Вы находитесь на странице: 1из 41

I UNIDADE LETIVA Disciplina N de aulas Competncias Conhecer, respeitando as variedades lingusticas, com as quais se defrontam em diferentes situaes de participao

social, interpretando-as corretamente e interferido as intenes de quem as produz. Melhorar a qualidade dos conhecimentos adquiridos atravs da prtica de reflexo e anlise crtica. identificando a superestrutura esquemtica e a sua funo. - Ler e compreender textos prticos como (cartas, telegramas, bilhetes, avisos, etc.). Produzir textos narrativos e descritivos, com fio condutor do raciocnio por progresso temporal (sequncia lgica), utilizando todos os elementos da narrao. - Redigir textos prticos (bilhetes, avisos, cartas, telegramas, anncios e propagandas) para facilitar a comunicao e atividades do dia-a-dia. Redigir textos formativos e informativos, respeitando sua estrutura esquemtica, visando informar conhecimentos, descobertas e concluses. - Redigir textos extra verbais utilizando cdigos no-lingusticos, formas, cores, sons, gestos, etc. - Produzir textos literrios que expressam pensamentos, fantasias do homem e de sua relao com o mundo. - Escrever observando a segmentao Habilidades Desenvolver atividades diversificadas como: leitura silenciosa, oral, coletiva, perguntas, associaes, escolha de resposta correta, ordenao de fatos, identificao de afirmaes verdadeiras a respeito do texto, anlise de falas e atitudes de personagens, questes opinativas, entre outras. Observar a partir da leitura os diferentes tipos de textos e suas estruturas. Elaborar diferentes tipos de textos a partir de sugestes, leituras, gravuras, pesquisas, entre outras. Criar situaes para que o aluno reconhea e empregue corretamente o estudo ortofnico. Utilizar a linguagem escrita para auxiliar a compreenso de textos orais. Consultar dicionrios e enciclopdias para ampliar o vocabulrio. Opinar e se posicionar criticamente diante das informaes do texto. Conhecer e classificar as classes gramaticais. Observar, descobrir e justificar nas palavras acentuadas as regras de acentuao utilizadas e o uso da crase. Reconhecer dentro de frases e oraes o sujeito, classificando, sujeito em simples ou composto e destacando o ncleo do sujeito. Contedo Programtico Captulo 1- A palavra educao Temtica: - Valorizao da educao formal e informal. - Educao: direitos de todos e indispensvel. - Indivduo: agente transformador do entorno social. Linguagem oral (pp. 06 a 11, 13) Leitura (pp. 6 a 9, 11, 13) Produo textual (pp. 6, 8, 11, 13) Conhecimentos lingusticos e textuais (pp. 09, 10 ) aumentativo/diminutivo, uso de iniciais maisculas, uso de acentos e sinais grficos, Captulo 2- A palavra escolha Temtica:-Valorizao da escolha pessoal e coletiva. - A responsabilidade no exerccio da escola. - Escolha: um direito de todos e uma ao consciente. Linguagem oral (pp. 14 a 16 35, 37, 38) Leitura (pp. 14 a 16, 19, 23 a 26, 29, 31, 33, 35 a 38) Produo textual (pp. 14, 16, 18, 23, 25, 26, 28, 29, 31, 33, 35, 38)

24/01 - 12/04 Visto

200

Lngua Portuguesa

do texto em palavras e frases, preocupando-se com a forma ortogrfica e ortofnica. - Empregar corretamente as letras nas palavras e expresses. - Entender o significado e a utilizao de cada uma das palavras confrontadas e empreg-las corretamente em atividades. Preocupar-se com o uso das pontuaes como elementos que auxiliam na melhor organizao das idias. - Ser consciente da importncia da concordncia nominal entre as palavras. - Conscientizar-se sobre as mensagens implcitas nos textos. - Valorizar as diferenas entre as pessoas, no se portando de maneira preconceituosa em relao aos outros. - Valorizar a cooperao nos trabalhos em grupos como forma de dar qualidade s situaes comunicativas. - Perceber as emoes, sensaes e sentimentos transmitidos pelos textos narrativos.

- Distinguir as palavras quanto ao nmero de slabas, de letras e de fonemas. - Identificar encontros voclicos, consonantais e dgrafos em palavras e frases. Reconhecer as palavras quanto ao nmero de slabas e tonicidade visando a acentuao grfica. - Identificar as regras de acentuao. - Distinguir artigos definidos e indefinidos em frases. - Reconhecer e classificar os substantivos em frases, nomeando-os e estabelecendo suas referncias. -Identificar e empregar corretamente as palavras que pertencem classe dos adjetivos.

Conhecimentos lingusticos e textuais (pp. 18, 19, 26 a 28, 33, 35, 36) Substantivo, adjetivos, sinais de pontuao, silaba tnica, fonema Z.

Matemtica

200

Desenvolver os conhecimentos matemticos como meios de transformao para sua vida e tambm para o mundo que o cerca, percebendo assim, que os desafios matemticos impulsionam para o interesse, curiosidade, investigao e capacidade de resoluo de problema do cotidiano. Compreender os aspectos qualitativos atravs do conhecimento matemtico que possam ser aplicados em sua vida, organizando, interpretando e produzindo informaes criticamente. Experimentar vrias formas de estratgias na resoluo de situaesproblema, empregando conceitos, procedimentos e instrumentos que o auxiliem na deduo, induo, intuio, analogia e estimativa no conhecimento matemtico. Valer-se da linguagem oral para descrever, representar, apresentar resultados e argumentar relaes e diferenas nas representaes matemticas. Relacionar a diversidades dos temas matemticos a outros conhecimentos de outras reas curriculares. Assegurar-se de sua prpria capacidade na construo dos conhecimentos matemticos, valorizando sua auto-estima e a perseverana na busca dos mesmos. Desenvolver o esprito cooperativo, buscando solues para problemas propostos, sendo capazes de distinguir o que coerente ou no nas discusses do assunto, bem como acolhendo sugestes e opinies dos grupos, aprimorando a interao e o

Reconhecer nmeros naturais, racionais e decimais no contexto dirio. r Compreender as regras do sistema de numerao decimal. o Explorar o Q.V.L e diferentes materiais concretos que dem melhor compreenso dos nmeros naturais, racionais e decimais. Y Conscientizar-se da presena da Matemtica na resoluo de situaes-problema que surgem no cotidiano. oExplorar ludicamente diferentes situaes-problema envolvendo fraes e nmeros decimais no contexto dirio. rCompreender situaes-problema envolvendo nmeros naturais, racionais e decimais por meio da anlise, interpretao, formulao e resoluo dos mesmos. r Reconhecer que diferentes situaesproblema podem ser resolvidas por meio de estratgias pessoais envolvendo uma ou mais operaes. o Aplicar diferentes estratgias para resolver situaes-problema. o Expressar, oralmente, como foram solucionadas situaes-problema apresentadas. r Calcular operaes com nmeros naturais, racionais e decimais utilizando materiais concretos, estratgias pessoais e tcnicas convencionais. o Aplicar o conhecimento bsico das quatro operaes para o desenvolvimento do clculo mental e escrito. o Elaborar situaes-problema que envolvam aspectos do cotidiano e as quatro operaes (ou grandezas, ou medidas, etc.).

Captulo1- Sistema de numerao decimal (pp. 07 a 10) A origem do nosso sistema de numerao (pp. 11 e 12) Nmeros naturais (pp. 12 a 15) Ordens e classes (pp. 16 a 20) Valor posicional (pp. 21 e 22) Arredondamentos (pp. 22 e 23) Antigos sistema de numerao (pp. 23 a 29) Captulo2- Formas geomtricas Formas geomtricas espaciais (pp. 31 a 34) Formas geomtricas planas (pp. 34 e 35) Geometria e decorao mosaicos (pp. 35 e 36) Contornos e vista superior (pp. 36 a 40) Captulo3- Operaes com nmeros naturais Adio (pp. 42 a 47) Subtrao (pp. 48 a 50) Multiplicao (pp. 50 a 59) Diviso (pp. 60 a 67)

aprendizado.

- Relacionar o centsimo com o Sistema Monetrio Brasileiro na resoluo de situaes-problema do cotidiano e o uso concreto de moedas e cdulas. - Reconhecer que a Geometria est na natureza e em paisagens criadas pelo homem. o Compor e decompor figuras com formas geomtricas. - Agir com sensibilidade na observao das formas geomtricas, na natureza, nas artes... - Identificar as medidas presentes no seu dia-a-dia. - Identificar grandezas mensurveis no contexto dirio, solucionando situaesproblema. - Compreender a importncia das grandezas e medidas no cotidiano. - Calcular permetro, rea e volume dos polgonos em diversas situaes problemas.

80

Histria

Assuma uma postura de oposio a todas e quaisquer prticas sociais que valorizem preconceitos e/ou discriminaes (religiosa, tnica, poltica, ideolgica, de gnero, etc.) - Posicione-se em relao a questes sociais vinculadas ao exerccio da cidadania. - Reconhea a si mesmo e aos outros como agentes de construo e transformaes sociais. - Reconhea que a realidade social diversificada. - Demonstre interesse por trocar

negros e europeus na formao cultural e tnica brasileira. - Pesquisar forma de deslocamentos de populaes africanas na Amrica, suas origens e seu modo de vida. - Identificar e registrar dados da histria do Brasil - Identificar as causas do descobrimento do Brasil. indgena. - Identificar os interesses do sistema de capitanias hereditrias aplicado no

1 Unidade De onde ns viemos? Formao do povo brasileiro: Captulo 1- O mundo no Brasil (pp. 6 e 7) Captulo 2- ndio, branco, negro ou mulato (pp. 8 e 9) Captulo 3- Os ndios do Brasil (pp.10 a 11) Captulo 4- Terra vista (pp. 12 a 17) Captulo5- E a f religiosa transformou o espao a cultura.(pp. 18 a 23)

impresses e informaes com os colegas quanto com a professora. - Demonstre disponibilidade em colaborar na relao com o outro. - Valorize o debate e respeite a diversidade de opinies, assumindo uma postura receptiva diante das mesmas. - Desenvolva procedimentos de pesquisa, observao de mapas, fotos e ilustraes, extraindo e organizando as informaes que neles aparecem. - Interprete fotos, textos, quadros, mapas, identificando as idias principais. - Domine a leitura e a escrita, incluindose ai o ato de construir e contestar argumentaes. - Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situaes.

Brasil. - Reconhecer os grupos que ajudaram a colonizar o interior brasileiro e suas economias. - Reconhecer alguns acordos e tratados que contriburam para que as fronteiras brasileiras fossem definidas. - Relacionar os aspectos culturais do Brasil Colnia e relacionar a cultura do Brasil atual. - Reconhecer os fatos que impulsionaram a elite a proclamar a independncia do Brasil e a Proclamao da Repblica. - Identificar a interdependncia cidadecampo. - Conhecer os meios de transporte e comunicao estabelecendo relao entre o progresso (causas e consequncias) do campo tecnolgico. - Valorizar os smbolos nacionais.

Captulo 6- A vinda do negro ao Brasil (pp. 24 a 28)

120

Cincias

Compreender a natureza como um todo dinmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformao do mundo em que vive; Reconhecer relaes entre o conhecimento cientfico, produo de tecnologia e condies de vida e suas mudanas; Elaborar questes, diagnosticar e sugerir solues para problemas reais a partir de componentes das Cincias Naturais; Aplicar conceitos, procedimentos e atitudes das Cincias Naturais relacionados a energia, matria, transformao, espao, tempo, sistema, equilbrio e vida;

- Identificar e comparar as diversas aes que o homem estabelece com o meio ambiente e procurar agir buscando solues para os danos causados pelo homem. - Reconhecer as necessidades vitais dos seres vivos. - Formular questes sobre o assunto estudado e opinar criticamente. - Registrar informaes utilizando diferentes formas: desenhos, maquetes, esquemas, textos. - Utilizar diferentes fontes para buscar informaes (objeto, foto, jornais, revistas) - Conscientizar-se da necessidade da preservao do planeta com relao aos elementos indispensveis aos seres

Unidade 1 Sistema solar Captulo 1 Terra, meu lar (pp. 08 a 15) Cientista em ao (p. 11 e 12) Captulo2 Nossa vizinhana (pp. 16 a 26 ); Cientista em ao (p. 21) Captulo3 Desbravando a Via Lctea (pp. 27 a 35) Cientista em ao (p. 29) Com lpis na mo (pp. 36 37 ) Nosso projeto (pp. 38 e 39)

Saber relacionar textos, observaes, registros e experimentos afins para coleta, organizao, comunicao e discusso de fatos e informaes; Desenvolver a capacidade do trabalho em grupo, interagindo de forma crtica e cooperativa; Entender e compreender a sade como bem individual e social; Saber utilizar a tecnologia de forma correta ao equilbrio da natureza e do homem.

vivos. - Identificar fases da vida do ser humano e suas caractersticas. - Comportar-se de maneira consciente em relao a fase de vida alheia. - Respeitar a diversidade de valores, crenas e comportamentos existentes e relativos sexualidade, desde que seja garantida a dignidade do ser humano. - Realizar experimentos e registr-los na sequncia, identificando etapas, transformaes e relaes. - Reconhecer a funo do sistema reprodutor feminino, masculino, endcrino, nervoso e dos rgos dos sentidos. - Participar e colaborar nos trabalhos propostos em equipe. Reconhecer a importncia das atividades fsicas para uma boa qualidade de vida. Analisar o uso da tecnologia, conscientizar-se de seus benefcios e malefcios.

80

Geografia

- Valorizar a localizao geogrfica - Dominar o vocabulrio geogrfico relacionado cartografia - Posicionar-se diante das situaes reais, transformando o estudo de geografia um exerccio de cidadania. - Enfrentar situaes - problemas - Identificar situaes em que a injustia se faz presente - Respeito e valorizao da diversidade etno-cultural - Adoo de atitudes ambientalmente corretas - Demonstrar atitudes adequadas em cada contexto de aprendizagem da geografia, respeitando o trabalho coletivo

- Identificar e comparar as diversas aes que o homem estabelece com o meio ambiente e procurar agir buscando solues para os danos causados pelo homem. - Reconhecer as necessidades vitais dos seres vivos. - Formular questes sobre o assunto estudado e opinar criticamente. - Registrar informaes utilizando diferentes formas: desenhos, maquetes, esquemas, textos. - Utilizar diferentes fontes para buscar informaes (objeto, foto, jornais, revistas) - Conscientizar-se da necessidade da

1 Unidade Construindo e reconstruindo o espao geogrfico: Capitulo 1 O trabalho dos seres humanos transformando as paisagens (pp. 124 a 129) Captulo 2- A histria da geografia (pp. 130 a 132) Captulo 3- O homem e suas invenes (pp. 133 a 137) Captulo 4- At quando a Terra vai agentar? (pp. 138 e 139)

e sua prpria individualidade. - Reconhecimento da cidadania - Valorize o debate e respeite a diversidade de opinies, assumindo uma postura receptiva diante das mesmas.

preservao do planeta com relao aos elementos indispensveis aos seres vivos. - Identificar fases da vida do ser humano e suas caractersticas. - Comportar-se de maneira consciente em relao a fase de vida alheia. - Respeitar a diversidade de valores, crenas e comportamentos existentes e relativos sexualidade, desde que seja garantida a dignidade do ser humano. - Realizar experimentos e registr-los na sequncia, identificando etapas, transformaes e relaes. - Reconhecer a funo do sistema reprodutor feminino, masculino, endcrino, nervoso e dos rgos dos sentidos. - Participar e colaborar nos trabalhos propostos em equipe. Reconhecer a importncia das atividades fsicas para uma boa qualidade de vida. Analisar o uso da tecnologia, conscientizar-se de seus benefcios e malefcios.

120

Ensino Religioso

Atravs do estudo das histrias bblicas, Compreender a importncia em se dispor a servir aos outros e divulgar seja por palavras ou por atitudes o maravilhoso Deus em quem cremos. Adotar no dia-adia atitudes baseadas nos valores ticos, de solidariedade, de cooperao, de tolerncia e de repdio s injustias. Levar os alunos a conhecerem e admirarem as maravilhas da criao e o imenso amor do Criador. Motiv-los para a orao e o conhecimento deste Deus maravilhoso. Deve ser levado a conhecer a verdade suprema e conhecereis a

Compreender a importncia do ser humano e consequentemente, sua responsabilidade na construo de um mundo melhor. - Entender que o crescimento, a realizao e a felicidade dependem principalmente de ns mesmos; - Reconhecer, no meio ambiente e na natureza, a presena de Deus Criador. - Despertar para o relacionamento filial com Deus. - Ler, analisar, refletir, e comentar textos, relacionados ao estudo em

Unidade 1 Mensageiros de Deus Captulo 1- Mensagens de Deus (pp. 06 e 07) Captulo 2 Escolhidos por Deus (pp. 08 e 09) Captulo 3 - Aprendendo a obedecer (pp. 10 e 11) Captulo 4 - Coragem a toda prova (pp. 12 e 13) Captulo 5 - Uma voz no deserto (pp. 14 e 15) Captulo 6 - De alunos a professores (pp. 16 e 17) Captulo 7 - De inimigo a

verdade e a verdade vos libertar ( Joo 8:32.) Compreender o universo e sua prpria pessoa como criao de Deus e sua responsabilidade perante o mundo e a vida, como consequncias de seus atos e atitudes. Reconhecer as diferenas existentes em cada um de ns como elemento indispensvel para a construo de uma sociedade mais humana e feliz. Conviver em paz e em fraternidade com as pessoas que nos cercam, respeitando sua maneira de ser, sendo tolerantes com seus defeitos e ajudando-as a super-los.

questo; - Identificar os meios adequados para mantermos um bom relacionamento com o outro, como meio e com Deus. - Adotar atitudes fraternais e solidrias; - Valorizar e respeitar o corpo e a natureza; - Aceitar as normas de convivncia e desfrutar das atividades em grupo; - Conhecer os modelos de famlia, como uma instituio em transformao no mundo contemporneo, posicionando-se a respeito de seus deferentes aspectos como meio para construo de uma cultural de paz; - Conhecer e valorizar as relaes de cooperao e responsabilidade mtua na famlia e a importncia de partilhar responsabilidades. - Identificar os meios adequados atuar de forma participativa e transformadora na sociedade. Ser agente de transformao nos ambientes nos quais - Reconhecer o conceito e a simbologia dos sacramentos; - Reconhecer que Deus se serve dos sacramentos para comunicar-se com as pessoas. - Colher as informaes e interpretar objetos, smbolos, processos, situaes, textos bblicos, fotografias e desenho que do sentido aos sacramentos; - Compreender o significado da Quaresma e viver este tempo preparando-se para a Pscoa. - Conscientizar-se do verdadeiro significado da Pscoa.

defensor ( pp. 18 e 19); Capitulo 8 - Convivendo com as diferenas (pp. 20 e 21) Captulo 9 - Mensageiros apesar das dificuldades (pp. 22 e 23) Captulo 10 Eu farei! (pp. 24 e 25) Captulo 11 Sementes no corao (26 e 27) Recordando (p. 28)

80

Arte

Interagir com materiais e procedimentos variados Organizarem e cuidar artes do (Artes material visuais, Dana, Msica e Teatro), experimentando-as e conhecendo-as de modo a utiliz Desenvolver uma forma pessoal de artstico,bem como valoriz-lo. expresso. Experimentar e articular entre as Ampliar as possibilidades de utilizao expresses corporal, plstica e sonora. da Msica, Pintura, Teatro e Dana Conhecer as diversas formas da para a aquisio de novas experincias arte abrangendo a histria da Arte afetivas, cognitivas, auditivas, sensoriais. e a Arte pr-histrica; Desenvolver hbitos de disciplina * Utilizar os elementos bsicos natural e concentrao. das expresses artsticas, modos Valer-se da linguagem musical, corporal e plstica para e exteriorizao de articulao formal , tcnicas, do seu mundo interior. materiais e procedimentos na Participar de atividades musicais, criao em Arte, dando nfase corporais e plsticas referentes ao Arte da escultura e da cermica; calendrio escolar. * Conhecer os fundamentos da Edificar uma relao de autoconfiana com a produo artstica linguagem visual; pessoal e conhecimento esttico, * Registrar estratgias para a respeitando a prpria produo e a dos apreciao de produes artsticas colegas. inovadoras, valorizando as Artes Ter autonomia para se expressar, visuais e o folclore; fazer e apreciar a arte.

* Identificar e aplicar as diferentes tcnicas que envolvem o uso do ponto; * Definir a importncia da cultura africana na sociedade e na vida dos indivduos. Pesquisar vida e obra
de um artista escolha dos alunos. Manejar tintas e pincis e, atravs da mistura de tintas, obter cores secundrias. Observar os efeitos produzidos pela mistura de cores. Pintar uma tela com tinta guache e pincis, inspirados nas obras de artistas atravs da releitura. Respeitar a expresso artstica dos

colegas. Compor painis com smbolos da Pscoa*, utilizando adequadamente a tcnica de mosaico com papel crepom. Pintar, aplicando a tcnica de pintura com lpis de cor. Confeccionar carto para o dia das mes*. Participar de apresentao teatral. Retratar atravs de estria em quadrinho, as frias de meio de ano. Confeccionar esculturas com massinha ou argila relacionando ao folclore. Montar com material reciclvel um personagem do folclore brasileiro. Compreender e discutir mitos e lendas do folclore brasileiro. Criar uma estria mitolgica para represent-la nas diversas formas artsticas. Compor painel coletivo sobre a primavera, manejando adequadamente cola colorida e material reciclvel. Confeccionar flores, pssaros e animais em origami para compor um painel coletivo sobre a primavera.

II UNIDADE LETIVA

15/04 - 28/06

Disciplina

N de aulas

Competncias Oportunizar situaes de aprendizagem em que o aluno desenvolva estratgias de leitura, ampliando a compreenso e a interpretao de textos, desenvolvendo a crtica de textos e estabelecendo relaes de condicionalidade, a fim de que aprimore a leitura e a expresso oral, adequando suas produes, orais e

Habilidades Expressar-se, oralmente, em diferentes situaes enunciativas Selecionar os recursos (tipo de vocabulrio, pronncia, entonao, gestos etc.) adequados ao gnero oral produzido e ao seu pblico (planejar a fala pblica)

Contedo Programtico Segunda Unidade Letiva: Captulo 3 A palavra economia Temtica: - Uso consciente e responsvel dos bens materiais. - Os valores sociais relacionados ao ser e ao ter. - Valor afetivo x valor

Visto

Lngua Portuguesa 200

escritas, a diferentes situaes enunciativas, considerando as principais convenes ortogrficas.

Decodificar, compreendendo e interpretando diferentes textos Planejar a produo oral e escrita de um texto Reconhecer e aplicar regras ortogrficas Pontuar final de frases (ponto, ponto de exclamao, ponto de interrogao, reticncias), usando inicial maiscula Desenvolver estratgias de leitura Estabelecer relaes de condicionalidade, tanto na recepo quanto na produo. Escolher e ler com autonomia livros de literatura disponveis na escola, emitindo uma determinada opinio sobre a escolha realizada Reconhecer a funo social da escrita Reduzir informaes por meio de parfrase

monetrio. Linguagem oral (pp. 40 a 42, 44 a 46, 49, a 51, 53, 54, 57, 58, 60 a 65, 67 a 69) Leitura (pp. 40 a 42, 45, 46, 49 a 51, 53, 54, 57, 58, 60 a 62, 65, 68, 69) Produo textual (pp. 40, 42, 45, 46, 49, 51, 53, 54, 57, 60, 62, 63, 65, 67 a 69) Conhecimentos lingusticos e textuais (pp. 44 a 46, 53, 54, 57, 58, 63 a 65, 67) Uso de sinais de pontuao, tempos verbais, Monosslabos tnicos, hiatos, ditongos, oxtona, paroxtona, proparoxtona, siglas. Captulo 4 A palavra paz Temtica: A busca da paz: responsabilidade individual e coletiva. -Respeito para com as diferenas x preconceito. -Ser pacificador um estilo de vida. Linguagem oral (pp. 72 a 74, 76 a 79, 81 a 83, 85 a 87, 89 a 95, 97, 98) Leitura (pp. 72 a 74, 79, 81 a 83, 87, 91, 92, 95, 97, 98) Produo textual (pp. 72, 74, 77, 79, 81, 83, 87, 89, 90, 92, 94, 95, 97, 98) Conhecimentos lingusticos e textuais (pp. 76 a 79, 85 a 87, 89, 93 a 95) Adjetivos, substantivos, concordncia nominal de gnero e de nmero,

ortografia G e J, slaba tnica, uso dos sinais de pontuao. Captulo 5 A palavra progresso Temtica:-Indica melhorias tendo em vista o bem comum. - Requer planejamento e respeito em todas as reas. - No deve ser alcanado a qualquer custo. Linguagem oral (pp. 100 a 104, 106, 109, 112, 113, 115, 117, 119, 121 a 129) Leitura (pp. 100 a 102, 106, 109, 112, 113, 122 a 124, 126, 128, 129) Produo textual (pp.100, 102, 104, 106, 109, 113, 117, 119, 121, 122, 124, 127, 128

Oportunizar contextos de aprendizagem em que o aluno estabelea pontos de referncia para interpretar, descrever e representar a localizao e movimentao de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada; identifique diferenas, semelhanas e simetrias em formas geomtricas; interprete e produza escritas numricas, tambm em tabelas e grficos, de acordo com as regras do sistema decimal at a classe dos milhes; e resolva situaesproblema envolvendo as quatro operaes fundamentais com nmeros naturais, incluindo os algoritmos da multiplicao e da diviso por dois algarismos. Matemtica 200

Situar-se e movimentar-se desenhando a posio e os deslocamentos realizados Observar desenhos, gravuras, fotografias, maquetes, guias e mapas do estado para localizar e representar espaos (municpios, limites, lagoas) Identificar a presena de simetria em diferentes formas geomtricas, analisando as caractersticas decorrentes Identificar ordens e classes em escritas numricas envolvendo a classe dos milhes, a partir da observao da quantidade de algarismos Reconhecer o valor e a composio de nmeros naturais at a classe dos milhes, a partir da observao da posio dos algarismos Ler e representar nmeros utilizando a escrita por extenso Comparar e ordenar de forma crescente e decrescente nmeros naturais at a classe dos milhes Localizar nmeros naturais e completar sequncias numricas, de acordo com a numerao trabalhada Produzir escritas numricas utilizando as regras do sistema de numerao decimal, envolvendo a numerao at a classe dos milhes Identificar mltiplos e divisores de um nmero natural com apoio de tabela ou quadro numrico Compreender o procedimento do clculo de multiplicao com dois algarismos no multiplicador Compreender o procedimento do clculo de diviso com dois algarismos no divisor Resolver situaes-problema no convencionais utilizando recursos como desenho, escrita ou esquema para representar as solues

Segunda Unidade Letiva: Captulo 4- Possibilidades e raciocnio combinatrio (pp. 68 a 74) Captulo 5- Expresses numricas Expresses numricas envolvendo adio e subtrao (pp. 76 a 78) Expresses numricas envolvendo adio, subtrao e multiplicao (pp. 78 e 79) Expresses numricas envolvendo as quatro operaes (pp.79 e 80) Expresses numricas envolvendo sinais de associao (p. 80 a 82) Expresso com valor desconhecido (pp. 82 a 86) Captulo 6 Mltiplos e divisores Mltiplos (pp. 88 a e 89) Divisores (pp. 90 a 96) Capitulo 7 Fraes Ideia de frao (pp.98 e 99) Leitura de fraes (pp. 99 a 101) Frao de uma quantidade (pp. 102 a 104) Trabalhando com nmeros mistos (pp. 104 a 105) Tipos de fraes (pp. 106 a 107) Fraes e medidas (p. 108) Fraes equivalentes (pp. 108 e 109) Simplificao de fraes (pp. 109 e 110) Comparao de fraes (pp. 111 a 113) Adio e subtrao de fraes (pp. 113 a 115) Multiplicao com fraes (pp. 115 a 117)

Resolve situaes-problema envolvendo as quatro operaes fundamentais Identificar e utilizar unidades de tempo Relacionar dcada ao perodo de dez anos e sculo ao perodo de cem anos Representar datas, horas e sculos utilizando notaes usualmente empregadas (12h 55min, 12/05/96, sculo XX) Compreende permetro como medida do contorno de figuras, objetos ou espaos Realiza medies para calcular o permetro de figuras, objetos ou espaos Empregar diferentes unidades padronizadas de medidas para resolver situaes-problema Utilizar nmeros decimais para representar unidades de medida no inteiras Resolver situaes-problema que envolvam termos e valores do sistema monetrio brasileiro Construir tabelas simples e grficos de barras.

Fraes inversas (pp. 118 e 119) Diviso de fraes (pp. 119 123)

80 Histria

Assuma uma postura de oposio a todas e quaisquer prticas sociais que valorizem preconceitos e/ou discriminaes (religiosa, tnica, poltica, ideolgica, de gnero, etc.) - Posicione-se em relao a questes sociais vinculadas ao exerccio da cidadania. - Reconhea a si mesmo e aos outros como agentes de construo e transformaes sociais. - Reconhea que a realidade social diversificada.

negros e europeus na formao cultural e tnica brasileira. - Pesquisar forma de deslocamentos de populaes africanas na Amrica, suas origens e seu modo de vida. Identificar e registrar dados da histria do Brasil - Identificar as causas do descobrimento do Brasil. - Reconhecer a importncia da cultura indgena. - Identificar os interesses do sistema de

Segunda Unidade Letiva: 2 Unidade A sociedade e o trabalho no Brasil: Captulo 1- Entre outras mil, s tu Brasil! (pp. 30 a 31) Captulo 2- Pau-Brasil: Primeiro produto explorado (pp. 32 a 34) Captulo 3- E teve incio a colonizao com o acar e a escravido (pp. 35 a 42) Captulo 4- O tempo do ouro e do charque (pp. 43 a 50)

- Demonstre interesse por trocar impresses e informaes com os colegas quanto com a professora. Demonstre disponibilidade em colaborar na relao com o outro. - Valorize o debate e respeite a diversidade de opinies, assumindo uma postura receptiva diante das mesmas. - Desenvolva procedimentos de pesquisa, observao de mapas, fotos e ilustraes, extraindo e organizando as informaes que neles aparecem. - Interprete fotos, textos, quadros, mapas, identificando as idias principais. - Domine a leitura e a escrita, incluindose ai o ato de construir e contestar argumentaes. - Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situaes.

capitanias hereditrias aplicado no Brasil. - Reconhecer os grupos que ajudaram a colonizar o interior brasileiro e suas economias. - Reconhecer alguns acordos e tratados que contriburam para que as fronteiras brasileiras fossem definidas. - Relacionar os aspectos culturais do Brasil Colnia e relacionar a cultura do Brasil atual. Reconhecer os fatos que impulsionaram a elite a proclamar a independncia do Brasil e a Proclamao da Repblica. - Identificar a interdependncia cidadecampo. - Conhecer os meios de transporte e comunicao estabelecendo relao entre o progresso (causas e consequncias) do campo tecnolgico. - Valorizar os smbolos nacionais.

Captulo 4- Conflitos (pp. 51 a 56)

120

Cincias

Possibilitar a investigao de temas ou problemas cientficos, nos mbitos social e ambiental, que envolvam o corpo humano, a sade, os ambientes e seus componentes vivos e no vivos, bem como as tecnologias da atualidade, para que o aluno, reconhecendo-se como integrante da natureza, compreenda as transformaes que nela ocorrem; seja capaz de estabelecer relaes de causa e consequncia; resolva situaes do cotidiano e proponha solues que pressuponham atitudes de preveno, preservao e recuperao da sade pessoal, interpessoal e ambiental.

Reconhecer a necessidade da respirao pulmonar (rocas gasosas entre o organismo e o ambiente) Diferenciar os movimentos de inspirao e expirao Identificar os principais rgos do aparelho respiratrio e o caminho percorrido pelo ar na respirao Reconhecer a necessidade da circulao do sangue para o transporte de substncias no organismo Identificar os principais rgos do sistema cardiovascular Reconhecer a necessidade da excreo para a eliminao de certas substncias txicas ou desnecessrias ao corpo Identificar os principais rgos do

Segunda Unidade Letiva: Unidade 2 Como funciona o nosso corpo Captulo 1 Sistema urinrio (pp. 42 a 51) Cientista em ao (p. 50) Captulo2 Sistema nervoso (p. 52 a 65) Cientistas em ao (p. 60) Captulo3 Sistema hormonal (pp. 66 a 72) Cientista em ao (p. 70) Com lpis na mo (pp. 74 a 76)) Nosso projeto (p. 77)

80

Geografia

Proporcionar a compreenso da interrelao da paisagem natural (da natureza) ou paisagem cultural (criada ou modificada pelo ser humano) dos espaos local, regional e estadual, a fim de que o aluno valorize as aes individuais e coletivas desenvolvidas nos mbitos local, regional e estadual, visando melhoria das condies de vida do espao em que a escola est inserida.

sistema urinrio Identificar a urina como principal excreta humano Compreender o organismo como um todo, estabelecendo relaes entre os sistemas Relatar e registrar observaes, suposies e concluses feitas Descrever, justificar e demonstrar atitudes de preveno, preservao e recuperao da sade pessoal, interpessoal Inter-relacionar a paisagem natural e a Unidade 2 Detalhes que fazem a paisagem cultural dos espaos local, diferena: regional e estadual de forma coerente. Captulo 1- A superfcie da Observar e reconhecer a repercusso Terra no Brasil (pp. 141 a 147) de aes individuais e coletivas Captulo 2- A natureza e o desenvolvidas nos mbitos local, homem mudando a prpria regional e estadual, que visem melhoria natureza (pp. 148 a 155) das condies de vida no espao escolar Captulo 3- rvores, minerais e muitas outras riqueza (pp. 156 a 162)

120

Ensino Religioso

Atravs do estudo das histrias bblicas, Compreender a importncia em se dispor a servir aos outros e divulgar seja por palavras ou por atitudes o maravilhoso Deus em quem cremos. Adotar no dia-adia atitudes baseadas nos valores ticos, de solidariedade, de cooperao, de tolerncia e de repdio s injustias. Levar os alunos a conhecerem e admirarem as maravilhas da criao e o imenso amor do Criador. Motiv-los para a orao e o conhecimento deste Deus maravilhoso. Deve ser levado a conhecer a verdade suprema e conhecereis a verdade e a verdade vos libertar ( Joo 8:32.)

Conhecer o carter de Deus e Seu amor atravs das histrias da Bblia. Compreender e aceitar as mensagens que Ele tem para ns. Perceber que Jesus foi o mensageiro mais importante, porque o Filho de Deus, conhece o Pai e nos ensinou a respeito dEle e do Cu.

Segunda Unidade Letiva: Unidade 2 Jesus, o Grande Mensageiro Captulo 1- O clube da felicidade (pp. 30 e 31) Captulo 2 Jesus, o Bom Pastor (pp .32 e 33) Captulo 3 De volta para casa (pp. 34 e 35) Captulo 4 Perdoar sempre (pp. 36 e 37) Captulo 5- O que est no corao? (pp. 38 e 39) Captulo 6 - Delas o reino dos Cus (pp. 40 e 41 ) Captulo 7 - Produzindo bom fruto (pp. 42 e 43)

Compreender o universo e sua prpria pessoa como criao de Deus e sua responsabilidade perante o mundo e a vida, como consequncias de seus atos e atitudes. Reconhecer as diferenas existentes em cada um de ns como elemento indispensvel para a construo de uma sociedade mais humana e feliz. Conviver em paz e em fraternidade com as pessoas que nos cercam, respeitando sua maneira de ser, sendo tolerantes com seus defeitos e ajudando-as a super-los. Leitura e ditado rtmico introduzindo figuras de valores gradativamente. Percepo do pulso, do acento e utilizao de ostinatos, por meio de canes conhecidas, utilizando instrumentos de percusso, objetos sonoros, percusso e movimentos corporais. Criao de improvisos sonoros, dirigidos pelo professor. Criao e grafia de motivos rtmicos. Identificao dos diferentes tipos de formaes instrumentais. Uso de pergunta e resposta rtmica por meio de textos rtmicos em grupos ou individualmente. Apreciao da msica erudita, reconhecendo os instrumentos musicais, pulsao, dinmica, etc., destacando-se o compositor e sua breve biografia. Conscientizao no cuidado com o uso da voz por meio de aquecimento e desaquecimento vocal e relaxamento corporal (exerccios de articulao, de

Captulo 8 Quem Jesus? (pp. 44 e 45)

Arte

80

Valorizao da msica enquanto linguagem e forma de expresso. Valorizao da voz como instrumento de comunicao. Valorizao e responsabilidade pela audio e produo de sons do mundo, do cotidiano, percebendo o que pode ser mais saudvel,levando a uma melhor qualidade de vida. Interesse, respeito e curiosidade pela riqueza do patrimnio musical brasileiro e de outros pases. Atribuio da devida importncia musical aos diferentes gneros propostos. Valorizao da cultura popular. Valorizao da produo artsticomusical individual e do grupo.

entoao de intervalos e graus conjuntos). Interpretao, reflexo e zontextualizao das letras das canes e hinos ptrios. Realizao de jogos, brinquedos cantados, brincadeiras e histrias do folclore brasileiro. Canto coletivo. Formao de repertrio. Reflexo e avaliao: do repertrio trabalhado durante o ano; da qualidade vocal do grupo, do aprendizado e uso da linguagem musical por meio de debate.

III UNIDADE LETIVA Disciplina N de aulas Competncias Proporcionar ao aluno situaes em que aprimorem a compreenso e a interpretao de textos, estabelecendo relaes de condicionalidade e finalidade, para que amplie a expresso oral e escrita, planejando e adequando suas produes s situaes propostas, considerando as principais convenes ortogrficas. Habilidades Expressar-se, oralmente, em diferentes situaes enunciativas Apresentar concluses para a classe ou outros pblicos, com base em dados ou informaes coletados em pesquisas variadas indicadas pelo professor (apoio da fala no texto anteriormente escrito) Planejar a produo oral e escrita de um texto Utilizar sinais de pontuao e outros sinais grficos (aspas, travesso, parnteses) Reconhecer e aplicar regras ortogrficas Decodificar, compreendendo e interpretando diferentes textos Desenvolver estratgias de leitura Inferir o sentido de palavras ou expresses a partir do contexto ou selecionar a acepo mais adequada em verbete de dicionrio Inferir o tema ou assunto principal de um texto Inferir informaes em textos Escolher e ler com autonomia livros de literatura disponveis na escola, emitindo uma determinada opinio sobre a escolha realizada Estabelecer relaes de condicionalidade e finalidade tanto na recepo quanto na produo Reconhecer a funo social da escrita . Contedo Programtico Terceira Unidade Letiva: Capitulo 6 Apalavra poder Temtica: -Diferena entre autoridade e autoritarismo. - Poder coletivo x poder individual. - Respeito s autoridades constituda. Linguagem oral (pp. 131 a 137, 139 a 148, 150, 153 a 155) Leitura (pp. 131 a 134, 139 a 141, 146 a 148, 150, 154, 155) Produo textual (pp. 131, 134, 136, 137, 139, 141, 144, 146, 148, 150, 153 a 155) Conhecimentos lingusticos e textuais (pp. 135 a 137, 142 a 145, 150, 153) Uso dos sinais de pontuao, antnimos e sinnimos, concordncia nominal de gnero e nmero, diminutivo, uso do mal e mau, nomes prprios, acentuao. Captulo 7 A palavra Ptria Temtica: Nao: - Direitos e deveres amparados pela Constituio. - Formao e organizao da nao. - Cultura e patriotismo. Linguagem oral (pp. 157 a 160, 162, 164, 166 a 168, 170, 172, 173, 175, 176, 178, 180, 181, 183, 185 a 187)

05/08 - 04/10 Visto

200

Lngua Portuguesa

Leitura (pp. 157 a 159, 166 a 168, 170, 173, 175, 176, 178, 181, 183, 185 a 187) Produo textual (pp. 157, 159, 164, 166, 168, 170, 173, 176, 178, 181, 186)

Matemtica

200

Proporcionar situaes de aprendizagem em que o aluno estabelea pontos de referncia para interpretar, descrever e representar a localizao e movimentao de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada; identifique diferenas, semelhanas e simetrias, ampliando e reduzindo figuras planas; construa o significado de frao e sua representao; interprete e produza escritas numricas, tambm em tabelas e grficos, de acordo com as regras do sistema decimal at a classe dos milhes; e resolva situaesproblema envolvendo as quatro operaes fundamentais com nmeros naturais, incluindo os algoritmos da multiplicao e da diviso por dois algarismos.

Identificar o segundo, o minuto, a hora, o dia, a semana, o ms, o ano, a dcada, o sculo e o milnio como unidades de medidas de tempo. grandezas. -problema envolvendo o clculo de medida de tempo. Reconhecer e compreender o processo de resoluo de expresses numricas; decimais: adies, subtraes, multiplicaes e divises, usando algoritmo habitual; ises usando a relao de inverso e o algoritmo habitual com divisores de um, dois ou mais algoritmos. calculadora; decimais e fraes decimais. uaes-problema utilizando a multiplicao de nmero natural por nmero decimal. -problema utilizando diviso com quociente

Conhecimentos lingusticos e textuais (pp. 160, 162, 164, 166, 170, 172, 173, 175, 180, 181, 183, 185) Adjetivo, substantivos, plural, verbos, antnimo, sinnimo, artigos. Terceira Unidade Letiva: Captulo 8 Probabilidade Analisando as previses (p. 125 e 126) Medindo as chances (pp. 126 a 130) Capitulo 9 - Medindo o tempo e a temperatura Medindo o tempo (pp. 132 a 136) Medindo a temperatura (pp. 136 a 140) Capitulo 10 Nmeros decimais Nmeros com virgula (pp. 142 a 145) Comparando nmeros decimais (pp. 145 e 146) Centsimos e milsimos (pp. 147 a 150) Adio e subtrao com nmeros decimais (pp. 151 a 155) Multiplicao com nmeros decimais (pp. 155 a 158) Diviso com nmeros decimais (pp. 158 a 165) Capitulo 11 Simetria Figura simtrica e eixo de simetria (pp. 167 e 168)

decimal. nmeros decimais por extenso. Interpretar e resolver situaesproblema envolvendo multiplicao de decimais. maiores e menores que o inteiro. subtrao e multiplicao com nmeros decimais mentalmente e por meio de algoritmo. organizao do sistema decimal. porcentagem em fraes e nmeros decimais. -problema envolvendo multiplicao por 10, 100, 1000 e nmeros decimais. Calcular porcentagem de quantidades determinadas. porcentagens. los por meio de representaes grficas e escrita. com porcentagem. Localizar-se, localizar, observar, reconhecer e descrever o poder poltico estadual Identificar e descrever as relaes sociais, polticas, econmicas e culturais em diferentes tempos e espaos.

Simtrico de uma figura (pp. 169 a 171) Captulo 12 Porcentagem (pp. 172 a 174) Calculando porcentagem (pp. 174 a 178)

80 Histria

Assuma uma postura de oposio a todas e quaisquer prticas sociais que valorizem preconceitos e/ou discriminaes (religiosa, tnica, poltica, ideolgica, de gnero, etc.) - Posicione-se em relao a questes sociais vinculadas ao exerccio da cidadania. - Reconhea a si mesmo e aos outros como agentes de construo e transformaes sociais. - Reconhea que a realidade social

Terceira Unidade Letiva: 3 Unidade Sociedade e poder: Brasil imprio e repblica: Captulo 1- Voc sabe com que est falando? (pp. 58 a 62) Captulo 2- O Brasil j foi um reino O imprio de 1822 a 1889 (pp. 63 a 68) Captulo 3- As riquezas do caf (pp. 69 a 76) Captulo 4- O caminho para o fim da escravido (pp. 77 a 84)

120

Cincias

diversificada. - Demonstre interesse por trocar impresses e informaes com os colegas quanto com a professora. - Demonstre disponibilidade em colaborar na relao com o outro. - Valorize o debate e respeite a diversidade de opinies, assumindo uma postura receptiva diante das mesmas. - Desenvolva procedimentos de pesquisa, observao de mapas, fotos e ilustraes, extraindo e organizando as informaes que neles aparecem. - Interprete fotos, textos, quadros, mapas, identificando as idias principais. - Domine a leitura e a escrita, incluindose ai o ato de construir e contestar argumentaes. - Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situaes. Oportunizar a investigao de temas ou problemas cientficos que envolvam o corpo humano e a sade, para que o aluno compreenda as transformaes que ocorrem durante os processos de respirao, circulao e excreo do organismo; seja capaz de estabelecer relaes de causa e consequncia; resolva situaes do cotidiano e proponha solues que pressuponham atitudes de preveno, preservao e recuperao da sade pessoal e interpessoal.

Captulo 5- E a lei urea? Mudou a vida dos negros no Brasil? (pp. 85 a 87) Captulo 6- Que coisa pblica essa? (pp. 88 a 94)

Compreender que os seres vivos necessitam da energia obtida atravs dos alimentos Reconhecer que as plantas fabricam o prprio alimento por meio da fotossntese Compreender a importncia da luz, do gs carbnico e da clorofila no processo da fotossntese Relacionar a fotossntese com o incio das cadeias alimentares Compreender que os animais no conseguem fabricar seu alimento e precisam se alimentar de outros seres vivos Identificar animais por diferentes hbitos alimentares: herbvoros, carnvoros ou onvoros Reconhecer que todos os seres vivos esto envolvidos em cadeias

Terceira Unidade Letiva: Unidade 3 Crescei e multiplicai Captulo 1 A reproduo das plantas (pp. 80 a 90) Cientista em ao (pp. 86 e 87) Captulo2 A reproduo dos animais (pp. 91 a 103 ) Cientista em ao (pp. 99 e 100) Captulo3 A reproduo humana (pp. 104 a 116 ) Cientista em ao p. 117) Com lpis na mo (pp. 118 e 119). Nosso projeto (pp. 120 e 121)

alimentares e precisam uns dos outros, direta ou indiretamente Diferenciar seres produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar Identificar relaes dentro das

cadeias alimentares, refletindo sobre as interferncias humanas


Oportunizar situaes de compreenso da inter-relao da paisagem natural (da natureza) ou paisagem cultural (criada ou modificada pelo ser humano) dos espaos local, regional e estadual, a fim de que o aluno valorize as aes individuais e coletivas desenvolvidas nos mbitos Observar e reconhecer a repercusso de aes individuais e coletivas desenvolvidas nos mbitos local, regional e estadual, que visem melhoria das condies de vida no espao coletivo. Terceira Unidade Letiva: Unidade 3 A Geografia no dia-a-dia: Captulo 1- A Geografia das ruas (pp. 163 a 167) Captulo 2- muda o tempo e a paisagem se renova (pp. 168 a 176) Captulo 3- A Geografia das terras e das guas (pp. 177 a 182)

80

Geografia

120

Ensino Religioso

Atravs do estudo das histrias bblicas, Compreender a importncia em se dispor a servir aos outros e divulgar seja por palavras ou por atitudes o maravilhoso Deus em quem cremos. Adotar no dia-adia atitudes baseadas nos valores ticos, de solidariedade, de cooperao, de tolerncia e de repdio s injustias. Levar os alunos a conhecerem e admirarem as maravilhas da criao e o imenso amor do Criador. Motiv-los para a orao e o conhecimento deste Deus maravilhoso. Deve ser levado a conhecer a verdade suprema e conhecereis a verdade e a verdade vos libertar ( Joo 8:32.) Compreender o universo e sua prpria pessoa como criao de Deus e sua responsabilidade perante o mundo e a vida, como consequncias de seus atos e

Perceber a presena divina na vida humana desde os tempos bblicos; Construir e desenvolver atitudes ticas crists; Discutir os fundamentos da f crist e seu desenvolvimento histrico; Analisar e aplicar na vida cotidiana os princpios ticos cristos da responsabilidade cidad; Desenvolver o hbito de leitura diria da Bblia para o fortalecimento da f crist; Reconhecer Jesus Cristo como Senhor e Mestre da histria, extraindo lies de seus ensinamentos; Analisar e aplicar na vida cotidiana os princpios ticos cristos da liberdade e da responsabilidade cidad; Compreender e reconhecer o amor de Deus demonstrado a humanidade e o plano de salvao para seus filhos; Analisar as origens e consequncias do

Unidade 2 Jesus, o Grande Mensageiro Captulo 9 A gua da vida (pp. 46 e 47) Captulo 10 Convite rejeitado (pp. 48 e 49) Captulo 11 Fazendo escolhas (pp. 50 e 51) Captulo 12 Construindo sobre a rocha (pp. 52 e 53) Captulo 13 Uma pequenina f (pp. 54 e 55) Recordando (p. 56);

atitudes. Reconhecer as diferenas existentes em cada um de ns como elemento indispensvel para a construo de uma sociedade mais humana e feliz. Conviver em paz e em fraternidade com as pessoas que nos cercam, respeitando sua maneira de ser, sendo tolerantes com seus defeitos e ajudando-as a super-los. Interagir com materiais e procedimentos Desenvolver uma forma pessoal de expresso. Ampliar as possibilidades de utilizao da Msica, Pintura, Teatro e Dana para a aquisio de novas experincias afetivas, cognitivas, auditivas, sensoriais. Desenvolver hbitos de disciplina natural e concentrao. Valer-se da linguagem musical, corporal e plstica para e exteriorizao do seu mundo interior. Participar de atividades musicais, corporais e plsticas referentes ao calendrio escolar. Edificar uma relao de autoconfiana com a produo artstica pessoal e conhecimento esttico, respeitando a prpria produo e a dos colegas. Ter autonomia para se expressar, fazer e apreciar a arte.

pecado em suas dimenses individuais e sociais; Reconhecer e colocar em prtica hbitos que levam a comunho com Deus e o prximo.

Arte

80

variados Organizarem e cuidar artes do (Artes material visuais, Dana, Msica e Teatro), experimentando-as e conhecendo-as de modo a utiliz artstico,bem como valoriz-lo. Experimentar e articular entre as expresses corporal, plstica e sonora. Confeccionar mscaras de carnaval em cartolina, utilizando adequadamente a pintura com tinta guache e colagem com purpurina. Compreender que o carnaval* e a festa junina* so festas populares que fazem parte do folclore brasileiro. Pesquisar vida e obra de um artista escolha dos alunos. Manejar tintas e pincis e, atravs da mistura de tintas, obter cores secundrias. Observar os efeitos produzidos pela mistura de cores. Pintar uma tela com tinta guache e pincis, inspirados nas obras de artistas atravs da releitura. Respeitar a expresso artstica dos colegas. Compor painis com smbolos da Pscoa*, utilizando adequadamente a tcnica de mosaico com papel crepom. Pintar, aplicando a tcnica de pintura com lpis de cor. Confeccionar carto para o dia das mes*.

Participar de apresentao teatral. Retratar atravs de estria em quadrinho, as frias de meio de ano. Confeccionar esculturas com massinha ou argila relacionando ao folclore. Montar com material reciclvel um personagem do folclore brasileiro. Compreender e discutir mitos e lendas do folclore brasileiro. Criar uma estria mitolgica para represent-la nas diversas formas artsticas. Compor painel coletivo sobre a primavera, manejando adequadamente cola colorida e material reciclvel. Confeccionar flores, pssaros e animais em origami para compor um painel coletivo sobre a primavera. IV UNIDADE LETIVA Disciplina N de aulas Competncias Promover atividades contextualizadas em que o aluno amplie a compreenso, a interpretao, bem como reduza informao por meio de parfrase, estabelecendo relaes de condicionalidade, finalidade e oposio, a fim de que aprimore a leitura e a expresso oral, planejando e adequando a fala e a escrita a diferentes contextos, e produza textos coerentes, considerando as principais convenes ortogrficas. Habilidades Expressar-se, oralmente, em diferentes situaes enunciativas Ler textos em situaes pblicas, ajustando a sua fala Identificar os diferentes elementos que estruturam o texto narrativo: personagens, marcadores de tempo e de localizao, o conflito gerador do enredo, sequncia lgica dos fatos; caracterizao de personagens, cenrios e objetos Planejar a produo oral e escrita de um texto Utilizar procedimentos iniciais para a elaborao do texto: estabelecer o tema; pesquisar ideias e dados etc.; planejar a estrutura; formular rascunho Estabelecer relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou substituies que contribuem para a sua Contedo Programtico Quarta Unidade Letiva: Captulo 8 A palavra vitria Temtica: - Conquistas individuais e coletivas. - Perder com dignidade e ganhar com respeito. - Requisitos que promovem a vitria. Linguagem oral (pp. 189 a 194, 197, 199, 201, 206, 208, 210, 211 a 215, 217, 219, 221, 223, 224) Leitura (pp. 189 a 192, 194, 197, 199, 206, 208, 210, 211, 213, 215, 217, 219, 221, 223, 224) Produo textual (pp. 189, 192, 194, 197, 199, 201, 204, 205, 07/10 - 13/12 Visto

200

Lngua Portuguesa

continuidade Reconhecer e aplicar regras ortogrficas Escolher e ler com autonomia livros de literatura disponveis na escola, emitindo uma determinada opinio sobre a escolha realizada Adequar os procedimentos de leitura aos objetivos da prpria leitura Decodificar, compreendendo e interpretando diferentes textos Desenvolver estratgias de leitura Estabelecer relaes de condicionalidade, finalidade e oposio, tanto na recepo quanto na produo Distinguir, em um texto, um fato da opinio relativa a esse fato Utilizar os mecanismos discursivos, lingusticos e textuais de coeso e coerncia, conforme o gnero e os propsitos do texto Reduzir informaes por meio de parfrase Reconhecer a funo social da Escrita

210, 211, 215, 219, 221, 223); Conhecimentos lingusticos e textuais (pp. 193, 194, 197, 199, 205, 206, 208, 210, 217, 219, 221, 223) Uso de sinais de pontuao, grafema x, tempos verbais, pronomes, uso do por que, verbos, adjetivos, substantivos. Captulo 9 A palavra vida Temtica: - Responsabilidade individual e coletiva para com a vida. - A fragilidade da vida. - Viver bem dentro das possibilidades. Linguagem oral (pp. 226 a 229, 231 a 233, 236, 237, 239) Leitura (pp. 226 a 229, 233, 236, 237, 239) Produo textual (pp. 226, 229, 237, 239) Conhecimentos lingusticos e textuais (pp. 231 a 233, 236) Monosslabos tnicos, sinais de pontuao.

Possibilitar contextos de aprendizagem em que o aluno estabelea pontos de referncia para interpretar, descrever e representar a localizao e movimentao de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada; identifique caractersticas e represente figuras geomtricas, percebendo diferenas, semelhanas e simetrias; construa o significado de frao e sua representao; interprete e produza escritas numricas, tambm em tabelas e grficos, de acordo com as regras do sistema decimal at a classe dos milhes; e resolva situaesproblema envolvendo as quatro operaes fundamentais com nmeros naturais, incluindo os algoritmos da multiplicao e da diviso por dois ou mais algarismos. Matemtica 200

Identificar a balana como um instrumento para medir a massa de um corpo. medida de massa. quilograma, o grama e a tonelada. -problema envolvendo o clculo de medidas de massa. das de massa por meio de nmeros, smbolos e escrita. capacidade. mililitro. medidas em situaes concretas. ento de unidades de medida de capacidade convencionais (como o litro e o mililitro) e a leitura da capacidade de produtos comercializados em litro e mililitro. uma superfcie. polgonos por contagem das unidades de medida que cobrem o polgono. comuns em contextos adequados. -problema envolvendo rea e permetro. medida do contorno de uma figura ou espao. hora, o dia, a semana, o ms, o ano, a dcada, o sculo e o milnio como unidades de medidas de tempo. grandezas.

Quarta Unidade Letiva: Captulo 13 Geometria Segmento da reta (p. 180 e 181) A reta (p. 182) A semi reta (pg. 183) Retas paralelas (p. 183) Retas concorrentes (pp. 184 e 185) ngulos (pp. 185 a 189) Retas perpendiculares (pp. 189 e 190) Polgonos (pp. 191 a 196) Circunferncia (pp. 196 a 199) Captulo 14 Estatstica Interpretando grficos e porcentagens (pp. 201 a 203) Mdia (pp. 204 a 210); Captulo 15 Medidas Medidas de comprimento (pp. 212 a 230) Medida de capacidade (231 a 233) Medida de massa (pp. 233 a 240) Atividades complementares (pp. 241 a 248)

er situaes-problema envolvendo o clculo de medida de tempo. Reconhecer as formas espaciais. espaciais no dia-a-dia. figuras diversas. ngulos de 45 graus. em diversas figuras. figuras poligonais. de 45 graus. geomtrica ao compor e decompor uma figura plana. geomtricos (rgua, esquadro, compasso) para realizar medidas e representaes grficas (desenhos).

80

Histria

Assuma uma postura de oposio a todas e quaisquer prticas sociais que valorizem preconceitos e/ou discriminaes (religiosa, tnica, poltica, ideolgica, de gnero, etc.) - Posicione-se em relao a questes sociais vinculadas ao exerccio da cidadania. - Reconhea a si mesmo e aos outros como agentes de construo e transformaes sociais. - Reconhea que a realidade social diversificada. - Demonstre interesse por trocar impresses e informaes

negros e europeus na formao cultural e tnica brasileira. - Pesquisar forma de deslocamentos de populaes africanas na Amrica, suas origens e seu modo de vida. - Identificar e registrar dados da histria do Brasil - Identificar as causas do descobrimento do Brasil. indgena. - Reconhecer os grupos que ajudaram a colonizar o interior brasileiro e suas economias.

Quarta Unidade Letiva: 4 Unidade A cultura brasileira Captulo 1- O que mesmo cultura (pp. 96 a 100) Captulo 2- A influncia indgena na Lngua Portuguesa (pp. 101 a 103) Captulo 3- A influncia africana na Lngua Portuguesa (pp. 104 a 105) Captulo 4- A culinria brasileira (pp.106 a 111) Captulo 5- O que folclore? (pp. 112 a

120

Cincias

com os colegas quanto com a professora. - Demonstre disponibilidade em colaborar na relao com o outro. - Valorize o debate e respeite a diversidade de opinies, assumindo uma postura receptiva diante das mesmas. - Desenvolva procedimentos de pesquisa, observao de mapas, fotos e ilustraes, extraindo e organizando as informaes que neles aparecem. - Interprete fotos, textos, quadros, mapas, identificando as idias principais. - Domine a leitura e a escrita, incluindose ai o ato de construir e contestar argumentaes. - Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situaes. Compreender a natureza como um todo dinmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformao do mundo em que vive; Reconhecer relaes entre o conhecimento cientfico, produo de tecnologia e condies de vida e suas mudanas; Utilizar os processos e conhecimentos cientficos/tecnolgicos apropriados para compreender a realidade scio-cultural.

Localizar-se, localizar, observar, reconhecer e descrever o poder poltico estadual Identificar e descrever as relaes sociais, polticas, econmicas e culturais em diferentes tempos e espaos

121)

Investigar temas ou problemas cientficos, nos mbitos social e ambiental, que envolvam o corpo humano, a sade, os ambientes e seus componentes vivos e no vivos, bem como as tecnologias da atualidade, para que o aluno, reconhecendo-se como integrante da natureza, compreenda as transformaes que nela ocorrem; seja capaz de estabelecer relaes de causa e consequncia; resolva situaes do cotidiano e proponha solues que pressuponham atitudes de preveno, preservao e recuperao da sade pessoal, interpessoal e ambiental.

Quarta Unidade Letiva: Unidade 4 Energia e Tecnologia Captulo 1 Eletricidade (pp. 124 a 132) Cientista em ao (pp. 128/133/135) Captulo2 Magnetismo (pp. 136 a 142) Cientista em ao (pp. 143 e 144) Captulo3 Outras formas de energia (pp. 145 a 153) Cientista em ao (pp. 148/151/152/154/155) Com lpis na mo (pp. 156 e 157) Nosso projeto (pp. 158 a 160) Quarta Unidade Letiva: Unidade 4 A Terra parta ver, viver e pensar Captulo 1- Para ver como a Terra (pp. 184 e 196) Captulo 2- O mundo nosso

Geografia

80

- Valorizar a localizao geogrfica - Dominar o vocabulrio geogrfico relacionado cartografia - Posicionar-se diante das situaes reais, transformando o estudo de geografia um exerccio de cidadania.

- Interpretar o mapa do sistema solar, desenvolvendo noes espaciais. - Interpretar informaes sobre os movimentos da Terra e as fases da Lua. - Reconhecer o globo e o mapa como representaes da Terra, saber orientar-se

- Enfrentar situaes - problemas - Identificar situaes em que a injustia se faz presente - Respeito e valorizao da diversidade etno-cultural - Adoo de atitudes ambientalmente corretas - Demonstrar atitudes adequadas em cada contexto de aprendizagem da geografia, respeitando o trabalho coletivo e sua prpria individualidade. - Reconhecimento da cidadania - Valorize o debate e respeite a diversidade de opinies, assumindo uma postura receptiva diante das mesmas. Atravs do estudo das histrias bblicas, Compreender a importncia em se dispor a servir aos outros e divulgar seja por palavras ou por atitudes o maravilhoso Deus em quem cremos. Adotar no dia-adia atitudes baseadas nos valores ticos, de solidariedade, de cooperao, de tolerncia e de repdio s injustias. Levar os alunos a conhecerem e admirarem as maravilhas da criao e o imenso amor do Criador. Motiv-los para a orao e o conhecimento deste Deus maravilhoso. Deve ser levado a conhecer a verdade suprema e conhecereis a verdade e a verdade vos libertar ( Joo 8:32.) Compreender o universo e sua prpria pessoa como criao de Deus e sua responsabilidade perante o mundo e a vida, como consequncias de seus atos e atitudes. Reconhecer as diferenas existentes em cada um de ns como elemento indispensvel para a construo de uma sociedade mais humana e

pela rosa-dos-ventos. - Decodificar e interpretar mapas e globos, legendas e localizar-se dentro do universo, planeta e pas.

(pp. 197 a 204) Captulo 3- Para pensar sobre a Terra (pp. 205 a 208)

120

Ensino Religioso

Compreender que o nascimento de Jesus o cumprimento da promessa de Deus. Entender que Jesus o cumprimento da promessa de Deus. Entender que Jesus ao morrer na cruz, Jesus tomou para Si os nossos pecados e por isso, recebemos o perdo dEle. Reconhecer que Jesus morreu para nos salvar, tomando sobre Si a nossa culpa. Compreender que Jesus prometeu voltar para nos buscar, mas precisamos estar preparados. Despertar para o relacionamento filial com Deus. Ler, analisar, refletir, e comentar textos, relacionados ao estudo em questo; Identificar os meios adequados para mantermos um bom relacionamento com o outro, como meio e com Deus. Aceitar as normas de convivncia e desfrutar das atividades em grupo;

Quarta Unidade Letiva: Unidade 4 Jesus, o Salvador Captulo 1- E vir um Salvador (pp. 58 e 59) Captulo 2 Cumprindo a promessa (pp. 60 e 61) Captulo 3 Ele morreu por mim (pp. 62 a 64) Captulo 4 Dias inesquecveis (pp. 65 e 66) Captulo 5 Virei outra vez (pp. 67 e 68) Captulo 6 Dez jovens sonolentas (pp. 69 e 70) Captulo 7 Todo o olho O ver (pp. 71 e 72) Captulo 8 Isto para voc tambm (pp. 73 e 74) Captulo 9 Novas todas as coisas (pp. 75 a 77) Captulo 10 Meu direito de escolha (pp. 78 e 79) Recordando (p. 80

feliz. Conviver em paz e em fraternidade com as pessoas que nos cercam, respeitando sua maneira de ser, sendo tolerantes com seus defeitos e ajudando-as a super-los.

80

Descobrir e aprimorar suas prprias potencialidades em arte, ampliando a percepo, a imaginao e a capacidade de expresso criativa.

Arte

Elaborar produes artsticas; * Relacionar aos conhecimentos construidos em arte, com o cotidiano e com as experincias pessoais; * Estabelecer as relaes entre as manifestaes artsticas e outras manifestaes presentes na cultura local e regional; * Nomear artistas e obras que trabalham cores e formas geomtricas; * Inferir informaes em releituras de obras; * Desenvolver a linguagem visual; * Expressar-se atravs de jogos dramticos e expresso corporal; * Aprofundar conhecimentos do folclore local e regional; * Produzir gravuras utilizando a tcnica do pontilhismo; * Usar o ponto para obteno de diferentes efeitos:sombreamento, delineamento e contorno; * Analisar e compreender diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artsticos

produzidos pela cultura africana; * Perceber, analisar e elaborar trabalhos que envolvem a criao de mscaras, escultura de papel e modelagem.

23/01/13 Contedo (Cap. e P.) Recursos Didticos Quarta-feira

1 tempo Disciplina: Ensino Religioso - Ano Bblico - Conhecendo a Bblia - Bblia, som e DVD Observar a organizao da Bblia em AT e NT, captulo e versculo. - Msicas sobre a Bblia. a) Ler alguns versos da bblia e analisar alguns captulos e versculos. x 1 tempo Disciplina: Matemtica Ordem crescente e decrescente dos numerais Quadro branco, pincel, atividade impressa, lpis e borracha Explicao no quadro sobre o contedo e atividade impressa para responder no caderno.

2 tempo Disciplina: Portugus - Combinados das regras da sala de aula. - Redao - Papel ofcio, lpis de escrever, lpis de cor e cola branca. - Lembrar o que o aluno fez nas suas frias e responder desenhando. - Redao

3 tempo Disciplina: Ed. Fsica

4 tempo Disciplina: Histria - Como se formou a populao brasileira? -Vdeo do yo tube: Histria da Tia Cecu

5 tempo Disciplina: Histria - Como se formou a populao brasileira? - Vdeo do yo tube: Histria da Tia Cecu

X - Debate e Vdeo do yo tube X - Debate e Vdeo do yo tube

Plano de Ao Didtica

Exerccios na sala Exerccios para casa: 24/01/13 Contedo (Cap. e P.) Quinta-feira Recursos Didticos

X X

X 2 tempo Disciplina: Portugus O alfabeto maisculo e minsculo (letra de imprensa e cursiva) Caderno e lpis de escrever, atividade impressa. - Copiar o alfabeto do quadro; - Transcrever um texto que est em letra de imprensa

X 3 tempo Disciplina: Ingls X

X 4 tempo Disciplina: Geografia Pontos cardeais;

X 5 tempo Disciplina: Geografia Pontos cardeais; (Continuao do contedo) Quadro branco, pincel, atividade impressa, lpis e borracha, Mapa mundi. Explicao no quadro sobre o contedo com a exposio do mapa mundi e atividade impressa para responder no

Plano de Ao Didtica

Quadro branco, pincel, atividade impressa, lpis e borracha, Mapa mundi. Explicao no quadro sobre o contedo com a exposio do mapa mundi e atividade impressa para responder no

Exerccios na sala Exerccios para casa: 25/01/12

Atividade impressa no caderno

para a letra cursiva. Atividade impressa Atividade impressa sobre a A posio da letra S 2 tempo Disciplina: Matemtica X X 3 tempo Disciplina: Matemtica

caderno. Atividade impressa no caderno

caderno. Atividade impressa no caderno

1 tempo Disciplina: Portugus A posio da letra S.

4 tempo Disciplina: Arte

5 tempo Disciplina: Ens. Religioso

Contedo (Cap. e P.) Recursos Didticos

Decomposio dos nmeros

Decomposio dos nmeros (Continuao da atividade) Quadro branco, pincel, atividade impressa, lpis e borracha Explicao no quadro sobre o contedo e atividade impressa para responder no caderno.

A linha

- Ano Bblico A Bblia Caderno, lpis ou caneta.

Atividade impressa; Caderno e lpis - Os alunos iro receber uma atividade impressa para responder, quando terminarem eles iro corrigir a atividade de seu colega. Atividade impressa no caderno

Sexta-feira

Plano de Ao Didtica

Quadro branco, pincel, atividade impressa, lpis e borracha Explicao no quadro sobre o contedo e atividade impressa para responder no caderno.

Barbante, cola, tesoura, caderno e lpis de cor. Montar um desenho com barbante.

Ler a passagem da bblia Lc 18,15-17 e escrever sobre o que leu.

Exerccios na sala

Atividade impressa no caderno

Atividade impressa no caderno

Atividade do desenho do barbante.

Ler a passagem da bblia Lc 18,15-17 e escrever sobre o que leu.

Exerccios para casa:

x x 1 tempo Disciplina: Arte: Musicalizao Capela 2 tempo Disciplina: Portugus Leitura e interpretao de texto O Pastor e o Lobo Atividade impressa, lpis e cola. Ler e interpretar o texto impresso. X 3 tempo Disciplina: Cincias O ecossistema: A interferncia humana. Quadro, pincel, caderno, lpis, borracha, atividade impressa. Texto: Cientistas de todos os tempos X 4 tempo Disciplina: Cincias O ecossistema: A interferncia humana. (Continuao) Quadro, pincel, caderno, lpis, borracha, atividade impressa. Texto: Cientistas de todos os tempos X 5 tempo Disciplina: Ens. Religioso - Ano Bblico A bblia Deus se comunicando Caderno, lpis ou caneta

28/01/13 Contedo (Cap. e P.) Recursos Didticos Plano de Ao Didtica

Segunda-feira

Capela

Capela

Escrever uma orao agradecendo a Deus porque

Exerccios na sala Exerccios para casa: 29/01/13

Capela

O mesmo texto e corrigir de forma geral com a turma

Organizar a turma em rodinha para leitura e debate do texto e responder a atividade sobre o texto. Atividade impressa para responder as questes do texto. X 3 tempo Disciplina: Matemtica Os nmeros por extenso (Continuao da atividade)

Organizar a turma em rodinha para leitura e debate do texto e responder a atividade sobre o texto. Atividade impressa para responder as questes do texto. X 4 tempo Disciplina: Educao Fsica X

Ele se preocupa com o nosso bem e por isso nos deu a Bblia. Escrever a orao

Contedo (Cap. e P.) Recursos Didticos Tera-feira

Plano de Ao Didtica Exerccios na sala Exerccios para casa:

X 1 tempo Disciplina: Ensino Religioso - Ano bblico Confeccionando um livro com as suas histrias favoritas da Bblia. Papel ofcio, cola, tesoura, lpis de cor, hidrocor, canetas coloridas e grampeador. O aluno ir fazer uma lista de suas histrias da bblia que mais lhe inspira e iro confeccionar um mini lbum com essas histrias. Confeco do lbum

X 2 tempo Disciplina: Matemtica Os nmeros por extenso

X 5 tempo Disciplina: Portugus Resumo das Classes Gramaticais no quadro branco. Caderno, lpis e borracha

Quadro branco, pincel, atividade impressa, lpis e borracha Explicao no quadro sobre o contedo e atividade impressa para responder no caderno. Atividade impressa no caderno. x

Quadro branco, pincel, atividade impressa, lpis e borracha Explicao no quadro sobre o contedo e atividade impressa para responder no caderno. Atividade impressa no caderno. Atividade impressa sobre os contedos dado de matemtica.

Explicao de cada uma delas para exercitar na prxima aula com atividade impressa.

X X

X Atividade para casa sobre os substantivos.

30/01/2013 Quarta-feira

Contedo (Cap. e P.) Recursos

1 tempo Disciplina: Ensino Religioso - Ano bblico Confeccionando um livro com as suas histria favoritas da Bblia. (Continuao) Confeccionando um livro

2 tempo Disciplina: Portugus Substantivos Prprios e comuns.

3 tempo Disciplina: Educao Fsica X

4 tempo Disciplina: Histria Como se formou a populao brasileira?

5 tempo Disciplina: Histria Como se formou a populao brasileira?

Atividade impressa, lpis e

Papel ofcio, revista, cola,

Papel ofcio, revista, cola,

Didticos

Plano de Ao Didtica

com as suas histria favoritas da Bblia. (Continuao) Confeccionando um livro com as suas histria favoritas da Bblia. (Continuao)

borracha. X Atividade impressa no caderno sobre os substantivos para os alunos responderem

tesoura

tesoura

Exerccios na sala Exerccios para casa: 31/01/13 Contedo (Cap. e P.) Recursos Didticos Quinta-feira

Confeccionando um livro com as suas histria favoritas da Bblia. (Continuao) X 1 tempo Disciplina: Matemtica Multiplicao Som, cd, lpis, caderno, quadro e pincel

Atividade impressa no caderno

Os alunos iro em dupla confeccionar um cartaz sobre a importncia dos ndios, negros e europeus na formao cultural e tnica brasileira. ( Pesquisar figuras demonstrem isso e explicar porque). A confeco do cartaz

Os alunos iro em dupla confeccionar um cartaz sobre a importncia dos ndios, negros e europeus na formao cultural e tnica brasileira. ( Pesquisar figuras demonstrem isso e explicar porque). A confeco do cartaz

X 2 tempo Disciplina: Portugus

X 3 tempo Disciplina: Ingls

X 4 tempo Disciplina: Geografia Paralelos e meridianos.

X 5 tempo Disciplina: Geografia Paralelos e meridianos. (Continuao do contedo) Quadro branco, pincel, atividade impressa, lpis e borracha, Mapa mundi. Explicao no quadro sobre o contedo com a exposio do mapa mundi e atividade impressa para responder no caderno. Atividade impressa no caderno X 5 tempo Disciplina: Ensino Religioso - Ano Bblico Confeccionando um livro com as suas histria

Adjetivos Atividade impressa, lpis e borracha.

X Quadro branco, pincel, atividade impressa, lpis e borracha, Mapa mundi. Explicao no quadro sobre o contedo com a exposio do mapa mundi e atividade impressa para responder no caderno. Atividade impressa no caderno X 4 tempo Disciplina: Arte x Portugus Poema: Releitura do Poema de Mrio Quintana A rua dos Cata-Ventos

X Cantar a msica da tabuada; Responder alguns problemas matemticos no caderno. Atividade no caderno ( cpia do quadro). Estudo da tabuada de multiplicao (2 a 4). 1 tempo Disciplina: Portugus x Arte Poema: Releitura do Poema de Mrio Quintana A rua dos Cata-Ventos Atividade impressa no caderno sobre os substantivos para os alunos responderem Atividade impressa no caderno x 2 tempo Disciplina: Matemtica

Plano de Ao Didtica Exerccios na sala Exerccios para casa: 01/02/13

X X 3 tempo Disciplina: Matemtica

Contedo (Cap. e P.)

Tabuada de multiplicao (2 a 4) Jogo Pedaggico A corrida da matemtica.

Sext afeira

Continuao da atividade

Recursos Didticos

Atividade impressa, lpis e borracha, cola e tesoura, lpis de cor. Leitura do poema e discusso sobre o mesmo e interpret-lo atravs de desenho.

Quadro, pincel de quadro, caderno, lpis e borracha.

Continuao da atividade

Atividade impressa, lpis e borracha, cola e tesoura, lpis de cor. Leitura do poema e discusso sobre o mesmo e interpret-lo atravs de desenho.

Plano de Ao Didtica

Exerccios na sala

Atividade impressa no caderno, depois cada aluno ir explicar o porque do desenho.

Dividir a classe em 3 grupos de 6 pessoas e fazer uma pergunta sobre a tabuada e o primeiro de cada fileira ir responder no quadro. Ganha quem for mais veloz. A dinmica da corrida da matemtica.

Continuao da atividade

favoritas da Bblia. (Continuao) Confeccionando um livro com as suas histria favoritas da Bblia. (Continuao) Confeccionando um livro com as suas histria favoritas da Bblia. (Continuao)

Continuao da atividade

Atividade impressa no caderno, depois cada aluno ir explicar o porque do desenho.

Confeccionando um livro com as suas histria favoritas da Bblia. (Continuao)

Exerccios para casa:

04/02/13 Contedo (Cap. e P.) Recursos Didticos

1 tempo Disciplina: Arte Musicalizao

2 tempo Disciplina: Portugus Sons do X

3 tempo Disciplina: Cincias Descobrindo o meio ambiente: Os pontos cardeais. x Conceito de orientao. - Experincia do nascer do Sol. - Atividade impressa.

4 tempo Disciplina: Cincias Descobrindo o meio ambiente: Os pontos cardeais. X

5 tempo Disciplina: Ensino Religioso A importncia de nossas amizades; Som e cd

Capela x x Leitura do texto: Origem da escrita. Atividade impressa. Ditado mudo. Capela

Segunda-feira

Plano de Ao Didtica

Cantar as msicas: Ol como vai? E a msica da cortesia. Histria: A amizade de Davi e Jnatas; Realizar o sorteio do amigo secreto de orao. Acrstico da palavra amizade.

Atividade impressa Capela

Exerccios na sala

- Pegar um globo terrestre e uma lanterna (que servir para simular o Sol). Perguntar aos alunos como poderamos recriar o fenmeno do nascer do Sol utilizando esses materiais.

- deixar a lanterna fixa e fazer os movimentos de rotao e translao com o globo. Com isso, mostrar que na verdade o Sol no nasce, mas que, devido a esses movimentos da Terra, parece que o Sol que se movimenta. Pea aos alunos que registrem as descobertas no caderno. X

Debate sobre a amizade e uma produo de texto sobre amizade.

Atividade impressa x x

Os alunos iro trazer de casa o material reciclado: caixinhas de remdios para encapar em sala de aula para iniciar a maquete do bairro.

Exerccios para casa:

05/02/13 Contedo (Cap. e P.) Tera-feira Recursos Didticos Plano de Ao Didtica Exerccios na sala Exerccios

1 tempo Disciplina: Ensino Religioso

2 tempo Disciplina: Matemtica

3 tempo Disciplina: Matemtica

4 tempo Disciplina: Educao Fsica

5 tempo Disciplina: Portugus

Jesus nosso Amigo Maior Dvd e tv

Sequncia dos nmeros naturais: Antecessor e sucessor x

Sequncia dos nmeros naturais: Antecessor e sucessor x

Uso das maisculas e minsculas X X X Leitura do texto: Notcias. Interpretao do texto. (Texto impresso) Atividade impressa Atividade escrita no

Assistir ao dvd Desenhos Bblicos; Comentar sobre a histria x

Atividade impressa

Atividade impressa X

Atividade impressa Atividade impressa

Atividade impressa X

para casa: X X 1 tempo Disciplina: Ensino Religioso 2 tempo Disciplina: Portugus 3 tempo Disciplina: Educao Fsica

caderno.

06/02/13

4 tempo Disciplina: Histria x Geografia x Arte

5 tempo Disciplina: Histria x Geografia x Arte

Amizade e Cortesia Contedo (Cap. e P.) Recursos Didticos Atividade impressa

Encontro Voclico: ditongo, tritongo e hiato

A origem da nossa cidade

A origem da nossa cidade

x Bingo da amizade Atividade impressa

x Comear mostrando aos alunos o mapa poltico do Brasil para que eles conheam os estados que compem nosso pas. A seguir, mostrar o mapa poltico do estado onde reside, dividido em municpios, e perguntar s crianas como elas acham que surgiram as cidades e como foram divididas daquela forma. Anotar as respostas em uma cartolina. Atividade prtica: Confeccionar uma maquete sobre o bairro da escola com materiais reciclados como caixinhas de remdios.

X Atividade prtica: ( Os alunos iro trazer de casa o material reciclado). Confeccionar uma maquete sobre o bairro da escola com materiais reciclados como caixinhas de remdios.

Quarta-feira

Plano de Ao Didtica

Bingo da amizade Exerccios na sala

Atividade impressa X

Atividade prtica: Confeccionar uma maquete sobre o bairro da escola com materiais reciclados como caixinhas de remdios.

Exerccios para casa:

Bingo da amizade

Atividade impressa X

07/02/13

1 tempo

2 tempo

3 tempo

4 tempo

5 tempo

Disciplina: Matemtica

Disciplina: Portugus

Disciplina: Ingls

Disciplina: Geografia x Histria x Arte

Disciplina: Geografia x Histria x Arte

Contedo (Cap. e P.) Recursos Didticos Quinta-feira

Ordem crescente e decrescente

Plural X A origem da nossa cidade (Continuao da Atividade) A origem da nossa cidade (Continuao da Atividade)

x Atividade impressa

x X Atividade impressa X Atividade prtica: Confeccionar uma maquete sobre o bairro da escola com materiais reciclados como caixinhas de remdios. x x X 2 tempo Disciplina: Matemtica 3 tempo Disciplina: Matemtica 4 tempo Disciplina: Arte x Histria x Geogreafia 5 tempo Disciplina: Ensino Religioso Atividade prtica: Confeccionar uma maquete sobre o bairro da escola com materiais reciclados como caixinhas de remdios. X X

Plano de Ao Didtica

Exerccios na sala Exerccios para casa:

Atividade impressa

Atividade impressa Atividade impressa

X 1 tempo Disciplina: Portugus

08/02/13

Ortografia do S-SS Contedo (Cap. e P.) Sexta-feira Recursos Didticos x Atividade impressa Plano de Ao Didtica

Nmeros Pares e Nmeros mpares

Nmeros ordinais A origem da nossa cidade (Continuao da Atividade)

Amizade e Cortesia

Piquenique x Atividade impressa x Atividade impressa x Atividade prtica: Confeccionar uma maquete sobre o bairro da escola com materiais reciclados como caixinhas de remdios. Fazer um piquenique, para celebrarmos nossas amizades. Faremos a revelao do amigo secreto de orao, cada aluno entregar um carto para o amigo.

Exerccios na sala Exerccios para casa:

Atividade impressa

Atividade impressa

Atividade impressa X X

X x X x

Ler Gnesis- Cap. 12 e 13

1 tempo Disciplina: Matemtica 14/02/13

2 tempo Disciplina: Portugus

3 tempo Disciplina: Ingls

4 tempo Disciplina: Geografia x Histria x Arte

5 tempo Disciplina: Geografia Histria x Arte

Contedo (Cap. e P.) Recursos Didticos Quinta feira

Atividades de reviso dos contedos e Dinmica da multiplicao: Corrida da Matemtica

Encontro Consonantal X A origem da nossa cidade (Continuao da Atividade) x A origem da nossa cidade (Continuao da Atividade) X x Atividade prtica: Confeccionar uma maquete sobre o bairro da escola com materiais reciclados como caixinhas de remdios. x x Atividade prtica: Confeccionar uma maquete sobre o bairro da escola com materiais reciclados como caixinhas de remdios. X

x Atividade impressa Plano de Ao Didtica

x Atividade impressa x

Exerccios na sala Exerccios para casa:

Atividade impressa

Atividade impressa x Atividade impressa

1 tempo Disciplina: Portugus 15/02/13

2 tempo Disciplina: Matemtica

3 tempo Disciplina: Matemtica

4 tempo Disciplina: Arte

5 tempo Disciplina: Ensino Religioso

Contedo (Cap. e P.) Recursos Didticos Sexta-feira

Classificao quanto ao nmero de slabas.

Expresso numrica com as quatro operaes.

Expresso numrica com as quatro operaes.

A origem da nossa cidade (Continuao da Atividade)

Valores e atitudes que Jesus nos ensinou

x Atividade impressa

x Atividade impressa

x Atividade impressa

x Atividade prtica: Confeccionar uma maquete sobre o bairro da escola com materiais reciclados como caixinhas de remdios. x X

x Atividade impressa

Plano de Ao Didtica

Exerccios na sala Exerccios para casa:

Atividade impressa

Atividade impressa

Atividade impressa

Atividade impressa

Вам также может понравиться