Вы находитесь на странице: 1из 3

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VIDIGUEIRA

TESTE DE AVALIAO DE MATEMTICA 8 Ano 12/10/2011

1.

Na figura seguinte esto representados, sobre uma malha quadriculada, o quadrado [ABCD] e a recta r, que contm o ponto C. Desenha o transformado do quadrado [ABCD] pela reflexo relativa recta r.

2.

Em qual das quatro figuras que se seguem o pentgono sombreado a imagem do pentgono [ABCDE] obtida por meio de uma rotao de centro no ponto A e amplitude 180?

3.

O smbolo ao lado est desenhado nas placas do Parque das Naes que assinalam a localizao dos lavabos. As quatro figuras a seguir representadas foram desenhadas com base nesse smbolo.

Em cada uma delas, est desenhada uma recta r. Em qual delas a recta r um eixo de simetria?

4.

Na imagem esto representados alguns transformados da figura A.

4.1. 4.2. 4.3. 4.4.

Como classificas o polgono A? Identifica, pelas respectivas letras, as figuras que representam transformados da figura A por uma translao. Identifica, pelas respectivas letras, as figuras que representam transformados da figura A por reflexo. Indica uma transformao geomtrica necessria para obter a figura F a partir de A.

5.

A figura [EFGH] um quadrado de centro no ponto O. I, J, K, L so os pontos mdios dos seus lados. 5.1. 5.2. 5.3. Que isometria transforma o tringulo [HAL] no tringulo [OBK]? Indica um eixo de simetria do quadrado [EFGH]. Qual a imagem do tringulo [HAL] pela translao do vector ? 5.4. Qual a imagem do tringulo [HAL] pela seguinte composio de translaes:

H A I D

L B

K O C J F

5.5.

Calcula, indicando todos os passos efectuados

6.

As linhas a tracejado so eixos de simetria da figura. Determina o permetro da figura, tendo em conta os comprimentos indicados. Apresenta todos os clculos que efectuares.

7.

O tringulo [CDE] resulta de uma translao do tringulo [ABC].

7.1. 7.2. 7.3. 7.4. 8.

Qual a amplitude do ngulo CED? Apresenta todos os clculos que efectuares. Calcula a rea do tringulo [CDE]. Apresenta todos os clculos que efectuares. Como classificas o quadriltero [BCED]? Calcula a rea do quadriltero [BCED]. Apresenta todos os clculos que efectuares.

Considera um referencial ortogonal. 8.1. 8.2. 8.3. 8.4. Marca os pontos de coordenadas A(2,1); B(4,1); C(4,3); D(3,4) e E(2,3). Marca os segmentos de recta [AB], [BC], [CD], [DE] e [EA]. Desenha o polgono [ABCDE] transformado do polgono [ABCDE] sabendo que A tem coordenadas (-4,-5). Quais so as coordenadas dos pontos B e D.

Вам также может понравиться