertas verdade do plano de Deus. Tero a oportunidade de decidir se aceitaro e seguiro as instrues de Deus, ou no. Depois de compreenderem a verdade, sero ento julgados de acordo com a sua livre e consciente resposta ao seu novo entendimento. Muitos aceitaro a verdade, arrepender-se-o e recebero a ddiva de Deus a vida eterna.
Geraes passadas ressuscitadas juntas

H uma outra ressurreio depois da primeira, e nesta ressurreio, outros tero a sua oportunidade de receber a salvao.
outros mortos no tornaram a viver at que os mil anos terminaram.) Esta a primeira ressurreio (Apocalipse 20:4-5, BLH). Observe que alguns so ressuscitados no incio dos mil anos do reinado de Cristo, na primeira ressurreio. O uso do termo primeira mostra que, no mnimo, ocorrer mais uma (outra) ressurreio.
Outra ressurreio

O mesmo versculo que citamos acima explcito: Os outros mortos no tornaram a viver at que os mil anos terminaram. H uma outra ressurreio depois da primeira, e nesta ressurreio, outros tero a sua oportunidade de receber a salvao. Eles sero chamados para entender a verdade de Deus e o Seu plano durante um perodo que referido algumas vezes, como o julgamento do grande trono branco (versculo 11). Este tempo de julgamento est mais detalhadamente descrito no

Jesus falou deste tempo quando disse que mesmo os pecadores da

60

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

A Ressurreio: A Promessa de Deus de Vida Depois da Morte 61

cidade de Sodoma, h muito tempo destruda, teriam oportunidade de se arrependerem num futuro julgamento. Ele enviou os seus discpulos numa misso de ensinar a Boa Nova (Mateus 10:9-14), e disse-lhes que encontrariam algumas pessoas que rejeitariam a sua mensagem; ora, Jesus falou acerca destes: Em verdade vos digo que, no Dia do Juzo, haver menos rigor para o pas de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade (versculo 15).

Evidncia de uma terceira ressurreio

No se trata de uma segunda oportunidade de salvao; para eles ser a primeira e nica oportunidade.
O facto de, naquele dia, haver tolerncia para Sodoma e Gomorra, mostra-nos que eles tero oportunidade de se arrependerem e entrar no Reino de Deus; porque no recuado tempo em que eles viveram, to pouco tiveram oportunidade de conhecer Deus e o Seu caminho de vida, ou nunca entenderam suficientemente o que ouviram, pelo que o tempo da sua chamada da parte de Deus, e o seu julgamento situar-se-o no futuro. No se trata de uma segunda oportunidade de salvao; para eles ser a primeira e nica oportunidade de agir de modo responsvel no conhecimento da verdade de Deus. Numa outra ocasio semelhante, Jesus disse que as pessoas que tinham falecido h muito tempo, na antiga cidade AssriaNnive, e na bblica rainha do Sul do tempo de Salomo, se levantariam ao lado daqueles que pertenciam gerao de Cristo (Mateus 12:4142, Lucas 11:31-32). As pessoas daquelas geraes que viveram e morreram muitos sculos antes, nunca entenderam coisa alguma sobre o verdadeiro Deus, ou o Seu plano para oferecer a vida eterna por meio de Seu Filho Jesus, o Messias. Que Deus oferecer a salvao a todos os que viveram e morreram em todas as eras sem realmente O conhecer, mostra a grandeza da Sua graa para com todos. Deus no faz acepo de pessoas, isto , no mostra parcialidade ou distino (Romanos 2:11). Ele chama todas as pessoas durante o tempo que mais prprio para eles, e a todos eventualmente dar a maravilhosa oportunidade de receber a Sua ddiva de salvao.

Por outras Escrituras apercebemo-nos que um terceiro grupo ser ressuscitado justamente antes da destruio final dos inquos no lago de fogo. Jesus fez meno de que algumas pessoas so obstinadas, porque detm o conhecimento mas desprezam deliberadamente as revelaes espirituais para as quais Deus lhes abriu a mente afim de entenderem; destes, disse que no sero perdoados . . . nem neste sculo nem no futuro (Mateus 12:31-32). Contudo vem a hora em que todos os que esto nos sepulcros ouviro a Sua voz [a voz de Cristo] (Joo 5:28). Mesmo aqueles que no sero perdoados, sero ressuscitados da morte. Este grupo incluir apenas aquelas pessoas, que intencional e obstinadamente, rejeitaram o caminho de vida que Deus lhes ofereceu, e isto, mesmo depois de terem sido iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Esprito Santo (Hebreus 6:4-6). Trata-se aqui de algumas poucas pessoas que j tinham sido perdoadas e convertidas, mas que mais tarde decidiram rejeitar o Esprito Santo e o inestimvel conhecimento que Deus lhes deu. Porque aqueles que pisarem o Filho de Deus, e tiverem por profano o sangue da aliana com que foram santificados, e fizerem agravo ao Esprito da graa para eles resta-lhes uma certa expectao horrvel de juzo, e ardor de fogo, que h-de devorar os adversrios (Hebreus 10:26-29, Almeida Corrigida e Fiel [ACF]). Deus revelou que o destino final do mpio incorrigvel ser destrudo pelo fogo. O Deus Todo-Poderoso diz: - Est chegando o dia em que todos os orgulhosos e todos os maus sero queimados como a palha queimada na fogueira. Naquele dia, eles queimaro e sero completamente destrudos (Malaquias 4:1, BLH). Consequentemente, a destruio no lago de fogo (Apocalipse 20:13-14) deve incluir aqueles poucos que obstinadamente recusam arrepender-se de suas prprias e deliberadas rebelies, apesar de todas as oportunidades que Deus lhes proporcionou. Quando tudo estiver completo, lemos: E a morte e o inferno [hades] foram lanados no lago de fogo. Esta a segunda morte (versculo 14). O Julgamento de Deus est completo. Os que esto salvos, jamais temero a morte.

62

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

Cristo e os Escritores Bblicos Comparam a Morte com o Dormir 63

Cristo e os Escritores Bblicos Comparam a Morte com o Dormir


que acontece a uma pessoa quando morre? A Bblia compara a morte a um estado de dormir, isto o repouso do sono. No tal como um sono normal, claro. um sono em que os sentidos no funcionam, no existe pensamento, no existe actividade do crebro, nem nenhum outro tipo de vida. Encontramos na Bblia passagens que mostram ser este o caso. Job, por exemplo fez aluso ao estado de morte em mais do que uma ocasio. Por que no morri eu desde a madre e, em saindo do ventre, no expirei?... Porque j agora jazeria e repousaria; dormiria, e, ento, haveria repouso para mim Ali, os maus cessam de perturbar; e, ali, repousam os cansados (Job 3:11, 13, 17). Muitos sculos depois, o registo bblico descrevendo o conhecido episdio da morte de Lzaro, um amigo de Jesus, ilustra a morte como um estado de repouso: o sono. Estava, ento, enfermo um certo Lzaro, de Betnia (Joo 11:1). Jesus decidiu ir at onde ele se encontrava, mas preferindo

reforar a f dos discpulos por meio dum milagre maior do que seria o de curar o seu amigo daquela enfermidade, demorou-se at que Lzaro morreu. Antes de ir a Betnia, Jesus comentou a condio de Lzaro com os seus discpulos; dizendo que Lzaro dorme e que iria acord-lo (Joo 11:11-14). Os discpulos responderam que dormir bom porque o ajudaria a melhorar (versculo 12). Ento Jesus foi mais explcito: Lzaro est morto (versculo 14). Repare que Jesus disse enfaticamente que Lzaro estava morto, mas, ao mesmo tempo descreveu a morte como estando a dormir. Quando, porm, chegou o tempo de Jesus intervir, clamou com grande voz: Lzaro, vem para fora. E o defunto saiu, tendo as mos e os ps ligados com faixas, e o seu rosto, envolto num leno. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir (Joo 11:43-44). Lzaro no tinha ido para o cu nem para o inferno; simplesmente tinha sido sepultado numa gruta, onde dormiu at Jesus cham-lo para fora da sepultura.

Deus operou um milagre especial ressuscitando Lzaro da morte. Todos ns, mais cedo ou mais tarde no nosso tempo de vida, tambm entraremos num estado que figurativamente chamamos dormir na morte ou repouso da morte. Os mortos no tm conscincia. A crena comum que, na morte, o corpo vai para a sepultura enquanto que a alma continua viva e consciente, e vai para o cu ou para o inferno. Contudo, como vimos, esta crena no bblica. Numa outra referncia ao estado da morte, Paulo alude aos mortos justos que sero ressuscitados para se encontrarem com Cristo no ar, como estando dormindo. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que ns, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, no precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descer do cu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro; depois, ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor (1 Tessalonicenses 4:15-17).

Assim, aqueles que esto nas suas sepulturas sero ressuscitados, despertando para ir ao encontro do Messias, regressando juntamente com aqueles que em Cristo ainda esto vivos. Todos eles iro encontrar-se com Cristo, no ar, na primeira ressurreio. Depois voltaro para a terra, para reinar com Ele, no Reino de Deus. Que, em sentido figurativo, os mortos esto como que a dormir, aguardando a ressurreio, era a opinio prevalecente, at data to tardia como o 5 Sculo (O declnio do inferno [The Decline of Hell], pg. 35). O afastamento do ensino bblico ocorreu vrios sculos depois de Cristo. O ensino claro da Bblia que os mortos esto inconscientes, esperando na sepultura. Eles esto, tal como Jesus e Paulo explicaram, dormindo. No despertaro at ressurreio. Eventualmente todos despertaro: uns para a vida eterna na primeira ressurreio e outros para uma vida fsica, numa outra ressurreio mil anos mais tarde. Como Jesus disse, a hora vem em que todos os que esto nos sepulcros ouviro a sua voz (Joo 5:28-29). Esta a reconfortante e encorajadora verdade revelada nas Escrituras.

64

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

O Seu Maravilhoso Futuro 65

O Seu Maravilhoso Futuro

luz destas verdades bblicas, que concluses tiramos? Como vimos, as crenas das pessoas no que respeita natureza do cu e inferno trazem-nos a um largo e confuso espectro. Mas, existe algo no qual todos deveramos de concordar: Todos morreremos. Na verdade os vivos sabem que ho de morrer (Eclesiastes 9:5). O espectro da morte tem pairado sobre as cabeas da humanidade h tanto tempo quanto o da sua existncia; e quando as pessoas esto controladas pelo medo da morte, so cruel e implacavelmente escravizadas. O Comentrio Bblico do Expositor [The Expositors Bible Commentary] resume como a verdade da ressurreio, personificada na ressurreio de Cristo, transformou a maneira de pensar de muitas pessoas: No primeiro sculo este [medo da morte] era bastante real. Os filsofos recomendavam s pessoas que tivessem calma face morte, e algumas conseguiram-no; mas para a maioria, tal conselho mostrou-se irrelevante. E, muito pelo contrrio, o medo aumentava, como, eloquentemente, o ilustram as inscries que vemos nas pedras colocadas sobre as tumbas [sepulturas], e que so bem reveladoras da ausncia de esperana. Porm, uma das coisas mais maravilhosas do Evangelho de Cristo que liberta os homens e as mulheres deste medo . . . Eles so salvos com uma firme esperana de vida eterna, uma vida em que o melhor est alm da sepultura (Leon Morris, 1981, vl. 12, pg. 29). A Bblia revela que o melhor que o homem pode experimentar est para l da sepultura. Ela mostra-nos que os convertidos a Cristo e aos Seus princpios de vida, na ressurreio, herdaro a vida eterna, e que a morte jamais reclamar poder sobre eles. E, quando isto que corruptvel se revestir da incorruptibilidade, e isto que mortal se revestir da imortalidade, ento, cumprir-se- a palavra que est escrita: Tragada foi a morte na vitria (1 Corntios 15:54). A vida que est para vir, bastante superior a esta existncia presentemente temporria. Ser uma vida abundante em propsito e prazer. Na tua presena h abundncia de alegrias; tua mo direita

h delcias perpetuamente, escreveu David (Salmo 16:11). Vejamos ento o que esperam aqueles que recebem a vida eterna atravs da ressurreio.
Qual ser a nossa aparncia?

Em termos gerais, podemos saber que aspecto teremos na ressurreio porque a Bblia diz-nos que seremos como o ressuscitado Jesus. O primeiro homem, da terra, terreno; o segundo homem, o Senhor, do cu . . . E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos tambm a imagem do celestial (1 Corntios 15: 47, 49). Aprendemos que na ressurreio teremos a mesma imagem, ou aparncia, que Cristo tem. Paulo diz-nos que os verdadeiros Cristos esto predestinados a serem conformes imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primognito entre muitos irmos (Romanos 8:29). Compreende bem este significado? Seremos irmos de Jesus e compartilharemos da Sua aparncia. No obstante Jesus ter existido por toda a eternidade e ns no, seremos, no entanto, elevados a um plano to alto que seremos chamados filhos de Deus e irmos de Jesus Cristo. O apstolo Joo confirma estas duas mesmas verdades; que seremos filhos de Deus e glorificados da mesma maneira como o foi Jesus Cristo. Joo escreveu: Vede quo grande amor nos tem concedido o Pai: que fssemos chamados filhos de Deus (1 Joo 3:1). E em 1 Joo 3:2 ele continua: Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como o veremos. Possuiremos ento, uma to grande glria que ser comparada glria de Cristo (Romanos 8:16-18); contudo nunca seremos iguais a Ele, visto que Filho de Deus de um modo particular, porque sempre existiu e superior a todos, exceptuando o Pai.
A glria de Cristo

Como a glria de Cristo? Durante o seu ministrio na terra, Ele ofereceu a trs dos seus discpulos, uma anteviso da sua aparncia neste glorificado estado espiritual; E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz (Mateus 17:2).

66

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

O Seu Maravilhoso Futuro 67

Anos mais tarde, conforme lemos no livro de Apocalipse, Joo teve uma viso de Cristo ressuscitado e glorificado. Notem como Joo descreve esta experincia nica: Os seus cabelos eram brancos como a l ou como a neve, e os seus olhos eram brilhantes como o fogo. Os seus ps brilhavam como o bronze refinado na fornalha e depois polido, e a sua voz parecia o barulho de uma grande cachoeira. . . . O seu rosto brilhava como o sol do meio-dia (Apocalipse 1:14-16, BLH). Isto descreve Cristo, o Filho glorificado de Deus, como sendo um ser de grande resplandecncia. Ns, tambm, compartilharemos desta deslumbrante aparncia. Depois da sua ressurreio, Jesus teve a capacidade de assumir o aspecto que tinha tido aquando da Sua existncia fsica. Depois dEle se ter erguido do tmulo, no jardim do Horto, Maria Madalena, visitou a Sua sepultura na madrugada da manh seguinte. Quando ela viu a sepultura vazia comeou a chorar (Joo 20:11). Ento, Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelo, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei (versculos 15 e 16). Jesus apareceu a Maria como um ser comum, em vez do seu estado radiante. Ela tomou-o por um jardineiro, possivelmente porque quela hora ainda estava escuro (veja o versculo 1). Noutra ocasio Jesus apareceuaparentemente do nadadentro de uma sala fechada, onde os seus discpulos estavam reunidos. E, oito dias depois . . . Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco! (Joo 20:26). Depois da ressurreio Jesus foi capaz de passar atravs de barreiras slidascomo as paredes de um prdio ou a pesada pedra que estava entrada do sepulcro. Como Jesus, ns, quando formos transformados em seres espirituais no seremos limitados pelas leis que governam as coisas fsicas. Embora venhamos a ter a capacidade de nos tornarmos simples matria, como seres espirituais no estaremos sujeitos a restries tais como a velocidade, entre outras, a que qualquer corpo fsico est limitado. Como parte desta mudana no teremos necessidade de comer para sobreviver, no entanto, parece-nos que teremos possibilidade opcional de comer por companheirismo se tal se

mostrar necessrio e nos agradar ou se preferirmos. Em duas de Suas aparies depois da ressurreio, Jesus compartilhou uma refeio com os Seus discpulos (Lucas 24:28-30 e Joo 21:9-15). Aqueles a quem Deus der a vida eterna, na ressurreio, tero para sempre estas caractersticas sobrenaturais. Veja-se a descrio da ressurreio no livro de Daniel: Muitos dos que j tiverem morrido vivero de novo: uns tero a vida eterna, e outros sofrero o castigo eterno e a desgraa eterna. Os mestres sbios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazerem o que certo, brilharo como as estrelas do cu, com um brilho que nunca se apagar (Daniel 12:2-3, BLH).
O que faremos como seres espirituais?

Como seres espirituais na famlia de Deus, viveremos e trabalharemos ao mais elevado nvel e no melhor ambiente jamais imaginados. Nas palavras de Jesus, E a vida eterna esta: que conheam a Ti s por nico Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste (Joo 17:3). Passaremos a eternidade com Deus em Seu ambienteno Seu mundo de espirito e todo o poder. No estaremos inactivos na nossa nova vida. Tornar-nos-emos positivamente ocupados. Jesus disse, Meu Pai trabalha at agora, e eu trabalho tambm (Joo 5: 17). Quando Cristo voltar para estabelecer o Reino de Deus na terra, os que tomaram parte da primeira ressurreio, serviro a Deus na qualidade de juzes (Apocalipse 20:4) e sacerdotes (versculo 6) e eles reinaro sobre a terra (Apocalipse 5:10). No se d o caso de algum ir para o cu, nem to pouco de levar uma vida passiva e ociosa. Jesus retornar a um mundo que se tem destrudo largamente por viver em oposio aos mandamentos do seu criador, nessa altura Ele iniciar um processo de reeducao massiva para ajudar as pessoas a abandonar os seus anteriores procedimentos e modo de vida, e aprender, pela primeira vez, a proceder de acordo com os mandamentos de Deus. No livro do profeta Isaas, lemos a respeito deste futuro governo de Jesus como Messias e Rei sobre a terra E acontecer, nos ltimos dias, que se firmar o monte da Casa do Senhor no cume dos montes e se exalar por cima dos outeiros; e concorrero a ele todas as naes. E viro muitos povos e diro: Vinde, subamos ao monte do

68

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

O Seu Maravilhoso Futuro 69

Senhor, casa do Deus de Jac, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sio sair a lei, e de Jerusalm, a palavra do Senhor. E ele exercer o seu juzo sobre as naes e repreender a muitos povos; e estes convertero as suas espadas em enxades e as suas lanas, em foices; no levantar espada nao contra nao, nem aprendero mais a guerrear (Isaas 2: 2-4). Neste tempo profetizado por Isaas, Cristo ensinar todas as pessoas que no conhecem o caminho de Deus; e ser assistido por todos os que sero transformados em glorificados filhos de Deus ao tempo da primeira ressurreio que, acontecer aquando do Seu retorno (Lucas 20:36). Se entrarmos nessa nova vida, seremos dotados de ilimitada energia. Como membros da famlia de Deus receberemos o poder do Esprito de Deus. Como Isaas descreve: O eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga (Isaas 40:28).
Uma mudana para melhor

incluiro todos os que estiverem vivos e perseverantes na f em Cristo, quando Ele voltar, e os mortos que, no seu tempo, foram chamados, que se arrependeram e que viveram na f obedecendo a Deus. Incluiro todos os homens e mulheres de f mencionados em Hebreus 11, os quais morreram na f, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra (Hebreus 11:13). Os que morreram na f incluem Abrao, Isaque e Jacob (versculos 17-21). Entre as promessas que eles no receberam, est a promessa do Reino de Deus, o que se depreende facilmente das palavras de Jesus: . . . eu vos digo que muitos viro do Oriente e do Ocidente e assentar-se-o mesa com Abrao, e Isaque, e Jac, no Reino dos cus (Mateus 8:11). Lembre-se que Reino dos cus sinnimo de Reino de Deus que ser estabelecido na terra por Cristo quando Ele voltar.
Respondendo ao convite de Deus

Referindo-se ao evento que transformar os nossos corpos mortais, Paulo escreveu: Uma a glria do sol, e outra, a glria da lua, e outra, a glria das estrelas; porque uma estrela difere em glria de outra estrela. Assim tambm a ressurreio dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupo, ressuscitar em incorrupo. Semeia-se em ignomnia [humilhao], ressuscitar em glria. Semeia-se em fraqueza, ressuscitar com vigor. Semeia-se corpo animal [natural ou fsico], ressuscitar corpo espiritual (1Corntios 15:41-44). Deus nos dar corpos que nunca se cansam nem adoeceme mentes que tero algumas das Suas capacidades sobrenaturais. Reinando com Cristo (Apocalipse 2:26; 3:21), ajud-lo-emos a estabelecer a paz mundial. Colaboraremos na disseminao do conhecimento de Deus e nas Suas normas de vida, s terras mais distantes num processo de reeducao de dimenso universal. No se far mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encher do conhecimento do Senhor, como as guas cobrem o mar (Isaas 11:9). Aqueles que forem transformados durante o retorno de Cristo,

O estimado leitor pode ser um dos muitos que, de todas as partes do mundo, ressuscitaro para estar com Cristo no Seu Reinose responder ao convite de Deus. Ele est a fazer este chamamento a todos, atravs da pregao do Evangelho que inclui a informao que est a ler neste preciso momento! Este chamamento no para todas as pessoas neste tempo presente. Jesus disse aos Seus discpulos que o entendimento da verdade de Deus no est ainda disponvel para muitos: Porque a vs dado conhecer os mistrios do Reino dos cus, mas a eles no lhes dado (Mateus 13:11). Em diversas passagens da Bblia, vemos referncias aos eleitos de Deus. Estes so os que Deus chama para entenderem estas coisas agora, nesta era presente, mas as restantes pessoasque constituem a vastssima maiorias sero chamados mais tarde. E note que a maioria de Israel, sendo o povo de Deus, extensamente referido no Antigo Testamento, no lhes foi concedido entender o Reino de Deus, durante o tempo de suas vidas. Os seus coraes estavam endurecidos e as suas mentes cegas. Mas a oportunidade para a maior parte deles vir na segunda ressurreio. O que Israel

70

Cu E Inferno: O que Realmente Ensina a Bblia?

buscava no o alcanou; mas os eleitos o alcanaram, e os outros foram endurecidos (Romanos 11:7). Porm, tal como Paulo explica no mesmo captulo, tempo vir em que todo o Israel ser salvo, como est escrito: De Sio vir o Libertador, e desviar de Jac as impiedades (versculo 26). A divina chamada , para cada pessoa, de acordo com o Seu imutvel pr-estabelecido tempo. Quando tudo estiver dito e feito o Seu plano ser inteiramente justo para cada um. Acerca disto, Pedro esclarece que, aqueles que agora se tornam parte da Sua Igreja, so os escolhidos nesta presente era para receberem a salvao na primeira ressurreio. Pedro diz deles, . . . vs sois a gerao eleita, o sacerdcio real, a nao santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). A boa nova que Deus, eventualmente, oferecer a vida eterna a todos os que se arrependerem, porque Sua vontade que todos entrem no seu Reino. Ele quer, pois, compartilhar esta oportunidade de vida eterna com todos (2 Pedro 3:9). Numa final e espantosa vista de olhos do que Deus tem reservado para todos os que O servem, o apstolo Joo foi inspirado a escrever a sua percepo desse futuro, no livro de Apocalipse, o ltimo dos livros da Bblia: E Deus limpar de seus olhos toda a lgrima, e no haver mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque j as primeiras coisas so passadas. . . . Quem vencer herdar todas as coisas, e Eu serei seu Deus, e ele ser Meu filho (Apocalipse 21:7). O futuro que Deus tem planeado para ns fantstico; mais do que se cr! , de longe, superior quele fantasioso cu imaginado pelos homens. Deus partilhar o futuro real com todos aqueles que se arrependem e abandonam os seus pecados. E para aqueles que obstinadamente recusem arrepender-se, no iro sofrer para sempre no inferno. Esses simplesmente deixaro de existir. Mas, isto no acontecer, necessariamente, consigo. O prezado leitor desta mensagem pode participar no eterno Reino de Deus, se aceitar as palavras proferidas por Jesus no incio do Seu ministrio: Chegou a hora, e o Reino de Deus est perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho [na boa nova] (Marcos 1:15, BLH).

Se deseja saber mais....


Quem somos: Esta literatura distribuda gratuitamente pela Igreja de Deus Unida, uma Associao Internacional, que tem ministros e congregaes em muitas partes do mundo. Ns encontramos as nossas razes na Igreja que Jesus fundou, no incio do primeiro sculo. Seguimos os mesmos ensinamentos, doutrinas e prticas que ento foram estabelecidas. A nossa incumbncia a de proclamar o evangelho do vindouro Reino de Deus por todo o mundo, como uma testemunha, e de ensinar todas as naes a observar o que Cristo ordenou (Mateus 24:14; 28:19-20). Gratuito: Jesus Cristo disse: de graa recebestes, de graa dai (Mateus 10:8). A Igreja de Deus Unida oferece esta e outras publicaes gratuitamente, como um servio educacional no interesse pblico. Ns o convidamos a pedir a sua subscrio gratuita da revista A Boa Nova e a inscrever-se no nosso Curso de Ensino Bblico, de 12 lies, tambm livre de custos. Estamos agradecidos pelos generosos dzimos e ofertas dos membros da Igreja, e doutros colaboradores, que voluntariamente contribuem para o suporte desta obra. No solicitamos fundos do pblico em geral. No entanto, aceitamos de bom grado contribuies em ajuda a compartilharmos esta mensagem de esperana com outros. Todas as receitas so auditadas por uma firma independente de auditoria. Conselho pessoal disponvel: Jesus ordenou os seus seguidores para apascentar as Suas ovelhas (Joo 21:15-17). Para ajudar a cumprir esta instruo, a Igreja de Deus Unida tem congregaes volta do mundo. Nelas os crentes renem-se para serem instrudos segundo as Escrituras e para confraternizarem. A Igreja de Deus Unida empenha-se em entender e praticar o Cristianismo do Novo Testamento. Desejamos compartilhar o estilo de vida de Deus com os que ardentemente buscam adorar e seguir o nosso Salvador, Jesus Cristo. Os nossos ministros esto disponveis para aconselhar, responder a questes e explicar a Bblia. Se desejar contactar um ministro, ou visitar uma das nossas congregaes, queira sentir-se vontade para contactar o nosso escritrio mais prximo de si. Informao adicional: Nem todas as publicaes mencionadas neste livro esto correntemente disponveis na lngua Portuguesa, mas estamos empenhados num projecto em as traduzir para o Portugus. Visite o nosso Web site www.revistaboanova.org para ter conhecimento das publicaes correntemente disponveis em Portugus, ou para pedir ou descarregar qualquer das nossas publicaes, incluindo edies da revista A Boa Nova, livros e outras. Tambm pode visitar o nosso portal www.gnmagazine.org para uma lista completa das nossas publicaes em Ingls, ou o portal www.beyondtoday.tv para programas de televiso educacionais em Ingls. Se desejar corresponder conosco em Portugus, por favor envie-nos um e-mail para info@ucg.org ou escreva-nos para um dos endereos atrs em lista.

ENDEREOS POSTAIS
Estados Unidos da Amrica: (Pode pedir em Portugus, Espanhol ou Ingls) Igreja de Deus Unida P O Box 541027 Cincinnati, OH, 45254-1027 Telefone: +1 (513) 576 9796 Inglaterra: United Church of God P O Box 705 Watford, Herts WD19 6FZ Telefone: +44 (0)20-8386-8467 Brasil: Igreja de Deus Unida Caixa Postal 7 Montes Claros MG CEP 39400-970 Telefone: +1 (513) 576 9796 Internet: www.revistaboanova.org www.gnmagazine.org www.beyondtoday.tv www.ucg.org Email: info@ucg.org Autor: Noel Nornor Contribuinte editorial: Scott Ashley, Tom Robinson, John Ross Schroeder Revisores editoriais: Roger Foster, Roy Holladay, Paul Kieffer, Burk McNair, Donald Ward Fota da Capa: Ilustrao fotogrfica por Shaun Venish Tradutores: Joo Carvalho, Jos dos Santos Martins, Joaquim Levy Revisores: Lus de Andrade, Jorge de Campos

Вам также может понравиться