Вы находитесь на странице: 1из 12

Conselho Escolar - Matriz de Planejamento Pedaggico e Design Instrucional/Educ...

Pgina 1 de 12

Matriz de Planejamento Pedaggico eFase Design Instrucional/Educacional (Matriz DI) II


Atividades Curriculares do Curso: Aulas

MODALIDADE: Semanal ( ) Modular ( X ) Tpico 1


Fruns de Discusso

Objetivos do Mdulo Neste Mdulo, vamos aproveitar para nos conhecer melhor, a fim de diminuirmos a "distncia" que virtualmente nos separa, para tanto, acesse o Frum e apresente-se aos demais cursistas. No nos esqueamos de interagir com os demais, ok? tambm conhecer a ferramenta de avaliao Quiz, ela nos ajudar a aprender e a perder o 1 de Fevereiro a Vamos medo de ser avaliado. Neste primeiro Quiz as questes so de conhecimentos gerais, fceis e 4 de Maro agradveis de serem respondidas. O importante voc se familiarizar com este tipo de avaliao, que ser utilizada em todos os demais Mdulos.

Perodo

Tpico 2

Bom curso a todos e a todas!

Perodo 5 de Maro a 24 de Maro

Objetivos do Mdulo Este Mdulo traa um mapa para criao e movimentao dos conselhos escolares e sua organizao em frum com sugestes para a criao e movimentao de uma poltica de gesto educacional para unidade de ensino (conselho) e redes ou sistemas de ensino (frum).

Tpico 3

Vamos conhecer ento!

Objetivos do Mdulo Este Mdulo tem como objetivo mostrar que o Conselheiro um militante na construo da democracia e cidadania e que participa como corresponsvel na construo de uma educao escolar inclusiva e de qualidade social. Sua prtica um processo de formao humana e exige momentos especficos de qualificao, que se realiza pela qualificao da prtica educativa escolar. 25 de Maro a Ainda neste Mdulo, indicado que voc inicie a elaborao de seu trabalho de finalizao de curso, 13 de Abril intitulado, Plano de Ao. Vamos ento discutir estas questes e agregar conhecimento para compor nosso Plano de Ao?

Perodo

Tpico 4

Objetivos do Mdulo Neste Mdulo, vamos discutir o financiamento da educao bsica no Brasil e contribuir com os conselheiros escolares na anlise e compreenso das questes referentes a essa temtica. Nesse sentido, discute-se a questo do financiamento no mbito legal, o papel dos movimentos e rgos 14 de Abril a 3 colegiados na garantia do direito educao. Busca-se discutir, ainda, as polticas educacionais em de Maio um sentido mais amplo, ou seja, aquelas ligadas diretamente aos sistemas de ensino e as questes relacionadas instituio e participao da comunidade local e escolar.

Perodo

Tpico 5

Vamos discusso ento!

Objetivos do Mdulo Este Mdulo tem como objetivo discutir a valorizao dos trabalhadores da educao bsica e levantar uma necessria reflexo juntamente com os Conselhos Escolares acerca destes trabalhadores: quem so, qual a sua trajetria histrica, que lugar ocupam na diviso social do 4 de Maio a 23 trabalho, as razes da desvalorizao social ou desprestgio que sofrem e o que pode e deve ser feito de Maio para que esse processo de valorizao continue e d bons frutos.

Perodo

Tpico 6

Vamos juntos refletir ento!

Perodo Objetivos do Mdulo 24 de Maio a 12 Este Mdulo prioriza reflexes sobre a Educao do Campo e as Escolas do Campo, a partir do de Junho entendimento das organizaes sociais e encaminha sugestes para que cada coletivo escolar possa estabelecer seus prprios mecanismos que asseguraro a participao social na delimitao de suas aes, dando destaque ao conselho escolar como uma estratgia mpar nesse contexto de democratizao da educao e da sociedade, e objeto central deste caderno. Tambm se procurar ampliar o debate em torno do princpio da igualdade e do desenvolvimento, focalizando algumas questes cruciais para a educao no cotidiano das escolas, tais como: vinculaes da escola com a sociedade e com os projetos scio-educativos, bem como o (re) conhecimento dos mecanismos de excluso e discriminao de quaisquer ordens presentes na sociedade e na escola.

http://conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticias/8-site/14-matriz-de-planejame...

02/09/2013

Conselho Escolar - Matriz de Planejamento Pedaggico e Design Instrucional/Educ... Pgina 2 de 12

Tpico 7

Vamos compreender ento estas questes!

Ordem Local

Objetivos do Mdulo Vamos elaborar um texto ou mesmo um hipertexto com links e figuras, de um Plano de Ao imprescindvel para o fortalecimento dos Conselhos Escolares do municpio em que voc atua. Para que voc realize seu Plano de Ao, leve em considerao o que aprendeu curso e o que os CEs da cidade em que voc atua precisam na prtica para se fortalecerem. 26 de Maro a 8 neste Considere, tambm, as sugestes e discusses de tudo o que foi visto nas duas fases do curso de de Julho extenso e lembre-se que voc no est partindo do zero em suas propostas. Vamos ao trabalho ento! 1 Tela Inicial

Perodo

Tpico 8

Este um espao onde vocs recebe

Tambm sero trazidos at vocs

Portanto, fiquem atentos a cada post

Ajustando os Ponteiros

Objetivos do Mdulo Neste Mdulo, vamos revisar todos os Mdulos anteriores por meio da elaborao de atividades a no Portflio. Sero propostas questes reflexivas que oportunizaro uma maior 13 de Junho a 8 serem depositadas aprendizagem por Mdulo de todo o contedo at ento discutido. de Julho Vamos aproveitar mais esta oportunidade!

Perodo

O caminho bastante trabalhoso e questionamento do que este frum

Assim, caso tenham dvidas quant deixem de visitar este espao. Certam 2 Tela Inicial

Exatamente por isso, antes de abrir por um colega nas postagens anteriore suas necessidades. Seno, compleme

Assim, perguntem, questionem, disco seus colegas e de todos ns que esta

Tela Inicia O que sugiro? O que critico? O que elo

Antes de tudo muito importante que ser preciso que altere seu perfil no a seu rosto, e faa uma boa descrio s

Agora, participe do frum de aprese voc atua e escrevendo um pouco Tpico 1

Aps essa primeira participao, in (a/s/as) e faa comentrios, obser

Ao interagir com algum(a) colega, l colega, para que todos(as) possam postagem colocand

O objetivo compreender como re Participe do frum, mas tambm com

Tpico 2

As Razes Profun

http://conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticias/8-site/14-matriz-de-planejame...

02/09/2013

Conselho Escolar - Matriz de Planejamento Pedaggico e Design Instrucional/Educ... Pgina 3 de 12

( ) Sem Nota ( ) Nota Mdia "Portanto, no por ter "vontade de fundar" um Conselho Escolar que uma pessoa est provida do direito de (X) Escala impor a algum que crie e participe do mesmo. As razes profundas de um Conselho Escolar germinam no LV interior das pessoas que tm necessidade de melhorar a escola do seu filho, ou de educadores que N Mnimo acreditam nas pessoas que educam. preciso saber dos aspectos legais, da histria e do sentido que o de Conselho Escolar assume enquanto uma estratgia para efetivar um projeto de educao que contribua com Mensagens: educadores e educandos, para realizao de sua vocao ontolgica, melhorando como ser humano." (p. 15) ( )1 (x) 2 Para uma discusso reflexiva sobre o texto acima, discuta no frum com seus colegas, a partir dos questionamentos ( )6 norteadores a seguir: ( ) 10 1) Quais so as razes profundas dos Conselhos Escolares no contexto da rede de ensino na qual voc exerce atividade profissional? 2) Existe grupo articulador (ou algo similar) na cidade em que atua? Se a resposta for afirmativa, qual sua composio? 3) Voc acredita que os grupos articuladores podem melhorar a atuao do Conselho Escolar? De que forma? 4) Qual a importncia de um frum de Conselhos Escolares? Bons Estudos e Boa Discusso!

Para participar desse Frum, inicie fazendo uma primeira leitura do Caderno 12. Depois, realize uma segunda leitura destacando e anotando as principais ideias e conceitos apresentados. Destaca-se na pgina 15 do Caderno 12, o texto abaixo:

Frum do Mdulo 2

Conselho Escolar Como Espao de Formao Humana: Crculo de Cultura e a Qualidade da Educao. Tipo: ( x) nica Fundamentado no Caderno 6 , reflita sobre a perspectiva metodolgica do Crculo de Cultura. Discusso Agora, com base em sua experincia no campo educacional e a partir da leitura desse caderno, discuta com os seus ( ) Geral (suas) colegas a partir da seguinte indagaes: Nota: De que forma a sua experincia como educador(a) poderia ajud-lo(a) a realizar Crculos de Cultura em sua prtica ( ) Sem educacional? Nota ) Nota Tpico Para uma discusso reflexiva sobre o texto acima, discuta no frum com seus colegas, a partir dos questionamentos ( Mdia 3 norteadores a seguir: (X) Escala 6 LV a) O que voc entende por "Crculos de Cultura"? N Mnimo de b) Os(as) educadores(as) devem buscar uma sociedade que exercite a democracia participativa, diferente do modelo Mensagens: atual de sociedade estruturada na democracia representativa. Como isso poderia acontecer nas escolas? ( )1 (x) 2 c) A formao dos conselheiros escolares primordial para o fortalecimento do colegiado. Por que formao ( )6 continuada dos conselheiros escolares e como realiz-la? ( ) 10

Frum do Mdulo 3

Bons Estudos e Boa Discusso!

Conselho Escolar e o Financiamento da Educao no Brasil Tipo: (x) nica Discusso "o papel do Conselho Escolar o de assumir a luta pela efetivao do direito educao no mbito de suas atribuies. Ou seja, lutar pela garantia do acesso escola, na educao infantil, no ensino fundamental e no ensino ( ) Geral mdio, e para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem daqueles que esto na escola. Essas lutas so Nota: fundamentais para a efetivao do direito educao de qualidade. importante destacar, ainda, que, para que se ( ) Sem efetive o direito social educao, necessrio garantir o financiamento das diversas etapas e modalidades da Nota educao bsica." (p. 18) ( ) Nota Tpico Com base nesta afirmao, reflita sobre a importncia do Conselho Escolar planejar e acompanhar o FUNDEB e Mdia 4 (X) Escala 6 discuta com os seus(suas) colegas a partir da seguinte indagao: LV N Mnimo Qual o papel do Conselho Escolar no planejamento e no acompanhamento da aplicao do FUNDEB, como de meio de garantir a melhoria da instituio escolar? Mensagens: ( )1 Para uma discusso reflexiva sobre o texto acima, discuta no frum com seus colegas, a partir dos questionamentos (x) 2 norteadores a seguir: ( )6 a) Qual a importncia do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos ( ) 10 Profissionais da Educao (FUNDEB) para o processo educativo de sua cidade? b) Qual o papel do financiamento para a manuteno do desenvolvimento do ensino em busca de uma qualidade efetiva na educao? Conforme o Caderno 7:

Bons Estudos e Boa Discusso! Frum do Mdulo 4 O Conselho Escolar e a Valorizao dos Trabalhadores da Educao Tipo: ( x) nica Discusso ( ) Geral

Nota: Para participar desse frum ser preciso responder, de forma reflexiva sobre as semelhanas e divergncias entre ( ) Sem Associao de Pais e Mestres (APM) e/ou Associao de Pais e Professores (APP) e o Conselho Escolar (CE), Nota assim como, suas contribuies para a valorizao dos trabalhadores da educao. ( ) Nota Portanto, nosso questionamento central : Tpico Mdia Quais as semelhanas e diferenas entre uma APM e/ou APP e um Conselho Escolar? 5 (X) Escala 6 Para uma discusso reflexiva sobre o texto acima, discuta no frum com seus colegas, a partir dos questionamentos LV norteadores a seguir: N Mnimo de a) Quais as caractersticas de uma APM e/ou APP e do CE? Mensagens: b) O que caracteriza a organizao (composio; funes), as atribuies (o que se discute; o que se decide) e o ( )1 funcionamento (periodicidade) desses colegiados? (x) 2 b) Que posturas e aes os organismos colegiados da escola podem desenvolver no sentido de contribuir para a ( )6 valorizao dos trabalhadores da educao? ( ) 10 Bons Estudos e Boa Discusso! Tpico 6 Frum do Mdulo 5 Conselho Escolar e a Educao do Campo Tipo: (x) nica Discusso ( ) Geral Nota: 6

http://conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticias/8-site/14-matriz-de-planejame...

02/09/2013

Conselho Escolar - Matriz de Planejamento Pedaggico e Design Instrucional/Educ... Pgina 4 de 12

Com o Caderno 9 refletimos sobre a Educao do Campo e as Escolas do Campo, a partir do entendimento das ( ) Sem organizaes sociais. Nota Como levar em conta as peculiaridades e gerar possibilidades para que cada coletivo escolar possa ( ) Nota estabelecer seus prprios mecanismos que assegurem a participao social na delimitao de suas aes, e Mdia assim, promover uma educao de qualidade s Escolas do Campo? (X) Escala Para uma discusso reflexiva sobre o texto acima, discuta no frum com seus colegas, a partir dos questionamentos LV norteadores a seguir: N Mnimo de a) Considerando as especificidades da Educao do Campo, quais as possibilidades de organizao e Mensagens: funcionamento do Conselho Escolar? ( )1 b) Como o Conselho Escolar deve agir para garantir que sejam levadas em considerao, na educao campesina, (x) 2 as peculiaridades que influenciam o meio rural? ( )6 ( ) 10 Bons Estudos e Boa Discusso! Frum Tira-dvidas Plano de Ao Caros Cursistas, O caminho bastante trabalhoso e certamente dvidas iro surgir. E no h melhor forma de resolver quaisquer questionamentos do que este frum, espao onde vocs encontraro seu tutor em qualquer instante onde sentir dificuldades ou tiver dvidas sobre o contedo deste caderno. Tipo: ( x) nica Discusso ( ) Geral 0

10

Assim, caso tenham dvidas quanto ao texto apresentado neste caderno, bem como quanto s atividades, no Nota: Tpico deixem de visitar este espao. Certamente, aqui qualquer inquietao ser bem-vinda. Afinal, no esqueam a sua ( x ) Sem dvida pode ser a do seu colega tambm. 8 Nota ( ) Nota Exatamente por isso, vejam se as suas questes j no foram feitas por um colega nas postagens anteriores. Se Mdia sim, vejam se a resposta do tutor (ou mesmo de outros colegas) satisfaz suas necessidades. Seno, complemente a ( ) Escala questo. O debate tambm fundamental para o aprendizado, inclusive de quem est do lado de c. LV Assim, perguntem, questionem, discordem. Este um espao para que vocs contribuam com sua formao, a de seus colegas e de todos ns que estamos envolvidos no curso. Estejam a vontade, sempre seguindo os preceitos da netiqueta de respeito ao outro. Bons estudos! Coordenao do curso Formao Continuada a Distncia em Conselhos Escolares

Observaes: No caso de Frum LV, o "N Mnimo de Mensagens" corresponde a menor quantidade de postagens que habilitam o aluno nota dez, desde que categorizadas com LV cone Azul. Tarefas/Portflio OrdemLocal Atividades Individuais Atividades Propostas Portflio Ambientao Cronograma de Estudos TpicoPrepare de acordo com o modelo de atividade disponibilizado abaixo, o seu cronograma de estudos para esta 1 disciplina. Esse cronograma representar o seu compromisso para consigo mesmo e para com todos aqueles que muito trabalharam na elaborao deste curso. Envie seu cronograma atravs do recurso Tarefa/Portflio, que se encontra no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. ( ) Sem Nota ( ) Nota Mdia (x) Escala LV AvaliaoPeso%

Bom Trabalho! Tpico 2 ( ) Sem Nota ( ) Nota Mdia (x) Escala LV ( ) Sem Nota ( ) Nota Mdia (x) Escala LV ( ) Sem Nota ( ) Nota Mdia (x) Escala LV ( ) Sem Nota ( ) Nota Mdia (x) Escala LV ( ) Sem Nota ( ) Nota Mdia (x) Escala LV ( ) Sem Nota (x) Nota 0 a 100 ( ) Escala LV

Notas - Quiz do Mdulo 1

Tpico 3

Notas - Quiz do Mdulo 2

Tpico 4

Notas - Quiz do Mdulo 3

Tpico 5

Notas - Quiz do Mdulo 4

6 7

Tpico 6 Tpico 8

Notas - Quiz do Mdulo 5 Recuperao do Mdulo 1 As Razes Profundas do Conselho Escolar e Sua Organizao em Frum Leia com ateno a Parte II Razes e processos de criao e movimentao do Frum de Conselhos Escolares do Caderno 12 e reflita sobre a situao do CE no municpio em que atua, redigindo um texto com o tema: "Grupo articulador, Conselho Escolar e os princpios da gesto democrtica: o que podemos aprender com as prticas de frum de Conselhos Escolares?" Bom Trabalho!

http://conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticias/8-site/14-matriz-de-planejame...

02/09/2013

Conselho Escolar - Matriz de Planejamento Pedaggico e Design Instrucional/Educ... Pgina 5 de 12

Recuperao do Mdulo 2 Conselho Escolar Como Espao de Formao Humana: Crculo de Cultura e a Qualidade da Educao O Caderno 6 teve dois grandes objetivos: 1) Compreender a importncia do espao de formao continuada; 2) Aprender a utilizar o crculo de cultura, segundo Paulo Freire. 8 A partir desses objetivos e da leitura do Caderno 6, verificamos que o "[...] processo de construo humana Tpicopermanente e depende da ao consciente e intencional das pessoas. No algo que se herda ou se ganha, 8 nem algo que se conquista, mas se constri. A formao humana e a escola, o Conselho Escolar e a atuao dos Conselheiros so historicamente construdos, por meio da ao dos grupos sociais." [...] Portanto, no Crculo de Cultura trabalha-se com relaes humanas de colaborao, co-responsabilidade e solidariedade." (p. 39) Considerando os objetivos do Caderno 6 e a citao acima, elabore um texto que mostre a relao do crculo de cultura com o Conselho Escolar e sua importncia para a formao dos conselheiros. Bom Trabalho! Recuperao do Mdulo 3 Conselho Escolar e o Financiamento da Educao no Brasil "No caderno 7 afirmado que "[...] o coletivo da escola deve participar da definio das prioridades, dos Tpicoobjetivos e de como eles sero atingidos, quais os recursos disponveis para se alcanar esses objetivos, 8 como e onde as verbas recebidas pela escola sero aplicadas e o que pode ser feito para alocao de novas verbas." (p. 60) Sendo este um dos propsitos dos Conselhos Escolares, aps diagnosticar quantos CEs h em sua cidade e como estes esto funcionando, construa uma pequena ao que poderia fortalecer a descentralizao da gesto financeira desse colegiado. Bom Trabalho! Recuperao do Mdulo 4 O Conselho Escolar e a Valorizao dos Trabalhadores da Educao O Caderno 8 teve trs grandes objetivos: 1) Discutir sobre a valorizao dos(as) trabalhadores(as) em educao bsica, bem como entender quais so as principais dificuldades enfrentadas por eles(as) no mbito escolar; Tpico2) Analisar quais so as medidas necessrias a serem tomadas pelo Conselho Escolar para que ocorra a 8 valorizao dos(as) trabalhadores(as) em educao bsica; 3) Refletir e posicionar-se sobre as aes presentes no cotidiano escolar, referentes valorizao dos(as) trabalhadores(as) em educao bsica, que so exigidas pela LDB 9.394/96. A partir desses objetivos, redija um texto que responda a seguinte questo: Tendo como principal fonte a LDB 9.394/96, quais so os aspectos referentes aos(s) trabalhadores(as) da educao bsica do plano legal (aquilo que est presente nesta lei) que esto contidos, ou no, no plano real (aquilo que acontece na prtica)? ) Bom Trabalho! Recuperao do Mdulo 5 Conselho Escolar e a Educao do Campo O caderno 9 teve dois grandes objetivos: 1) Conhecer a realidade da Educao no Campo, com suas peculiaridades, valorizando a cultura e os saberes das crianas deste meio; 2) Fazer do Conselho Escolar um colegiado que discuta e delibere aes capazes de promoverem a qualidade da TpicoEducao no Campo. 8 J o caderno 10 teve outros dois objetivos: 1) Refletir sobre a importncia da escola, enquanto um espao de desenvolvimento de igualdade social; 2) Fazer do Conselho Escolar um colegiado que discuta e delibere aes neste contexto, levando em considerao o exerccio coletivo da cidadania. A partir desses quatro objetivos, redija um texto que analise a importncia da participao "de todos os segmentos envolvidos no processo educativo" (Caderno 10, p. 52) do Conselho Escolar, destacando a importncia do exerccio da cidadania e da valorizao da cultura e dos saberes das crianas do Campo. Bom Trabalho! Observaes: Configurar Notas no bloco administrao do Moodle para fornecer a mdia das atividades "Acertando os ponteiros" no Tpico 8. Manter "oculta" as Tarefas criadas para receber as notas dos Quizzes (Notas - Quiz do Mdulo 1 ao Mdulo 5). Chat / Sala de Bate Papo Sncrono Local/ Ordem Perodo Tela Inicial (Aberto ao longo de todo curso) Atividades Sncronas Descrio Chat de Apoio aos Mdulos Planto Online (Dia: / / Hora: ) ( ) Sem Nota (x) Nota 0 a 100 ( ) Escala LV ( ) Sem Nota (x) Nota 0 a 100 ( ) Escala LV ( ) Sem Nota (x) Nota 0 a 100 ( ) Escala LV

10

11

( ) Sem Nota (x) Nota 0 a 100 ( ) Escala LV

Avaliao Peso % (X) Sem Nota ( ) Nota Mdia ( ) Escala LV

Observaes: Wiki Local/ OrdemPerodo 1

Espao destinado a bate-papo informal entre alunos-alunos ou Professortutor/coordenao/alunos.

Produo de Hipertexto - Atividades Colaborativas ou Individual


Descrio

Avaliao Peso % 40

http://conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticias/8-site/14-matriz-de-planejame...

02/09/2013

Conselho Escolar - Matriz de Planejamento Pedaggico e Design Instrucional/Educ... Pgina 6 de 12

Tpico 7

1-Tipo de Grupo: ( ) Nenhum Grupo Caro(a) cursista, ( x) Grupos Elabore um Plano de Ao imprescindvel para o fortalecimento dos Conselhos Escolares do municpio em que atua. Separados ( ) Grupos contendo: 1. Problema levantado a partir do diagnstico realizado nas atividades anteriores (Problemtica e seu Diagnstico). Visveis 2. Ao proposta para o problema levantado (Proposta de ao). 2 Membros 3. Objetivos da ao proposta para o problema levantado (Objetivos da ao). 4. Descrio dos procedimentos necessrios para a operacionalizao da ao proposta (Procedimentos da ao por Grupo: 1 detalhando estes procedimentos). 3 - Avaliao 5. Cronograma previsto para a operacionalizao da ao proposta (Cronograma da ao). ( ) Sem Nota 6. Procedimentos para o acompanhamento da operacionalizao da proposta e de seus resultados ( ) Nota (Acompanhamento da ao). Mdia (X) Escala LV Observao 1 N Mnimo de Contribuies Para que voc realize seu Plano de Ao, leve em considerao o que aprendeu neste curso e o que os CEs da Individuais: cidade em que atua precisam na prtica para se fortalecerem. Considere, tambm, as sugestes e discusses de tudo o que foi visto nas duas fases do curso de extenso e lembre-se que voc no est partindo do zero em suas (x) 0 ( ) 1 ( )2 ( )3 propostas. ( )4 ( )5 Observao 2 Para ajud-lo(a) na realizao do Plano de Ao, acesse o link abaixo. Neste material voc encontrar 12 Planos de Ao construdos pelos alunos da 1 oferta deste curso na UFSCAR. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=8683&Itemid= Dvidas? Entre em contato com seu(sua) tutor(a). Bom Trabalho! Coordenao do curso Formao Continuada a Distncia em Conselhos Escolares

Plano de Ao

Observaes: Questionrios ou Quizzes Ordem Local 1 - Nome: (ver abaixo) 2 - Introduo: Caro cursista,

Atividades para Verificar a Aprendizagem


Configuraes do Quiz / Descrio

Em cada mdulo de nosso curso voc dever realizar um Quiz. Trata-se de um tipo de avaliao online com o propsito de verificar seu conhecimento acerca dos contedos tratados em cada unidade didtica. Nossa inteno oportunizar aprendizagens, portanto os Quizzes constituem uma espcie de avaliao assistida, formativa, ou seja, eles te ajudaro a consolidar os contedos estudados, isso quebra a ideia da temvel prova. Avaliar com Quizzes aprendizagem com satisfao. A metodologia proposta consta em oferecer trs tentativas para cada Quiz proposto ao longo do curso, sendo que permanecer a maior nota. Cada Quiz permanece aberto enquanto durar o mdulo. Todas as questes apresentar-se-o numa s pgina, ao seu final clique em: "Salvar sem enviar", caso ainda queira repensar suas respostas, ou "Enviar tudo e terminar", caso tenha realmente concludo. Em questes de completar lacunas ou respostas digitalizadas, dispense smbolos, unidades e pontuaes, mas no se esquea da correta ortografia. Para iniciar a atividade, clique em "Pr-visualizar questionrio agora" no final desta pgina. 3 - Tempo Abrir/Encerrar o questionrio na data de cada aula 4 - Visualizao N Questes por Pginas: Ilimitado Misturar as perguntas: Sim Misturar entre as questes: Sim 5 - Tentativas Intervalo entre tentativas Nenhum Tentativas permitidas 3 Cada tentativa se baseia na ltima: No Modo adaptativo: No 6 - Notas Mtodo de avaliao Nota mais alta Aplicar penalidades - Sim Nmeros decimais nas notas: 2 7 - Segurana Segurana do navegador Janela popup segura Senha necessria No Requer endereo de rede No 8 Opes de Reviso: Bons Estudos!

Aps Enquanto Depois Respostas ( *) ( *) ( ) Feedbacks ( x) (x) (x) Nota ( x) (x) (x) Feedback Geral ( ) ( ) ( x) *Caso marque este item, o aluno ver as respostas antes de fazer a tentativa seguinte. 9 - Feedback geral: Limite das notas/Feedback 100%-70% - Muito bem! Continue se dedicando. Parabns! 70%-50% - Voc est na mdia, mas se estudasse um pouco mais poderia ter tirado uma nota melhor ainda! 50%-30% Voc pode melhorar sua nota! Que tal dedicar mais tempo de leitura e estudo de nosso mdulo? 30%-0% - No desista! Voc capaz! Comece a ler tudo de novo e refaa seu Quiz...voc vai conseguir! Quiz Ambientao 1 Tpico 1 Conhecimentos Gerais

http://conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticias/8-site/14-matriz-de-planejame...

02/09/2013

Conselho Escolar - Matriz de Planejamento Pedaggico e Design Instrucional/Educ... Pgina 7 de 12

Tpico 2

Quiz do Mdulo 1 Conselho Escolar e sua organizao em fruns

Quiz do Mdulo 2 Conselho Escolar, crculo de cultura e qualidade da educao

Tpico 3

Quiz do Mdulo 3 O financiamento da educao no Brasil

Tpico 4

Quiz do Mdulo 4 A valorizao dos trabalhadores em educao

Tpico 5

Tpico 6

Quiz do Mdulo 5 A educao do campo / A relao entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social

http://conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticias/8-site/14-matriz-de-planejame...

02/09/2013

Conselho Escolar - Matriz de Planejamento Pedaggico e Design Instrucional/Educ... Pgina 8 de 12

Observaes: As matrizes dos Quizzes sero encaminhadas para a equipe tcnica. Encontros Presenciais Descrio Encontro Presencial Inicial Encontro Inicial (aula inaugural) presencial no incio do Curso, a ser transmitido para todos os cursistas por web conferncia, ou tecnologia equivalente. Essa aula inicial se constituir na apresentao do Curso e de toda a equipe da Universidade responsvel pela sua execuo, alm da divulgao da metodologia utilizada e da importncia da participao e no evaso dos cursistas. Biblioteca/Material de Apoio Ordem 1 Local Tela Inicial Orientaes Gerais AvaliaoTurnosPeso % (x) Sem Nota ( ) Nota Mdia ( ) Escala LV

2 3 4 5 6 7 Agenda

Tpico 2 Tpico 3 Tpico 4 Tpico 5 Tpico 6 Tpico 8

Biblioteca 1 Biblioteca 2 Biblioteca 3 Biblioteca 4 Biblioteca 5

Arquivos a serem disponibilizados Descrio - Orientaes para participar em Fruns (Ver Anexo) - Orientaes para realizar e enviar a atividade Tarefa/Portflio (Ver Anexo) - Orientaes para realizar a atividade hipertextual do Plano de Ao (Ver Anexo) - Modelo de Plano de Ao - Contrato didtico - Elaborar apresentao de slides com dados do curso e forma de avaliao (Ver Anexo) Importar dados de Caderno 12 - Conselho Escolar e sua organizao em frum Importar dados de Caderno 6 Conselho Escolar como Espao de Formao Humana: crculo de cultura e qualidade da educao Importar dados de Caderno 7 Conselho Escolar e o financiamento da Educao no Brasil Importar dados de Caderno 8 A valorizao dos trabalhadores da educao bsica um imperativo histrico Importar dados de Caderno 9 Conselho Escolar e a Educao do Campo

Caderno 10 Conselho Escolar e a Relao entre a Escola e o Desenvolvimento com Igualdade Social Biblioteca Ajustando os Importar arquivos de todos os endereos acima Ponteiros

Eventos e Datas Evento Data Descrio/Observaes V SEMINRIO DO CURSO DE FORMAO CONTINUADA EM CONSELHOS -Organizao do evento; 09/03/2013 ESCOLARES - Recepcionar convidados e cursistas Mdulo de Ambientao 1 de Fevereiro a 4 de Maro Acompanhamento Virtual Frum e Portflio Mdulo 1 5 de Maro a 24 de Maro Acompanhamento Virtual Frum e Quiz Mdulo 2 25 de Maro a 13 de Abril Acompanhamento Virtual Frum e Quiz Mdulo 3 14 de Abril a 3 de Maio Acompanhamento Virtual Frum e Quiz Mdulo 4 4 de Maio a 23 de Maio Acompanhamento Virtual Frum e Quiz Mdulo 5 24 de Maio a 12 de Junho Acompanhamento Virtual Frum e Quiz Plano Inicial 26 de Maro a 8 de Julho Acompanhamento Virtual Frum e Wiki Acertando os Ponteiros 13 de Junho a 8 de Julho Acompanhamento Virtual Portflio - Preparao dos Relatrios de Notas; Trmino do Curso 31 de Julho -Divulgao de Aprovados; -Reunio de Avaliao do Curso

ANEXO 1 Orientaes para participar em Fruns Caro(a) cursista, Esteja atento s especificaes solicitadas no enunciado da atividade.Inicie fazendo uma primeira leitura do Caderno referente atividade. Depois, faa uma segunda leitura destacando e anotando as principais ideias e conceitos apresentados. Procure refletir antes acerca dos questionamentos norteadores que o ajudaro na interpretao do tema proposto. Agora, responda ao tema proposto neste frum de forma reflexiva e, a seguir, abra a discusso com os demais cursistas. Para enviar uma mensagem no Frum click na aba responder que aparece ao final da mensagem do frum. Digite sua contribuio referente ao tema proposto e ao final click em Enviar Mensagem ao Frum. Automaticamente sua mensagem aparecer salva no corpo de mensagens do Frum. Critrios de Avaliao Participar do frum com no mnimo duas inseres (reflexes e/ou opinies), distribudas durante o perodo de 15 dias. Tempo em que discutiremos o Caderno estudado. Sugesto: uma participao por semana. Apresentar argumentos coerentes demonstrando leitura do caderno e/ou relacionando-os sua experincia como educador(a). Participar da discusso interagindo com os(as) colegas, ou seja, expor suas ideias relacionando-as com o que foi dito por outros(as) colegas, demonstrando as leituras das postagens deles e contribuindo para o aprendizado colaborativo. Respeitar as normas de "netiqueta" (tica na internet). Para tanto, leia o material contido neste link A comunicao em EaD: A comunicao escrita. Escrever suas ideias com clareza, coeso e objetividade, obedecendo s normas gramaticais da lngua portuguesa. Acompanhe suas notas no bloco "Notas LV".

http://conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticias/8-site/14-matriz-de-planejame...

02/09/2013

Conselho Escolar - Matriz de Planejamento Pedaggico e Design Instrucional/Educ... Pgina 9 de 12

Para acessar suas notas basta clicar em "Avaliao Processual" no bloco "Notas LV" acima e, a seguir, acessar os Vetores-Aprendizagem de cada atividade.

Por meio dos seguintes cones, vamos avaliar suas mensagens: LV cones CATEGORIZAO DAS MENSAGENS/ARQUIVOS ANEXADOS Muito Bom Reflexes aprofundadas; Mensagens que podem apresentar, alm de respostas e comentrios, significativos questionamentos, ou mesmo, snteses de ideias que surgem na discusso/aprendizagem do tema proposto, gerando mais interaes. Bom Boas reflexes; Mensagens que apresentam respostas e comentrios significativos para discusso/aprendizagem do tema proposto. Regular Razoveis reflexes; Mensagens limitados e de forma superficial acerca do tema proposto para a discusso/aprendizagem. Fraco Reflexes vazias de contedo; Mensagens que pouco agregam valor discusso/aprendizagem do tema proposto. No Satisfatrio Aprendiz que assume posio passiva. Mensagens que em nada contribuem para a discusso/aprendizagem do tema proposto. Cursista que se limita a enviar mensagens de concordncia ou contedos sem originalidade. Neutro Mensagens sem relao alguma com o tema proposto, ou mensagens de esclarecimentos, saudaes, recados, agradecimentos etc. Caso suas duas primeiras mensagens, a principal de resposta ao tema proposto e a primeira de interao com outros participantes do frum, sejam categorizadas com LV cone Azul, sua nota ser dez, caso sejam LV cones diferentes destes, voc ter que enviar mais mensagens ao frum at que atinja seu dez. O importante que o sistema sempre possibilita que voc alcance a nota mxima na atividade. Boa Discusso!

ANEXO 2 Orientaes para realizar e enviar a atividade Tarefa/Portflio Caro(a) cursista, Com base nas anlises feitas por voc, redija um texto individual no qual: Identifique o texto com uma capa contendo seu nome completo, turma, nome do(a) tutor(a) e ttulo da atividade. O corpo do texto deve conter entre 3000 e 5000 caracteres contando espaos (Min. 1 pgina - Max. 3 pginas), incluindo referncias bibliogrficas e excluindo o ttulo e o cabealho. Respeite a seguinte formatao: Fonte Arial 11, espao 1,5, alinhamento justificado, margens superior e inferior 2,5 cm, direita e esquerda 3 cm. Coloque as referncias bibliogrficas e as devidas citaes para no incorrer em plgio.

http://conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticias/8-site/14-matriz-de-planejame...

02/09/2013

Conselho Escolar - Matriz de Planejamento Pedaggico e Design Instrucional/Ed... Pgina 10 de 12

Salve o texto elaborado em seu computador. Importante! Para encaminhar sua atividade pela Plataforma Moodle, clique no cone "Procurar..." logo abaixo do enunciado da atividade e adicione o arquivo do texto redigido. Em seguida, clique no cone "Enviar este arquivo". Pronto! Seu arquivo est na Plataforma. Dvidas? Entre em contato com seu tutor. Critrios de Avaliao Participar da atividade dentro do prazo previsto. Demonstrar leitura dos contedos tratados nos tpicos dos Cadernos e textos indicados. Articular suas reflexes s informaes coletadas durante a participao nos Mdulos desta Fase. Escrever suas ideias com clareza, objetividade, coeso e coerncia, obedecendo s normas gramaticais da lngua portuguesa. Entregar a atividade de acordo com as normas de apresentao e formatao (cabealho, n de caracteres, alinhamento e espaamento, citao de fonte e bibliografia). Acompanhe suas notas no bloco "Notas LV".

Para acessar suas notas basta clicar em "Avaliao Processual" no bloco "Notas LV" acima e, a seguir, acessar os Vetores-Aprendizagem de cada atividade.

Por meio dos seguintes cones, vamos avaliar seu arquivo enviado: LV cone Escala Qualitativa Muito Bom Excelente domnio de contedo Bom Bom domnio de contedo Regular Razovel domnio de contedo Fraco Fraco domnio de contedo No Satisfatrio Ideias desconexas e sem muita relao com a atividade proposta Neutro Notas LV Tarefa/Portflio Valor Associado a Domnio de Contedo - Pontualidade/Apresentao 10,0 9,47 7,93 5,56 9,98 9,24 7,52 5,00 9,91 8,97 7,07 4,42 9,81 8,66 6,59 3,83 9,66 8,31 6,09 3,21

2,59

1,95

1,31 No Agrega Nota

0,70

0,00

http://conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticias/8-site/14-matriz-de-planejame...

02/09/2013

Conselho Escolar - Matriz de Planejamento Pedaggico e Design Instrucional/Ed... Pgina 11 de 12

Arquivo sem relao alguma com o tema proposto ou arquivo em branco Bom Trabalho!

ANEXO 3 Orientaes para edio e formatao da atividade Textual/Hipertextual Caro(a) cursista, Com base nas anlises e estudos feitos at ento por voc, redija um texto/hipertexto individual no qual: Essa uma ferramenta de edio de texto/hipertexto semelhante a um aplicativo de elaborao de documentos digitalizados. Identifique no texto/hipertexto seu nome completo, turma, nome do (a) tutor (a) e ttulo da atividade. No se esquea de inserir as referncias bibliogrficas e as devidas citaes para no incorrer em plgio.Lembre-se de explorar os botes de formatao de texto que essa ferramenta de produo de texto/hipertexto oferece.

Como inserir um link para um site internamente em sua pgina textual/hipertextual Em um navegador da Web, localize o site que voc gostaria de vincular a sua pgina textual/hipertextual do curso. Selecione e copie o endereo do site (ctrl + C no teclado). Volte para a pgina onde voc gostaria de adicionar o link em sua pgina textual/hipertextual do curso e clique no boto Editar do menu de ferramentas de edio. Na rea de contedo que voc est produzindo, selecione o texto que ir conter o link. Clique no boto Inserir link da barra de ferramentas acima da rea de contedo. Na caixa de dilogo que se abre, insira o cursor do mouse e cole o link (ctrl + V no teclado). Clique no boto OK. Obs.: Se desejar que o seu texto faa referncia a alguma pgina da Web, ou seja, links externos, digite o endereo web que voc escolheu entre colchetes, como exemplo: [http://www.portalmec.gov.br]. Como inserir uma Imagem em sua pgina textual/hipertextual Em um navegador da Web, localize a imagem que voc gostaria de exibir em sua pgina textual/hipertextual do curso. Boto direito do mouse sobre a imagem e escolha Abrir link em uma nova janela. Selecione e copie o endereo da imagem (ctrl + C no teclado). Volte para a sua pgina textual/hipertextual do curso onde voc gostaria de adicionar a imagem e clique no boto Editar do menu de ferramentas de edio. Na rea de contedo que voc est produzindo, selecione com o cursor do mouse o local que ir receber a imagem. Clique no boto Inserir Imagem na barra de ferramentas acima da rea de contedo. Na caixade dilogo que se abre, insira o cursor do mouse e cole o endereo da imagem j selecionado (ctrl + V no teclado), a seguir escreva um ttulo para a imagem nesta caixa de dilogo. Clique no boto OK. Para redimensionar a imagem, clique sobre ela uma vez e arraste seus cantos. Obs.: possvel inserir uma imagem, simplesmente copiando a imagem no site desejado (ctrl + C) e colando-a na pgina que voc est produzindo (ctrl + V). Como inserir uma Tabela em sua pgina textual/hipertextual Na rea de contedo que voc est produzindo, selecione com o cursor do mouse o local que ir receber a tabela. Clique no boto Inserir nova tabela na barra de ferramentas acima da rea de contedo. Na caixade dilogo que se abre, configure a tabela, informando o nmero de colunas, de linhas, bordas, largura, altura, etc., a seguir clicar em Inserir. Aps a tabela ser inserida, voc poder edit-la segundo a sua preferncia, para isso, basta selecion-la completamente ou parte dela e clicar com o boto direito do mouse, que mais ferramentas de formatao da tabela aparecero. Clique no boto OK. Critrios de Avaliao Participar da atividade dentro do prazo previsto. Apresentar um Plano de Ao coerente com o que foi estudado durante o curso, levando em considerao as sugestes e discusses de tudo o que foi visto nas duas etapas do curso de extenso. Apresentar o item "Problema e Diagnstico do Problema", apontando um problema que foi levantado a partir do diagnstico realizado nas atividades anteriores. Apresentar, no item "Proposta de ao", uma (ou duas) ao(es) para o problema levantado. Apresentar, no item "Objetivos da ao", os objetivos da ao proposta para o problema levantado. Apresentar, no item "Procedimentos da ao", os procedimentos detalhados necessrios para operacionalizar a ao proposta. Apresentar, no item "Cronograma da ao", os procedimentos da ao, ordenados de forma temporal. Apresentar, no item "Acompanhamento da ao", a forma de acompanhamento da operacionalizao da proposta e de seus resultados. Demonstrar leitura dos contedos tratados nos tpicos dos Cadernos e textos indicados. Articular suas reflexes s informaes coletadas durante a participao nos Mdulos desta Fase. Escrever suas ideias com clareza, objetividade, coeso e coerncia, obedecendo s normas gramaticais da lngua portuguesa. Entregar a atividade de acordo com as normas de apresentao (cabealho, citao de fonte e bibliografia). Acompanhe suas notas no bloco "Notas LV".

http://conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticias/8-site/14-matriz-de-planejame...

02/09/2013

Conselho Escolar - Matriz de Planejamento Pedaggico e Design Instrucional/Ed... Pgina 12 de 12

Para acessar suas notas basta clicar em "Avaliao Processual" no bloco "Notas LV" acima e, a seguir, acessar os Vetores-Aprendizagem de cada atividade.

Por meio dos seguintes cones, vamos avaliar seu trabalho de produo textual/hipertextual: LV cone Escala Qualitativa Muito Bom Excelente domnio de contedo Bom Bom domnio de contedo Regular Razovel domnio de contedo Fraco Fraco domnio de contedo No Satisfatrio Ideias desconexas e sem muita relao com a atividade proposta Neutro Trabalho sem relao alguma com o tema proposto, ou pgina em branco Notas LV Texto/Hipertexto Valor Associado a Domnio de Contedo - Pontualidade/Apresentao 10,0 9,47 7,93 5,56 9,98 9,24 7,52 5,00 9,91 8,97 7,07 4,42 9,81 8,66 6,59 3,83 9,66 8,31 6,09 3,21

2,59

1,95

1,31 No Agrega Nota

0,70

0,00

Se as dvidas persistirem, entre em contato com seu tutor! Bom Trabalho!

http://conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticias/8-site/14-matriz-de-planejame...

02/09/2013

Вам также может понравиться