Вы находитесь на странице: 1из 2

10 ano - Sade e Socorrismo Ficha informativa FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO A CONDUO DO IMPULSO NERVOSO Quando, em repouso, o neurnio apresenta

a carga elctrica externa positiva e interna negativa. Diz-se, ento, que o neurnio em repouso est polarizado. Diante de um estmulo nervoso adequado a permeabilidade da membrana ao sdio aumenta, o que acarreta um fluxo desses ies para o interior do neurnio, determinando uma inverso da polaridade, o ambiente interno torna-se positivo e o ambiente externo torna-se negativo.

Num segundo momento, a membrana torna-se permevel ao potssio, que migra para o meio externo, possibilitando o retorno ao potencial primitivo de "repouso". Assim, a membrana torna-se novamente positiva no lado externo e negativa no lado interno. A inverso de polaridade da membrana determina o surgimento de potencial de aco (alterao elctrica durante a passagem do impulso) que "alastra" ao longo do neurnio, de forma a gerar um impulso nervoso. medida que o impulso nervoso se propaga, ocorrem sucessivas inverses de polaridade e sucessivos retornos ao potencial de "repouso". As sinapses So articulaes terminais estabelecidas entre um neurnio e outro (interneurais) ou entre um neurnio e uma fibra muscular (neuromuscular) ou entre um neurnio e uma clula glandular (neuroglandulares). Entre um neurnio e outro existe um microespao, denominado sinapse, na qual um neurnio transmite o impulso nervoso para o outro atravs da aco de mediadores qumicos ou neurotransmissores. Actuao dos neurotransmissores Os neurotransmissores esto contidas em microvesculas presentes na extremidade do axnio. Como os neurotransmissores capazes de transmitir o impulso nervoso, se encontram presentes apenas nas extremidades dos axnios, conclui-se que o sentido de propagao do impulso ao longo do neurnio tem o seguinte trajecto: corpo do neurnio axnio terminao do axnio dendrites do corpo do neurnio seguinte.

ACTOS REFLEXOS E VOLUNTRIOS Ainda de referir que o crebro e os restantes rgos do sistema nervoso so responsveis pelos diferentes tipos de actos; reflexos e voluntrios. Os actos reflexos simples (envolve apenas um arco reflexo), foram e so importantssimos para a sobrevivncia do Homem, j que de uma forma geral o afastam do perigo, pois tm como consequncia uma resposta rpida e involuntria, automtica. Quanto aos actos voluntrios, podemos dizer que implicam um plano de aco extremamente exigente em termos de interveno do sistema nervoso. Acto Reflexo Os actos reflexos so movimentos involuntrios comandados pela substncia cinzenta da medula, antes dos impulsos nervosos chegarem ao crebro. Entre os actos reflexos mais conhecidos, esto, o reflexo patelar, movimento involuntrio da perna quando se estimula o nervo que est sob a patela e o reflexo da mo, quando ocorre toque em algo muito quente (figura).

Figura: Biologia Hoje, Srgio Linhares e Fernando Gewandsznajder. Ed.tica, 1997.

Os actos reflexos so respostas involuntrias a um estmulo sensorial. O estmulo chega ao rgo receptor, enviado medula atravs de neurnios sensitivos ou aferentes (chegam pela raiz dorsal). Na medula, neurnios associativos recebem a informao e emitem uma ordem de aco atravs dos neurnios motores (saem da medula atravs da raiz ventral). Os neurnios motores ou eferentes chegam ao rgo efector que realizar uma resposta ao estmulo inicial. Acto Voluntrio No crtex cerebral existem vrias reas visual, auditiva, gustativa, motora, etc. onde as impresses recebidas so transformadas em sensaes. Deste modo, realizamos aces como pegar num objecto, saltar, e outras que so desencadeadas por vontade prpria. Nestas aces actos voluntrios ocorre a interveno do crebro.

Вам также может понравиться